Plano Acadêmico:
6.1. Objetivos e metas:
O objetivo da proposta de Doutorado Interinstitucional em Educação em Ciências e Saúde entre o NUTES-UFRJ e o IFES é qualificação de pessoal em alto nível a fim de ampliar a titulação dos docentes deste IF em um período de 48 meses, com o mesmo padrão de qualidade de um curso de doutorado convencional. Coloca-se como meta a implantação de um curso de Doutorado fora da sede, para formar entre 8 e 10 novos doutores em Educação em Ciências e Saúde que atuarão fortemente na consolidação da pesquisa nesta área da instituição receptora (IFES) e da promotora. Todos os futuros candidatos são professores em exercício na instituição receptora.
A formação dos doutores no âmbito do presente projeto DINTER é uma ação intermediária dentro do planejamento institucional do IFES que contempla a formação de doutores na área e posteriormente a criação de um Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Com a formação de entre 8 e 10 novos doutores em Educação em Ciências e Saúde, academicamente o IFES poderá melhorar a qualidade dos cursos técnicos e dos cursos superiores ofertados na região, além de reforçar os grupos de pesquisa existentes. É importante lembrar que a região em que se encontra a instituição receptora tem vivido uma expansão da educação superior, que vem atender novas demandas de formação para atuar frente às transformações econômicas, políticas e sociais que vêm se realizando no estado do Espírito Santo. Essa expansão só se realizará de forma adequada se for acompanhada da formação consistente de seus docentes e pesquisadores.
Quadro 03. Metas Físicas
Meta 1 Organização e Implantação do Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER)
Etapa 1 Processo Seletivo
Identificador/Unidade Comissão de Seleção/Comissão do PPGECS
Metodologia Publicação de edital; análise de projetos e currículos; realização de entrevistas (ver item 6.1)
Etapa 2 Execução do Curso – Disciplinas
Identificador/Unidade Comissão do PPGECS/NUTES-UFRJ
Metodologia Oferecimento de disciplinas aos doutorandos do IFES (ver item 6.5.1)
Etapa 3 Execução do Curso - Eventos
Identificador/Unidade Alunos (IFES) e Orientadores (PPGECS/NUTES-UFRJ)
Metodologia Organização de evento acadêmico
Etapa 4 Estágio no NUTES/UFRJ
Identificador/Unidade Alunos (IFES)
Metodologia Participação dos doutorandos em grupos de pesquisa; envolvimento com a linha de pesquisa do orientadores; participação em eventos acadêmicos do Programa de Pós Graduação
Etapa 5 Execução do Curso – Orientações
Identificador/Unidade Alunos (IFES) e Orientadores (PPGECS/NUTES-UFRJ)
Metodologia Realização de encontros dos doutorandos com seus orientadores para o encaminhamento das teses de doutorado
Etapa 6 Exame de Qualificação
Identificador/Unidade Alunos (IFES) e Orientadores (PPGECS/NUTES-UFRJ)
Metodologia Composição de bancas para a realização de exame de qualificação dos trabalhos em andamento
Etapa 7 Defesa de Tese
Identificador/Unidade Alunos (IFES) e Orientadores (PPGECS/NUTES-UFRJ)
Metodologia Composição de bancas para a defesa das teses
Finalizadas as etapas acima descritas, será redigido o relatório final do projeto.
6.2. Área(s) de concentração associada(s) ao programa promotor e linhas de pesquisas a serem desenvolvidas e sua adequação às necessidades das instituições e regiões beneficiárias:
Os docentes do IFES irão desenvolver o seu trabalho de doutorado dentro da área de concentração e linhas de pesquisa do PPGECS/NUTES-UFRJ, enumeradas a seguir:
Quadro 04. Linhas de Pesquisa do PPGECS/NUTES-UFRJ
Linha de pesquisa Descrição Adequação
1 - Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde Investiga a inserção das tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos na sociedade contemporânea, em particular, na construção de modelos e metodologias de representação e estruturação do conhecimento, na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. Total adequação aos objetivos propostos
2 - Mediações Socioculturais nas Ciências e na Saúde Investiga mediações simbólicas e socioculturais, tais como linguagens, gênero, cultura e religião, presentes em contextos de produção e recepção discursiva de materiais educativos e de divulgação, na mídia e nas práticas científicas. Total adequação aos objetivos propostos
3 - Formação Profissional e Docente nas Ciências e na Saúde Investiga processos de educação permanente, relações entre pesquisa e prática docente e questões curriculares em diferentes espaços de formação de professores de ciências da escola básica e de profissionais e docentes da área da saúde. Total adequação aos objetivos propostos
6.3. Créditos do curso (distribuição por natureza de atividades, como por exemplo, disciplinas, seminários, dissertação/tese):
O candidato ao título de Doutor em Educação em Ciências e Saúde deverá completar um total de 60 créditos, dos quais 48 créditos de disciplinas obrigatórias e 12 créditos de disciplinas eletivas.
6.4. Critérios e sistemática de seleção dos alunos (com calendário acadêmico do processo seletivo):
O IFES indicará os alunos ao PPGECS/NUTES-UFRJ para o processo seletivo. Para isso, o IFES utilizará os seguintes critérios para indicação dos alunos:
�� Pertencer ao quadro efetivo de docentes estáveis das diversas unidades de ensino do IFES, com graduação nas várias licenciaturas ou áreas afins;
�� Ter atuação acadêmica e profissional diretamente relacionada com a área do curso oferecido;
�� Comprometer-se a, após o doutorado, engajar-se em pesquisas a fim de fortalecer o setor de Pós-Graduação nas respectivas instituições de ensino;
�� Assumir os compromissos de cumprir as normas referentes à realização do curso e apresentar desempenho acadêmico satisfatório e compatível com as exigências do mesmo.
O PPGECS/NUTES-UFRJ publicará edital de seleção específico, convocando os potenciais alunos indicados pelo IFES a efetuarem sua inscrição no processo seletivo, apresentando a seguinte documentação:
• Projeto de pesquisa em quatro vias idênticas, das quais: três vias impressas e uma em mídia digital (CD ou DVD), com arquivo no formato “.pdf”, sobre tema relacionado a uma das linhas de pesquisa do programa. Recomenda-se que o projeto de pesquisa contenha em torno de 25 páginas, no formato A4, tipologia Times New Roman corpo 12, em espaço 1.5.
• Curriculum vitae atualizado, no formato Lattes com comprovantes.
• Histórico escolar da graduação (original ou cópia);
• Cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos: documento de identidade com foto e válido em todo território nacional, CPF e diploma de graduação;
• Caso seja possuidor do título de mestre:
- Cópia da dissertação de mestrado;
- Cópia ou original do histórico escolar do mestrado;
-Cópia autenticada em cartório do diploma de mestrado ou declaração de conclusão do curso. Será aceita cópia autenticada em cartório da ata de aprovação da dissertação caso nem o diploma nem a declaração de conclusão estejam disponíveis (somente serão aceitos diplomas e declarações de curso de pós-graduação brasileiro reconhecido pela CAPES ou de cursos de pós-graduação estrangeiros devidamente revalidados).
• Ficha de inscrição (disponível na página virtual do programa: www.nutes.ufrj.br);
• Carta de concordância do IFES;
• Declaração própria informando disponibilidade para cumprimento da carga horária do curso;
• Em caso de requerimento para isenção de uma das provas de língua estrangeira, incluir na documentação da inscrição declaração de aprovação em prova de língua estrangeira
A admissão do candidato ao PPGECS/NUTES-UFRJ é feita por meio de processo seletivo descrito nas regras do PPG que inclui:
• Análise da proposta do projeto de pesquisa;
• Análise do Curriculum Vitae;
• Arguição do projeto e curriculum;
• Prova de proficiência em idiomas estrangeiros eliminatória.
A seleção é efetuada por uma comissão de professores do corpo docente do PPGECS/NUTES-UFRJ.
6.5. Estrutura básica da programação (especificação da forma e frequência da participação de docentes do programa promotor junto à instituição receptora; especificação das atividades e do período do estágio discente obrigatório na instituição promotora):
Na etapa do processo seletivo, entre os meses de Novembro e Dezembro/2016, o coordenador operacional do IFES e o acadêmico do PPGECS/NUTES-UFRJ farão reuniões na UFRJ e/ou no IFES para planejar e apresentar aos potenciais alunos às áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa em desenvolvimento no PPGECS/NUTES-UFRJ, currículo dos orientadores, critérios do processo seletivo. Os alunos serão incentivados a adequarem seus projetos de tese às particularidades das linhas, pesquisas e referenciais dos docentes do PPGECS/NUTES-UFRJ, de acordo com a sua área de interesse, atuação e/ou formação.
Durante o primeiro ano da etapa de disciplinas obrigatórias e eletivas, no período de Março a Dezembro/2017, professores do PPGECS/NUTES-UFRJ irão a Vitória para ministrar disciplinas e/ou atividades complementares, oportunidades em que poderão estreitar os laços com seus orientados. Em paralelo, será estimulado o contato dos alunos do IFES com seus orientadores por meio de ferramentas de comunicação à distância, tais como e-mail, fóruns, teleconferência etc. A coordenação do PPGECS/NUTES-UFRJ, em conjunto com o IFES, irá promover algumas reuniões via teleconferência para facilitar o contato entre orientador/orientado, assim como incentivar os alunos a visitarem a UFRJ ainda durante a etapa de disciplinas.
Após o primeiro ano de curso, no período de Março/2018 a Junho/2018, os alunos serão afastados para um estágio de quatro meses na UFRJ para conhecer os laboratórios e iniciar suas pesquisas. De Julho/2018 a Julho/2019, os alunos se dedicarão ao desenvolvimento de seu projeto e preparação do relatório de qualificação no IFES. Até Julho/2019, deverão se submeter ao exame de qualificação. Em seguida à qualificação, de Agosto/2019 a Dezembro/2019, os alunos farão novo estágio de cinco meses na UFRJ para corrigir eventuais questões apontadas pela banca de qualificação e dar continuidade ao desenvolvimento da tese. De Março/2020 a Dezembro/2020, os alunos se dedicarão ao desenvolvimento final de sua tese, a finalização de suas pesquisas, redação da tese e sua apresentação final em seção pública perante banca, até Fevereiro/2021.
6.5.1. Estrutura Curricular:
As aulas serão ministradas por docentes do PPGECS/NUTES-UFRJ na sede do IFES em Vitória ou na sede do NUTES no Rio de Janeiro. Cada disciplina de 60 horas terá carga horária presencial correspondente a 45 horas e 15 horas a distância, conforme previsto pela legislação pertinente. De forma a atender as demandas do projeto pedagógico do curso, as disciplinas poderão ser ministradas ou em dois períodos de cinco dias consecutivos de quatro horas e meia diárias, totalizando duas semanas de atividades presenciais, seguidas de 15 horas de atividades a distância, ou em quatro períodos de dois dias consecutivos que incluem um total de oito encontros, dos quais seis encontros de seis horas e dois encontros de quatro horas e meia em quatro blocos de dois encontros. Cada disciplina de 120 horas terá carga horária presencial correspondente a 90 horas e será ministrada em quatro semanas de 22,5 horas integradas aos estágios que serão realizados no NUTES-UFRJ. A carga horária a distância poderá ser ministrada por meio da interação em ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis no NUTES, como a ferramenta Constructore, ou ainda por meio de outros recursos de comunicação síncrona e assíncrona disponíveis.
As disciplinas estão orientadas para a formação de um profissional autônomo, capaz de desenvolver projetos de pesquisa, de atuar na docência em nível superior, e contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas da Educação em Ciências e Educação em Saúde.
Nas tabelas a seguir, apresentam-se as disciplinas obrigatórias e eletivas do DINTER UFRJ-IFES. Essas disciplinas são regulares do PPGECS/NUTES-UFRJ e, por isto, o número de crédito de cada disciplina é o mesmo válido para os alunos regulares atuais:
a) Elenco das disciplinas:
As disciplinas obrigatórias são contextos para uma discussão da fundamentação teórica, epistemológica e metodológica do campo e de sua natureza interdisciplinar ("Educação, Tecnologia e Sociedade", "Teorias do Conhecimento e Educação em Ciências e Saúde"), para a elaboração de projetos de investigação (Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa I e II), para a construção de uma experiência ampliada da atividade acadêmica, isto é, participação em projetos e seminários de pesquisa, apresentação de trabalhos em eventos científicos, submissão de artigos para publicação em periódicos arbitrados (Formação em Pesquisa I, II, III e IV), e para o desenvolvimento, redação e defesa da tese (Pesquisa de Tese).
Quadro 05. Disciplinas obrigatórias do PPGECS/NUTES-UFRJ
Semestre Disciplina Carga Horária Créditos
Presencial A distância
1º Teorias do Conhecimento e Educação em Ciências e Saúde 45h 15h 04
Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa I 45h 15h 04
2º Educação, Tecnologia e Sociedade 45h 15h 04
Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa II 45h 15h 04
3º Formação em Pesquisa I 90h 30h 08
4º Formação em Pesquisa II 90h 30h 08
5º Formação em Pesquisa III 90h 30h 08
6º Formação em Pesquisa IV 90h 30h 08
7º Pesquisa de Tese - 00
8º Pesquisa de Tese - 00
No que diz respeito às disciplinas eletivas do curso, o aluno deverá cursar uma disciplina eletiva de escolha restrita e duas disciplinas de livre escolha, perfazendo um total de 12 créditos ou 180 horas. Estas disciplinas serão selecionadas dentre o elenco de disciplinas eletivas oferecidas pelo NUTES para o Doutorado, de comum acordo com o orientador e considerando necessidades específicas de aprofundamento de temáticas relacionadas à linha de pesquisa a qual se vincula o projeto de tese do aluno.
Quadro 06. Disciplinas eletivas de escolha restrita do PPGECS/NUTES-UFRJ
Disciplina Carga Horária Créditos
Presencial A distância
Tópicos Especiais em Educação em Ciências 45h 15h 04
Tópicos Especiais em Educação em Saúde 45h 15h 04
Quadro 07. Disciplinas eletivas de livre escolha do PPGECS/NUTES-UFRJ
Disciplina Carga Horária Créditos
Presencial A distância
As Linguagens da Ciência 45h 15h 04
Educação, Trabalho e Saúde 45h 15h 04
Estudos de Recepção Audiovisual na Pesquisa em Educação em Ciências e Saúde 45h 15h 04
Multimídia e Hipermídia na Educação 45h 15h 04
Sociologia do Conhecimento Científico 45h 15h 04
Teorias Cognitivas de Aprendizagem 45h 15h 04
Teoria Social e Educação em Ciências e Saúde 45h 15h 04
6.5.2. Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
O desempenho dos alunos nas disciplinas e a evolução das pesquisas e do desenvolvimento das teses serão monitoradas por meio do histórico escolar e relatórios periódicos dos alunos. Poderão ser solicitados pareceres e relatórios dos orientadores e co-orientadores (quando houver) a propósito do rendimento dos alunos. Tais informações serão sistematicamente repassadas ao IFES, para avaliação conjunta e tomada de medidas que garantam o desempenho esperado.
6.5.2.1. Estratégias de acompanhamento e avaliação do IFES
Será criado, pelo IFES, um comitê de acompanhamento dos doutorandos. Esse comitê será formado pela coordenação do DINTER no IFES e por professores doutores do IFES que periodicamente se reunirão com os doutorandos para avaliar o andamento das pesquisas e auxiliar na solução de possíveis dificuldades.
• Acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos
O acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos serão realizados mediante utilização de alguns instrumentos:
- Assinatura de termo de compromisso pelos alunos, assumindo compromissos em relação à presença nas aulas, conclusão das disciplinas e finalização da pesquisa;
- Entrega, pelos docentes, das folhas de frequência nas disciplinas;
- Entrega das folhas de frequência em seminários especiais eventualmente organizados no NUTES ou IFES;
- Entrega semestral de histórico escolar dos alunos;
- Entrega de relatórios semestrais parciais de pesquisa dos alunos (relacionados às disciplinas de Formação em Pesquisa I, II, III e IV);
- Seminário de apresentação do projeto de pesquisa.
• Acompanhamento e avaliação do desempenho do projeto
Com base nos instrumentos de avaliação acima, o IFES apresentará relatório anual à CAPES/SETEC sobre o desenvolvimento do curso e desempenho dos alunos. O projeto tem como meta o ingresso de até 10 docentes neste DINTER e, estimando um percentual de 10% de evasão, a formação de 07 a 10 doutores na área do curso até 2020.
6.5.3. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor (duração mínima de 9 meses e máxima de 12 meses para curso Dinter).
Após o primeiro ano de curso, no período de Março/2018 a Junho/2018, os alunos serão afastados para um estágio de quatro meses na UFRJ para conhecer os laboratórios e iniciar suas pesquisas. De Julho a Dezembro/2018, os alunos se dedicarão ao desenvolvimento de seu projeto e preparação do relatório de qualificação no IFES. Até Julho/2019, deverão se submeter ao exame de qualificação. Em seguida à qualificação, de Agosto/2019 a Dezembro/2019, os alunos farão novo estágio de cinco meses na UFRJ para corrigir eventuais questões apontadas pela banca de qualificação e dar continuidade ao desenvolvimento da tese. De Março a Dezembro/2020, os alunos se dedicarão ao desenvolvimento final de sua tese, a finalização de suas pesquisas, redação da tese e sua apresentação final em seção pública perante banca, até Fevereiro/2021.
6.6. Programação dos alunos de iniciação científica, vinculados ao projeto e aos doutorandos Dinter:
O PPGECS-NUTES-UFRJ tem uma forte atividade de orientação de alunos de iniciação científica. Os alunos de graduação participantes são orientados em temas e linhas de pesquisa em desenvolvimento no programa, participando assim da elaboração de teses ou dissertações. A orientação dos ICs também será de responsabilidade dos doutorandos em formação, dando a estes uma formação na atividade de orientação. Neste projeto, todos os alunos de doutorado deverão ter projetos de IC vinculados a seus projetos. Os ICs serão selecionados entre aqueles interessados das duas IES e serão solicitadas bolsas.
6.7. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogeniana formação de mestres ou doutores:
A minimização da endogenia na formação dos doutores será promovida pela distribuição dos temas de pesquisa segundo as diferentes linhas de pesquisa do PPGECS/NUTES-UFRJ. A diversidade de assuntos atualmente abordados no programa possibilita o desenvolvimento de diferentes frentes na formação de novas linhas de pesquisa na IES receptora.
Da mesma forma, as avaliações finais e intermediárias do curso (projeto de tese, qualificação e defesa de tese) serão realizadas por docentes e/ou bancas formadas por pesquisadores das áreas de conhecimento do programa, resguardada a multiplicidade e a diversidade de origem institucional e de região do país, de formação e de linhas acadêmica e teórica.
7. ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
7.1. Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador e orientando
A proposta de formação do programa entende que o desenvolvimento profissional de pesquisadores se dá tanto por meio do contato com os conteúdos da área nas disciplinas quanto por meio do envolvimento dos alunos em diferentes atividades da vida acadêmica, tais como: elaboração e acompanhamento de projetos de pesquisa; apoio à participação em eventos da área; publicação em periódicos da área; envolvimento dos doutorandos na orientação de alunos de iniciação científica.
O aluno matriculado terá seus estudos e pesquisas supervisionados por um orientador, que deve ser obrigatoriamente um docente (permanente ou colaborador) credenciado do PPGECS-NUTES/UFRJ (ver tabela abaixo). Será permitido convidar docente ou pesquisador, possuidor de título de doutor, externos ao programa, em regime de coorientação se a mesma for considerada relevante para o desenvolvimento do projeto de tese. Para isso, o orientador deverá encaminhar pedido de credenciamento específico para esse fim, e submetê-lo à avaliação do colegiado (CEGNUTES). Será especialmente estimulada a possibilidade de coorientações com docentes doutores da instituição receptora que atuem na mesma área do PPGECS-NUTES/UFRJ, já que se entende que isso possibilitará um maior contato dos alunos com os orientadores, dinamizando a execução do trabalho.
As atividades de orientação desta proposta são equivalentes àquelas atualmente desenvolvidas no curso de doutorado do PPGECS-NUTES/UFRJ. A organização das atividades de orientação se dá por meio do oferecimento de disciplinas obrigatórias, conforme detalhamento indicado no item 6.5.1, acima.
Como referido acima, as disciplinas de Formação em Pesquisa I, II, III, e IV têm como objetivo proporcionar contextos para a formação ampliada de pesquisadores na área por meio de atividades tais como: redação, apresentação, submissão e publicação de trabalhos acadêmicos, realização de seminários e visitas de trabalho.
Durante o período de desenvolvimento das pesquisas, os alunos ficarão 9 meses em contato com seus orientadores e com os laboratórios do NUTES-UFRJ, em períodos alternados de pelo menos um mês consecutivo, com o objetivo de executar as atividades dos trabalhos de pesquisa. Essas atividades corresponderão às cargas horárias presenciais das disciplinas Formação em Pesquisa I, II, III E IV, às quais serão integradas.
A coordenação do PPGECS-NUTES/UFRJ e a do IFES irão atuar no sentido de distribuir de maneira uniforme os alunos nas linhas de pesquisas do PPGECS-NUTES/UFRJ e entre os orientadores, de forma a garantir uma boa relação aluno/professor e o cumprimento das metas estabelecidas na formação dos doutorandos.
Os doutorandos estarão em contato permanente com a coordenação do PPGECS-NUTES/UFRJ e com os seus orientadores por meio eletrônico durante os 48 meses de execução do projeto. Durante a etapa das disciplinas, além do contato com professores por um período de 60 horas por disciplina (das quais 45 horas presenciais e 15 horas a distância), os alunos poderão dispor de meio eletrônico institucional de interação com os professores, de modo a permitir o controle acadêmico, a disponibilização de material eletrônico de estudo, artigos científicos, notas de aula, entre outros. A coordenação do PPGECS-NUTES/UFRJ, em conjunto com o IFES, poderá promover algumas reuniões via teleconferência para facilitar o contato entre orientador/orientado, assim como incentivar aos alunos visitarem o NUTES-UFRJ ainda durante a etapa de disciplinas, ou em qualquer momento que julgar necessário.
Quadro 07. Nomes e formação dos orientadores interessados do PPGECS/NUTES-UFRJ
Nome Formação
Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca - Doutor em Sociologia, USP, 2002
- Pós-doutorado na Universidade de Barcelona, 2009
Eliane Brígida Morais Falcão - Doutora em Ciências, UFRJ, 1995
- Pós-Doutorado na Universidade de Cambridge, 1998
Guaracira Gouvêa de Sousa
- Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, UFRJ, 2000
- Pós-doutorado na Universidade Autonoma de Barcelona, 2006
Isabel Gomes Rodrigues Martins - Doutora em Educação, University of London, 1992
Laísa Maria Freire dos Santos - Doutora em Educação em Ciências e Saúde, NUTES/UFRJ, 2009
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Doutor em Comunicação e Cultura, UFRJ, 2005
Mauricio Abreu Pinto Peixoto - Doutor em Medicina, UFRJ, 1990
Miriam Struchiner - Doutora em Educação, Boston University, 1993
Rita Vilanova Prata - Doutora em Educação, PUC/RJ, 2011.
Taís Rabetti Giannella - Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências, IBqM /UFRJ, 2007
7.2. Relação e síntese dos currículos dos docentes, vinculados à instituição receptora, que poderão ser credenciados pela promotora para atuarem como orientadores ou coorientadores dos alunos do curso.
A possibilidade da realização de coorientações com docentes credenciados do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES será estudada e definida em comum acordo pelas duas instituições envolvidas ao longo do desenvolvimento da proposta. Esta definição dependerá da afinidade entre os temas de pesquisa do doutorando e do coorientador e da avaliação do benefício da coorientação para a condução da pesquisa e do curso. Neste caso, serão definidos parâmetros de produtividade e inserção na área a serem utilizados na avaliação de solicitações de credenciamento específico do docente para atuar como coorientador de um dado aluno de acordo com os critérios para credenciamento docente estabelecido pelo PPGECS-NUTES.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo) é uma instituição centenária. Com o Decreto 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, os estabelecimentos de ensino técnico foram diferenciados dos de ensino industrial. Nessa data, o então Liceu Industrial de Vitória tornou-se Escola Técnica de Vitória. Ainda nesse ano, foi inaugurado o prédio localizado na Avenida Vitória - na época, o único da Escola - no qual funciona hoje o Campus Vitória.
O Campus Vitória está localizado na Avenida Vitória, 1729 - Bairro Jucutuquara, CEP 29040-780 - Vitória – ES, Tel.: (27) 3331-2110, Fax: (27) 3331-2222. Nesse Campus são oferecidos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Regular, Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos, Cursos Técnicos Subsequentes, Cursos Técnicos Proeja, Cursos Superiores de Tecnologia, Engenharias e Licenciaturas.
O Campus Vitória possui a seguinte infraestrutura de aula:
a) 30 salas de aula com 40 lugares, todas equipadas com sistema de projeção,
b) 02 miniauditórios com 40 lugares,
c) um salão de convenções com 150 lugares,
d) um teatro com 400 lugares,
e) laboratórios de física, química e biologia,
f) um laboratório de matemática,
g) 10 laboratórios de informática.
Os cursos de engenharia metalúrgica e de materiais, engenharia elétrica, técnico em mecânica, técnico em geomática, técnico em construção civil, entre outros, apresentam laboratórios especializados para essa área.
Estamos buscando construir um Laboratório de Tecnologia e Recursos Didáticos e um Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática para o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Com relação aos ambientes de pesquisa e estudo:
h) Biblioteca com mais de 5 mil exemplares, com sistema de empréstimos de livro e exemplares;
i) Salas de estudo dentro da biblioteca;
j) Sala de pesquisa do Portal de periódicos CAPES - Biblioteca;
k) Internet wireless em todos pontos do Campus Vitória;
l) Acesso ao Portal Capes a partir da rede de computadores;
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática possui hoje a seguinte infraestrutura:
a) Uma secretária acadêmica
b) Uma sala de coordenação do curso de pós-graduação;
c) Uma sala de professores para acomodar os professores em dias de aula.
d) Sistema Gerenciamento Acadêmico para controlar os dados acadêmicos dos alunos.
O acesso ao Campus Vitória do IFES é muito fácil, porque apresenta diversas linhas de ônibus que circulam diariamente pelas vias em torno do Campus.
Cronograma de Atividades:
No cronograma apresentado na tabela abaixo são detalhadas as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do Dinter proposto.
Na etapa do processo seletivo, durante os meses de Novembro e Dezembro/2016, o coordenador operacional do IFES e o acadêmico do PPGECS/NUTES-UFRJ farão reuniões na UFRJ e/ou no IFES para planejar atividades conjuntas e apresentar aos potenciais alunos às áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa em desenvolvimento no PPGECS/NUTES-UFRJ, currículo dos orientadores, critérios do processo seletivo. Os alunos serão incentivados a adequarem seus projetos de tese às particularidades das linhas, pesquisas e referenciais dos docentes do PPGECS/NUTES-UFRJ, de acordo com a sua área de interesse, atuação e/ou formação.
As disciplinas obrigatórias estão previstas para início em Março/2017 e término em Dezembro/2018. O PPGECS/NUTES-UFRJ ministrará oito disciplinas obrigatórias, das quais quatro de 60 horas (45 horas presenciais e 15 horas a distância) e quatro de 120 horas (90 horas presenciais e 30 horas a distância). As disciplinas obrigatórias de 60 horas serão ministradas no IFES. As disciplinas de 120 horas (denominadas “Formação em Pesquisa”) serão ministradas no NUTES, integradas ao estágio de pesquisa na UFRJ. Assim, Formação em Pesquisa I e Formação em Pesquisa II serão oferecidas, de forma intensiva, durante o primeiro período de estágio (de Março/2018 a Junho/2018), enquanto Formação em Pesquisa III e Formação em Pesquisa IV serão oferecidas durante o segundo período de estágio (de Agosto/2019 a Dezembro/2019). As disciplinas eletivas de escolha restrita (Tópicos Especiais em Educação) serão oferecidas no NUTES/UFRJ e as disciplinas eletivas de livre escolha serão oferecidas no IFES em número mínimo de quatro e máximo de sete, entre as quais duas também poderão ser oferecidas no NUTES/UFRJ. Cada aluno irá cursar as disciplinas para cumprir o requisito de créditos exigido no projeto.
Durante o primeiro ano da etapa de disciplinas obrigatórias e eletivas, no período de Março a Dezembro/2017, professores do PPGECS/NUTES-UFRJ irão a Vitória para ministrar disciplinas e/ou atividades complementares, oportunidades em que poderão estreitar os laços com seus orientados. Em paralelo, será estimulado o contato dos alunos do IFES com seus orientadores por meio de ferramentas de comunicação a distância, tais como e-mail, fóruns, teleconferência etc. A coordenação do PPGECS/NUTES-UFRJ, em conjunto com o IFES, irá promover algumas reuniões via teleconferência para facilitar o contato entre orientador/orientado, assim como incentivar os alunos a visitarem a UFRJ ainda durante a etapa de disciplinas.
Após o primeiro ano de curso, no período de Março a Junho/2018, há compromisso do IFES em viabilizar o afastamento dos alunos do curso (docentes do IFES) para realização de um estágio com duração de quatro meses na UFRJ para conhecer os laboratórios e iniciar suas pesquisas. De Julho/2018 a Julho/2019, os alunos se dedicarão à continuidade do desenvolvimento de seu projeto e preparação do relatório de qualificação no IFES. Até Julho/2019 deverão se submeter ao exame de qualificação. Em seguida à qualificação, de Agosto/2019 a Dezembro/2019, os alunos farão novo estágio com duração de cinco meses na UFRJ para corrigir eventuais questões apontadas pela banca de qualificação e dar continuidade ao desenvolvimento da tese. De Março/2020 a Dezembro/2020, os alunos se dedicarão ao desenvolvimento final de sua tese, a finalização de suas pesquisas, redação da tese e sua apresentação final em seção pública perante banca, até Fevereiro/2021.
Quadro 08. Cronograma geral de atividades
ATIVIDADES
2016/2 2017/1 2017/2 2018/1 2018/2 2019/1 2019/2 2020/1 e 2 Até Fevereiro/2021
Divulgação do curso X
Seleção de alunos e matrícula X
Exame de proficiência X
Oferta das disciplinas X
Aulas no IFES X X
Aulas na UFRJ X X
Primeiro estágio na UFRJ X
Desenvolvimento da pesquisa X X
Exame de qualificação X
Segundo estágio na UFRJ X
Desenvolvimento da pesquisa X
Redação da Tese X X X
Defesa da Tese X