Dados do Programa

Dinter
41/2016
12/03/2018 a

Detalhamento do Programa

20
12/03/2022
Vilhena - RO

Ações Desenvolvidas no Projeto

O Programa de Pós-graduação em Educação, por meio de suas áreas de concentração Ensino na Educação Brasileira e Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira, visa a formação de pesquisadores/as para a área de educação, de docentes para o ensino superior e de profissionais especializados para a área de educação. Espera-se que com a realização do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação, haja um fortalecimento da graduação, da docência e da pesquisa no IFRO, fomentando assim o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região. Para a consecução desse propósito objetiva-se: a) Assegurar a formação de doutores na área de educação em um Programa de reconhecida excelência acadêmica; b) Fortalecer o ensino de graduação contribuindo com a melhoria dos cursos de formação de professores para a educação básica; c) Subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de pesquisa e ensino; d) Contribuir para a criação e fortalecimento de termas de pesquisa que correspondam às necessidades regionais; e) Contribuir para o estabelecimento de parcerias entre programas de pós-graduação e grupos de ensino e pesquisa em estágios diferentes de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia; f) Ampliar a estrutura de pesquisa do IFRO, com vistas a institucionalização de um Curso de Mestrado Profissional em Educação. Os candidatos inscritos no processo de seleção para o Doutorado serão submetidos às seguintes etapas: 1ª etapa: Análise do projeto de pesquisa, da dissertação de Mestrado e do Currículo Lattes do candidato. A análise será realizada pela Comissão de Seleção, composta por quatro docentes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e pelos orientadores. Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa deverá conter na folha de rosto o nome do candidato, o título e a linha de pesquisa à qual se vincula. O projeto dos candidatos deverá conter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 20 (vinte) páginas, excluídas as utilizadas para bibliografia. O projeto de pesquisa deverá atender obrigatoriamente à ementa da linha, devendo compreender: - Resumo (20 linhas); - Introdução (contendo justificativa da relevância de estudo e evidenciando domínio da bibliografia fundamental sobre o tema); - Objetivos (geral e específicos); - Procedimentos metodológicos (método de abordagem e coleta de dados; forma de análise dos resultados); - Atividades e cronograma de execução; - Referências (de acordo com normas da ABNT). 2ª etapa: análise dos comprovantes de Proficiência em duas línguas estrangeiras (escolhidas entre Inglês, Francês, Italiano, Espanhol), podendo ser aproveitada a do mestrado, sendo o Inglês obrigatório. Serão válidos apenas os comprovantes de proficiência nos idiomas acima, dos exames certificados pela CAPES ou realizados pela FUNDEPE (Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão), localizado em Marília/SP. 3ª etapa: Arguição dos candidatos aprovados na 2ª etapa. A arguição será feita pela comissão de seleção no IFRO, com a participação dos orientadores por meio de vídeo conferência. Os/as alunos/as cumprirão o estágio por meio do desenvolvimento de atividades na Instituição Promotora ao longo de 9 meses, divididos em duas etapas no terceiro semestre (cinco meses) e no sexto semestre (quatro meses). No terceiro semestre os/as alunos/as realizarão uma parte do estágio obrigatório na Instituição Promotora (cinco meses). Nesse período, os alunos deverão terminar a elaboração dos trabalhos finais referentes às disciplinas cursadas, manter contatos com os orientadores para aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa, participar de eventos científicos e de atividades promovidas por Grupos de Pesquisa, e participar (frequência obrigatória) do Seminário de Pesquisa promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação. No sexto semestre os/as alunos/as realizarão a segunda parte do estágio obrigatório (4 meses) na Instituição Promotora. Nesse período a atividade privilegiada será a realização de atividades de orientação e a realização do exame geral de qualificação. Além disso, os alunos poderão dar continuidade aos trabalhos de elaboração das teses, realizar trocas de experiências com outros/as pesquisadores/as e colegas e usufruir da infraestrutura de pesquisa da Instituição Promotora. Os riscos da endogenia na formação dos doutores serão evitados observando-se dois aspectos. O primeiro deles diz respeito à diversidadede grupos e linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, no qual atuam professores qualificados em Cursos de Pós-graduação e pós-doutorado em Instituições nacionais e do exterior. A realização de Pós-graduação dos docentes da Instituição Receptora em outras instituições diferentes da UNESP-PPGE – Campus de Marília, nacionais e fora do país, constitui-se no segundo aspecto a ser observado, no sentido de neutralizar os riscos de endogenia.

O Campus Porto Velho Calama possui 5 Laboratórios de Informática, equipados respectivamente com 36, 45, 16, 32 e 29 computadores, com processador Core 2 Duo e memória de 4GB, sistema operacional Windows e softwares do pacote Microsoft Office®, licenciados. A instalação de softwares específicos, a critério das necessidades das disciplinas, após solicitação dos docentes, coordenadores de curso e da aquisição, no caso dos softwares proprietários e apenas da solicitação para os softwares livres ou que permitam o uso gratuito em ambiente acadêmico. Cada laboratório possui área de 70m², cobertura em laje, paredes em alvenaria, piso em mármore, ventilação natural e artificial e iluminação natural complementadas com luminárias sobre os postos de trabalho. Nesses laboratórios são realizadas atividades de auxílio nas aulas teóricas, práticas e pesquisas dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação; 1 Laboratório Multimídia do Centro de Idiomas com 25 microcomputadores HP Compaq 6000 Pro, Intel Core Duo, All-in-one, sistema operacional Windows e softwares do pacote Microsoft Office®, licenciados; Televisor Samsung, em LCD, de 52", full HD; 25 headsets; 2 salas específicas para Pós-Graduação com 5 mesas redondas para 5 lugares cada, 1 datashow, 5 fios de linhas para facilitar a conexão de notebooks, 1 quadro branco, 2 murais, 1 mesa do professor e uma cadeira giratória, 1 ar condicionado; 16 salas de aulas equipadas com data show, quadros brancos, 40 carteiras cada, ar-condicionado; 1 sala de estudos para docentes, contendo 5 compartimentos para grupos de estudos, arcondicionado, mesas e cadeiras. Também utilizada para orientações de pesquisa científica e tecnológica; 1 sala de reunião, disponível sob agendamento, com uma mesa orgânica e 14 lugares; 2 salas de convivência para docentes, contendo 4 mesas grandes, cada uma com 15 lugares. LABORATÓRIOS DA UNESP: São 4 laboratórios de informática, onde as atividades dos alunos e docentes de programas de pós-graduação podem ser desenvolvidas. A Central de Laboratórios de Informática, cujo prédio possui 770m2 visa ampliar e proporcionar melhores condições para o uso dos laboratórios de informática aos alunos de pós-graduação e graduação, instala o setor responsável pelo gerenciamento de toda estrutura de informática da faculdade e abriga alguns grupos de pesquisa voltados para os estudos das novas tecnologias. Possui Serviço Técnico de Informática (STI), o LABI e dos três LDIs. As estruturas dos laboratórios são: 1 laboratório de informática (LABI), de uso exclusivo dos alunos de pós-graduação e graduação, para as atividades de pesquisa e extensão, com 60 computadores com acesso à internet, 2 scanners, 1 impressora laser e 3 impressoras matriciais. Os alunos podem agendar a utilização do LABI por meio da WEB ou pessoalmente. 3 Laboratórios Didáticos de Informática (LDI), de uso exclusivo para aulas de informática ou que utilizem a informática como ferramenta de apoio, sendo 2 equipados com 41 computadores com acesso à internet, projetor multimídia e impressora jato de tinta e 1 equipado com 31 computadores. Laboratório de Educação Especial Prof. Ernani Vidon, se destina ao desenvolvimento de trabalho sistemático com propósito de ampliação e aperfeiçoamento de práticas didáticas, científicas e de extensão que contemplam a Educação Especial no campo da aplicação teórica, metodológica e prática. Laboratório de análise do movimento: visa atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da FFC em relação à análise do desempenho e aprendizagem motora de pessoas com ou sem deficiências. Laboratório de Tecnologias da Comunicação Alternativa (LabTeCa): 4 computadores, 1 notebook, 1 impressora a laser colorida, impressoras a jato de tinta, monitor de tela de toque, mouse adaptado e equipamentos de alta tecnologia em comunicação alternativa, como: 1 vocalizador lithwrite com voz sintetizada, 4 vocalizadores com voz digitalizada (MCAW; GoTalk Pocket); teclados adaptados (teclado IntelliKeys) e software especializados: boardmaker (M145W Boardmaker com Speaking Dynamically Pro – Versão 6), escrevendo com símbolos, invento, Overlay Maker, IntelliTools Classroom Suite, IntelliPics Studio, IntelliTalk, acionadores, filmadora digital, câmera digital, recursos adaptados (livros, jogos, brinquedos, pastas de comunicação), 1 mesa digitalizadora, mobiliários adaptados (cadeiras, mesas), livros de pesquisa e temáticos a respeito de comunicação alternativa. A área do setor é de aproximadamente 450 m², cobertura em laje, paredes em alvenaria, estantes metálicas onde são armazenados os livros e periódicos, piso em lajotas, ventilação natural e artificial e iluminação natural e artificial complementadas com luminárias sobre os postosde trabalho. A biblioteca contém as bibliografias básicas dos campos de atuação do curso além do acesso via internet aos portais de periódicos da CAPES e de outras instituições. O espaço da biblioteca é destinado a atividades de estudos, em grupo ou individuais. É destinada ao atendimento de toda a comunidade do Campus. Há espaços para reuniões e orientações. São previstas consultas a bases de dados digitais e outros serviços, como solicitação de artigos. Na biblioteca é oferecido apoio bibliográfico ao desenvolvimento das atividades estudantis, como empréstimo de livros, manuais e revistas. São realizadas atividades gerais de cadastro, controle, catalogo, conservação e manutenção do acervo bibliográfico, leia-se livros, revistas, periódicos, documentos, vídeos e preenchimentos de documentos, formulários e relatórios com auxílio do computador e atendimentos telefônicos à comunidade acadêmica, bem como empréstimo e devolução de livros pelos discentes. A biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, do período matutino ao noturno. O espaço é aberto à comunidade escolar, sendo os empréstimos permitidos somente aos alunos e servidores do Campus. O Campus Calama possui atualmente 1.028 (um mil e vinte oito) exemplares na área de ciências humanas, totalizando 507 (quinhentas e sete) obras. Outro Campus localizado em Porto Velho que também poderá dar apoio as atividades do Dinter, possui 443 (quatrocentos e quarenta e quatro) exemplares na área e 101 (cento e uma) obras. Outras obras serão adquiridas de acordo com a necessidade de atualização e incorporação do acervo, conforme demanda dos cursos. Estão disponíveis as consultas de teses/dissertações/artigos científicos por meio do Portal de Periódicos Capes e acesso aos sítios de domínio público. BIBLIOTECA DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA: O serviço de biblioteca e Documentação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP Campus de Marília, atende aos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Educação Especial, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Relações Internacionais e Terapia Ocupacional, além dos Programas de Pós-graduação nas áreas de Ciência da Informação, Ciências Sociais, Educação e Filosofia. A biblioteca possui uma ampla estrutura física para as atividades de estudo e pesquisa dos docentes e discentes da graduação e pósgraduação, que engloba uma área de 1.745m2 construída e planejada para abrigar diferentes acervos, serviços e produtos e, sobretudo, atender às diferentes categorias de usuários. O espaço da Biblioteca da FFC disponibiliza a informação, numa interação dinâmica entre o seu ambiente externo e interno, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para a melhoria da vida do cidadão. Participa ativamente de Redes de Consórcios, proporcionando suporte informacional e serviços voltados às necessidades dos usuários. Dentre os principais serviços destacam-se: Palestras informativas aos alunos ingressantes; Acesos às bases de dados bibliográficas referenciais e em Textos Completos; Normalização de Documentos; Empréstimo domiciliar; Empréstimo entre bibliotecas; Comutação bibliográfica nacional e internacional; Cursos de Capacitação aos Usuários em Pesquisa Científica; Oficinas de Normalização de Trabalhos Acadêmicos; Exposições permanentes de Folders, cartazes, calendários; Exposições de fascículos recentes com títulos correntes das coleções de periódicos assinados e das obras recentemente incorporadas ao acervo; Aquisição de material bibliográfico, envio aos pesquisadores informando por assunto, por título, os itens incorporados ao acervo; Divulgação dos dados relativos à Biblioteca através de sua home-page e do Boletim Eletrônico; Atividades referentes à Semana da Biblioteca. A Biblioteca conta atualmente com um acervo de: Livros: 94.73 volumes; Teses e Dissertações: 2.853 volumes; Periódicos: 2.394 títulos e 59.531 Fascículos de periódicos nacionais e internacionais. Outros: Mapas: 87; slides: 284 e Bases de dados.

A programação relacionada ao Doutorado terá duração máxima de quarenta e oito meses, cento e noventa e dois créditos e duas mil oitocentos e oitenta horas. Os prazos para integralização dos créditos, referentes à frequência em disciplinas, será de quatro semestres. As atividades complementares poderão realizar-se até o agendamento do Exame Geral de Qualificação. No primeiro e segundo semestres os/as alunas/as cursarão as disciplinas na Instituição Receptora. No terceiro semestre os alunos realizarão uma parte do estágio obrigatório na Instituição Promotora (cinco meses). Nesse semestre os alunos deverão concluir a elaboração dos trabalhos finais referentes às disciplinas cursadas, manter contatos com os orientadores para aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa, participar de eventos científicos e de atividades promovidas pelos Grupos de Pesquisa, e participar (frequência obrigatória) do Seminário de Pesquisa promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação. Os alunos que não tiverem os créditos em disciplinas de Mestrado aproveitadas para o Doutorado deverão cursar as disciplinas na instituição promotora até completar os créditos obrigatórios em disciplinas. No quarto e quinto semestres os/as alunos/as realizarão atividades complementares, atividades de pesquisa e de organização dos materiais para a relação do texto para exame geral de qualificação na Instituição Receptora. No sexto semestre os/as alunos/as continuarão com os trabalhos de elaboração das teses e, tendo em vista a necessidade de orientação presencial, realizarão a segunda parte do estágio obrigatório (4 meses) na Instituição Promotora, além do exame geral de qualificação. Nesse período, os/as alunos/as poderão, além dos contatos com os/as orientadores/as, realizar contatos e/ou trocas de experiências com outros/as pesquisadores/as e colegas e usufruir da infraestrutura de pesquisa da Instituição Promotora. No sétimo e oitavo semestres os alunos deverão dar continuidade de pesquisa e redação final da tese. No oitavo semestre os/as alunos/as deverão realizar a defesa de Tese. a) Inscrição e seleção 2017 - A inscrição será feita pelo sistema da UNESP e os documentos serão entregues na instituição receptora. A seleção de candidatos e planejamento do curso será na Instituição Receptora (Comissão de seleção composta por quatro docentes do PPGE da promotora, uma semana de permanência em Porto Velho – RO). A seleção será realizada em três fases. A primeira compreende a análise dos projetos e currículos dos candidatos. A segunda compreende prova de proficiência em língua estrangeira e a terceira em arguição oral dos candidatos. Período de inscrições: 06 de março a 17 de março de 2017. Avaliação dos projetos e dos comprovantes de proficiência em língua estrangeira: 27 de março a 14 de abril de 2017. Divulgação dos aprovados na primeira fase: 17 de abril de 2017. Arguição oral dos candidatos: 02 a 05 de maio de 2017. Divulgação de resultados: 08 de maio de 2017. b) Cronograma de atividades do curso. As cinco disciplinas serão ministradas no IFRO no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018. O Exame Geral de Qualificação será realizado até junho de 2020, e a Defesa da Tese até junho de 2021. ATIVIDADES: 1. Matrícula e início do curso no IFRO: julho de 2017. 2. Disciplinas Obrigatórias no IFRO: 2º semestre de 2017 e 1º semestre de 2018. 3. Primeira etapa do estágio obrigatório na UNESP Marília: 2º/ 3º semestre, de junho a outubro 2018. 4. Seminário de Pesquisa na UNESP Marília: junho de 2018. 5. Atividades Complementares: do 1º ao 6º semestre. 6. Atividades de Pesquisa: 2º semestre de 2017 ao 1º semestre de 2021. 7, Segunda etapa do estágio obrigatório na UNESP Marília: de março a junho de 2020. 8. Exame de Qualificação na UNESP Marília: junho de 2020. 9. Orientação de Tese: 2º semestre de 2017 ao 1º semestre de 2021. 10. Defesa da Tese na UNESP Marília: 8º semestre/2021.


Instituição Promotora

RODRIGO PELLOSO GELAMO
33004110 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ( MARÍLIA ) (UNESP-MAR)
17.525-900
AV. HIGINO MUZZI FILHO, 737
-
-
Camp.Universitário
Marília - SP
(14) 34021331
(14) 32224797
(14) 34021300
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021355
(14) 34021447
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021355
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31161770
(11) 31161780
dee@marilia.unesp.br

Instituição(ões) Receptora(s)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

XENIA DE CASTRO BARBOSA
76804124
Avenida Calama
0994
-
Flodoaldo Pontes Pinto
Porto Velho - RO
(69) 21829602
(14) 32224797
(14) 34021300
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021355
(14) 34021447
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021355
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31161770
(11) 31161780
JACKSON@IFRO.EDU.BR


Documentos