Plano Acadêmico:
A estrutura curricular é composta por disciplinas, seminários e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I). As disciplinas são oferecidas em módulos e se dividem em obrigatórias e eletivas. As obrigatórias são disciplinas nucleares de formação (ex.: Método científico, Ética, Epidemiologia, Bioestatística), e as eletivas são disciplinas de apoio às linhas de atuação científico-tecnológicas (LACT). A oferta das diferentes disciplinas eletivas ocorre em função dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos discentes. Portanto, são observados princípios gerais de flexibilidade curricular, a fim de atender à diversidade de tendências e conhecimentos, oferecendo amplas possibilidades de aprimoramento científico. Cada disciplina consta de 45 horas/aula, correspondendo a três créditos, sendo um crédito para cada 15 horas/aula, e o aluno deve cumprir um mínimo de 24 créditos em disciplinas. O aluno tem acesso a todas as disciplinas oferecidas; assim, se houver necessidade ou interesse do aluno em cursar outras disciplinas, além das obrigatórias e das necessárias ao seu projeto, ele pode cursá-las e seus créditos são reconhecidos e computados.
Algumas das disciplinas os discentes cursarão remotamente, outras serão ofertadas presencialmente, na Instituição Receptora ou na Instituição Promotora, conforme conteúdo programático.
O Mestrado tem uma única área de concentração (AC), “Multi e interdisciplinaridade em lesões teciduais”, e três LACT, “Gestão e qualidade em lesões teciduais”, “Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais” e “Fitoterapia e plantas medicinais em lesões teciduais”. O termo "lesões teciduais" envolve as lesões em qualquer tecido, de diferentes etiologias, e seu manejo não envolve apenas o tratamento, mas também prevenção, diagnóstico, cicatrização e regeneração tecidual. Assim, as lesões teciduais, em sua grande diversidade de etiopatogenias, constituem um problema de saúde pública e requerem envolvimento e atenção das políticas públicas de saúde do país. O tema agrega profissionais de várias especialidades, além de gestores de saúde da rede pública e privada, de fabricantes e revendedores de insumos e produtos voltados a prevenção, cicatrização, regeneração tecidual e reabilitação.
Orientações
A escolha do orientador é prerrogativa do aluno. No primeiro módulo os docentes se apresentam, explicitando sua formação, área de atuação e LACT, e o aluno indica, na semana seguinte, três opções de orientadores. Caberá à coordenação do curso distribuir as orientações entre os docentes credenciados, levando em consideração a escolha do aluno e a disponibilidade do orientador. Cada aluno tem um orientador e poderá ter até dois coorientadores. As atividades de orientação e coorientação ocorrerão continuamente ao longo de todo o curso, de forma remota ou presencial, conforme as necessidades e características do projeto desenvolvido.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Quanto à infraestrutura disponível para o MPCAS:
Estrutura administrativa: O MPCAS dispõe de estrutura administrativa exclusiva para o curso e de uso comum. Conta com secretaria, sala para coordenação, salas para docentes, salas para reuniões, salas para orientação de discentes, anfiteatro. No ano de 2019 foi montada, com recursos da FAPEMIG, uma sala de videoconferência totalmente equipada para uso exclusivo do mestrado, para apoio às reuniões de intercâmbios nacionais e internacionais, bancas e orientações de discentes.
Laboratórios: O MPCAS conta com laboratórios de uso comum e de uso específico. O curso obteve, junto à FAPEMIG, recursos que permitiram montar o laboratório de Botânica/Fitoterapia e para modernizar o Biotério.
• Laboratório de Bases da Técnica Cirúrgica: equipado para a realização de procedimentos cirúrgicos experimentais.
• Laboratório de Fisiologia e Farmacologia: equipado para atender a experimentos em Fisiologia e Farmacologia da LACT Fitoterapia e Plantas Medicinais. • Laboratório de Farmacognosia: equipado para atuação em Farmacognosia, Farmacobotânica e nos diversos aspectos da obtenção de drogas de origem natural, com atenção especial aos vegetais, grande fonte de medicamentos e de matérias primas para o seu preparo. Dispõe também de subsídios para o reconhecimento das principais matérias primas de origem animal, mineral e principalmente vegetal, empregadas na indústria farmacêutica.
• Laboratório de Química e Bioquímica: equipado para a realização de análises bioquímicas de interesse dos projetos de pesquisa do MPCAS.
• Laboratório de Microbiologia: equipado para a realização de exames microbiológicos, culturas e exames microscópios de bactérias e fungos.
• Laboratório de Histopatologia: conta com o apoio do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
• Laboratório de Farmacotécnica e Homeopatia: equipado para conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais, alopáticas e ou homeopáticas e de outros produtos de interesse no tratamento de feridas.
• Biotério: criação e manutenção de cobaias de Rattus norvegicus, linhagem Wistar derivadas de colônias americanas. Nível de biossegurança NBR1. Possui três colaboradores: um biólogo na função de Coordenador do Biotério, um médico veterinário na função de Responsável Técnico e um Auxiliar de Laboratório.
• Laboratório de Prototipagem: equipado com impressora 3D, tem finalidade de oferecer apoio a projetos de inovação e tecnologia. É coordenado por engenheiro de produção, assessorado por tecnólogo em Sistemas de Informação e estagiários, graduandos do Curso de Sistemas de Informação da Univás. As criações do laboratório envolvem: hardware com raspberry e arduino, web applications e prototipagem de projetos de P&D&I.
O MPCAS dispõe também da infraestrutura de laboratórios extra-muros, por meio de convênios firmados:
• Instituto Cláudia Marques de P&D (área de 3.000m2): por meio de convênio de cooperação técnico-científica firmado, os alunos e docentes do MPCAS podem utilizar toda a infraestrutura laboratorial do Instituto, que permite a realização de estudos clínicos com voluntários sadios, biodisponibilidade relativa/bioequivalência, equivalência farmacêutica e ensaios analíticos. Dispõe de 60 leitos de enfermaria, com toda a infraestrutura para a realização de pesquisa clínica, além de laboratórios analíticos e de microbiologia totalmente equipados.
• Laboratórios de Engenharia Biomédica: por meio de convênio de cooperação técnico-científica firmado com o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações, que conta com curso de graduação e de pós-graduação lato sensu na área de Engenharia Biomédica), os alunos e docentes do MPCAS podem utilizar toda a infraestrutura laboratorial e o apoio técnico do Instituto na área de Engenharia Biomédica.
Há também convênios com empresas para realização de projetos específicos:
• ATINA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ATIVOS NATURAIS LTDA
• BIOLAB SANUS FARMACEUTICA LTDA
• INNOVATECS Comércio de Produtos Biotecnológicos
• MJS INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAIS PARA SAÚDE LTDA
• UNIÃO QUÍMICA DO BRASIL
Os discentes e docentes também tem amplo acesso, na realização de projetos clínicos, ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (Hospital Universitário da Univás): referência secundária e terciária para 54 municípios da região, atende a uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, e é classificado como Hospital-Âncora do SUS para a região.
Recursos de Informática e Estatística: O MPCAS dispõe de seis laboratórios de informática, de uso comum, que contam com um total de 177 computadores conectados à internet. Estes laboratórios são utilizados para aulas teórico-práticas sempre que necessário, mediante agendamento. São ainda disponibilizados aos alunos outros 53 computadores nas bibliotecas, também com acesso à internet. O MPCAS também dispõe de todos os recursos da UNIVÁS VIRTUAL, incluindo Central de Operações, Estúdio, servidor de alto desempenho LINODE (Dallas, EUA), repositório de vídeos em vimeo.com, Plataforma Moodle e acesso a Plataforma Microsoft Teams. Além disso, a Univás oferece suporte técnico em informática a alunos e docentes. O curso especificamente conta com professor de Estatística, que ministra aulas teóricas e presta consultoria aos projetos, e disponibiliza a docentes e discentes programas de estatística (SPSS, Bioestat, Epiinfo). Softwares licenciados e disponíveis para docentes e discentes: Pacote AdodeCloud CC, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), Microsoft Campus Agreement (inclui todos os softwares da Microsoft), Minitab19, AutoCad 2018.
Bibliotecas: Discentes e docentes tem livre acesso às duas bibliotecas da Univás, que são completamente informatizadas (Software SÁBIO) e contam com funcionários especializados, salas de estudo individuais, computadores com internet, acesso aos periódicos CAPES e redes de informação, além de convênios entre bibliotecas: COMUT, IBICT, BIREME-BVS.
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT): A Universidade do Vale do Sapucaí conta com Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) criado pela Resolução CONSEPE nº 1/2014 de 2 de abril de 2014, de acordo com o disposto na Lei nº 10.973/2004 e no Decreto nº 5563/2005 e tem como finalidades primordiais criar, gerir e zelar pela manutenção da política de incentivo à inovação tecnológica da Universidade, viabilizando estratégias e ações relacionadas aos direitos de propriedade intelectual tanto no ambiente interno como no ambiente externo da Universidade. O NIT assessora diretamente os DP e discentes, na elaboração dos processos para solicitação dos pedidos de patente, registros de programas de computador e marcas, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Agência de Empreendedorismo e Inovação da Univás (AEIU): criada para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Univás. Tem a finalidade de facilitar a inserção dos produtos de P&D&I desenvolvidos na Instituição no mercado e na sociedade. Responsável por promover o estabelecimento de parcerias e cooperações mútuas com empresas, a partir da identificação de demandas específicas do mercado. O processo ocorre de duas maneiras: a demanda empresarial chega através da AEIU e é direcionada às equipes de P&D&I. Estabelece-se também contato, através da AEIU, para divulgação de produtos já desenvolvidos. É coordenada por administrador de empresas e jurista.