Plano Acadêmico:
7. Plano Acadêmico do Projeto
7.1. Objetivos e Metas :
7.1.1. OBJETIVO GERAL
Executar um DINTER (Doutorado Interinstitucional) em Geografia, entre o Departamento de Geografia (UFC) e o IFCE para formação de 15 doutores em Geografia. O programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFC) é um programa multidisciplinar da área de Geografia da CAPES (nota 6).
7.1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivo 1. Promover a consolidação do acordo interinstitucional entre IFCE e UFC/Programa de Pós-Graduação em Geografia;
Objetivo 2: Desenvolvver um processo seletivo cujas deliberações partirão da Instituição promotora, cabendo à Instituição Receptora a responsabilidade de efetuar a inscrição dos candidatos e disponibilizar a infraestrutura necessária;
Objetivo 3: A Execução do plano acadêmico, visa formar, no período de 2020 a 2024, 15 doutores em Geografia, decorrente da parceria entre o IFCE e a UFC/PPGG.
7.1.3. Áreas de interesse para elaboração de pesquisa no PPGC/UFC
LINHA DE PESQUISA 1 - ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA
Tem o objetivo de promover pesquisas concernentes à dinâmica da natureza e à análise geoambiental, política, econômica e cultural das cidades e suas redes, analisando mutações e permanências nas representações e novos sistemas geográficos de informação, ampliando configurações espaciais relativas à expansão urbana nas zonas úmidas e costeiras.
LINHA DE PESQUISA 2 - NATUREZA, CAMPO E CIDADE NO SEMI-ÁRIDO
Tem o objetivo de estimular e desenvolver pesquisas relacionadas às estratégias de regionalização, conexão de fronteiras (nacionais/internacionais) e ocupação de territórios, por intermédio de desafios técnicos, culturais e geoeconômicos das políticas de modernização e interiorização do desenvolvimento agrário, ampliando configurações espaciais das regiões semiáridas e sertanejas.
Objetivo 1. Processo de consolidação do acordo interinstitucional entre IFCE e UFC/Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Meta 1 – Consolidar, até junho de 2014, acordo interinstitucional entre as instituições envolvidas.
Atividade 1.1- Envio da minuta do DINTER UFC/ IFCE em Geografia à Instituição Promotora.
Atividade 1.2- Encaminhamento do DINTER UFC/ IFCE em Geografia à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFCE, para efeito de tramitação e posterior aprovação em toda as instâncias.
Atividade 1.3 – Encaminhamento do DINTER UFC/ IFCE em Geografia à Instituição Promotora, a fim de que sejam tomadas as devidas providências legais cabíveis.
Atividade 1.4 – Assinatura do convênio interinstitucional.
Atividade 1.5 – Aprovação e publicação da resolução criadora do DINTER UFC/ IFCE em Geografia.
Indicadores da 1a Fase: minuta do DINTER UFC/ IFCE em Geografia; documento consolidando o acordo interinstitucional; resolução criadora do DINTER IFCE/UFC.
Objetivo 2: Processo seletivo: as deliberações partirão da Instituição promotora, cabendo à Instituição Receptora a responsabilidade de efetuar a inscrição dos candidatos e disponibilizar a infraestrutura necessária.
Meta 2 – Inscrever, até julho de 2020, os candidatos mestres do IFCE, interessados no DINTER IFCE/UFC.
Atividade 2.1 - Publicação do Edital de seleção dos candidatos.
Atividade 2.2 – Elaboração e confecção do manual do candidato à seleção.
Atividade 2.3 – Inscrição dos candidatos.
Atividade 2.4 - Seleção dos candidatos, de acordo com os procedimentos adotados pelo PPGG/UFC, a qual consistirá de quatro fases.
A primeira fase eliminatória onde será realizada a avaliação do projeto de pesquisa com memorial profissional por uma comissão composta por professores da linha de pesquisa e/ou áreas afins.
A segunda fase, classificatória, consiste da avaliação do currículo.
O candidato deverá alcançar nota final igual ou superior a 7,0.
Atividade 2.5 – Início das atividades acadêmicas.
Indicadores da 2a Fase: edital de seleção; manual de candidato; inscrições dos candidatos; 15 candidatos classificados.
Objetivo 3: Execução do plano acadêmico
Meta 3 - Formar, no período de 2020 a 2024, 15 doutores em geografia, decorrente da parceria entre o IFCE e a UFC/PPGG.
Atividade 3.1 – Apresentação do Plano acadêmico do DINTER UFC/ IFCE em Geografia.
3.1.1 DINTER UFC/ IFCE em Geografia – Doutorado Interinstitucional em Geografia.
a) Coordenações:
Coordenadora Acadêmico: Dra. Adryane Gorayeb Nogueira Caetano (UFC)
Coordenador Operacional: Dra. Anna Erika Ferreira Lima (IFCE)
b) Oferta vagas: 15
Atividade 3.2: Operacionalização da Organização Curricular Período e periodicidade do curso: o curso terá a duração de 48 meses.
Será integralizado a partir da seguinte sistemática: a) Cumprimento de créditos: o candidato ao grau de Doutor, portador de título de mestre, deverá integralizar, pelo menos, 60 créditos, sendo: até 30 unidades de créditos em disciplinas integralizadas do mestrado; 08 unidades de créditos em atividades complementares programadas juntamente com o orientador, dentre as quais, inclusive, deve constar o período de estágio na Instituição proponente; 06 unidades de créditos em disciplinas obrigatórias; 06 unidades de créditos em disciplinas optativas; 12 unidades de créditos pela elaboração da tese. b) Execução das atividades de ensino dos docentes: Disciplinas ministradas por apenas um docente: serão desenvolvidas em caráter modular, de acordo com o cronograma de atividades do projeto; Disciplinas ministradas por mais de um docente: cada uma das etapas será desenvolvida semanalmente, até integralizar o total da carga horária a ser cumprida, de acordo com o cronograma de atividades do projeto. * Os discentes terão o prazo de trinta (30) dias consecutivos para a entrega dos trabalhos de cada disciplina. ** O conjunto de literatura a ser lida para cada disciplina deverá ser encaminhado pelo docente no prazo máximo de trinta (30) dias. c)Tempo de estágio na Instituição Proponente: um semestre acadêmico. d) Execução das atividades de pesquisa: será de acordo com o plano de atividades programadas, entre orientador e doutorando. Indicadores: 60 créditos cumpridas por cada doutorando, 15 teses, 15 títulos de doutores em geografia.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
9. Infraestrutura
9.1. Laboratórios:
A Pós-graduação em Geografia da UFC conta com oito laboratórios, a dispor de mobiliário e equipamentos adequados. Neles encontramos ambiente propício à pesquisa e extensão, congregando conjunto de professores e alunos da pós-graduação, assim como da graduação (com participação de colegas ainda não inscritos na pós e alunos da Iniciação Científica/ PIBIC-CNPq e bolsistas associados a outros projetos: PREX-Extensão/UFC, Jovens Talentos para a Ciência CAPES/UFC, PIBID/ CAPES Geografia-UFC, Monitorias e voluntários). Trata-se de base sólida à implementação de grupos de pesquisa, tanto em escala local como nacional e internacional. Ademais, convém ressaltar a articulação entre vários laboratórios na implementação de projetos de pesquisa e extensão e a existência de acervo bibliográfico e iconográfico para consulta in loco.
É importante dizer que a infraestrutura detalhada a seguir será complementada com os equipamentos que estão sendo adquiridos a partir dos recursos do projeto “Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil”, coordenado pelas professoras Elisa Zanella e Adryane Gorayeb, que aprovaram em dezembro de 2016 quase quinhentos mil reais no Edital PRONEM/FUNCAP/CNPq 2016. Em 2017, este recurso possibilita a compra de: 1 drone, 2 GPS geodésico RTK, 1 Estação Total, 6 licenças do software Envi, 4 mini-estações metereológicas e 2 laboratórios portáteis para análise físico-química e microbiológica da água doce e salgada, em campo.
Em 2017, foram adquiridos 15 GPS navegadores GARMIN a partir da co-participação dos professores Jader e Adryane no projeto Universal/ CNPq 2016, coordenado pela Profa. Luci Cajueiro Carneiro Pereira (UFPA – Bragança).
A partir do projeto Universal/ CNPq 2016 coordenado pelo prof. Rubson Pinheiro foi possível comprar 2 drones modelo Phanton.
Essas aquisições beneficiam todos os laboratórios, incluindo projetos da graduação e da pós-graduação, uma vez que temos a cultura solidária de compartilhar os equipamentos e a infraestrutura entre os grupos de trabalho e estudantes em geral, mesmo que não sejam vinculados a projetos de pesquisa específicos. Essa característica solidária e colaborativa é cuidadosamente preservada em nosso grupo, geração após geração, formando um quadro docente permanente do departamento que preza pela boa convivência e pelo profissionalismo.
Na sequência, detalhamos cada um dos laboratórios:
1. LABORATÓRIO DE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (LAPUR)
Site: http://sites.google.com/a/metrowiki.net/lapur/Home
Coordenação: Porf. Dr. Alexandre Queiroz Pereira
Professores Participantes
Profª. Dra. Maria Clélia Lustosa Costa
Prof Dr José Borzacchiello da Silva
Prof. Dr. Eustógio Wanderley Correia Dantas
Prof. Dr. Luis Renato Bezerra Pequeno
Profa. Dra. Alexsandra Muniz
Profa. Dra. Iara Rafaela Gomes
Grupos de Pesquisa Associados
• Estudos Urbanos e Regionais
• Observatório das Metrópoles
Projetos de Pesquisa em desenvolvimento
. Direito à cidade: Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade em Fortaleza avanços e bloqueios.
. Desigualdades Nas Condições De Moradia Nas Cidades Do Agronegócio De Porte Médio.
. Espacialidades terciárias no centro urbano de Quixadá na primeira década do século XXI
. Metropolização e Mega Eventos: Impactos Dos Jogos Olímpicos/2016 E Copa Do Mundo/2014
. Morar Na Praia: Vilegiatura No Nordeste Brasileiro
. Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá
. Planos Diretores E Sustentabilidade Em Municípios Piauenses: Análise Dos Instrumentos E Intervenções Locais.
. Quadro De Desigualdades Socioespaciais E Favelização Na Região Metropolitana De Fortaleza
. Urbanização Litorânea Metropolitana: práticas marítimas modernas e delineamento das Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador
. Grampcity: Moving Smartly Towards Accessible & Inclusive Urban Environments for our Elders
Projeto de Extensão em desenvolvimento
. Trilhas Urbanas: O Trabalho De Campo Como Estratégia De Ensino Da Geografia
Parceiros do Laboratório
. Observatório das Metrópoles; CEARAH Periferia
Financiamentos
CNPq /FUNCAP /CAPES/Comunidade Européia/ PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas)/ PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)/ PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)/ FCT (Portugal).
Equipamentos
12 computadores desktop completos; 4 computadores portáteis; 1 Scanner; 1 filmadora; 1 máquina fotográfica; 1 GPS; 5 impressoras (dentre elas, uma laser e outra A3);1 Hemeroteca; 1 Mapoteca; 1 Biblioteca com aproximadamente 500 títulos.
2. LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS E ESPAÇOS SIMBÓLICOS (LEGES)
Site: http://www.lege.ufc.br/
Coordenação: Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Professores Participantes
Profª Drª Alexandra Maria Oliveira
Profª Dra. Maria Edivani Barbosa
Prof. Drº Fabio de Oliveira Matos
Prof. Dr. Tiago Vieira
Grupos de Pesquisa Associados
• Estudos Geoeducacionais – Expansão do Ensino Superior
• Geografia Cultural: Estudos de Religiosidade e Festas populares
• Comunicação Patrimonial e Representações do Espaço
• Políticas Públicas e Campesinato
Projetos de Pesquisa em desenvolvimento
. Avaliação de Políticas com Turismo: Interiorização, Regionalização e Educação Patrimonial
. Estratégias da Irradiação Devocional Mariana: Formação de Banco de Dados e Imagens na Tipologia de Municípios-Santuário como subsídio à Política de Patrimônio Religioso.
. Paisagens patrimoniais em Quatro municipalidades Luso-Brasileiras: Proposta de Inovação à difusão geográfica
. Representações do Patrimônio Imaterial (Festivo e Turístico Religioso): Conflitos Imagéticos nos estudos populacionais e culturais da Geografia Acadêmica.
Projeto de Extensão em desenvolvimento
. A Aprendizagem de Geografia através dos sentidos: construindo recursos didáticos e conhecimentos na prática com alunos deficientes visuais e/ou auditivos.
. Representações do Patrimônio na Geografia Escolar.
. Turismo Educativo Local: Oficina de Mídias Educativas
. Bom Jardim de Tolerância Religiosa/ Diálogo Inter-religioso na Escola Pública
. Universidade, Escola camponesa e convivência com o Semiárido
. Rede OPPALA - Observatório de Paisagens Patrimoniais na Arte Latino Americana
Parceiros do Laboratório
Instituto Federal do Ceará – Campus Canindé/ Campus Caucaia/ Campus Maracanaú; Instituto Politécnico de Leiria (Portugal); Universidade Regional do Cariri; Laboratório de Geografia e Cultura (LEGEC) da Universidade Estadual do Ceará; Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/CE; Comissão Brasileira de Justiça e Paz / Regional Nordeste 1; Centro de Estudos Latino Americano em Cultura e Comunicação (CELACC); Laboratórios do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER)/ IPHAN
Financiamento
CNPq; CAPES; FUNCAP; Fundação Carolina; PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas); PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas); PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)
Equipamentos
4 computadores desktop completos; 2 notebooks ;1 Tablet; 2 Máquina Fotográfica; 3 impressoras; 2 Hds externos; 1 Acervo de livros especializados em cultura e comunicação; 1 Acervo de Audiovisuais; 1 Data show;
3. LABORATÓRIO DE GEOECOLOGIA DA PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL (LAGEPLAN)
Site: http://lageplanufc.blogspot.com.br/
Coordenação: Prof. Dr. Edson Vicente da Silva
Professores Participantes:
Prof. Dr. Antonio Jeovah de Andrade Meireles
Profa. Dra. Adryane Gorayeb
Prof. Dr. Carlos Henrique Sopchaki
Grupos de Pesquisa Associados
Geoecologia da Paisagem e Educação Ambiental Aplicada
Projetos de Pesquisa em desenvolvimento
. Análise e Monitoramento Ambiental de Estuários do Estado do Ceará
. Geoecologia da paisagem e planejamento ambiental em zonas estuarinas e ribeirinhas da regiões Norte e Nordeste do Brasil.
. Manejo de bacias hidrográficas tropicais: análise comparativa de experiências em Brasil e Cuba.
. Projeto de Olho na Água.
. ESSE MAR É MEU II”: a recuperação do manguezal como indutora da conservação dos ecossistemas costeiro de Icapuí/CE.
. Escola de Altos Estudos: os sistemas marinho-costeiros frente às mudanças globais
. Planejamento ambiental em patrimônios espeleológicos: estudos dos impactos na paisagem da Província Espeleológica Altamira-Itaituba(PA) diante da implantação da UHE de Belo Monte.
. ECOMASD-Estudio Comparativo del manejo de los recursos hídricos en dos cuencas tropicales latinoamericanas en diferentes condiciones ambientales: la cuenca del rio Madalena, Ceará, Brasil, y la cuenca del rio San Diego, Pinar del rio, Cuba.
Projetos de Extensão em desenvolvimento
. Museu De Ciências Ambientais Mundo Livre
. Mangrove - Educação Ambiental em Áreas de Manguezal
. Sala Verde Água Viva
. IDEIA - Interações Didáticas na Educação Indígena e Ambiental
. Ações Integradas de Extensão Rural em Comunidades Tradicionais do Semi-Árido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar
. Salas interativas e ações comunitárias estratégias de desenvolvimento local em Terra Indígena no Ceará
Parceiros do Laboratório
UFPA/UNIFAP/Kansas University/Texas A&M University/Universidad de Havana/ Prefeituras Municipais do Ceará /ICMBIO
Financiamentos:
Petrobrás/CNPQ/CAPES/ FUNCAP /PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas)/PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)
PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação-bolsas)/ MEC/ Ministério do Meio Ambiente
Equipamentos
6 computadores/ 2 impressoras/ 2 Notebook/ 3 GPs/ Acervo bibliográfico de 1000 títulos/ 3 datashow/ 2 Caixas de Som
4. LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E RECURSOS HÍDRICOS (LCRH)
Site: http://lcgrhufc.blogspot.com.br/
Coordenação
Profa. Dra. Maria Elisa Zanella
Profa. Dra. Marta Celina Linhares Sales
Profa. Dra. Patrícia Lima (Engenharia Agrícola)
Grupos de Pesquisa Associados
. Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos
Projetos De Pesquisa em desenvolvimento
. Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil
. Desastres naturais associados à dinâmica climática em ambientes semiáridos e úmidos.
. Episódios hidroclimáticos extremos: impactos, risco e vulnerabilidade socioambiental em Fortaleza.
. Estudo da degradação/desertificação em Irauçuba-ce.
. Clima nas Áreas Intraurbanas (Fortaleza) - Campo Termodinâmico e Conforto Térmico.
. Clima Urbano E Dengue Em Fortaleza
. Clima Urbano E Dengue Nas Cidades Brasileiras: Riscos E Cenários Em Face Das Mudanças Climáticas Globais
. Urban Water Provisioning and Household Water Security in Northeast Brazil.
. Diagnóstico Físico Conservacionista (DFC) aplicado à Área de Influência Direta do Açude Castanhão-AIC, visando à implantação de sistema de monitoramento da desertificação.
Projeto De Extensão em desenvolvimento
. Estudos ambientais como subsídio ao geoturismo no município de Ubajara
Parceiros do Laboratório
Texas A&M University/UFPR/ UNESP- Presidente Prudente/ UVA/ FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia)/ COGERH (Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará)/ LABOMAR/UFC
Financiamento
CNPq / Banco do Nordeste/ FUNCAP/ CAPES/ Nacional Science Foundation/ Fullbright CAPES/ PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas)/ PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)/ PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)
Equipamentos
6 computadores desktop completos/ 2 computadores portáteis/ 1 Scanner/ 1 Máquina Fotográfica/ 2 GPS/ 2 impressoras/ 1 altímetro/ 1 PHmetro digital/ 1 Condutivimetro digital/1 OXímetro digital/ 3 mini-estações meteorológicas/ 5 termo-higrômetros digitais/ 10 psicrômetros analógicos/ 2 anemômetros analógicos/ 4 anemômetros digitais/ 1 Medidor de Dióxido de enxofre/ 1 medidor de Dióxido de carbono/ 2 Data Show/1 Mapoteca/ 1 Biblioteca com aproximadamente 500 títulos/ 1 anemômetro
5. LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E TERRITORIAIS (LEAT)
Site: https://leatufc.wordpress.com/
Coordenação
Prof. Dr. Francisco Amaro Gomes de Alencar
Professores Participantes
Prof. Dr. Flavio Rodrigues do Nascimento
Profa. Dra. Edivani Barbosa
Profa. Dra. Alexsandra Muniz
Prof. Dr. José Levi Furtado Sampaio
Grupos de Pesquisa Associados
• Estudos Rurais
• Estudo Epidemiológico da População do Baixo Jaguaribe
• Poder, Violência e Cidadania
• Gestar: território, trabalho e cidadania
Projetos De Pesquisa em desenvolvimento
. Bioenergia, Agricultura Familiar E Políticas De Desenvolvimento: Impactos Socioeconômicos Da Produção De Biodisel Nas Regiões De Influência Da Petrobrás
. Estudos Especializados E Planos Estratégicos Com Foco Na Cadeia Produtiva, Como Suporte Na Confecção De Projeto Técnico, Acompanhamento À Implementação E Monitoramento De Empreendimentos Agroindustriais Em Assentamentos Da Reforma Agrária Localizados Nos Estados Do CE e MA.
. Práticas E Vivências Políticas, Sociais E Culturais Do Camponês No Ceará.
. Análise Da Concepção Dos Modelos De Desenvolvimento Rural Que Orientaram As Políticas Públicas
. Uma Interpretação Geográfica Das Lutas E Resistências Das Famílias Camponesas No Ceará
. Ações preventivas as práticas de superexploração do trabalho e tráfico de trabalhadores rurais
. A expansão do agronegócio no estado do Ceará.
Projetos de Extensão em desenvolvimento
. Curso de formação sobre a Realidade Brasileira para Jovens Assentados do MST-Ceará
. Questão Agrária, Formas De Uso Da Terra E Cultura Camponesa: O Ensino De Geografia Na Pedagogia Da Alternância No Ceará
. Estudos especializados e planos estratégicos com foco na cadeia produtiva em assentamentos da reforma agrária.
. Romarias da Terra no Ceará
Parceiros do Laboratório
MST/ IBAMA/ SEMACE (Superintendência do Meio Ambiente do Ceará)/ El Colegio de la Frontera Sur/ México/ Instituto Terramar/ CETRA/ CPT/ FETRAERCE/ MAB/ CERQUICE/ CONARQ/ DAS /IDACE /CPP /MEB /EMBRAPA - CAMPUS DO PICI/ SIT, WORLD BRASIL/COMUNIDADES INDÍGENAS/CPDA - REDES - OBSERVATÓRIO DAS POLITICAS PÚBLICAS PARA/ AGRICULTURA
Financiamento
CAPES/ Petrobrás/ Fetraerce /PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas)/ PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)/ PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)/ PRAE-UFC (Bolsa de Iniciação Acadêmica)
Equipamentos
5 computadores desktop completos/ 1 Scanner/ 2 impressoras/ 1 FAX/ 1 Mapoteca/1 Biblioteca
6. LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO (LABOCART)
Site: www.labocart.ufc.br
Coordenação: Profa. Dra. Adryane Gorayeb
Professores Participantes
Prof. Dr. Jader de Oliveira Santos
Prof. Dr. Antônio Jeovah Andrade Meireles
Prof. Dr. Christian Brannstrom
Profa. Dra. Wendy Jepson
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva
Prof Dr Carlos Henrique Sopchaki
Grupos de Pesquisa Associados
• Geoecologia da Paisagem
Projetos De Pesquisa em desenvolvimento
. Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil.
. Parques Eólicos e Conflitos Socioambientais: perspectivas para a construção de um quadro positivo de geração de energia renovável no Nordeste do Brasil
. Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste: perspectivas para a construção de uma visão integrada da produção de energia “limpa” no Brasil.
. Cartografia Social dos Territórios Tradicionais do Litoral Nordestino e Amazônico.
. Urban Water Provisioning and Household Water Security in Northeast Brazil
. Projeto reFUEL (European Research Council/ Sustainable Economic Development da University of Natural Resources and Life Sciences-BOKU)
. SmARTER: Sustainable Approaches for Resilience Building in NorTh East BRazil (UNIVERSITY OF BATH-UK/ UFRN/ UFC)
. Projeto COOPBRAS/ CAPES Sul Global: Análise dos impactos sociais da descarbonização na América do Sul
. Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense (Edital Nexus CNPq/Parceria com Texas A&M/ University of Bath)
. Ações integradas de tecnologias sociais na redução da vulnerabilidade de comunidades inseridas em áreas susceptíveis à desertificação (CNPq, Universidade de Sevilla, University of Bath, Texas A&M University).
. Impactos socioambientais da implantação dos parques de energia eólica no Nordeste do Brasil (PROJETO Pq/ CNPq UFC, UERN, UFPI, Texas A&M University, Lincoln University (NZ).
. Períodos de seca no semiárido e na Amazônia Oriental: influência sobre ecossistemas aquáticos, paisagens e comunidades vulneráveis (Parceria Universal/ CNPq 2016 com Profa. Lucia Cajueiro)
. Fragilidade e Riscos Socioambientais em Área de Expansão Urbana de Fortaleza
. Intercâmbio Brasil/Cabo Verde de pesquisa e ensino para capacitação profissional: implementação de um mestrado em Desenvolvimento e Ambiente
. Etnomapeamento e etnozoneamento para fundamentar o Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Tremembé Córrego do João Pereira e Queimadas
Projetos De Extensão em desenvolvimento
. Mapas do Cotidiano: Princípios, Práticas e Saberes Tradicionais - Construção Da Nova Cartografia.
. Cartografia dos Territórios de Pesca das Comunidades de Camocim, Ceará
. Contribuições para elaboração de estratégias de convivência com o semiárido nas comunidades rurais da bacia de drenagem do Açude Forquilha, Município de Forquilha-Ceará-Brasil: ações de extensão
. O Uso de Plataformas de Mapeamento Colaborativo como Ferramenta de Gestão no Bairro Pici, Fortaleza – CE
. Curso de Especialização Lato Sensu Em Geografia em Relações Socioespaciais Na Fronteira Franco-Brasileira: Ensino e Desenvolvimento Local
Parceiros do Laboratório
Membro da GeoForAll – comunidade Open Source Geospatial Foundation (OSGEO Labs) com 115 membros em todo o mundo e somente 2 no Brasil (LABOCART/UFC e LGL-UFPR) - http://www.geoforall.org/
Membro da ICA - Commission on Open Source Geospatial Technologies (Chairs in Dr Suchith Anand, University of Nottingham, UK/ Prof. Thierry Badard, Laval University, Canada) - http://opensourcegeospatial.icaci.org
Texas A&M University/ Kansas University/ Universidade de Cabo Verde/ UFPA/ UNIFAP/ UERN/ URCA/ Arquidiocese de Tianguá/ ICMBIO/ Prefeitura de Fortaleza/ Instituto Terramar
Financiamento
FUNCAP/ CAPES/ CNPq/ National Science Foundation/ Fullbright CAPES/ Conferência Nacional do Bispos do Brasil/ Petrobrás/ MEC/ PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - bolsas)/ PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)/ PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)
Equipamentos
25 computadores/ 2 projetores/ 30 GPS navegadores/ 1 GPS Topográfico/ 1 clinômetro/ 1 curvímetro/ 6 bússolas militares/ 1 bússola de Bruton/ 3 Mapotecas/ 31 licenças do ArcGis/ 1 salinômetro/ 2 licenças do Envi/ 1 drone/ 1 GPS Geodésico
7. LABORATÓRIO DE GEOMORFOLOGIA COSTEIRA AMBIENTAL E CONTINENTAL (LAGECO)
Site: https://www.facebook.com/lageco.geomorfologia?fref=ts
Coordenação: Prof. Dr. Rubson Pinheiro Maia
Participantes:
Prof. Dr. Antonio Jeovah de Andrade Meireles
Grupos de Pesquisa Associados
. Megageomorfologia e Geomorfologia Costeira do Nordeste Setentrional Brasileiro
Projetos De Pesquisa em desenvolvimento
. Carste na Bacia Potiguar: Caracterização, Compartimentação e Análise Geomorfológica
. Caracterização de falhas ativas no Nordeste do Brasil
. Caracterização de falhas ativas e perigo sísmico em áreas intraplacas - um estudo comparativo entre o Nordeste do Brasil e a Província de San Juan, Argentina
. Falhas, fraturas, fácies e fluxo de fluidos em sistemas cársticos: implicações na arquitetura e na predição da permo-porosidade secundária em rochas carbonáticas
. Mapeamento Geológico (1:100.000) Folha SB 24 XDI
Projetos De Extensão em desenvolvimento
. Programa de Educação para a Sustentabilidade
Parceiros do Laboratório
UFRN/ Universidade de Wroclaw (Polônia)/ Centro de Investigações Marinhas da Universidade do Faro(Portugal)
Financiamento
Petrobrás/ CNPq/ CAPES/ FUNCAP/ PIBIC/ CAPES – UFC (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ bolsas)/ PREX-UFC (Pró Reitoria de Extensão/ bolsas)/ PID-UFC (Pró Reitoria de Graduação/ bolsas)/ Companhia Siderúrgica do Pecém-CSP.
Equipamentos
4 computadores desktop completos/ 2 impressoras/ 1 Data Show/ 1 Mapoteca/ 1 Biblioteca
4 drones
8. LABORATÓRIO DE PEDOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL (LAPED)
Site:http://lapedgeografiaufc.blogs
Coordenação: Profª. Drª. Vládia Pinto Vidal
Professores Participantes
Prof. Dr. Flavio Rodrigues do Nascimento
Prof. Msc. Raimundo Castelo
Grupos de Pesquisa Associados
• Ecodinâmica e Recuperação Ambiental em Áreas Submetidas à Desertificação em Regiões Semiáridas
Projetos de Pesquisa em desenvolvimento
. Programa Internacional De Apoio À Pesquisa E Ao Ensino Por Meio Da Mobilidade Docente E Discente Internacional (Capes/Aulp)
. Planos Diretores E Sustentabilidade Em Municípios Piauienses (Pronex)
. Análise Comparativa De Indicadores Geobiofísicos Da Desertificação E Da Dinâmica Das Paisagens Nas Microbacias Hidrográficas De Ribeira Grande (Santiago - Cabo Verde) E Do Baixo Banabuiú (Jaguaribe-Ce-Brasil).
. Interplay Among Multiple Uses Of Water Reservoirs Via Innovative Coupling Of Substance Cycles In Aquatic And Terrestrial Ecosystems (Innovate).
. Mapeamento De Solos Para Otimização Do Aproveitamento Da Produtividade Agrícola Nas Áreas De Influências Do Pronaf: Região Dos Inhamuns-Ce.
. Bacia hidrográfica do rio Teles Pires: dinâmica fluvial e empreendimentos hidroelétricos nos municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba, Mato Grosso
. Application of Remote Sensing and GIS in Formulating Mitigation and Adaptation Strategies to Water Scarcity in Arid and Semi-arid zones of Mozambique.
. Elaboração do Plano de Gestão Territorial do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro
. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Participativo de Cachoeira de Piriá-PA
Projetos de Extensão em desenvolvimento
. Convite as Escolas e a Comunidade, Conhecendo a Universidade Através da Permacultura.
. Projeto de doutorado internacional da REALP em Gestão e Políticas Ambientais
. Curso De Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização Em Educação Do Campo E Desenvolvimento Sustentável Do Semiárido Brasileiro, Parceria Com UFRB.
Parceiros do Laboratório
UFF/ UECE/ UNIVERSITÀ MEDITERRANEA DI REGGIO CALABRIA/ UFMT
Financiamentos
CAPES / CNPq / FUNCAP/ FAPEMAT/ FAPESPA/ ONU/ UNIÃO EUROPÉIA/ UNESCO/ PNUD
Equipamentos
.4 computadores desktop completos/ 2 Mapoteca/ 1 Biblioteca/ 1 Estufa/ 1 Microscópio/ 1 Balança/ 1 Medidor de PH
Recursos de Informática
Ajustando-se às dinâmicas do processo de produção e reprodução do conhecimento, o Departamento mantém uma postura aberta às inovações tecnológicas, em consonância com as dinâmicas local e global da sociedade, que interagem e alteram a espacialidade cearense. Fazemos parte da Rede Nacional de Pesquisa, principal tronco de comunicação virtual do país e com representação no Ceará feita pela UFC. Com finalidade primordial de permitir difusão de pesquisa e informação em todo o país, sua abrangência é potencializada por rede de fibra ótica com velocidade, no campus, de 133 megabytes por segundo e, externamente, de 34 MB.
No Departamento o sistema supramencionado possibilita acesso rápido à Internet, com existência de pontos de acesso em todas as salas dos professores e laboratórios, inclusive laboratórios de informática para os alunos da graduação e pós-graduação. Fruto desta inserção é a possibilidade de alimentação continuada de home-page da graduação (http://www.geografia.ufc.br) e da pós-graduação (http://www.ppggeografia.ufc.br), informando sobre a dinâmica da pós-graduação aos interessados, em português e inglês, além de possibilitar acesso com qualidade às revistas eletrônicas (Mercator - http://www.mercator.ufc.br/ e Geosaberes - http://www.geosaberes.ufc.br/ ) e à Coleção Estudos Geográficos (produção acadêmica de livros disponibilizada para acessos da comunidade acadêmica e da sociedade civil).
O laboratório de Informática da Pós-Graduação conta, desde 2009, juntamente com a chegada de novas turmas de mestrado e doutorado com acesso à internet e serviços gerais (incluindo impressão e software SIG instalado nos PCs) com 4 computadores e 6 entradas para notebook.
Em 2016 adquirimos 31 licenças do ArcGis, devido projeto PVE/CAPES aprovado em 2015 em parceria com o então nosso professor visitante da Texas A&M University Christian Brannstrom, porém que se tornou permanente em 2017. Em 2019 adquirimos 4 licenças do software Idrisi de processamento de imagens, com recursos do projeto aprovado PRONEM/ FUNCAP/CNPq 2016.
Dentre os 8 laboratórios de pesquisa que atuam na graduação e pós-graduação e a sala de estudos da pós-graduação, contabiliza-se um acesso direto de 60 PC’s desktops com Internet de alta velocidade, além de cabos para conexão em leptops. Os computadores, em geral têm acesso à impressoras coletivas e possuem softwares de geoprocessamento com licenças instaladas.
Biblioteca
A Universidade Federal do Ceará dispõe de 13 bibliotecas setoriais em Fortaleza: Biblioteca Central do Campus do Pici, Biblioteca de Ciências da Saúde, Biblioteca de Ciências Humanas, Biblioteca da Faculdade de Direito, Biblioteca do Curso de Arquitetura, Biblioteca do Curso de Matemática, Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Biblioteca de Economia Agrícola, Biblioteca do Curso de Física, Biblioteca do Curso de Pós-Graduação em Economia, Biblioteca da FEAAC, Biblioteca do Museu de Arte e Biblioteca do Curso de Pós-Graduação em Engenharia.
A Biblioteca Universitária utiliza o Sistema Pergamum que proporciona ao aluno consulta ao acervo de qualquer local, renovação on-line, consulta aos livros reservados e as pendências. O sistema de bibliotecas disponibiliza no site um conjunto de produtos e serviços: acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas (Pergamum); acesso ao SciFinder Scholar, acesso através do Servidor Proxy aos Livros eletrônicos e Normas da ABNT; e através do CAFe ao Portal de Periódicos da Capes, além do Repositório Institucional. Também disponibiliza um guia de normalização para elaboração de trabalhos acadêmicos, além de tutoriais dos treinamentos de normalização, templates para elaboração de trabalhos acadêmicos e treinamentos de normalização que facilitam a utilização dos usuários. Tem acesso livre à internet. E com o objetivo de dinamizar o processo envolvido no serviço de catalogação na publicação, foi disponibilizado o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas.
A partir de levantamento preliminar, conta-se nestas unidades, considerando acervo relacionado ao temário geográfico, 5.296 títulos disponibilizados em 15.845 exemplares, concentrados na Biblioteca Central do Campus do Pici (2.032 títulos e 8.756 exemplares) e do Curso de Arquitetura (801 títulos e 1.491 exemplares). Convém destacar ainda, disponibilização de acervo em outros veículos: 36 títulos de periódicos in loco e 705 títulos no Portal Capes, 1.048 Folhetos, 86 títulos e 112 exemplares de Teses e Dissertações impressas e 176 dissertações e teses disponíveis no Repositório Institucional, não contamos com monografias de graduação e especialização.
No sentido de complementar a citada bibliografia e de tornar mais prática a consulta por parte dos docentes e discentes, montou-se acervo bibliográfico, iconográfico e mapoteca nos Laboratórios de "Geomorfologia-LAGECO", "Planejamento Urbano e Regional-LAPUR", "Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos-LEGES”, “Estudos Rurais-LEAT”, “Geoprocessamento-LABOCART” e “Geoecologia das Paisagens – LAGEPLAM” que possui um caráter especial por abrigar uma “Sala Verde” do Ministério do Meio Ambiente e semestralmente receber dezenas de livros, cartilhas e filmes com a temática ambiental. O acerco total está estimado atualmente em 1000 títulos.
Para finalizar, convém destacar empenho do Colegiado do Programa e da Administração Superior da UFC, no sentido de possibilitar reforço ao acervo; o que tem sido ampliado a cada ano. Preliminarmente, gerou-se o incentivo para que professores destinassem parcela de recursos de seus projetos na aquisição de livros. Posteriormente, nota-se sensibilidade da Administração Superior, com a implementação de política de aquisição de acervo para as bibliotecas da universidade, constando, inclusive, de ações direcionadas às pós-graduações e dentre as quais a da Geografia.
Nessa atmosfera de ampliação do número de títulos, a UFC adquire desde 2012 livros eletrônicos das editoras Springer, Zahar e Atheneu disponibilizando um total de 8.494 livros eletrônicos, em diversas áreas do conhecimento, ampliando o seu acervo bibliográfico a cada ano, inclusive na área da Geografia.