Plano Acadêmico:
6. Plano acadêmico do projeto
6.1 Objetivos
a. Viabilizar a formação e titulação de docentes da FIC/UFAM (instituição receptora), no doutorado;
b. Contribuir para a criação e consolidação, na UFAM, de linhas e grupos de pesquisas que atendam às necessidades locais e regionais;
c. Possibilitar o progresso qualitativo e quantitativo, bem como a consistência da produção científica dos docentes-pesquisadores da FIC/UFAM;
d. Estabelecer parceria colaborativa, duradoura e sistemática entre os grupos de ensino e pesquisa em Ciência da Informação, atualmente operantes nas instituições parceiras e, posteriormente, entre o PPGCINF/UnB e o PPGCI/UFAM.
6.2 Metas
a) Formar 16 doutores em Ciência da Informação;
b) Fomentar e fortalecer o corpo técnico-científico da área de Ciência da Informação no Estado do Amazonas, com a publicação (ou indicativo) de, ao menos, 32 artigos em coautoria em periódicos do estrato B1 ou superior na área Comunicação e Informação;
c) Criar rede de pesquisa científica, promover a sustentabilidade de linhas de pesquisa para a consolidação do PPGCI da FIC/UFAM e o engajamento coletivo com as atividades de pesquisa existentes no PPGCINF/UnB.
6.3. Seleção de alunos
Os critérios e a sistemática de seleção seguirão o que já é realizado pelo PPGCINF/UnB. Haverá um edital específico para seleção de, pelo menos, 11 docentes da UFAM, podendo as outras cinco vagas serem ocupadas por docentes e servidores técnico-administrativos da UFAM ou da região Norte, considerando a ordem de classificação no processo seletivo. Da seleção dos candidatos poderão participar docentes e técnicos administrativos da UFAM que, na data da matrícula, não estejam em afastamento, não estejam cedidos para outras instituições e não estejam em processo de redistribuição.
O candidato ao Dinter deverá apresentar os seguintes documentos, todos em formato PDF:
a) Formulário de inscrição preenchido;
b) Projeto de pesquisa de Doutorado;
c) Cópia do Diploma de Mestrado;
d) Histórico Escolar do Mestrado;
e) Currículo Lattes atualizado há menos de 30 (trinta) dias da data de inscrição;
f) Cópia do Documento de Identidade;
g) Cópia do CPF;
h) Cópia do Título de Eleitor, comprovantes da última votação ou Certidão de Quitação emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
i) Certificado de Reservista, quando aplicável.
j) Comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas serão submetidos a três etapas de seleção, classificatórias e eliminatórias, conforme edital específico: a) prova escrita de Ciência da Informação; b) avaliação do projeto de pesquisa de Doutorado; c) prova oral (arguição oral do candidato pela comissão de seleção, sobre a proposta apresentada no seu projeto de pesquisa).
Cada etapa de avaliação será julgada por, no mínimo, dois ou, no máximo, três membros da comissão de seleção, representando as linhas de pesquisa do PPGCINF. A avaliação das provas escritas será feita sem que a banca possa identificar o candidato, mediante registro das provas por meio de códigos, de acesso confidencial, restrito e exclusivo da secretaria do PPGCINF.
A cada uma das provas será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
Será classificado para o DINTER o candidato que obtiver a nota mínima de 7,0 (sete) em cada uma das três etapas classificatórias e eliminatórias. Serão selecionados para ingresso no DINTER os candidatos com melhor classificação e que atendam aos interesses das linhas de pesquisa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos professores orientadores.
Até a data da matrícula no doutorado em Ciência da Informação, o candidato aprovado na seleção deverá apresentar, à Secretaria do PPGCINF, os certificados de proficiência em língua estrangeira – inglês e espanhol (ou francês).
Da proficiência
O aluno deverá comprovar proficiência em língua estrangeira, compreendida como língua não materna, em conformidade com o exposto no Edital de Seleção ao DINTER. Serão aceitos os seguintes certificados de proficiência: Test of English as Foreign Language (TOEFL) com as pontuações mínimas: Computer Based Test (CBT): mínimo 190 pontos; Paper Based Test (PBT): mínimo 550 pontos; Internet Based Test (IBT): mínimo 80 pontos. Institutional Testing Program (ITP) – Level 1: mínimo 460 pontos. International English Language Test (IELTS): mínimo 6,0 pontos. Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) – nível B1 (Intermediate), 2 Skills (R): com aproveitamento de, no mínimo, 60%. Cambridge English: Preliminary (PET): com aproveitamento de, no mínimo, 60%. Michigan Language Assessment (ECPE) com, no mínimo, nota H (Honors). O DELF – Diplôme d’Études en Langue Française / DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française, nível B-1. Aliança Francesa (francês) – teste: mínimo 70 pontos ou B-1. Certificado Español Lengua y Uso (CELU), Diploma de
Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), mínimo Nível B-1. Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE), mínimo Nível B-1 na modalidade global ou S2. Comprovação de ter cursado ao menos um ano do ensino médio em uma escola bilíngue. Certificados de cursos de línguas realizados no Brasil ou no exterior, devidamente assinados e reconhecidos, e certificados de cursos presenciais do Programa Inglês Sem Fronteiras, nos quais seja comprovada carga horária mínima de 500 horas de estudos. Ainda serão aceitos os certificados de proficiência expedidos por instituições federais de ensino superior e estaduais com nota igual ou superior a 7,0 (70% de acertos).
6.4 Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
O estágio obrigatório será de dois semestres (em até nove meses), na sede da instituição promotora, mediante a participação do aluno em atividades do grupo de pesquisa do orientador, bem como das demais atividades em disciplinas, de pesquisa e de orientação. No período de estágio, os encontros entre orientador e orientando poderão ser mais concentrados, visando à elaboração do projeto de tese. O primeiro período deverá ocorrer até o segundo semestre do curso, e o segundo período até o quinto semestre. Durante o estágio obrigatório, o aluno deverá estar liberado de suas atividades na instituição receptora com garantia de seus vencimentos.
6.5 Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores
Esta proposta de DINTER está voltada para mestres da instituição receptora, o que reduz a possibilidade de endogenia, considerando que os candidatos ao Doutorado não foram formados pelo PPGCINF/UnB. O PPGCINF oferece a possibilidade de seus alunos cursarem disciplinas em outros programas de pós-graduação da UnB, do Brasil e do exterior, desde que haja anuência do orientador e do compromisso do aluno quanto a posterior pedido de aproveitamento de créditos.
A previsão de dois semestres de estágio obrigatório propiciará a interlocução mais ampla com grupos de pesquisa do programa promotor, que contam com pesquisadores de diferentes instituições e regiões. Tais atividades minimizarão os riscos de endogenia, visto que os professores da UFAM estarão inscritos no interior de um universo acadêmico amplo e diversificado.
As bancas de avaliação de exames de qualificação e de defesa de doutorado deverão contar com a presença de professores externos ao PPGCINF, credenciados a programas de pós-graduação de todo o país, visando à qualidade e ao rigor na avaliação dos trabalhos, mediante a pluralidade de leituras e análises dos projetos/pesquisas.
Ainda há a possibilidade de coorientação da tese por docentes de outros programas de pós-graduação.
6.6. Recursos tecnológicos de educação à distância
As tecnologias de EAD serão fundamentais para o desenvolvimento do DINTER, levando em conta a distância entre a instituição proponente e a instituição receptora. Assim, para além das atividades de ensino que serão desenvolvidas na UFAM, por professores do PPGCINF/UnB e dos estágios na instituição promotora que serão feitos pelos alunos do DINTER, as demais atividades de orientação e contatos serão em EAD. A unidade de ensino em que se localiza o PPGCINF/UnB, a FCI, possui infraestrutura adequada a essas atividades, em especial: área coberta por wi-fi, laboratórios de informática e sala equipada para videoconferência, que permite a realização de palestras, seminários, minicursos, orientações e participação em grupos de pesquisa.
Os alunos do Programa têm à sua disposição três laboratórios de informática na FCI. O Laboratório 1 e 2 contam com 70 computadores modernos e com softwares atualizados instalados. O Laboratório 3 está reservado para atividades de editoração. Todos eles são usados nas disciplinas da Pós-Graduação e disponíveis para a condução de pesquisas.
Mediante a crescente opção dos alunos pelo uso de seus próprios notebooks, há a possibilidade de instalação de programas nos seus equipamentos pessoais, como softwares de extração, tratamento e análise de dados estruturados e não-estruturados.
A Universidade também oferece o ambiente “Aprender UnB” para ensino à distância, com o Moodle, uma plataforma que contribui para a criação de cursos on-line e como suporte on-line a cursos presenciais, com o compartilhamento de informações sobre as disciplinas (plano, cronograma, material didático, fórum de debates, avaliação etc.) de alta qualidade e com variados recursos disponíveis
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
14. Infraestrutura na receptora
14.1 Laboratórios da UFAM
Como suporte complementar aos estudos a serem realizados pelos estudantes do DINTER UnB/UFAM, a FIC disponibilizará uma estrutura administrativa que permitirá o funcionamento do curso. Para auxiliar o processo ensino-aprendizagem, disponibilizará aos discentes e docentes, além da sala convencional, uma sala de projeção, com capacidade para 40 pessoas, projetor multimídia e sonorização, além de duas salas de aulas equipadas com 25 computadores cada uma, com acesso à internet para o desenvolvimento de suas atividades, além de permitir o acesso ao portal de periódicos da CAPES e demais bases de dados de acesso aberto ou que tenham sido adquiridas pela UFAM. Além disso, os discentes poderão ter acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFÉ), um serviço de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que permite o acesso remoto ao acervo do Portal de Periódicos. Por meio desse recurso, o usuário pode ter acesso aos conteúdos assinados pela CAPES de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que esteja conectado à internet. Cabe salientar que o Centro de Educação à Distância (CED) possui um laboratório devidamente equipado para o desenvolvimento das atividades que se fizerem necessárias, na modalidade à distância.
14.2 Biblioteca da UFAM
O SISTEBIB da UFAM possui seu acervo automatizado por meio do Sistema Pergamum, tornando a consulta bibliográfica e a reserva disponível on-line, por meio do acesso ao link disposto no endereço www.ufam.edu.br. Em termos numéricos de recursos físicos, o acervo é composto 320.808 monografias, 18.005 títulos de periódicos e 202.481 fascículos. São oferecidos pelo Sistema os seguintes serviços: consulta e empréstimo de material bibliográfico em suporte papel; consulta e acesso ao material bibliográfico em suporte eletrônico para bases de dados pagas – ABNT Coleção Digital, Coleção Atheneu (e-books), Portal Saúde, Compendex, SciFinder –, além de disponibilizar links para diversas bases gratuitas por área do conhecimento (http://biblioteca.ufam.edu.br/base-de-dados) que são
atualizadas constantemente; Boletim de Novas Aquisições disponibilizado eletronicamente no site www.biblioteca.ufam.edu.br; Desenvolvimento de competência em Informação, programa de formação de usuários, visando constituir habilidades e atitudes eficazes para manuseio dos mais variados recursos de informação em suporte digital, bem como dos serviços e produtos disponibilizados pelo SISTEBIB/UFAM; Manual para normalização de trabalhos acadêmicos (http://biblioteca.ufam.edu.br/images/pdf/guia_tede.pdf); Ferramenta de Apoio ao Ensino (http://biblioteca.ufam.edu.br/capacitacao/apoio-aoensino), a qual disponibiliza um conjunto de ferramentas on-line livres para auxiliar no processo de aprendizagem, ensino, transferência de conhecimentos e formação; Comutação Bibliográfica (COMUT), que propicia a produção de fotocópias de vários tipos de documentos, tais como periódicos, teses, livros etc., relativamente a itens encontráveis em outras bibliotecas das IFE’s do país; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Eletrônicas da UFAM (BDTD/UFAM), que disponibiliza as teses e dissertações dos programas de pós-graduação da UFAM pelo link www.ufam.edu.br/tede, indexada na Biblioteca Digital Nacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT; Repositório Institucional (RIU/UFAM), disponibilizando a produção científica da Universidade (http://riu.ufam.edu.br). Tanto a BDTD/UFAM quanto o RIU/UFAM são indexados no Scielo, na rede La Refrencia, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD); Acesso remoto, pela Rede Cafe, a todos os serviços e produtos disponibilizados em plataformas digitais; sistema de ficha catalográfica on-line; Chat para atendimento imediato e esclarecimentos de dúvidas; formação em competência em informação, visando capacitar o usuário do SISTEBIB para interagir com diversas plataformas, ferramentas e suportes de modo a favorecer a geração de informação e conhecimento. O discente poderá, no link http://biblioteca.ufam.edu.br/evento/month.calendar/2017/10/26/-, verificar a agenda de treinamentos e fazer sua inscrição pelo portal do Sistema de Bibliotecas. A Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) está instalada em uma edificação de dois andares, com uma área útil de aproximadamente 2.700m2, dispondo de uma infraestrutura que permite aos usuários realizarem seus estudos de forma individual ou em grupo, no horário ininterrupto das 8h às 20h, de segunda a sexta. No piso superior há um amplo salão para estudo com
cabines individuais e ambiente para estudo em grupo; no térreo estão localizados 96 guarda-volumes, sala de administração, salão de acervo com balcão de atendimento, três terminais de atendimento, seis terminais de computadores exclusivos para consulta ao acervo. Cabe salientar que a BSSN, segundo o Relatório de 2017, possui um acervo composto de 129.665 itens e 6.775 exemplares de periódicos cadastrados no sistema. Quanto à área da Ciência da Informação, a BSSN disponibiliza 1.314 itens registrados.
14.3 Bibliotecas da UnB
O Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB) é coordenado pela Biblioteca Central (BCE) e conta com cinco bibliotecas setoriais e uma biblioteca central. Estudantes de todos os cursos e níveis têm acesso aos recursos de informação e serviços de todas as bibliotecas que constituem o SiB-UnB. A BCE possui uma área de 16.000 m² e capacidade para 1.6 milhão de itens e pouco mais de dois mil usuários sentados, simultaneamente. Funciona 24 horas em dias úteis e, de 7 às 19 horas, aos sábados, domingos e feriados. Aberta ao público interno e externo, é uma das bibliotecas universitárias que mais se mantém aberta no Brasil.
É na BCE que se encontra o acervo de interesse da área de Ciência da Informação. Entre os serviços ofertados na BCE estão o catálogo público de acesso on-line3, cabines de áudio e vídeo, serviços de compartilhamento de recursos de informação em rede de bibliotecas no Brasil (COMUT), sala de reserva, auditório, sala de treinamento e videoconferência, treinamentos em bases de dados, visitas orientadas, empréstimo domiciliar, renovação on-line de material emprestado, consulta de material emprestado, laboratórios de informática, empréstimo de notebooks, scanners de autoatendimento, laboratório institucional de digitalização, entre outros. A BCE também fornece acesso a bases de dados, ao Portal de Periódicos da CAPES e recursos tecnológicos disponíveis à comunidade universitária.
Além das bases de dados acessíveis pelo Portal de Periódicos da CAPES – Web of Science (multidisciplinar), Scopus, Journal Citation Reports, Encyclopedia Britannica, Eighteenth
3 Informações disponíveis em: <https://consulta.bce.unb.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_bibliotecas=&filtro_obras=&id=>.
Century Collections Online, ERIC: Education Resources Information Center, Social Services Abstracts, Sociological Abstracts, Technology Research Database, LISA, etc.) –, a BCE mantém a assinatura das seguintes bases de dados: Academic Search Ultimate (EBSCO), Oxford Scholarship Online, PROQUEST, SciVal, Target GEDWeb, Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Universitária da Pearson, eBook Academic Collection (EBSCO). Estas três últimas bases de dados são exclusivas de livros digitais de acesso integral.
A BCE oferece um robusto conjunto de serviços de informação em ambiente digital, que tem como objetivo a gestão e ampla disseminação dos conteúdos produzidos na instituição, a saber: Portal de Periódicos da UnB, que reúne e permite acesso aos mais de 80 periódicos científicos editados pela UnB4; Biblioteca Digital Sonora, criada para atender à demanda dos deficientes visuais (da UnB e da comunidade em geral), coletando, reunindo, organizando e armazenando materiais em formato digital, a fim de satisfazer as necessidades de informação de seus usuários5; Portal de Conferências da UnB, ambiente institucional para publicação, em formato digital, de Conferências realizadas na UnB6 e Repositório Institucional da UnB, sistema de informação que tem por objetivo reunir e disseminar amplamente a produção intelectual da Universidade, inclusive teses e dissertações7.
Por fim, estudantes da UnB têm à sua disposição, na BCE, três laboratórios de informática nos quais há 80 modernos computadores.
Considerando que a UnB é uma instituição tradicional e de excelência no campo da Ciência da Informação, é importante destacar que a BCE conta com coleções bem desenvolvidas nessa área, seja pela relevância das obras, dos títulos de periódicos e das bases de dados, seja por sua atualização e quantidade. Assim, a BCE oferece infraestrutura informacional necessária para o bom funcionamento de cursos de pós-graduação. 4 Informações disponíveis em: <http://www.periodicos.unb.br/>.
5 Informações disponíveis em: <http://www.bds.unb.br>. 6 Informações disponíveis em: <http://www.conferencias.unb.br>. 7 Informações disponíveis em: <http://www.repositorio.unb.br>.
14.4 Outros recursos da UFAM
O DINTER UnB/UFAM funcionará com o apoio da infraestrutura administrativa da FIC. Os grupos de pesquisa existentes atualmente, o Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA) e o Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC), também serão espaços de interações entre os estudantes do Doutorado Interinstitucional, bem como o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação (NEPCI) também poderá ser utilizado como sala de apoio para as atividades de pesquisa do DINTER UnB/UFAM.