Dados do Programa
Número da Proposta:
68/2015
Período de Vigência:
01/04/2016
a
31/03/2020
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
15
Data de Fim Previsto:
31/03/2020
Local de Execução do Projeto:
Frederico Westphalen - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O Programa tem como objetivo formar educadores para: I - apropriação, reelaboração e produção de conhecimento na área da Educação; II - compreensão da realidade educacional nas suas relações histórico-culturais e atuação nessa realidade, assumindo o compromisso social de contribuir para a superação dos problemas educacionais; III - participação na comunidade, realizando o diálogo entre as diversas tradições culturais, com vistas à promoção de valores humanizadores; IV - atendimento aos desafios da Educação, através do aprofundamento de estudos, do desenvolvimento de pesquisas e da produção de conhecimentos que concorram para o avanço do saber e do fazer educativo; V - atuação pedagógica compromissada com a superação dos problemas da Educação, numa perspectiva de criação e inovação. No contexto do DINTER, e em consonância com os objetivos acima expostos, o curso objetiva: - Potencializar, agilizar e qualificar o processo de expansão e reordenamento do ensino em curso no país, por meio da formação qualificada de professores que atuam na educação básica, para a docência no ensino superior e para a pesquisa; - Capacitar profissionais da área de Educação, atentos às realidades nacionais e internacionais; - Contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa, visando à qualidade das condições de vida da população da região Noroeste do Rio Grande do Sul; - Fomentar o surgimento de novos grupos de pesquisa no contexto da Universidade Regional Integrada e fortalecer grupos de pesquisa já existentes no PPGEdu UNISINOS; - Apoiar a pesquisa regional no interior do Estado do Rio Grande do Sul (434 km da capital), buscando novas tecnologias que possam contribuir com a formação de docentes; - Criar mecanismos que possam impulsionar e garantir a formulação de políticas educacionais locais, regionais e nacionais; - Incrementar a produção acadêmica, visando à divulgação nacional e internacional de resultados de pesquisas produzidas na região e entre as regiões. Metas: a) Formar 15 doutores em Educação; b) Apoiar a criação de grupos de pesquisa e revitalizar os já existentes no âmbito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, de forma a articular a pesquisa nos diferentes campi da URI; c) Preparar docentes para realizar pesquisa de forma autônoma, inovadora e colaborativa na área da Educação; d) Qualificar a docência nos diferentes níveis de responsabilidade da URI; e) Contribuir com a promoção de melhores condições educacionais, atentas às diferenças culturais e regionais no noroeste do Estado do RS; f) Fomentar a pesquisa e a divulgação de seus resultados em periódicos reconhecidos na área ou em livros com qualis L2 ou superior; g) Formar pesquisadores doutores na área de Educação, visando a fornecer condições de autonomia para a URI de formação de pós-graduandos, nível doutorado; h) Desenvolver pesquisas na região noroeste do Estado, contemplando as diferentes culturas, com destaque às indígenas, presentes na região.
Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos:
Para a seleção ao DINTER, os candidatos interessados devem atender aos seguintes critérios: - Apresentar diploma de Graduação e de Mestrado, esse último realizado em Instituições Nacionais ou estrangeiras, desde que reconhecido em território Nacional e autenticado; - Ter ciência e apoio da URI para frequentar as atividades e para frequentar aulas no campus da UNISINOS, em São Leopoldo. Também ter liberação das atividades nos dias das aulas realizadas na sede da URI, em Frederico Westphalen. CRONOGRAMA: O Cronograma de seleção está composto por duas etapas. São elas: 1ª etapa – eliminatória Composta por: a) Divulgação e apresentação do Programa aos interessados –será realizada pelo coordenador do DINTER na promotora e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, na sede da URI, em Frederico Westphalen. Previsão de realização: segundo semestre de 2015; Obs.: O objetivo desse seminário é apresentar aos candidatos ao DINTER as Linhas de Pesquisa, os Projetos de Pesquisa e os pesquisadores/professores do Programa e sua relação com os atuais desafios enfrentados pela URI- Região Noroeste do Estado. b) Prova escrita Obs: Para a realização da prova não será indicada bibliografia específica. Serão observadas as leituras do candidato no campo da Educação. Para tanto, indica-se a busca de artigos publicados em periódicos e disponíveis online. Obs.: Para o projeto de pesquisa serão observados os seguintes critérios: escrita clara com correção gramatical; atualidade e pertinência do tema de pesquisa para o campo da Educação; bibliografia utilizada coerente com o tema abordado e problemática anunciada de pesquisa. 2ª etapa – eliminatória e classificatória Análise e avaliação da documentação; a) Avaliação do pré-projeto de pesquisa; b) Entrevista individual com os candidatos. Obs.: A entrevista com o candidato será realizada na sede da URI, em Frederico Westphalen, um dia após a prova. Abertura das Inscrições e lançamento do edital – segundo semestre de 2015 O processo de seleção ao Doutorado Interinstitucional (Turma fora da sede) será executado por uma Comissão designada pela Comissão Coordenadora do Programa. A comissão seguirá edital específico para esse fim, seguindo as normas do Regimento Interno do Programa do PPG em Educação da UNISINOS. A seleção dos candidatos será realizada de acordo com o Regimento Interno de 2010 do PPGEdu Unisinos, em seus artigos referentes aos alunos de Doutorado. O candidato a aluno regular, ao se inscrever no Programa DINTER, deverá apresentar: Documentos necessários para a inscrição no Doutorado: • Ficha de inscrição preenchida (Disponível em: http://www.unisinos.br/mestradoe-doutorado/educacao); • Fotocópia, frente e verso, do diploma do curso de graduação registrado (autenticada ou com apresentação do original); • Fotocópia do histórico escolar do curso de graduação (autenticada ou com apresentação do original); • Fotocópia, frente e verso, do diploma do curso de mestrado reconhecido em território nacional e autenticado em cartório (ou com apresentação do original); • Fotocópia do histórico escolar do curso de mestrado (autenticada ou com apresentação do original); • Cópia do resumo da dissertação de mestrado; • Uma cópia do Currículo Lattes (disponível em: http:lattes.cnpq.br/); • Fotocópia da Carteira de Identidade, CPF e Registro Civil (certidão de nascimento ou casamento); • Duas fotos 3x4 recentes; • Uma cópia de Proposta de Investigação, (com no máximo, 10 páginas).
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
Não há risco de endogenia, pois os doutorandos que terão aulas na turma, são professores dos distintos campi (5) da URI, ou seja, não são todos da URI Frederico Westphalen. Os mestrandos da URI possuem formação no mestrado em distintas instituições. Além da ampliação da oferta para os campi da URI, outra medida de minimização dos riscos de endogenia, é a previsão de 6 vagas para professores que atuam na URI de Frederico Westphalen. As regiões de abrangência da URI, todas são de difícil acesso, distantes da capital e carecem de Universidades que possam formar doutores para atender a demanda da formação de novos pesquisadores
Planejamento do Estágio Obrigatório dos Alunos Junto ao Programa Promotor:
O tempo médio de defesa de tese deverá ser igual ou inferior a 48 meses a contar de abril de 2016. Baseado em um plano de execução para o referido tempo, o curso de Doutorado terá a seguinte estrutura:
1º semestre de 2016:
Semana Acadêmica. Seminários de Tese, Temático, Avançados e Temático, realizados ao longo do semestre de forma intercalada UNISINOS – URI - FW.
Sessões de orientação à distância (internet).
Obs.: Os Seminários Avançados visam a orientar e dar o enquadramento temático por Linha de Pesquisa. O Seminário Temático Bases Epistemológicas em Educação tem o objetivo de inserir e instrumentalizar os doutorandos no campo da educação. A Semana Acadêmica é uma atividade organizada pelos acadêmicos de mestrado e de doutorado da sede da Unisinos para receberem os alunos novos. Será realizada na primeira semana de aula, na sede da Unisinos.
2º semestre de 2016:
Seminários de Tese, Avançados e Mediação Empírica, realizados ao longo do semestre no campus UNISINOS.
Sessões de orientação a distância (internet).
Obs.: O Seminário de Mediação empírica dará continuidade ao Seminário de Tese e ambos visam a orientar coletivamente os doutorandos na estruturação de suas investigações.
Obs.: Será estimulado, pela coordenação do Programa Promotor, o conhecimento de língua estrangeira para a realização da prova de proficiência.
Didática do Ensino Superior para aqueles que não possuem experiência de um ano e meio de docência no ensino superior ou para aqueles que realizarão estágio.
1º semestre de 2017:
Realizado parcialmente na sede da UNISINOS e na sede da URI – FW. Com a finalidade de aproximar os doutorandos da URI dos doutorandos regularmente selecionados na sede da UNISINOS, os doutorandos da URI terão atividades conjuntas com os doutorandos da UNISINOS. Durante o semestre, será realizado o estágio de docência obrigatório para aqueles que não possuem um ano e meio de experiência docente no Ensino Superior. Também durante o tempo de permanência dos doutorandos na UNISINOS será intensificada a sua participação nos âmbitos dos grupos de pesquisa.
Durante o semestre, serão ofertados Seminários de Tese III, Prática de Pesquisa
Obs.: Seminário de Tese III dará continuidade aos seminários anteriores de estruturação dos projetos de pesquisa. Durante o semestre, deverão ser intensificadas as orientações visando à qualificação da proposta de investigação.
Prazo máximo recomendado para a realização da prova de proficiência.
2º semestre de 2017:
Seminários de Educação Digital (ofertado a distância ) e Temático, realizados na URI – FW.
Sessões de orientação a distância (internet).
OBS: Os doutorandos que não conseguirem fazer a defesa do projeto de tese, até o final do semestre anterior, deverão vir para a UNISINOS durante este semestre para a realização da defesa. A temática do Seminário Temático será definida, posteriormente, de acordo com as necessidades do Grupo de doutorandos.
1º semestre de 2018:
Ano concentrado para a escrita da tese. Previsão de uma visita semestral da coordenação do DINTER à UNISINOS e de reunião com os doutorandos.
Orientação individual via Skype.
Seminário Temático – ofertado na URI.
Obs: poderão ser realizadas transmissões, via vídeo conferência, de palestras realizadas na sede da UNISINOS aos doutorandos da URI.
2º semestre de 2018:
Ano concentrado para a escrita da tese. Previsão de uma visita semestral da coordenação do DINTER à UNISINOS e de reunião com os doutorandos.
Orientação individual via Skype.
Fórum de Educação, realizado nas dependências da URI para professores da região e Licenciaturas. O Fórum tem o objetivo de divulgar para a comunidade local as pesquisas realizadas pelos doutorandos.
Obs: poderão ser realizadas transmissões, via vídeo conferência, de palestras realizadas na sede da UNISINOS aos doutorandos da URI.
1º semestre de 2019:
Prazo para a entrega e validação de créditos de publicações (2 créditos). A produção científica mínima esperada para cada aluno de doutorado será de dois artigos científicos com qualis B1 (ou superior) ou um artigo científico com qualis B1 (ou superior) e dois capítulos de livros, ou, ainda, um artigo científico com qualis B1 ou superior, um capítulo de livro e um trabalho publicado em anais de evento reconhecido na área e com mais de 3 edições.
2º semestre de 2019:
Sessões de orientação na promotora.
março de 2020 prazo para a defesa final da tese, na Instituição promotora.
Plano Acadêmico do Projeto:
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
Não há risco de endogenia, pois os doutorandos que terão aulas na turma, são professores dos distintos campi (5) da URI, ou seja, não são todos da URI Frederico Westphalen. Os mestrandos da URI possuem formação no mestrado em distintas instituições. Além da ampliação da oferta para os campi da URI, outra medida de minimização dos riscos de endogenia, é a previsão de 6 vagas para professores que atuam na URI de Frederico Westphalen. As regiões de abrangência da URI, todas são de difícil acesso, distantes da capital e carecem de Universidades que possam formar doutores para atender a demanda da formação de novos pesquisadores.
Haverá o uso de recursos tecnológicos de educação à distância?
Sim
Descrição de como se aplica o uso desta tecnologia no Projeto
Além das sessões de orientação por Skype, moodle ou e-mail, realizadas durante o período em que os orientandos estiverem distantes dos orientadores ou do Programa Promotor, acontecerão a distância incluindo os encontros do Seminário Temático em Educação Digital. Para tanto, a atividade será previamente preparada pelo docente responsável, bem como preparada pelas coordenações do Dinter (tanto no Programa Promotor quanto na Instituição Receptora), objetivando que sejam garantidas as condições materiais e tecnológicas para que o Seminário possa ocorrer sem problemas de conexão e sem prejuízo na qualidade dos encontros. Para tal atividade serão necessários: internet que assegure a qualidade do sinal e da comunicação estabelecida em ambas as Instituições envolvidas; Computadores com Skype, ou com as condições para o acesso da plataforma Moodle para todos os professores.
Também poderão ser utilizadas videoconferências. Para tanto, salas específicas deverão ser preparadas para garantir a participação dos doutorandos na atividade.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratorios:
1. Laboratório de Políticas Educacionais, utilizado para orientações, estudos individuais dos discentes e grupos de pesquisas. O Laboratório está equipado com: computadores, balcão com computadores; balcão para notebooks, impressora.
2. Laboratório de Formação Docente para atividades voltadas para o ensino e a pesquisa na área de educação. O Laboratório está equipado com: computadores, mesas individuais para estudo, mesa grande para reuniões e projetor.
3. Laboratório de Práticas Educativas, utilizado para atividades de planejamento e pesquisa docente e discente. Neste laboratório são realizadas as seguintes atividades: orientação e pesquisa com discentes favorecidos por Bolsas de Estudos; orientações de Projetos de Dissertações e Teses; produção, organização, armazenamento e controle de materiais e equipamentos didáticos e intercâmbio entre grupos de pesquisas na área de Educação. O laboratório também é destinado para planejamento e pesquisa, mas restrito ao uso dos docentes-pesquisadores. O laboratório está equipado com: computadores, mesas individuais para estudo, mesa grande para reuniões e projetor.
4. Laboratório de Informática Educativa: destinado à prática de informática como recurso ao processo de ensino-aprendizagem. O laboratório está equipado com: computadores, mesas individuais para estudo, mesa grande para reuniões e projetor.
5. URITEC, laboratório de uso coletivo da URI, mediante agendamento, é utilizado para reuniões de trabalho e planejamento docente; cursos e seminários; videoconferências; orientações e aulas planejadas com uso de lousa digital. A URITEC está equipada com: 25 computadores de alta performance, mesas com visão dimensional, prancheta e projetor interativo.
Informações Gerais
A biblioteca da URI, no Campus de Frederico Westphalen, possui uma coleção de cerca de títulos 59.830 e 102,995 exemplares de livros e, em particular, na área de Educação, dispõe de cerca de 7.467 títulos de livros e 10.427 exemplares. Na área de Educação, dispõe também de 224 títulos de periódicos nacionais e 27 títulos de periódicos estrangeiros. São disponibilizados, CD-ROM e DVD, sendo que, na área específica de Educação, dispõe de 34 títulos e 52 exemplares de CD-ROM e DVD.
É utilizado o sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum, possibilitando a importação e exportação de registros bibliográficos dentro do catálogo e a utilização da Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos nacionais - ICAP, editados pelas Instituições que fazem parte da Rede Pergamum. Para acessar estas fontes de informação, um computador está disponível aos usuários do setor.
A Biblioteca Central destina-se ao corpo docente, discente, pesquisadores, técnicos especializados, servidores, egressos e estagiários do Campus de Frederico Westphalen da URI. A Biblioteca também atende a comunidade em geral (o usuário poderá usufruir do acervo da Biblioteca somente no recinto da mesma). Além da utilização do seu acervo, oferece os seguintes serviços: referência; orientação bibliográfica; levantamento bibliográfico; visita orientada; acesso ao Wireless;
COMUT: a biblioteca participa, como solicitante, do serviço de comutação bibliográfica, buscando para a comunidade acadêmica cópias de documentos fora da instituição;
é disponibilizado, também, para docentes e discentes do PPG o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES (segue, em anexo, lista de bases e coleções a que a Instituição tem direito de acesso), bem como terminais de consulta ao catálogo de pesquisa on-line, tendo os usuários disponibilidade de fazerem reservas e renovações de materiais;
Para facilitar as pesquisas bibliográficas, a Biblioteca disponibiliza aos seus usuários 134 bases de dados online, como também acesso ao Portal de Periódicos da Capes.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Outros Recursos
A Instituição Receptora – URI conta com a infraestrutura necessária para dar suporte ao DINTER, a saber:
- O Programa conta com dez gabinetes para o preparo de aulas, pesquisa e orientação (de tese e outros tipos de pesquisa, como Iniciação Científica). Os gabinetes estão equipados com escrivaninhas e armários de uso exclusivo dos docentes do Programa. Os ambientes são climatizados.
- A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação funciona em uma sala ampla, equipada com bancada de trabalho para quatro pessoas, balcões, armários, quatro computadores com acesso direto à Internet, impressora, scanner e sofás, para comodidade dos docentes e sala de passivo.
- Sala de aula: As salas de aula destinadas ao DINTER estão equipadas com computadores, Data Show, caixas de som, tela retrátil, climatizador, cadeiras estofadas, mural para informações acadêmicas. Destina-se a uso de docentes e discentes do PPGEDU e do DINTER URI/UNISINOS.
Cronograma de Atividades:
Planejamento do Projeto
Planejamento do Estágio Obrigatório dos Alunos Junto ao Programa Promotor:
O tempo médio de defesa de tese deverá ser igual ou inferior a 48 meses a contar de abril de 2016. Baseado em um plano de execução para o referido tempo, o curso de Doutorado terá a seguinte estrutura:
1º semestre de 2016:
Semana Acadêmica. Seminários de Tese, Temático, Avançados e Temático, realizados ao longo do semestre de forma intercalada UNISINOS – URI - FW.
Sessões de orientação à distância (internet).
Obs.: Os Seminários Avançados visam a orientar e dar o enquadramento temático por Linha de Pesquisa. O Seminário Temático Bases Epistemológicas em Educação tem o objetivo de inserir e instrumentalizar os doutorandos no campo da educação. A Semana Acadêmica é uma atividade organizada pelos acadêmicos de mestrado e de doutorado da sede da Unisinos para receberem os alunos novos. Será realizada na primeira semana de aula, na sede da Unisinos.
2º semestre de 2016:
Seminários de Tese, Avançados e Mediação Empírica, realizados ao longo do semestre no campus UNISINOS.
Sessões de orientação a distância (internet).
Obs.: O Seminário de Mediação empírica dará continuidade ao Seminário de Tese e ambos visam a orientar coletivamente os doutorandos na estruturação de suas investigações.
Obs.: Será estimulado, pela coordenação do Programa Promotor, o conhecimento de língua estrangeira para a realização da prova de proficiência.
Didática do Ensino Superior para aqueles que não possuem experiência de um ano e meio de docência no ensino superior ou para aqueles que realizarão estágio.
1º semestre de 2017:
Realizado parcialmente na sede da UNISINOS e na sede da URI – FW. Com a finalidade de aproximar os doutorandos da URI dos doutorandos regularmente selecionados na sede da UNISINOS, os doutorandos da URI terão atividades conjuntas com os doutorandos da UNISINOS. Durante o semestre, será realizado o estágio de docência obrigatório para aqueles que não possuem um ano e meio de experiência docente no Ensino Superior. Também durante o tempo de permanência dos doutorandos na UNISINOS será intensificada a sua participação nos âmbitos dos grupos de pesquisa.
Durante o semestre, serão ofertados Seminários de Tese III, Prática de Pesquisa
Obs.: Seminário de Tese III dará continuidade aos seminários anteriores de estruturação dos projetos de pesquisa. Durante o semestre, deverão ser intensificadas as orientações visando à qualificação da proposta de investigação.
Prazo máximo recomendado para a realização da prova de proficiência.
2º semestre de 2017:
Seminários de Educação Digital (ofertado a distância ) e Temático, realizados na URI – FW.
Sessões de orientação a distância (internet).
OBS: Os doutorandos que não conseguirem fazer a defesa do projeto de tese, até o final do semestre anterior, deverão vir para a UNISINOS durante este semestre para a realização da defesa. A temática do Seminário Temático será definida, posteriormente, de acordo com as necessidades do Grupo de doutorandos.
1º semestre de 2018:
Ano concentrado para a escrita da tese. Previsão de uma visita semestral da coordenação do DINTER à UNISINOS e de reunião com os doutorandos.
Orientação individual via Skype.
Seminário Temático – ofertado na URI.
Obs: poderão ser realizadas transmissões, via vídeo conferência, de palestras realizadas na sede da UNISINOS aos doutorandos da URI.
2º semestre de 2018:
Ano concentrado para a escrita da tese. Previsão de uma visita semestral da coordenação do DINTER à UNISINOS e de reunião com os doutorandos.
Orientação individual via Skype.
Fórum de Educação, realizado nas dependências da URI para professores da região e Licenciaturas. O Fórum tem o objetivo de divulgar para a comunidade local as pesquisas realizadas pelos doutorandos.
Obs: poderão ser realizadas transmissões, via vídeo conferência, de palestras realizadas na sede da UNISINOS aos doutorandos da URI.
1º semestre de 2019:
Prazo para a entrega e validação de créditos de publicações (2 créditos). A produção científica mínima esperada para cada aluno de doutorado será de dois artigos científicos com qualis B1 (ou superior) ou um artigo científico com qualis B1 (ou superior) e dois capítulos de livros, ou, ainda, um artigo científico com qualis B1 ou superior, um capítulo de livro e um trabalho publicado em anais de evento reconhecido na área e com mais de 3 edições.
2º semestre de 2019:
Sessões de orientação na promotora.
março de 2020 prazo para a defesa final da tese, na Instituição promotora.
Instituição Promotora
Coordenador:
MAURA CORCINI LOPES
Instituição de Ensino:
42007011 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)
Logradouro:
AVENIDA UNISINOS, 950
Município-UF:
São Leopoldo -
RS
Telefone(s):
(51) 3591-1122 (51) 35908305 (51) 35908201 (51) 35908899 (51) 35908281 (51) 35908289 (51) 35908289 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908148 (51) 35908162 (51) 35908766 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908474 (51) 35908186 (51) 35908122 (51) 35904447 (51) 35908467 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35901122 (51) 35908447 (51) 35908131 (51) 35902105 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35901122 (51) 35908474 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908161 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35908486 (51) 35911122 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35908476 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908122 (51) 35908486 (51) 35908450 (51) 35911175 (51) 35908766 (35) 908174 (51) 35908781 (51) 35911122 (51) 35908131 (51) 35908161 (51) 35908447 (51) 35911122 (35) 908281 (51) 35911122 (51) 35908477 (51) 35908162 (51) 35911122 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908186 (35) 911122 (51) 35908411 (51) 35908148 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35908186 (35) 908752 (51) 35908215 (51) 35908122 (51) 35911274 (51) 35908161 (51) 35911122 (51) 35911274 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908162 (51) 35908476 (55) 513591122 (51) 35911122 (51) 3591-1122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35908485 (51) 35911122 (51) 35911175 (51) 35908162 (51) 35908186 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908117 (51) 35911112 (51) 35911122 (051) 35908287
E-mail Institucional do Programa:
proreitoracademico@unisinos.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
Coordenador:
EDITE MARIA SUDBRACK
Logradouro:
AV. SETE DE SETEMBRO, 1558 - 3º ANDAR
Município-UF:
Erechim -
RS
Telefone(s):
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