Plano Acadêmico:
O Minter em Administração FAIPE - IMED será desenvolvido na mesma área de concentração do PPGA IMED, Gestão das Organizações, com a oferta das duas linhas de pesquisa vigentes: Estudos Organizacionais Contemporâneos e Gestão Estratégica e Relações com o Mercado.
OBJETIVOS
Este projeto objetiva:
(1) desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais através da reflexão crítica, científica e metodológica no campo da pesquisa na área de Gestão das Organizações;
(2) oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Administração, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade;
(3) criar condições para a intervenção nas realidades regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a análise e a proposição de estratégias que permitam a qualificação dos sistemas e das práticas de Gestão das Organizações.
O propósito do Minter é estabelecer práticas capazes de conferir qualidade ao trabalho de pesquisa junto a Instituição Receptora, levando-a a consolidar um núcleo de docentes que desenvolva atividades de ensino em nível de Stricto Sensu no futuro.
PERFIL DO EGRESSO
A partir do exposto acima, três tipos de competências centrais irão compor a formação dos mestres envolvidos no projeto:
Competências para pesquisa: espera-se que o egresso tenha domínio sobre os fundamentos epistemológicos da ciência e sua relação com a construção do conhecimento; possua conhecimento sobre os diferentes enfoques metodológicos, tendo habilidade para aplicá-los em suas pesquisas; tenha domínio sobre as diferentes técnicas de coleta e análise de dados; possua conhecimento e possa desenvolver projetos de pesquisas; e detenha habilidades para a divulgação de suas pesquisas através de publicações científicas, atentas ao rigor e à relevância, para o avanço da fronteira do conhecimento.
Competências para o ensino: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas e os processos envoltos na construção do conhecimento; tenha habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projeto pedagógico, estrutura curricular, e disciplinas de cursos de graduação; seja capaz de explorar as diferentes abordagens de aprendizagem e formas didáticas para o desenvolvimento de aulas e atividades de ensino; tenha conhecimento sobre a elaboração de planos de ensino, materiais didáticos e dispositivos de avaliação de aprendizado; seja capaz de ministrar aulas e orientar alunos em nível de graduação e de pós-graduação.
Competências para a gestão de organizações públicas ou privadas: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas de gestão, estruturação e modelos organizacionais; tenha conhecimentos que lhe permitam inferir sobre estratégias, instrumentos e procedimentos ligados às relações intra e interorganizacionais e a gestão estratégica, mercadológica, e de pessoas; seja capaz de atuar na Gestão das Organizações de forma a incrementar a competitividade e o desempenho destas.
ESTRUTURA CURRICULAR
Para propiciar o desenvolvimento de tais competências, este curso será composto por 450 horas/aula de atividades acadêmicas, dispostas entre 3 disciplinas estruturantes (135 horas/aula), 6 disciplinas eletivas (180 horas/aula), 3 disciplinas complementares (45 horas/aula) e proposta e elaboração da dissertação (90 horas/aula).
Para a formação dos alunos, sugerem-se as seguintes disciplinas para serem ofertadas ao longo do curso:
Disciplinas Estruturantes:
Métodos de Pesquisa em Administração
Carga Horária: 45 horas/aula
Ementa:
Abordagem epistemológica da pesquisa científica. Métodos de pesquisa científica. O papel da teoria na pesquisa científica. As etapas de uma pesquisa. Estruturação e elaboração de projeto de pesquisa e de artigo científico. Técnicas de amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Publicação, rigor e relevância da pesquisa científica. Ética na pesquisa científica.
Análise e Interpretação de Dados
Carga Horária: 45 horas/aula
Ementa:
Procedimentos para análise de dados qualitativos e quantitativos. Análise de conteúdo e análise de discurso. Análises de correlação e de regressão simples e múltiplas. Aplicações da análise multivariada. Apresentação tabular e gráfica de dados. Interpretação de resultados de análises estatísticas. Uso de software para análise de dados qualitativos e quantitativos.
Teorias Organizacionais
Carga Horária: 45 horas/aula
Ementa:
Princípios e funções da administração. A administração e a interface com outras áreas de conhecimento. Ênfases no estudo da administração: estrutura, pessoas, tarefas, processos. Conceito de organização e formas organizacionais. Panorama histórico do pensamento administrativo: revisão das principais teorias organizacionais, suas contribuições, possibilidades, complementaridades e limitações.
Disciplinas Eletivas:
Gestão Estratégica das Organizações
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
Cenários e tendências na sociedade contemporânea. A evolução do estudo e as perspectivas teóricas sobre estratégia (clássica, evolucionária, processual e sistêmica). As escolas de pensamento de formação de estratégias. A mudança e a adaptação estratégica no contexto organizacional. Gestão estratégica e o alinhamento estratégico organizacional: modelos de alinhamento e framework.
Gestão de Marketing
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
Teoria e prática do marketing. Desenvolvimento e evolução do conceito de marketing. Evolução do pensamento de marketing. Marketing e ciência. Formação da teoria em marketing. Trocas e relações. Clientes, consumidores e mercados. Estudos do composto de marketing - produto, preço, distribuição e comunicação. Operação de marketing e desempenho organizacional.
Gestão da Inovação
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
A disciplina apresenta os conceitos, tipologias e processos de inovação. Modelos de inovação: inovação aberta; inovação fechada; tríplice-hélice. Habitats de inovação. Inovação e performance organizacional.
Comportamento Organizacional
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
Comportamento organizacional: conceito, aplicações e implicações. Interações sociais na
organização e cognições decorrentes. Valores, percepção, atitudes, personalidade e motivação. Comportamento em grupo. Liderança, cooperação, conflitos e relações de poder. Organização formal e informal. Identidade nas organizações.
Empresas Familiares
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
Conceituação e relevância das empresas familiar e não familiar. Empresas familiares no Brasil e no mundo – desafios e tendências. Modelo de desenvolvimento tridimensional de empresa familiar: dimensões de desenvolvimento da propriedade, da família e da empresa. Os tipos clássicos de empresa familiar. Gestão, liderança e cultura nas empresas familiares. Sucessão nas empresas familiares. Profissionalização e planejamento sucessório nas empresas familiares. Conflitos, processos de negociação e de mediação nas empresas familiares.
Gestão de Pessoas
Carga Horária: 30 horas/aula
Ementa:
As mudanças na sociedade e na gestão das organizações. As relações de trabalho e a gestão das pessoas. A multidimensionalidade do ser humano e as características dos indivíduos. Trabalho, relações de gênero, trabalho imaterial, tempo, estresse, sofrimento psíquico e emoções no ambiente de trabalho. A evolução dos modelos de gestão de pessoas. Sistema de gerenciamento de pessoas. Gestão de competências.
Disciplinas Complementares:
Seminário de Dissertação
Carga Horária: 15 horas/aula
Ementa:
Delineamento, estruturação e elaboração do projeto de dissertação e da dissertação. Introdução, delimitação do tema e justificativa, problema e objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e conclusão. Construção de bases teóricas de referência para a pesquisa. Ética e plágio nas publicações.
Seminário de Docência
Carga Horária: 15 horas/aula
Ementa:
A construção do conhecimento. Docência no ensino superior. Projeto pedagógico, currículo, cultura e formação de acadêmicos. Aprendizagem e formas didáticas. Processo e técnicas de ensino. Avaliação no ensino superior. Comunicação e a relação entre professor e aluno.
Tópicos Especiais
Carga Horária: 15 horas/aula
Ementa:
Discussão de temas emergentes no campo da Gestão das Organizações, de forma a complementar a estrutura formal do programa.
DISSERTAÇÃO E ORIENTAÇÃO
A definição do Orientador ocorrerá no processo seletivo do curso levando em conta os interesses de pesquisa dos candidatos e dos docentes do quadro permanente do PPGA-IMED. A comissão de seleção examinará do ponto de vista da afinidade temática e da conveniência de garantir uma distribuição homogênea dos orientandos entre os professores.
As orientações das dissertações serão feitas presencialmente na FAIPE previamente agendadas, além de serem utilizados meios informatizados de acompanhamento das atividades, com a troca de correspondências e a interação digital entre professor e orientando, por meios eletrônicos como Skype e o uso da plataforma digital.
O formato da dissertação irá respeitar o regimento do PPGA, podendo ser em formato monográfico ou de artigo científico, prevendo a submissão a um periódico qualificado da área.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Ressalta-se que, para obtenção do grau de Mestre são necessários os seguintes requisitos:
- Realização e aprovação em todas as disciplinas previstas neste documento;
- Qualificação de projeto de dissertação perante banca;
- Comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol).
- Defesa da dissertação (formato monográfico ou artigo) perante banca pública e com avaliador externo.