Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO PPG - MINTER
A) OBJETIVOS
O principal objetivo do curso de Mestrado é a formação de pesquisadores docentes com sólido embasamento científico nos aspectos biológicos da odontologia e domínio clínico-metodológico nas especialidades que se inserem em suas linhas de pesquisa. O profissional adquire uma percepção aprofundada sobre a importância da pesquisa odontológica básica e aplicada na melhoria da saúde oral e sistêmica, assim como de sua própria importância como agente na produção do conhecimento odontológico e sua disseminação na educação da sociedade e na formação de novos profissionais. Ao término do curso, o profissional é apto a atuar como docente e dar continuidade aos seus estudos e pesquisas em programas de Doutorado nas áreas odontológicas ou correlatas.
B) ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
* Área de Concentração – PERIODONTIA
- Diagnósticos das Infecções periodontais e peri-implantares
Definir os agentes etiológicos das diversas formas de doença periodontal. Relacionar os parâmetros clínicos de doença periodontal ao perfil microbiano do indivíduo. Contribuir para a elaboração de terapias periodontais.
- Periodontia e a condição sistêmica do indivíduo
Avaliar a influência das alterações sistêmicas no perfil clínico, micro- e imunológico periodontal, o impacto das doenças periodontais no curso das doenças sistêmicas, definir os possíveis grupos de risco e estabelecer formas de diagnóstico e tratamento.
- Terapias periodontais e peri-implantares
Definir as aplicações e limitações das diversas terapias periodontais por meio de estudos clínicos, microbiológicos e imunológicos com o objetivo de auxiliar o estabelecimento de formas definitivas e mais específicas de tratamento.
* Área de Concentração – DENTÍSTICA
- Biomateriais associados às técnicas restauradoras e estéticas
Avaliar as propriedades físicas e mecânicas dos diferentes biomateriais odontológicos, por meio de estudos laboratoriais e clínicos, bem como comparar os métodos disponíveis para testar os biomateriais.
* Área de Concentração – IMPLANTODONTIA
- Biomateriais aplicados à implantodontia
Avaliar as propriedades físicas, químicas e biológicas de diversos biomateriais relacionados a Implantodontia e Regeneração Ósseo Guiada (ROG).
- Diagnósticos e terapia peri-implantar
Avaliação dos fatores sistêmicos e locais que influenciam o processo de osseointegração e longevidade das restaurações implanto-suportadas. Definir fatores de risco e alternativas terapeuticas para a prevenção e tratamento de doenças periimplantares.
C) DESCRIÇÃO DO QUADRO DOCENTE - Doze docentes permanentes participarão da proposta do MINTER, todos com 40h de dedicação.
Profa.Dra. Magda Feres
- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia;
- Doutora em Biologia Oral pela Harvard University – USA;
- Mestre em Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ;
- Pesquisadora Afiliada do Departamento de Periodontia do Forsyth Institute – USA;
- Líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq: “Pesquisa Periodontal Avançada”;
- Responsável pelos Intercâmbios Científicos Internacionais com o Forsyth Institute – USA, Universidad Nacional de Tucumán – Argentina e Universitá Degli Studi ''G.D'Annunzio“, Chieti, Itália.
Profa.Dra. Luciene Cristina de Figueiredo
- Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia;
- Coordenadora da área de concentração em Periodontia;
- Doutora e Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) – SP;
- Vice-Líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq: “Pesquisa Periodontal Avançada”.
Prof.Dr. Jamil Awad Shibli
- Coordenador da área de concentração em Implantodontia
- Doutor e Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) – SP;
- Pesquisador Afiliado do Departamento de Biologia Oral da University at Buffalo – USA;
- Co-responsável pelo Intercâmbio Científico Internacionail com a Universitá Degli Studi ''G.D'Annunzio“, Chieti, Itália.
Prof. Dr. Dimorvan Bordin
- Coordenador da área de Concentração em Dentística;
- Doutor e Mestre em Clínica Odontológica (prótese dentária) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Profa. Dra. Belén Retamal-Valdes
- Doutora e Mestre em Odontologia (Periodontia) pela Univeritas UNG.
Prof. Dr. Bruno Bueno Silva
- Doutor e Mestre em Odontologia (com ênfase em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP) – SP.
- Pós doutor em Microbiologia Oral, No Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Profa. Dra. Gabriela Giro
- Doutora em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) /Forsyth Institute – USA;
- Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) – SP.
Prof. Dr. Hélio Doyle Pereira da Silva
- Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília, UnB.
- Especialização em Estatística Aplicada à Biologia e Ciências da Saúde
- Mestrado em Bioestatística da Universidade de Lisboa, Portugal.
- Doutorado em Estatística pelo Departamento de Medicina da Universitat de Barcelona, Espanha.
Prof. Dr. Lúcio Frigo
- Doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (USP) - SP
Prof.Dr. Marcelo de Faveri
- Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia), pelo Instituto de Ciências Biomédicas (USP) – SP;
- Mestre em Odontologia (Periodontia) pela Universidade Guarulhos (UnG) – SP.
Profa.Dra. Marina Guimarães Roscoe
- Doutora em Biomateriais e Biologia Oral pela Universidade de São Paulo (FOUSP) – S.;
- Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - MG.
Profa. Dra. Tamires Szemereske de Miranda
- Doutora e Mestre em Odontologia (Periodontia) pela Univeritas UNG.
D) DISCIPLINAS
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
Para as 3 áreas de concentração (Periodontia, Dentística e Implantodontia):
- Bioestatística
Número de créditos: 03
Ementa:
Introdução ao estudo da Bioestatística. A natureza da pesquisa em Bioestatística. Método estatístico. Fases do tratamento estatístico. Serão abordados os seguintes tópicos: medidas de dispersão, probabilidade, amostragem, testes de hipóteses, níveis de significância e cálculo da potência, testes paramétricos e não-paramétricos, intervalo de confiança, correlação linear e análise de variância.
- Didática
Número de créditos: 02
Ementa:
Contextualização da Didática desde os seus primórdios à atualidade. Abordagem e discussão das concepções de ensino e das dimensões da Didática, incluindo: formação do professor, método, avaliação, relação pedagógica e suas implicações na Educação Superior. Análise das filosofias educacionais contemporâneas. Vivências em técnicas de planejamento, ensino e avaliação, com vistas ao melhor desempenho do docente no ensino de Graduação e de Pós-Graduação.
- Estágio Docente I
Número de créditos: 02
Ementa:
Acompanhar o desenvolvimento e a realização de uma disciplina da grade horária do Curso de Graduação em Odontologia. Adquirir experiência docente quanto ao relacionamento professor/aluno e organização didática (teórico/prática) de disciplinas da graduação.
- Metodologia da Investigação Científica e Ética em Pesquisa
Número de créditos: 02
Ementa:
Desenvolver a leitura e o entendimento de trabalhos de pesquisa, assim como a elaboração e a realização de investigações científicas. Serão abordados os seguintes tópicos: utilização da biblioteca, elaboração de projetos de pesquisa, resumos e artigos científicos e Comitê de Ética em Pesquisa.
- Seminários: Odontologia Baseada em Evidências I
Número de créditos: 03
Ementa:
Análise crítica e discussão, realizada pelos próprios alunos sob orientação dos docentes, da metodologia e dos resultados dos trabalhos científicos relacionados a diversos tópicos nas áreas de Dentística, Periodontia e Implantodontia.
Para a área de concentração em Periodontia:
- Periodontia Básica
Número de créditos: 04
Ementa:
Discussão dos conceitos básicos relacionados aos tecidos e à enfermidade periodontal, incluindo: anatomia do periodonto, etiologia da doença periodontal, epidemiologia das doenças periodontais, prevenção das doenças periodontais, classificação e patogênese das diferentes infecções periodontais, métodos de diagnóstico (clínicos, radiográficos, microbiológicos e imunológicos), instrumentos e instrumentação radicular, controle mecânico e químico da placa bacteriana.
- Fatores de Risco e Medicina Periodontal / Peri-implantar
Número de créditos: 02
Ementa:
Discussão dos conceitos atuais sobre a importância do hospedeiro na patogênese da doença periodontal, abordando: alterações sistêmicas que influenciam a progressão da doença periodontal, manifestações de doenças sistêmicas sobre o periodonto e influência da infecção periodontal nas manifestações de doenças sistêmicas.
- Filosofia da Terapêutica Periodontal I
Número de créditos: 03
Ementa:
Estudo dos principais procedimentos terapêuticos cirúrgicos e não-cirúrgicos para as doenças periodontais, com ênfase no conhecimento técnico aprofundado e seleção da terapia mais adequada para diferentes situações clínicas.
Para a área de concentração em Dentística:
- Dentística Básica
Número de créditos: 04
Ementa:
Discussão dos conceitos básicos de Dentística, relacionados ao diagnóstico da cárie, isolamento do campo operatório, princípios dos preparos cavitários, adesão aos tecidos dentais, proteção pulpar, seleção dos materiais restauradores e procedimentos restauradores voltados à odontologia conservativa.
- Biomateriais Odontológicos I
Número de créditos: 02
Ementa:
Estudo dos materiais restauradores diretos utilizados em Dentística, discutindo suas propriedades físicas, biológicas e suas aplicações clínicas a partir do diagnóstico e da necessidade operatória. Discussão dos processos de união dos biomateriais odontológicos aos tecidos dentais.
- Estética em Odontologia
Número de créditos: 03
Ementa:
Estudo aprofundado dos tratamentos estéticos atuais que visam a harmonia do sorriso, discutindo em bases científicas as técnicas de clareamento e microabrasão, seus mecanismos de ação e efetividade, bem como os seguintes tópicos: cor, forma, proporção, simetria, perspectiva e textura.
Para a área de concentração em Implantodontia:
- Introdução à Implantodontia
Número de créditos: 03
Ementa:
Discussão das bases biológicas da Implantodontia, as diferentes superfícies de implantes e os diversos materiais restauradores. Função biológica e a aplicabilidade dos implantes osseointegrados na Odontologia contemporânea.
- Biomateriais Odontológicos I
Número de créditos: 02
Ementa:
Estudo dos materiais restauradores diretos utilizados em Dentística, discutindo suas propriedades físicas, biológicas e suas aplicações clínicas a partir do diagnóstico e da necessidade operatória. Discussão dos processos de união dos biomateriais odontológicos aos tecidos dentais.
- Reabilitações Implantossuportadas
Número de créditos: 04
Ementa:
Procedimentos para seleção de pilares protéticos, moldagens, utilização de articuladores semi-ajustáveis (ASA), fundamentos de oclusão aplicados a Implantodontia e preservação das próteses implantossuportadas. Aplicabilidade e desempenho de pilares cerâmicos em áreas estéticas.
DISCIPLINAS ELETIVAS:
Para as 3 áreas de concentração (Periodontia, Dentística e Implantodontia):
- Cariologia Clínica
Número de créditos: 04
Ementa:
Análise e discussão dos conceitos atuais sobre a doença cárie, incluindo aspectos bioquímicos e microbiológicos, avaliação dos fatores de risco e da dieta. Discussão dos diferentes métodos de diagnóstico, prevenção e tratamentos conservativos da cárie dental.
- Clareamento Dental
Número de créditos: 04
Ementa:
Apresentação de conceitos necessários para realização clínica do clareamento dental, abordando vantagens, desvantagens e limitações das técnicas utilizadas em dentes vitais e não vitais. Avaliar seus efeitos colaterais nos tecidos, como irritação gengival e sensibilidade dental. Estudo dos efeitos adversos do clareamento dental sobre os tecidos duros (esmalte e dentina) por meio de ensaios físicos e mecânicos e avaliações topográficas.
- Ensino à Distância - EAD
Número de créditos: 03
Ementa:
Tendências atuais e aspectos relevantes do ensino a distância para o processo ensino-aprendizagem com foco na educação superior. Utilização das mídias computacionais como ferramenta para a aprendizagem, fornecendo aos alunos uma visão geral da Educação à Distância no Brasil e no mundo.
- Fundamentos de Pesquisa Clínica Odontológica
Número de créditos: 04
Ementa:
Discussão dos aspectos metodológicos relacionados à elaboração do protocolo clínico de um projeto de pesquisa em Odontologia, incluindo: diferentes tipos de estudos clínicos (seccionais, transversais, longitudinais e retrospectivos), estudo piloto, triagem e seleção de pacientes, critérios de inclusão e exclusão, o conceito de aleatoriedade (randomization), coleta de dados clínicos e de amostras, métodos de incentivo à colaboração do paciente (compliance), como evitar e como lidar com perda de pacientes (drop outs), como padronizar as intervenções clínicas, desenho experimental de boca dividida (split-mouth), estudos cegos e duplo-cegos, como e quando utilizar placebos, Comissões de Ética, como elaborar formulários de consentimento. Início da triagem, seleção e coleta de dados e amostras dos pacientes que participarão dos projetos de pesquisa.
- Microbiologia e Imunologia
Número de créditos: 04
Ementa:
Discussão de conceitos atuais sobre o papel dos microrganismos na saúde e na doença dos seres humanos, a fisiologia e os mecanismos microbianos de patogenicidade, os mecanismos de defesa do hospedeiro envolvidos na etiopatogenia das diversas patologias. Além disso, a disciplina pretende explorar os conceitos de Microbiologia e Imunologia da cárie e da doença periodontal, dando ênfase as técnicas de diagnóstico como cultura bacteriana, técnicas moleculares e imunológicas.
- Orientação profissional: gestão de negócios e ações em saúde pública e privada
Número de créditos: 04
Ementa:
A presente disciplina visa desenvolver habilidades de liderança, comunicação e empreendedorismo para a participação do profissional de saúde em equipes multidisciplinares e interdisciplinares no SUS e empresas privadas. Serão abordados temas como gerenciamento e motivação de grupo de trabalho, comunicação interna e externa, estratégias de mercado de trabalho, práticas de saúde bucal no contexto econômico e das políticas públicas de saúde no Brasil (incluindo SUS, Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS, Estratégia Saúde da Família – ESF, e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF).
- Periodontia e Demais Especialidades
Número de créditos: 03
Ementa:
Estudo crítico baseado em evidências científicas da interrelação periodontia e demais especialidades odontológicas com ênfase na associação entre Periodontia e Odontologia Restauradora (Dentística e Prótese), Endodontia, Ortodontia, Implantodontia, Semiologia e Patologia Bucal.
- Pesquisa Clínica Odontológica Aplicada I
Número de créditos: 04
Ementa:
Técnicas de organização e armazenamento da documentação relacionada a parte clínica e laboratorial do estudo a ser realizado. Conhecimento teórico das diversas técnicas fotográficas intra-bucais utilizando máquinas fotográficas convencionais e digitais. Registro fotográfico dos pacientes dos projetos de pesquisa e de casos clínicos selecionados, com a finalidade de documentação e preparação de material didático. Preparo de casos clínicos completos, acompanhados de revisão de literatura sobre a forma de tratamento empregada.
- Pesquisa Clínica Odontológica Aplicada II
Número de créditos: 04
Ementa:
Atendimento de pacientes que participam dos projetos de pesquisa: tratamento, coleta de dados clínicos e de amostras, e monitoramento longitudinal. Registro fotográfico dos pacientes participantes dos projetos de pesquisa e de casos clínicos selecionados, com a finalidade de documentação e preparação de material didático. Preparo de casos clínicos completos, acompanhados de revisão de literatura sobre a forma de tratamento empregada.
- Terapia Periodontal e Peri-implantar de Suporte
Número de créditos: 04
Ementa:
Discussão de conceitos clínicos e científicos da terapia periodontal de suporte relacionados a manutenção da saúde periodontal com ênfase na importância desta terapêutica como parte integrante da prática periodontal após a terapia anti-infecciosa.
E) PLANEJAMENTO PARA ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO: Será estabelecido um cronograma de orientação com encontros mensais (mínimo) e planejamento de atividades acadêmicas acompanhadas pelo docente e pela Coordenação do PPG.
- Agendamento de reuniões mensais (presenciais e/ou a distância);
- Inclusão nos respectivos grupos de pesquisa;
- Acompanhamento semestral de atividades acadêmicas;
- Se necessário, agendamento de datas para processamento de amostras nos laboratórios da IES promotora;
- Agendamento de qualificação e defesa.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A infraestrutura da instituição promotora é adequada para o desenvolvimento do MINTER, a saber:
o Presença de infraestrutura no PPG promotor com tecnologia de comunicação digital (equipamento para videoconferências), acesso à internet, biblioteca virtual e laboratórios;
o Presença de infraestrutura de laboratórios para processamento de amostras provenientes dos estudos (dissertações);
o Tecnologia: A instituição promotora dispõe dos equipamentos Lifesize Phone 2 ND, Lifesize Camera 10X, Lifesize Team 220, adquiridos em 2017, que possibilitam videoconferências de alta qualidade e sem atrasos na transmissão. A instituição também dispõe de recursos tecnológicos avançados e modernos para desenvolvimento e customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, produção de conteúdos digitais, capacitação técnica e pedagógica dos docentes e da equipe técnico-administrativa. Algumas estratégias já são utilizadas no Programa e viabilizam o acompanhamento dos discentes e desenvolvimento das atividades acadêmicas tais como armazenamento de conteúdos em nuvens (DropBox, GoogleDrive, OneDrive) e canais de comunicação (WhatsApp, Skype, Messenger, e-mails).
A instituição receptora apresenta infraestrutura compatível com as atividades a serem realizadas, incluindo:
A) Biblioteca Central
A Biblioteca Central Nivan Bezerra da Costa possibilita suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Uninassau Recife. Com o propósito de organizar, manter, pesquisar e disseminar a informação e o conhecimento para discente e docentes, a biblioteca é de grande relevância para a instituição, pois nela encontram-se os acervos que dão a base do conhecimento para a sociedade. Desta maneira, compete à biblioteca, estabelecer, organizar e administrar todos os processos informacionais vinculados ao seu acervo. Atende, aproximadamente, a 57.000 consultas/ano ao acervo da biblioteca e realiza mais de 100.000 empréstimos domiciliares/ano.
O acervo está acondicionado em estantes retráteis que garante a segurança e manutenção do acervo. O espaço físico é amplo, arejado, iluminado e muito bem localizado, com área total de 984 m² na Biblioteca Central que ocupa um prédio específico de 3 andares e, de 325 m² na Biblioteca Setorial localizada em andar separado de um dos prédios do UNINASSAU.
Os acervos das Bibliotecas foram adquirido conforme os projetos pedagógicos dos cursos ministrados, projetos desenvolvidos e necessidades apresentadas pelos docentes, sendo que é permanentemente atualizado. Ressalta-se o uso das fontes informacionais, bibliotecas digitais, bases de dados e revistas online, os quais permitem o acesso nas dependências a diversos periódicos nacionais e internacionais, indexados, com edições eletrônicas e impressas estão disponíveis à comunidade acadêmica. Estas bases são correntes e abrangem as principais áreas temáticas dos cursos oferecidos pela IES, bem como a pós-graduação. A Biblioteca apresenta um acervo dimensionado muito acima da média da demanda inicial prevista para os cursos e apresenta uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo que atende plenamente às necessidades da IES.
Disponível a todos os usuários, no próprio ambiente da Biblioteca, uma área com microcomputadores com acesso à internet, onde o usuário poderá realizar pesquisas. Todos os usuários possuem acesso à internet através da rede wi-fi.
O processo técnico de documentos é baseado nas normas de catalogação descritas no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), e na Classificação Decimal Universal (CDU).
Estrutura
• Ocupa um espaço físico de 2.133,25 m², distribuído em 3 andares;
• Videoteca;
• Espaços para leitura;
• 126 Cabines para estudo individual;
• 22 Salas de estudo em grupo;
• Acesso à internet wi-fi;
• Sistema Totvs;
• Sistemas de acessibilidade: DosVox e VLibras.
Acervo
Conta com um total de aproximadamente:
• 74.235 volumes de livros, sendo 15.035 títulos;
• 8.192 títulos disponíveis na Biblioteca Virtual da Ed. Pearson;
• 19.198 periódicos disponíveis na plataforma Academic One File;
Acervo de saúde é composto de aproximadamente 10.223 exemplares sendo 1.543 títulos. O acervo de odontologia composto por 4.626 exemplares sendo 542 títulos, 50 títulos de periódicos e mais de 47 mil artigos disponíveis na Academic One File, além dos artigos e periódicos disponíveis através de acesso integral ao portal de periódicos da Capes (aproximadamente 1.034.715 documentos).
Recursos eletrônicos
• E-books: Biblioteca Virtual Pearson;
• Periódicos online: Gale Academic One File - Disponível na IES desde 2008, este portal de periódicos disponibiliza artigos em texto completo, provenientes das melhores revistas e fontes de consulta do mundo, tais como Elsevier, Springer, Blackwell, Sage, Panamerican, Health Organization, John Hopkins University Press, Oxford University Press, Universidade Pontifícia do Peru, Universidade ESAN, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Salamanca e a Universidade Complutense de Madri e outras. Abrange uma ampla variedade de temas distribuídos nas áreas de: ciência e tecnologia, ciência política, ciências sociais, direito, economia, filosofia, história, multidisciplinar, psicologia, saúde e medicina, sociologia arte, teologia, literatura entre muitos outros. Disponibiliza acesso a 16.354 publicações, dentre as quais: revistas científicas, livros didáticos, material multimídia (Imagens e Vídeos) e ainda acesso importantes veículos de comunicação como o The New York Times, London Times, Financial Times.
• Base de Dados Ebsco: Disponibiliza grande coleção de bases de dados de pesquisa com textos completos abrangendo bases de dados de saúde que fornecem acesso rápido a informações necessárias para tomada de decisões.
• TCC’s: Repositório institucional de produções acadêmicas.
Para acessibilidade de usuários especiais, a Biblioteca disponibiliza 02 terminais acessíveis nos quais existem teclados em braile, fone de ouvido e ainda softwares de acessibilidade instalados:
1. DOSVOX => sistema que possibilita o acesso a portadores de deficiência visual e/ou cegueira visto que viabiliza a comunicação com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o usuário adquire independência.
2. V-LIBRAS => destinado a inclusão de portadores de deficiência auditiva e/ou surdos visto que se apresenta como um tradutor da língua portuguesa para libras (um avatar), o sistema ajuda na comunicação de pessoas com deficiência auditiva.
Serviços oferecidos
• Acesso indireto para acervo bibliográfico regular (obras de referência, acervo didático de livros, coleção especial de produção acadêmica, multimídia e recursos audiovisuais);
• Empréstimo domiciliar;
• Reserva in loco e online.
Funcionamento das seções
• A biblioteca é aberta para à comunidade em geral, para a utilização dos seus espaços de leitura;
• A realização de empréstimos é disponível somente para usuários devidamente cadastrados.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7:15h às 21h45 e aos sábados, das 8:15h às 15:45h.
Consulta remota
• O acervo pode ser consultado e renovado 24 horas, via Internet, no Portal do aluno;
• A renovação só é possível, caso o livro não esteja reservado.
B) Salas de Informática
O Uninassau disponibiliza uma moderna infraestrutura de acesso a redes de computadores. Atualmente existem 310 máquinas, distribuídas em 12 laboratórios em três diferentes blocos para poder atender aos alunos do mais diversos cursos. Os computadores, quase que em sua totalidade, possuem sistema operacional Windows com pacote Office, atualizado. Há dois laboratórios com sistema IMAC, o que traz um diferencial na formação do aluno pela possibilidade prática de entender como outros sistemas de software funcionam.
Todos estes computadores possuem acesso à internet e estão disponíveis das 7:30 às 22:00, tanto para aulas, que são agendadas pelos professores, como para consulta dos alunos em horários em que não haja aula. Além do mais, todas as salas são dotadas de projetores para o uso dos professores durante as aulas. Estes ambientes são acompanhados por técnicos da área de informática, afim de que as aulas e consultas dos alunos possam transcorrer de modo eficiente.
Além dos softwares citados, há outros licenciados que auxiliam no desenvolvimento de formação dos alunos. Entre estes estão os relacionados a produção de desenhos e edição de imagem, como Auto Cad, Revit e Adobe Photo.
A instituição disponibiliza rede wifi para todos os alunos.
Bloco A
Quantidades de laboratórios: 06
Quantidades de Maquinas: 124
Softwares com licenças: Auto Cad 2016, pacote office.
Bloco B
Quantidades de laboratórios: 04 - Sendo dois de sistema IMAC, e outros dois de Windows.
Quantidades de Maquinas: 106
Softwares com licenças: Adobe Photo, Auto Cad,Pacote Office, Revit.
Bloco E
Quantidades de laboratórios: 02
Quantidades de Maquinas: 80
Softwares com licenças: Auto Cad 2016, pacote office.
C) Auditórios:
A instituição possui 03 auditórios: Auditório Capiba com capacidade para 150 pessoas; Auditório Prof. Dr. Roque de Brito com capacidade para 400 pessoas e Auditório Boa Viagem com capacidade para 250 pessoas. Os três auditórios contam com sistema de refrigeração e ar condicionado, condições de acessibilidade e locais destinados a portadores de deficiência ou prioridades, sistema de som, sistema de áudio e vídeo bem como computadores (com acesso a internet) e sistema multimídia. Os auditórios estão disponíveis mediante agendamento e reserva segundo os procedimentos estabelecidos.
D) Complexo de Saúde
O Complexo de Saúde do UNINASSAU conta com estrutura clínica e de laboratórios para seus alunos, docentes e pesquisadores das áreas de saúde e biológicas, com destaque aos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia.
Todos os laboratórios contam com equipamentos que garantem a segurança e conforto dos usuários, e atendem aos requisitos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e atendem ainda aos requisitos normativos e técnicos quanto: área por usuário, iluminação, mobiliário, disposição de reagentes, controle de estoque, disposição de resíduos e outros. O corpo técnico dos laboratórios é formado por profissionais de nível técnico (técnicos e auxiliares) e nível superior (supervisores) os quais auxiliam os usuários na execução das atividades e uso de equipamentos, bem como na atenção aos procedimentos de segurança, uso e normas existentes. Os laboratórios contam com plano de atualização tecnológica, além de serviços de manutenção, reparos e conservação realizados sistematicamente.
À seguir apresenta-se a listagem nominal de laboratórios de ensino e pesquisa disponíveis no UNINASSAU e que podem ser compartilhados com o Mestrado:
1. Biotério
2. Central de Esterilização (05 unidades)
3. Cozinha Experimental
4. Estúdio de Rádio
5. Estúdio de TV
6. Instalações Administrativas (salas dos Técnicos, Almoxarifados, Salas de Lavagens, Sala de Materiais)
7. Laboratório de Análise Sensorial
8. Laboratório de Análises Ambientais
9. Laboratório de Análises Clínicas
10. Laboratório de Análises Química
11. Laboratório de Anatomia e Patologia Veterinária
12. Laboratório de Anatomia Odontológica
13. Laboratório de Anatomia, Neuroanatomia e Patologia (04 unidades)
14. Laboratório de Assistência Médica
15. Laboratório de Avaliação Nutricional
16. Laboratório de Biomecânica, Desportiva e Fisiologia do Exercício
17. Laboratório de Bioquímica e Bromatologia
18. Laboratório de Cinesiologia, Cinesioterapia, Órtese e Prótese
19. Laboratório de Citologia, Histologia, Embriologia e Genética (03 unidades)
20. Laboratório de Controle de Qualidade
21. Laboratório de Demostrações Gastronômicas
22. Laboratório de Dermato Funcional, Vascular e Angiologia
23. Laboratório de Eletricidade e Magnetismo
24. Laboratório de Eletrotermofototerapia
25. Laboratório de Engenharia Civil (02 unidades)
26. Laboratório de Engenharia Elétrica (02 unidades)
27. Laboratório de Engenharia Mecânica (02 unidades)
28. Laboratório de Estudos Anatomorfofuncional
29. Laboratório de Farmacotécnica e Farmacognosia
30. Laboratório de Fenômenos de Transporte
31. Laboratório de Física (02 unidades)
32. Laboratório de Fisiologia e Biofísica
33. Laboratório de Fisiologia, Farmacologia
34. Laboratório de Gastronomia
35. Laboratório de Habilidade para Medicina
36. Laboratório de Habilidades para Enfermagem
37. Laboratório de Habilidades Veterinárias
38. Laboratório de Hidroterapia
39. Laboratório de Metrologia e Segurança no Trabalho
40. Laboratório de Musculação
41. Laboratório de Neurologia
42. Laboratório de Odontologia (02 unidades)
43. Laboratório de Operações Unitárias
44. Laboratório de Pneumo, Cardiovascular e Respiratória
45. Laboratório de Psicologia Experimental
46. Laboratório de Química
47. Laboratório de Sala e Bar
48. Laboratório de Semiologia e Semiotécnica
49. Laboratório de Telecomunicações
50. Laboratório de Zootecnia
51. Laboratório Médico-Cirúrgico
52. Laboratório Parasitologia e Microbiologia (02 unidades)
53. Laboratórios de Comunicação (02 unidades)
A despeito da disponibilidade de toda a infraestrutura para o desenvolvimento de práticas do Mestrado (MNTER), está disponível para uso exclusivo deste o Núcleo Integrado de Estudos e Inovação em Ciências e Saúde que dispõe dos seguintes laboratórios: Laboratório de Inovação em Ciências da Vida, Laboratório de Inovação em Gestão, Laboratório de Pesquisa em Promoção da Saúde.
Os principais espaços clínicos que poderão ser utilizados no desenvolvimento de projetos de pesquisa dos alunos vinculados ao MINTER estão destacados, com maior enfoque à estrutura do curso de Odontologia:
Clínica Escola de Psicologia
- Unidades de Atendimento Individual (6 salas)
- Unidade de plantão (01 sala)
- Unidade de Atendimento para Crianças (02 salas de ludoterapia)
- Unidade de Atendimento de Grupo (01 sala)
- Sala dos Estagiários (local onde os estudantes se concentram antes do atendimento de plantão e/ou sistemático, evoluem os casos, mantém arquivados os prontuários de clientes ativos e formulários do Serviço Escola.
Clínica Escola de Fisioterapia
- Unidade de Avaliação (01 consultório Fisioterápico)
- Unidades de Atendimento Individual e Ginásio: Unidade de Fisioterapia Aquática (01 piscina térmica); Unidade de Fisioterapia Pediátrica (01 ginásio); Unidade de Fisioterapia em Reumatologia (01 ginásio); Unidade de Fisioterapia Traumato-ortopédica (01 ginásio); Unidade de Fisioterapia Neuro Funcional (01 sala); Unidade de Reabilitação Cardio-Pulmonar (01 sala); Unidade de Fisioterapia Dermato Funcional/Ginecologia e Obstetrícia e Vascular (01 sala).
Clínica Escola de Medicina Veterinária
- 3 consultórios para atendimentos clínicos,
- 1 farmácia
- Sala de hidratação/fluidoterapia/observação
- Sala de exames - Ultrassonografia
- BLOCO CIRÚRGICO: Sala de Paramentação, Sala de Esterilização, Sala de Preparo Cirúrgico, Sala de Cirurgia.
Clínica Escola de Odontologia
A clínica é extremamente requisitada pela população carente de Recife e região e desta forma, apesar de possuir a capacidade de atendimento de 60 pacientes simultâneos e ter um horário de atendimento estendido, possui longa lista de espera composta de pacientes em busca do tratamento gratuito e de qualidade disponibilizados. No último ano aproximadamente 1.000 pacientes foram atendidos.
Para o atendimento aos pacientes, o curso de odontologia possui duas clínicas, a Clínica I, Clínica II. Possui também a Recepção e sala de espera, Setor de Radiologia e a Central de Materiais e Esterelização (CME), os atendimentos são feitos com hora marcada e de forma gratuita, passando por todas as especialidades da odontologia..
1- Clínica I:
Possui 12 boxes, equipados com um equipo odontológico, cadeira, refletor, dois mochos, um cesto de lixo, uma pia e uma bancada de apoio, onde o aluno pode guardar seus pertences durante o atendimento.
2- Clínica II:
Conta com 23 boxes, equipados da mesma maneira, com um equipo odontológico, cadeira, refletor, dois mochos, um cesto de lixo, uma pia e uma bancada de apoio. O setor de raio X se encontra entre as duas clínicas com 4 salas para funcionamento dos docente e discentes.
3 - Recepção:
Entrada da clínica onde os pacientes aguardam atendimento conta com bancos e banheiros femininos e masculinos. Recebe os pacientes do Curso de Odontologia, agenda paciente para a triagem e clínicas. Separa e distribui prontuários dos pacientes aos alunos em atendimento. Cadastra novos pacientes, encaminha pacientes para a triagem do atendimento de urgência.
4 - Almoxarifado:
Onde ficam armazenados em prateleiras os insumos e materiais utilizados pelos alunos. Também onde são guardados equipamentos como amalgamadores, fotopolimerizadores, ultrassom, aparelhos de pressão e etc.
5 - Setor de Radiologia:
Conta com quatro salas equipadas com cadeira e aparelhos para radiografias periapicais.
6 - Setor de Esterilização:
Responsável pela esterilização de TODO INSTRUMENTAL utilizado pelos alunos e professores do Curso. Regime de funcionamento das 8h às 22h, de 2ª a 6ª feira.
Possui armários específicos e organizados para a armazenagem e resfriamento da caixas metálicas submetidas à esterilização. Possui também ambiente de preparo, envelopagem, etiquetação, restrito aos funcionários ali lotados.