Plano Acadêmico:
I OBJETIVOS E METAS: O PPGSCIMS-UERJ tem buscado incessantemente desenvolver estratégias capazes de estimular, por meio da prática do ensino crítico, e qualificar profissionais em Saúde Coletiva, no sentido de atuarem na realidade de forma transformadora. Com este horizonte ético-acadêmico-político, tornou-se possível oferecer uma pluralidade de referenciais teórico-metodológicos que, aliados ao processo didático-pedagógico, fundamentam os princípios ético-político-epistemológicos do Programa. Propõe-se promover um conjunto de atividades que possibilitem maior integração entre as turmas interinstitucionais na sede, com vistas a garantir as melhores condições para o desenvolvimento desse curso, além de propiciar a troca de experiências entre as unidades envolvidas nos projetos. Destaca-se nessa proposta o incentivo ao intercâmbio de experiências, promovendo a integração do corpo docente, discente e administrativo, no sentido de criar processos de execução e avaliação de forma dialógica, permanente e sistematizada. Consideramos que esta proposição enfatiza espaços participativos para maior integração dos programas interinstitucionais, consubstanciando a construção de novos conhecimentos e tecnologias nos campos teóricos, conceituais e metodológicos, políticos e, culturais da pós-graduação brasileira. As concepções ético-político-epistemológicas desta proposta apoiam-se na tríade de princípios coerentes com o campo Saúde Coletiva, que são: a) Interdisciplinaridade - entendida como um modo de conhecimento integrador de várias perspectivas disciplinares e uma postura de trabalho em busca de pontos de convergência entre as disciplinas e métodos, sem a fragmentação do fenômeno. O principal resultado da interdisciplinaridade consiste no reestabelecimento da visão do todo, possibilitando revelar a complexidade deste todo e das inúmeras teias de relações presentes. b) Espírito crítico, caracterizado pelo desenvolvimento de uma perspectiva reflexiva capaz de questionar, analisar e avaliar, refletindo profundamente sobre cada assunto, no sentido de discernir o valor das coisas, dos eventos, dos feitos e das pessoas. Está intimamente ligado ao juízo de valor e ao exercício da razão. Significa desenvolver uma faculdade de avaliar as dimensões ética, estética, lógica e intelectual e; c) Respeito ao livre debate de ideias, que consiste no efetivo exercício do direito humano de se pensar em público, com responsabilidade, promovendo reflexões sobre as condições de possibilidade mínimas de compreensão mútua numa coletividade. Os objetivos do curso se configuraram em 4 (quatro) ações orgânicas: 1) qualificar docentes e profissionais de saúde em nível de doutorado capazes de atuar na articulação entre pesquisa e cooperação técnico-científica no campo da Saúde Coletiva, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, mediante o desenvolvimento de programas avançados de investigações de natureza e interdisciplinar, em consonância com as prioridades de pesquisa do Brasil e das demandas e necessidades das políticas públicas, com destaque para o SUS; 2) contribuir para a constituição de redes multicêntricas de produção de conhecimento em saúde, de modo a ampliar as bases científicas, políticas, epistemológicas e culturais, numa perspectiva inclusiva, acerca do tema amazônico, por meio de projetos de pesquisas cooperantes, que incluirá tanto estudos experimentais como teóricos; 3) apoiar a formação de grupos de pesquisas e cooperar no desenvolvimento de veículos de difusão; e 4) disseminar e divulgar os conhecimentos gerados, visando à construção de novas bases para implantação de programas de pós-graduação na área da Saúde Coletiva na UEA. A meta primordial deste projeto consistiu na qualificação de 22 docentes em nível de doutorado, visando à constituição de bases consistentes para criação e fortalecimento de programas de pós-graduação na área de Saúde Coletiva, na Região Norte do país, mais especificamente do Estado do Amazonas. O PPGSC-IMS/UERJ possui três áreas de concentração, pesquisa e formação, que abrangem os três ramos da Saúde Coletiva – Política, Planejamento e Administração em Saúde (PPAS); Epidemiologia (EPI); e Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CHS), cujos professores disponibilizaram vagas especificas para a seleção do DINTER. II - SOBRE OS CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS: Os critérios específicos utilizados para escolha dos candidatos foram definidos em 2 (duas) etapas: 1° Etapa destinada a PRÉ-SELEÇÃO, de caráter eliminatório, que consistiu na avaliação do currículo lattes e dos anteprojetos de pesquisa, analisando a aderência destes às áreas temáticas e linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UERJ. Nessa etapa o candidato deveria alcançar no anteprojeto de Pesquisa a nota mínima de 7,0 e no Currículo nota mínima de 7,0, sendo a média aritmética das duas notas igual ou superior a 7,0. Os candidatos pré-selecionados que alcançaram esta média seriam considerados aprovados para participarem da Segunda Etapa do processo seletivo. Já na 2° Etapa com a finalidade de SELEÇÃO, que estabeleceu um cronograma de entrevistas, por meio das quais a banca examinadora submetem os candidatos à arguição sobre o tema desenvolvido no Anteprojeto de Pesquisa e no Currículo. Na entrevista a comissão examinadora realizou a arguição dos candidatos, que se baseou no conteúdo do Anteprojeto de Pesquisa, em termos de consistência teórica e metodológica, caracterizando-se dessa forma uma Prova de Conhecimentos Oral. Os aspectos considerados nesta prova consistiram na observação e análise da sustentação e argumentação do conteúdo do Anteprojeto de Pesquisa pelo candidato, assim como, a evocação de referências para fundamentar a discussão da temática e a capacidade de comunicação e expressão das ideias. Além disso, foi solicitado ao candidato que fizesse uma apreciação crítica de seu Anteprojeto de Pesquisa em termos de potencialidades e fragilidades do mesmo e contribuição da tese para a sua prática profissional. A sistemática desta seleção foi normatizada pelo lançamento, no dia 18 de dezembro de 2015, do EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA Doutorado Interinstitucional (DINTER) (ANEXO 1), que estabeleceu a Comissão Examinadora, especificamente criada para esta seleção, cujos integrantes foram 3 (três) professores do PPGSC/IMS-UERJ, sendo um de cada área de concentração com respectivos suplentes. Com esse edital apresentou a convocação dos interessados, à se inscreverem no período de 09 de fevereiro a 02 de março de 2015, ao processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER), tendo como a instituição receptora a Universidade do Estado do Amazonas para turma com início em 2015 /1º semestre. O resultado desta seleção contou com participação de 21 (vinte e um) inscritos, sendo que destes, 20 (vinte) candidatos foram pré-selecionados para a 2ª etapa, cuja comunicação do cronograma das entrevistas foi feita após a pré-seleção. Das 22 (vinte e duas) vagas oferecidas, 20 (vinte) foram preenchidas assim distribuídas nas 3 (três) áreas de concentração: 9 (nove) vagas para PPAS, 7 (sete) vagas para EPI e 06 (seis) vagas pra CSH. O perfil dos alunos selecionados reuniu 20 (vintes) docentes de diferentes cursos da UEA, quais sejam: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Direito e Normal Superior. (ANEXO 2) III - ESTRUTURA BÁSICA DA PROGRAMAÇÃO: Conforme o estabelecido na proposta SICAPES 191819 (CAPES-SICAPES) a estrutura básica da programação de disciplinas (obrigatórias e eletivas) contou com a oferta de 76 (setenta e seis) disciplinas, sendo 35 (trinta e cinco) disciplinas na área de Politica, Planejamento e Administração em Saúde, 26 disciplinas na área de Epidemiologia e 15 (quinze) disciplinas na área de Ciências Humanas e Saúde. Destas, 40 (quarenta) disciplinas, foi oferecido na instituição receptora (UEA), o que permitiu que todos os alunos do DINTER pudessem participar das disciplinas oferecidas pelas três áreas de concentração. O restante, 36 disciplinas foram oferecidas pelos orientadores para acompanhamento da elaboração dos projetos de qualificação e de teses ate a defesa. Segue a lista: CÓD. SEMINÁRIOS / DISCIPLINAS - Políticas, Planejamento e Administração em Saúde – (PPAS): IMS029157 População, Sociedade e Desigualdades sociais no Brasil, IMS029158 Saúde e Sociedade, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Seminários Avançados de Pesquisa II, IMS029152 Análise do Sistema Político de Saúde, IMS029153 Evolução Política, Desenvolvimento Econômico e Seguridade Social no Brasil, IMS029155 Padrões de Intervenção do Estado, IMS029160 Sistemas Comparados de Saúde e Proteção Social, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Seminários Avançados de Pesquisa em Saúde Coletiva I, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Revisões Sistemáticas como instrumentos para Síntese de evidências e avaliação de tecnologias, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Saberes e Práticas de Integralidade em Saúde, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Modelos de decisão, IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Science studies. IMS028169 Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde – Tema: Análise de Fontes de dados para planejamento e gestão de recursos humanos em saúde. IMS028169(DO) Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde: Seminário de Orientação 2015.1; 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, 2017.2, 2018.1 e 2018.2; IMS028169(DO) Tópicos Especiais em Política, Planejamento e Administração em Saúde: Orientação Mestrado e Doutorado 2015.1; 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, 2017.2, 2018.1 e 2018.2; CÓD. SEMINÁRIOS/ DISCIPLINAS – EPIDEMIOLOGIA IMS019143 Aplicações da Epidemiologia em Saúde Pública, IMS019147 Conceitos e Métodos em Epidemiologia I, IMS018168 Tópicos Especiais em Epidemiologia – Tema: Seminários Avançados de Pesquisa, II IMS01816 Tópicos Especiais em Epidemiologia – Tema: Introdução ao R e ao Stata, IMS019144 Bioestatística I, IMS019146 Computação. IMS019148 Conceitos e Métodos em Epidemiologia II, Tema: Fundamentos de Validade em Epidemiologia, IMS018168 Tópicos Especiais em Epidemiologia – Tema: Seminários Avançados de Pesquisa em Saúde Coletiva I, IMS019145 Bioestatística II, IMS019149 Desenho e Análise de Estudos Epidemiológicos, IMS018168 Tópicos Especiais em Epidemiologia – Tema: Revisão Sistemática e Metanálise, IMS018168(DO) Tópicos Especiais em Epidemiologia: Seminário de Orientação em métodos epidemiológicos em doenças infecciosas – Restritas a Orientandos, IMS018168(DO) Tópicos Especiais em Epidemiologia: Seminário de Orientação de Tese 2015.1; 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017.1, 2017.2, 2018.1 e 2018.2; CÓD. SEMINÁRIOS / DISCIPLINAS-CIÊNCIAS HUMANAS E SAÚDE IMS038163(DO) Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I Seminário de Orientação (restrito a orientandos) IMS038163(DO) Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I: Seminário de Orientação (Doutorado), IMS038163(DO) Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I: Seminário de orientação Doutorado (Restrito a orientandos), IMS038163(DO) Seminário avançado em Saúde Mental Global – Restrito a orientandos de Doutorado, IMS0391637 Saúde Coletiva, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I – Tema: Antropologia do Corpo, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I - Tema: Avançados de Pesquisa em Saúde Coletiva II, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I - Tema: Corpo, Gênero e Sexualidade, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I - Tema: Diagnósticos psiquiátricos e identidades sociais, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I – Tema: Seminários Avançados de Pesquisa em Saúde Coletiva I, IMS039134 Fundamento e Conhecimento da Vida, IMS039135 Indivíduo e Sociedade, IMS039138 Teoria Social, IMS038163 Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I – Tema: Estudos sobre a deficiências: entre o déficit e a diferença. IV - PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA CAPES A partir do segundo ano do DINTER foram organizados 19 (dezenove) estágios doutorais no Programa Promotor (PPGSC/IMS-UERJ) - isto porque, um aluno foi reprovado antes da primeira etapa – cuja duração de 9 (nove) meses, foram subdivididos em duas etapas: a primeira com duração de quatro meses, que se concretizou no final do segundo ano do doutorado (2016), e a segunda com a duração de cinco meses, que foi concluída durante o terceiro ano (2017) e no final do quarto (2018). Destacamos que esta subdivisão foi decisiva para o cumprimento dos prazos regulares para realização das qualificações de projetos e das defesas de teses, haja vista a ocorrências de 4 (quatro) até dezembro de 2018 e 2 (duas) defesas em fevereiro de 2019. Ressalta-se que tal estágio possibilitou lograr o objetivo maior de propiciar um contato mais efetivo entre os doutorandos da UEA e os docentes do PPGSC-IMS-UERJ, mediante a troca de experiências com os orientadores, participação na realização de pesquisas bibliográficas e de levantamentos de campo, assim como na participação em palestras e/ou mini cursos inerentes e/ou necessários à formação em curso. Além disso, os doutorandos foram estimulados a participar das atividades dos Grupos de Pesquisa de seus orientadores ou de áreas de interesse, bem como de cursos com professores de outras instituições nacionais e estrangeiras, de seminários, congressos, simpósios e outras atividades oferecidas pela UERJ, desde que atendesse as especificidades dos objetos de investigação e à abrangência das atividades acadêmico-administrativas. Fez parte dessa vivência a obrigatoriedade de acompanhar as defesas públicas de doutorado na área de Saúde Coletiva ou em áreas afins. Ainda durante a permanência na promotora, os alunos efetuaram pesquisa bibliográfica, fazendo uso dos recursos disponíveis na UERJ e receberam orientação em suas teses de doutorado, bem como, realizaram a qualificação do projeto de tese e a defesa da mesma com transmissão por videoconferência. V - AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE DOUTORES: Foram realizadas um conjunto de ações no sentido de facilitar o acesso à pesquisa interinstitucional, incentivando a intensificação do intercâmbio e o aumento de diversidade institucional. Esta diversidade se deu através de integração das atividades dos convênios que o PPGSC/IMS-UERJ, com as instituições de pesquisa cientifica e tecnológicas com intercâmbio nacional e internacional, que proporcionou a participação intensiva em eventos científicos-acadêmicos dentro do PPGSC,e apresentação de trabalhos âmbito nacional e internacional (ANEXO 3 EVENTOS CIENTÍFICOS NO IMS). VI - Uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD): Foi crucial para assegurar as atividades acadêmicas e de pesquisa do DINTER, principalmente no enfretamento da pior crise da história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a deflagração de uma longa greve, que durou cinco mês, tendo em vista o não pagamento, por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, dos servidores da UERJ, docentes, técnicos administrativos e bolsas permanência. Com todas essas dificuldades, os corpos docente e administrativo do PPGSC do IMS/UERJ, mantiveram-se na resistência, trabalhando com afinco para que não houvesse solução de continuidade nas atividades acadêmico-pedagógicas previstas. Isto porque, ambas as instituições possuidoras de uma ampla tradição no uso de tecnologias de educação a distancia na área da saúde, sendo a principal delas consiste no TELESSAUDE se fez presente. Tanto na UERJ (http://www.telessaude.uerj.br) como na UEA (http://www.telessaudeam.org.br/cms/modules/news/) essas tecnologias contam com uma plataforma colaborativa, que tem como missão de organizar, implantar e dar sustentabilidade a projetos, não somente em telemedicina e telessaúde nas áreas de pesquisa colaborativa, mas sobretudo tele-educação e teleassistência. Ressalta-se que a UEA é a unidade federada que tem maio numero de pontos de conexão e a maior rede de teleducação da Amazônia legal. O uso dessa tecnologia de EAD utilizadas em diferentes etapas do DINTER, dentre elas: os "Seminários obrigatórios”, por meio de videoconferência, o apoio à orientação de estudos e de iniciação à ciência, suas principais contribuições, de tal modo a consubstanciar maior integração e interação das instituições envolvidas, seja na criação e fortalecimento de grupos de pesquisa e seja na construção de novas bases para institucionalização de novos programas de pós-graduação stricto, lato sensu e iniciação cientifica. Reiteramos que a diversidade regional amazônica carece de oportunidades para a comunicação e colaboração entre as instituições de educação amplificando as possibilidades de troca de experiências e avanços tecnológicos e científicos para ambas as instituições para melhoria da qualidade de suas ações. A apresentação do planejamento básico de como seriam efetuadas as atividades de orientação, contou com a descrição objetiva condições produtivas para uma melhor relação entre orientador e orientandos. Tais condições consistiram na promoção de ações sinérgicas entre o processo de orientação e as ações de intercâmbio internacional, mediante a inclusão em linhas e programas de investigação desenvolvidos pela instituição promotora em suas parcerias de cunhos científico e tecnológico. No que concerne ao processo de orientação, foram realizados encontros presenciais e virtuais desde o início do curso, tanto na instituição UEA (Receptora) quanto na instituição UERJ (Promotora), durante os períodos de estágio e ao longo do curso. Tais orientações contaram com a participação de docentes credenciados como permanentes e em atividades na instituição promotora. Considerando a experiência científica, técnica e educacional do PPGSC-IMS-UERJ, reconhecida pela CAPES com a nota máxima 6, essa proposta tem altíssima relevância no escopo de suas atividades, em que a experiência na oferta de cursos na modalidade interinstitucional traz possibilidades do desenvolvimento de estratégias para garantir o acompanhamento didático-pedagógico do Doutorado e preservar e difundir as bases ético-político-acadêmico- científicas do Programa, quais sejam: 1) qualificação "in loco", com ênfase no tema amazônico, voltada para a realidade do contexto regional de saúde dos/as alunos/as, referido ao contexto internacional da Saúde;2)articulação entre o doutorado/sede e o doutorado interinstitucional, com acompanhamento e análise contínua da execução dos cursos e envolvimento de alunos do doutorado interinstitucional no conjunto das atividades na 4) envolvimento do corpo docente da UERJ no ensino das disciplinas e em orientação, também oportunizando que professores doutores das universidades parceiras atuem como colaboradores nessas atividades, obedecidos os dispositivos legais e limites definidos como desejáveis, de modo a fortalecer o grupo local para a estruturação de Programa próprio de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e criar bases de investigação articuladas com as Linhas de Pesquisa e Programas de Investigação da promotora. Outrossim, ressaltamos que o número de alunos por orientador respeita o limite máximo de 8 (oito) preconizado pela CAPES na área da Saúde Coletiva. O PPGSC-IMS-UERJ promove, atualmente, atividades de parceria com professores internacionais, o que inclui a oferta de cursos e disciplinas eletivas pelos mesmos, em estadias na UERJ. Essas iniciativas têm procurado viabilizar a participação, como convidados, de ao menos um professor, desta e de outras universidades, por ano. Assim, disciplinas eletivas, tópicos especiais, são ofertadas também por esses professores. Listamos a seguir algumas das instituições com as quais os grupos e laboratórios do PPGSC mantêm cooperação. A) Departamento de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) - cooperação técnica para realização do curso internacional de Capacitação em Análise e Planejamento da Força de Trabalho em Saúde - julho de 2011; b) Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) - cooperação técnica para realização do curso internacional de Capacitação em Análise e Planejamento da Força de Trabalho em Saúde - julho de 2011, EUA e Canadá; c) Global Center for Health Economics and Policy Research, School of Public Health, University of California, Berkeley - cooperação técnica para realização do curso internacional de Capacitação em Análise e Planejamento da Força de Trabalho em Saúde - julho de 2011; d) Columbia University; d) School of Public Health – Univ. California-Berkeley; e) Université de Montreal, Canadá; f) University of Ottawa, Canadá; g) McMaster University; h)Universidade de Buenos Aires; i)Universidad Nacional de Colombia; j)Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal;l)INSERM (Institut National, de Santé et Recherche Medicale);m)London School of Hygiene and Tropical Medicine; n)Max Planck Institute for the History of Scienci. A presente proposta alinha-se dentro desse planejamento estratégico, como fruto da qualificação dos docentes, do intercâmbio de experiências e de projetos e do fortalecimento dos grupos de pesquisa da universidade. A iniciativa é também fruto do amadurecimento das discussões institucionais em qualificação de recursos humanos na área de saúde coletiva, com olhar voltado aos problemas prioritários de saúde pública na região amazônica. A proposta de DINTER UERJ/UEA visa produzir impacto de caráter educacional, social, cultural, tecnológico e cientifico na região amazônica, com efeitos e repercussões que incidirão de forma a reduzir as desigualdades regionais de acesso ao conhecimento de qualidade promovendo sustentabilidade de suas ações considerando suas especificidades como polo estratégico para ampliar a pós-graduação brasileira. Formar doutores em Saúde Coletiva, com ênfase na tríade pesquisa-extensão-ensino, permitirá potencializar a produção de conhecimento sobre sistemas universais de cuidado de saúde, gestão de serviços e educação permanente, mais adequado ao tema e ao contexto amazônico, de modo a priorizar seus espações urbanos-rurais-ribeirinhos, sobretudo enfatizando as demandas e necessidades exigidas para atender a essa diversidades populacional. Com o termino do DINTER UERJ/UEA, está prevista a institucionalização de linhas de grupo de pesquisa fortes e consistentes, capazes de impactar, a médio e longo prazo, na adoção de estratégias destinadas a acelerar o desenvolvimento e integração interinstitucional da UEA com outras IES do Brasil e de outros continentes. Isto posto, este programa conclui em condições satisfatórias para responder ao compromisso dessa demanda de formação na modalidade DINTER junto à Universidade do Estado do Amazonas, na área de Saúde Coletiva.
Cronograma de Atividades:
ETAPA 1 - Planejamento e preparação da infra-estrutura básica - tramitação na IES - período 08/2014 à 02/2015.
ETAPA 2 - Edital de seleção e inscrições - Novembro de 2014.
ETAPA 3 - Seleção de candidatos - dezembro de 2014.
ETAPA 4 - Desenvolvimento de plano acadêmico - março de 2015 à março de 2019
ETAPA 5 - Oferta de Disciplinas - SEMESTRES 1 e 2 de 2015, SEMESTRES 1 E 2 de 2016, SEMESTRE 1 de 2017.
ETAPA 6 - Visitas administrativo acadêmicas da coordenação - SEMESTRE 1 de 2015, SEMESTRES 1 de 2016, e SEMESTRE 1 de 2017 na Instituição Receptora.
ETAPA 7 - Orientação de estudos e teses - SEMESTRE 2 de 2015, SEMESTRE 2 de 2016 (na instituição e receptora 1 visita cada), SEMESTRE 1 de 2017 - visita na Instituição promotora.
ETAPA 8 - Realização de Estagio Docente fase 1 - Na instituição Promotora - SEMESTRE 2 de 2016.
ETAPA 9 - Realização de Estagio Docente fase 2 - Instituição Promotora - SEMESTRE 2 – 2018.
ETAPA 10 - Seminários Obrigatórios (videoconferências) - previsto um em cada semestre a combinar orientador e orientando.
ETAPA 11 - Exame de qualificação - na instituição promotora - entre o semestre 2 de 2016 e semestre 2 de 2017.
ETAPA 12 - Defesa de tese - de novembro de 2018 à março de 2019.
Meta/Etapa Aditivo: Segundo Termo Aditivo ao Convênio, celebrado entre a UEA e a UERJ, denominado PROTEC, cujos objeto é: Oferta de 22 (vinte e duas) vagas para o Doutorado Interinstitucional (DINTER) do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Medicina Social da UERJ, para os docentes da UEA; (ANEXO 4)
Metas Acadêmico-Pedagógicas:
(Ano I – b) Oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas; Avaliação do Projeto e realização de relatório Anual;
(Ano II – a) qualificar docentes e profissionais de saúde em nível de doutorado capazes de atuar na articulação entre pesquisa e cooperação técnico-científica no campo da Saúde Coletiva, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, mediante o desenvolvimento de programas avançados de investigações de natureza e interdisciplinar, em consonância com as prioridades de pesquisa do Brasil e das demandas e necessidades das políticas públicas, com destaque para o SUS;
(ANO II – b) contribuir para a constituição de redes multicêntricas de produção de conhecimento em saúde, de modo a ampliar as bases científicas, políticas, epistemológicas e culturais, numa perspectiva inclusiva, acerca do tema amazônico, por meio de projetos de pesquisas cooperantes, que incluirá tanto estudos experimentais como teóricos;
(ANO III - c) apoiar a formação de grupos de pesquisas e cooperar no desenvolvimento de veículos de difusão; e
(ANO IV - d) disseminar e divulgar os conhecimentos gerados, visando à construção de novas bases para implantação de programas de pós-graduação na área da Saúde Coletiva na UEA. A meta deste projeto consiste em qualificar 20 docentes em nível de doutorado, visando à constituição de bases consistentes para criação e fortalecimento de programas de pós-graduação na área de Saúde Coletiva, na Região Norte do país, mais especificamente do Estado do Amazonas.
A coordenação e supervisão de conteúdos teóricos e metodológicos ministrados por meios de seminários em formato de DISPLINAS, nas três áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (Ciências Humanas e Saúde; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Epidemiologia); de projetos, de plano de orientações e de teses em suas respectivas linhas de pesquisa, conforme abaixo relacionado:
• Programas de Estudos e Pesquisa da Ação e do Sujeito (PEPAS)
• Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM)
• Economia em Saúde
• Avaliação de Tecnologia
• Gestão do trabalho e da Educação em Saúde
• Filosofia da Ciência
• Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora da Integralidade – LAPPIS
• Epidemiologia Nutricional
• Epidemiologia Ambiental
A orientação e realização de Seminários avançados para elaboração projetos de Doutorados em Saúde coletiva e Pesquisas integradas compartilhadas, contou com o desenvolvimento de habilidades de construção de pesquisas e estudos, cuja aplicabilidade deverá se dará no território amazônico. Em 2016, realizou-se o XV Seminário do Projeto Integralidade em Saúde, conjuntamente com a realização do I Congresso de Saúde Coletiva da Amazônia – CONESC. Nesse evento foram organizadas mesas redondas, minicursos e palestras com participação de docentes da UEA, doutorandos do DINTER, dos pesquisadores da UERJ e de outras Instituições de Pesquisa e Ensino das cinco regiões do país, proporcionando a cooperação entre as Instituições. Ainda sobre esses seminários avançados, realizou-se o Ciclo de Palestras “Cuidado, Ética e Direitos Humanos” e o Ciclo de Conferências “Raça, Violência e Saúde Coletiva”. Outra modalidade de sistematização de conteúdos conceituais oriundos de pesquisas originais de âmbito internacional, constituindo ciclos de debates de natureza interdisciplinar, sendo previsto um convidado internacional e dois especialistas da Instituição Promotora e um especialista da Instituição Receptora. Para fortalecer o processo formativo didático-pedagógico dos docentes orientandos foi adotada a orientação de natureza intermitente, ou seja, o cumprimento de um calendário com encontros presenciais (na sede da Instituição receptora) e on-line (mediados por tecnologia em educação: webex, Skype). Tal calendário foi elaborado para a definição de encontros mensais entre orientador, orientandos e com membros dos respectivos grupos de pesquisas implicados, desde seu ingresso até a conclusão do produto final intitulado tese de doutoramento. Foram realizadas reuniões técnicas com o corpo de pesquisadores do IMS para aprazar as atividades do DINTER e apoio aos grupos de pesquisa inerentes à cada área de concentração a serem estendidos na Receptora UEA, ou ainda, fortalecer os grupos já existentes. Por últimos destacamos quatros missões de trabalho realizadas durante a concretização do DINTER (2015-2019): 1) BVS INTEGRALIDADE – FIOCRUZ/IMS-UERJ – com a realização de uma dupla atividade – de 3 à 6 de maio de 2016 a) oferta de disciplina de curta duração: revisão bibliográfica, com o objetivo da participação das professoras foi ministrar a Disciplina REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, no Doutorado Interinstitucional do convênio entre o Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), assessorando assim, os doutorandos na delimitação dos temas das teses e na elaboração de técnicas de estratégias de busca bibliográfica, na recuperação da informação nos diversos ambientes das bases de dados e respectivas etapas para sua operacionalização, desenvolver critérios de identificação e seleção de fontes de informação relevantes disponíveis e treinamento e reunião técnica do Comitê Executivo da BVS Integralidade em Saúde com bibliotecárias da Região Norte (Manaus), 2) II Seminário Científico de Integração de Grupos de Pesquisa Dinter Capes Em Saúde Coletiva Entre Ims-Uerj/Uea 3) Missão de Trabalho na visita da instituição receptora UEA do CAPES DINTER EM SAÚDE COLETIVA à instituição promotora UERJ - 30.10.2018 a 01.11.2018; 4) Oficina de preenchimento do currículo lattes para construção da APCN( ANEXO 5)