Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas :
O Doutorado Interinstitucional (DINTER), a ser realizado pela Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE), por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNINOVE), juntamente com as
Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) tem como finalidades: I - formar de doutores, na área da educação, para a região onde se situa a Instituição Receptora; II - promover e ampliar a formação desses(as)
doutores(as) com vistas à atuação deles(as) na docência e na pesquisa em educação; III - preparar quadros para atuação estratégica na área educacional da Instituição Receptora; IV - subsidiar a criação e o
fortalecimento de grupos de pesquisa na região geo-educacional da IES Receptora; V - difundir o conhecimento na área de educação, especialmente o dos pesquisadores da IES Receptora; VI – contribuir para o
fortalecimento da produção de conhecimentos que respondam especialmente às necessidades educacionais da região, ampliando, assim, o comprometimento da Instituição Receptora com entorno. Para a
consecução destas finalidades, este Doutorado Interinstitucional (DINTER) tem como metas: I - formar quinze doutores em educação no prazo de 36 (trinta e seis) meses, entre os anos de 2015 e 2018; II - oferecer
a eles conteúdos e orientação metodológica para produção de 15 (quinze) teses de qualidade que contribuam para o desenvolvimento do Pensamento Pedagógico Brasileiro, consolidando, ao mesmo tempo, a Área
de Concentração do PPGE-UNINOVE e das suas Linhas de Pesquisa (LIPEFORH: Linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana; LIPEPE: Linha de Pesquisa em Educação e Políticas Educacionais;
LIPEPCULT: Linha de Pesquisa em Educação Popular e Culturas); III - promover o intercâmbio de experiências dos docentes e dos discentes de ambas as Instituições; IV - publicar, pelos menos, uma dezena de
artigos em co-autoria orientador/orientando em revistas indexadas na Base Qualis; VI -levar os(as) 15 (quinze) doutorandos(as) a participar da reunião bienal da ANPED e da ANPED Nordeste (“Anpedinha”) com
inscrição de trabalhos, bem como do Colóquio e do V Seminário Internacional, também bienais, promovidos pela IES Promotora, igualmente com apresentação de trabalhos.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
De acordo com o Regulamento do PPGE-UNINOVE, o Processo Seletivo para ingresso no DINTER será coordenado e executado pelos docentes da Instituição Promotora, que ouvirão os da Instituição Receptora,
especialmente no que diz respeito às questões operacionais, uma vez que ele será realizado na sede da Instituição Receptora. O processo seletivo para ingresso no DINTER será regulado por edital que preverá,
dentre outros, os seguintes componentes: (i) etapas (processo de inscrição, provas, classificação e publicação dos resultados); (ii) locais e datas de inscrição, de realização das provas, de publicação dos resultados
e das matrículas; (iii) documentação exigida; (iv) orientações para a realização das provas. O concurso para ingresso no DINTER constará de prova eliminatória e classificatória; de análise de documentação; de
projeto de tese e de memorial do(a) candidato), com ênfase na formação intelectual e trajetória profissional, para exame da aderência à linha de pesquisa escolhida; de prova oral, classificatória e relativa ao
projeto de tese, que considerará, dentre outros aspectos, a aderência à linha de pesquisa escolhida na inscrição, a consistência científica e a relevância social do projeto, especialmente considerando as
características socioeconômicas e culturais da região do entorno da Instituição Receptora. Exigir-se-á de todos os candidatos ao Processo Seletivo o curriculum vitae atualizado na Base Lattes do CNPq,
devidamente documentado, bem como o diploma de conclusão de curso de graduação plena e de Mestrado, obtido em IES credenciada, de preferência na mesma área de conhecimento ou em área afim. Em
havendo mais candidatos aprovados do que as 15 (quinze) vagas disponíveis, os não matriculados serão classificados, por ordem decrescente de média final, em lista de espera, para eventuais aproveitamentos,
observados os prazos de integralização das atividades acadêmicas. Os(as) alunos(as) aprovados(as) e classificados(as) deverão proceder à matrícula no prazo determinado pelo edital, ocasião em que firmarão
com a Instituição Promotora o contrato de cumprimento do Plano de Estudos Acadêmicos (PEA), aprovado pelo(a) Orientador.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O laboratório de informática do Campus Piau (60 m²), das Faculdades Integradas de Caratinga conta com 20 (vinte) computadores; acesso à Internet ilimitado; todos os computadores ligados em rede; sistema
operacional Linux; 1 (um) aparelho de ar condicionado; quadro branco para anotações e aulas; 1 (um) armário para guardar objetos relacionados à informática. Além deste laboratório, estará à disposição dos
alunos toda a infraestrutura de tecnologia das Faculdades Integradas de Caratinga, instalados em salas apropriadas, medindo aproximadamente 60m² cada. A IES possui 4 (quatro) Laboratórios de Informática,
contendo 20 (vinte) microcomputadores. Os Laboratórios de Informática são utilizados pelos professores durante suas aulas práticas, com apoio operacional de 1 (um) monitor. Além das aulas com a presença dos
professores, os alunos podem utilizar os laboratórios fora de seus horários normais de aula, devidamente orientados por pessoal auxiliar exclusivo do laboratório, conforme regulamento existente. Os recursos da
Internet proporcionam aos nossos quadros, docente e discente, grande capacidade de pesquisa e coleta de dados para realização de seus trabalhos acadêmicos. O acesso aos laboratórios das 8,00 h. às 22,00 h. Toda a estrutura está amparada por servidores que se dividem em Servidores de Arquivo, Autenticação e Firewall. Todos os laboratórios estão conectados, proporcionando acesso contínuo
para a realização de trabalhos e pesquisas, checagem de e-mail, disseminação de listas de discussão e páginas web. Com o uso dos servidores proxy e squid, garantimos a segurança e otimização do link de
acesso. O servidor squid conta com um cache de páginas com capacidade para 4 GB, que é verificado sempre que um acesso é requisitado. Estando a página requisitada no cache, sua resposta é imediata,
evitando que o servidor faça uma requisição na Internet, garantindo assim uma melhor performance do sistema de acesso. O servidor proxy garante que toda requisição de acesso passe por nosso servidor web,
garantindo a segurança da rede. Assim, nenhuma máquina faz requisição diretamente à Internet, estando sempre protegida por nosso servidor que, por sua vez, conta com a proteção de um firewall específico. A
equipe de informática desenvolveu um script que, durante as aulas, caso o professor deseje, todo o acesso à internet é bloqueado, zelando assim pela maior atenção dos alunos nas aulas do laboratório de
informática. Todas as regras de acesso interno e externo são suportados pelo firewall que é a única máquina da rede institucional que faz e aceita requisições diretas da Internet. A faculdade conta com uma
equipe de monitoria capacitada para auxiliar os ingressantes no uso dos equipamentos e softwares disponíveis. A mesma equipe é responsável pelos treinamentos iniciais dos alunos. Os laboratórios são amplos e
bem ventilados, com iluminação direta em todos eles, bem como iluminação artificial com lâmpadas fluorescentes. Todos eles encontram-se em perfeito estado de conservação, devidamente pintados e sendo
limpos com frequência diária.
9.2. Biblioteca:
9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais
2.1. As Faculdades Integradas de Caratinga, em seu Campus Piau (onde será ofertado o Doutorado Interinstitucional / DINTER), somada a outras quatro unidades que mantêm cursos na área educacional, tem à
disposição dos alunos em torno de 45.201 títulos e 107.280 exemplares das áreas sociais aplicadas, humanas, exatas, biológicas, engenharias, linguística, letras e artes. Na área educacional, ela conta com
5.420 títulos e 12.250 exemplares. O espaço dedicado à Biblioteca conta com 180 m² contendo: 1 (uma) sala de estudos em grupos e 1 (uma) sala de estudos individuais, com 8 (oito) espaços para oito alunos,
07 mesas redondas com quatro cadeiras cada e 08 cadeiras individuais. Há dois computadores para utilização dos alunos, um arquivo de madeira e um escaninho, com 20 (vinte) vãos, para utilização dos alunos.
Contaremos também com a biblioteca das Faculdades Integradas de Caratinga, com aproximadamente, 324 m². O espaço é dividido em área para leitura, estantes para exposição de periódicos, estante para
apresentação de novas aquisições, balcão para empréstimo/devolução e atendimento e baias para estudo individual. A Biblioteca agrega os acervos de todos os cursos superiores da instituição. Todo o acervo
encontra-se a disposição de alunos, professores, funcionários e comunidade e pode ser consultada através da Internet pelo site da instituição. Quanto à organização do acervo, esta possui catalogação seguindo
as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA2), utiliza-se da Classificação Decimal Universal (CDU) para a disposição dos assuntos e, para classificar o autor, segue-se a tabela de Cutter
Sanborn. A organização do acervo prevê os seguintes objetivos: suprir os programas de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade; dar apoio aos programas de pesquisa e extensão da
faculdade; incluindo publicações da própria Instituição. As mídias digitais (vídeos, DVD´s CD´s, CD-ROMS) são adquiridos obedecendo a proposta dos projetos pedagógicos e indicados pelos coordenadores. 2.2.
A UNINOVE dispõe de um complexo de bibliotecas, considerando os acervos existentes nos 4 (quatro) campi. São 7 (sete) bibliotecas presenciais e uma Biblioteca Digital. A Biblioteca específica da
Pós-Graduação Stricto Sensu está localizada no prédio C, na Unidade Memorial. A informação requerida pelos cursos de Mestrado e Doutorado encontra resposta no acervo bibliográfico físico e virtual, instalado
em bases de dados especializadas, via Internet. Há, também, o acesso à Biblioteca Digital UNINOVE e às bases de dados PROQUEST, EBSCO e Science Direct, dentre outras. O acervo atualmente existente é de
349.389 exemplares; 1.736 títulos de periódicos nacionais e 226 estrangeiros, sendo que o acervo de livros na área de educação conta com 6.217 títulos e 18.985 exemplares, 257 títulos de periódicos e 150
fitas de vídeo. A Biblioteca disponibiliza a consulta ao seu catálogo on-line, podendo ser realizada em terminais próprios na instituição, bem como pela Internet. O sistema adotado é o ALEPH, software
desenvolvido em Israel e utilizado em bibliotecas de vários países, permitindo que o usuário acesse o acervo via Internet, realize a reserva de livros e a renovação por meio da Central do Aluno e da Central do
Professor. Dentre os sistemas de acesso e permuta de informações disponíveis na Biblioteca, merecem destaque: a) COMUT (Comutação Bibliográfica); b) PROQUEST e EBSCO (Bases de Dados); c) BIREME
(Serviço de Acesso a Rede de Acervos e Bibliotecas Universitárias); d) CAPES (Portal de Periódicos). Todo o acervo bibliográfico da Instituição, nas suas diversas unidades, recebe tratamento técnico e é
catalogado conforme normas internacionais de catalogação, como o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em linguagem Machine Readable Catalog (US MARC), adotando o Sistema de Classificação
Decimal Universal (CDU) e a tabela Cutter para notação de autor. Finalmente, para o desempenho de suas atividades, a biblioteca conta com 1 (uma) bibliotecária-chefe, 12 (doze) bibliotecárias, 70 (setenta)
auxiliares e 9 (nove) monitores. Nas bibliotecas estão disponíveis computadores para as pesquisas de multimídia e de bases de dados. Todas as unidades dispõem de laboratórios de computação para digitação
de trabalhos acadêmicos.
9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos:
9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
9.2.2.1.1. Acesso : Parcial
9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 204079
9.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Não
9.2.2.2.1. Acesso :
9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses :
9.2.3. Outros Recursos :
O Campus Piau, onde o Doutorado Interinstitucional / DINTER será realizado, utiliza uma estrutura com área total de 60.91 hectares com área verde; amplo estacionamento; quiosques; pomar; lagoa e de
1.812,33 m², de área construída com salas de aula; cantina; sistema de internet wireless e outros serviços, tais como 01 (uma) sala de aula para pós-graduação, equipada com mobiliário moderno, TV 29”, DVD,
Datashow e tela de projeção; 03 (três) Salas de Aula amplas e bem ventiladas, cada uma delas com mobiliário moderno e tela de projeção, mesas e cadeiras para alunos e professores; 01 (uma) Sala
administrativa, com material e mobiliário de escritório e espaço para reuniões; 01 (um) Auditório, mediando 180 m², localizado na entrada principal do campus, com capacidade para 230 pessoas e contendo: 1
(uma) TV tela plana de 32', DVD, Datashow, 2 (dois) retroprojetores, 2 (dois) microssistems, 45 (quarenta ecinco) cadeiras, 01 (uma) tela de projeção fixa; 01 (uma) Secretaria Geral/ Coordenação, equipada com
ventilador de parede, 2 (dois) computadores, 2 (duas) mesas c/ teclado retrátil, 2 (duas) cadeira giratória, 2 (duas) cadeiras para atendimento, 1 (um) arquivo de madeira, 4 (quatro) arquivos de aço; 01 (uma)
Biblioteca, medindo 180 m², com 1 (uma) sala de estudos em grupos e 1 (uma) sala de estudos individuais, com 8 (oito) espaços para oito alunos, 7 (sete) mesas redondas com quatro cadeiras cada e 8 (oito)
cadeiras individuais, além de 1 (um) computador e uma mesa (para uso administrativo) e espaço para livros e periódicos, 2 (dois) computadores para utilização dos alunos, um arquivo de madeira e um
escaninho (com 20 vãos) para utilização dos alunos; 01 (um) Laboratório de Informática, com 20 (vinte) computadores, acesso a Internet ilimitado, com todos computadores ligados em rede e sistema
operacional Linux, além de 1 (um) aparelho de ar condicionado, quadro branco para anotações e aulas e 1 (um) armário para guardar objetos relacionados à informática; 1 (uma) Reprografia, contendo 2 (dois)
máquinas de xerox e 1 estante (setor terceirizado); 1 (uma) Cantina, possuindo mesas com 4 (quatro) cadeiras, Freezer, estufa etc. (setor terceirizado); finalmente, 01 (um) Estacionamento para Professores),
com capacidade para 20 (vinte) carros e 01 (um) Estacionamento para Alunos, com capacidade 800 (oitocentos) carros, além de 01 (um) Pátio coberto de 200 m²