Plano Acadêmico:
Justifica-se a oferta de MINTER-Internacional tendo em vista o investimento crescente na formação de mestres e doutores como uma estratégia que visa formar líderes, impulsionar a reflexão crítica sobre os problemas da profissão e da saúde. Este esforço, somado aos convênios e parcerias com outras instituições de ensino e saúde, coloca hoje a produção científica e tecnológica do PEN/UFSC em plena sintonia com os princípios da utilidade dos resultados dos estudos e das pesquisas desenvolvidas, tanto para as comunidades acadêmicas em âmbito nacional e internacional, quanto para a sociedade em geral. Da mesma forma a UMAG manifesta sua preocupação em desenvolver as carreiras de seu corpo docente, com base em competências profissionais requeridas para o futuro, foco de interesse que transcende todos os seus programas. Esta estratégia considera as diferentes avaliações, perfil epidemiológico da população, mudanças culturais, sociais, políticas, padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela OMS e o Mercosul para a formação de recursos humanos em Enfermagem.
A UMAG é "uma instituição de ensino público e regional do estado do Chile, orientada principalmente para a formação de capital humano na região de Magallanes e Antártica Chilena”; concentra-se no reforço da qualidade dos processos de formação e mobiliza-se para ofertar oportunidades de continuidade de estudos em alto nível de qualidade e para as metas de formação de pesquisadores.
O PEN foi o primeiro Programa da área de Enfermagem a propor e desenvolver iniciativas de formação em parcerias interinstitucionais, coerente ao seu compromisso de desenvolvimento extra-muros. Estando já consolidada esta política de cooperação, pela experiência de vários anos, há por parte do corpo docente uma maior segurança quanto ao seu desenvolvimento, bem como confiança e reconhecimento na qualidade do produto, seja quanto à qualificação de Mestres, seja quanto aos resultados no desenvolvimento científico e tecnológico da Enfermagem e suas repercussões para todo o campo da saúde.
Além disso, o perfil do PEN expressa aderência com as necessidades de formação e desenvolvimento de pesquisa, identificadas pela Enfermagem da UMAG. Tal aderência se refere as suas duas Áreas de Concentração e 10 linhas de investigação, incluindo a atuação de grupos de pesquisa, pesquisadores e condições estruturais, como laboratórios de pesquisa, que dão confiabilidade e segurança quanto ao alcance dos objetivos do MINTER Internacional.
Com o objeto de capacitar enfermeiras/os e outros profissionais da saúde, para uma prática transformadora, técnica e politicamente competente, através do desenvolvimento de estudos avançados em saúde e enfermagem, numa perspectiva interdisciplinar, em suas duas áreas de concentração; gerar e ampliar as bases filosóficas, científicas e metodológicas para o desenvolvimento do conhecimento, da inovação e do trabalho da enfermagem e na saúde, nos campos assistenciais, gerenciais e educacionais.
Meta: Titular mestres docentes da UMAG, gerando cerca de 40 manuscritos para publicação em coautoria de docentes pesquisadores do PEN/UFSC e pós-graduandos das duas IES.
O processo de seleção foi orientado por Edital próprio, segundo as mesmas normas e critérios adotados pelo Programa Promotor, observadas as aplicadas nos últimos Processos Seletivos para o Curso da Sede. Após homologação das inscrições o processo seletivo contou com duas etapas: 1° Etapa - avaliação do currículo; 2° Etapa - avaliação do plano de estudo e argüição oral com os candidatos aprovados na 1ª etapa. Esta etapa foi eliminatória e realizada na IES receptora, com a presença dos candidatos no momento da argüição.
O Curso de Mestrado, composto por 24 créditos mínimos – sendo 06 de Dissertação de Mestrado, é ofertado em duas áreas de concentração, e 10 linhas de pesquisa, distribuídas igualmente entre duas áreas (5 linhas para cada área), conforme já apresentado, seguindo os mesmos critérios das turmas ofertadas na Promotora.
O Estágio e ou Intercambio na Promotora foi desenvolvido a qualquer tempo do curso em período de 15 dias.
As orientações se deram desde o início do Curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O edifício da Faculdade de Ciências da Saúde conta com 3000m2 , localizado dentro do Campus Uiversitário Avenida Bulnes na rua Comodoro Arturo Merino Benítez. Além dos laboratórios mencionados, conta com as seguintes dependências:
1º piso: 9 salas de avaliação individual (Salas OSCE) capacidade de 3 pessoas; 1 sala de órtese e atividade da vida diária com capacidade de 6 pessoas;
1 sala de laboratório de Nutrição com capacidade de 12 pessoas; dispensa e refeitório com 30 m2, elevador (1), áreas administrativas e de secretarias
com capacidade de 6 pessoas.
2º piso: 1 sala tecnológica e de vídeoconferência com capacidade de 40 pessoas; 1 banheiro com espaço para homens e mulheres com capacidade de 8
pessoas; 32 m2 de área destinada aos decanos.
3º piso: 1 sala de docentes adjuntos com capacidade de 6 pessoas; 1 sala de reunião para 12 pessoas; 1 sala de teses com 5 mt2.
A universidade oferece um centro de convivência para estudantes e acadêmicos, e quiosques com alimentos e bebidas nas diferentes faculdades. Também apresenta o anfiteatro “Ernesto Livacic” com capacidade para 200 pessoas, o qual é utilizado para diversos eventos institucionais e comunitários.
O sistema de biblioteca da UMAG está formado por um conjunto de recursos humanos, técnicos e materiais e de infraestrutura que permitem gerir e assegurar estudantes e docentes dos recursos de informação científica, tecnológica e cultural que a universidade adquire para o trabalho acadêmico. O sistema é coordenado pela direção geral de bibiliotecas, unidade dependente da vice-reitoria acadêmica, que tem por missão satisfazer os requerimentos de informação da comunidade universitária, preservando, organizando e dando acesso aos recurssos de informação em diversos formatos e participando da formação de profissionais com habilidade em informação e tecnologias que permite de forma autônoma, aprender ao longo da vida.
A biblioteca é um local amplo e cômodo para o trabalho acadêmico, para estudantes e professores, conta com um sistema de catalogação universal e um sistema de busca e empréstimo. A biblioteca conta com um sistema de estantes abertas, o que se ajusta plenamente às necessidade de acesso de bibliografia para consulta em sala e/ou empréstimo a domicílio. Atualmente encontra-se disponível uma ampla bibliografia e fontes de informação eletrônica, através da compra e permissão institucional, para que estudantes e acadêmicos tenham acesso, desde os terminais da biblioteca ou fora dela,
às bases de dados e revistas indexadas. Na biblioteca, localiza-se uma Sala Tecnológica com 33 computadores, os que estão à disposição de todos os estudantes, para prepará-los no âmbito da alfabetização digital, com módulos de capacitação ministrados pelo bibliotecário especialista no tema. Os usuários internos tem acesso à estante aberta, à sala de leitura, salas de estudo e grupo, área de equipamento audiovisual, área de leitura informal, textoteca e áreas públicas: armazenamento de teses, circulação, referências e xeróx. Os usuários externos tem acesso à estante aberta, sala de leitura e áreas de atenção ao público.
Proporciona aos estudantes os seguintes serviços: empréstimo em sala, empréstimo à domicílio, empréstimo interbibliotecário, comuta bibliográfica, referência e disseminação de informação.
Teses Eletrônicas: as teses eletrônicas são uma cópia exata da tese tradicional impressa, mas apresentada em formato PDF para que o documento possa ser visualizado em um servidor, através da internet. A vantagem principal é que o documento pode ser obtido facilmente através do catálogo WEBPAC do Sistema de Biblioteca da UMAG.
Bases de Dados: ISI WEB OF SCIENCE, MEDLINE PUBMED, X LIST – THE INTERNET DRUG INDEX, SCIELO, MEDLINE COMPLETE.
Disponibiliza mais de 70 títulos de revistas eletrônicas da Área de Ciências da Saúde internacionais.
A UMAG conta também Centro de Simulação: Conta com sala de simulação de emergência, sala de simulação pediátrica, sala de simulação geral, sala de simulação de adulto I e II, sala de simulação de alta fidelidade- pavilhão, sala de “debreafing” ou avaliação, sala “gesell” pequena, sala de simulação controle e sala de saúde mental. Neste contexto, estabeleceu três linhas principais de tarefas laboratoriais: a Docência que busca manter um controle de qualidade dos mesmos, sobre a coordenação dos requerimentos de horários, assim como o estabelecimento de normas de conduta e segurança; a Investigação, pilar fundamental da estrutura universitária que por meio da instauração de condições básicas, busca criar a base para o estabelecimento futuro de novas fontes de conhecimento; e a Extensão, a qual tem como objetivo, entregar à comunidade, produtos
acadêmicos realizados pela universidade, mostrando as diferentes atividades acadêmicas que se desempenham nos laboratórios, assim como a grande quantidade de material voltada para o ensino. Laboratórios de Anatomia: Existem diferentes tipos de implementos, como a extensa coleção que corresponde ao material para exploração
inicial de 300 modelos de diferentes segmentos do corpo e de material ósseo. Também conta com material cadavérico, submetido à técnica de conservação que permite deixar os órgãos em seu estado natural. Além disso, está disponível um programa de anatomia “imagenológica” chamado 3D Edição Regional Anatômica Humana que é um importante material de apoio a realização de práticas de anatomia. Laboratório de Biologia Celular e Molecular- Microbiologia: Este laboratório está implementado para realizar atividades básicas na área de biologia, onde os alunos tem seu primeiro contato com o material básico de laboratório e o estudo das células. Por meio da realização de
passos práticos, que podem incluir a utilização de corantes e tingimentos específicos para a identificação celular. Neste laboratório se realizam práticas de microscopia, encontra-se implementado com um total de 25 microscópios, de grande qualidade óptica, que permite a observação microscópica de diferentes estruturas do corpo humano. O docente também tem a sua disposição uma câmera ligada ao microscópio, onde pode demonstrar por meio de uma televisão, as estruturas específicas que os alunos devem observar. Laboratórios de Fisiologia: Atualmente existem dois laboratórios de fisiologia, os quais estão implementados cada um, com dois computadores e duas unidades de ensino de fisiologia (Power lab). Os alunos trabalham em grupos de 4 pessoas, permitindo a obtenção de uma séria de parâmetros em tempo real (pressão, pulso, espirometria, prova de força, entre outros), os quais são observados através do computador e analisados por meio do programa Lab Trutor, que possibilita realizar uma avaliação, incluída dentro do programa. Conta-se com uma série de acessórios fisiológicos que permitem realizar uma grande quantidade de passos práticos, nas diferentes áreas de estudo fisiológicos. Os laboratórios de ciências básicas tem uma capacidade total de aproximadamente 120 alunos e encontram-se implementados com elementos de biossegurança, como uma ducha de emergência, diversas lavanderias nas entradas e interiores dos laboratórios, assim como um espaço de acesso restrito, somente para armazenamento de produtos reativos. Estes laboratórios são utilizados por todas as profissões da área da saúde. Laboratórios de Bioquímica e Química Geral e Orgânica: Este laboratório é utilizado para o ensino prático das disciplinas de química, bioquímica, farmacologia e afins. Comta com equipamento que permite utilizar compostos químicos e trabalhar com soluções. Possui uma campana de extração, um evaporador rotativo para a extração de compostos e sua purificação, ampla gama de materiais de vidro para que todos os alunos possam desenvolver suas atividades, assim como uma grande variedade de químicos reativos para desenvolver os
experimentos. Este espaço se encontra nas instalações da faculdade de engenharia.