Plano Acadêmico:
7.1. Objetivos e Metas :
Objetivo geral O objetivo geral do presente projeto é capacitar profissionais da UTFPR-CM, em nível de doutorado para o exercício das atividades de ensino e pesquisa, com a articulação conjunta com extensão, na
produção de conhecimento científico e tecnológico no âmbito da área de Letras. Objetivos específicos O presente projeto tem como objetos específicos: • Contribuir para a formação de recursos humanos para a
pesquisa; • Colaborar para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no Brasil, em particular entre os Campi da UTFPR e no Estado do Paraná; • Fortalecer e estimular a
implantação de novos grupos de pesquisa e de ensino (em todos os níveis), de maneira a solidificar a participação da região na formação de conhecimento e atendimento das demandas locais; • Formar
profissionais preparados para atuar na integração escola-universidade, de forma a aproximar suas realidades e, dessa forma, atender as demandas regionais; • Aplicar novas metodologias desenvolvidas durante
os projetos de pesquisa; • Fomentar e consolidar os grupos de pesquisa já existentes UTFPR-CM. Metas As metas a serem alcançadas por este Projeto DINTER são as seguintes: • Produzir em coautoria
(orientador/orientando ou em equipe), no mínimo, 1 trabalho científico por doutorando, para apresentação em eventos acadêmicos, publicação em periódicos com nível de qualidade reconhecida pelos indicadores
da CAPES, e em livros de editoras de qualidade reconhecida; • Desenvolver projetos de pesquisa em linhas específicas para área de concentração em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras
da UFPR; • Formar, ao menos, 10 profissionais (UTFPR/IES do entorno geográfico) em nível stricto sensu doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, no prazo de quatro anos, para atuar em
atividades de ensino, pesquisa e extensão; • Incrementar a participação em editais e aprovação de projetos com recursos oriundos dos órgãos de fomento, que apresentam como requisito posse do título de doutor;
• Produzir trabalhos científicos para apresentação em eventos acadêmicos, congressos científicos e periódicos especializados na área, desenvolver recursos humanos em condições de implantar e implementar um
mestrado acadêmico, e eventualmente um doutorado, na área de Letras nos Campi da UTFPR.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
O processo de seleção compreenderá duas etapas para ingresso no Projeto DINTER: a pré-seleção pela UTFPR-CM e a seleção dos candidatos pré-aprovados deverá ser realizada juntamente com os candidatos
regulares ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Letras, através de normas divulgadas em edital de seleção 2014-2015, caso este projeto já tenha sido aprovado. Para o caso de o Projeto do Dinter
UFPR-UTFPR-CM não ter sido aprovado a tempo de os candidatos serem selecionados através do processo seletivo regular, abrir-se-á um edital de seleção exclusivo, com os mesmos critérios da seleção normal,
apenas com prazos alterados. Com relação à seleção, seguir-se-ão os critérios estabelecidos no Regimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e a Resolução 65-09 da CEPE. A seleção, realizada
pela Instituição promotora (PGLETRAS-UFPR), baseada no edital de seleção construído a partir do Regimento do Programa e da resolução 65-09-CEPE, consistirá das seguintes etapas: • Homologação da validade
dos resultados de exame de suficiência em língua estrangeira (eliminatório); • Prova escrita individual (eliminatória); • Análise do currículo disponibilizado na Plataforma Lattes; • Análise do projeto de pesquisa
apresentado na ocasião da inscrição; • Entrevista com banca avaliadora do processo seletivo. O processo de divulgação e seleção ocorrerá de acordo com o seguinte cronograma: Divulgação e Inscrições
01/09/2014 a 30/09/2014 Seleção 10/10/2014 a 11/12/2014
7.3. Estrutura básica da programação:
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga Horária Docente(s) Responsável(eis) Local da oferta Data da Oferta Observação
HL739 - TEORIA DA FICÇÃO I 90
CH: 90
Docentes: MARILENE WEINHARDT
RAQUEL ILLESCAS BUENO
FERNANDO CERISARA GIL
Data da oferta: 01/05/2015
HL745 - TEORIA DA POESIA I
CH: 90
Docentes: MAURICIO MENDONCA CARDOZO
MARCELO PAIVA DE SOUZA
Data da oferta: 01/09/2015
HL751 - TEORIA DO TEATRO
CH: 90
Docentes:CELIA MARIA ARNS DE MIRANDA
MARCELO PAIVA DE SOUZA
Data da oferta: 01/11/2015
HL 767 - TÓPICOS DE TEORIA DA LITERATURA E TRADUÇÃO
CH: 90
Docentes: MAURICIO MENDONCA CARDOZO
RODRIGO TADEU GONCALVES
Data da Oferta: 01/03/2016
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório será realizado nas dependências da UFPR, a partir do terceiro ano de curso de doutorado, com atividades a serem planejadas e executadas pelos orientandos em parceria com os
orientadores, em aulas, grupos de pesquisa, organização de eventos e afins.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Pretende-se adotar as seguintes medidas que visam a heterogeneidade na formação dos doutorandos: • Estimular que todas áreas de pesquisa listadas neste projeto tenham candidatos no processo de seleção; •
Ofertar disciplinas nas diferentes linhas de pesquisa da Instituição Promotora; • Promover seminários de pesquisa com a participação de pesquisadores de outras universidades; • Incentivar os doutorandos a
participar de eventos, mini-cursos e outras atividades em outras universidades; • Incentivar os doutorandos a estabelecer intercâmbios científicos com outras universidades; • Garantir que todos os alunos
candidatos ao doutorado DINTER sejam orientados por docentes da Instituição Promotora e apenas eventualmente coorientados por docentes da Instituição Receptora.
7.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Não
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
9.1. Laboratórios:
Na instituição promotora: Desde o último triênio, o Programa não cessou de aplicar recursos em sua infraestrutura. Contamos hoje com 3 laboratórios exclusivos: o de Estudos Fônicos, o de Teoria e Crítica de
Tradução Literária e o de Aquisição de Linguagem. Há também um Laboratório de Informática que é compartilhado com a graduação. Além disso, temos a sala destinada a serviços administrativos, duas salas de
aula exclusivas (uma equipada com aparelho multimídia e outra com projeto de equipamentos via orçamento setorial das Ciências Humanas) e uma sala de estudos com computadores para os alunos. Laboratório
de Estudos Fônicos O Laboratório de Estudos Fônicos (Lafon) da Universidade Federal do Paraná foi instalado em setembro de 2007, graças à verba destinada pela Harvard University ao projeto Psycholinguistics
and Phonetic Aspects of Experimental Language Games - desenvolvido em conjunto pelos Profs. Drs. Adelaide Hercília Pescatori Silva e Maximiliano Guimarães Miranda (UFPR) e Andrew Nevins (Harvard University)
– e pelo CNPq ao projeto "Jogos de Codificação de Linguagem à luz da Teoria de Multiprecedência e Linearização: aspectos morfológicos, fonológicos, fonéticos e psicolinguísticos". Instalado numa sala com
tratamento acústico, no 9º. Andar do Edifício D. Pedro I, o Lefon conta com um computador - ao qual é acoplada uma placa de som Saffire - e com um microfone Shure, de alta definição. Conta também com uma
cabine com tratamento acústico. Estes equipamentos proporcionam a coleta de sinal acústico de alta qualidade, fundamental para as análises acústicas que são conduzidas pelos integrantes do Grupo de Estudos
Fônicos. Alunos de graduação, mestrado, doutorado e docentes têm baseado suas pesquisas em dados acústicos, partindo do pressuposto de que os modelos de análise fonológica devem se basear em dados
fonéticos para poderem fornecer representações mais acuradas e parcimoniosas para o nível sonoro da linguagem. Nessa linha, os trabalhos que vêm sendo realizados acabam por contemplar diferentes objetos:
descrição acústica e discussão sobre a representação de sons do português brasileiro (PB); descrição acústica e discussão sobre a aquisição de língua estrangeira, em estudos comparativos entre o PB e a língua
em questão; descrição acústica e discussão sobre a representação dos sons da fala em sujeitos com patologias de fala. Vale observar que, em 2010, o laboratório recebeu equipamentos novos implantados com
benefício que a Profª Maria Cristina Figueiredo Silva ganhou do CNPq, no edital 03/2008 – Ciências Humanas: um computador de mesa, um microfone, um fone de ouvido, um projetor multimídia e um laptop. O
projeto submetido chama-se Fonologia e sintaxe – aspectos da prosódia do português brasileiro e o número do processo é 401569/2008-0. Laboratório de Teoria e Crítica de Tradução Literária o Laboratório de
Teoria e Crítica de Tradução Literária, criado em 2010 no âmbito do projeto de pesquisa Projetos de tradução literária (Banpesq UFPR 2008023329) e coordenado pelo Prof. Dr. Mauricio Mendonça Cardozo (PQ 2),
tem por objetivo formalizar institucionalmente o espaço de pesquisa no campo da teoria e da crítica de tradução literária na UFPR e instrumentalizar a pesquisa de referência que serve de base a projetos
desenvolvidos nesse campo. Para a instrumentalização do Laboratório foi elaborado em 2010, sob a coordenação do mesmo docente, o projeto Instrumentalização do Laboratório de Teoria e Crítica de Tradução
Literária, submetido ao Edital interno do FDA 2010 da UFPR. O projeto foi contemplado com um orçamento no valor de R$ 8973,37, com o qual foram adquiridos dois computadores portáteis e um desktop. Além
disso, o laboratório passou a contar com o uso compartilhado de um scanner de livro (Plustek A 300), adquirido através de projeto de pesquisa do Prof. Dr. José Borges Neto (PQ 1D). Laboratório de Aquisição de
Linguagem O Laboratório de Aquisição de Linguagem, criado em 2011 no âmbito do projeto de pesquisa intitulado PRIMITIVOS SEMÂNTICOS, NOMES E AQUISIÇÃO DE ESTRUTURA ARGUMENTAL NO PB (Banpesq
UFPR 2012025892) e coordenado pela Prof. Dra. Teresa Cristina Wachowicz, tem por objetivo a viabilização de espaço de investigação no campo da aquisição de linguagem e instrumentalizar a pesquisa de
referência que serve de base a projetos desenvolvidos nesse campo.
9.2. Biblioteca:
9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais
A Biblioteca da UTFPR-CM é informatizada utilizando o sistema Pergamum, para seus serviços de catalogação, empréstimo, devolução, renovação e reserva de material bibliográfico. Permite acesso livre ao
acervo, disponibilizando informação a servidores, acadêmicos e comunidade em geral. No entanto, o empréstimo domiciliar é disponibilizado somente à comunidade acadêmica por meio da identificação
estudantil. O acervo do Campus é composto por uma quantidade suficiente de exemplares nas áreas básicas e específicas. Adicionalmente, o Campus conta com serviço de integração com os acervos dos outros
Campus. Além disso, todos os computadores ligados à rede de dados da UTFPR-CM tem acesso, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, às bibliotecas digitais de diversos periódicos, como os da
ScienceDirect, ACM e IEEE. Na instituição promotora: O Programa, inserido no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, tem a sua disposição a biblioteca setorial (Biblioteca HE) que, com mais de 60 mil
volumes, é a maior biblioteca do sistema da UFPR. O acervo específico da área de Letras é expressivo e a biblioteca conta com uma política de aquisições que tem beneficiado as linhas de pesquisa mais produtivas. A seção de periódicos conta com 141 títulos da área de Letras/Lingüística, compreendendo os principais títulos (nacionais e estrangeiros). Além disso, a UFPR tem acesso ao Portal de periódicos
CAPES e disponibiliza esse acesso a todos os alunos e professores. O Programa contribui também para o aumento do acervo, com a aquisição de volumes de particular interesse para as suas linhas de pesquisa
(com recursos do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico da UFPR). Em 2010, o Programa destineou R$ 10.000,00 para a aquisição de livros. A partir de uma consulta aos professores, elaboramos uma lista de
pretensões de compra que é destinada anualmente à Biblioteca Central da UFPR. Além da Biblioteca HE, os estudantes envolvidos em atividades de pesquisa específicas contam com os recursos das outras
bibliotecas do sistema da UFPR, em especial a biblioteca do Setor de Saúde, com cerca de 16 mil volumes (importante para as pesquisas relacionadas com as patologias da linguagem, entre outras), e a
Biblioteca de Ciência e Tecnologia, com cerca de 32 mil volumes (importante para as pesquisas relacionadas com a Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem e com a Semântica Formal, entre outros). Em
2009 foi concluída reforma da Biblioteca, com recursos do Projeto Modernização e provimento da infra-estrutura para as Bibliotecas de Humanidades da UFPR com recursos obtidos no CT-INFRA IV, da Finep, em
um total que atingiu a cifra de 780 mil reais, em projeto liderado por professor deste Programa, em cooperação com Colega do Setor de Educação. As novas condições da Biblioteca proporcionam maior
atratividade regional e internacional ao Programa. Com o fim das obras de reforma, está prevista inauguração para abril de 2009. A Biblioteca recebeu tratamento acústico e novo projeto visual, de iluminação,
atendimento e segurança; foram instalados nova escada e elevador interno para acessibilidade plena; há salas de pesquisa individuais para mestrandos e doutorandos; 90 bancadas individuais com iluminação e
acesso a internet; além de quatro gabinetes equipados para professores externos com estadas de média e longa duração. Digitalização de teses e dissertações Sob a proposta de subprojeto intitulada Acervo
Digital Cultural e Científico da UFPR, submetida em conjunto com os PPGs em História, Informática e o Sistema Integrado de Bibliotecas, no âmbito do Edital Pró-Equipamentos Institucional 13/2008 da CAPES, o
Programa foi contemplado com um Scanner Planetário A2 (no valor de 170 mil reais) para digitalização de suas dissertações e teses anteriores ao ano 2000 (quando passou a ser exigida versão digital na
entrega final dos trabalhos de conclusão). Com a digitalização dos trabalhos, eles serão disponibilizados para consulta e download no Sistema de Bibliotecas e no site do Programa.
9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos:
9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
9.2.2.1.1. Acesso : Total
9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 1994368
9.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
9.2.2.2.1. Acesso : Total
9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 615540
9.2.3. Outros Recursos :
Para o desenvolvimento das ações deste projeto a UTFPR-CM vem, desde 2005, investindo em ampliação e consolidando suas instalações e laboratórios. Isso decorre da proposta de verticalização do ensino na
UTFPR, em que diversos níveis de ensino são oferecidos em uma mesma área de conhecimento. A consolidação dos investimentos para criação de novos espaços e ampliação dos existentes foi especialmente
alavancada pela adesão da UTFPR ao Plano de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Ao aderir ao REUNI, foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões em equipamentos
para infraestrutura geral do Campus Campo Mourão. Em consonância com as atuais políticas de educação, a UTFPR aderiu em 2008 ao programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), que visa à
democratização do acesso ao ensino técnico público, pela modalidade de educação à distância. Os ambientes destinados ao ensino podem ser agendados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de
acordo com sua disponibilidade. A UTFPR Campus Campo Mourão conta com laboratórios de informática com aproximadamente 200 estações de trabalho, sendo algumas destinadas ao ensino e pesquisa. O
Campus ainda conta com acesso à rede sem fio para servidores e acadêmicos da Instituição. A UTFPR-CM possui um auditório com capacidade para acomodar 120 pessoas, destinado aos eventos locais. Para as
aulas teóricas o Campus conta com 24 salas de aula com capacidade variando entre 15 e 60 alunos. Todas as salas teóricas contam com projetor multimídia e quadro negro.