Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
Número da Proposta:
30/2023
Período de Vigência:
31/07/2023
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
10
Data de Fim Previsto:
22/05/2028
Local de Execução do Projeto:
São Luís - MA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
METAS A SEREM ATINGIDAS
a) A formação em nível de doutorado na área de Agronomia de 10 (dez) servidores do IFMA;
b) A geração de produção científica de qualidade em nível nacional e internacional (artigos
científicos, resumos de congressos, artigos técnicos, entre outros), fortalecendo as linhas de
pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias e
o desenvolvimento científico e tecnológico no IFMA;
c) A geração de novos conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento da ciência, pela
busca de novas tecnologias e elucidação de problemas técnicos na produção agrícola;
d) A promoção de maior qualidade no ensino oferecido pelo IFMA, atingindo todos os
estudantes, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
e) A promoção na qualidade dos programas de pós-graduação do IFMA, ampliando a
abrangência e o alcance de formação de profissionais, a partir da atuação desses doutores
nos programas já existentes ou com a criação de novos programas de pós-graduação no
IFMA, atendendo a uma demanda da região para a qualificação de outros profissionais;
f) A formação de profissionais altamente qualificados na área de Ciências Agrárias e correlatas,
para atuarem na pesquisa e no ensino superior, bem como na geração de conhecimentos,
que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico em níveis regional, nacional
e internacional; e,
g) O desenvolvimento dos servidores do IFMA em suas competências individuais, melhoria no
desempenho das suas funções e dos serviços prestados, gerando valor através do alcance dos
resultados institucionais, melhorias dos processos internos e níveis de excelência que
atendam às necessidades e expectativas da sociedade e partes interessadas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
DAS OBRIGAÇÕES DA UFGD
Para viabilizar o objeto deste instrumento, são responsabilidades da (o):
1. Promover a execução do objeto conforme prazos estabelecidos no Projeto Básico;
2. Elaborar edital próprio de seleção para a ocupação de 10 (dez) vagas oferecidas em
turma própria de PCI, contendo quatro etapas, que são: 1. Processo de análise da
documentação de inscrição do candidato; 2. Análise curricular; 3. Avaliação do plano de
trabalho e 4. Arguição;
3. Determinar o número de vagas para o processo seletivo, indicando a quantidade de
vagas por docente, vinculado às Linhas de Pesquisa: Ecofisiologia no desenvolvimento
de Plantas; Manejo integrado de pragas e doenças; Sistemas integrados de produção
vegetal; Produção e Tecnologia;
4. Elaborar exame de proficiência de línguas estrangeiras para aplicação pela entidade
receptora no IFMA-Maracanã aos doutorandos aprovados no contexto no PCI;
5. Avaliar todo processo de execução das atividades pedagógicas e formativas no
decorrer do desenvolvimento do PCI;
6. Assegurar o provimento de recursos tempestivos necessários a execução do objeto
deste Acordo de Cooperação Técnica;
7. Assegurar sistema de comunicação em rede para o desenvolvimento das atividades
do Programa;
8. Atuar para a execução da defesa de Tese no prazo máximo de 42 meses, contados
a partir do início do curso, podendo este ser prorrogado até os 48 meses.
9. Assentir e facilitar à receptora e aos órgãos de controle interno e externo, acesso à
documentação, dependências e locais de execução das atividades que constam no
Plano de Trabalho do presente Acordo de Cooperação Técnica.
DAS OBRIGAÇÕES DO IFMA:
Para viabilizar o objeto deste instrumento, são responsabilidades da IFMA:
1. Apoiar financeiramente as atividades do PPGAGRO/UFGD com recursos próprios,
ou em parceria com fontes de financiamento;
2. Apoiar as atividades para o pleno desenvolvimento dos projetos de pesquisas, bem
como a ida de docentes do PPGAGRO para ministrar disciplinas presenciais de
maneira parciais ou condensadas no IFMA e acompanhar o desenvolvimento das
pesquisas in loco dos doutorandos;
3. Disponibilizar carga horária aos servidores doutorandos matriculados,
exclusivamente para atividades a serem desenvolvidas no âmbito do PCI;
4. Aplicar o exame de proficiência de línguas para regulamentação dos doutorandos
ao programa;
5. Liberação das atividades acadêmicas e pedagógicas no Campus, viabilizando e
garantindo a permanência dos doutorandos matriculados no contexto do PCI, no
IFMA para as atividades presenciais e condução de pesquisas;
6. Contribuir com a instituição promotora na supervisão e implementação das ações
do objeto deste Acordo de Cooperação Técnica;
7. Investigar capacidade de realização do objeto deste Acordo de Cooperação Técnica
podendo realizar visitas, propor reuniões, identificar e analisar os resultados e seus
impactos;
8. Exercer controle e fiscalização na execução deste Acordo de Cooperação Técnica
através de um coordenador designado para gestão do projeto.
DOS RECURSOS HUMANOS
Os recursos humanos utilizados por quaisquer dos PARTÍCIPES, em decorrência das
atividades inerentes ao presente Acordo, não sofrerão alteração na sua vinculação nem
acarretarão quaisquer ônus ao outro partícipe. As atividades não implicarão cessão de
servidores, que poderão ser designados apenas para o desempenho de ação específica
prevista no acordo e por prazo determinado.
Cronograma de Atividades:
ETAPAS OU FASES DE EXECUÇÃO
1. 2023/1 - Processo seletivo para ingresso no curso de doutorado do PPGAGRO/FCA/UFGD;
2. 2023/2 - Matrícula dos aprovados e início das aulas de forma remota;
3. 2023/2 a 2026/2 - Período em que o doutorando deverá cumprir o número mínimo de
créditos exigidos pelo programa e desenvolver seu projeto de pesquisa para defesa da tese;
4. 2023/2 a 2026/2 - Previsão de aulas presenciais e condensadas no IFMA e acompanhamento
in loco dos experimentos em andamento por docentes do PPGAGRO. Esta etapa será
realizada preferencialmente a cada final de semestre ou a depender da disponibilidade do
professor que ofertará determinada disciplina, sendo em comum acordo com o IFMA;
5. 2023/2 - Entrega do projeto de pesquisa do doutorando na secretaria do programa ao final
do primeiro semestre no curso;
6. 2024/1 - Apresentação do projeto de pesquisa na disciplina Seminários de Projetos II;
7. 2026/1 - Qualificação até o 36° (trigésimo sexto) mês do curso;
8. 2026/1 - Previsão para defesa da tese, podendo ocorrer até o 42° mês do início do curso e em
casos de pedido de prorrogação justificado, até 48° mês do início do curso.
Obs.: As disciplinas serão ofertadas de maneira remota e, quando presencial, de modo concentrado.
Os horários serão disponibilizados com antecedência ao final de cada semestre
Cronograma em anexo.
Instituição Promotora
Coordenador:
JOSE CARLOS SORGATO
Instituição de Ensino:
51005018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)
Logradouro:
Rua João Rosa Góes, 1761
Município-UF:
Dourados -
MS
Telefone(s):
(67) 34113800 (67) 34113800 (67) 34219493 (67) 34113618 (67) 34219493 (67) 34102850 (67) 34113606 (-) º (67) 34102079 (67) 34102270 (-) - (67) 34102205 (67) 34102100 (67) 34102073 (67) 34102271 (67) 34102325 (67) 34102013 (67) 34102010 (67) 34102063 (67) 34102358 (67) 34102407 (67) 34102353 (67) 34102363 (67) 34102063 (67) 34102357 (67) 34102350 (67) 34102270 (67) 34102197 (67) 81312266 (67) 81047288 (67) 34102100 (67) 34102357 (67) 34102363 (67) 34102271 (67) 34102010 (67) 34102270 (67) 34102358 (67) 34102325 (67) 34102002 (67) 34102013 (67) 34102407 (67) 34102850 (67) 34102013 (67) 34113600 (67) 34102357 (67) 34102063 (67) 34102358 (67) 34102270 (67) 34102198 (67) 34102270 (67) 34102073 (67) 81312266 (67) 81047288 (34) 102850 (67) 34102102 (67) 34102353 (67) 34102205 (67) 34102120 (67) 34102197 (67) 34102350 (67) 34102101 (67) 34102100 (67) 34102270 (67) 34102850 (67) 34102270 (67) 34102102 (67) 34102002 (67) 34102063 (67) 34102475 (67) 34102358 (67) 34102656 (67) 34102101 (67) 34102711 (67) 34102325 (67) 34102860 (67) 34102500 (67) 34102010
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@ufgd.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
Coordenador:
CARLOS CESAR TEIXEIRA FERREIRA
Logradouro:
Castelo Branco
Município-UF:
São Luís -
MA
Telefone(s):
(67) 34113800 (67) 34113800 (67) 34219493 (67) 34113618 (67) 34219493 (67) 34102850 (67) 34113606 (-) º (67) 34102079 (67) 34102270 (-) - (67) 34102205 (67) 34102100 (67) 34102073 (67) 34102271 (67) 34102325 (67) 34102013 (67) 34102010 (67) 34102063 (67) 34102358 (67) 34102407 (67) 34102353 (67) 34102363 (67) 34102063 (67) 34102357 (67) 34102350 (67) 34102270 (67) 34102197 (67) 81312266 (67) 81047288 (67) 34102100 (67) 34102357 (67) 34102363 (67) 34102271 (67) 34102010 (67) 34102270 (67) 34102358 (67) 34102325 (67) 34102002 (67) 34102013 (67) 34102407 (67) 34102850 (67) 34102013 (67) 34113600 (67) 34102357 (67) 34102063 (67) 34102358 (67) 34102270 (67) 34102198 (67) 34102270 (67) 34102073 (67) 81312266 (67) 81047288 (34) 102850 (67) 34102102 (67) 34102353 (67) 34102205 (67) 34102120 (67) 34102197 (67) 34102350 (67) 34102101 (67) 34102100 (67) 34102270 (67) 34102850 (67) 34102270 (67) 34102102 (67) 34102002 (67) 34102063 (67) 34102475 (67) 34102358 (67) 34102656 (67) 34102101 (67) 34102711 (67) 34102325 (67) 34102860 (67) 34102500 (67) 34102010
E-mail Institucional do Programa:
natilene@ifma.edu.br
Documentos