Plano Acadêmico:
A realização deste projeto DINTER remete-nos à necessidade de um plano de estudo e de trabalho que seja capaz de, respeitadas as preferências por campos conceituais específicos da Geografia, prover a formação de profissionais capazes de desenvolver e ampliar a atividade de pesquisa dentro do UNEC, da mesma forma que se constitui como centro fundamental de irradiação para atividades de ensino e de extensão nos diversos municípios de atuação da Instituição. O objetivo geral é oferecer oportunidade de formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente, para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Geografia, visando ao avanço do conhecimento na área. Os objetivos específicos são: capacitar os docentes da área de Geografia e áreas afins do Departamento de Geociências para contribuição e aceleração do processo de desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão do UNEC, conforme exigência da Reforma Universitária; fortalecer as atividades de pesquisas em Geografia em desenvolvimento no UNEC, através da institucionalização de linhas de pesquisa permanentemente alimentadas por profissionais mais qualificados a desenvolver novos projetos dentro da comunidade; contribuir para o desenvolvimento de pesquisas em Geografia na área de atuação do UNEC. A estrutura curricular deste projeto do Doutorado Interinstitucional visa contemplar, principal, mas não exclusivamente, as áreas de pesquisa dos docentes do Departamento de Geografia. O atendimento deste objetivo está concretizado na proposta de três linhas de pesquisa, conforme a descrição apresentada a seguir: A linha de pesquisa GIS é composta pelos grupos temáticos: Previsões, Impactos e Cenários; Modelos de Análise Espacial e Geocartografia. A linha de pesquisa Meio Ambiente é composta pelos grupos temáticos:
Geodinâmica Ambiental; Sensoriamento Remoto aplicado ao Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. A linha de pesquisa Estudos Urbanos e Regionais é composta pelos grupos temáticos: Estudos Regionais; Estudos Urbanos e Estudos da Paisagem. Os doutorandos terão à sua disposição, no âmbito de cada linha de pesquisa, vasto número de projetos de pesquisa aos quais poderão se vincular. Alguns desses projetos são apresentados na seção devotada às orientações. As Metas do Programa são: • beneficiar direta e indiretamente os alunos do curso de graduação em Geografia do UNEC, com a titulação de professores e a disponibilização e envolvimento em projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica; • franquear aos futuros doutorandos do UNEC uma oportunidade de requalificação profissional, permitindo-lhes ascensão funcional em sua carreira, bem como acesso a recursos e financiamentos diversos que impõem aos proponentes a necessidade de possuir como titulação mínima o doutorado; • fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa focados na realidade regional de Caratinga e seu contexto, beneficiando diretamente a sociedade local; • formar núcleo de pesquisadores na área de Análise Espacial e suas vastas aplicações na cidade de Caratinga, vocacionados para efetiva atuação sobre os problemas regionais, com grande capacidade de replicação desses conhecimentos; • formar profissionais com vistas à implementação de um futuro curso de mestrado em Geografia no UNEC; e • estreitar e perenizar as relações entre os Departamentos de Geografia do UNEC e o Departamento de Geografia da PUCMinas. Esta proposta contempla a oferta de 15 vagas para doutorandos. No entanto, em virtude da dimensão da demanda, bem como da qualidade dos candidatos que se inscreverem no processo seletivo, este limite poderá ser aumentado ou diminuído, levando-se em conta as peculiaridades da proposta e a disponibilidade dos professores a ela vinculados, sem prejuízo para os cursos de mestrado e doutorado ora em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial. Observe-se que todas as disciplinas serão ofertadas na unidade receptora de forma concentrada de modo a minimizar os deslocamentos dos professores. Para não sobrecarregar docentes e discentes, será ofertada uma única disciplina por mês.
- Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
A seleção, matrícula e titulação dos alunos DINTER ocorrerá em conformidade com o regulamento do curso. A inscrição do candidato aos exames de seleção para o curso de Doutorado deverá ser feita na Secretaria do Programa mediante a apresentação dos seguintes documentos: a) formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado de 1(uma) fotografia 3cm x 4 cm; b) diploma e histórico escolar do curso de Mestrado bem como cópia da dissertação de mestrado que contenha a data de defesa e folha de aprovação com assinaturas dos membros da comissão examinadora; c) histórico escolar do curso de graduação; d) curriculum vitae; e) pré-projeto de tese com indicação do provável orientador. A seleção dos candidatos ao doutorado far-se-á mediante: a) prova de interpretação e análise de texto científico; b) discussão e avaliação do pré-projeto de tese; c) prova de suficiência em língua inglesa e outra língua estrangeira escolhida entre o Francês, Espanhol ou Italiano; d) análise do histórico escolar do mestrado e do currículo; e) entrevista com o candidato. O resultado final será a média ponderada, atribuindo-se peso 2(dois) à prova de interpretação e análise de texto científico, peso 1(um) à análise e discussão do pré-projeto de tese e peso 1(um) à média das provas de suficiência das duas línguas estrangeiras. Para ser aprovado, o candidato deverá obter os seguintes resultados mínimos: a) 70 (setenta) pontos sobre 100 (cem) na prova de interpretação e análise de texto científico; 70 (setenta) pontos sobre 100 (cem) na avaliação do pré-projeto de tese; e 60 (sessenta) pontos sobre 100 (cem) em cada uma das provas de língua estrangeira. A classificação dos candidatos far-se-á pela média ponderada final. Para obter o grau de Doutor, o estudante deverá satisfazer, pelo menos, às seguintes exigências: a) ter completado, entre disciplinas obrigatórias e optativas, o mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos; b) ter sido aprovado em exame de qualificação; c) ter sido aprovado na defesa de Tese. Para a expedição do diploma de Doutor pela PUC Minas, serão necessários os seguintes documentos: a) ata dos trabalhos da Comissão Examinadora, em cópia autenticada pelo coordenador; b) 1 (um) exemplar da Tese, do qual conste, após a folha de rosto, uma página com a data da defesa e as assinaturas de todos os membros da comissão examinadora; c) cópia do histórico escolar do estudante. No histórico escolar, deverão constar os seguintes dados; a) Nome completo, filiação, data e local de nascimento, e nacionalidade do aluno; b) número da cédula de identidade e nome do órgão que a expediu, no caso de estudante brasileiro; ou número do passaporte e local em que foi emitido, quando o candidato for estrangeiro; c) grau(s) acadêmico(s) anterior (es); d) data de admissão do curso; e) resultado dos exames de seleção; f) relação das disciplinas cursadas, com as respectivas notas, conceitos e créditos obtidos; períodos letivos em que foram ministradas e nomes dos respectivos professores; g) data da defesa, folha de aprovação da dissertação ou tese e nomes dos membros da Comissão Examinadora; h) assinatura do coordenador do curso. O diploma de Doutor só será entregue ao concluinte depois de efetuado o respectivo registro.
Estrutura básica da programação:
Nome da disciplina: Geodemografia Carga Horária: 60 Docente responsável: Duval Magalhães Fernandes Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 05/10/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: GIS Avançado Carga Horária: 60 Docente responsável: Aurélio Muzzarelli Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 02/05/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Evolução do Pensamento Geográfico Carga Horária: 60 Docente responsável: Oswaldo Bueno Amorim Filho Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 02/03/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Geográfica Carga Horária: 60 Docente responsável: Guilherme Taitson Bueno Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 06/04/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Cartografia e SIG Carga Horária: 60 Docente responsável: José Flávio Morais Castro Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 04/05/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Cartografia Quantitativa Carga Horária: 60 Docente responsável: Leonidas Conceição Barroso Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 01/06/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Geografia Urbana Carga Horária: 60 Docente(s) responsável(eis): Alexandre Magno Alves Diniz e Ana Marcia Moreira Alvim Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 03/08/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Métodos de Análise Espacial Carga Horária: 60 Docente responsável: João Francisco de Abreu Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 09/11/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Seminários de Doutorado – Análise Espacial Carga Horária: 60 Docente responsável: João Francisco de Abreu Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 03/10/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Seminários de Doutorado – Meio Ambiente Carga Horária: 60 Docente responsável: Luiz Eduardo Panisset Travassos Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 07/11/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Climatologia Geral Carga Horária: 60 Docente responsável: Ruibran Januário dos Reis Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 14/09/2015 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Estudos Integrados do Meio Ambiente Carga Horária: 60 Docente responsável: Guilherme Taitson Bueno Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 07/03/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Geografia Cultural e da Paisagem Carga Horária: 60 Docente responsável: Altino Barbosa Caldeira Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 04/04/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Seminários de Doutorado – Estudos Urbanos e Regionais Carga Horária: 60 Docente responsável: Oswaldo Bueno Amorim Filho Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 06/06/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Tópico Especiais em GIS Carga Horária: 60 Docente responsável: Sandro Laudares Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 08/08/2016 Observação: 04 créditos
Nome da disciplina: Geomorfologia Ambiente Carga Horária: 60 Docente responsável: Luiz Eduardo Panisset Travassos Local de oferta: Na Instituição Receptora Data da oferta: 12/09/2016 Observação: 04 créditos
- Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas dar-se-á de maneira vinculada e articulada com o processo de orientação das teses, com base em três momentos: Seminário sobre Projeto de Dissertação e Tese: As semanas que antecedem a realização do referido seminário serão devotadas ao primeiro estágio obrigatório, a realizar-se na PUCMinas. Ao longo deste período, os alunos terão à sua disposição toda a infraestrutura do Programa, incluindo os seus laboratórios, bem como da Puc-Minas, para o desenvolvimento e/ou burilamento dos seus respectivos projetos, atividade que será acompanhada de perto pelos orientadores. Exame de Qualificação As semanas que antecedem a realização do exame de qualificação marcarão a presença física dos doutorandos na PUCMinas, em resposta ao segundo estágio obrigatório. Ao longo deste estágio, os alunos travarão contato direto com os seus orientadores, visando a sua preparação para o referido exame. Orientação para elaboração final da tese O terceiro e último estágio obrigatório será realizado por um período de, pelo menos, três meses na PUCMinas. Ao longo deste período, orientador e oriendando, esforçar-se-ão na conclusão das análises e na redação final das teses.
- Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Embora projetos no formato do DINTER tenham o carácter da formação em bloco de um grupo do corpo docente de uma IES, podem-se apontar, para a presente proposta, alguns aspectos que minimizam o teor de endogenia que poderia emergir circunstancialmente: - nenhum dos candidatos em potencial fez mestrado na PUC-Minas; - nenhum dos candidatos foi orientado, mesmo em outra Instituição, por qualquer dos orientadores que estarão disponíveis para orientar tese; e - uma vez aprovados, serão incentivados ao pleito de bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior- PDSE, para estágios em outros Programas de Pós-Graduação no exterior.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
A maior parte do curso, incluindo as disciplinas e orientações, será realizada de forma presencial. Todas as disciplinas serão ofertadas em Caratinga, sendo que o processo de orientação ocorrerá de forma intensiva e presencial ao longo dos três estágios obrigatórios a serem realizados na PUCMinas. No entanto, a critério dos professores, parte das cargas horárias das disciplinas poderá ser desenvolvida com auxílio de recursos EAD, sobretudo na realização de seminários e apresentações de trabalhos finais das disciplinas. Também ficará a critério dos professores e alunos a realização de orientações com aporte de recursos EAD. Para tal, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial conta com um auditório preparado para a realização de tais inserções, dotado de conexões de internet banda larga, câmera digital e micro-computadores que possibilitarão as transmissões necessárias. As orientações também poderão ocorrer, a critério dos professores e alunos, por via telefônica, ou aporte da internet.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
Os doutorandos do UNEC terão acesso a todos os laboratórios do Programa, arrolados abaixo. Para uma descrição dos equipamentos disponíveis em cada laboratório, favor consultar o endereço:
http://pucminas.br/pos/geografia/index-padrao.php?pagina=4293 O Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) (Lab. 1) tem com o principais funções: - dar suporte a todo o Programa e aos demais
interessados, no campo metodológico e técnico da Análise Espacial, da Cartografia e dos GIS; e - disponibilizar para os demais laboratórios do Programa e órgãos da PUC-Minas, base de dados geográficos dos
municípios mineiros, e dos municípios brasileiros. O Laboratório de Estudos Ambientais - Heinz Charles Kohler (Lab.2) tem com objetivo dar suporte às pesquisas relacionadas com os estudos ambientais (inclusive
Sensoriamento Remoto) no Programa, na PUC-Minas e para os interessados externos. Note-se que anexo a este Laboratório o Programa conta também com um laboratório de Geociênicas adequado à preparação,
manuseio e armazenamento de amostras de solos e rochas. O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Lab.3) volta-se para as pesquisas cujos temas se incluem tradicionalmente no vasto campo da geografia
humana. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos mais recentemente, ou ainda em andamento, destacam-se aqueles ligados aos seguintes temas predominantes: cidades médias mineiras e brasileiras;
paisagens e patrimônio cultural de regiões e cidades de Minas Gerais, geografia da criminalidade, geografia cultural e das religiões. O Laboratório de Geodemografia/Microdados (Lab.4) desenvolve pesquisas no
campo da demografia e na espacialização de dados socioeconômicos, estudos da distribuição espacial da população brasileira, com ênfase nas migrações e indicadores educacionais. Recentemente, inclui estudos
sobre migrações internacionais, após a volta do Prof. Duval Magalhães Fernandes de seu pós-doutoramento. Para isso, o Lab.4 dispõe de importante acervo de base de dados, principalmente demográficos (Censos
Demográficos de 1970, 1980, 1991 e 2000, por setor censitário e microdados das amostras, Contagem de População de 1996 e PNADs desde 1981); educacionais (microdados dos censos escolares de todo o Brasil,
desde 1996, Prova Brasil, ENEM, censos do ensino superior, SAEB, SIMAVE), de ocupação e trabalho (RAIS/CAGED); e outras. O Laboratório de Mudanças Climáticas (LAB.5) elabora cenários de mudanças climáticas
em Minas Gerais, enfocando os possíveis impactos na formação de temporais, ventanias, chuvas de granizos e intensificação das secas. O Laboratório de Estudos do Vale do Mucuri (LAB.6) abriga o conjunto de
ações relacionadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa TOR (Teófilo Otoni e Região), também capitaneado pelo Prof. Barroso. O Laboratório de Cartografia (LAB.7) tem por objetivo desenvolver pesquisas
em Cartografia Histórica e em Semiologia Gráfica, fornecendo suporte às três linhas de pesquisa do Programa. Por sua vez, os doutorandos contarão também com a infra-estrutura do UNEC, que conta com equipamentos de informática distribuídos por toda a Instituição através dos laboratórios de Computação das unidades das suas duas bibliotecas. No UNEC, Campus de Caratinga, são 112(cento e doze)
computadores para uso corpo discentes, todos com acesso à Internet, os quais estão distribuídos da seguinte maneira: • Unidade Acadêmica I: Biblioteca (08 máquinas); Laboratório (24 máquinas); e NECSHU (05
máquinas), • Unidade Acadêmica II: Laboratório A: 25 máquinas; Laboratório B: 25 máquinas; Laboratório C: 15 máquinas; e Biblioteca: 10 máquinas. O UNEC, através do seu Núcleo de Ensino Semipresencial –
NESP – disponibiliza uma série de mecanismo e tecnologias que possibilitam a implementação eficaz e eficiente deste formato de ensino. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA UNEC) disponibilizado
contempla recursos multimeios que permitem a efetiva interação entre todos os atores envolvidos e será fundamental para a oferta dos conteúdos não presenciais das disciplinas, seminários e orientações.
Biblioteca:
Biblioteca - Informações Gerais
A PUC Minas adotou o modelo de uma biblioteca central, evitando-se, assim, a pulverização das bibliotecas por departamentos. Em relação aos livros, esta possui 177.374 títulos e 324.544 exemplares. Além disso, há 1.330 unidades de periódicos internacionais e 3.698 unidades de periódicos nacionais. Quanto aos livros de Geografia e disciplinas afins, a Biblioteca tem atendido a todos os pedidos de aquisição da Coordenação do Programa, desde o começo de nosso funcionamento. Ressalte-se que o acervo de material bibliográfico nas diversas áreas temáticas da Geografia vem se expandindo de forma significativa, através de aportes financeiros da própria PUCMinas, bem como da participação regular da Instituição nos editais para a aquisição de livros das agências de fomento, em especial da FAPEMIG. Não se pode ouvidar que vários dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa reservam parte de sua dotação orçamentária à aquisição de material bibliográfico especializado, que é mantido pela Biblioteca da PUCMinas. Mesmo com o acesso ao Portal da CAPES a partir de 2005, a Biblioteca vem mantendo a assinatura daqueles considerados mais importantes para o nosso Programa. Entre eles, podem ser mencionados: - No nível internacional: Annales de Géographie (desde 1982), Annals of the Association of Americam Geographers (desde 1992), Economic Geography (desde 1991), Environment (desde 1988), Geographical and Environmental Modelling (desde 1997), Geographical Magazine (desde 1989), Geoworld (desde 1999), GIS World (desde 1992), Journal of Regional Science (desde 1988), L’Espace Géographique (desde 2004), Photogrametric Engeneering and Remote Sensing (desde 1999), Regional Studies (desde 1994), Remote Sensing and Environment (desde 1999), The Geographical Journal (desde 1988), The Geographical Review (desde 1988), The Professional Geographer (desde 1989), Transactions in GIS (desde 1999) - No nível nacional: Boletim de geografia (desde 1997), Boletim goiano de geografia (desde 1994), Caderno de geografia (desde 1990), Espaço e cultura (desde 1997), Fator gis: a revista do geoprocessamento (desde 1994), Geociências (desde 1982), Geografia: [Rio claro] (desde 1976), Geografia [Londrina] (desde 1983), Geosul (desde 1987), Geousp: espaço e tempo : revista da pós-graduação em geografia (desde 1997), Pesquisas em geociências (desde 2000), Ra'e ga: o espaço geográfico em análise (desde 1997), Revista brasileira de geomorfologia (desde 2000), Revista do departamento de geografia: [São Paulo] (desde 1983), Sociedade & Natureza (desde 1996). Por sua vez, o Sistema de Bibliotecas do UNEC, é composto por 03 (três) unidades, contando com 1928 periódicos, com 30.580 exemplares e 24.454 títulos de livros, contabilizando 37.078 exemplares. Especificamente na área de conhecimento da Geografia o Sistema conta com 379 títulos e 492 exemplares. Em áreas correlatas, a relação entre títulos e exemplares é a seguinte: Ecologia (107/145); Ecologia – aspectos sociais (82/120); Ecologia Humana (125/173). O Sistema de Bibliotecas UNEC tem por missão fornecer aos alunos, docentes, pesquisadores e funcionários a informação de caráter científico, pedagógico, técnico e cultural de suporte às suas atividades acadêmicas e funcionais, ao seu desenvolvimento cultural e à sua integração social. Destaque-se que para melhor atender seus usuários, o Sistema de Bibliotecas UNEC, mantém convênios com outras bibliotecas e redes de informação, cujos serviços estão à disposição da comunidade acadêmica. COMUT e BIREME. A Biblioteca Virtual em Saúde, (BVS) oferece ainda acesso livre a base de dados dos seguintes sites: (IBICT, CAPES, CNPQ, LILACS, MEDLINE, SCIELO). Especificamente, a biblioteca central “Dom José Eugênio Corrêa" é dotada, do ponto de vista da infraestrutura física de: sala de coordenação; sala de processamento técnico; ambiente de escaninhos; área de circulação; área de acervo; área de leitura; área para trabalho em grupo; sala de referência; laboratório de informática com
Internet; rede wireless; ambiente de recursos audiovisuais; sala de estudo individual; e sala de espera.
Biblioteca - Portal de Periódicos:
- A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
- Acesso: Total
- Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 449491
- A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
Acesso : Total
Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 3500
Outros Recursos :
As aulas ocorrerão no Campus I do Centro Universitário de Caratinga, localizado no centro da cidade de Caratinga, com acessibilidade facilitada e próximo a todos os equipamentos urbanos necessários, tais como restaurantes, bancos, hotéis etc. As aulas ocorrerão em uma sala especialmente preparada para a realização deste DINTER, equipada com recursos multimídia, cadeiras confortáveis, além de ser ampla e
arejada. Além disso poderão ocorrer aulas no laboratório de informática e no laboratório de solos. Será disponibilizado um micro ônibus para realização dos trabalhos de campo, facilitando a realização de aulas
práticas. O DINTER contará, ainda, com a infra-estrutura do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas. O Programa está confortavelmente instalado no Campus Coração Eucarístico (Av. Itaú, 505 – Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte-MG), ocupando, de forma plena, dois de seus andares e de forma parcial seu andar superior. No primeiro andar funcionam os laboratórios de Sistemas de Informação Espacial
(SIG), de Estudos Ambientais – Heinz Charles Kohler, Estudos Urbanos e Regionais e o de Geodemografia e Microdados. No segundo andar encontram-se: - sete gabinetes para docentes, com dois professores
por gabinete, além de um gabinete para o Coord. do Programa; - duas salas para a secretaria; - uma sala de estar para os professores; - uma sala de trabalho, equipada com computadores, para os doutorandos;e - o Laboratório de Mudanças Climáticas No quarto andar o Programa conta com quatro salas, de tamanhos diferenciadas, sendo que duas delas são utilizadas aos Laboratórios de Estudos do Vale
do Mucuri e de Cartografia. As outras duas salas destinam-se à revista do Departamento de Geografia – Cadernos de Geografia e ao desenvolvimento de disciplinas. Ainda neste andar encontra-se o auditório do
Programa devotado a conferências, sessões de defesas de teses e dissertações, e outros eventos), com 50 lugares encontrando-se equipado com recursos para videoconferência. Com a crescente aproximação
com os cursos de graduação em Geografia da PUCMinas outros laboratórios estão disponíveis para o desenvolvimento de atividades de ensino, todos localizados o Prédio 6 do Campus Coração Eucarístico, qual
sejam: Laboratório de Geociências: Centro de Pesquisa e Práticas de Ensino; Laboratório de Cartografia; Laboratório de Climatologia; Laboratório de Geologia; Laboratório de Práticas de Ensino; O Laboratório de
Práticas de Ensino; Laboratório de Práticas de Ensino I: A Escola como Instituição e sua Função Social e Laboratório de Práticas de Ensino II: A Educação como Política Estratégica e o Papel do Profissional Docente.
Cronograma de Atividades:
Estabelecer os prazos de todas as etapas da proposta:
No semestre 2015.1 serão ofertadas em Caratinga as seguintes disciplinas: Evolução do pensamento geográfico, Metodologia da pesquisa geográfica, Geocartografia e SIG e Geografia Quantitativa I. No semestre
2015.2 serão ofertadas em Caratinga as seguintes disciplinas: Geografia urbana, Climatologia geral, Geodemografia e Métodos de análise espacial No semestre 2016.1 serão ofertadas em Caratinga as seguintes
disciplinas: Estudos integrados do meio ambiente, Geografia cultural e da paisagem, GIS avançado e Seminário de Doutorado na área de Estudos Urbanos e Regionais No semestre 2016.2 serão ofertadas em Caratinga as seguintes disciplinas: Tópico especial em GIS, Geomorfologia ambiental, Seminário de doutorado em SIG e Seminário de doutorado em Meio Ambiente. No semestre 2017.1 será realizado o primeiro estágio obrigatório no Programa, nas semanas que antecedem a Defesa dos Projetos, que também ocorrerá em Belo Horizonte no mesmo semestre. Ao longo deste semestre as orientações presenciais e à distância ocorrerão. No semestre 2017.2 terão sequência as orientações presenciais e à distância. No semestre 2018.1 os doutorandos realizarão o segundo estágio obrigatório no Programa, nas semanas que antecedem a materialização do exame de qualificação. Ao longo deste semestre, além do exame de qualificação, as orientações presenciais e à distância continuarão a ocorrer. No semestre 2018.2 os doutorandos realizarão o terceiro estágio obrigatório no Programa, nas semanas que antecedem a defesa de tese. Ao longo deste semestre as orientações presenciais e à distância continuarão a ocorrer. No semestre 2019.1,
mais especificamente até o fim de março, termina o prazo para as defesas de tese.
Documentos obrigatórios : Carta de encaminhamento do Projeto Minter/Dinter, especificando o nome do curso, do Programa Promotor, da IES a que este se vincula e da IES Receptora
Nome do arquivo : Carta de Encaminhamento Proposta DINTER UNEC
Documento assinado pelo coordenador do Programa Promotor e pelo Pró-reitor de Pós-graduação da respectiva instituição expressando o engajamento formal do programa e da IES com o desenvolvimento do Projeto Minter e/ou Dinter.
Nome do arquivo : Engajamento formal do Programa e da IES DINTER UNEC Documento do Pró-reitor de Pós-graduação da Instituição Receptora com a apresentação dos pontos básicos do plano de desenvolvimento da instituição e apreciação sintética sobre a relevância e impacto institucional e regional da iniciativa.
Nome do arquivo : Pontos básicos e apreciação sintética sobre relevância DINTER UNEC
Documento firmado entre a IES Promotora e a IES Receptora no qual fiquem explícitas, quando e no que couber, as responsabilidades de regime de trabalho e respectivas remunerações dos entes participantes.
Nome do arquivo : Responsabilidades das IES promotora e receptora DINTER UNEC