Plano Acadêmico:
O objetivo desta proposta é a formação de um quadro de doutores na área de Geologia apoiado pelo projeto DINTER, em uma cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Geologia da UnB e a UFOB, visando o fortalecimento da pesquisa e a produção acadêmico-científica dessas instituições e a difusão e ampliação de programas de pós-graduação e de grupos de pesquisa existentes. Além disso, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de docentes na área de Geologia.
A qualificação do quadro docente da UFOB permitirá atingir as seguintes metas:
a) Formar doutores na área de Geologia (previsão de 6 professores);
b) Consolidar as linhas de pesquisas existentes na UFOB a partir da produção acadêmico-cientifica gerada pelo apoio recebido pelo projeto DINTER;
c) Criar núcleos de pesquisa com temáticas relacionadas às áreas de concentração e linhas de pesquisa elencadas no projeto DINTER;
d) Melhorar a quantidade e qualidade da produção científica dos docentes da UFOB através da produção científica resultante das atividades desenvolvidas pelos doutorandos participantes do projeto DINTER;
e) Envolver alunos da graduação da UFOB em atividades de pesquisa a partir do envolvimento destes com os doutorandos participantes do projeto DINTER;
f) Gerar melhores condições para proposição de um Programa de Pós-graduação em nível de mestrado, explorando áreas de concentração e linhas de pesquisa desenvolvidas no projeto DINTER.
g) Incentivar a cooperação acadêmica entre UnB e UFOB;
Pode ser destacado ainda que, o aumento do número de doutores na instituição poderá ampliar, a médio e longo prazo, as perspectivas de obtenção de recursos para a pesquisa e extensão junto às agências de fomento. Assim, a realização do DINTER ora proposto poderá contribuir com a consolidação de uma instituição recém-criada e que tem como missão a interiorização do ensino superior no país.
6.2. Critérios e sistemática de seleção de discentes
Todos os candidatos passarão por um processo seletivo similar ao normalmente executado no Programa de Pós-graduação em Geologia da UnB, aplicado aos candidatos ao doutoramento. O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas: a) avaliação do Pré-Projeto, composto
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de Introdução e Justificativa, Objetivos, Métodos, Cronograma e Viabilidade Técnico-Financeira; b) avaliação de Histórico Escolar e Currículo.
6.3. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor.
Considerando a necessidade de conclusão do projeto no tempo máximo estabelecido (48 meses), o número de créditos a ser obtido, e ainda levando em conta as necessidades da Instituição Receptora no que diz respeito à capacitação do quadro docente e a impossibilidade de afastamento permanente dos participantes, foi estruturado o seguinte plano de trabalho para o período, conforme o quadro abaixo:
Período Atividades (professores/doutorandos da UFOB) Atividades (professores/orientadores do IG-UnB)
1º ano
1º semestre
Realização de disciplinas obrigatórias e optativas, associado à definição do cronograma dos trabalhos experimentais a serem desenvolvidos. Consulta bibliográfica para base teórica da pesquisa em desenvolvimento
Orientação na definição dos cronogramas dos trabalhos e no direcionamento das pesquisas bibliográficas. Apresentação de cursos condensados com 40 a 80 horas de duração, a serem ministrados nas cidades vinculadas à instituição receptora.
2º semestre
Realização de disciplinas obrigatórias e optativas. Consolidação da base bibliográfica teórica da pesquisa. Realização de atividade de campo e coleta de material para a pesquisa.
Apresentação de cursos condensados com 40 a 80 horas de duração, a serem ministrados nas cidades vinculadas à instituição receptora. Acompanhamento de atividade de campo.
2º ano
1º semestre
Realização de atividade de campo complementar com coleta de material para a pesquisa. Preparação em laboratório específico do tratamento de amostras coletadas.
Apresentação de cursos condensados com 40 a 80 horas de duração, a serem ministrados nas cidades vinculadas à instituição receptora. Acompanhamento de atividade de campo e na preparação de amostras em laboratórios específicos. Reuniões devem ser mensais e preferencialmente presenciais.
2º semestre
Tratamento de amostras em laboratórios específicos para obtenção de dados relevantes à pesquisa. Tratamento estatístico dos dados obtidos e Preparação para exame de qualificação ao doutorado
Orientação no desenvolvimento das pesquisas. Acompanhamento de atividade em laboratórios específicos e orientação na melhor forma de tratamento dos dados obtidos. Reuniões devem ser mensais e preferencialmente presenciais.
3º ano
1º semestre
Refinamento de dados laboratoriais específicos e início da elaboração da tese de doutorado. Elaboração e submissão de artigo científico (1º artigo), contemplando dados de pesquisa e o estado de conhecimento científico do tema em discussão. Apresentação de pesquisa em eventos científicos nacionais e internacionais.
Orientação no desenvolvimento das pesquisas e na elaboração de artigos científicos, bem como na apresentação dos dados em eventos científicos nacionais ou internacionais. Reuniões devem ser mensais e preferencialmente presenciais.
2º semestre
Elaboração de artigo científico (2º artigo), contemplando dados de pesquisa e possível inovação científica. Apresentação de pesquisa em eventos científicos nacionais e internacionais.
Orientação no desenvolvimento das pesquisas na elaboração de artigos científicos, bem como na apresentação dos dados em eventos científicos nacionais ou internacionais.
4º ano
1º semestre
Submissão de artigo científico (2º artigo) e preparação para a elaboração da defesa da pesquisa. Apresentação de pesquisa em eventos científicos nacionais e internacionais.
Orientação no desenvolvimento das pesquisas na elaboração de artigos científicos, bem como na apresentação dos dados em eventos científicos nacionais ou internacionais. Reuniões devem ser mensais e preferencialmente presenciais.
2º semestre
Ajustes e discussões finais para a Defesa de doutorado.
Orientação para o fechamento e apresentação da pesquisa sob a forma de uma tese de doutorado.
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6.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores
Com o objetivo de evitar o risco de endogenia as seguintes ações serão executadas: a) promoção de seminários de pesquisa com a participação de pesquisadores de outras universidades; b) incentivo para os doutorandos participarem de eventos, mini-cursos e outras atividades em outras universidades; c) incentivo para que os doutorandos busquem estabelecer intercâmbios científicos com outras universidades; d) incentivo para que os doutorandos realizem estágios de pesquisa em instituições.
6.5. Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)
Poderá ser utilizada tecnologia de Educação à Distância, pois ambas as instituições estão equipadas com sistemas de vídeo conferência. Entretanto, o planejamento das atividades sugere contato frequente entre orientadores e orientandos tanto nas dependências da Instituição Promotora quanto na Instituição Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Salas de aula e auditórios
O Campus conta com dois pavilhões de salas de aulas com capacidade para 20 a 45 pessoas. Todas as salas são climatizadas e possuem projetor (Datashow). O Programa poderá contar também com três auditórios para aproximadamente 110 pessoas cada um, onde poderão ser realizados seminários, apresentações de projetos, defesas de dissertações e outros eventos promovidos pelo Programa.
Biblioteca
A Biblioteca Central localizada no Campus Professor Edgard Santos possui uma área de aproximadamente 3.200m2, distribuídos em térreo e 1º andar, com ampla sala de leitura, salão de acervo e pesquisa, mezanino, cabines de estudo individual, salas de estudo em grupo, salas de multimeios e periódicos, setor de referência, auditório, salas administrativas e de processamento técnico, guarda-volumes individuais, depósito, copa e sanitários. A biblioteca possui dois laboratórios de informática e mais quatro computadores que podem ser utilizados para consulta do acervo disponível e renovação dos empréstimos.
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A Biblioteca possui também uma sala de vídeo conferência, a qual é composta por um terminal de vídeo conferência (720p), com monitor de LCD 40” e projetor de alta definição, tela elétrica para projeção, câmera de documentos, painel touchscreen, computador tipo desktop e sistema de som sem fio tipo headset. Este recurso visa facilitar a comunicação interna e com órgãos externos através da internet, garantindo maior integração entre estudantes, pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica, além de gerar economia de gastos com viagens e diárias.
A Biblioteca possui, aproximadamente, 3248 títulos e 16.137 exemplares de livros distribuídos, principalmente, nas áreas de Administração, Ciências Biológicas, Contabilidade, Educação, Engenharias e Tecnologias, Estatística, Farmácia, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Medicina, Nutrição, Psicologia e Química. Além das obras já catalogadas, existem outros títulos em fase de catalogação e aquisição. Até o final de 2014, foi investido R$ 1 milhão para aquisição de novas obras. O incremento do acervo, ainda pode ser realizado a partir de doações de publicações, que podem ser feitas por pessoas, empresas ou instituições. Em breve, os usuários vão contar ainda com um sistema de devolução automatizado 24 horas, que possibilitará a entrega dos livros em qualquer dia da semana.
Além do acervo disponível na Biblioteca, os usuários têm acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, biblioteca virtual que conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Centro de Computação Científica (Cluster Wotan)
Cluster formado computadores para atividades de simulação computacional (médio desempenho), análises de informação genética e documentação de recursos naturais. O cluster é composto de dez (10) nós, sendo 01 servidor família Intel 5400 composto de 01 processador Intel Xeon Quad Core 5410 (2,33 GHz) 12 Mb cachê e FSB de 1333MHz, 01 Placa Mãe Intel Server S5000 VSATA (Específico para servidor) com rede ethernet e vídeo onboard, 01 Gabinete para servidor com fonte de potência igual ou superior a 500W, 8 GB de memória RAM ECC Register, 02 HD de 500GB de capacidade e interface SATAII, 01 Monitor LCD de 19 polegadas e 01 DVD-RW com interface SATA; e 09 servidores família Intel 5400, cada um composto de 01 processador Intel Xeon Quad Core 5410 (2,33 GHz) 12 Mb cachê e FSB de 1333MHz, 01 Placa Mãe Intel Server S5000 VSATA (Específico para servidor) com rede ethernet e vídeo onboard, 01 Gabinete para servidor com fonte de potência igual ou superior a
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500W, 8 GB de memória RAM ECC Register, 01 HD de 500GB de capacidade e interface SATAII, 01 DVD-RW com interface SATA.
Laboratórios de Informática e de Geoprocessamento: Os membros do Programa terão acesso a dois laboratórios de Informática, contendo 52 computadores Dell Optiplex 7010, com processador Intel Core i5, 4GB de memória RAM, sistema operacional Win 7 Professional e conexão à internet. Estes laboratórios atendem estudantes de graduação e pós-graduação, bem como docentes e outros servidores. Estes espaços poderão ser utilizados em disciplinas, cursos ou outras atividades, tais como elaboração de relatórios, projetos, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas bibliográficas. Além destes dois laboratórios, há também o Laboratório de Geoprocessamento contem 21 computadores com alta capacidade; plotter e mesa digitalizadora.
Laboratório de Mineralogia Ótica e petrologia: laboratório didático e de pesquisa, utilizado para caracterização de lâminas petrográficas, contém 14 microscópios petrográficos, 1 microscópio petrográfico com saída de vídeo.
Laboratório de solos: laboratório didático e de pesquisa, destinado às análises granulométricas e caracterização de solos, está equipado com trado motorizado; forno mufla; estufa; centrífuga; compressores; agitador de peneiras; agitador de vidraria; balança analítica; computadores com impressora; dessecadores; agitador/aquecedor; conjuntos de trados manuais.
Laboratório de análise instrumental: Laboratório equipado para realização de análises de amostras diversas, contem equipamentos tais como: CG FID, HPLC UV, Difração de Raios - X, Agitador mecânico, banho ultrassônico (2), bomba de vácuo (2), chapa aquecedora com termostato (3), chapa de aquecimento (2), coluna de troca iônica, condutivímetro (2), desumidificador, Espectrofotômetro IR, Liofilizador, manta de aquecimento (3), polarímetro, polarímetro automático, refratômetro, Absorção atômica.