Plano Acadêmico:
A Universidade Regional do Cariri tem a responsabilidade social de preparar profissionais qualificados para atender às exigências e especificidades demandadas pelo mundo do trabalho nos cenários do ensino, pesquisa e extensão. Particularmente, no que diz respeito ao ensino de pós-graduação Stricto Sensu e da pesquisa, a URCA conta com quatro cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Mestrado Acadêmico em Bioprospecção Molecular, com 64 alunos; Doutorado em Etnobiologia e Conservação da natureza, com 38 alunos; Mestrado em Enfermagem, com 11 alunos, e, Mestrado Profissional em Saúde da Família, com 10 vagas. Quanto ao Mestrado Acadêmico em Enfermagem, com início da primeira turma em abril de 2014, com 11 alunos matriculados, detém duas linhas de pesquisa: Enfermagem e Saúde nas Dimensões Pública e Coletiva e Cuidado de Enfermagem e Saúde na Dimensão do Crescimento e Desenvolvimento Humano. Destaca-se ainda, a participação da URCA em dois programas de Mestrado Profissional na área da saúde, sendo um deles vinculado à Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), denominado Mestrado Profissional em Saúde da Família, cuja finalidade é a educação permanente, a produção do conhecimento científico, tecnológico e de inovação na área Saúde da Família, na região Nordeste. Dentre as finalidades da RENASF, foi proposta a criação do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), desenvolvido em rede, oferecido de forma descentralizada pela RENASF. A estrutura e funcionamento do Curso deu-se com a participação de instituições nucleadoras, colaboradoras e consorciadas. A Universidade Regional do Cariri é integrante da rede e está na categoria de nucleadora do curso. Os programas vinculados à Enfermagem consolidam o compromisso social da Universidade com a comunidade de enfermeiros, atendendo a demanda existente no interior do estado do Ceará que precisa ser qualificada para adquirir competências e habilidades no campo da pesquisa. O Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu que abriga o Mestrado Acadêmico em Enfermagem, tem objetivo de expansão com a criação de um curso de Doutorado, para que possa atender a esta exigência, faz-se necessário ampliar o número de doutores que ministram disciplinas e orientam no programa. Desta forma, o DINTER oferece a oportunidade de qualificação Stricto-Sensu na área de Enfermagem, no Estado de Ceará, para atividades de pesquisa de modo a ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem. Objetiva-se ainda formar e/ou fortalecer grupos de pesquisa locais que possam, com qualificação futura, estabelecer programas próprios de formação de recursos humanos. Ressalta-se que a modalidade DINTER promove a interação entre as IES no campo de ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar o surgimento de novas formas de relacionamento entre as IES, provocadas pelo avanço tecnológico, nos quais são referenciais, as redes eletrônicas. A proposta é que o curso esteja voltado para qualificar profissionais para análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de ações de promoção da saúde, considerando os contextos epidemiológico, social e ambiental locais, com também os cenários nacional e internacional. Com a realização deste curso, espera-se que do ponto de vista social, as pesquisas e trabalhos acadêmicos produzidos orientem ações de melhoria dos índices de saúde, contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida da população da região. De outra perspectiva, o curso traz também a possibilidade de melhoria do ensino oferecido na instituição receptora; quer seja pelo investimento na formação dos docentes ou através da articulação do DINTER com a graduação, em atividades que permitam a participação desses dois níveis. Assim, este Projeto DINTER justifica-se pela necessidade de formar docentes pesquisadores para o ensino, a pesquisa e a extensão. Pretende-se consolidar grupos de pesquisa em enfermagem na instituição receptora, estimular publicação em periódicos de qualidade internacional, estabelecer parcerias e formar novos pesquisadores, ampliando o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação.
7.1. Objetivos e Metas:
O Programa de Doutorado Interinstitucional UFC/URCA, em Enfermagem tem por objetivos:
• Contribuir com a redução das desigualdades regionais estabelecidas no território brasileiro, no que se refere à construção do conhecimento científico.
• Fortalecer o vínculo/parceria entre dois programas de pós-graduação em Enfermagem da região Nordeste, promovendo a construção de conhecimento científico que atenda as peculiaridades regionais.
• Apoiar a formação e/ou o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa em Enfermagem.
• Contribuir para o surgimento, no âmbito da instituição receptora, de novas vocações para a pesquisa, mediante o incentivo à participação de alunos de graduação como bolsistas de iniciação científica, nos projetos articulados as linhas de pesquisa.
• Estimular a cooperação entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento.
• Propiciar o aumento da competência da formação de recursos humanos na instituição receptora e de linhas de pesquisa que responda às necessidades na área de Enfermagem do Estado do Ceará e na área de influência desta instituição (Paraíba, Pernambuco e Piauí), ampliando o comprometimento institucional com o desenvolvimento regional.
• Contribuir para o fortalecimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da estruturação de uma assistência de Enfermagem com bases científicas, voltadas a necessidades reais, respondendo a uma demanda histórica da população brasileira.
• Formar 10 (dez) doutores, professores efetivos dos cursos de Enfermagem da URCA, para o fortalecimento da pesquisa e do programa de pós-graduação em Enfermagem, contribuindo no processo de consolidação da ciência da Enfermagem.
• Contribuir para a criação do curso de doutorado, na instituição receptora, e de linhas de pesquisa que respondam às necessidades na área de Enfermagem do Estado do Estado do Ceará e na área de influência desta instituição (Paraíba, Pernambuco e Piauí), ampliando o comprometimento institucional com o desenvolvimento regional.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
Os candidatos foram submetidos às normas para inscrição e admissão ao curso, estabelecidas no Regulamento do Programa da instituição Promotora, preservando-se, assim, os mesmos mecanismos de seleção que são adotados pelo programa convencional da Instituição. Para efetuar a inscrição o candidato apresentou os seguintes documentos:
A – DAS INSCRIÇÕES.
1. Inscrição de candidatos: a) Poderão inscrever-se portadores de diploma de graduação em Enfermagem e áreas afins. b) As inscrições foram realizadas no SIGAA, no site www.prppg.ufc.br e www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br. c) O Período de.
inscrição foi 20/10/2014 a 27/10/2014. d) Não será aceita, em qualquer hipótese, a realização de inscrição condicional e nem a entrega ou juntada de documentos após o prazo previsto para inscrição. e) O candidato inscrever-se-á somente para as vagas disponíveis por área temática f) O deferimento das inscrições será divulgado pela Comissão de Avaliação de documentos das inscrições, de acordo com data constante no presente edital, no site www.prppg.ufc.br e www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br.
2. Documentos necessários para inscrição na seleção ao Curso de Doutorado: A aceitação do pedido de inscrição do candidato está condicionada à entrega de todos os documentos abaixo, no mesmo período de inscrição: a) Ficha da Inscrição realizada no SIGAA, disponível no site www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br b) Requerimento de inscrição disponível no site www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br c) Foto 3X4 atualizada. d) Cópia autenticada dos seguintes documentos: RG; Cadastro de Pessoa Física ou documento equivalente para estrangeiro; Diploma do curso de Graduação em Enfermagem; Histórico escolar do curso de graduação em Enfermagem; Histórico escolar do curso de Mestrado;. Diploma do curso de mestrado ou declaração equivalente de defesa de Dissertação; e) Curriculum Vitae – Modelo Lattes/CNPq com os documentos comprobatórios organizados na sequência do currículo apresentado devidamente encadernado. f) Anteprojeto de pesquisa encadernado, com no mínimo 8 e, no máximo, 15 páginas, contendo: introdução (delimitação do problema, justificativa e relevância com base na literatura), objetivos, metodologia e referências. (As páginas pré-textuais, apêndices e anexos não serão contados como páginas do projeto). Este deve estar inserido nas áreas temáticas constantes no projeto.
B – DO PROCESSO DE
SELEÇÃO. O Processo de Seleção constará de quatro etapas descritas a seguir:
B – DO PROCESSO DE SELEÇÃO. O Processo de Seleção constará de quatro etapas descritas a seguir: 1ª ETAPA: Prova escrita – Eliminatória a) A pontuação da prova escrita é de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
b) A prova deverá ser respondida a caneta (azul ou preta). Será realizada de 9:00 às 12:00, com duração de 3 horas. c) A nota mínima exigida é 7,0 (sete). d) Os critérios de avaliação da prova serão: capacidade de interpretação, argumentação, síntese e expressão escrita no contexto do conhecimento do Programa. Atenção: o candidato que chegar após o horário previsto para o início da prova (9:00 horas) será eliminado.
2ª ETAPA: Análise do curriculum vitae - Eliminatória a) O Curriculum Vitae (CV) será analisado e pontuado com base em critérios pré-definidos. Os comprovantes deverão ser organizados na sequência do currículo apresentado. b) A pontuação do CV é de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). c) A nota mínima exigida é 3,0 (três). d) Na avaliação do CV serão levados em consideração os itens a seguir e a respectiva pontuação: I- Formação Acadêmica: não haverá restrição temporal para aceitação e computação da pontuação; II- Atividades Profissionais: somente serão aceitas e computadas as atividades ocorridas no período de janeiro de 2012 até o dia da inscrição do candidato; III- Produção Científica: somente serão aceitas e computadas as produções ocorridas no período de janeiro de 2012 até o dia da inscrição do candidato.
3ª ETAPA: Análise do anteprojeto de pesquisa - Eliminatória a) A pontuação do anteprojeto de pesquisa é de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). b) A nota mínima exigida é 7,0 (sete). c) Na avaliação do projeto serão levados em consideração os seguintes itens: Problema e contextualização do objeto de pesquisa/Justificativa/Relevância, Metodologia, Aderência a área temática de inscrição do candidato, Coerência entre objeto de estudo, objetivos e metodologia, Atualização e abrangência da bibliografia, Qualidade da redação e Formatação conforme normas da ABNT.
4ª ETAPA:
Arguição
7.3. Estrutura básica da programação:
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga Horária Docente(s) Responsável(eis) Local da oferta Data da Oferta
Observação
Nome da Disciplina: Tese
Carga Horária: 192
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
MARIA JOSEFINA DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 05/09/2016
Nome da Disciplina: Tese
Carga Horária: 192
Docente(s) Responsável(eis):
MARIA JOSEFINA DA SILVA
JOSELANY AFIO CAETANO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA MACHADO
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
VITORIA DE CASSIA FELIX DE ALMEIDA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 01/02/2017
Nome da Disciplina: Tese
Carga Horária: 192
Docente(s) Responsável(eis):
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
JOSELANY AFIO CAETANO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
MARIA JOSEFINA DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA MACHADO
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES
VITORIA DE CASSIA FELIX DE ALMEIDA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 01/08/2017
Nome da Disciplina: Pós-Graduação Brasileira e Enfermagem
Carga Horária: 32
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO VIVIANE MARTINS DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 01/04/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Seminário Especial II - 32
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO e VIVIANE MARTINS DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 04/05/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Análise Crítica das Práticas de Enfermagem na Promoção da Saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
ANA KARINA BEZERRA PINHEIRO
LORENA BARBOSA XIMENES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 03/08/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Aspectos Críticos do Processo de Cuidar em Enfermagem - 64
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/09/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Tecnologia de Enfermagem na Promoção da Saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
VIVIANE MARTINS DA SILVA
MARIA VERA LUCIA MOREIRA LEITAO CARDOSO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/10/2014
Nome e carga horária da Disciplina:
Metodologia do Ensino de Enfermagem - 64
Docente(s) Responsável(eis):
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
FRANCISCA ELISANGELA TEIXEIRA LIMA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/09/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Aspectos Críticos do Processo de Cuidar em Enfermagem - 64
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/10/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Tecnologia de Enfermagem na Promoção da Saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
VIVIANE MARTINS DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 02/11/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Enfermagem e as Bases Teóricas da Promoção da Saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 02/02/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Análise da Pesquisa em Enfermagem - 64
Docente(s) Responsável(eis):
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
CELIDA JULIANA DE OLIVEIRA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 02/03/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Tópicos Avançados de Educação em saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 02/11/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Estágio docência em enfermagem II - 32
Docente(s) Responsável(eis):
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
JOSELANY AFIO CAETANO
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARIA JOSEFINA DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 14/09/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Análise Crítica da Ética em Saúde - 32
Docente(s) Responsável(eis):
ZUILA MARIA DE FIGUEIREDO CARVALHO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 17/08/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Tópicos Avançados de Pesquisa Clínica em Enfermagem - 32
Docente(s) Responsável(eis):
MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 05/10/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Enfermagem e as Políticas Sociais de Saúde - 64
Docente(s) Responsável(eis):
MARIA JOSEFINA DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 02/11/2015
Nome e carga horária da Disciplina:
Filosofia da Ciência - 64
Docente(s) Responsável(eis):
RUI VERLAINE OLIVEIRA MOREIRA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/02/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Tópicos Especiais de Filosofia em Enfermagem - 32
Docente(s) Responsável(eis):
RUI MARTINHO RODRIGUES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/03/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Estágio de Docência em Enfermagem II - 32
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
MARIA JOSEFINA DA SILVA
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 14/03/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Metodologia da Pesquisa - 64
Docente(s) Responsável(eis):
MARIA DALVA SANTOS ALVES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 04/04/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Bioestatística - 48
Docente(s) Responsável(eis):
MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 02/05/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Estudos Independente - 32
Docente(s) Responsável(eis):
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
JOSELANY AFIO CAETANO
MARIA JOSEFINA DA SILVA
VIVIANE MARTINS DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 01/06/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Seminário de Pesquisa I - 32
Docente(s) Responsável(eis):
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
MARIA JOSEFINA DA SILVA
JOSELANY AFIO CAETANO
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
VIVIANE MARTINS DA SILVA PRISCILA DE SOUZA AQUINO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 21/06/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Seminário de Pesquisa II - 64
Docente(s) Responsável(eis):
JOSELANY AFIO CAETANO
VIVIANE MARTINS DA SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
MARIA JOSEFINA DA SILVA
MARTA MARIA COELHO DAMASCENO
VITORIA DE CASSIA FELIX DE ALMEIDA
GLAUBERTO DA SILVA QUIRINO
MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA MACHADO
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Receptora - 01/08/2016
Nome e carga horária da Disciplina:
Análise Crítica de Teorias de Enfermagem - 64
Docente(s) Responsável(eis):
MARCOS VENICIOS DE OLIVEIRA LOPES
Local da oferta Data da Oferta:
Na Instituição Promotora - 02/05/2016
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O programa de Pós-Graduação da UFC tem área de concentração Enfermagem na Promoção da Saúde e conta com três linhas de pesquisas que se adequam às demandas da ciência da Enfermagem, correspondendo às propostas dos objetos de investigações científicas adotados pela pós-graduação da instituição receptora a saber: Enfermagem no Processo de Cuidar na Promoção da Saúde - Estuda as ações de Enfermagem no processo de cuidar dos indivíduos, grupos e comunidade com vistas à promoção de saúde; Tecnologia de Enfermagem na Promoção de Saúde - Desenvolve e/ou valida processos e produtos para prática e ensino de Enfermagem na promoção da saúde e Enfermagem e Educação em Saúde - Investiga as tendências de educação em saúde nos campos da saúde individual, grupal, familiar e comunitária, e suas implicações para a saúde e para a Enfermagem, as quais estão vinculados os professores orientadores. A escolha do orientador realizar-se-á a partir da indicação do docente pela área temática. Faculta-se a possibilidade de co-orientação em comum acordo com o orientador e segundo a necessidade do tema em estudo, que pode ser vinculada ou não à instituição, com vistas a minorar a distância física entre orientador-orientando como também contribuir para o fortalecimento da função de orientar na instituição receptora. As atividades de orientação serão realizadas conforme planejamento, dinâmica e avaliação das disciplinas obrigatórias em acordo com o cronograma determinado pelo programa promotor: no segundo e terceiro semestres o aluno deverá permanecer na instituição promotora, de forma ininterrupta, durante doze meses. Neste período irão cursar disciplinas (Enfermagem e as Bases Teóricas da Promoção da Saúde; Filosofia da Ciência, Pós-Graduação Brasileira e Enfermagem, Filosofia da Ciência, Análise Crítica das Práticas de Enfermagem na Promoção da Saúde, Aspectos Críticos do Processo de Cuidar em Enfermagem, Seminário de Pesquisa I, Seminário Especial I, Tecnologia de Enfermagem na Promoção da Saúde, Tópicos Avançados de Educação em Saúde), participar dos grupos de pesquisa e receber as orientações, de maneira intensificada, necessárias para o avanço do projeto de tese. Além disso, esta permanência na UFC proporcionará aos alunos vivenciarem graduação. Este momento possibilitará os doutorandos inserirem-se nas atividades intelectuais e culturais oferecidas pelo PPG/UFC ou mesmo por outros programas de doutorado na cidade de Fortaleza, participando de cursos, seminários, defesas de teses doutorado, encontros etc., que contribuam para uma formação dinâmica pela interlocução com conteúdos e debates diversos. Durante este período deverão estar em contato com o orientador e cursar a disciplina Seminário de Pesquisa I e II, Estágio Docência, Tese. Poderão cursar outras disciplinas eletivas complementares aos estudos de seu interesse. Será estimulada a participação dos orientandos nos grupos de estudos e pesquisas, com os doutorandos do curso regular e colaboração com as orientações de alunos de graduação. A permanência na Instituição Promotora será realizada no segundo semestre e terceiro semestre, e como os candidatos lecionam no mesmo campus, o afastamento durante este período não haverá problema para a instituição. Nos demais semestres o aluno ficará na instituição receptora para cursar disciplinas que serão ministradas pelos docentes do Programa Promotor com a colaboração de docentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Regional do Cariri. As reuniões de orientação para o desenvolvimento da tese podem ser presenciais e/ou via computador. O contato entre orientando e orientador será contínuo para assegurar a formação qualificada dos alunos, contemplando envolvimento em pesquisa, publicações e na elaboração da tese. Embora o contato continuado que se pretende possa ser facilitado pelas ferramentas de comunicação virtual. E, as atividades de orientação também se intensificarão no período de realização dos estágios na sede do PPG-UFC. Nos demais semestres os professores orientadores irão à instituição receptora para o acompanhamento do processo de construção da tese. Também, se necessário, o doutorando poderá de deslocar para a instituição promotora.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
A interdisciplinaridade do PPG em Enfermagem é um traço visível na formação do quadro docente, que embora se tenha um número expressivo de doutores em enfermagem, porém tem professores colaboradores em filosofia e estatística. Além disso, grande parte da demanda docente a ser atendida pelo programa DINTER realizou mestrado em diversas instituições de ensino do Brasil. Para minimizar os riscos de endogenia, os alunos do DINTER participaram dos projetos de cooperação da UFC com outras instituições. Também, foram desenvolvidos seminários, por teleconferência, com outros Programas de Pós-graduação em enfermagem da região Nordeste e/ou de outras regiões do país. Foi também estimulado o desenvolvimento de doutorado sanduíche em instituições estrangeiras. E isso se concretizou com a ida de alguns desses alunos para Portugal, na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Além disso, três disciplinas seriam ministradas em cooperação com outros Programas de Pós-graduação da URCA. Questões de orientação, formação de bancas para defesa, seminários, eventos científicos, e outros irão requerer a relação com várias áreas de conhecimento para atendimento à diversidade dos projetos discentes. A realização do estágio também contribuirá para articulação com outras áreas de pesquisa afins.
- Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
Uso de video conferencia, hangout, e-mail, what App e demais ferramentas que são conveniente e funcionantes para o professor-orientando.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O Departamento de Enfermagem/UFC encontra-se instalado em um prédio com três pavimentos (cerca de 1600m2), disponibilizando o terceiro pavimento ao Programa onde se localizam três salas de aula equipadas com aparelho de multimídia, notebook e ar condicionado. Neste pavimento ainda existem três salas para orientações, secretaria, sala da coordenação e vice-coordenação do Programa, Laboratório de Informática, copa, sanitários, área de convivência e sala de secretaria da especialização e do mestrado profissional em Saúde Pública. Todas as salas são climatizadas, ambientadas e contam com recursos de informática. As salas podem ser disponibilizadas para atividades supervisionadas (aulas, treinamentos, orientações, etc.) ou para usos individuais. O Departamento conta ainda com o primeiro e segundo pavimentos para as instalações do curso de graduação em Enfermagem. No primeiro pavimentos, encontram-se quatro laboratórios, a saber: Laboratório de Comunicação em Saúde (LabCom_Saúde), Laboratório Multiusuário em Saúde (LabMAS), Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LabPAS) e Laboratório de Habilidades (LabHAB). O Laboratório de Comunicação em Saúde destina-se a fomentar pesquisa sobre o processo de comunicação inerente ao ato de cuidar em enfermagem. Este laboratório cria um ambiente que permite a comunicação em duplas e em grupos, que possam ser observadas por estudantes e pesquisadores, permitindo o registro sistemático em meio eletrônico visual e sonoro. O LabCom também funciona como um espaço de ensino de comunicação para alunos da graduação e pós-graduação, pois permite o desenvolvimento controlado de situações reais e ideais. O LabCom ainda apresenta uma sala de videoconferência que possibilita a fortificação dos vínculos com as outras pós-graduações, no sentido de ampliar canais de comunicação para o ensino e a pesquisa. O Laboratório Multiusuário em Saúde tem por finalidade, dentre outras, permitir a análise sistemática de informações em saúde com ênfase em (1)Geoprocessamento e Georreferenciamento em Saúde com a respectiva configuração e análise espacial de indicadores ou marcadores preestabelecidos e, (2) Comunicação em Saúde: tecnologias de ação comunicativa para os sistemas e serviços de saúde. Enfatiza-se que a missão do LabMAS está nitidamente centrada na pesquisa. Sua proposta permite pesquisas com diferentes abordagens e temas de avaliação e comunicação em saúde. Nesta perspectiva, este laboratório apresenta atividades que podem ser desenvolvidas em conjunto com o Laboratório de Comunicação em Saúde, visto que há convergência de parte dos objetivos. O Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde conta com estrutura física adaptada para realizar ações de pesquisa e extensão no âmbito das práticas alternativas em saúde para alunos de graduação e pós-graduação, caminhando na direção da proposta do Ministério da Saúde, que criou a Portaria no. 971 em 2006, aprovando a Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. As principais práticas realizadas neste laboratório são: acupuntura, Reike, massagem terapêutica, florais de Bach e outras. O Laboratório de Habilidades (LabHAB) constitui um espaço para o treinamento de cuidados em saúde nas áreas de enfermagem na saúde do adulto, da mulher e da criança. O laboratório contribui ainda para o desenvolvimento de habilidades para execução de procedimentos médicos intensivos, invasivos e de emergência. Além dos laboratórios localizados nas dependências do Departamento de Enfermagem, o Programa também utiliza como laboratórios para pesquisa a rede de atenção à saúde do SUS.
Como uma das estratégias de articulação entre pesquisadores e profissionais/gestores do SUS, destaca-se que o curso de Enfermagem da UFC foi contemplado com o Edital Pró-saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde). Entre os objetivos deste programa, destacam-se: reorientar o processo de formação dos profissionais da saúde; estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as escolas; ampliar a duração da prática educacional na rede pública de serviços básicos de saúde, inclusive com a integração de serviços clínicos da academia no contexto do SUS. Assim, verifica-se que desde o início do Pró-saúde, houve uma crescente demanda dos profissionais da rede de saúde para o ingresso no Programa de Pós-Graduação, bem como, um crescente vínculo das pesquisas com problemas reais vivenciados no quotidiano dos serviços de atenção à saúde.
- Biblioteca:
Biblioteca - Informações Gerais
O Sistema de Bibliotecas da UFC, coordenado pela Biblioteca Universitária, compreende 12 bibliotecas em Fortaleza e 5 no Interior do Estado. A Biblioteca Ciências da Saúde localiza-se no Campus do Porangabussu, próximo ao Departamento de Enfermagem e dispõe de amplo acervo. Seus serviços são informatizados e interligados a bibliotecas virtuais. O atendimento personalizado é desenvolvido por bibliotecárias que introduzem o aluno no uso dos recursos disponíveis, fazem conferência das bibliografias relacionadas na produção científica, e orientam quanto à normalização de trabalhos de conclusão. Vale destacar que a publicação da Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste (Rev Rene), editada pelo Departamento de Enfermagem com apoio da Universidade, tem permitido a atualização dos periódicos brasileiros disponíveis na Biblioteca por meio de permuta. Além do acervo presente no Sistema de bibliotecas, a Universidade Federal do Ceará disponibiliza para seu corpo discente e docente acesso livre ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
- Biblioteca - Portal de Periódicos:
- A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
- Acesso : Total
- Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 16845
- Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
- Acesso : Parcial
- Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 487
- Outros Recursos :
Em relação aos recursos humanos, a URCA contará com a participação do Professor Dr. Antônio Germane Alves Pinto, como Coordenador Operacional do Projeto como também proverá apoio logístico ao projeto através do corpo docente e da secretaria do Programa Pós-Graduação em Enfermagem. No que diz respeito às instalações físicas existentes as mesmas serão asseguradas pela URCA para o desenvolvimento das atividades inerentes ao curso estão discriminados a seguir: Uma sala de aula, equipada com ar condicionado, carteiras suficientes para até 30 pessoas, computador com acesso à internet, projetor, quadro branco, TV, tela de projeção, e flip shap; Uma sala de apoio à Coordenação Local do Curso, composta de ar condicionado, microcomputadores com acesso à Internet, notebooks, impressora, armários, estantes, arquivo, mesa e cadeiras para reuniões, ramal telefônico e material diverso para expediente; Uma Biblioteca Central no Campus Pimenta 1. Conta com 23831 livros das mais diversas áreas do conhecimento e a Biblioteca oferece acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio do sítio eletrônico da própria Universidade. A Área de Saúde/Enfermagem possui o seguinte acervo geral: 27.080 livros; 1.180 periódicos.
Dois Laboratórios de informática, no Campus Pimenta 1 – local do curso, composto de 40 microcomputadores; e outro no prédio do programa de pós-graduação em Enfermagem/URCA, composto de 04 microcomputadores; Sala de Orientação climatizada, equipada com mesa, cadeiras, quadro branco e com acesso a internet; Sala de Reunião climatizada com acesso a internet; Auditório (Salão de Atos), climatizado para 220 pessoas; Duas salas de apoio climatizadas, que serviram de infraestrutura a outro Dinter em fase de conclusão na IES.