Plano Acadêmico:
7.1. Objetivos e Metas:
O objetivo do DINTER UNESP/UERR é a formação em nível de Doutorado de uma turma de docentes da UERR e da UFRR; a proposta visa a desenvolver capacidade de reflexão, investigação, inovação e atuação crítica nos campos da docência e da pesquisa, tendo em vista a formação do professor de ensino superior e do pesquisador na área de Letras e Linguística. Incluem-se, nesse objetivo central, os objetivos específicos do presente projeto: a) viabilizar a formação de recursos humanos de alto nível em uma região ainda carente de quadros qualificados (Roraima), assegurando o padrão de qualidade requerido desse nível de curso (doutorado); b) apoiar a capacitação de docentes da UERR, contribuindo, assim, para o fortalecimento do ensino e da pesquisa nessa instituição, propiciando o aumento de sua competência de formação de recursos humanos de alto nível na área de Letras e Linguística; c) subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa, propiciando o intercâmbio acadêmico entre a UNESP e a UERR; d) fortalecer as condições para a criação de curso de pós-graduação na UERR; e) contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisas que atendam a necessidades regionais, de forma a ampliar o desenvolvimento da região; f) contribuir para o surgimento, no âmbito da UERR, de formação de novos pesquisadores, através do incentivo à iniciação científica de alunos de graduação; g) promover o estabelecimento de parceria duradoura e cientificamente profícua entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP e os grupos de pesquisa da UERR, objetivando o incremento da qualidade e inovação em ciência e tecnologia. Do curso: O curso de doutorado em Linguística e Língua Portuguesa a ser oferecido com base no presente Projeto DINTER terá caráter temporário, sendo sua oferta restrita ao período necessário à capacitação, em nível de doutorado, de uma turma de alunos da UERR. O projeto inclui as seguintes atividades: processo de seleção; oferecimento de disciplinas na UERR; orientação; reuniões de coordenação; seminário de pesquisa; estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor; exame de qualificação; defesa de Tese (conforme cronograma). A Instituição Promotora se compromete a imprimir a este curso o mesmo padrão de qualidade do oferecido em Araraquara-SP, desenvolvendo-o de acordo com o Regimento Geral da Pós-graduação da UNESP e com o Regulamento do Curso oferecido no campus de Araraquara. Linhas de Pesquisa: Considerando-se que as atividades de ensino e pesquisa do PPG em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP, campus de Araraquara, articulam-se em torno de 4 linhas de pesquisa (Análise Fonológica, Morfossintática, Semântica e Pragmática; Ensino/Aprendizagem de línguas; Estudos do Léxico; Estrutura, Organização e Funcionamento Discursivos e Textuais), e considerando-se que essas linhas permitem um amplo escopo de pesquisas, todas adequadas às necessidades da UERR, na medida em que tomam como foco aspectos fundamentais dos fenômenos linguísticos, os projetos dos alunos devem incluir-se em uma dessas linhas. Créditos: Os doutorandos do presente projeto DINTER, de acordo com o Regulamento do PPG em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP, campus de Araraquara, deverão cumprir um total de 192 créditos: 50 em disciplinas (sendo 32, no mínimo, em disciplinas ligadas às linhas de pesquisa do Programa); 08 em atividades (participação em eventos, tais como seminários, congressos etc.); 134 créditos relativos à elaboração da tese. O aluno terá o prazo máximo de 24 meses a contar do primeiro dia letivo para integralização dos créditos. O portador do título de Mestre, de mesma nomenclatura ou de Área considerada afim pelo Conselho do programa promotor, poderá aproveitar o número de créditos igual ao mínimo exigido para o mestrado do programa promotor, ou seja, 24 créditos em disciplinas e 04 créditos em atividades. Exame de Qualificação e Defesa: O prazo para a realização do Exame de Qualificação é de, no máximo, 40 meses após a data de ingresso no Programa. Esse exame consta de arguição oral do Relatório de Qualificação perante Comissão Examinadora de 3 membros com título mínimo de Doutor, da Unesp ou de outras instituições, da qual o orientador é membro nato. O título acadêmico de Doutor será obtido por defesa pública de tese de Doutorado perante uma Comissão Examinadora constituída por 5 membros com, no mínimo, título de Doutor. O prazo máximo para a conclusão do curso é de 50 meses.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Conforme o Regulamento do programa promotor, serão admitidos como candidatos a aluno regular os portadores de diploma de curso superior nas áreas específicas de Letras, Linguística, Estudos da Linguagem, Artes e nas áreas consideradas afins pelo Conselho do Programa. A seleção dos alunos do DINTER será realizada por banca examinadora constituída por até 04 docentes do programa promotor (sendo 1 deles necessariamente o coordenador acadêmico) e o coordenador operacional da instituição receptora. À banca competirá o desenvolvimento de todo o processo seletivo. A seleção constará de arguição de projeto de pesquisa, exame de proficiência em língua estrangeira e entrevista com um ou mais docentes do Programa promotor que participarão do exame de seleção. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média mínima 6.0 na Arguição do Projeto e no Exame de Proficiência, não for eliminado na entrevista (fase eliminatória), classificar-se dentro do número de vagas oferecidas e for formalmente aceito por um orientador do Programa Promotor. Exame de Proficiência: Para o exame de proficiência em língua estrangeira, admitem-se os idiomas inglês e francês. Os candidatos ao curso de Doutorado devem comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras. A proficiência em língua estrangeira demonstrada para o curso de Mestrado será válida para o Doutorado, desde que devidamente comprovada. O candidato deverá se inscrever para a prova de uma língua estrangeira diferente daquela para a qual comprovou proficiência no curso de Mestrado. Será dispensado da realização de exame de proficiência o candidato que apresentar, no ato da inscrição para a seleção, certificado de proficiência considerado adequado pela comissão de docentes responsável pela realização da prova, com a anuência do conselho do Programa Promotor. Arguição do Projeto de Pesquisa: No ato da inscrição, o candidato deverá entregar Projeto de Pesquisa e submeter-se à arguição do projeto pela banca examinadora. Critérios utilizados para avaliação de projetos de pesquisa: Os projetos de pesquisa serão avaliados pela banca examinadora segundo estes critérios: 1. Organização global (Adequação ao gênero projetos de pesquisa, aí incluídos a delimitação das seções e princípios de coesão, coerência, paragrafação e nível de linguagem); 2. Introdução (Contextualização da problemática e/ou justificativa adequada da relevância da pesquisa; delimitação e clareza de objetivos e de questões de pesquisa; originalidade da proposta); 3. Fundamentação teórica (Explicitação clara e consistente de pressupostos teóricos; clareza da relação entre quadro teórico, tema, objetivos, questões de pesquisa, hipóteses); 4. Metodologia (Compatibilidade entre metodologia e quadro teórico; procedimentos para a construção da pesquisa); 5. Exequibilidade. Critérios para avaliação de arguição oral e entrevista: Os candidatos serão avaliados pela banca examinadora, quando a arguição oral e entrevista, segundo estes critérios: 1. segurança em relação ao conteúdo do projeto (objetivos, metodologia, aspectos teóricos); 2. capacidade de defesa de pontos de vista; 3. clareza de ideias e postura crítica.
7.3. Estrutura básica da programação
7.3.1. Disciplinas ofertadas (Cf. Turmas cadastradas na Sucupira)
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Os doutorandos realizarão seus estágios no curso de Letras da UNESP-Araraquara, preferencialmente, ao longo de 6 semestres (2016 – primeiro e segundo semestres; 2017 – primeiro e segundo semestres; 2018 – primeiro e segundo semestres). A duração dos estágios poderá ser de 6 ou 12 meses. Os afastamentos dos doutorandos para esse estágio serão adequados a um cronograma elaborado em conjunto pelo programa promotor e pela instituição receptora, a fim de não prejudicar as atividades de ensino e pesquisa e, ao mesmo tempo, garantir a todos os alunos o cumprimento e os benefícios desse estágio obrigatório. A orientação presencial será intensificada nesse período em que os alunos estiverem na UNESP, com especial atenção à preparação do Exame de Qualificação e defesa da tese. Da mesma forma, a presença dos alunos em Araraquara intensificará: suas relações com os grupos de pesquisa do Programa, em especial os de que faz parte seu orientador; sua participação nos eventos que se promovam no período na IES, preferivelmente com apresentação de trabalhos. Esse estágio de docência deverá seguir as normas previstas na Deliberação 02/2013, vigentes para os alunos que cursam o Doutorado na UNESP/Araraquara, do parágrafo 3o em diante. Resumidamente, essas normas definem que: cada turma poderá receber até um estagiário; o estágio deverá abranger atividades diversas: observação, participação em seminários e aulas teóricas e práticas, participação em atividades extra-classe e regência de classe (neste caso, “o estagiário não poderá assumir mais do que 20% do total de aulas da disciplina, sendo indispensável a presença do professor responsável pela disciplina”); é necessária elaboração de projeto específico; a realização do estágio deve ser comprovada por um breve relatório, aprovado pelo docente responsável pela disciplina; a realização do estágio será registrada no Histórico Escolar do aluno.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Durante o desenvolvimento do DINTER, algumas ações serão efetuadas para evitar que haja homogeneidade indesejável na formação dos doutorandos. Tais ações compreendem: a) oferecimento de disciplinas nas diferentes linhas de pesquisa do programa promotor, a fim de incentivar a produção de conhecimento e o florescimento de pesquisas em várias subáreas da Linguística; b) promoção de eventos com a participação de pesquisadores de outras universidades, inclusive estrangeiras; b) incentivo para os doutorandos participarem de eventos, minicursos e outras atividades em outras universidades; c) incentivo para que os doutorandos busquem usufruir de intercâmbios científicos entre a UNESP e outras universidades, na forma de realização de estágios de doutorado sanduíche nessas instituições estrangeiras. Enfim, é importante destacar que a proposta de DINTER se pauta em projeto interinstitucional, que agrega discentes e docentes que provêm de contextos socioculturais diversos, com especificidades que não permitem seu apagamento nem o apagamento do outro. Esse fato, por si só, já é avesso à prática da endogenia.
7.5. Uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)
Estão previstos encontros por videoconferência para orientação de trabalhos de pesquisa, reuniões entre docentes das duas instituições e entre docentes e discentes de ambas as instituições, de forma a ampliar os laços acadêmicos e definir caminhos de atuação e pesquisa. Estão previstas também, por videoconferência, reuniões dos coordenadores (acadêmico e operacional) com alunos e docentes da UERR e da UFRR: serão realizadas 04 reuniões de trabalho entre os coordenadores, docentes da UERR e os doutorandos envolvidos no DINTER, a fim de garantir o funcionamento do projeto tanto em termos operacionais quanto acadêmicos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
LABORATÓRIOS
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/Unesp de Araraquara conta com uma excelente infraestrutura de bibliotecas, laboratórios, suporte de informática, equipamentos, salas de aula, restaurante universitário (em reforma) e áreas de convivência, infraestrutura que serve de base às atividades de docência e de extensão e ao desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa de docentes e discentes.
Os laboratórios da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de que se serve o Programa, coordenados por docentes credenciados no PPG, servem de local de trabalho e de reuniões de equipe, fornecendo infraestrutura de informática e minibibliotecas (incluindo documentos específicos, como fac-símiles de textos antigos e microfilmes) e bancos de dados. Essa estrutura física para os Laboratórios de Pesquisa teve uma expansão, quantitativa e qualitativa, em 2010, com a inauguração do Prédio de Núcleos de Pesquisa da unidade e desde então vem evoluindo, por meio da aquisição de equipamentos com a verba de capital do PROEX, especialmente no quadriênio 2013-2016. Esse prédio passou a abrigar os Laboratórios gerenciados por Grupos de Pesquisa coordenados por docentes do Programa. Muitos equipamentos comprados com a verba de capital que o Programa recebe do PROEX/CAPES foram alocados nessas novas instalações a partir de 2010.
Com a verba PROEX do quadriênio 2013-2016, especialmente em 2017, antes do término do convênio, foram comprados 24 equipamentos, alocados no prédio dos grupos de pesquisa e nos departamentos de ensino: 9 notebooks, 6 computadores de mesa all-in-one; 1 monitor; 3 filmadoras; 3 gravadores de áudio digitais; 1 HD Sem fio para backup; e 1 impressora, assim como softwares, suplementos e periféricos associados.
No Prédio de Núcleos de Pesquisa, estão instalados: o Laboratório de Estudos Lexicográficos (LabLEx); o LEDiP – Laboratório de Estudos Diacrônicos do Português; o NALingua – Núcleo de Aquisição da Linguagem; o GEADA – Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara; o FONAC - Grupo de Fonética Acústica; o Grupo LINBRA – Línguas Indígenas Brasileiras; o SLOVO – Grupo de Estudos do Discurso; o GPS-UNESP – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp e o SoLAr - Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara.
Outros grupos de pesquisa têm suas atividades em outros espaços na IES, em especial nas salas de departamentos, que abrigam computadores, impressoras e mesas de trabalho/reuniões. São estes os grupos, todos eles liderados por docentes do PPG: Gramática de usos do português do Brasil, cadastrado no CNPq em 1996; GED - Grupo de Estudos Discursivos, cadastrado no CNPq em 2010; Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino, cadastrado no CNPq em 2011; GPEALE - Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Língua Estrangeira, cadastrado no CNPq em 2012; GEPELIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Cognitiva, cadastrado no CNPq em 2013; GPFPL - Grupo de estudo e Pesquisa sobre Formação de professores de Línguas, cadastrado no CNPq em 2013; ESAP-English for Specific Academic Purposes, cadastrado no CNPq em 2014; Projetos Semióticos, cadastrado no CNPq em 2015.
Objetivando contribuir para o debate e para a divulgação de pesquisas, a Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Araraquara) criou, em 1999, o Laboratório Editorial, que é um órgão adjunto à Diretoria da FCL e vinculado à Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão-STAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Biblioteca e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. Foi constituído com a função de organizar, planejar, assessorar, operacionalizar e, em alguns casos, distribuir publicações elaboradas na FCL: livros, revistas, boletins, etc. (http://www.fclar.unesp.br/#!/instituicao/administracao/divisao-tecnica-academica/apoio-ao-ensino---staepe/laboratorio-editorial/).
O Laboratório Editorial conta com 08 coleções de livros, divididas em quatro áreas de conhecimento da FCL: Letras, Economia e Administração Pública, Ciências Sociais, Pedagogia, além das especiais: Memória da FCL, Apoio Acadêmico e História Local. Cada uma é dirigida por um Conselho Editorial de especialistas na área. Os livros têm o selo Cultura Acadêmica, da Fundação Editora da Unesp.
Para cumprir o objetivo de publicações de obras coletivas na área, o Laboratório Editorial criou a série Trilhas Linguísticas.
A série de livros Trilhas Linguísticas tem reunido os textos dos conferencistas convidados para o Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP e também resultados de investigações desenvolvidas por pesquisadores vinculados ao Programa ou não. Entre 2001, data da sua primeira publicação, e 2017, foram publicados 29 volumes, estando no prelo com data de 2017 os volumes 30 (Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras) e 31 (A gramática e seu interfaceamento com os campos de atuação na comunidade) e, para 2018, o volume 32 (Léxico em foco: os dicionários que sonhamos), todos organizados por professores do PPG, em colaboração, muitas vezes, com docentes de outros PPGs da área, de dentro e de fora da Unesp. A coleção apresenta conselho editorial e segue sugestões de composição das obras feitas pela Avaliação de Livros da área de LL, contemplando todas as linhas de pesquisa do Programa.
O Laboratório Editorial também é responsável pela publicação das revistas ALFA: Revista de Linguística (ISSN 1981-5794) e CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada (ISSN 1679-3404), ambas editadas por docentes do PPG.
BIBLIOTECA
O Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação (STBD) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, ou simplesmente, Biblioteca da FCL, câmpus de Araraquara, tem como principal objetivo promover a cooperação e disponibilização da informação como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.
A Biblioteca da FCL recobre uma área de 4.704,50 m2 dividida em dois andares. Dispõe de rede sem fio, elevador para pessoas com necessidades especiais (tipo monta carga) e destaca os seguintes espaços: acervo e área de leitura, área administrativa, salas de estudo em grupo, sala de reprografia, videoteca, anfiteatro (com 25 lugares), sala de reunião, espaço para divulgação de novas aquisições, para leitura de jornais e exposição de revistas; espaço reservado às exposições artísticas e culturais periódicas; espaço com microcomputadores para pesquisas bibliográficas em bases de dados e um laboratório de acessibilidade. Além disso, possui salas especiais com acervos particulares doados à Biblioteca: Sala de Estudos Sociais - Octavio Ianni (COI), Sala de Estudos Clássicos – Gilda Reale Starzynski (SEC), Centro de Estudos Portugueses - Jorge de Sena (CEP), Sala de Cultura Africana, Biblioteca Sônia Sterman Ferraz e José Bento Faria Ferraz (BSF), Coleção Yedda e Augusto Frederico Schmidt, Sala de Estudos Pedagógicos e Coleção de Obras Raras e Especiais.
ACERVO E PESQUISA. A Biblioteca atende principalmente aos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Administração Pública, Ciências Econômicas e Programas de Pós-Graduação nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, Estudos Literários, Educação Escolar, Sociologia e Economia. Seu acervo é constituído de livros, folhetos, teses e dissertações, periódicos; além de mapas, vídeos, DVDs, bases de dados e outros materiais multimeios. Possui mais de 11.400 usuários inscritos (entre eles 9996 alunos da graduação e 1495 da pós-graduação) e, por apresentar um acervo muito diversificado, atende também à população da cidade e região.
Tem uma média diária de aproximadamente 900 atendimentos, o que significa uma frequência de mais de 26.000 pessoas por mês. É também uma das líderes de solicitações externas no Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) entre UNESP, USP, UNICAMP, UFSCar e outras bibliotecas da região. O tratamento técnico e a circulação do material bibliográfico estão totalmente informatizados utilizando-se o Software ALEPH, que se apresenta como um dos mais modernos do mercado, bem como acesso por meio de sistema biométrico que garante um nível exemplar de segurança. O acervo de livros, teses, vídeos e TCCs já se encontra no Banco de Dados Bibliográficos da UNESP – ATHENA, com visualização via WEB e recursos de reserva e renovação on-line para os usuários inscritos. Com o intuito de melhor cumprir seu papel de agente disseminador da informação, esta Biblioteca oferece a todos os seus usuários o apoio necessário à pesquisa, disponibilizando recursos tecnológicos modernos, tais como as bases de dados textuais e referenciais de âmbito nacional e internacional em Educação, Economia, Literatura, Linguística, Sociologia e áreas correlatas através de links disponíveis no Portal da Biblioteca da FCL. No total, por meio das assinaturas da Unesp, possibilita-se aos discentes e docentes o acesso a um acervo de mais de 1.609 títulos de periódicos estrangeiros em texto completo e 95 títulos de textos nacionais. Com relação a bases de dados, são assinadas 30 bases de textos completos e 44 bases referenciais. Além das bases de dados assinadas pela Unesp, a instituição é conveniada ao Portal CAPES, que conta com um acervo de mais de 35 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. É conveniada ao CRUESP (Consórcio das três universidades paulistas), que reúne mais de 80 Bibliotecas, abrangendo áreas de Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística e Letras, bem como oferece acesso a um rico acervo em livros eletrônicos, entre eles didáticos, revistas, mapas e outras publicações. A UNESP dispõe de 2 bibliotecas digitais: C@thedra - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (que oferece acesso a textos completos de parte das teses e dissertações defendidas na Unesp, bem como fornece a localização de documento impresso em uma de nossas bibliotecas); e C@pelo - Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso (que fornece acesso ao texto completo dos TCC, defendidos na graduação da Unesp, que foram aprovados e encaminhados pelos Conselhos de Cursos). A biblioteca também dispõe do Repositório Institucional da Unesp, da Biblioteca e do Acervo Digital Unesp. Oferece também inúmeras ferramentas de pesquisa, dentre as quais se destaca a Parthenon, uma ferramenta metabuscadora que permite uma ampla pesquisa em todo material bibliográfico, eletrônico e digital assinado pela Unesp. Com relação ao seu acervo, a Biblioteca da FCL mantém uma das mais ricas coleções de humanidades do Estado de São Paulo. Essa coleção, estimada em mais de 209 mil materiais, mostra que a Biblioteca realiza, com êxito, a sua missão de contribuir para o processo educacional além de captar e preservar o acervo de memória de importantes intelectuais brasileiros. A evolução tecnológica e o moderno sistema de pesquisa permitem à Biblioteca da FCL colocar à disposição dos usuários um número cada vez maior de obras, assumindo, assim, relevante papel na vida acadêmica e se firmando como o mais importante laboratório para a área de humanidades. A seguir, a descrição do acervo: Livros (127866); Folhetos (1712); Mapoteca (383); Filmes/Vídeos (1401); Discos/Fitas K-7/CD's Musicais e LP´s (954); Teses, dissertações, TCC (8098); Separatas (13); Periódicos-títulos (3310); Periódicos-fascículos (99478); Outros (227). No total, são 240.147 itens. Além do acervo geral, apresenta as seguintes coleções especiais voltadas para o ensino e pesquisa com vistas a favorecer o debate, a produção e a disseminação do saber na área de Humanidades: 1) Sala de Estudos Sociais COI (Coleção Octavio Ianni); 2) Sala de Estudos Clássicos Professora Gilda Reale Starzynski; 3) Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena (CEP); 4) Coleção de obras raras e reservadas; 5) Sala de Cultura Africana - África-Afrobrasilidades-Diáspora Negra; 6) Biblioteca Sonia Sterman Ferraz (coleção do Prof. José Bento Farias Ferraz, secretário de Mário de Andrade); 7) Coleção Yedda & Augusto Frederico Schmidt (Biblioteca do poeta Augusto Frederico Schmidt); 8) Biblioteca Heleith Saffioti (Chácara Sapucaia, espaço pertencente à FCL); 9) Sala de Pedagogia Histórica.
Todo esse acervo conta com modernos equipamentos de tecnologia assistiva, que junto com as adequações arquitetônicas realizadas na reforma (piso podotátil, sinalização Braille e plataforma elevatória), contempla e respeita a diversidade funcional dos usuários, garantindo a continuidade da pesquisa, do ensino e da extensão universitária em nossa Biblioteca para usuários com deficiência. Tais ações são realizadas pelo Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimento (LAD), que além dos serviços prestados diretamente à comunidade da FCL, realiza assessorias em diversas bibliotecas da Rede Unesp, na própria Coordenadoria Geral de Biblioteca e no NEAD Unesp.
RECURSOS DE INFORMÁTICA
Além dos recursos de informática disponibilizados aos docentes e discentes do Programa nas dependências dos Laboratórios (listados na seção Laboratório), o Programa conta com o apoio de toda a infraestrutura de informática da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, que é dotada de rede, cabeada e sem fio, que chega a todas as suas dependências. A FCL também conta com Laboratórios Didáticos de informática, que são abertos a todos os alunos de Graduação e de Pós-Graduação. Com equipamentos, programas e suprimentos compatíveis com as necessidades do Programa, os laboratórios didáticos proporcionam espaço e meios para o desenvolvimento de atividades didáticas e para a realização de trabalho sistemático dos pós-graduandos (trabalhos de conclusão, confecção de artigos, monografias e trabalhos de divulgação científica), além de permitir-lhes o acesso gratuito à Internet e a e-mail institucional. O Serviço Técnico de Informática é o órgão responsável pela administração de recursos de informática e redes da FCL. Fornece serviços nas áreas de Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte aos Usuários: docentes, pesquisadores, alunos da graduação e pós-graduação e órgãos administrativos da FCL/CAr. Os servidores computacionais estão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. Esta disponibilidade exige sistemas cada vez mais complexos, configurações pormenorizadas e técnicos especializados que garantam a estabilidade de funcionamento dos equipamentos. A seguir, apresenta-se uma lista dos equipamentos gerais de informática da FCL, que estão em contínuo desenvolvimento e aos quais os docentes e discentes do Programa têm acesso, direta ou indiretamente: EQUIPAMENTOS DE REDE. Servidores de rede: 30. Pontos de rede: 2156. Switchs 100/1000 Mbits: 86. Antenas para rede sem fio: 61. Link com fibras óticas: 47. Link para Internet: 1GBit. ÁREAS E SEUS EQUIPAMENTOS COMPUTACIONAIS. Acadêmica: 150 computadores; 79 impressoras. Administrativa: 173 computadores; 76 impressoras. Biblioteca: 56 computadores; 12 impressoras. PETs e Núcleos de Pesquisas: 59 computadores; 31 impressoras. Salas de aula: 46 computadores, com projetores. Laboratório de Idiomas: 53 computadores; 3 impressora. Salas de Vídeo e Reuniões/Defesa: 3 computadores, 2 impressoras. Anfiteatros: 5 Computadores. Centros Acadêmicos/Atlética: 6 Computadores; 4 Impressoras. DTI – Diretoria Técnica de Informática: 19 Computadores; 4 Impressoras. Laboratórios Didáticos de Informática (Graduação e Pós-Graduação): 193 Computadores; 2 Impressoras a laser (compartilhadas). Total: 763 computadores; 213 impressoras.
Cronograma de Atividades:
O presente relato e cronograma de atividades do Dinter Unesp/UERR compreende o planejamento e a execução das várias fases da projeto, do processo seletivo (2015) à defesa das teses (2020), conforme segue:
1. Processo seletivo: Devido a atrasos na tramitação do convênio UNESP/UERR, o processo seletivo, que ocorreu na UERR, em Boa Vista (RR), só pôde ser realizado de 22 a 23/06/2015, conforme edital disponível em: https://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/linguistica-e-lingua-portuguesa/dinter/;
2. Matrícula dos aprovados: A matrícula dos 11 candidatos aprovados foi realizada no primeiro semestre de 2016, em 08/03/2016. Dos 11 aprovados (CARIANE DO NASCIMENTO PIMENTEL, CRISTIANI DÁLIA DE MELLO, DAVID SENA LEMOS, ELECY RODRIGUES MARTINS, ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO, FABRICIO PAIVA MOTA, JAIRZINHO RABELO, MARIA DO SOCORRO MELO ARAÚJO, MARIA GEORGINA DOS SANTOS PINHO E SILVA, PARMENIO CAMURCA CITO e PAULINO BATISTA NETO), apenas 01 desistiu (PAULINO BATISTA NETO).
3. Integralização dos créditos: Os doutorandos tiveram 24 meses para integralização dos créditos, contados a partir da data de ingresso no Programa: 28/02/2018. Todos já integralizaram créditos e estão habilitados a realizar o exame geral de qualificação;
4. Participação no SELIN (Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP): Apresentação de trabalho em 2016, em 2017, em 2018 e 2m 2019;
5. Estágios em Araraquara: Todos os doutorandos realizaram estágio de curta ou longa duração na FCL/Araraquara;
6. Exame de qualificação: o Exame Geral de Qualificação deve ser realizado no prazo máximo de 40 meses após a data de ingresso no Programa. O Exame foi realizado na sede do Programa Promotor, na FCL/Araraquara, dentro do prazo regulamentar de 29/06/2019;
7. Defesas de Teses: as defesas de tese serão realizadas até 50 meses após a data de ingresso no Programa, na sede do Programa Promotor, na FCL/Araraquara, até 29/04/2020. Em 2019, 5 (50%) dos 10 doutorandos matriculados provenientes do Dinter defenderam suas teses bem antes do prazo regulamentar mencionado. São eles: CARIANE DO NASCIMENTO PIMENTEL, CRISTIANI DÁLIA DE MELLO, ELECY RODRIGUES MARTINS, MARIA DO SOCORRO MELO ARAÚJO, MARIA GEORGINA DOS SANTOS PINHO E SILVA. Para 2020, estão programadas as defesas dos outros 5 doutorandos restantes: DAVID SENA LEMOS, ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO, FABRICIO PAIVA MOTA, JAIRZINHO RABELO e PARMENIO CAMURCA CITO.