Plano Acadêmico:
O PPGA organiza sua estrutura curricular por meio de linhas de pesquisa, estas entendidas como delimitação de campo específico da área de concentração Estratégia, gestão e Sociedade. Essas linhas de pesquisa integram disciplinas, dissertações, teses, grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, atividades de extensão e outras atividades afins. As linhas de pesquisa do nosso programa são: Estratégia nas Organizações, Tecnologias de Gestão e Sustentabilidade, Organizações e Sociedade. A proposta desse MINTER contemplará as três linhas de pesquisa.
O curso MINTER terá duração de 24 meses, podendo ser prorrogado mais 6 meses, totalizando o prazo máximo de 30 meses para conclusão. Os mestrandos deverão cursar o mínimo de 30 créditos, sendo esses 24 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas e 6 créditos vinculados à elaboração e defesa da dissertação. Além dos créditos em disciplinas e a dissertação, os mestrandos deverão seguir alguns critérios solicitados em atos normativos e determinações, como:
• Apresentar comprovação de proficiência em língua inglesa até o dia da defesa da qualificação do projeto ou no prazo máximo de 18 meses.
• Defender seu projeto de dissertação (Qualificação) no prazo máximo de 18 meses, deverá ter concluído o mínimo de créditos exigidos em disciplinas e apresentar o comprovante de proficiência em língua inglesa.
• A defesa da dissertação será autorizada mediante comprovação dos seguintes requisitos: Comprovação de 1 artigo aprovado e apresentado em Evento da área; Comprovação de 1 artigo submetido em periódico Qualis Capes não inferior a B3; Comprovação de participação de 5 reuniões de Grupo de Pesquisa do PPGA.
• Para obtenção do diploma o mestrando deverá entregar 1 via em capa dura preta com letras douradas com os elementos pré-textuais da dissertação; 1 CD da dissertação completa em formato pdf.; Comprovação de 1 artigo aprovado ou publicado em periódico Qualis Capes não inferior a B3; Comprovação de 1 artigos submetido a periódico Qualis Capes não inferior a B3 relacionado com a dissertação e com co-autoria do orientador; Comprovação de participação de 5 bancas de dissertação, sendo que até 1 banca pode ser de outra IES.
Objetivo Geral
Formar mestres capazes de contribuir na construção do conhecimento na Ciência da Administração, por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a gestão de organizações, levando-se em consideração o papel destas na sociedade e os efeitos sociais das práticas administrativas.
Objetivos específicos
• Desenvolver projetos de pesquisa que promovam a construção do conhecimento na área de
• Administração, em especial sobre os processos de gestão das organizações regionais, considerando sua dependência de recursos e as necessidades sociais.
• Desenvolver uma sistemática de pesquisa que possibilite a interação entre os pesquisadores, visando o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e o aprimoramento da produção científica.
• Habilitar docentes dentro da área de concentração proposta e da região, através de estágios de docência.
• Implementar e consolidar linhas de pesquisas, respeitando as particularidades e vocações de cada Instituição Participante, com diretrizes voltadas para a melhoria da investigação científica regional;
• Minimizar as disparidades regionais, permitindo a formação qualificada de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e;
• Ajudar na criação e fortalecimento, nas instituições da região, de grupos de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional da IES com a região.
Metas
A meta principal reside na formação de 25 (vinte e cinco) mestres em Administração para a qualificação de recursos humanos na área de Administração junto à região do Acre no prazo de vinte e quatro meses, podendo ser prorrogado para o prazo máximo de 30 meses. Destas 25 vagas, busca-se a formação de oito mestres oriundos do quadro docente do Centro Universitário U:verse e dezessete vagas a serem oferecidas para candidatos da mesma região. Uma outra meta é a publicação conjunta em periódicos nacionais e/ou internacionais qualificados.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
O processo seletivo a ser adotado para os candidatos do MINTER seguirá a mesma sistemática dos alunos do mestrado regular da UNIVALI, conforme descrição a seguir:
Podem se inscrever os portadores de diploma de graduação emitido por instituições brasileiras, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecido no Brasil.
A documentação exigida para a inscrição consiste no requerimento de inscrição, devidamente preenchido e acompanhado dos seguintes documentos:
• Fotocópia autenticada do diploma de graduação.
• Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação
• Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.
• Fotocópia da carteira de identidade e CPF.
• Comprovante de realização do Teste ANPAD (informações www.anpad.org.br – Teste ANPAD) com a pontuação obtida e dentro do prazo de validade estabelecido pelo Programa (a partir de 2015). Podem fazer a inscrição os candidatos sem a realização do Teste ANPAD, desde que apresentem Declaração escrita de ciência que a pontuação será zero na respectiva etapa do processo seletivo.
• Curriculum Vitae comprovado e preenchido no Formulário Lattes - CNPq
• Duas fotos 3x4.
• Intenção de pesquisa articulada com os temas das linhas de pesquisa do Curso de
• Mestrado Acadêmico em Administração (informações www.univali.br/ppga - A Prática da Pesquisa no PPGA – Orientação para Elaboração da Intenção de Pesquisa).
Todas as etapas deste edital serão desenvolvidas sob a responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo, designado pela IES Promotora, tendo também representantes da IES Receptora.
Primeira Etapa - Homologação das Inscrições
Mediante análise dos documentos especificados no Edital.
Segunda Etapa – Teste ANPAD
Análise do documento de comprovação da realização do Teste ANPAD para que seja incluída a pontuação no processo seletivo. Consideram-se válidos os testes realizados a partir de 2015 e somente será considerada, para efeito de classificação, a nota dos candidatos que tenham obtido resultado geral superior a 100 pontos.
Ao candidato que não apresentar o comprovante da pontuação no Teste ANPAD será atribuída nota zero nesta etapa, podendo, entretanto, continuar no processo seletivo.
Terceira Etapa – Entrevista individual e presencial, Curriculum Vitae e Intenção de Pesquisa
A terceira etapa compreenderá a realização de entrevista, a análise do Curriculum Vitae e da Intenção de Pesquisa.
Estrutura básica da programação:
Os candidatos selecionados para o programa de mestrado interinstitucional deverão matricular-se, no primeiro semestre, nas quatro disciplinas previstas. No segundo semestre, serão oferecidas as disciplinas obrigatórias e eletivas, conforme calendário previamente distribuído pela Coordenação. Como todas as disciplinas eletivas têm dois créditos, elas serão ministradas em forma sequencial, iniciando uma após a outra. Os alunos deverão cursar no mínimo 12 (doze) disciplinas, sendo 5 (cinco) obrigatórias e 7 (sete) eletivas. Caso, o aluno não completar os créditos requeridos de disciplinas (mínimo de 24 créditos) deverão fazê-lo junto ao Programa Promotor. Os docentes do programa promotor ministrarão presencialmente as suas disciplinas, ao longo de três dias letivos.
Créditos do curso:
Cada aluno deverá cursar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, sendo 10 (dez) créditos de disciplinas obrigatórias, 14 (quatorze) créditos eletivos e 06 (seis) créditos referentes à elaboração de dissertação. Além do número mínimo de créditos estabelecido, o candidato ao título de mestre deverá demonstrar conhecimento em língua inglesa através da prova de proficiência. Se o candidato for estrangeiro, deverá comprovar proficiência na língua portuguesa.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório será realizado no Programa Promotor durante uma semana no início do 3º semestre. Durante o período, o mestrando deverá receber orientações presenciais e valer-se da infraestrutura do programa, a fim de assegurar a paridade com a qualidade oferecida para os alunos do programa promotor, em sua sede originária. Poderá, também, cursar disciplinas adicionais, a critério do orientador. Serão organizados encontros dos grupos de pesquisa do programa promotor para que os alunos apresentem seus projetos a todos os mestrandos e doutorandos do programa.
A turma MINTER deu início as atividades em 21 de março de 2019 com 17 alunos matriculados. Abaixo segue a relação das disciplinas ministradas presencialmente na IES Receptora, na cidade de Rio Branco/AC.
2019-1
Teoria das Organizações (30 h.a. - 2 créditos)
Empreendedorismo e Estratégias Empreendedoras (30 h.a. - 2 créditos)
Análise Estatística (30 h.a. - 2 créditos)
Tecnologias de Gestão e Desempenho (30 h.a. - 2 créditos)
Metodologia de Pesquisa em Administração (30 h.a. - 2 créditos)
Seminário de Dissertação (30 h.a. - 2 créditos) - Parte 1
2019-2
Análise Macro-Organizacional (30 h.a. - 2 créditos)
Organizações e Mercados (30 h.a. - 2 créditos)
Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional (30 h.a. - 2 créditos)
Cases Empresariais (30 h.a. - 2 créditos)
Tópico Especial: Métodos Qualitativos (15h.a. - 1 crédito)
2020-1 (*)
Tópico Especial: Métodos Quantitativos (15 h.a. - 1crédito)
Seminário de Dissertação (30 h.a. - 2 créditos) - Parte 2
Estratégia em Organizações (30 h.a. - 2 créditos)
Estágio Obrigatório (realizado de 09 a 13/03/2020)
Os alunos do MINTER com o Centro Universitário U:verse, estiveram em março de 2020 na sede do PPGA, para a CONEXÃO/MINTER, que é o estágio obrigatório que os alunos têm que cumprir durante o curso no Programa Promotor, no período de 5 dias seguidos. Durante esse período, os mestrandos receberam orientações presenciais e usufruíram da infraestrutura do programa, assegurando a paridade com a qualidade oferecida para os alunos do programa promotor, em sua sede originária. Participaram de encontros dos grupos de pesquisa, onde apresentaram seus projetos a todos os mestrandos e doutorandos do programa.
(*) Por conta da suspensão das atividades presencial, pelo Decreto nº. 509 do Governo do Estado de Santa Catarina, de 17 de março de 2020, decorrente do COVID19, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado, no estado do Acre as atividades também foram suspensas. Sendo assim, as aulas presenciais programadas para 2020-1 foram suspensas temporariamente em primeiro momento, porém todos os alunos estão com acompanhamento dos orientadores na elaboração dos seus projetos de dissertação, bem como participando dos encontros dos grupos de pesquisa virtualmente conforme programação e estão participando das bancas de defesas e oficinas virtualmente. A Univali manteve suas atividades na modalidade virtual, pelo Ambiente Blackboard.
Ainda em 2020-1 foi ofertado virtualmente a todos os alunos do PPGA (sede, MINTER e DINTER) o curso de extensão "Comunicação Científica: Processo de Submissão, avaliação e divulgação das publicações" validando 15h.a. (1 crédito) como disciplina.
Em 2020-2, a coordenação PPGA decidiu oferecer as disciplinas virtualmente, para todos as turmas (sede, MINTER e DINTER).
Comportamento do Consumidor (30h.a - 2 créditos)
Estratégias de Não Mercado (30h.a - 2 créditos)
Agendas Globais para o Desenvolvimento Sustentável (45h.a - 3 créditos)
Estratégia de Inovação (30.a - 2 créditos)
Além das disciplinas, oferecemos alguns cursos de extensão a todos os alunos do PPGA (sede, MINTER e DINTER) em 2020-2, como:
Modelagem de equações estruturais com software SmartPLS (15.h. – 1 crédito)
Artigos tecnológicos e seu impacto (15.h. – 1 crédito)
Uma introdução ao R (15.h. – 1 crédito)
Ainda em 2020-2 oferecemos especialmente aos alunos MINTER e Comunidade U:VERSE, a "Oficina Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: práticas ambientais e sociais" nos dias 13, 14, 27 e 28 de novembro de 2021, validando 2 créditos aos alunos da turma MINTER.
No dia 17 de dezembro de 2020 aconteceu a defesa da dissertação titulada "Governança Corporativa em Empresas Estatais: uma mina a ser explorada" do mestrando Thiago Nery da Cunha, sendo aprovado.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Biblioteca constitui um órgão central de suporte aos planos e programas acadêmicos do Centro Universitário U:verse, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Com uma área fixa de aproximadamente 614,93 m² divididos em salão de estudo com 185,50 m² e 6 Salas de estudo em grupo com: 3,51 m² e um laboratório de pesquisa virtual acadêmica, com acesso à pesquisa as Bases de Dados e pesquisas acadêmicas.
Seu acervo tem 334,85 m² é composto por aproximadamente 16.059 títulos e 34.109 exemplares de livros, além de periódicos, E-BOOKS, CDs, DVD’s e monografias, distribuídos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística Letras e Artes, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Engenharias.
A biblioteca é de livre acesso a toda comunidade acadêmica, estudantes matriculados na instituição, professores e funcionários e o público externo. Conta com uma política de desenvolvimento e atualização das coleções. A aquisição do acervo é realizada semestralmente, atendendo as bibliografias básica e complementar dos projetos pedagógicos dos cursos.
O atendimento é especializado por profissionais bibliotecários e auxiliares técnico-administrativos, capacitados para facilitar a consulta aos produtos oferecidos e na utilização dos serviços prestados pela Biblioteca, atendendo as suas necessidades acadêmicas.
O livre acesso a biblioteca é destinado ao público em geral para consulta local, sendo o empréstimo privativo aos docentes, discentes e funcionários devidamente vinculados com a Instituição.
Espaço de trabalho para coordenação e secretaria do curso e serviços acadêmicos:
A Instituição Receptora é uma instituição privada com excelente infraestrutura disponível para vivência, ensino e pesquisa. O campus funciona em uma área construída de aproximadamente 10 mil m2. O Centro Universitário U:verse possui 60 salas de aula, perfazendo um total de 4.600m2. Todas as salas possuem ventilação adequada proporcionada por aparelhos de ar condicionado. Além do mobiliário adequado para as práticas educativas, como quadros brancos, carteiras e tablados, as salas possuem uma boa acústica isolando ruídos. Todas as instalações são modernas e sua manutenção é constante, buscando-se a contínua adequação dos espaços físicos às necessidades acadêmicas e ao bem-estar dos usuários. Para os programas de Pós-graduação a FAAO dispõe de 4 salas com capacidade para 50 alunos. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado, projetor multimídia, retroprojetores, tela retrátil para projeção, sistema de internet wireless, instalação elétrica para notebook.
A Secretaria Acadêmica controla e organiza diversos aspectos da vida dos alunos de pós-graduação. Dentre os serviços desenvolvidos estão: matrícula inicial, manutenção dos registros acadêmicos, elaboração do calendário acadêmico, lançamento de notas e conceitos, emissão de históricos e extratos, programas de disciplinas, certificados de conclusão de curso, confecção e emissão de diplomas, inscrições, além de levantamentos estatísticos para Coordenação dos Cursos. A secretaria da FAAO dispõe de 5 colaboradores para atendimento e suporte de alunos e professores. A secretaria possui a sala da Secretária Acadêmica, um setor de atendimento e trabalho e um setor de arquivo físico.