Plano Acadêmico:
7. PLANO ACADÊMICO
7.1. Objetivos e metas (4500 caracteres):
Objetivo Geral:
Promover a formação em nível de mestrado na área de educação - sob condições especiais - um grupo de 36 (trinta e seis) professores efetivos da Universidade Lueji A'Nkonde, de Angola, oferecendo a eles a mesma qualidade de formação assegurada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo.
Objetivos Específicos
a) Promover a qualificação acadêmica de docentes da ULAN para sua melhor atuação no ensino, na pesquisa e na extensão;
b) Potencializar a criação e fortalecimento de grupos e linhas de pesquisa na ULAN que correspondam às necessidades específicas do país e da região;
c) Proporcionar orientação técnica e administrativa para possibilitar, em médio prazo, que a ULAN tenha seu próprio programa de pós-graduação;
d) Fortalecer a posição do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP junto aos países africanos de língua portuguesa, por meio de parcerias sólidas e duradouras, que viabilize o intercâmbio de sua produção científica e a abertura de novos campos de pesquisa.
Metas
1 Dotar a ULAN, no prazo de 36 meses (3 anos) de um quadro de docentes e pesquisadores de alto nível, que viabilize a realização de sua missão institucional, isto é, ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a qualificação profissional e para a resolução de problemas educacionais de Angola e região;
2 aprofundar o conhecimento sobre a realidade social, econômica, política, cultural e educacional da 4ª Região Acadêmica de Angola, por meio das pesquisas de mestrado;
3 qualificação de recursos humanos para criação de infraestrutura que possibilite à ULAN criar e administrar seu próprio programa de pós-graduação em Educação;
4 publicação conjunta da produção do Mestrado em Educação como meio de sistematização e socialização dos conhecimentos produzidos sobre a realidade angolana;
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos (4500 caracteres)
A seleção dos futuros mestrandos será feita nos exatos termos do processo seletivo em vigor no PPGE da USP, aberto aos 68 docentes de nacionalidade angolana pré-selecionados pela Instituição Receptora e em efetivo exercício.
A estes candidatos pré-selecionados o PPGE da USP oferecerá um Seminário de Metodologia científica com vistas a familiarizá-los e prepará-los para o processo seletivo, que consistirá de quatro fases:
1ª. Prova de Proficiência em Língua Estrangeira. A ser feita presencialmente na ULAN e para a qual serão aceitos os idiomas Espanhol, Inglês, Francês, Alemão e italiano. Poderão ser dispensados desta fase os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, comprovante válido de proficiência no idioma escolhido. Esta prova será aplicada na ULAN por professor a ser designado pelo Centro de Línguas da FFLCH, que faz as provas para os processos seletivos do PPGE da USP.
Estão isentos da prova de proficiência os alunos que tenham realizado exame dos seguintes institutos, cuja validade é de dez anos.
1) Para língua inglesa: certificado do Test of English as Foreign Language – TOEFL (mínimo de 213 pontos para o Computer-based- Test - CBT ou 550 pontos para o Paper-based-Test ou 80 pontos para o Internet-based-Test – IBT) ou ainda, do International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos).
2) Para língua francesa: certificado Teste da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos).
3) Para língua alemã: certificado do Instituto Goethe, com classificação de, no mínimo, nível M III ou para os candidatos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais e GIII ou B1 para as demais áreas.
4) Para língua espanhola: Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE – Nível Intermediário, emitido pelo Ministerio de Educación/Instituto Cervantes.
5) Para língua Italiana: certificado do teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com aproveitamento igual ou superior a 50%.
2ª. Prova de Conhecimentos Específicos. Por meio desta se pretende avaliar o domínio teórico dos candidatos sobre os fundamentos da Educação e as relações desta com os sistemas sociais. A aplicação da prova será na ULAN, sob responsabilidade de um docente do PPGE a ser designado pela CPG.
3ª. Análise de Currículo e Projeto. A análise de projetos levará em conta a clareza dos objetivos, a correta formulação do problema de pesquisa, adequação metodológica, qualidade dos argumentos, delimitação clara do objeto e pertinência da bibliografia. Esta fase será realizada na FEUSP por comissão a ser designada pela CPG.
4ª. Entrevista. Esta incidirá sobre o currículo, o projeto e as condições necessárias para cumprimento dos prazos e das atividades inerentes ao Mestrado em Educação. As entrevistas serão realizadas na ULAN por docente a ser designado pela CPG.
Os candidatos aprovados na quarta fase deverão apresentar para matrícula os seguintes documentos, cuja análise e validação constituirão a quinta fase do processo seletivo:
1. Cópia autenticada do Diploma de Licenciatura ou cópia autenticada do Certificado de Habilitação, reconhecido pelo Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia da República Popular de Angola.
2. Histórico Escolar do Curso de Licenciatura;
3. Atestado de vínculo de permanência com a instituição empregadora;
4. Bilhete de Identidade
5. Atestado Médico
6. Registro Criminal
7. Três fotografias recentes com fundo branco
8. Declaração de Serviço
9. LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Cultura, Organização e Educação
Ementa:
Investiga a cultura concebida como sistemas simbólicos e as práticas sociais, entendidas como práticas simbólico-educativas. Considerando o processo dinâmico de produção da cultura, que garante, ao mesmo tempo, sua unidade e diversidade, sua conservação e transformação, os estudos desenvolvidos pelos docentes da área tratam de questões como:
1) dimensões simbólico-culturais e imaginárias de grupos sociais e instituições;
2) dimensões político-culturais das organizações e instituições sociais: poder, dominação e movimentos libertários;
3) formas e práticas de organização e de gestão da escola e de instituições educativas;
4) manifestações culturais como práticas educativas;
5) pluralidade cultural e identidades;
6) corporeidade e educação;
7) educação popular e comunidade;
8) educação e meio ambiente.
Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Ementa:
Abrange investigações sobre as práticas institucionais na interação ensino-aprendizagem e sobre os saberes produzidos para orientá-las; estudos de processos e políticas da formação inicial e contínua de professores; a implementação e desenvolvimento curricular, da educação básica ao ensino superior, tanto para os sistemas escolares formais como para experiências informais; estudos sobre a profissionalização e a prática docente; as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, em situações de ensino presencial e à distância.
Educação Especial
Ementa:
Investiga questões pedagógicas, psicológicas, sociais, filosóficas e históricas presentes na organização e desenvolvimento da educação, do ensino e da aprendizagem de pessoas que demandam recursos educacionais especiais e/ou reabilitação, em decorrência de fatores de ordem física, intelectual, sensorial e/ou condutas típicas.
Ensino de Ciências e Matemática
Ementa:
Tem por objeto de investigação temas como: a gênese de conceitos científicos, processos de formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática, processos de ensino que conduzem a uma aprendizagem significativa, inter-relações entre linguagem corrente e linguagens científicas, currículos de Ciências e Matemática, presença e uso das tecnologias da informação e comunicação e recursos didáticos diversos.
Estado, Sociedade e Educação
Ementa:
Abrange investigações sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, bem como sobre a multiplicidade de esferas sociais em que a educação incide, com ênfase nas políticas públicas, nas instituições e nos movimentos sociais e formas de organização da sociedade civil. Contempla pesquisas sobre universalização da escola básica e as formas de participação na gestão do sistema e de unidades de ensino; gestão e avaliação de políticas educacionais; educação e práticas de cidadania e direitos humanos; relações entre educação (escolar e não escolar) e sociedade; educação e trabalho, educação e meio ambiente; educação, raça e diferentes manifestações de desigualdade social; relações de gênero e educação; educação de pessoas com necessidades educacionais especiais.
Filosofia e Educação
Ementa:
Contempla projetos de pesquisa que abordem, sob a perspectiva filosófica, temáticas educacionais, buscando explicitar, esclarecer e discutir aspectos relacionados ao conhecimento e à prática no campo educacional, em suas manifestações histórico-culturais ou em sua dimensão teórica. Trata-se de trabalhos investigativos que discutam os aspectos lógicos, epistemológicos, éticos, estéticos ou políticos da educação.
História da Educação e Historiografia
Ementa:
Contempla estudos voltados para investigações historiográficas sobre educação, também em uma dimensão comparada, a partir de perspectivas teórico-metodológicas diversas, resultando uma história da educação com um perfil marcadamente sócio-cultural. Estuda, sob o ponto de vista histórico, seis grandes eixos:
a) educadores e idéias pedagógicas, compreendendo a análise das principais teorias da educação e da influência histórica de seus autores;
b) as instituições escolares, sua origem e desenvolvimento nas relações com o contexto sócio-cultural do período;
c) práticas, representações e saberes escolares, compreendendo a pesquisa historiográfica sobre a leitura e os materiais impressos, os saberes pedagógicos e a profissão docente, as disciplinas escolares, as relações sociais de gênero e as relações entre memória e educação;
d) estudos comparativos em educação voltados para a apreensão das proximidades e diversidades culturais, lingüísticas e políticas no campo educacional;
e) a organização de arquivos escolares com vistas à preservação de fontes documentais sobre a escola;
f) história do livro e das práticas de leituras.
Linguagem e Educação
Ementa:
Desenvolve estudos e pesquisas sobre as muitas dimensões do ensino da língua materna, literaturas e línguas estrangeiras. Conduz investigações referentes à arte, aos processos de comunicação social e tecnológicas em suas múltiplas relações com a escola. Realiza também pesquisas sobre formação de professores.
Psicologia e Educação
Ementa:
Abrange investigações teóricas e aplicadas no campo de intersecção da psicologia e da educação. Compreende estudos sobre os processos de desenvolvimento e sua interface com a aprendizagem, estudos psicanalíticos em educação, bem como estudos sobre a escolarização e o cotidiano escolar.
Sociologia da Educação
Ementa:
Abrange estudos socioculturais da escola, dos sistemas escolares, do processo educativo e de seus agentes, e experiências em educação não formal ou escolar, incluindo o exame das relações entre a educação e a sociedade e as relações entre a educação, a cultura, as ideologias, as instituições políticas, os sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência e emancipação.
7.3 CALENDÁRIO ACADÊMICO DO PROCESSO SELETIVO
Lançamento do Edital para inscrições no processo seletivo Fevereiro de 2014
Inscrição e entrega dos documentos Março de 2014
Divulgação do resultado da homologação das inscrições Março de 2014
Prova de proficiência em língua estrangeira (duração 3 horas) Abril de 2014
Prova de Conhecimentos Específicos Maio de 2014
Análise do projeto de pesquisa e do currículo Maio a Junho de 2014
Entrevistas Julho de 2014
Publicação dos resultados do processo seletivo Julho de 2014
Matrículas Julho /2014
7.4 Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
O formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão estão organizados da seguinte forma: a) exame de qualificação e b) depósito e defesa da dissertação.
1) Exame de qualificação:
O Exame de Qualificação é obrigatório para o mestrado.
A inscrição para o exame de qualificação deverá ser feita em, no máximo, 18 meses após o início do mestrado. O exame deverá ser realizado em até 60 dias após a data de inscrição.
Os objetivos específicos do exame são:
a) avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa;
b) avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico;
c) evidenciar os primeiros resultados de pesquisa;
O exame de qualificação, a ser realizado apenas após a integralização dos créditos em disciplina, consiste na apresentação e defesa do relatório de pesquisa em que se evidenciam os progressos alcançados no desenvolvimento do estudo.
Em caso de reprovação no exame de qualificação, o estudante terá direito a realizar novo exame dentro do prazo máximo de 90 dias.
2) Depósito e defesa da dissertação.
O formato, critérios de avaliação, prazo e demais procedimentos para o depósito e defesa da dissertação obedecerão as normatizações da instituição promotora (Regimento de Pós Graduação e Normas do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP), respeitando o limite máximo para a conclusão do MINTER em Educação, que é de 36 meses.
7.5. Planejamento de estágio obrigatório (duração mínima de 4 e máxima de 6 meses para o MINTER)
O estágio obrigatório dos alunos do MINTER em Educação junto a USP terá duração de 4 (quatro) meses fracionados e visa proporcionar vivência acadêmica dos mestrandos em um ambiente de ensino, pesquisa e extensão, práticas laboratoriais, participação em eventos científicos e, sobretudo, intensificar a relação com seus respectivos orientadores.
O Estágio Obrigatório ocorrerá a partir da integralização dos créditos em disciplinas, ou seja, a partir do segundo ano.
As frações do estágio obrigatório dar-se-ão da seguinte forma, estando em acordo com o item 6.3 “d” do Regulamento da Avaliação de Projetos de Mestrado Interinstitucional – MINTER da CAPES:
1. 1º Semestre de 2016: 12 (doze) alunos em estágio de 4 (quatro) meses na FEUSP;
2. 2º Semestre de 2016: 12 (doze) alunos em estágio de 4 (quatro) meses na FEUSP;
3. 1º Semestre de 2017: 12 (doze) alunos em estágio de 4 (quatro) meses na FEUSP.
Obs.: A concessão de bolsas seguirá o critério de contemplação de cada bolsista no período em que ele estiver no estágio obrigatório.
A Reitoria da ULAN disponibilizará recursos orçamentários para arcar com parte dos custos do estágio internacional dos 36 mestrandos, contando também com um fundo próprio constituído para esta finalidade.
7.6. Uso de tecnologia de ensino à distância
O Mestrado em Educação oferecido pela FEUSP na ULAN será de forma presencial. É conveniente, entretanto, a utilização de ferramentas de apoio ao ensino presencial e de tecnologia da informação e da comunicação (TIC). Esta ferramenta será o Tidia-AE (Aprendizagem Eletrônica) por meio do qual poder-se-á fazer as seguintes tarefas:
• disponibilização de bibliografia online por parte dos docentes brasileiros aos docentes e discentes angolanos;
• planejamento de atividades e exercícios inerentes aos programas das disciplinas;
• recepção dos trabalhos realizados;
• fóruns e chats de comunicação online;
• orientação complementar à distância;
• espaço de troca de experiências;
• controle de prazos e das atividades acadêmicas propostas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
9. INFRAESTRUTUTRA
A Faculdade de Educação da USP, que responderá pela gestão acadêmica do curso possui recursos físicos, tecnológicos e humanos para dar suporte aos cursos de mestrado e doutorado existentes. Esta infraestrutura possibilita realizar todas as tarefas necessárias à produção multimídia de conteúdos digitais para subsidiar as atividades previstas para o curso.
A Escola Superior Pedagógica da Universidade Lueji A’Nkonde possui recursos físicos, tecnológicos e humanos para possibilitar o desenvolvimento do curso de mestrado proposto pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
• Salas de Aulas – 07 blocos com 17 salas de aulas com capacidade para 40 pessoas e 07 salas de aulas com capacidade para 60 pessoas, todas equipadas com ar condicionado;
• 01 Laboratório de Física;
• 01 Laboratório de Química;
• 01 Laboratório de Informática com 36 microcomputadores;
• 11 casas de banho;
• 03 salas de professores;
• 01 sala de reuniões;
• 01 sala equipada para reprografia;
• 02 armazéns;
• 01 auditório com capacidade para aproximadamente 150 pessoas;
• 06 secretarias;
• 10 gabinetes;
• 08 departamentos;
• 01 sala da Direção;
• 01 sala da Reitoria.
• Equipamentos:
04 data show;
03 retroprojetores;
01 televisor;
01 aparelho de som;
10 impressoras com scanner;
02 microfones sem fio;
02 fotocopiadoras;
Pontos de acesso à rede sem fio.
9.1. Laboratórios (4500 caracteres):
FEUSP:
• Escola de Aplicação – Ensinos Fundamental e Médio
• Sala Pró-Aluno
• Laboratório de Ciências Humanas e Meios de Condução de Trabalhos Práticos e Similares
• Laboratório de Ensino e Pesquisa de Física – LAPEF
• Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – LEPSIIPUSP/FEUSP
• Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos – LABRIMP
• Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas
• Laboratório de Leitura e Expressão Criadora – LALEC
• Laboratório de Práticas em Ensino de Química – LAPEQ
• Laboratório de Matemática – LABMAT
• Laboratório Experimental de ArteEducação & Cultura – Lab_Arte
• Laboratório de Educação e Ambiente – TEIAFEUSP
• Laboratório Didático de Educação Especial – LADESP
• Laboratório Didático de Política e Administração Escolar – LADPAE
• Laboratório Integrado de Educação e Tecnologia – LIET
ULAN:
• 01 Laboratório de Física;
• 01 Laboratório de Química;
• 01 Laboratório de Informática com 36 microcomputadores.
9.2. Biblioteca – Informações Gerais (4500 caracteres):
9.2.1 IES Promotora
A Universidade de São Paulo possui 43 bibliotecas instaladas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisas dos diversos campi. Essas bibliotecas compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP.
O SIBi gerencia o Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS), que registra os acervos das 43 bibliotecas do sistema, além de sua produção científica e de teses/dissertações defendidas na USP. A partir do DEDALUS é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade, ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de ter acesso às informações sobre qualquer item do acervo, e também, ao texto completo quando disponível.
A partir da Rede de Serviços do SIBi - SibiNet, os usuários têm acesso aos periódicos eletrônicos assinados pela USP e CAPES, livros eletrônicos (e-books) e bases de dados referenciais e de texto completo. Além desses serviços, estão disponíveis também a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais e o Portal de Revistas da USP.
A biblioteca da FEUSP, já instalada em prédio novo, possui cerca de 120.000 volumes específicos da área de Educação e é a maiopr biblioteca do gênero na América Latina.
9.2.2 IES Receptora
A biblioteca da ULAN possui um acervo com aproximadamente 1.500 volumes correlatos aos cursos oferecidos pela Universidade (Biologia, Direito, Educação para Infância, Economia, Física, Línguas e Matemática) e mais 600 volumes oriundos de doação realizada pela FEUSP em 2010 para a composição da bibliografia básica do Mestrado em Educação, além da concessão pela biblioteca da FEUSP, de assinatura eletrônica da Revista Educação e Pesquisa e acesso ao acervo do SiBi.
9.3. Outros Recursos (4500 caracteres):
9.3.1.FEUSP:
• Salas de Aulas – um bloco didático com inspetoria, sanitários masculino e feminino e 32 salas de aulas de tamanhos pequeno, médio e grande, todas equipadas com recursos multimídia e ventilador.
• Salas de Defesas – duas salas exclusivas para defesas de dissertações e teses equipadas com recursos multimídia.
• Salas de Professores – ambientes de trabalho para 2 ou mais docentes.
• Centro de Produção Digital, com os seguintes equipamentos:
1 Televisor LG modelo CP15Q90A
1 Videocassete Panasonic NV60LBS
1 Acessório para sustentação de caixas de som Airon
1 Distribuidor VGA modelo DVGA140
1 Amplificador Ciclotron Watisom modelo DBK 1500
1 Projetor Eike modelo LCXB15
1 Scan converter Aver Media 300 Gold AV002952052
1 Camera de documentos Digital vídeo presenter Amjeon SI
2 TV Toshiba 29" modelo 2957FS
1 Mesa de som Behringer UB1622FXPro
1 Par de caixas de som JBL modelo E30
1 Microfone de lapela Shure modelo UT14/93TF
1 Microfone Shure SM58 UT24/58
Pontos de Acesso a Rede SemFio: Centro de Produção Digital
9.3.2. Infraestrutura disponível na ULAN, no local de realização das atividades do Minter em Educação, a Escola superior Pedagógica:
• Salas de Aulas – 07 blocos com 17 salas de aulas com capacidade para 40 pessoas.
• 07 salas de aulas com capacidade para 60 pessoas, todas equipadas com ar condicionado;
• 11 casas de banho (banheiros);
• 03 salas de professores;
• 01 sala de reuniões;
• 01 sala equipada para reprografia;
• 02 galpões para depósito de materiais;
• 01 auditório com capacidade para aproximadamente 250 pessoas;
• 06 secretarias (reitoria e pró-reitorias;
• 10 gabinetes (reitoria e pró-reitorias);
• 08 departamentos de ensino e pesquisa;
• 01 sala da Direção;
• 01 sala da Reitoria.
• Equipamentos:
04 data show;
03 retroprojetores;
01 televisor;
01 aparelho de som;
10 impressoras com scanner;
02 microfones sem fio;
02 fotocopiadoras;
Pontos de acesso à rede sem fio em todas as instalações.
9.4.Recursos Humanos
• aproximadamente 7.830 alunos matriculados
• cerca de 50 professores angolanos
• cerca de 70 professores estrangeiros (cubanos, vietnamitas, português)
• 72 funcionários técnicos administrativos
9.5.Estrutura da ULAN
• Reitoria
• Pró-Reitoria de Cooperação
• Vice-Reitoria Acadêmica
• Vice-Reitoria Científica
9.6.Unidades Orgânicas
1. Lunda Norte
2. Escola Superior Pedagógicas
3. Faculdade de Direito
4. Faculdade de Economia
5. Escola Superior Politécnica
6. Lunda Sul
7. Escola Superior Politécnica
8. Malange
9. Faculdade de Medicina
10. Licenciatura em Ciências da Educação
Cronograma de Atividades:
10. CRONOGRAMA
10.1. Estabelecer os prazos de todas as etapas propostas (4500 caracteres):
O planejamento acadêmico prevê que cada docente fique cerca de 15 dias na ULAN para cumprir 9 dias letivos de 3:40ha cada, às 3ª, 5ª e Sábado, das 19 às 22:40hs. As disciplinas de 60h/a serão compartilhada por dois docentes, podendo um deles ser um professor colaborador angolano.
Os estágios curriculares na USP serão concentrados em duas disciplinas e terão a duração de 4 meses, com 3 grupos.
Calendário Acadêmico
MÓDULO I - 2º Sem/2014 Dias letivos CH 120 U.C. 8 Docentes
Política e Organização da Educação Básica (em Angola) 3ª, 5ª e Sábado 60 4 Lisete Regina Arelaro
Sociedade, Educação e Meio Ambiente 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Pedro Roberto Jacobi
Avaliação de Sistemas Educacionais: características gerais 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Ocimar Munhoz Alavarse
MÓDULO II – 1º Sem/2015 120 8 Docentes
Cultura e Educação afro-ameríndia 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Marcos Ferreira dos Santos
Sociologia da Infância e Educação Infantil
3ª, 5ª e Sábado 30 2 Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Educação Especial e políticas de inclusão escolar 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Rosângela Gavioli Prieto
Educação de Jovens e Adultos: pensamentos, políticas e práticas 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Maria Clara Di Pierro
MÓDULO III - 2º Sem/2015 120 8 Docentes
História das ideias pedagógicas 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Carlota Boto
Moacir Gadotti
Seminários de Pesquisa em Cultura, Organização e Educação 3ª, 5ª e Sábado 60 4 Maria Cecilia Sanchez Teixeira
Antonio Joaquim Severino
Exploração de Aspectos Matemáticos de Culturas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas na Educação Matemática 3ª, 5ª e Sábado 30 2 Maria do Carmo Santos Domite
MÓDULO IV – 2014, 2015 e 2016 120 8 Docentes
Estágio na USP ( 1ª , 2ª e 3ª Turmas)
Didática das Ciências Experimentais Na FEUSP 60 4 Maurício Pietrocola
Martha Marandino
Estágio na USP (1ª , 2ª e 3ª Turmas)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem apoiados por recursos da Web: novos desafios, novas competências Na FEUSP 60 4 Roberto da Silva
Janeiro de 2016 – Exame de Qualificação aos 50% do curso
2º Sem/2016
Pesquisa de Campo
Seminários de Preparação de Dissertação Roberto da Silva
1º Sem/2017
Redação da Dissertação
Julho de 2017
Defesa da Dissertação (prazo final de 36 meses)