Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-graduação em Educação, por meio de suas áreas de concentração Ensino na Educação Brasileira e Políticas Públicas e
Administração da Educação Brasileira, visa a formação de pesquisadores/as para a área de educação, de docentes para o ensino superior e de
profissionais especializados para a área de educação. Espera-se que com a realização do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação, haja um
fortalecimento da graduação, da docência e da pesquisa no IFRO, fomentando assim o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região.
Para a consecução desse propósito objetiva-se: a) Assegurar a formação de doutores na área de educação em um Programa de reconhecida excelência
acadêmica; b) Fortalecer o ensino de graduação contribuindo com a melhoria dos cursos de formação de professores para a educação básica; c)
Subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de pesquisa e ensino; d) Contribuir para a criação e fortalecimento de termas de pesquisa que
correspondam às necessidades regionais; e) Contribuir para o estabelecimento de parcerias entre programas de pós-graduação e grupos de ensino e
pesquisa em estágios diferentes de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia; f) Ampliar a
estrutura de pesquisa do IFRO, com vistas a institucionalização de um Curso de Mestrado Profissional em Educação.
Os candidatos inscritos no processo de seleção para o Doutorado serão submetidos às seguintes etapas: 1ª etapa: Análise do projeto de pesquisa, da
dissertação de Mestrado e do Currículo Lattes do candidato. A análise será realizada pela Comissão de Seleção, composta por quatro docentes do
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e pelos orientadores. Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa deverá conter na folha de rosto o
nome do candidato, o título e a linha de pesquisa à qual se vincula. O projeto dos candidatos deverá conter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 20 (vinte)
páginas, excluídas as utilizadas para bibliografia. O projeto de pesquisa deverá atender obrigatoriamente à ementa da linha, devendo compreender: -
Resumo (20 linhas); - Introdução (contendo justificativa da relevância de estudo e evidenciando domínio da bibliografia fundamental sobre o tema); -
Objetivos (geral e específicos); - Procedimentos metodológicos (método de abordagem e coleta de dados; forma de análise dos resultados); - Atividades e
cronograma de execução; - Referências (de acordo com normas da ABNT). 2ª etapa: análise dos comprovantes de Proficiência em duas línguas
estrangeiras (escolhidas entre Inglês, Francês, Italiano, Espanhol), podendo ser aproveitada a do mestrado, sendo o Inglês obrigatório. Serão válidos
apenas os comprovantes de proficiência nos idiomas acima, dos exames certificados pela CAPES ou realizados pela FUNDEPE (Fundação para o
Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão), localizado em Marília/SP. 3ª etapa: Arguição dos candidatos aprovados na 2ª etapa. A arguição será
feita pela comissão de seleção no IFRO, com a participação dos orientadores por meio de vídeo conferência.
Os/as alunos/as cumprirão o estágio por meio do desenvolvimento de atividades na Instituição Promotora ao longo de 9 meses, divididos em duas etapas
no terceiro semestre (cinco meses) e no sexto semestre (quatro meses). No terceiro semestre os/as alunos/as realizarão uma parte do estágio obrigatório
na Instituição Promotora (cinco meses). Nesse período, os alunos deverão terminar a elaboração dos trabalhos finais referentes às disciplinas cursadas,
manter contatos com os orientadores para aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa, participar de eventos científicos e de atividades promovidas por
Grupos de Pesquisa, e participar (frequência obrigatória) do Seminário de Pesquisa promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação. No sexto
semestre os/as alunos/as realizarão a segunda parte do estágio obrigatório (4 meses) na Instituição Promotora. Nesse período a atividade privilegiada
será a realização de atividades de orientação e a realização do exame geral de qualificação. Além disso, os alunos poderão dar continuidade aos
trabalhos de elaboração das teses, realizar trocas de experiências com outros/as pesquisadores/as e colegas e usufruir da infraestrutura de pesquisa da
Instituição Promotora.
Os riscos da endogenia na formação dos doutores serão evitados observando-se dois aspectos. O primeiro deles diz respeito à diversidadede grupos e linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, no qual atuam professores qualificados em Cursos de Pós-graduação e
pós-doutorado em Instituições nacionais e do exterior. A realização de Pós-graduação dos docentes da Instituição Receptora em outras instituições
diferentes da UNESP-PPGE – Campus de Marília, nacionais e fora do país, constitui-se no segundo aspecto a ser observado, no sentido de neutralizar os
riscos de endogenia.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Campus Porto Velho Calama possui 5 Laboratórios de Informática, equipados respectivamente com 36, 45, 16, 32 e 29 computadores, com
processador Core 2 Duo e memória de 4GB, sistema operacional Windows e softwares do pacote Microsoft Office®, licenciados. A instalação de
softwares específicos, a critério das necessidades das disciplinas, após solicitação dos docentes, coordenadores de curso e da aquisição, no caso dos
softwares proprietários e apenas da solicitação para os softwares livres ou que permitam o uso gratuito em ambiente acadêmico. Cada laboratório possui
área de 70m², cobertura em laje, paredes em alvenaria, piso em mármore, ventilação natural e artificial e iluminação natural complementadas com
luminárias sobre os postos de trabalho. Nesses laboratórios são realizadas atividades de auxílio nas aulas teóricas, práticas e pesquisas dos cursos
técnicos, de graduação e pós-graduação; 1 Laboratório Multimídia do Centro de Idiomas com 25 microcomputadores HP Compaq 6000 Pro, Intel Core
Duo, All-in-one, sistema operacional Windows e softwares do pacote Microsoft Office®, licenciados; Televisor Samsung, em LCD, de 52", full HD; 25
headsets; 2 salas específicas para Pós-Graduação com 5 mesas redondas para 5 lugares cada, 1 datashow, 5 fios de linhas para facilitar a conexão de
notebooks, 1 quadro branco, 2 murais, 1 mesa do professor e uma cadeira giratória, 1 ar condicionado; 16 salas de aulas equipadas com data show,
quadros brancos, 40 carteiras cada, ar-condicionado; 1 sala de estudos para docentes, contendo 5 compartimentos para grupos de estudos, arcondicionado,
mesas e cadeiras. Também utilizada para orientações de pesquisa científica e tecnológica; 1 sala de reunião, disponível sob agendamento,
com uma mesa orgânica e 14 lugares; 2 salas de convivência para docentes, contendo 4 mesas grandes, cada uma com 15 lugares.
LABORATÓRIOS DA UNESP: São 4 laboratórios de informática, onde as atividades dos alunos e docentes de programas de pós-graduação podem ser
desenvolvidas. A Central de Laboratórios de Informática, cujo prédio possui 770m2 visa ampliar e proporcionar melhores condições para o uso dos
laboratórios de informática aos alunos de pós-graduação e graduação, instala o setor responsável pelo gerenciamento de toda estrutura de informática da
faculdade e abriga alguns grupos de pesquisa voltados para os estudos das novas tecnologias. Possui Serviço Técnico de Informática (STI), o LABI e dos
três LDIs. As estruturas dos laboratórios são: 1 laboratório de informática (LABI), de uso exclusivo dos alunos de pós-graduação e graduação, para as
atividades de pesquisa e extensão, com 60 computadores com acesso à internet, 2 scanners, 1 impressora laser e 3 impressoras matriciais. Os alunos
podem agendar a utilização do LABI por meio da WEB ou pessoalmente. 3 Laboratórios Didáticos de Informática (LDI), de uso exclusivo para aulas de
informática ou que utilizem a informática como ferramenta de apoio, sendo 2 equipados com 41 computadores com acesso à internet, projetor multimídia
e impressora jato de tinta e 1 equipado com 31 computadores. Laboratório de Educação Especial Prof. Ernani Vidon, se destina ao desenvolvimento de
trabalho sistemático com propósito de ampliação e aperfeiçoamento de práticas didáticas, científicas e de extensão que contemplam a Educação Especial
no campo da aplicação teórica, metodológica e prática. Laboratório de análise do movimento: visa atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão
dos cursos da FFC em relação à análise do desempenho e aprendizagem motora de pessoas com ou sem deficiências. Laboratório de Tecnologias da
Comunicação Alternativa (LabTeCa): 4 computadores, 1 notebook, 1 impressora a laser colorida, impressoras a jato de tinta, monitor de tela de toque,
mouse adaptado e equipamentos de alta tecnologia em comunicação alternativa, como: 1 vocalizador lithwrite com voz sintetizada, 4 vocalizadores com
voz digitalizada (MCAW; GoTalk Pocket); teclados adaptados (teclado IntelliKeys) e software especializados: boardmaker (M145W Boardmaker com
Speaking Dynamically Pro – Versão 6), escrevendo com símbolos, invento, Overlay Maker, IntelliTools Classroom Suite, IntelliPics Studio, IntelliTalk,
acionadores, filmadora digital, câmera digital, recursos adaptados (livros, jogos, brinquedos, pastas de comunicação), 1 mesa digitalizadora, mobiliários
adaptados (cadeiras, mesas), livros de pesquisa e temáticos a respeito de comunicação alternativa.
A área do setor é de aproximadamente 450 m², cobertura em laje, paredes em alvenaria, estantes metálicas onde são armazenados os livros e
periódicos, piso em lajotas, ventilação natural e artificial e iluminação natural e artificial complementadas com luminárias sobre os postosde trabalho.
A biblioteca contém as bibliografias básicas dos campos de atuação do curso além do acesso via internet aos portais de periódicos da CAPES e de outras
instituições.
O espaço da biblioteca é destinado a atividades de estudos, em grupo ou individuais. É destinada ao atendimento de toda a comunidade do Campus. Há
espaços para reuniões e orientações. São previstas consultas a bases de dados digitais e outros serviços, como solicitação de artigos. Na biblioteca é
oferecido apoio bibliográfico ao desenvolvimento das atividades estudantis, como empréstimo de livros, manuais e revistas.
São realizadas atividades gerais de cadastro, controle, catalogo, conservação e manutenção do acervo bibliográfico, leia-se livros, revistas, periódicos,
documentos, vídeos e
preenchimentos de documentos, formulários e relatórios com auxílio do computador e atendimentos telefônicos à comunidade acadêmica, bem como
empréstimo e devolução de livros pelos discentes.
A biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, do período matutino ao noturno. O espaço é aberto à comunidade escolar, sendo os
empréstimos permitidos somente aos alunos e servidores do Campus.
O Campus Calama possui atualmente 1.028 (um mil e vinte oito) exemplares na área de ciências humanas, totalizando 507 (quinhentas e sete) obras.
Outro Campus localizado em Porto Velho que também poderá dar apoio as atividades do Dinter, possui 443 (quatrocentos e quarenta e quatro)
exemplares na área e 101 (cento e uma) obras.
Outras obras serão adquiridas de acordo com a necessidade de atualização e incorporação do acervo, conforme demanda dos cursos. Estão disponíveis
as consultas de teses/dissertações/artigos científicos por meio do Portal de Periódicos Capes e acesso aos sítios de domínio público.
BIBLIOTECA DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA: O serviço de biblioteca e Documentação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP Campus de
Marília, atende aos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Educação Especial, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia,
Relações Internacionais e Terapia Ocupacional, além dos Programas de Pós-graduação nas áreas de Ciência da Informação, Ciências Sociais, Educação
e Filosofia. A biblioteca possui uma ampla estrutura física para as atividades de estudo e pesquisa dos docentes e discentes da graduação e pósgraduação,
que engloba uma área de 1.745m2 construída e planejada para abrigar diferentes acervos, serviços e produtos e, sobretudo, atender às
diferentes categorias de usuários. O espaço da Biblioteca da FFC disponibiliza a informação, numa interação dinâmica entre o seu ambiente externo e
interno, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para a melhoria da vida do cidadão. Participa ativamente de Redes de
Consórcios, proporcionando suporte informacional e serviços voltados às necessidades dos usuários. Dentre os principais serviços destacam-se:
Palestras informativas aos alunos ingressantes; Acesos às bases de dados bibliográficas referenciais e em Textos Completos; Normalização de
Documentos; Empréstimo domiciliar; Empréstimo entre bibliotecas; Comutação bibliográfica nacional e internacional; Cursos de Capacitação aos Usuários
em Pesquisa Científica; Oficinas de Normalização de Trabalhos Acadêmicos; Exposições permanentes de Folders, cartazes, calendários; Exposições de
fascículos recentes com títulos correntes das coleções de periódicos assinados e das obras recentemente incorporadas ao acervo; Aquisição de material
bibliográfico, envio aos pesquisadores informando por assunto, por título, os itens incorporados ao acervo; Divulgação dos dados relativos à Biblioteca
através de sua home-page e do Boletim Eletrônico; Atividades referentes à Semana da Biblioteca. A Biblioteca conta atualmente com um acervo de:
Livros: 94.73 volumes; Teses e Dissertações: 2.853 volumes; Periódicos: 2.394 títulos e 59.531 Fascículos de periódicos nacionais e internacionais.
Outros: Mapas: 87; slides: 284 e Bases de dados.
Cronograma de Atividades:
A programação relacionada ao Doutorado terá duração máxima de quarenta e oito meses, cento e noventa e dois créditos e duas mil oitocentos e oitenta horas. Os prazos para integralização dos
créditos, referentes à frequência em disciplinas, será de quatro semestres. As atividades complementares poderão realizar-se até o agendamento do Exame Geral de Qualificação. No primeiro e segundo
semestres os/as alunas/as cursarão as disciplinas na Instituição Receptora. No terceiro semestre os alunos realizarão uma parte do estágio obrigatório na Instituição Promotora (cinco meses). Nesse
semestre os alunos deverão concluir a elaboração dos trabalhos finais referentes às disciplinas cursadas, manter contatos com os orientadores para aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa, participar
de eventos científicos e de atividades promovidas pelos Grupos de Pesquisa, e participar (frequência obrigatória) do Seminário de Pesquisa promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação.
Os alunos que não tiverem os créditos em disciplinas de Mestrado aproveitadas para o Doutorado deverão cursar as disciplinas na instituição promotora até completar os créditos obrigatórios em
disciplinas. No quarto e quinto semestres os/as alunos/as realizarão atividades complementares, atividades de pesquisa e de organização dos materiais para a relação do texto para exame geral de
qualificação na Instituição Receptora. No sexto semestre os/as alunos/as continuarão com os trabalhos de elaboração das teses e, tendo em vista a necessidade de orientação presencial, realizarão a
segunda parte do estágio obrigatório (4 meses) na Instituição Promotora, além do exame geral de qualificação. Nesse período, os/as alunos/as poderão, além dos contatos com os/as orientadores/as,
realizar contatos e/ou trocas de experiências com outros/as pesquisadores/as e colegas e usufruir da infraestrutura de pesquisa da Instituição Promotora. No sétimo e oitavo semestres os alunos deverão
dar continuidade de pesquisa e redação final da tese. No oitavo semestre os/as alunos/as deverão realizar a defesa de Tese. a) Inscrição e seleção 2017 - A inscrição será feita pelo sistema da UNESP
e os documentos serão entregues na instituição receptora. A seleção de candidatos e planejamento do curso será na Instituição Receptora (Comissão de seleção composta por quatro docentes do PPGE
da promotora, uma semana de permanência em Porto Velho – RO). A seleção será realizada em três fases. A primeira compreende a análise dos projetos e currículos dos candidatos. A segunda
compreende prova de proficiência em língua estrangeira e a terceira em arguição oral dos candidatos. Período de inscrições: 06 de março a 17 de março de 2017. Avaliação dos projetos e dos
comprovantes de proficiência em língua estrangeira: 27 de março a 14 de abril de 2017. Divulgação dos aprovados na primeira fase: 17 de abril de 2017. Arguição oral dos candidatos: 02 a 05 de maio de
2017. Divulgação de resultados: 08 de maio de 2017. b) Cronograma de atividades do curso. As cinco disciplinas serão ministradas no IFRO no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de
2018. O Exame Geral de Qualificação será realizado até junho de 2020, e a Defesa da Tese até junho de 2021. ATIVIDADES: 1. Matrícula e início do curso no IFRO: julho de 2017. 2. Disciplinas
Obrigatórias no IFRO: 2º semestre de 2017 e 1º semestre de 2018. 3. Primeira etapa do estágio obrigatório na UNESP Marília: 2º/ 3º semestre, de junho a outubro 2018. 4. Seminário de Pesquisa na
UNESP Marília: junho de 2018. 5. Atividades Complementares: do 1º ao 6º semestre. 6. Atividades de Pesquisa: 2º semestre de 2017 ao 1º semestre de 2021. 7, Segunda etapa do estágio obrigatório
na UNESP Marília: de março a junho de 2020. 8. Exame de Qualificação na UNESP Marília: junho de 2020. 9. Orientação de Tese: 2º semestre de 2017 ao 1º semestre de 2021. 10. Defesa da Tese na
UNESP Marília: 8º semestre/2021.