Plano Acadêmico:
O Programa tem, através de um esforço coletivo, buscado estratégias para favorecer um ensino crítico, para capacitar profissionais de enfermagem e de saúde, no sentido de atuarem na realidade de forma transformadora. Nesta perspectiva, temos proporcionado uma diversidade dos referenciais teórico-metodológicos e norteado o processo didático-pedagógico com base nos princípios filosóficos do Programa.
O PEN tem buscado uma maior integração entre as turmas interinstitucionais, por meio de um programa de atividades na sede, com vistas a garantir o bom desenvolvimento destes cursos e a troca de experiências entre as unidades envolvidas nos projetos. Associado a esta estratégia, temos estimulado o intercâmbio de experiências, promovendo a integração do corpo docente e discente e administrativo, criando uma expressão única dos processos de execução e avaliação dos programas de forma contínua e sistematizada. Esta forma de oportunizar a integração dos programas interinstitucionais favorece o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias nos campos metodológicos, políticos e filosóficos, da pós-graduação brasileira.
Estamos conscientes dos desafios sempre presentes no processo didático-pedagógico, tendo em vista a sua complexidade e dinamicidade. Deste modo, o corpo docente tem buscado estratégias criativas e inovadoras, assumindo compromissos e participando ativamente, na efetivação de um trabalho sério, direcionado para a excelência.
Concepção, objetivos e metas
Sociedade é vista como uma totalidade que envolve seres humanos, na sua relação com a natureza e nas suas relações sociais determinadas por padrões sócio-culturais, econômicos, históricos e políticos. Uma totalidade constituída por relações de poder entre grupos que se expressam em lutas pela democratização e por condições dignas e justas de vida, as quais incluem o trabalho, a saúde e a educação, dentre outras.
O processo de vida humana é entendido como o movimento dinâmico e criativo do viver, no qual os seres humanos, de forma individual e coletiva, constroem e dão significados às suas vidas, expressando, através de relações sociais, históricas e culturais, a complexidade crescente de suas consciências.
A saúde é entendida como processo do viver humano que se expressa, de forma subjetiva e objetiva, nos indivíduos e população. Em sentido amplo, está associada à consciência individual e coletiva e às adequadas “condições de alimentação, habitação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida” (Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde, 1986).
Os serviços de saúde constituem-se em um conjunto de mecanismos e de instâncias organizativas articuladas e com graus variados de complexidade, no qual os recursos humanos e a capacidade instalada viabilizam-se como serviços através de processos administrativos e tecnológicos adequados. Esses serviços devem prestar assistência integral1 de saúde, em qualidade adequada e estarem acessíveis a toda a população, sem barreiras geográficas, legais, financeiras, organizativas, religiosas e políticas.
O trabalho em saúde é essencial à vida humana e desenvolve-se em uma relação entre sujeitos, em que o resultado é indissociável do processo que o produz. Tem como finalidade a prestação de assistência no campo da saúde.
A atenção à saúde desenvolve-se em diversas dimensões da vida humana podendo, ou não, envolver um trabalho profissional. Pode ser realizado de forma independente, numa relação direta entre profissional de saúde e cliente ou em instituições públicas e/ou privadas, com estruturas e níveis de complexidade diversos. O trabalho em saúde é hoje, majoritariamente, um trabalho coletivo realizado por diversos profissionais de saúde e diversos profissionais ou trabalhadores treinados para realizar uma série de atividades necessárias para a manutenção da estrutura institucional. Os diversos profissionais de saúde desenvolvem atividades diferenciadas, que estudadas em suas especificidades, permitem identificar objetos e produtos distintos. A complexidade da atenção à saúde exige conhecimentos profundos em cada área o que possibilita que atividades, ou campos do conhecimento em saúde, se organizem em disciplinas ou profissões de saúde.
A Enfermagem é uma disciplina que congrega ciência, arte e tecnologia na produção de um conhecimento específico e necessário à prestação de cuidado à indivíduos, famílias e grupos sociais. Sua prática fundamenta-se no conhecimento científico específico, e de outras áreas do saber, sistematizados para serem utilizados nos diversos níveis da organização dos serviços de saúde. Pelas características do seu trabalho, considera-se indispensável sua atuação no campo multiprofissional e interdisciplinar em todas as fases do processo de vida humana e no processo de ser saudável/adoecer e tornar-se saudável.
O trabalho de Enfermagem se sustenta em aspectos específicos e interdisciplinares que se interligam e se integram para o desempenho de um cuidado crítico, criativo, científico, aberto ao novo, personalizado e comprometido com o “ser” cuidado. Por trabalho específico, entende-se aquelas atividades próprias da profissão que lhe conferem identidade e independência e se materializam em: cuidado de enfermagem, educação à saúde, administração da assistência de enfermagem, entre outros.
Disciplina caracteriza-se por articular um corpo substantivo de conhecimentos de um campo especializado de estudo. Evolui historicamente, sendo reconhecida pela sua relevância para a vida humana em sociedade. Uma disciplina se diferencia de outras pela sua distinta base de conhecimentos, embora possa se fundamentar em conhecimentos específicos de outras disciplinas. O objetivo principal de uma disciplina é buscar, através da pesquisa, do ensino e da reflexão sobre a aplicação prática, construir conhecimentos que fundamentem a atuação de um grupo profissional.
Interdisciplinaridade é entendida como uma relação/atitude dialógica de reciprocidade entre disciplinas, no sentido de somarem esforços para redefinir o objeto, criarem uma nova perspectiva no desenvolvimento do conhecimento teórico-prático. Busca atender a diversidade, complexidade e dinâmica do mundo atual. Resulta em uma complementaridade dos métodos, dos conteúdos, das estruturas e dos axiomas sobre os quais se fundam as diversas práticas sociais.
O Processo Educativo é uma construção dinâmica que implica, necessariamente, em levar o educando/educador à consciência de poder desenvolver-se junto com o outro, em empreendimento solidário.
O processo educativo é desenvolvido por meio da gestão compartilhada, orientando-se pela prática da liberdade, entendida não como um dom, mas como uma conquista que movimenta o educador/educando, para o autêntico debate crítico, reconhecendo-se a abertura para múltiplas perspectivas diante da realidade.
O processo educativo requer o respeito mútuo às tendências e correntes do pensamento, preservando o pleno direito à expressão individual e coletiva. Inclui, na sua organização curricular, um elenco de informações suficientes à busca e apreensão de conhecimentos das mais variadas bases filosóficas, no intuito de que, ao conhecê-las, o educando faça a sua livre opção no agir. Fazem parte da nossa concepção deste processo a articulação do ensino, pesquisa e extensão do doutorado com os programas de mestrado e graduação, bem como com as instituições de assistência a saúde.
Objetivos e Meta do Curso
Os objetivos do curso de Doutorado são:
a) capacitar enfermeiras/os e outros profissionais da saúde, em nível de doutorado, para uma prática transformadora, técnica e politicamente competente, através do desenvolvimento de estudos avançados em saúde e Enfermagem, numa perspectiva interdisciplinar;
b) Gerar e ampliar a base filosófica, científica, política e metodológica para o desenvolvimento do conhecimento em saúde, em compromisso com uma prática social transformadora, política e tecnicamente voltada para a melhoria da qualidade de vida;
c) Possibilitar intercâmbios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
O projeto tem como meta qualificar docentes em nível de doutorado, visando à melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa na área da Enfermagem na Região Norte, mais especificamente do Estado do AMAZONAS e região metropolitana de Manaus.
O Curso de Doutorado, composto por 48 créditos mínimos – sendo 12 de Tese de Doutorado, é ofertado em duas áreas de concentração, e 10 linhas de pesquisa, distribuídas igualmente entre duas áreas (5 linhas para cada área), conforme já apresentado.
O Estágio na Sede (Promotora) foi previsto para um período de 9 meses, podendo ser dividido em 2 etapas, e desenvolvido mediante plano de trabalho grupal e individual. Propõe-se a participação do doutorando nas atividades dos Grupos de Pesquisa a que se integram, bem como de cursos com professores de outras instituições nacionais e estrangeiras, de seminários, congressos, simpósios e outras atividades oferecidas pela UFSC nas respectivas áreas de interesse, atendendo as especificidades dos objetos de investigação e à abrangência das atividades acadêmico-administrativas. Faz parte dessa vivência a obrigatoriedade de acompanhar as defesas públicas de doutorado na área de Enfermagem ou em áreas afins.
Ainda durante a permanência na promotora, os alunos efetuaram pesquisa bibliográfica, fizeram uso dos recursos disponíveis na UFSC e receberam orientação em suas teses de doutorado, bem como, realizaram a qualificação do projeto de tese e a defesa da mesma com transmissão por videoconferência.
O processo de seleção para ingresso no DINTER seguiu as mesmas normas e critérios adotados pelo Programa Promotor, observadas as aplicadas nos últimos Processos Seletivos para o Curso da Sede.
As orientações se deram desde o início do Curso, tanto na UEA (Receptora) quanto na instituição UFSC (Promotora), durante os períodos de estágio e ao longo do curso. Participam das orientações os docentes credenciados como permanentes ou colaboradores com experiência anterior em DINTER e em atividades na instituição promotora (corpo docente do curso conforme item anterior).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA é a maior unidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Possui 9.973 m2 de área física, sendo 6.019 m2 de área construída, 2.097 m2 de área verde e 1.857m2 de estacionamento. A infraestrutura contempla 20 salas de aulas, 18 laboratórios, 02 auditórios (364 m2) e uma Biblioteca Setorial com 692 m2.
A Biblioteca da ESA possui atualmente mais de 1.990 títulos de livros, totalizando 4.810 exemplares. Possui ainda 363 títulos e 3.592 exemplares de periódicos. Conta com três bibliotecárias, funcionando de 07:30h às 21:00h. Utiliza o Sistema PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas, que é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas que funciona de forma integrada para aquisição ao empréstimo, tornando-se um software de gestão de Bibliotecas.
Sua estrutura física é composta por duas salas de estudos em grupo, sala com capacidade para 100 pessoas, 24 baias individuais de estudo, uma sala de multimídia, recepção e atendimento ao cliente, sala de direção da biblioteca, acervo aberto de livros e periódicos. 30 pontos de Internet em e wi-fi em todo espaço. A UEA é assinante do Portal de Periódicos da CAPES.
Já os serviços de suporte à microinformática a distribuição dos equipamentos de informática e audiovisuais disponíveis na ESA é de 277 computadores, sendo 83 em laboratórios, 14 impressoras, 35 projetores de multimídia.
O DINTER conta com infra-estrutura administrativa exclusiva para o Programa, incluindo salas para a Coordenação e Secretaria, equipadas com telefonia, mobiliário e recursos de informática (computadores e impressoras), O Polo de Telessaúde da Amazônia com Sala específica para tele-conferências; Sala de Professores e Sala de Aula Interativa. O laboratório de Habilidades, Estomaterapia, Semiologia e Semiotécnica também estarão à disposição.