Plano Acadêmico:
O DINTER UFPE / UAST-UFRPE / IFSertão terá como objetivo formar doutores na
região do Sertão Pernambucano, ou seja, fora dos grandes centros de ensino e pesquisa,
qualificando servidores técnicos e docente da UAST/UFRPE e do IFSertão, bem como técnicos
e professores do entorno geográfico de forma indireta ao longo dos próximos anos. O programa
deverá permitir, ainda, a identificação e o aproveitamento das potencialidades dessa
mesorregião, como forma de potencializar o desenvolvimento local. Portanto, apoiado no
binômio educação/ciência, o DINTER facilitará o alcance de diversos objetivos específicos,
conforme listado a seguir:
DO RECEPTOR:
- Capacitação de servidores para atuar nos diferentes níveis de ensino na UAST-UFRPE
e demais instituições participantes;
- Estabelecimento de condições concretas para a criação de novos cursos de graduação e
pós-graduação na área de Ciência Política;
- Criação de grupos de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino do Sertão
Pernambucano;
- Criação, na instituição receptora, de linhas de pesquisas que respondam a necessidades
regionais;
- Fomento, na instituição receptora, de novas vocações para pesquisa, mediante o
intercâmbio estabelecido;
- Estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos
de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento, visando à
disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.
DO PROPONENTE:
- Consolidação do grupo de pesquisadores do PPGCP/UFPE;
- Interação, no campo técnico educacional, com o estudo dos problemas fundamentais
do nosso tempo;
- Intervenção na formação de recursos humanos na área da Ciência Política, em especial,
no ensino superior;
- Participação na construção do conhecimento na área de Ciências Humanas e Sociais;
- Favorecer a construção da competência em Ciência Política nas suas dimensões
fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Aglutinar propostas de estudos e pesquisa que deem sustentação às temáticas que
constituem as linhas de pesquisa de ambas as instituições;
- Favorecer o trânsito dos estudantes em busca de uma formação mais abrangente e multi
focada;
- Melhorar a pontuação no sistema de avaliação CAPES do programa PPGCP/UFPE
METAS:
- Qualificação de 20 servidores em nível de doutorado;
- Desenvolvimento da pesquisa científica nas áreas de Políticas Públicas, Estado e
Governo e Política Internacional;
- Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de qualificar a formação sócio
profissional oferecida em instituições de ensino do Sertão Pernambucano;
- Formação de profissionais em área estratégica da Ciência Política.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Poderão candidatar-se ao DINTER prioritariamente servidores da UAST-UFRPE e do
IFSertão campus de Serra Talhada que sejam portadores de diploma de Mestre na área das
ciências sociais e humanas, obtido em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
Excepcionalmente, a critério do Colegiado, poderão ser aceitos candidatos provenientes de
outras áreas de conhecimento, condicionados à realização de disciplinas com caráter de
nivelamento, sem direito a crédito. Também excepcionalmente, poderão ser aceitos em regime probatório candidatos não portadores de diploma de mestre, desde que possuidores de currículo
cujo exame estrito revele produção científica adequada, equivalente ao nível de mestrado.
A Seleção para o DINTER constará de quatro etapas, sendo elas:
1 – Prova de Idioma/Inglês
2 – Prova de Idioma/Francês ou Espanhol
3 – Defesa do Projeto de Pesquisa
4 – Avaliação do Currículo Lattes.
A prova de idioma da língua inglesa é obrigatória e eliminatória para o Doutorado, sendo
classificatório o segundo idioma (Francês ou Espanhol). A Prova de língua inglesa terá peso 2,
enquanto a prova do segundo idioma terá peso 1. Esta prova visa avaliar a capacidade de
compreensão de textos em uma língua estrangeira, indicada pelo candidato quando de sua
inscrição.
São critérios para avaliação da prova de idioma:
a) demonstração de capacidade de compreensão de texto;
b) responder corretamente às questões formuladas segundo o texto objeto da prova de
conhecimento de idioma.
A defesa do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, terá peso 4.
São critérios para a análise e defesa do projeto de pesquisa:
a) aderência ao PPGCP da linha de pesquisa escolhida pelo candidato;
b) pertinência da bibliografia quanto ao objeto;
c) contextualização teórico-metodológica dos tópicos envolvidos;
d) demonstração de capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência;
e) consistência da pesquisa proposta, demonstração de conhecimento dos autores
principais da área, dos debates atuais;
f) demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico.
O projeto deverá conter o número máximo de 20 páginas, contendo, no mínimo:
problema de pesquisa, justificativa, hipótese, revisão da literatura, objetivos, metodologia e
referências.
A avaliação do Currículo, de peso 3, terá caráter classificatório. O Currículo Vitae deve
estar devidamente comprovado e no formato CV Lattes do CNPq. O resultado do Processo
Seletivo será expresso pela média ponderada das notas atribuídas a cada uma das etapas,
classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas.
Eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela maior nota no projeto de pesquisa,
na avaliação do Currículo Vitae e na prova de idioma da língua inglesa.
Estrutura Básica da Programação
Atualmente o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política é nota seis na CAPES e
possui estreitos vínculos institucionais e acadêmicos com o curso de bacharelado em Ciência
Política com Ênfase em Relações Internacionais (CPRI) que é avaliado com nota máxima pelo
MEC. Conta ainda com o Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP) e juntamente
com os mestrado e doutorado acadêmicos do Programa compõem o Departamento de Ciência
Política (DCP) da UFPE.
O corpo docente do PPGCP-UFPE é composto de dezenove professores (quatorze
permanentes e cinco colaboradores) dos quais cinco são bolsistas de produtividade do CNPq.
Os professores são oriundos das mais diversas instituições de ensino nacionais e internacionais,
como por exemplo: IUPERJ, USP, UNICAMP, UFPE, Institut d'Etudes Politiques de Grenoble,
University of Chicago, Cornell University, University of Essex, University of Sussex e
University of Notre Dame.
O PPGCP-UFPE edita em formato eletrônico a Revista Política Hoje, classificada no
Qualis Periódicos com o conceito B2. O principal objetivo da revista é publicar pesquisas
pioneiras em Ciência Política e Relações Internacionais, e contribuir com o desenvolvimento
da pesquisa, utilizando recursos modernos de avaliação e publicação.
As atividades do PPGCP-UFPE se desenvolvem em torno de cinco linhas de pesquisa e
de doze Núcleos de Pesquisa, que atuam em diversas áreas e congregam todos os docentes e a
grande maioria dos discentes, inclusive da graduação.
Os núcleos funcionam como polos aglutinadores das relações institucionais do
programa com outros pesquisadores e professores de universidades nacionais e estrangeiras. Os
núcleos de pesquisa atualmente em atividade no Programa, acolhendo os estudantes e
promovendo os intercâmbios com outras instituições, são os seguintes:
- Núcleo de Estudos Estratégicos de Política Eleitoral (NEEPE) coordenado pelo
Prof. Adriano Oliveira;
- Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R)
coordenado pelo Prof. Marcos Costa Lima;
- Núcleo de Opinião Pública e Políticas Públicas (NEPPU), coordenado pelo Prof.
Marcus Melo;
- Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI),
coordenado pelo Prof. Marcelo Medeiros;
- Núcleo de Estudo de Instituições Coercitivas (NIC), coordenado pelo Prof. Jorge
Zaverucha;
- Núcleo de Estudos Americanos (NEA), coordenado pelo Prof. Marcos Guedes;
- Núcleo de Pesquisa Epistemologia e Métodos na Ciência Política Comparada
(NEMCP), coordenado pelo Prof. Flávio Rezende;
- Núcleo de Teoria Democrática (NTD), coordenado pelos Profs. Assis Brandão
e Mauro Soares;
- Grupo de Pesquisa Partidos, Eleições e Comportamento Político, coordenado
pela Profa. Gabriela Tarouco;
- Grupo de Pesquisa Métodos de Pesquisa em Ciência Política, coordenado pelo
Prof. Dalson Figueiredo;
- PRAETOR - Grupo de estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade,
coordenado pelo Prof. Ernani Carvalho.
- Grupo de Pesquisa Instituições, políticas e governo, coordenado pela Profa.
Mariana Batista.
As linhas de pesquisa foram reorganizadas a partir de 2015, de acordo com as
recomendações da comissão de avaliação da área, de modo a refletir melhor a produção atual
do programa e a agregar linhas que antes reuniam poucos docentes.
A distribuição dos docentes nas atuais linhas de pesquisa é a seguinte:
Adriano Oliveira: Democracia
Andrea Quirino Steiner: Política Internacional
Cinthia Regina Campos Ricardo da Silva: Política Comparada; Política Internacional
Dalson Britto Figueiredo Filho: Instituições Políticas; Políticas Públicas
Enivaldo Carvalho da Rocha: Políticas Públicas
Ernani Rodrigues de Carvalho Neto: Instituições Políticas; Política Internacional; Políticas
Públicas
Flávio da Cunha Rezende: Instituições Políticas; Política Comparada; Políticas Públicas
Gabriela da Silva Tarouco: Democracia; Instituições Políticas; Política Comparada
Joanildo Albuquerque Burity: Democracia; Política Comparada; Política Internacional;
Políticas Públicas
Jorge Zaverucha: Democracia; Instituições Políticas
Marcelo de Almeida Medeiros: Política Comparada; Política Internacional
Marcos Aurélio Guedes: Política Comparada; Política Internacional; Políticas Públicas
Marcos Costa Lima: Política Internacional
Marcus André de Melo: Política Comparada
Mariana Batista da Silva: Instituições Políticas; Políticas Públicas
Mauro Victoria Soares: Democracia; Instituições Políticas
Nara de Carvalho Pavão: Democracia; Política Comparada
Ricardo Borges Gama Neto: Democracia; Política Comparada, Políticas Públicas
Rodrigo Barros de Albuquerque: Política Internacional
Como único doutorado em Ciência Política na região norte e nordeste, e com nível de
padrão internacional reconhecido pela CAPES (nota seis), o PPGCP é o principal formador de
pesquisadores e professores, com seus egressos atuando em diversas instituições de ensino
superior, como: UFPE, UFPB, UEPB, UFCG, UFRR, UFS, UFAL, UFRR e também outras
fora da região, como UFMG, UFG, UnB, IFMT, dentre outras, nas áreas de Ciência Política e
Relações Internacionais.
Destaca-se ainda que os concluintes do Doutorado em Ciência Política na UFPE são
pesquisadores plenamente treinados, com conhecimentos teóricos sólidos e amplo domínio de
um avançado instrumental metodológico. Assim, os egressos do doutorado do PPGCP reúnem
todas as condições para assumir responsabilidades em Universidades e outros tipos de
instituições, exercendo atividades de ensino, pesquisa, extensão, administração e assessoria.
O DINTER UFRPE-UFPE-IFSertão segue a mesma estrutura básica do programa de
doutorado do PPGCP-UFPE. Esta consiste em um conjunto de 3 disciplinas obrigatórias
(Estudos Avançados de Ciência Política, Estudos Avançados de Metodologia de Pesquisa e
Seminário de Tese) e um conjunto de 4 disciplinas eletivas. O número total de horas que
acumulam estas disciplinas será de 420 horas tal como está previsto no Programa de doutorado
do PPGCP-UFPE. Ademais, os doutorandos estarão obrigados à escrita e defesa da Tese de
Doutorado.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
Este projeto contempla o atendimento de 20 alunos da instituição receptora divididos
em cinco grupos de quatro alunos (Grupos A, B, C, D e E). Os três primeiros semestres são
dedicados à formação básica dos alunos, com disciplinas comuns voltadas às linhas de pesquisa.
A fim de reduzir o tempo de afastamento dos professores do PPGCP/UFPE, e assim evitar
problemas com o programa de Doutorado regular, as disciplinas serão ministradas de forma
intensiva durante duas ou três semanas consecutivas. As demais atividades do DINTER serão
realizadas através de webconferência, videoconferência e palestras.
A partir do quarto semestre, as atividades serão desenvolvidas de forma prioritária na
promotora, onde os alunos de doutorado desenvolverão a tese com a participação presencial do
orientador. Assim, pretende-se mobilizar 8 alunos por semestre e cada aluno deve realizar duas
visitas com duração de 5 meses cada uma. Quando o aluno estiver na instituição receptora e o
orientador na instituição promotora, as atividades de orientação deverão ser dinamizadas por
comunicação à distância. Ao final do segundo semestre do quarto ano, todos os alunos
defenderão sua tese de doutorado na instituição promotora.
Os afastamentos para cumprimento do estágio obrigatório ocorrerão conforme descrito
a seguir:
Segundo semestre letivo de 2020
Todos os Grupos: Início do desenvolvimento da tese com a definição mais concreta do
tema da mesma. Serão realizadas pelo menos quatro videoconferências entre os professores da
UFPE e os alunos do DINTER com esta finalidade. Grupos A e B: Cinco meses de estágio
obrigatório na UFPE para desenvolvimento da tese. Serão oferecidas palestras sobre as
pesquisas desenvolvidas no PPGCP; os demais grupos poderão assistir via videoconferência.
Grupos C, D e E: Na UAST-UFRPE, serão assistidos pelos orientadores através de diversos
meios de comunicação (e-mail, videoconferência, telefone, etc.). Pesquisas bibliográficas,
acesso a periódicos, elaboração de artigos, serão atividades do dia-a-dia destes alunos.
Primeiro semestre letivo de 2021
Grupos C e D: Cinco meses de estágio obrigatório na UFPE para desenvolvimento da
tese. Serão oferecidas palestras sobre as pesquisas desenvolvidas no PPGCP; os demais grupos
poderão assistir via videoconferência. Grupos A, B e E: Na UAST-UFRPE, serão assistidos
pelos orientadores através de diversos meios de comunicação (e-mail, videoconferência,
telefone, etc.). Pesquisas bibliográficas, acesso a periódicos, elaboração de artigos, serão
atividades do dia-a-dia destes alunos.
Segundo semestre letivo de 2021
Grupos E e A: Cinco meses de estágio obrigatório na UFPE para desenvolvimento da
tese. Para o Grupo A, esta já é a segunda parte do estágio obrigatório. Neste semestre, poderá
ocorrer a qualificação de alguns alunos; os demais grupos poderão assistir a essas qualificações
via videoconferência. Grupos B, C e D: Na UAST-UFRPE, serão assistidos pelos orientadores
através de diversos meios de comunicação (e-mail, videoconferência, telefone, etc.). Pesquisas
bibliográficas, acesso a periódicos, elaboração de artigos, serão atividades do dia-a-dia destes
alunos.
Primeiro semestre letivo de 2022
Grupos B e C: Cinco meses de estágio obrigatório na UFPE para desenvolvimento da
tese. Para ambos os grupos esta já é a segunda parte do estágio obrigatório. Neste semestre,
poderá ocorrer a qualificação de alguns alunos; os demais grupos poderão assistir a essas
qualificações via videoconferência. Grupos A, D e E: Na UAST-UFRPE, serão assistidos pelos
orientadores através de diversos meios de comunicação (e-mail, videoconferência, telefone, etc.). Pesquisas bibliográficas, acesso a periódicos, elaboração de artigos, serão atividades do
dia-a-dia destes alunos.
Segundo semestre letivo de 2022
Grupos D e E: Cinco meses de estágio obrigatório na UFPE para desenvolvimento da
tese. Para ambos os grupos esta já é a segunda parte do estágio obrigatório. Neste semestre,
ocorrerá qualificações e defesas de tese de todos os alunos do DINTER. Esses eventos poderão
ser transmitidos via videoconferência. Grupos A, B e C: Na UAST-UFRPE, serão assistidos
pelos orientadores através de diversos meios de comunicação (e-mail, videoconferência,
telefone, etc.). Pesquisas bibliográficas, acesso a periódicos, elaboração de artigos, leitura de
trabalhos oriundos do PPGCP, serão atividades do dia-a-dia deste grupo para finalização da
tese. Neste último semestre do curso, também defenderão suas teses de doutorado na instituição
promotora.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres
ou doutores:
Além das aulas a serem ministradas por docentes da UFPE, que colocarão os doutorandos em
contato com formas de construir conhecimento acerca do processamento de informação, outras
atividades, certamente, ajudarão a minimizar os riscos de endogenia. Os futuros doutores pelo
programa DINTER PPGCP - UFPE irão se integrar com mestres e doutores da UAST-UFRPE
e do IFSertão formados em outras instituições em áreas correlatas à Ciência Política que
atualmente estão se capacitando ou já se capacitaram pelos afastamentos convencionais. Logo,
estará assegurada a diversidade nos grupos de pesquisa desta área na UAST-UFRPE e no
IFSertão. Além disso, pretende-se realizar cursos com professores oriundos de outras
Instituições, além de seminários de pesquisa em que, juntamente com outros professores e
alunos das Instituições envolvidas, discutir-se-ão os projetos em andamento. A participação
ativa em Congressos, Simpósios ou outros eventos similares, através da apresentação de
comunicações, realizadas com a ajuda dos orientadores, também será incentivada.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? Não!