Dados do Programa
Tipo do Programa:
Turma Fora de Sede - Mestrado
Número da Proposta:
12/2019
Período de Vigência:
14/03/2019
a
30/09/2021
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
5
Data de Fim Previsto:
13/03/2021
Local de Execução do Projeto:
Belo Horizonte - MG
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (Proponente) e a CEMIG Distribuidora de Energia de Minas Gerais (Receptora) assinaram em 20/12/2018, um Projeto P&D: Gestão Inteligente da Cadeia de Fornecedores Cemig para desenvolver e implantar a gestão inteligente da cadeia de suprimentos no contexto Cemig, por meio da adoção de metodologias aplicadas sob a ótica de pesquisa científica, integrando o fluxo de informações e de materiais/serviços, em todas suas etapas: prospecção, desenvolvimento, seleção, cadastro e relacionamento de fornecedores. A gestão inteligente da cadeia de fornecedores irá diminuir desperdícios, aumentar a eficiência e impactar no serviço final prestado ao cliente. Nesse projeto, foi prevista a formação de uma turma fora de sede do Mestrado em Controladoria e Finanças Empresariais para 5 (cinco) executivos da receptora, cujas aulas serão realizadas nas suas instalações, com a presença de professores do PPG-CFE da UPM (proponente). O curso contará com a participação de cinco executivos da CEMIG e será totalmente financiado por ela.
Objetivos e Metas: O objetivo geral desta Turma Fora de Sede é formar Mestres em Controladoria e Finanças Empresariais na empresa CEMIG, em Minas Gerais, contribuindo assim com o desenvolvimento do projeto e dos executivos para a realização do Projeto P&D Cemig. A formação de mestres contribuirá para o alcance dos seguintes objetivos específicos:
- Da receptora: a) capacitação de profissionais para elaborar a estruturação para desenvolvimento/adaptação de metodologias para ferramentas de Gestão Integrada de Fornecedores, com acesso interno e externo à empresa; b) Implantação de casos piloto, incorporando o sistema de informações corporativo e integrado, à base de fornecedores da Cemig elegível, através do ambiente digital viabilizado pela indústria 4.0; c) Estabelecimento de condições concretas para a criação de metodologias para avaliar os riscos e reconhecer que, mesmo com as competências técnicas, existe a incerteza na decisão pelo fornecedor. A incerteza está relacionada ao grau de risco do negócio e ao impacto que a aquisição de um item ou serviço pode trazer aos lucros e à lucratividade da empresa e em suas cadeias de suprimentos; d) Implantação da gestão inteligente da cadeia de suprimentos no contexto Cemig. Adoção de conceitos aplicados com a pesquisa científica, integrando o fluxo de informações e de materiais/serviços, em todas suas etapas: prospecção, desenvolvimento, seleção, cadastro e relacionamento de fornecedores.
- Da proponente: a) Intensificação das ações de inserção nacional; b) Intensificação da produção tecnológica; c) Aumento da nucleação; d) Aplicação das linhas de pesquisa.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos: O edital para seleção dos candidatos foi divulgado para os executivos da CEMIG, contendo informações referentes ao programa. Cada um dos cinco docentes do PPG-CFE que participa do projeto ofereceu uma vaga para orientação. Dessa forma, está prevista, a oferta de 5 (cinco) vagas. Os candidatos ao curso são todos executivos da CEMIG, alguns por ela sugeridos, junto com outros candidatos. Houve uma seleção dos candidatos para as 5 (cinco) vagas. Todos são portadores de diplomas de graduação e, portanto, aptos a participarem do processo seletivo. A seleção para a admissão ao Mestrado constou de: i) elaboração de uma redação sobre um tema específico, cujo objetivo é avaliar a capacidade de comunicação e expressão do candidato; ii) prova de conhecimento específico (resolução de um caso empresarial relacionado à área de Controladoria e Finanças Empresariais), cujo objetivo é avaliar a capacidade do candidato para aplicar conhecimentos específicos na área de controladoria e finanças; iii) prova de proficiência em inglês; iv) entrevista; e v) experiência profissional. As provas foram realizadas em 26/02/2019, nas instalações da CEMIG, com a presença da Profa. Dra. Liliane Cristina Segura. As entrevistas foram realizadas em 01/03/2019, via Skype, com a participação dos Profs. Henrique Formigoni, Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar e Liliane Cristina Segura. É importante destacar que este método tem sido realizado com sucesso pelo PPG-CFE na seleção dos seus discentes. Participaram do processo 5 (cinco) executivos e ao final do processo foram aprovados: Patrícia Rangel Q. S. Soares, coordenadora do Projeto de P&D da Cemig e Gerente Estratégica de Suprimentos; Leandro Corrêa de Castro, Gerente de Compras de Materiais e Serviços, Wallisson Fabrini M Furtado, Gerente de Inspeção de materiais da Diretoria de Compras de Materiais e Serviços; Luciana Gomes, Engenheira de Gestão do Mercado Fornecedor na Cemig, Elson Vicente Cosenza Neto, Técnico de orçamento e compras.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Na CEMIG há disponível, salas de aula, equipamentos audiovisuais, computadores com acesso por alunos e professores, projetores para reuniões de trabalho e apresentações, salas de conferência e para apresentações de trabalhos.
Cronograma de Atividades:
O projeto foi planejado para ser realizado em 24 meses (4 semestres), podendo, a qualificação ou defesa do trabalho de conclusão, ser prorrogada por um prazo máximo de 6 (seis) meses, perfazendo, assim, o prazo máximo de 30 meses, ou ser antecipada em 6 (seis) meses, perfazendo assim, o prazo mínimo de 18 meses. As atividades previstas para cada semestre são apresentadas a seguir.
02/2019: realização do processo seletivo para seleção dos candidatos ao curso.
03/2019: entrevistas e finalização do processo seletivo; matrícula online dos discentes aprovados; reunião da coordenação da proponente e receptora com todos os envolvidos no projeto, para apresentação do PPG-CFE, planejamento de atividades e atribuição de orientadores; início efetivo do semestre letivo, com oferta de disciplinas obrigatórias na sede da receptora e atividades individuais de orientação.
06/2019: encerramento do primeiro semestre letivo do curso.
08/2019: matrícula online e início do segundo semestre letivo do curso, com oferta de disciplinas optativas na instituição receptora e atividades individuais de orientação.
12/2019: encerramento do segundo semestre letivo do curso; este é o prazo em que os alunos concluem as disciplinas, obrigatórias e optativas, e se dedicam totalmente ao desenvolvimento do projeto de pesquisa, se preparando para o exame de qualificação do trabalho de conclusão.
01/2020: matrícula online e início do terceiro semestre letivo com atividades exclusivas de orientação e redação do trabalho de conclusão pelos alunos.
06/2020: encerramento do terceiro semestre letivo, no qual deverá ser feito o depósito do trabalho de conclusão para qualificação.
08/2020: matrícula online e início do quarto (último) semestre letivo, no qual deverá ser feito o depósito do trabalho de conclusão para defesa; realização da banca de qualificação do trabalho de conclusão, na empresa receptora.
12/2020: encerramento do quarto semestre letivo, com o depósito do trabalho de conclusão para defesa.
02/2021: realização da banca de defesa do trabalho de conclusão, na empresa receptora.
03/2021: reunião final da equipe (orientadores e alunos, coordenação da proponente e receptora) para balanço das atividades realizadas e cumprimento das metas estabelecidas. Discussão e delineamento de ações futuras no âmbito de cooperação entre as instituições.
Instituição Promotora
Coordenador:
HENRIQUE FORMIGONI
Instituição de Ensino:
33024014 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM)
Logradouro:
Rua da Consolação, 896
Complemento:
Prédio 45 - Térreo
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 3236 8391 (11) 21148000 (11) 32142990 (11) 3236 8391 (11) 21148600 (11) 21148755 (11) 21148202 (11) 21148143 (11) 32143102 (11) 21148586 (11) 21148707 (11) 21148600 (11) 21148961 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148707 (11) 21148961 (11) 21148961 (11) 21148882 (11) 21148000 (11) 21148667 (11) 21148202 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148268 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148268 (11) 21148882 (11) 21148712 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148143 (11) 21148694 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148710 (11) 21148793 (11) 21148597 (11) 21148757 (11) 21148711 (11) 21148202 (21) 148281 (11) 21148961 (11) 21148792 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148281 (11) 21148882 (11) 21148667 (11) 21148600 (11) 21148882 (11) 21148586 (11) 21148281 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148694 (11) 21148802 (11) 27667412 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148757 (11) 21148597 (11) 21148179 (11) 21148132 (11) 21147411 (11) 21148600 (11) 21148712 (11) 21148143 (11) 21148268 (11) 27667411 (11) 2766-7411 (11) 21148707 (11) 21148792 (11) 21148763 (11) 21148711 (11) 21148144 (11) 21148421 (11) 27667525 (11) 21148802
E-mail Institucional do Programa:
prpg@mackenzie.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CEMIG DISTRIBUICAO S.A
Coordenador:
RONALDO GOMES DE ABREU
Telefone(s):
(11) 3236 8391 (11) 21148000 (11) 32142990 (11) 3236 8391 (11) 21148600 (11) 21148755 (11) 21148202 (11) 21148143 (11) 32143102 (11) 21148586 (11) 21148707 (11) 21148600 (11) 21148961 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148707 (11) 21148961 (11) 21148961 (11) 21148882 (11) 21148000 (11) 21148667 (11) 21148202 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148268 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148268 (11) 21148882 (11) 21148712 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148143 (11) 21148694 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148710 (11) 21148793 (11) 21148597 (11) 21148757 (11) 21148711 (11) 21148202 (21) 148281 (11) 21148961 (11) 21148792 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148281 (11) 21148882 (11) 21148667 (11) 21148600 (11) 21148882 (11) 21148586 (11) 21148281 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148694 (11) 21148802 (11) 27667412 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148757 (11) 21148597 (11) 21148179 (11) 21148132 (11) 21147411 (11) 21148600 (11) 21148712 (11) 21148143 (11) 21148268 (11) 27667411 (11) 2766-7411 (11) 21148707 (11) 21148792 (11) 21148763 (11) 21148711 (11) 21148144 (11) 21148421 (11) 27667525 (11) 21148802
E-mail Institucional do Programa: