Plano Acadêmico:
5.1 Justificativa
A região sul do Brasil é umas das mais desenvolvidas do país, tanto em termos econômicos como em parâmetros de desenvolvimento. Dos estados que compõem essa região, o Estado do Paraná se destaca, entre outros fatores, por ser o 5o maior produto interno bruto (PIB) da federação e apresentar o 4o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do país. Mais importante, no presente contexto, é o fato de que o Estado do Paraná possui um número expressivo de instituições de ensino superior (IES), com destaque para a sua vasta rede de instituições estaduais, formadas por instituições localizadas nos principais municípios da região, tais como Londrina, Maringá e Ponta Grossa, entre outros. A capital do Estado do Paraná, por sua vez, abriga diversas instituições federais e privadas de ensino superior. Esse número significativo de IES se reflete no volume de vagas em cursos de graduação na área da saúde, mais especificamente na área de Fisioterapia que, de acordo com informações do Ministério da Educação, possui mais de 50 cursos credenciados. Por outro lado, chama atenção o fato de que, no nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, o estado do Paraná apresente somente um único curso na área de Fisioterapia, especificamente em Ciências da Reabilitação, localizado na Universidade Estadual de Londrina – UEL, distante cerca de 390 Km da capital do estado. Visto que a capacitação de profissionais da área da saúde em geral, e da Fisioterapia em particular, é um dos principais desafios de países cujas expectativa de vida e de aumento da população idosa já é uma realidade, como no caso do Brasil, é imprescindível a inserção de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação em um estado com as características do Paraná. Nesse sentido, a parceria do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM com a Faculdade Inspirar, visando a implantação dos cursos de Doutorado Interinstitucional (DINTER), se justifica por atender à uma demanda reprimida tanto de qualificação de profissionais da saúde em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu quanto pelo desenvolvimento de pesquisa científica na área de reabilitação. A proposta de uma turma DINTER se justifica pela necessidade de formação de novos pesquisadores na área de Ciências da Reabilitação com potencial para nucleação de novos grupos de pesquisa e programas de Pós-graduação Stricto Sensu em IES da região, assim como pelo desenvolvimento científico-tecnológico da região e do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
5.2 Objetivos
O objetivo geral deste projeto de DINTER é, assegurando a qualidade requerida a um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, formar doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa. Essa formação de doutores junto à instituição receptora, por sua vez, facilitará o alcance de diversos objetivos específicos:
Do receptor
- Capacitação de profissionais para atuar nos diferentes níveis de ensino superior;
- Estabelecimento de condições concretas para a criação de novos cursos de pós-graduação;
- Fortalecimento de grupos de ensino já existentes na instituição receptora;
- Criação, na instituição receptora, de linhas de pesquisas que respondam a necessidades regionais;
- Fomento, na instituição receptora, de novas vocações para pesquisa, mediante o intercâmbio estabelecido;
- Estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em diferentes estágios de desenvolvimento, visando à disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.
Do proponente
- Consolidação do grupo de pesquisadores da instituição receptora;
- Interação, no campo técnico-educacional, com o estudo dos problemas fundamentais do nosso tempo;
- Intervenção na formação de recursos humanos na área das Ciências da Reabilitação, em especial no ensino superior;
- Participação na construção do conhecimento na área de Ciências da Reabilitação;
- Favorecer a construção da competência em Ciências da Reabilitação nas suas dimensões fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Aglutinar propostas de estudos e pesquisa que deem sustentação às temáticas que constituem as linhas de pesquisa de ambas as instituições;
- Favorecer o trânsito dos estudantes em busca de uma formação mais abrangente e transdisciplinar;
- Melhorar a qualificação do PPGCR no sistema de avaliação CAPES.
5.3 Metas
- Qualificação de profissionais em nível de doutorado;
- Desenvolvimento da pesquisa científica na área de Ciências da Reabilitação;
- Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de qualificar a formação sócio-profissional oferecida pela instituição receptora;
- Formação de profissionais em área estratégica da Ciências da Reabilitação.
5.4 Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Os interessados em ingressar no curso de doutorado promovido por este projeto DINTER serão submetidos ao processo seletivo de acordo com as normas regimentais do PPGCR, publicadas por meio de Edital próprio e único para o atual DINTER, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGCR. Uma Comissão de Seleção, aprovada pelo Colegiado do PPGCR, será constituída para presidir o processo seletivo.
5.5 Estrutura básica de disciplinas para DINTER
Todas as disciplinas obrigatórias serão ministradas com carga horária integral na IES receptora – Bioética na Pesquisa com Seres Humanos (2 créditos), Elaboração de Textos Científicos na Área de Reabilitação (4 créditos), Epidemiologia em Reabilitação I (4 créditos), Bioestatística I (4 créditos), Fisiologia do Exercício Clínico (4 créditos), Ensaio Clínico em Reabilitação (2 créditos), Epidemiologia em Reabilitação II (4 créditos), Bioestatística II (4 créditos) – para integralização dos 28 créditos obrigatórios conforme regulamento do PPGCR.
As disciplinas eletivas serão ministradas com carga horária integral na IES receptora – Neurociência Aplicada à Reabilitação (2 créditos), Avaliação e Diagnóstico Neurofuncional (2 créditos), Avaliação dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório (2 créditos), Avaliação Funcional do Sistema Músculo-Esquelético (2 créditos) – para integralização dos 8 créditos eletivos conforme regulamento do PPGCR.
5.6 Orientação
As disciplinas de Orientação de Tese I a VI serão oferecidas por videoconferência durante todo o curso. Os orientadores designados pela instituição promotora acompanharão os doutorandos durante todo o período da sua formação, seja discutindo os elementos teórico-metodológicos das pesquisas voltadas às teses, seja sugerindo atividades disciplinares e outras (diferentes eventos, publicações e interlocução qualificada), próprias da comunidade cientifica da Área 21 (Subárea Fisioterapia).
5.7 Estágio obrigatório
As disciplinas de Estágio em Docência na Área de Reabilitação I e II serão oferecidas na IES receptora, sob a supervisão do corpo docente da IES promotora e receptora. O estágio obrigatório está previsto para um total de 12 (doze) meses distribuídos em frações realizados integralmente na sede da instituição promotora (PPGCR). A adequação de sua realização dependerá do cronograma de atividades planejadas pelo doutorando e devidamente acordado com seu orientador(a). Os períodos de estágios estarão vinculados fortemente às atividades planejadas (elaboração de instrumentos para coleta de dados, redação do exame de qualificação, análise de dados e redação final da tese) nos quais a supervisão do orientador(a) se faz mais necessária.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Unidade Sede: Rua Inácio Lustosa, 792 – Bairro São Francisco – Curitiba/PR
Unidade II: Trav. General Raul Munhoz , 12 – Bairro São Francisco – Curitiba/PR
Unidade Executiva: Rua Inácio Lustosa , 827 – Bairro São Francisco – Curitiba/PR
6.1 Instalações gerais
As salas de aula, laboratórios, biblioteca, instalações administrativas, bistrô e outras dependências serão de uso privativo dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, permitido o acesso de pessoas estranhas quando da realização de eventos, encontros culturais, seminários ou em casos de expressa autorização da Direção Geral.
A infraestrutura física estará à disposição dos alunos para atividades extraclasses, desde que pertinentes aos cursos ofertados e dentro dos horários devidamente reservados.
Todas as dependências foram projetadas para atender o pleno desenvolvimento das atividades e programas curriculares. As especificações de serventias obedecem aos padrões arquitetônicos recomendados quanto à dimensão, acústica, iluminação, ventilação: A ventilação dos ambientes é excelente, possui amplas janelas com ventilação natural, mobiliário, limpeza, conservação e comodidade.
6.2 Descrição da Infraestrutrura
A Unidade Sede está em conformidade com as normas de acessibilidade, com identificação em braile, banheiros adaptados e Elevador. O 3º andar possui Espaço convivência, Coordenação de Graduação Ciências Contábeis, Coordenação de Graduação Administração, Sala da presidência, Sala da Ouvidoria, Sala do Financeiro.O 2º andar inclui a Sala dos Professores de Tempo Integral e Tutoria, a Biblioteca (contendo Acervo com acessibilidade, 15 box para Estudos Individuais, 2 salas para Estudos em Grupo; Pesquisa; Banheiros feminino, masculino e adaptado, Pesquisa do Acervo). O 1º Andar abriga a Recepção, a Secretaria Acadêmica (Núcleo de Relacionamento Acadêmico), a Sala dos Professores, Banheiros feminino, masculino e adaptado. O Térreo possui Salas de aula, Banheiros feminino e masculino, 5 Computadores para pesquisa e estudos individuais, Bistrô, Área de Convivência e Banheiros feminino, masculino e adaptado. O Subsolo abriga ainda Salas de aula, Banheiros feminino, masculino e adaptado.
Os gabinetes para direção e coordenações de cursos de graduação, Núcleo de Apoio Pedagógico, NDE e professores possuem a infraestrutura necessária no que tange a equipamentos e pessoal.
A Inspirar disponibiliza esses recursos através da estrutura que oferece em sala de aula, do sistema de gestão acadêmica e de recursos humanos capazes de propiciar uma gestão eficiente dos mesmos, segundo os programas e objetivos propostos no projeto de cada curso.
6.3 Biblioteca
A Biblioteca Professor Doutor Alfredo Cuello da Inspirar, dispõe de estrutura adequada, implantada a fim de prospectar, organizar, armazenar e disseminar informações, de modo a atender com eficiência e eficácia as necessidades de ensino, pesquisa e extensão de seus cursos. A Bibliotecária responsável é a Sra Elisabete Gonçalves Melnick – CRB 9 – 1333.
A atualização do acervo é desenvolvida com base no conteúdo programático das disciplinas de cada curso, por indicação de obras por parte do corpo docente, coordenadores e sugestões do bibliotecário e usuários. Para novas aquisições leva-se em consideração o conteúdo intelectual da obra, idoneidade da autoria, abrangência e atualidade do assunto e reputação da editora. Considerando as prioridades de áreas de conhecimento, objetivando-se manter sempre uma relação equilibrada para os diversos assuntos que compõem o acervo da biblioteca, de modo a atender a evolução dos cursos da Inspirar.
O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda-feira a sexta-feira das oito horas às vinte e duas horas e nos sábados das oito horas às quatorze horas.
O acervo virtual da Biblioteca Pearson pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar sem limitação.
6.4 Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais
Destacamos um conjunto de medidas que a Inspirar implantou e vem implantando:
I. Adaptação de infraestrutura (construção de rampas, adaptação de portas e banheiros, adequação de lavabos, bebedouros, mobiliário, telefones);
II. Adequação aos alunos portadores de deficiência visual de equipamentos como sistema de síntese de voz, placas em braile;
III. Elaboração e/ou aquisição de materiais didáticos (impresso, vídeo, CD-ROM) observando as especificidades linguísticas dos alunos portadores de deficiências visual (Braille/áudio) e auditiva (Língua Brasileira de Sinais – Libras), através de projetos de extensão e iniciação cientifica de seus alunos;
IV. Capacitação da equipe técnica (supervisores e docentes) nos aspectos pedagógicos e metodológicos que envolvem o trabalho com portadores de deficiência. Esta ação será realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico;
V. Proporcionar qualificação de pessoal docente em LIBRAS em cursos ministrados na Inspirar.
VI. Orientar e participar ativamente junto à sociedade empresarial para que inclusão do trabalhador com necessidades especiais seja fato na Cidade e região de abrangência, permitindo que os indicadores de inclusão sejam maiores que o mínimo exigido no diploma legal.
6.5 Recursos audiovisuais e multimidia
A Inspirar tem, em sua infraestrutura de apoio pedagógico, a grande alavanca para a realização de aulas, reuniões e eventos na Instituição. A aquisição de aparelhos audiovisuais, principalmente os mais usados em sala de aula, como TV, vídeo e retroprojetor, facilitam o fazer pedagógico. A implantação de um programa de manutenção preventiva, bem como os investimentos na preparação de recursos humanos, para um rápido atendimento aos professores em sala de aula, além de propiciar o oferecimento de orientações sobre o correto uso dos aparelhos eletrônicos, contribuirá para a maximização dos recursos disponíveis.
6.6 Rede de comunicação (internet)
Os equipamentos disponibilizados para os professores e alunos, nos diversos espaços existentes na Inspirar estarão conectados às redes de comunicação científica, permitindo aos seus usuários a comunicação via internet.
6.7 Plano de expansão e atualização de equipamentos
Os equipamentos existentes na Inspirar farão parte de um plano de expansão e atualização sempre que houver necessidade, evitando assim que os laboratórios se tornem obsoletos. Faz parte do plano de expansão e atualização:
• administrar a utilização dos equipamentos de uso comunitário e reorganizar os itens de consumo e produtos periodicamente;
• analisar mudanças e melhorias realizadas nos softwares adquiridos e efetuar divulgação através de documentos, palestras e cursos;
• apoiar os usuários na utilização dos equipamentos e das ferramentas existentes na Inspirar;
• elaborar projeto de instalação de máquinas e equipamentos de processamento de dados e das redes de comunicação de dados;
• especificar e acompanhar o processo de compra de equipamentos de informática, de softwares e demais equipamentos necessários aos laboratórios específicos;
• instalar, acompanhar e controlar a performance dos equipamentos e das redes de comunicação de dados;
• planejar e implantar rotinas que melhorem a operação e segurança no uso dos equipamentos;
• planejar e ministrar cursos internos sobre utilização de recursos computacionais e dos demais equipamentos.