Plano Acadêmico:
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPAD
No ano de 2017, o PPAD passou por uma reestruturação de suas linhas e grupos de pesquisa, mantendo, porém, a mesma área de concentração, a saber, a administração estratégica. A reestruturação das linhas e grupos de pesquisa ocorreu em resposta a um processo de revisão de nosso planejamento estratégico em associação ao relatório CAPES recebido naquele mesmo ano.
Desde então, os cursos de mestrado e doutorado do PPAD passaram a organizar-se a partir de 3 linhas de pesquisa.
i) ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES: aborda as estratégias das organizações em seu esforço para responder às mudanças ambientais e aos desafios vivenciados pelas organizações tendo em vista suas próprias características e complexidades, o ambiente competitivo no qual estão inseridas, bem como os desafios para a inovarem e serem sustentáveis.
ii) FINANÇAS ESTRATÉGICAS: dedica-se ao aspecto estratégico relativo ao papel das finanças na gestão corporativa e tomada de decisão sem deixar de observar este mesmo processo decisório sob o ponto de vista cognitivo e comportamental, o que abre caminho para o estudo das finanças comportamentais.
iii) ESTRATÉGIAS DE MARKETING: pontua a estratégia organizacional a partir das lentes oferecidas pelo estudo do comportamento do consumidor, da estratégia de marketing e do marketing digital em sua atribuição de criar e entregar valor para atender seu público-alvo, contribuindo para a perenidade e desenvolvimento organizacional.
Ressalta-se que o PPAD é o único PPG com uma linha dedicada ao estudo das finanças no Estado do Paraná, sendo esta uma demanda que havia sido mapeada.
Cada Linha do PPAD desdobra-se em grupos de pesquisa. A Linha “Estratégia em Organizações” em razão de abordar um tema mais abrangente foi subdividida em 4 grupos de pesquisa. As Linhas “Estratégias de Marketing” e “Finanças Estratégicas” estão subdivididas em dois grupos cada.
Em seu processo de restruturação, uma das preocupações foi a de manter o foco e a atualização da linha sem perder de vista sua aderência à nova proposta pedagógica. Desta forma, a “gestão” de cada linha de pesquisa passou a ocorrer a partir da composição de um comitê científico da linha, formado pelos líderes de grupo de cada linha, sendo este responsável por manter a atualidade, pertinência, coerência e impacto da linha no programa e na sociedade. As atribuições deste comitê estão destacadas no Artigo 3, §2º do Regulamento Interno (RI) do Programa.
DAS LINHAS DE PESQUISA:
A Linha “Estratégia em Organizações” é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Carlos Olavo Quandt
• Prof. Eduardo Damião da Silva
• Prof. Heitor Takashi Kato
• Prof. Jansen Maia Del Corso
• Prof. June Alisson Westarb Cruz
• Prof. Paulo Mussi Augusto
• Prof. Ubiratã Tortato
A Linha “Estratégias de Marketing é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Eliane Cristine Francisco Maffezzolli
• Prof. Heitor Takashi Kato
• Prof. Paulo de Paula Baptista
• Prof. Juan José Camou Viacava
A Linha “Finanças Estratégicas é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Alceu Souza
• Prof. Angela Cristiane Santos Póvoa
• Prof. June Alisson Westarb Cruz • Prof. Newton Afonso Carneiro Jr.
• Prof. Pedro Guilherme Piccoli
O MESTRADO
O curso de mestrado está organizado em duas etapas: a etapa curricular e a etapa monográfica. A etapa curricular corresponde ao cumprimento dos créditos por meio de disciplinas ou atividades propostas, e nos quais os alunos devem completar um mínimo de 24 créditos. A fase monográfica, que é escrita da dissertação, corresponde a 6 créditos. Desta forma o número total de créditos para a conclusão do mestrado é de, no mínimo, 30 créditos (ver Art.22 do RI).
A composição dos créditos obedece a uma estrutura mínima, mas que não limita o cumprimento de créditos adicionais.
- 3 (três) disciplinas devem pertencer ao núcleo obrigatório, totalizando 09 créditos;
- Pelo menos 2 (duas) disciplinas eletivas devem ser necessariamente pertencentes à Linha de pesquisa na qual o aluno encontra-se vinculado, somando mais 6 créditos.
- Pelo menos uma disciplina deve ser do núcleo instrumental, de natureza quantitativa ou qualitativa, a depender do projeto de pesquisa, somando mais 3 créditos.
Desta forma, 18 créditos devem ser cumpridos obedecendo a estrutura mínima proposta. Os demais créditos faltantes (6 créditos) podem ser cumpridos por meio de outras disciplinas eletivas de qualquer natureza (instrumental, de concentração ou institucional), a depender dos interesses da pesquisa.
Em todo esse processo de cumprimento de créditos, o(a) mestrando(a) deve ser supervisionado por seu orientador(a). Cada crédito equivale a 15 horas de aula e as disciplinas são oferecidas trimestralmente. Além disso, a trajetória do mestrando envolve participação em grupos e seminários de pesquisa.
Grupos de Pesquisa: Cabe ao estudante participar ativamente do grupo de pesquisa alinhado ao seu objeto de estudo para refinamento da pesquisa em seus aspectos teóricos, práticos e metodológicos.
Aula Magna: É um evento anual que marca o início do período letivo bem como a entrega do Caderno do aluno, documento que sintetiza as principais informações sobre o curso. Seminário de Pesquisa em Assembleia Geral: Neste evento, que ocorre após a Aula Magna, cada proposta de pesquisa ainda não qualificada em banca é apresentada aos professores e alunos do programa, num modelo de “Assembleia Geral”. Este evento tem duração de 2 a 3 dias a depender do número de propostas a serem analisadas. Cada proposta é apresentada de forma sintética em, no máximo, 10 minutos pelo mestrando ou doutorando e recebe contribuições de alunos e professores de todos as linhas por um prazo estimado de 15 minutos. Assim, todas as propostas em andamento do Programa, quer sejam de mestrado ou doutorado são debatidas pelo programa como um todo.
Bancas de Qualificação e de Defesa
A banca de qualificação de projeto ocorre até o décimo-quinto mês do curso perante banca composta por, no mínimo, três professores doutores sendo pelo menos um externo ao
Programa, conforme Art. 26 do RI. Segundo o mesmo Regulamento, Art. 24, o(a) aluno(a) deve ter concluído com aproveitamento pelo menos 75% (setenta e cinco) dos créditos em disciplinas necessárias à integralização do curso.”
Banca de Defesa: A defesa final e oficial da dissertação é pública e ocorre até o vigésimo-quarto mês do curso diante de uma banca constituída por dois membros do Programa e por um membro externo à Instituição vinculado a um curso Stricto Sensu, sendo necessária a conclusão de 100% dos créditos em disciplinas necessários à integralização do curso (Art. 27, §1 e§3 do RI).
Duração do curso: A duração prevista é de no mínimo 18 meses e no máximo 24 meses. Em casos especiais poderá ser concedida a prorrogação de prazo por um período de 3 meses. A figura 4 busca sintetizar os aspectos mais relevantes da trajetória do estudo de mestrado no curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
As instalações na Unviersidade Nilton Lins contam com sala de aula mobilizada com capacidade para 30 alunos. A sala de aula conta com recursos audiovisuais, projetor, computador, caixas de som e afins. Conta ainda com laborátório para atividades de informática.
Cronograma de Atividades:
As aulas ocorrem em modo presencial na Instituição receptora, sendo ministradas as seguintes disciplinas pelos professores abaixo relacionados:
Professor Disciplina
Paulo Baptista Metodologia de pesquisa aplicada
Eduardo Damião Política e Estratégia Empresarial
Paulo Mussi Análise qualitativa de dados
Eliane Francisco Análise quantitativa de dados
Pedro Piccoli Finanças Corporativas e mercado de capitais
Ubiratã Tortato Sustentabilidade organizacional e economia circular
Angela Póvoa Aspectos comportamentais e cognitivos da tomada de decisão
Carlos Quandt Gestão da Inovação
Kleber Candioto Epistemologia (apenas para doutorado)
Estágio obrigatório
Os alunos de doutorado irão acompanhar os professores orientadores em suas atividades na graduação. Dentre estas atividades estão: preparação de aulas, preparação de material didático, acompanhamento de dúvidas de alunos e apresentação de temas específicos. Cabe ressaltar que os alunos de doutorado poderão também acompanhar a orientação de alunos de graduação em Iniciação Científica bem como serão estimulados a elaborar projetos de pesquisa de Iniciação Científica na instituição receptora.