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Dados do Programa

Minter Internacional
43/2019
24/10/2019 a

Detalhamento do Programa

18
31/12/2022
Montevideo - UY10

Ações Desenvolvidas no Projeto

O plano acadêmico do Minter segue os mesmo objetivos,organização e estrutura do curso de mestrado do Programa, com as flexibilizações necessárias para o atendimento fora de sede de mestrandos que não têm dedicação exclusiva ao curso. Considerando as necessidades de formação dos docentes da Escuela Universitária de Música (EUM) da Udelar, o Minter oferece três das quatro áreas de concentração (AC) do Programa, a seguir apresentadas, com suas respectivas linhas de pesquisa (LP): AC Composição/LP Processos de construção musical: Aspectos analíticos, históricos e documentais da composição; AC Educação Musical/LP Práticas educacionais e socioculturais em música: Investigação dos processos de transmissão e recepção musical em diferentes contextos culturais e institucionais; e AC Práticas Interpretativas/LP Práticas e processos de interpretação musical: Investigação sistemática dos processos e práticas aplicadas à execução musical. O Minter foi estruturado para ser realizado em 24 meses (quatro semestres). As disciplinas são sendo desenvolvidas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos, sendo organizadas por módulos presenciais e à distância. Os discentes devem estar vinculados ao curso em regime integral, que inclui aulas, atividades de pesquisa, atividades artísticas e estudos independentes. O discente deverá completar 24 créditos, entre disciplinas obrigatórias e opcionais. Os mestrandos também poderão obter créditos em outros cursos de pós-graduação stricto sensu, após aprovação do orientador e deliberação da Comissão de Pós-Graduação. A estrutura curricular do Minter será a seguinte: o núcleo comum será constituído por uma única disciplina obrigatória, para todas as AC: Seminário de pesquisa em música. A disciplina Estágio docente orientado I não será oferecida tendo em vista que os mestrandos, por serem vinculados à Udelar, já têm experiência de ensino no âmbito da graduação. Na AC Composição as disciplinas obrigatórias são: Composição I, Composição II, Composição III e Seminário de análise e composição e as opcionais: Composição IV, Tópicos em análise de estruturas musicais e Tópicos especiais I - Psicologia da Música – Na AC Educação Musical as disciplinas obrigatórias são: Pesquisa em educação musical e Núcleo de pesquisa I e as opcionais: Núcleo de pesquisa II, Sociologia da educação musical, Tópicos em educação musical (subtítulo a definir), Tópicos especiais I - Psicologia da Música e Seminário de didática instrumental Na AC Práticas Interpretativas as disciplinas obrigatórias são: Instrumento I, Instrumento II e Instrumento III e as opcionais: Instrumento IV, Tópicos em análise de estruturas musicais, Seminário de didática instrumental, Tópicos especiais I - Psicologia da Música e Seminário de pesquisa em práticas interpretativas. As disciplinas opcionais foram definidas de modo a conjugar interesses de mais de uma área de concentração, de modo a garantir integração entre mestrandos das diferentes áreas e facilitar a operacionalização do curso. Ao término do primeiro ano do curso, o mestrando deverá participar do Colóquio, atividade que consiste na apresentação de seu projeto de pesquisa, elaborado sob orientação, perante banca de professores do Programa. A versão final do projeto deverá ser submetida à Comissão de Pós-Graduação do Programa ao término de 12 meses. Todos os discentes defenderão sua dissertação após conclusão dos créditos e aprovação em exame de proficiência em língua inglesa. A área de concentração Composição exige também a produção e apresentação pública de um portfólio de composições, que integrará a dissertação, em conjunto com o trabalho de pesquisa. A área de Práticas Interpretativas exige, além da dissertação, a apresentação pública de dois recitais orientados, julgados por banca examinadora qualificada. As dissertações poderão ser escritas em espanhol, devendo apresentar, entretanto, título e resumo expandido em português. O processo de seleção, realizado em julho e agosto de 2019, seguiu as mesmas etapas, provas e critérios do processo seletivo regular, com a diferença de ter sido realizado à distância, com as provas escritas aplicadas presencialmente na instituição receptora e compartilhadas com a Comissão de Seleção formada pelos docentes do curso para avaliação e as entrevistas e arguições realizadas via Skype. Foram ofertadas 18 vagas (4 em Composição, 6 em Educação Musical e 8 em Práticas Interpretativas) e preenchidas 13 delas (4 em Composição, 6 em Educação Musical e 3 em Práticas Interpretativas), visto que o número de candidatos inscritos na área de Práticas Interpretativas foi inferior ao previsto quando das tratativas com a direção da EUM. Dez dos 13 aprovados são professores efetivos da EUM; os demais são professores de institutos de educação básica e profissional. Mais informações sobre a proposta estão disponíveis no documento anexado.

A instituição receptora conta com diversas salas com instrumentos musicais de referência, computadores, nuvem de arquivos, equipamentos de gravação e recursos multimídia, equipamentos e plataformas de videoconferência (Videoconferencia web Jitsi Meet, sistema alojado no centro de dados da instituição) e salas de aula virtuais (Sistema de salas virtuales Webex Meeting e Sistema de salas virtuales Zoom.us), permitindo a realização de atividades presenciais e à distância. A maioria dos mestrandos, que atua como docente na Escuela Universitária de Música da Udelar, conta com gabinetes ou salas específicas para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas. Todos os mestrandos têm acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e aos demais materiais bibliográficos disponibilizados online pela UFRGS, assim como seus recursos, por meio do de acesso remoto via Portal do Aluno. Também têm acesso à Biblioteca de la Escuela Universitaria de Música - cuja coleção inclui livros, publicações periódicas, partituras, materiais sonoros, audiovisuais e outros materiais especiais, que integram o BIUR (Catálogo Unificado de las Bibliotecas de la Universidad de la República) - e às demais bibliotecas da Udelar.

O quadro geral previsto de oferecimento das disciplinas por semestre é o seguinte: - Semestre 1: Seminário de Pesquisa em Música; Composição I, Instrumento I, Tópicos em análise de estruturas musicais e Sociologia da educação musical - Semestre 2: Composição II, Seminário de análise e composição, Instrumento II, Pesquisa em educação musical, Núcleo de pesquisa I e Seminário de pesquisa em práticas interpretativas - Semestre 3: Composição III, Instrumento III, Núcleo de pesquisa II e Tópicos especiais I - Psicologia da Música - Semestre 4: Composição IV, Instrumento IV, Seminário de didática instrumental e Tópicos em educação musical Em 2019 (setembro a dezembro) foram ministrados os primeiros módulos presenciais na instituição receptora de cada uma das disciplinas previstas para o semestre 1, complementados pelo início do segundo módulo com atividades autônomas e a distância e com visitas à instituição promotora dos discentes da área Práticas Interpretativas para a disciplina Instrumento I (outubro a dezembro). A programação dos próximos módulos presenciais será definida em comum acordo com o diretor da EUM e sua assistente. Paralelamente às disciplinas, acontecerá a orientação individual dos mestrandos, realizada a distância. O local de realização dos recitais obrigatórios das áreas de concentração Práticas Interpretativas e de Composição será definido posteriormente. Ao final do semestre 2, será realizado o Colóquio para apresentação dos projetos de dissertação dos mestrandos e, posteriormente, esses projetos serão submetidos à Comissão de Pós-Graduação do Programa para avaliação e posterior homologação. ATUALIZAÇÃO - 2020: As atividades do curso foram iniciadas em setembro de 2019 e, de setembro a dezembro de 2019, foram ministrados os primeiros módulos presenciais na instituição receptora de cada uma das disciplinas previstas para o semestre 1: Seminário de Pesquisa em Música; Composição I, Instrumento I, Tópicos em análise de estruturas musicais e Sociologia da educação musical. Paralelamente às disciplinas, teve início a orientação individual dos mestrandos, realizada a distância. De outubro a dezembro de 2019, demos início ao segundo módulo dessas disciplinas, com atividades autônomas e a distância e com visitas à instituição promotora dos discentes da área Práticas Interpretativas para a disciplina Instrumento I. O terceiro módulo dessas disciplinas estava previsto para acontecer em março de 2020, mas, em função da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades presenciais foram suspensas. As disciplinas de atendimento individual (Composição e Instrumento), assim como as orientações, tiveram continuidade na modalidade remota, mas as de atendimento coletivo tiveram sua programação adiada, sendo retomadas em junho e julho, o que gerou atraso no cronograma. Um novo cronograma foi, então, elaborado. Em outubro de 2020 foram concluídas as disciplinas do semestre 1, exceto Sociologia da Educação Musical, pois a Profa. Jusamara Souza, responsável pela disciplina, estava afastada da UFRGS para estágio sênior na Alemanha e, em função de normas internas da Universidade, não foi possível atribuir-lhe a disciplina. Ao final do semestre 1, dois mestrandos pediram seu desligamento do curso, em função de questões familiares e de problemas de saúde. Em novembro de 2020 demos início ao semestre 2 do curso, com o oferecimento das disciplinas Composição II e Seminário de Análise e Composição para a AC Composição, Pesquisa em Educação Musical para a AC Educação Musical e Instrumento II para a AC Práticas Interpretativas, disciplinas que serão concluídas em abril de 2021. As orientações continuaram acontecendo também em modalidade remota. O cronograma atualizado e detalhado das demais disciplinas e atividades previstas para a conclusão do mestrado, por semestre, definido em comum acordo entre a coordenação da instituição promotora e a coordenação da receptora, segue anexado a este relatório. Por enquanto, a previsão é que todas as atividades continuem sendo realizadas na modalidade de ensino remoto. Caso a situação sanitária nos dois países melhore até o prazo previsto para a conclusão do curso, poderão ser retomadas as atividades presenciais.


Instituição Promotora

LUCIANA MARTA DEL BEN
42001013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
90040060
Paulo Gama
-
110
Farroupilha
Porto Alegre - RS
(51) 33083092
(51) 35991373
(51) 33083004
(51) 35991891
(51) 33083396
(51) 33083884
(51) 33083602
(51) 33083974
(51) 33086129
(51) 33087305
(51) 33083884
(51) 33083092
(51) 33167000
(51) 33083973
(51) 33087305
(51) 33083255
(51) 33085540
(51) 33086670
(51) 33088060
(51) 33086063
(51) 33086961
(51) 33084050
(51) 33085539
(51) 33086221
(51) 33083656
(51) 33087291
(51) 33086195
(51) 33085619
(51) 33083416
(51) 33084314
(51) 33085509
(51) 33087623
(51) 33087286
(51) 33085602
(51) 33086332
(51) 33086040
(51) 33083145
(51) 33087696
(51) 33086431
(51) 33086212
(51) 33085600
(51) 33086699
(51) 33086169
(51) 33086340
(51) 33083963
(51) 33083428
(51) 33086122
(51) 33086435
(51) 33083485
(51) 33086230
(55) 32209695
(51) 33085010
(51) 33087198
(51) 33085243
(51) 33089800
(51) 33087306
(51) 33085604
(51) 33083599
(51) 33086221
(51) 33085414
(51) 33084131
(51) 33086048
(51) 33084370
(51) 33081974
(51) 33086586
(51) 33598000
(51) 33083293
(51) 33085149
(51) 33085405
(51) 33089860
(51) 33085628
(51) 33083788
(51) 33085232
(51) 33005500
(51) 33005500
(51) 93078902
(51) 33087309
(51) 33082925
(51) 33086122
(51) 33085613
(51) 330803788
(51) 33086670
(51) 33086644
(51) 33087696
(51) 33083037
(51) 93783037
(51) 33085620
(51) 33083440
(51) 33087116
(51) 33082106
(51) 33083460
(51) 33083991
(51) 33086905
(51) 33086625
(51) 33083103
(51) 33084054
(51) 33085144
(51) 33087048
(51) 33083183
(51) 33085149
(51) 33085405
(51) 33083561
(51) 33086435
(51) 33084054
(51) 33083602
(51) 33087116
(51) 33085010
(51) 33083416
(51) 33086213
(51) 33082117
(51) 33087305
(51) 33085437
(51) 33083788
(51) 33086225
(51) 33086636
(51) 33083314
(51) 33087762
(51) 33081974
(51) 33086230
(51) 33083460
(51) 33084304
(51) 33086961
(51) 33088060
(55) 32209695
(51) 33083121
(51) 33085602
(51) 33598000
(51) 33087626
(51) 93078902
(51) 33086586
(51) 33086195
(51) 33089994
(51) 33086063
(51) 33082925
(51) 33085232
(51) 33086718
(51) 33084370
(51) 33087050
(51) 33086431
(51) 33087306
(51) 33089934
(51) 33083293
(51) 33086635
(51) 33086212
(51) 33085509
(51) 33087696
(51) 33083991
(51) 33086340
(51) 33085540
(51) 33085243
(51) 33085606
(51) 33085144
(51) 33167000
(51) 33083145
(51) 33087477
(51) 33086213
(51) 33085619
(51) 33089826
(51) 33085811
(51) 33086635
(51) 33084007
(51) 33084050
(51) 33083485
(51) 33084332
(51) 33083092
(33) 083602
(51) 33085538
(51) 33087309
(51) 33086699
(51) 33163484
(51) 33086586
(51) 33083963
(51) 330803788
(51) 33085332
(51) 33086644
(51) 3163336
(51) 33083315
(51) 33086195
(51) 33086213
(51) 33083486
(51) 33089472
(51) 33089475
(51) 33086431
(51) 33086431
(51) 33086212
(51) 33085599
(51) 33085620
(51) 33087303
(51) 33083909
(51) 33083491
(51) 33083963
(51) 33086616
(51) 33085605
(51) 33083129
(51) 33086670
(51) 33086625
(51) 33083103
(51) 33083255
(51) 33083884
(51) 33084387
(51) 33083656
(51) 33085604
(33) 085941
(51) 33087198
(51) 33085616
(51) 33083599
(51) 33086638
(51) 33085829
(51) 33085243
(51) 33085600
(51) 33165615
(51) 33085624
(51) 33085602
(51) 33085624
(51) 33005500
(51) 33087291
(51) 33083983
(51) 33086122
(51) 33086161
(51) 33083183
(51) 33083285
(51) 33086905
(51) 33085116
(51) 33082106
(51) 33083999
(51) 33086638
(51) 33083485
(51) 33083281
(51) 33083438
(51) 33083306
(51) 33084380
(51) 33084314
(51) 33086000
(51) 33087696
(51) 33166074
(51) 33087623
(51) 33086435
(51) 33086040
(51) 33085620
(51) 33083092
(51) 33086074
(51) 33087286
(51) 33087437
(51) 33086722
(51) 33086332
(51) 33087686
(51) 33086230
(51) 33087198
(51) 33085524
(51) 33086347
(51) 33086852
(51) 33086684
(51) 33083440
(51) 3163281
(51) 33086639
(51) 33089860
(51) 33083428
(51) 33083986
(51) 33083536
(51) 33083453
(51) 33085604
(51) 33085613
(51) 33083485
(51) 33087048
(51) 33084314
(51) 33085539
(51) 33085628
(51) 33086722
(51) 33084131
(51) 33083458
(51) 33086670
(51) 33086644
(51) 33083270
(51) 33085601
(51) 33086221
(51) 33086635
(51) 33086048
(51) 33085607
(51) 33085605
(51) 33083788
(51) 33086156
(51) 33084386
(51) 33085023
(51) 33083145
(51) 33085246
(33) 085149
(51) 33086258
(51) 33086258
(51) 33087301
(51) 33083458
(51) 33167000
(51) 33083999
(51) 33083884
(51) 33084387
(51) 33087626
(51) 33087303
(51) 33086638
(51) 33085605
(51) 33083285
(51) 33085606
(51) 33086718
(51) 33086636
(51) 33084007
(51) 33083983
(51) 33083453
(51) 33083121
(51) 33083183
(51) 33085605
(51) 33082117
(51) 33085524
(51) 33086722
(51) 33089934
(51) 33083314
(51) 33085437
(51) 33085624
(51) 33086225
(51) 33083602
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(51) 33083561
(51) 33084304
(51) 33087762
(51) 33089994
(51) 33087303
(51) 33087286
(51) 33087050
(55) 33084051
(51) 33083987
(51) 33083306
(51) 33083491
(51) 33089475
(51) 33087000
(51) 33084326
(51) 33085437
(51) 33083561
(51) 33085123
(51) 33085509
(51) 33084084
(51) 33089860
(51) 33083986
(51) 33083094
(51) 33082163
(51) 33086212
(51) 33083471
(51) 33085066
(51) 33083175
(51) 33083281
(51) 33085200
(51) 33085116
(51) 33083966
(51) 33083145
(51) 33085081
(51) 33085830
(51) 33086941
(51) 33086000
(51) 33086230
(51) 33088220
(51) 33088218
(51) 33088220
(51) 33089826
(51) 33083103
(51) 33086636
(51) 33083983
(51) 33083991
(51) 33088220
(51) 33086905
(51) 33088217
(51) 33088219
(51) 33085607
(51) 33083130
lavinia.faccini@ufrgs.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA URUGUAY

Leonardo Iván Croatto Pereda
00000000
AV. 18 DE JULIO 1968
-
-
-
Montevideo - UY10
(51) 35991373
(51) 33083004
(51) 35991891
(51) 33083396
(51) 33083884
(51) 33083602
(51) 33083974
(51) 33086129
(51) 33087305
(51) 33083884
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