Dados do Programa
Número da Proposta:
51/2018
Período de Vigência:
22/10/2018
a
20/04/2022
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
10
Data de Fim Previsto:
21/04/2022
Local de Execução do Projeto:
Maceió - AL
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos e metas
A proposta de DINTER entre o PPG-DD da UPM, IES promotora, e a Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL, de Alagoas, na condição de IES receptora, compatibiliza-se com o ideal de solidariedade estabelecido pela UPM para fomentar uma política continuada de formação de professores e pesquisadores, particularmente vinculados a temas de interesse regional ainda insuficientemente atendida no país, atendendo desta forma aos objetivos definidos pelas Portarias específicas da CAPES. O objetivo da proposta é a formação em nível de Doutorado de uma turma de docentes do Cesmac, com sede física na Rua Cônego Machado, 918, Farol – Maceió. CEP: 57051-160.
A proposta de Dinter seguirá a mesma formatação do curso de Doutorado na instituição promotora com o oferecimento de disciplinas, orientação, qualificação e defesa de Tese, conforme cronograma. Ficam implicados nessa meta central, os objetivos que norteiam o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (PPG-DD) na condição de instituição promotora. O PPG-DD, integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde é um sistema de formação intelectual que privilegia o ensino, a pesquisa e a capacitação técnico profissional na área dos distúrbios do desenvolvimento, contribuindo para ampliar a integração da pós-graduação no contexto global da produção do conhecimento científico e de sua inserção social. Com filiação a esses objetivos, a presente proposta de Dinter busca: a) Fomentar uma política continuada de formação de pesquisadores para cobrir demandas atuais de quadros de qualidade no ensino superior da IR; b) Fomentar a pesquisa universitária em patamares de qualidade nas áreas específicas de formação, com visão interdisciplinar para compreensão da pessoa com distúrbios/deficiências; c) Promover o intercâmbio das diversas áreas de investigação envolvidas no campo do atendimento das pessoas com distúrbios/deficiências, favorecendo contribuições interdisciplinares, sobretudo com as áreas de políticas públicas e atendimento a pessoas com distúrbios; d) Contribuir com a formação de professores da IR para potencializar projetos e grupos de pesquisa que robusteçam a educação básica na região onde se localiza a IR. O Cesmac possui 25 cursos de graduação, distribuídos nas três grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnológicas. Destes cursos, potencialmente relacionados ao Doutorado proposto e, portanto, beneficiados diretamente com a aprovação da proposta pela possibilidade de qualificação do quadro docente da IR estão Medicina, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Direito. e) Contribuir no avanço da produção científica sobre esta região do país, mediante publicações e colaborações científicas nacionais e internacionais. As metas implicadas são assegurar o padrão de qualidade requerido pela formação em nível de doutorado e estabelecer polos de pesquisa na região compatíveis com as LP do PPGDD e com o eixo diretor da IR em termos de ensino, pesquisa e extensão. O curso de Doutorado da IP e que será aplicado a este Dinter, requer um mínimo de 62 unidades de crédito (UC), distribuídas entre: 8 UC referentes a disciplina obrigatória; 8 UC referentes a disciplinas optativas; 18 UC correspondentes às atividades programadas obrigatórias (APO); 28 UC correspondentes à pesquisa, qualificação do projeto e defesa da Tese. As possibilidades de integralização dos créditos das APOs poderão ser distribuídas entre participação de eventos, publicações de resumos, livros, artigos conforme o regimento interno do PPG-DD disponível no endereço (http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/disturbios-do-desenvolvimento/).
Critérios e sistemática de seleção de alunos
O processo seletivo a ser adotado para os alunos do Dinter seguirá a mesma sistemática aplicada no processo seletivo para alunos de Doutorado regulares do programa promotor. O público-alvo desta proposta de Dinter serão docentes da instituição receptora, preferencialmente alunos dos cursos de graduação afins com o campo dos Distúrbios do Desenvolvimento, tais como Medicina, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Direito. O processo seletivo será realizado pela Instituição Promotora na Instituição Receptora, conforme as etapas que se seguem: 1) Inscrição: a inscrição será realizada somente pela Internet. O candidato deve preencher a ficha de inscrição e efetuar os uploads dos seguintes documentos: Curriculum atualizado e Certificado de proficiência obtido em outras instituições, se aplicável, nos dois idiomas contemplados no exame de proficiência, de acordo com regulamento do PPG-DD disponível no endereço (http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/disturbios-do-desenvolvimento/); 2) Seleção: 1ª Etapa: a) Teste de Proficiência em Língua Estrangeira: Uma das exigências para o Programa de Doutorado, de acordo com o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu em Distúrbios do Desenvolvimento (PPG-DD) da instituição promotora é demonstrar, nos termos deste Edital, proficiência em 02 (duas) línguas estrangeiras dentre as oferecidas. As opções para proficiência em língua estrangeira para o PPG-DD são: Inglês, Espanhol e Francês. A prova de proficiência em línguas estrangeiras será realizada na IR. Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não-eletrônico e sem glossário com palavras em Português. Não haverá vista ou revisão de prova. Poderão ser aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira, desde que tenham sido obtidos em período não superior a 5 (cinco) anos do ingresso do aluno no Programa, nas seguintes Instituições externas reconhecidas I – Inglês, TOEFL, com pontuação de intermediate para as provas de reading e listening, e de fair para as provas de speaking and writing (média de 65 pontos de 120); ou PET/ Cambridge (Intermediário II); ou ECCE ou ECPE/Michigan; II – Espanhol, DELE/ B2 (intermediário) – Diploma de Español como Lengua Extranjera (Instituto Cervantes); ou CELU/B2 (intermediário)– Certificado de Español Lengua y Uso; III - Francês, DELF/ A2 (intermediário) – Diplome d’Études em Langue Française (Aliança Francesa). O candidato ao curso de Doutorado aprovado no Processo Seletivo e reprovado no teste de proficiência de caráter classificatório, conforme previsto no Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição promotora, deverá obter a aprovação antes da data de depósito da qualificação. O aluno que não obtiver a proficiência dentro do prazo estipulado será jubilado. 2ª Etapa da seleção: Análise de Projeto de Doutorado apresentado no momento da inscrição no Processo Seletivo e Entrevista aos candidatos que serão conduzidas por uma equipe de 2 professores permanentes da instituição promotora no local da instituição receptora. Todos os alunos candidatos participarão da entrevista. O resultado final com a lista de aprovados será publicado no site do programa da IP <www.mackenzie.br>
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
Prevê-se que os alunos da instituição receptora participarão do estágio obrigatório na IP, perfazendo um mínimo de 120 horas de estágio, distribuídas de acordo com as recomendações da IP, em acordo firmado entre orientador e coordenação do programa, com base no modelo de 4 semanas de estágio, com 30 horas semanais, nos dois primeiros semestres do curso.
As atividades previstas nesse estágio são as seguintes: a) haverá possibilidade de matricular-se em, pelo menos uma disciplina do PPG-DD (IP) em andamento nesses dois semestres o que contribuirá ainda mais com a qualificação acadêmica destes, b) os alunos deverão assistir, no início de cada semestre, pelo menos duas bancas de qualificação ou defesa de doutorado e/ou mestrado que regularmente acontecem nessas etapas de cada semestre na IP; c) participarão ativamente nos grupos de pesquisa e laboratórios da instituição promotora mediante atividades direcionadas a aquisição habilidades para aprendizagem para uso de novas tecnologias portáteis na avaliação de funções cognitivas e comportamentais de pessoas com distúrbios do desenvolvimento. Incluem-se nessas atividades treinamento no uso de softwares e tecnologias inovadoras de avaliação neurocognitiva, de linguagem e de comportamento mediante utilização dos softwares de laboratórios e grupos de pesquisa do programa da IP. Por exemplo, i) Aparelho de Eletroencefalografia de 128 canais, ii) Software para cálculo de fontes geradoras de sinais elétricas cerebrais, iii) Software para rastreamento de Potenciais Evocados relacionados a Eventos (EEG), iv) Software para testagem de paradigmas clássicos para funções visuais e auditivas, v) equipamentos de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) para a condução de experimentos sobre neuromodulação, vi) Programas específicos de computador como por exemplo, PhotoShop, Corel Draw, SPSS e Wave Edit e Graphpad, que possibilitam a condução de estudos e de práticas de ensino, vii) Softwares que auxiliam no estabelecimentos de fenótipos e padrões comportamentais de funcionamento de pessoas com desenvolvimento típico e atípico como o Assessment Data Manager (ADM), Conners’ Continuous Performance Test II Version; TargetWare/ Software Prism 5, viii) Software Tobii Technology para avaliação de movimentos oculares. A capacitação dos discentes nessas ferramentas de pesquisa será inovadora em termos de experiência de formação e de pesquisa; d) participarão das atividades dos grupos de atendimento à comunidade nas áreas dos distúrbios/transtornos do neurodesenvolvimento que são realizadas periodicamente na IP. Esses grupos atendem crianças e adolescentes da comunidade com sinais de Transtornos do Espectro Autista, Deficiência Intelectual em síndromes genéticas, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtornos da Aprendizagem. As atividades desenvolvidas nesses grupos possibilitarão que os doutorandos treinem as habilidades adquiridas nas disciplinas e desenvolvam competências acadêmicas e profissionais compatíveis com o perfil esperado para doutores nas linhas de pesquisa; e) participarão de coletas de dados de outros alunos do PPGDD que estejam em andamento sob a supervisão do respectivo orientador da tese, o que contribuirá com a formação acadêmica em pesquisa; f) será oferecido a esses alunos um curso específico para preenchimento do Currículo LATTES e um curso sobre uso do Portal de Periódicos CAPES e outras bases de dados relevantes para as linhas de pesquisa do PPG-DD. Os doutorandos aplicarão esses conhecimentos adquiridos na IP junto aos docentes da IR. Essa transferência de conhecimentos se dará por intermédio dos projetos de doutorado que cada um desenvolverá. Outra atividade prevista para esses alunos de Doutorado será que eles administrem palestras sobre os temas de pesquisas de cada projeto nos cursos de graduação da instituição receptora sob a supervisão de seus respectivos orientadores da IP. É necessário que as aulas que serão ministradas se adequem aos conteúdos programáticos das disciplinas dos cursos de graduação em andamento na IR para garantir uma real integração de conhecimentos.
Ações voltadas para minimizar os riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
O PPG-DD em sua constituição multiprofissional de corpo docente reforça a produção intelectual nas áreas de Psicologia, Saúde e Educação. É característica fundamental do programa a diversidade de abordagens de campos teóricos, métodos e atuações frente às demandas postas pelos distúrbios do desenvolvimento. Será uma preocupação constante nas aulas e orientações apresentar todas as colaborações realizadas entre os professores do PPG-DD da IP com outras instituições nacionais e internacionais, em termos de projetos e produção intelectual. Do mesmo modo que o programa recebe, na sede, alunos de diferentes formações, os discentes da IR provem de diferentes cursos de graduação com aderência às linhas de pesquisa da área de concentração de nosso programa. Os professores irão incentivar a participação dos discentes em eventos nacionais e internacionais que possam contribuir para a ampliação da sua formação; estimular a publicação em revistas indexadas e de qualidade; oportunizar interações com outras instituições para parcerias de pesquisa com o Cesmac auxiliando-o a tornar-se autônomo nessa busca. O regulamento do programa da IP permite que 25% dos créditos em disciplinas possam ser feitos em outras instituições, o que pode ampliar a diversidade na formação acadêmica. Será incentivado também, nas orientações planejadas, que quando os alunos venham à IP os mesmos possam conhecer projetos de pesquisa, integrar grupos de discussão e participar de atividades acadêmicas interinstitucionais que regularmente acontecem na IP. Essa interação e integração acontecerá de maneira mais robusta na época em que os alunos estagiem na IP (ver Item 6.3 – Planejamento do Estágio). Prevê-se, ainda, a realização de seminário de pré-qualificação, que tem por objetivo apresentar e compartilhar os projetos dos alunos do Dinter com a comunidade acadêmica do Cesmac e da região. Haverá, nesse evento, coparticipação na organização e realização de professores de ambas as instituições.
Uso de recursos tecnológicos. Descreva como se aplica o uso dessa tecnologia nesse projeto
Será utilizado o sistema de videoconferência para o cumprimento de parte das unidades de créditos do curso de Doutorado. Essa tecnologia será utilizada na ocasião do oferecimento do curso de Introdução à Bioética que está integrado à APO. Os alunos cumprirão esses créditos à distância na IR possibilitando a participação concomitante com os alunos regulares de mestrado e doutorado da instituição promotora. Também as orientações quinzenais dos respectivos projetos de Doutorado utilizarão as diferentes modalidades de tecnologia de educação à distância, no caso via Skype. Cabe destacar que essas tecnologias estão sendo utilizadas regularmente para a realização de defesas de teses e dissertações quando estas envolvem membros de instituições nacionais e estrangeiras, nesse caso usamos o sistema de Videoconferência. A IR também possui salas de videoconferência e um estúdio completo de gravação para vídeo-aulas que permitirá o uso dessas tecnologias. A aula magna prevista para o início do curso de Doutorado também utilizará a tecnologia de videoconferência.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Centro Universitário Cesmac atualmente possui 49 laboratórios. Eles são subdivididos em laboratórios multidisciplinares e laboratórios específicos, além das clínicas escolas. Os laboratórios multidisciplinares (11 no total) são destinados para atividades de ensino e pesquisa de caráter básico. Os laboratórios específicos e as clínicas escolas (38 no total) têm como objetivo primário atender às necessidades individuais de ensino e pesquisa de cada um dos cursos. Os laboratórios comuns e os específicos para os cursos de saúde são utilizados apenas pelos alunos de graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Cesmac, não havendo convênios com ou para outras instituições e atendem aos requisitos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, todos contam com técnicos de laboratórios e são dotados dos equipamentos de biossegurança necessários a cada tipo de laboratório ou serviço, observando as normas da ABNT, especialmente, nos seguintes aspectos: Almoxarifado com área reservada a líquidos inflamáveis, controle de material e estocagem adequados; espaço físico adequado com, no mínimo, dois metros quadrados por aluno; salas com iluminação, ventilação e mobiliário adequados; instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias e outras adequadas ao atendimento de alunos, professores e funcionários; computadores em todos os laboratórios, ligados em rede e com acesso à internet, com recursos multimídia para projeções; política de uso dos laboratórios compatível com a carga horária de cada atividade prática; plano de atualização tecnológica, além de serviços de manutenção, reparos e conservação realizados sistematicamente, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelos laboratórios. Todos os laboratórios possuem equipamentos de biossegurança como os EPI (equipamentos de proteção individual): luvas, gorros, máscara, jaleco, pêra, pipetador automático, além dos EPC (equipamentos de proteção complementar): chuveiro de emergência com lava olhos, capela de exaustão, descarte de material perfuro cortante, material para primeiros socorros, extintores de incêndio, emblemas educativos de segurança e mapas de risco atualizados anualmente. Para o correto funcionamento dos laboratórios, o Cesmac possui uma supervisão de laboratórios que se responsabiliza pelo planejamento e gerência de todas as atividades laboratoriais, bem como dos aspectos relacionados ao seu pleno funcionamento (limpeza; compra, estocagem e controle de todos os materiais, instrumentais e equipamentos; administração dos técnicos, etc.). Os laboratórios de uso comum são: 1) 04 (quatro) laboratórios multidisciplinares de química e análise biológica; 2) 04 (quatro) laboratórios de microscopia e, 3) 04 (quatro) laboratórios de anatomia. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária dispõem de laboratórios específicos e clínicas onde são desenvolvidas atividades integradas de ensino e serviço. Os cursos de Farmácia e Biomedicina têm à sua disposição o complexo da Farmácia e Laboratório Escola para atender às mesmas atividades. Desta forma, seguem citados os laboratórios específicos e clínicas do Centro Universitário Cesmac: Laboratórios de Habilidade de Enfermagem e Medicina, Laboratórios Farmacêuticos, Laboratórios de Fisioterapia, Laboratório de Técnica Dietética, Laboratórios Odontológicos Pré-clínicos e Laboratórios de Medicina Veterinária, a Unidade Docente Assistencial de Enfermagem, as Clínicas de Nutrição, Odontologia, Psicologia, Hospital Veterinário, Farmácia Escola e Laboratório Escola, além de um complexo laboratorial para o Stricto Sensu (a ser inaugurado em 2017-2) envolvendo análises em ciências biológica (incluindo microbiologia e cultivo celular), química e biotecnologia que contará com mesa digital 3D de estudos de imagens (Anatomia, Ressonância e Tomografia) acoplada a impressora 3D.
Biblioteca
A rede de bibliotecas Cesmac, conta com a Biblioteca Central, recebendo o nome de Biblioteca Craveiro Costa e 5 (cinco) bibliotecas setoriais, a qual disponibiliza em seu arquivo físico o acervo de 18.974 títulos e 98.200 exemplares que podem ser consultados em seus terminais de consulta, contando ainda com cerca de 110.000 títulos de livros eletrônicos para empréstimos virtuais e downloads Na Biblioteca Virtual Ebrary e periódicos indexados nas bases de dados vLex,, Academic Search Premier, Dentistry & Oral Science Source, Medline Complete, CINAHL Plus, Dynamed Plus e ABNT. As Bibliotecas contam com salas de estudo individuais e em grupo, sala de computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas, além de acesso ao portal do COMUT/BIREME, Biblioteca Virtual de Saúde. A área física, as condições de armazenamento, de preservação e de disponibilidade do acervo são adequadas para o funcionamento dos cursos e atividades acadêmicas realizadas pelo Centro Universitário Cesmac. O acervo da Rede de Bibliotecas do Centro Universitário Cesmac é informatizado e tombado junto ao Patrimônio da IES, tendo como Sistema de gerenciamento de Informação o programa PERGAMUM. ACERVO VIRTUAL A biblioteca possui aproximadamente 110.000 títulos de livros eletrônicos distribuído em 15 áreas disponíveis para empréstimos virtuais e download na Biblioteca Digital Ebrary. Dentre as Bases de Dados que a instituição possui está a Dentistry & Oral Sciences Source que é a base de dados mais completa do Mundo em Odontologia (área em que a Instituição possui um de seus Mestrados Profissionais) e áreas relacionadas. Outra base de dados, a Academic Search Premier possui 13.780 periódicos indexados e destes 4.770 em texto completo em diversas áreas do conhecimento, assim como a base Fonte Acadêmica que é uma coleção em rápida expansão de mais de 130 periódicos acadêmicos do Brasil e de Portugal. Todas as principais áreas de assuntos são abordadas, com ênfase específica em agricultura, ciências biológicas, economia, história, direito, literatura, medicina, filosofia, psicologia, administração pública, religião e sociologia. A base de dados MEDLINE Complete, também disponível, utiliza a indexação MeSH (Títulos de assuntos médicos) com árvore, hierarquia em árvore, subtítulos e recursos de expansão para pesquisar citações em mais de 5.400 revistas biomédicas especializadas atuais. A CINAHL with Full Text fornece uma interface fácil de usar, com recursos de pesquisa básica e avançada e pesquisas de citações. A lista de Título de Assuntos da CINAHL ajuda os usuários a efetivamente pesquisar e recuperar informações e acompanhar a estrutura do Medical Subject Headings (MeSH) utilizado pela National Library of Medicine, fornecendo texto completo para a parte superior de enfermagem e literatura de saúde disponíveis e abrange uma vasta gama de tópicos, incluindo enfermagem, biomedicina, ciências da saúde biblioteconomia, medicina complementar, a saúde dos consumidores e outras 17 disciplinas de saúde. Dynamed Plus é uma ferramenta de referência clínica criada por médicos para médicos e outros profissionais de saúde para uso no local de atendimento. Com resumos clinicamente organizados com mais de 3.200 tópicos, a base fornece o conteúdo mais recente e recursos com relevância, validade e conveniência, tornando a ferramenta um recurso indispensável para responder a maioria das questões clínicas durante a prática. A Vlex é uma grande base de dados jurídica de abrangência mundial que disponibiliza publicações referentes a 130 países, com mais de 80 milhões de documentos postados, Acervo Físico Biblioteca Central. Acervo Títulos: 10.093 Exemplares: 43.077. Laboratório de informática: 25 terminais de pesquisa. Terminais de consulta ao acervo: 5 terminais de consulta. Salas para estudo individual: Sala 1: 13 cabines; Sala 2: 28 cabines; Sala 3: 27 cabines; Sala de estudo em grupo: Sala 1: 11 mesas com 4 cadeiras; Sala 2: 25 mesas com 4 cadeiras; Salas de áudio vídeo: Total de 7 salas de áudio e vídeo contendo 1 mesa com 4 cadeiras cada sala de áudio e vídeo. A Biblioteca Setorial do Campus III Padre Teofanes Barros que é específica da área de Ciências Humanas e Sociais possui em seu acervo: Títulos: 4.654 Exemplares: 29.159. Laboratório de informática: 20 terminais. Terminais de consulta ao acervo: 4 terminais de consulta; Sala de estudo individual: 25 cabines; Sala de estudo em grupo: 10 mesas com 4 cadeiras. Biblioteca Setorial do Campus IV Elias Passos também específica da área de Ciências Humanas e Sociais possui em seu acervo: Total de títulos: 3.598. Total de exemplares: 10.969. Terminais de Pesquisa: 5 terminais de pesquisa. Sala de estudo individual: 18 cabines; Sala de estudo em grupo: 1 sala com 9 mesas e 4 cadeiras cada mesa.
Outros recursos de infraestrutura
A instituição dispõe de infraestrutura de Tecnologia da Informação com Laboratórios de Informática e rede de computadores que interliga os quatro Campi, com os seguintes equipamentos abaixo relacionados. Possui em sua estrutura acesso próprio à Internet, para uso acadêmico, que opera com velocidade máxima de banda larga de dois links de 100 Mb, disponível através de computadores ligados a rede cabeada, e transmissão de rede sem fio WI-FI, cobrindo todo perímetro da instituição. A comunidade acadêmica do Cesmac pode acessar interna e/ou externamente às bases de dados e aos periódicos on-line existentes na biblioteca. Dessa maneira, todos têm acesso livre às pesquisas em ambiente virtual. Este recurso está disponível internamente aos alunos, tanto para as atividades de aula como para as atividades extra-aula, oferecendo possibilidades de pesquisa, extensão e ensino em diferentes tipos de desenvolvimento de trabalhos.
Cronograma de Atividades:
2018
1ºsemestre do curso
Processo seletivo e exame de proficiência realizados na IR
Aula inaugural
Disciplinas:01 Obrigatória: Métodos de Investigação dos Distúrbios do Desenvolvimento / 01 Optativa:Estudo das Deficiências: Um Enfoque Interdisciplinar
Orientação Presencial e à distância
2019
2º semestre do curso
Exame de proficiência realizado na IP
Curso de Introdução de Bioética
Período de estágio na IP.
Disciplinas: 01 Obrigatória: Seminários Avançados em Distúrbios do Desenvolvimento/ 01 Optativa:Tópicos em Desenvolvimento
Orientação Presencial e à distância
3ºsemestre do curso
Orientação Presencial e à distância
Seminário Pré-qualificação (Outubro de 2019)
Período de estágio na IP.
2020
4º semestre do curso
Período de estágio na IP.
Orientação Presencial e à distância
5º semestre do curso
Orientação Presencial e à distância
Depósito do exame de Qualificação das Teses na IP (Outubro/2020)
Período de estágio na IP.
2021
6º semestre do curso
Orientação Presencial e à distância
7º semestre do curso
Orientação Presencial e à distância
Depósito de Defesa das Teses na IP(Dezembro/2021)com defesas previstas até fevereiro de 2022
Instituição Promotora
Coordenador:
SILVANA MARIA BLASCOVI DE ASSIS
Instituição de Ensino:
33024014 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM)
Logradouro:
Rua da Consolação, 896
Complemento:
Prédio 45 - Térreo
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 3236 8391 (11) 21148000 (11) 32142990 (11) 3236 8391 (11) 21148600 (11) 21148755 (11) 21148202 (11) 21148143 (11) 32143102 (11) 21148586 (11) 21148707 (11) 21148600 (11) 21148961 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148707 (11) 21148961 (11) 21148961 (11) 21148882 (11) 21148000 (11) 21148667 (11) 21148202 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148268 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148268 (11) 21148882 (11) 21148712 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148143 (11) 21148694 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148710 (11) 21148793 (11) 21148597 (11) 21148757 (11) 21148711 (11) 21148202 (21) 148281 (11) 21148961 (11) 21148792 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148281 (11) 21148882 (11) 21148667 (11) 21148600 (11) 21148882 (11) 21148586 (11) 21148281 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148694 (11) 21148802 (11) 27667412 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148757 (11) 21148597 (11) 21148179 (11) 21148132 (11) 21147411 (11) 21148600 (11) 21148712 (11) 21148143 (11) 21148268 (11) 27667411 (11) 2766-7411 (11) 21148707 (11) 21148792 (11) 21148763 (11) 21148711 (11) 21148144 (11) 21148421 (11) 27667525 (11) 21148802
E-mail Institucional do Programa:
prpg@mackenzie.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Coordenador:
EVANISA HELENA MAIO DE BRUM
Logradouro:
Rua Cônego Machado
Município-UF:
Maceió -
AL
Telefone(s):
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