Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DA PROPOSTA
1 Objetivos e metas
O objetivo específico desta proposta é a formação em nível de Doutorado de uma turma de docentes da Universidade Federal de Rondônia, com oferta de disciplinas, orientação, estágio de docência dos alunos junto ao Programa Promotor, e com apresentação e defesa de Tese, conforme cronograma. Ficam implicados nesse objetivo central, os objetivos que norteiam oficialmente o Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição Promotora, que vão aqui resumidos.
O PPE tem por finalidade formar pesquisadores que respondam às necessidades de investigação do campo educacional em articulação com as diversas áreas do conhecimento, bem como viabilizar, por meio das linhas de pesquisa do Programa, a produção de conhecimento científico na área de Educação.
Com filiação a esses objetivos, este DINTER propõe: a) viabilizar a formação em nível de doutorado a mestres que atuam numa região que se encontra fora dos grandes centros de ensino e pesquisa; b) subsidiar o desenvolvimento das linhas de pesquisa e de estudos a elas ligados, na Instituição Receptora; c) fortalecer os grupos de pesquisa e a atuação docente de que participam os docentes dessa Instituição .
As metas implicadas são: a) assegurar ao desenvolvimento do DINTER o padrão de qualidade requerido por esse nível de formação; b) construir um ambiente de produção e difusão do conhecimento no campo da educação; c) formar docentes, pesquisadores e professores na área da educação; d) desenvolver estudos e pesquisa sobre educação; e) contribuir para o desenvolvimento científico e para a melhoria da qualidade da educação na região e no Brasil. Para alcançar esses objetivos propõe-se, para o DINTER, a estrutura do próprio formato do PPE-UEM.
2 Área de concentração e linhas de pesquisa
Área de concentração: Educação
Linhas de pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (ENS) - Essa linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. A compreensão é de que o contexto histórico, social, cultural e político orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.
História e Historiografia da Educação (HHE) - Essa linha de pesquisa compreende as investigações a respeito das teorias e das metodologias da educação, da pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas, o que implica a compreensão de que a Educação abrange os processos de produção e transmissão de conhecimentos construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. Para a sistematização e a crítica desta relação, são utilizadas fontes primárias e secundárias, obras de autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas é também objeto da própria historiografia da educação.
Políticas e Gestão em Educação (POL) - Essa linha de pesquisa tem como campo investigativo as trajetórias históricas, os fundamentos teóricos, as ações de sujeitos e instituições, as organizações e os processos da política e da gestão em educação, os sistemas, as unidades, os níveis, as modalidades e as práticas educacionais.
3 Créditos do Curso (distribuição por natureza de atividades como, por exemplo, disciplinas, seminários, dissertação/tese)
Em conformidade com a Resolução 028/2014 – CI-CCH, para o Doutorado em Educação, o currículo do PPE é constituído de 32 créditos assim distribuídos:
a) 8 créditos em disciplinas obrigatórias;
b) 4 créditos em disciplinas eletivas;
c) 20 créditos em elaboração e defesa pública de tese;
d) 4 créditos em Estágio de Docência.
A critério do Conselho Acadêmico, mediante solicitação do aluno, créditos referentes às disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu poderão ser aceitos no limite de quatro créditos exigidos para a integralização do curso e computados apenas como créditos em disciplinas eletivas.
Além das disciplinas e da elaboração da tese, o PPE compreende atividades complementares programadas pelo Conselho Acadêmico, sem direito a crédito, como eventos científicos e outras atividades acadêmicas integradas à graduação.
As disciplinas cursadas deverão ser integralizadas antes da realização do Exame de Qualificação.
O Estágio de Docência, com regulamento específico, é obrigatório para alunos/as Bolsistas; os/as demais alunos/as poderão realizá-lo por solicitação do/a orientador/a.
A integralização dos créditos das disciplinas far-se-á no prazo mínimo de dois semestres e no máximo de três semestres para o Doutorado, contados a partir da matrícula inicial no programa.
Os alunos regulares do curso de doutorado, contemplados com bolsas de estudos e sem experiência docente no Ensino Superior, devem realizar o Estágio de Docência na graduação. O Estágio de Docência na graduação obedecerá às resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa e do PPE.
Para obtenção do título de Doutor em Educação, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:
I - aprovação nas disciplinas com média global igual ou superior a 7,5;
II - aprovação no Exame de Proficiência em duas línguas estrangeiras (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano), a serem obtidas até o Exame de Qualificação. O aluno/a poderá solicitar aproveitamento do Exame de Proficiência realizado no mestrado e, quanto a segunda língua, poderá solicitar o aproveitamento do Exame de Proficiência realizado em, no máximo, dois anos antes do ingresso no curso;
III - aprovação no Exame de Qualificação;
IV - aprovação na Defesa Pública da Tese.
O/A aluno/a do Doutorado deverá submeter-se ao Exame de Qualificação até o final do 2º mês do 6º semestre letivo, a contar da data de seu ingresso como aluno/a regular, após tê-lo requerido junto ao Conselho Acadêmico do Programa, com no mínimo 30 dias de antecedência.
Junto com o requerimento, em formulário próprio, com anuência do/a orientador/a, deverá anexar: cinco cópias de um texto que contenha pelo menos 50% da estrutura da tese. O requerimento será apreciado pelo Conselho Acadêmico na primeira reunião ordinária, convocada em data subsequente ao seu recebimento, observando-se que o candidato deve:
I - ter integralizado os créditos exigidos;
II - ter sido aprovado no(s) Exame(s) de Proficiência em Língua(s) Estrangeira(s). Parágrafo único. O prazo para a realização do Exame de Qualificação, fixado pelo Conselho Acadêmico, não poderá ultrapassar 45 dias, contados a partir da data da reunião.
A Banca Examinadora da tese, proposta pelo/a orientador/a e aprovada pelo Conselho Acadêmico do Programa, deverá ser composta por docentes doutores/as, sendo cinco titulares e dois/duas suplentes, observado que dois/duas dos/as titulares e um/a suplente deverão ser de outra IES, sendo o/a orientador/a da tese será o/a presidente da banca.
4 Critérios e sistemática de seleção dos alunos (com calendário acadêmico do processo seletivo)
Número de alunos – 16 alunos
De acordo com a § 3º, do Art. 26, da Resolução 028/2014 – CI-CCH, será elaborado um edital específico para a seleção dos candidatos a DINTER, o qual seguirá a mesma sistemática dos alunos de Doutorado regulares do PPE-UEM. Só serão aceitos alunos para o Doutorado alunos já detentores do título de Mestre obtido em curso recomendado pela Capes. O processo seletivo será realizado pela Instituição promotora na Instituição Receptora, conforme as etapas que seguem:
a) A inscrição ao Processo de Seleção do Doutorado é aberta a candidatos/as que apresentarem à secretaria do programa os seguintes documentos:
I - formulário de inscrição preenchido;
II - uma foto 3x4cm recente;
III - cópia autenticada do Diploma de Mestrado ou documento equivalente com validade nacional que comprove estar o/a candidato/a em condições de concluir o curso de Mestrado antes de iniciar o Doutorado;
IV - histórico escolar da graduação;
V - histórico escolar do mestrado;
VI - curriculum vitae;
VII - projeto de pesquisa para a tese.
b) Seleção: O processo de seleção compreenderá três fases:
I – Análise dos Projetos de Tese, de caráter eliminatório, com conceito Aprovado ou Não Aprovado;
II – Prova escrita, de caráter eliminatório, que consistirá na análise crítica de um texto ou em dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita – Nota mínima para aprovação 7,00.
III – Entrevista, de caráter classificatório, sobre o projeto de tese e o Currículo Lattes/CNPq.
Na Análise do Projeto de Tese, o qual deverá ser redigido em português, serão levados em consideração os seguintes critérios:
• Vínculo com as temáticas de orientação;
• Relevância e adequação à Linha de Pesquisa pretendida.
Na avaliação da prova escrita, a qual deverá ser redigida em português, serão levados em consideração os seguintes critérios:
I - No caso de análise crítica de um texto:
a) compreensão do texto;
b) interpretação do texto com explicitação dos parâmetros usados;
c) contribuição do texto para a Área de Educação.
d) correção gramatical e coerência lógica.
II - No caso de dissertação sobre um tema:
a) problematização do tema;
b) estrutura argumentativa usada em favor das ideias defendidas;
c) correção gramatical e coerência lógica;
d) fontes bibliográficas.
A entrevista focalizará: o Projeto de Dissertação, o Currículo Lattes/CNPq e
a apresentação do projeto pelo(a) candidato(a).
Critérios:
• adequação do projeto à Linha de Pesquisa pretendida;
• defesa do projeto;
• trajetória acadêmica;
• produção acadêmica.
As notas da prova escrita e da entrevista, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), serão resultantes da média aritmética simples das notas de cada membro da Comissão, tendo duas casas decimais e com aproximação aritmética.
As notas atribuídas serão divulgadas em edital, cujos resultados da avaliação da prova escrita e da entrevista constarão em ata específica.
Para ser considerado aprovado no processo de seleção, o candidato deve obter nota final igual ou superior a 7,00 (sete vírgula zero zero) e estar classificado no limite de vagas ofertadas pelo Grupo de Seleção. As notas finais serão homologadas pelo Conselho Acadêmico do PPE. Em caso de empate na nota final, serão usados os seguintes critérios de desempate, por ordem decrescente:
I - nota da prova escrita;
II - tempo de magistério no Ensino Superior [anexar comprovante(s) no
Currículo Lattes];
III - tempo de magistério na Educação Básica [anexar comprovante(s) no
Currículo Lattes].
A Comissão de Seleção será composta pelas respectivas Linhas de Pesquisa e aprovada pelo Conselho Acadêmico do PPE.
A Comissão de Seleção será composta de seis professores integrantes do PPE, dois de cada linha de pesquisa, sendo um deles presidente da Comissão.
No edital de abertura de vagas constarão as Linhas de Pesquisa e o número de vagas abertas.
c) Resultado: o resultado será divulgado até 25 de maio de 2017 no website do PPE: http://www.ppe.uem.br/
d) Matrícula: será realizada de forma on-line de 05 a 09 de junho de 2017.
5. Estrutura curricular
a) Elenco das disciplinas
2º SEMESTRE DE 2017
Nome do(a) Professor(a) Código/Nome da Disciplina CH Créditos Dia da Semana Período
Mário Luiz Neves de Azevedo e Elma Júlia Gonçalves de Carvalho Políticas Públicas e Educação 60h/a
04 créditos segunda a sábado 31/07 a 07/08
José Joaquim Pereira Melo e Cézar de Alencar Arnaut de Toledo Teorias e Métodos em História e Historiografia da Educação 60h/a
04 créditos segunda a sábado 28/08 a 04/09
Rosangela Céia Faustino,
Solange Franci Raimundo Yaegashi e Maria Cristina Gomes Machado Seminário de Pesquisa 60h/a
04 créditos segunda a sábado
6 a 13/11
1º SEMESTRE DE 2018
Nome do(a) Professor(a) Código/Nome da Disciplina CH Créditos Dia da Semana Período
Marta Chaves e Tereza Teruko Teruya
Ensino, Aprendizagem e Educação Escolar
60h/a 04 créditos segunda a sábado 5 a 12/03
O doutorando deverá cursar três disciplinas, dentre as quais obrigatoriamente o Seminário de Pesquisa.
b) Detalhamento das disciplinas
ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO ESCOLAR - 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória. Ementa: Aprendizagem, desenvolvimento humano e implicações da educação escolar nesses processos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
POLÍTICAS PUBLICAS E EDUCAÇAO - 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória.
Ementa: Estudo de políticas educacionais e seus fundamentos teóricos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - DOUTORADO - 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória. Ementa: Temáticas relativas às investigações dos doutorandos da área de educação. Departamentalização:
Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação.
TEORIAS E MÉTODOS EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória.
Ementa: Teorias e métodos de investigação nas áreas de história e historiografia da educação.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação.
As disciplinas serão ministradas na forma de módulos concentrados de 60 horas/aula cada. No 2° semestre de 2017, em julho/agosto, serão ofertadas dois módulos na Instituição Receptora e um módulo na Instituição Promotora. No primeiro semestre de 2018, em março, serão ofertado um módulo. Os pós-graduandos poderão cursar outras disciplinas na Instituição Promotora para enriquecimento curricular.
6 Planejamento do estágio de docência dos alunos junto ao programa promotor
O estágio de docência, obrigatório para alunos bolsistas, poderá ser realizado na Instituição Receptora no 1º e 2º semestres de 2018. A orientação presencial será intensificada nesse período em que os alunos estiverem na UEM, com especial atenção na preparação do Exame de Qualificação.
O programa de estudos e pesquisa inclui a participação presencial dos alunos nas atividades dos grupos de pesquisa da UEM, bem como participação nos eventos promovidos e co-promovidos pelo PPE e pelos preferivelmente com apresentação de trabalhos: Seminário de Pesquisa do PPE, Jornada de Estudos Antigos e Medievais, Semana de Pedagogia e demais eventos que o PPE é proponente e co-proponente.
Os doutorandos serão também incentivados a participar de eventos nacionais como ANPED, SBHE, ENDIPE e internacionais nas áreas das linhas de pesquisa do DINTER, com apresentação de trabalhos e a publicar sua produção em periódicos e livros. Institui-se firmemente como conduta de desenvolvimento do projeto DINTER a inclusão dos alunos nas atividades que o PPE-UEM promova no período em que se desenvolve o projeto.
7 Ações voltadas para a diminuição do risco de endogenia na formação de mestres e doutores
O Programa PPE/UEM é composto por docentes formados em diferentes instituições do País, nenhum dos professores do quadro DINTER possui formação em nível doutoral e pós-doutoral na UEM. Do mesmo modo, os docentes doutores da IR, colaboradores do DINTER são também oriundos de diferentes instituições e regiões do país. Assim sendo, os riscos de endogenia poderão ser minimizados, a partir de um sólido e permanente intercâmbio, decorrente do DINTER e também de ações institucionais, tais como:
a) Criação de grupos de pesquisa focalizados no contexto local e regional que promovam inserção e fixação dos futuros doutores na Instituição ;
b) Ampliação e diversificação dos grupos e linhas de pesquisa na IR, possibilitando o intercâmbio e diálogo científico entre os grupos da IR e grupos interinstitucionais;
c) Estímulo para a continuidade da formação em nível pós-doutoral em outras instituições do país e do exterior;
d) O fortalecimento graduação e pós-graduação em Educação que possibilitará a fixação e ampliação das atividades de ensino e pesquisa em âmbito nacional e internacional.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (Instituição Receptora), os alunos poderão dispor das instalações, mobiliário, bibliografia específica, computadores, impressoras, notebooks e projetores.
A unidade Receptora possui também acesso ao portal CAPES, com possibilidade de uso em qualquer computador da Instituição interligado à rede. No sentido de reforçar e estimular o uso do portal, técnicos da CAPES e das agências que comportam bases de dados dos seus periódicos, fizeram um treinamento com funcionários e alunos da UNIR em 2015.
Durante o DINTER com a UEM, a UNIR disponibilizará salas climatizadas específicas para as aulas e para as atividades de orientação aos alunos, quando professores da UEM estiverem em sua sede. As salas de aula contarão com 40 cadeiras; mesa para o professor, quadro branco e um armário para o material dos alunos, como livros e notebook. A sala de orientação acadêmica será constituída de um microcomputador com acesso à internet, uma impressora, uma linha telefônica, uma mesa de reunião com seis cadeiras, e mais um armário.
Serão também disponibilizados outros recursos didáticos, como: um datashow, um notebook, e mais as ferramentas do programa de Educação à Distância, como televisão, vídeo cassete, DVD, entre outros aparelhos multimídia.
Há, na UNIR, conta com 15 grupos de pesquisa, na área da educação. Os grupos que estão mais fortalecidos possuem salas próprias, com recursos de apoio e inclusive contam com pequenas bibliotecas.