Dados do Programa
Número da Proposta:
40/2018
Período de Vigência:
04/03/2019
a
31/03/2023
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
8
Data de Fim Previsto:
30/12/2022
Local de Execução do Projeto:
Teresina - PI
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO DINTER UFPI/UESPI
O Plano Acadêmico do DINTER/PPGEnf da UFPI/UESPI se relaciona com a cidadania, educação e cultura. Representa nossa identidade pedagógica e formaliza um compromisso assumido por Docentes, Discentes, Servidores, Profissionais e Membros e grupos da comunidade, em torno deste projeto educacional de Doutorado em Enfermagem. Assegura a formação necessária aos Doutorandos na Área de Concentração - Enfermagem no Contexto Social, nas Linhas de Pesquisa 1. Processo de cuidar em saúde e enfermagem e 2. Políticas e práticas socioeducativas em enfermagem, com base nos objetivos e perfil do Egresso do Programa.
Área de Concentração: Enfermagem no contexto social - Enfocam temas e perspectivas teórico-metodológicas para pesquisas, saberes e práticas com ênfase nas correntes filosóficas, teorias e conceitos que norteiam o cuidar do indivíduo, família, comunidade e outros grupos sociais, no ciclo vital e no desenvolvimento humano, partindo da premissa de análise crítica e reflexiva das ações em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros no cotidiano do cuidar em práticas socioeducativas, processo de trabalho e de gestão nos serviços, no contexto das políticas de saúde regional, nacional e internacional.
A Linha de Pesquisa 1: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem - Envolve processo sistematizado de cuidar do ser humano na promoção da saúde, prevenção de doenças, agravos e complicações, detecção precoce de risco, acompanhamento e avaliação do tratamento e do processo de reabilitação, no âmbito do individuo, família e comunidade, nas dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e de ser cuidado. Compreende os indicadores, determinantes sociodemográficos, expressões de saúde e qualidade de vida. Desencadeia reflexões sobre o processo de cuidar e o papel da Enfermagem. As reflexões devem incidir sobre a análise acerca de novos desafios colocados no mundo globalizado e a ética do cuidar. As pesquisas devem ser orientadas para levantar reflexões acerca de grupos populacionais, grupos de risco e voltar-se para a análise dos fenômenos que envolvem o cotidiano da clientela e sua relação com o processo de trabalho e de cuidar em Enfermagem.
A Linha de Pesquisa 2: Políticas e Práticas Socioeducativas de Enfermagem - Refere-se à concepção, formulação de estratégias e propostas de operacionalização das políticas e educação em saúde e articulação com os saberes e as práticas de enfermagem, os modelos de assistir e ensinar em saúde visando à qualidade da gestão dos serviços e da assistência de Enfermagem à população/família e comunidade. Inclui concepção, aspectos históricos e sociais, técnicos e científicos da saúde e da profissão de Enfermagem e a formulação de operacionalização das políticas públicas de saúde, na perspectiva do SUS, concepções pedagógicas e éticas e sua articulação com as práticas de cuidado em Enfermagem e a dimensão educativa no trabalho e saúde.
A Área de Concentração e as duas Linhas de Pesquisas tem articulação e aderência aos Projetos de Pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidos, a estrutura curricular e a infraestrutura do PPGEnf, resultando em produções científicas originais e relevantes, publicadas em periódicos Qualis A1, A2 e B1, assim como divulgadas em eventos nacionais e internacionais, conforme os Objetivos e a Modalidade Acadêmica do Programa.
A Estrutura Curricular do Programa é constituída por 25 disciplinas, 10 obrigatórias e 15 optativas. Das obrigatórias, 02 do Mestrado são optativas para o Doutorado. Das disciplinas obrigatórias, 06 são oferecidas no Mestrado, com 45h cada (18 créditos) e 04 no Doutorado, 02 com 60h cada e 02 com 45h cada (14 créditos). Das 15 disciplinas optativas, 03 são oferecidas somente para o Doutorado, dessas 03 disciplinas, 01 possui 45h (03 créditos) e 02 possuem 30h cada (04 créditos). As 12 disciplinas optativas restantes são oferecidas para ambos os Cursos, 10 disciplinas com 45h cada (30 créditos) e mais 02 disciplinas com 30h cada (04 créditos).
No Doutorado existe uma disciplina relacionada à Tese com 12 créditos e mais Estágio de Docência para alunos bolsistas/CAPES e voluntários com 08 créditos. Um crédito equivale a 15 horas.
O Programa de Pós- Graduação em Enfermagem conta, com base no Regimento, com 25 disciplinas que são oferecidas regularmente e de acordo com a Área de Concentração e Linhas de Pesquisas. O Curso de Doutorado deverá ser realizado no prazo mínimo de 24 meses e máximo de 42 (quarenta e dois). No caso de alunos bolsistas do Doutorado, o curso deverá ser realizado em 36 meses e poderá ser prorrogados, com justificativa, por até 6 (seis) meses.
O Curso de Doutorado em Enfermagem é constituído por 19 disciplinas, o que corresponde a um total de 55 créditos, dos quais o aluno portador do título de Mestre deverá integralizar o mínimo de 48 créditos, sendo, 14 créditos obrigatórios, 06 optativos, 12 da Defesa de Tese e até 16 que poderão ser consignados do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI nos últimos dez anos, desde que, o aproveitamento desses créditos em disciplinas cursadas seja requisitado pelo aluno, por meio do Protocolo Geral da UFPI, ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, logo após a matrícula no Doutorado.
Do total de créditos pelo menos, 18 (dezoito), deverão ser em disciplinas ofertadas pelo Programa, conforme a Resolução Nº 189/07- CEPEX, Art. 2º. O aluno, cujo título de Mestre não tenha sido obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI deverá integralizar o mínimo de 48 créditos, sendo 14 obrigatórios, 22 optativos e 12 da Defesa de Tese.
Poderá ser dispensado de até 16 créditos optativos quando obtiver equivalência entre disciplinas cursadas em outros cursos de Mestrado, nos últimos dez anos, com as do Currículo vigente no Programa Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI.
No Doutorado, as disciplinas são distribuídas nos 06 (seis) Semestres Regulares que constituem o Curso, com produtos específicos para cada etapa.
No 1º Semestre são cursadas 02 disciplinas obrigatórias:
1- Política de saúde e aspectos organizacionais do SUS- 60h (04 créditos)
2- Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem- 60h (04 créditos)
PRODUTO DO 1º SEMESTRE: Apresentação pelos alunos do problema a ser investigado, relacionado a uma das Linhas de Pesquisa do Doutorado e ao aprofundamento do conhecimento científico de temas relacionados à Enfermagem e às políticas públicas e do método de pesquisa para dar embasamento teórico aos projetos dos alunos.
No 2º Semestre é cursada 01 disciplina obrigatória:
1-Fundamentos didático-pedagógico para a formação do professor-pesquisador)- 45h (3 créditos)
PRODUTO DO 2º SEMESTRE: é um Manuscrito de aprofundamento teórico-conceitual dos temas propostos nos projetos dos alunos, integrando-os aos conhecimentos das disciplinas oferecidas.
No 3º Semestre são cursadas 01 disciplina obrigatória e 01 optativa a escolha dos alunos:
1.Oficina de produção do conhecimento em saúde e enfermagem (Obrigatória)-- 45h (3 créditos)
2.Disciplina optativa a escolha dos alunos
PRODUTO DO 3º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas. Nesse semestre serão realizadas as Qualificações dos Projetos, vinculados às Linhas de Pesquisa correspondentes. Ainda nesse semestre os projetos de pesquisa serão submetidos ao Comitê de Ética da UFPI.
No 4º Semestre – Disciplinas optativas a escolha dos alunos
PRODUTO DO 4º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas. Aprovação do Projeto de Pesquisa no Comitê de Ética da UFPI e início da coleta de dados da Tese.
No 5º Semestre - Disciplinas optativas a escolha dos alunos
PRODUTO DO 5º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas e análise de dados da Tese.
No 6º Semestre – alunos são acompanhados pelos professores para defesa de Tese
PRODUTO DO 6º SEMESTRE: apresentação do Relatório Final da Tese, juntamente com um segundo Artigo aceito ou publicado em um periódico indexado em bases de dados, Qualis A até B1 para Enfermagem, como contribuição para a Enfermagem e realizar a Defesa Pública.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DO DINTER
A avaliação da Aprendizagem dos Discentes do Doutorado do PPGEnf, envolve processos formativos, somativos e de autoavaliação e se dá por meio das Disciplinas cursadas e avaliação dos produtos ou elementos de acompanhamento/avaliação resultantes de cada semestre do Doutorado. Estes resultados são importantes para nortear as ações de ensino na pós-graduação, como: educar para a solidariedade por intermédio de estratégias de inclusão e valorização da vida. Nesse sentido, as estratégias de avaliação são desenvolvidas por meio da utilização de metodologias ativas no contexto da educação e da formação de recursos humanos em saúde no ensino aprendizagem, com a utilização de novos recursos e ferramentas, como métodos dinâmicos e instrumentos auxiliares de ensino-aprendizagem para a construção de novos saberes, como: debates, estudos dirigidos, exposição dialogada, exposição de vídeos, mapa mental, painéis, portfólio, resenhas de textos, roda de conversa, seminários, trabalhos e dinâmicas em grupo, visitas técnicas, prática de discussão e análise de artigos, livros, Dissertações e Teses nacionais e internacionais, dentre outros. O registro das Avaliações é feito no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA da UFPI, por meio do Diário Eletrônico com a anotação da frequência, das notas (de 0 a 10), conforme Plano de Ensino e Cronograma das atividades. No entanto, embora a avaliação dos alunos da pós-graduação ocorra ao longo das disciplinas ofertadas e do acompanhamento dos produtos de cada semestre dos Cursos, se realiza também a condução dos Egressos da Pós-graduação para avaliar suas nucleações/inserções e desempenhos em instituições regionais, nacionais e internacionais com o objetivo de implantar novas ações para a estruturação e qualificação do Programa.
Obs: No Programa existe ainda o Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES- 120h (08 créditos)
Disciplinas Obrigatórias do Curso de Doutorado em Enfermagem do PPGEnf/CCS/UFPI:
1- Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem- 60h (04créditos)
2- Políticas de saúde e aspectos organizacionais do SUS- 60h (04créditos)
3- Oficina de produção do conhecimento em saúde e enfermagem- 45h (03 créditos)
4- Fundamentos didático-pedagógicos para formação do professor-pesquisador- 45h (03 créditos)
Disciplinas Optativas do Curso de Doutorado em Enfermagem do PPGEnf/CCS/UFPI:
1- Métodos Quantitativos I- 45h (03 créditos)
2- Tecnologias em Saúde e Enfermagem- 45h (03 créditos)
3- Métodos Quantitativos II- 45h (03 créditos)
4- Análise crítica dos métodos qualitativos- 45h (03 créditos)
5- Gestão e políticas de saúde- 45h (03 créditos)
6- Fundamentos teórico filosóficos do cuidar em Enfermagem- 45h (03 créditos)
7- História e práticas sociais da Enfermagem- 45h (03 créditos)
8- Prevenção e controle das infecções em serviços de saúde- 45h (03 créditos)
9- Saúde da mulher no contexto social brasileiro- 45h (03 créditos)
10- A multidimensionalidade do envelhecimento- 30h (02 créditos)
11- Enfermagem, saúde e sociedade- 45h (03 créditos)
12- Enfermagem em Estomaterapia- 45h (03 créditos)
13- Violência e drogas no contexto social, político e de saúde- 30h (02 créditos)
14- Tópicos de Pesquisa I- 30h (02 créditos)
15- Tópicos de Pesquisa II- 30h (02 créditos)
Atividades referentes a Tese e Estágio Docente
1- Defesa da Tese- 180h (12 créditos)
2- Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES- 120h (08 créditos)
Disciplinas do PPGEnf por Linha de Pesquisa
Disciplinas que correspondem a Linha de Pesquisa 1- Processo de cuidar em saúde e enfermagem são: 1. Fundamentos teóricos e filosóficos do cuidar em enfermagem; 2. Práticas holísticas e qualidade de vida; 3. Tecnologias em Saúde e Enfermagem; 4. A multidimensionalidade do envelhecimento; 5. Enfermagem em Estomaterapia; 6. Enfermagem em saúde e sociedade; 7. Saúde da mulher no contexto social brasileiro.
Disciplinas que correspondem a Linha de Pesquisa 2- Políticas e práticas socioeducativas em enfermagem são: 1. Gestão e políticas de saúde; 2. História e praticas sociais da enfermagem; 3. Epidemiologia em saúde; 4. Violência e drogas no contexto social, político e de saúde; 5. Políticas de saúde e aspectos organizacionais do SUS; 6. Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem.
Disciplinas que correspondem as Linhas 1 e 2: 1. Metodologia de pesquisa; 2. Seminário de Dissertação; 3. Oficina de elaboração de Dissertação; 4. Didática aplicada a Enfermagem; 5. Métodos Quantitativos I; 6. Métodos Quantitativos II; 7. Prevenção e controle de infecções hospitalares; 8. Oficina de produção do conhecimento em saúde e enfermagem; 9. Fundamentos didático-pedagógicos para formação do professor-pesquisador; 10. Análise crítica dos métodos qualitativos; 11. Tópicos de Pesquisa I; 12. Tópicos de Pesquisa II.
DOCENTES E DISCIPLINAS MINISTRADAS NO DINTER EM 2019 – 1
1.Ana Maria Ribeiro dos Santos - Tópicos de Pesquisa I
2.Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle - Prevenção e Controle das Infecções em Serviços de Saúde
3.Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes - Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem
4.Claudete Ferreira de Souza Monteiro - Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem
5.Fernanda Valeria Silva Dantas Avelino - Enfermagem em saúde e sociedade
6.Grazielle Roberta Freitas da Silva - Fundamentos Teóricos e Filosóficos do Cuidar em Enfermagem e Tópicos de Pesquisa I
7. Lídya Tolstenko Nogueira - Tópicos de Pesquisa I
8.Márcia Astrês Fernandes - Políticas de saúde e aspectos organizacionais do SUS e Tópicos de Pesquisa I
9.Maria do Livramento Fortes Figueiredo - Tópicos de Pesquisa I
10.Maria Eliete Batista Moura - Tópicos de Pesquisa I e Prevenção e Controle das Infecções em Serviços de Saúde
11.Silvana Santiago da Rocha - Enfermagem em saúde e sociedade e Tópicos de Pesquisa I
12.Telma Maria Evangelista de Araújo - Epidemiologia em saúde, Políticas de saúde e aspectos organizacionais do SUS e Tópicos de Pesquisa I
DOCENTES E DISCIPLINAS MINISTRADAS NO DINTER EM 2019 – 2
1.Ana Maria Ribeiro dos Santos - Oficina de Produção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem e Tópicos de Pesquisa II
6.Fernanda Valeria Silva Dantas Avelino - Oficina de Produção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem
7.Grazielle Roberta Freitas da Silva - Oficina de Produção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem e Tópicos de Pesquisa II
9.Márcia Astrês Fernandes - Tópicos de Pesquisa I
11.Maria do Livramento Fortes Figueiredo - A multidimensionalidade do envelhecimento e Tópicos de Pesquisa II
12.Maria Eliete Batista Moura - Tópicos de Pesquisa I
14.Silvana Santiago da Rocha - Fundamentos Didático-Pedagógicos para Formação do Professor-Pesquisador e Tópicos de Pesquisa II
15.Telma Maria Evangelista de Araújo - Tópicos de Pesquisa II
O aluno deverá matricular-se e realizar as atividades de qualificação da Tese. Esta atividade não pontua crédito. Alunos bolsistas da CAPES deverão realizar o Estágio de Docência (08 créditos = 120 horas para o Doutorado). Os demais poderão participar do Estágio Docência na condição de voluntário (Resolução 226/13). O Exame de Qualificação é obrigatório para os discentes do Doutorado e realizado em sessão restrita aos membros da Banca Examinadora e ao aluno. Para se submeter ao Exame de Qualificação o Discente deve apresentar comprovante de publicação e/ou submissão de pelo menos 01 (um) artigo científico em periódico indexado pela CAPES em Qualis “A” ou até “B1” internacional ou nacional na área de Enfermagem, oriundo da temática da Tese, em conjunto com o orientador.
Para a Qualificação o discente deverá encaminhar uma cópia em CD do seu estudo, acompanhado de solicitação formal do orientador, com indicação dos membros da Banca Examinadora para homologação pelo Colegiado, via Protocolo Geral da UFPI, com 30 (trinta) dias de antecedência. Após a homologação do Exame de Qualificação, o Discente deverá encaminhar as cópias, conforme o número de membros da banca, acompanhadas de documento expedido pela Coordenação do Programa para os membros titulares e suplentes.
No Doutorado, a Qualificação consistirá do exame do Projeto de Tese a ser realizada em até 18 (dezoito) meses, após o ingresso do discente no Programa e será examinado por Banca Examinadora composta por 05 (cinco) membros titulares, e dois suplentes, de forma presencial, Vídeo conferencia ou por Skype, estes dois últimos, quando por impedimento do comparecimento de algum dos membros da banca externos a Universidade Federal do Piauí. Farão parte dos membros titulares 03 (três) Docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem ou de outros Programas da Universidade Federal do Piauí e 02(dois) de outras Instituições de Ensino Superior que tenham abrangência na temática ou no método do estudo. Como membros suplentes podem participar Docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, bem como de outros programas stricto sensu da Universidade Federal do Piauí.
A defesa da Tese será realizada em até 42 (quarenta e dois) meses após o ingresso do discente no Curso de Doutorado, perante Banca Examinadora presencial, por Vídeo Conferência ou Skype quando por impedimento do comparecimento de algum dos membros externos. A defesa da Tese será realizada em sessão pública, em local, dia e horário estabelecido e divulgados pela Coordenação do Programa, com pelo menos 15 dias de antecedência. Para defesa da Tese, o Discente deverá encaminhar uma cópia em CD do seu estudo, acompanhada de solicitação formal do orientador, com indicação dos membros da Banca Examinadora para homologação pelo Colegiado, via Protocolo Geral da UFPI, com antecedência mínima de 30 dias. A Banca Examinadora deverá ser composta por 05 (cinco) membros titulares e 02 (dois) suplentes. Farão parte dos membros titulares, (03) três Docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPI e 02 (dois) Docentes de outras instituições de Ensino Superior, que estejam inseridos em programa stricto sensu, que tenha abrangência na temática ou no método do estudo. Podendo participar como um dos membros suplentes, Docentes do próprio Programa de Pós-graduação em Enfermagem, bem como de outros programas stricto sensu da Universidade Federal do Piauí.
No julgamento da Tese será atribuída a menção Aprovado, e Não Aprovado, pelos membros da Banca Examinadora, a qual deverá constar em Ata de Defesa e assinada por todos os membros titulares da banca e pelo discente.
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem conta com uma estrutura organizacional de Núcleos e Grupos de Estudos e Pesquisas de caráter institucional e de intercâmbio com outras instituições em que os doutorandos do Programa/DINTER estão vinculados. Todos os Núcleos e Grupos de Estudos e Pesquisas do PPGEnf são registrados no Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq e foram expostos no item 8. Solidariedade, Nucleação e Visibilidade. Indicadores de Solidariedade e Nucleação. Acompanhamento de Egressos e Visibilidade, do Programa.
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE FORMAÇÃO
O PPGEnf da UFPI embora com a perspectiva da formação de um Grupo de Trabalho (GT) em 2020 para estudos sobre metodologia no ensino-aprendizagem e produção de conhecimento, observa-se avanços no fortalecido as metodologias ativas e participativas nas Disciplinas e Atividades do Curso de Doutorado em Enfermagem, o que tem favorecido aos Docentes e Discentes a produção do conhecimento e consequentemente a inovação em projetos de pesquisa.
Os Docentes do Programa, com o objetivo de buscar a efetividade do conhecimento, têm se empenhado em ensinar e aprender utilizando não apenas o aparato tecnológico de que se dispõe, mas se renovando com a utilização de metodologias inovadoras. Entende-se como necessário um repensar da educação sob seus modelos, pois os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não tem conseguido atender as necessidades de formação. Dessa forma, o Programa tem desenvolvido metodologias pedagógicas modernas nas disciplinas visando: uma aprendizagem mais significativa e contextualizada; uma visão ampla e transdisciplinar do conhecimento em enfermagem e sobre o mundo, e o desenvolvimento de metodologias efetivas de formação de competências para a vida profissional e também pessoal.
As metodologias ativas têm sido aplicadas em diversas disciplinas do Programa por se obter melhores resultados no aprendizado dos alunos que se tornam mais participativos e também responsáveis pele busca do seu conhecimento.
Na disciplina Fundamentos Didático-Pedagógicos para Formação do Professor-Pesquisador, os alunos, de forma presencial permanecem 15h em sala de aula com o Docente responsável e as demais 30h com seus orientadores a fim de que possam exercitar a habilidade de planejamento, desenvolvimento e avaliação didático pedagógico e de adquirirem autonomia com criatividade para sua participação em sala de aula. Assim, a disciplina passa a ser essencialmente prática docente e as atividades desenvolvidas em conjunto com os orientadores, ao longo do semestre, são postadas pelos alunos via on line e por relatório escrito e são documentadas com fotos e feita análise crítica.
Os alunos do Programa são também instigados a participarem dos Projetos de Extensão de seus orientadores entendendo que a extensão pode ser compreendida como um processo interdisciplinar que traz em seu bojo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e serviços de saúde, de modo a promover a interação transformadora entre a IES e outros setores da sociedade. Os Docentes entendem também que essa proximidade com os campos de práticas da enfermagem pode melhorar a adaptação dos alunos na articulação da academia com o processo de trabalho e também facilitar a coleta de dados de seus estudos. Essas experiências vivenciadas pelos alunos são compartilhadas nos encontros dos grupos de estudos instituídos, pois se entende que esse feedback serve para enriquecer o aprendizado inclusive de quem participa dos grupos de estudo, mas não está diretamente ligado a extensão em curso.
A prática de análise da pesquisa em enfermagem também é uma técnica inovadora de aprendizagem, em que os alunos analisam e discutem artigos nacionais e internacionais (Qualis A1 ou A2), dissertações e teses de Programa da Enfermagem com conceito CAPES igual ou superior a 5, e relacionam esses estudos à práticas de Enfermagem. Outras disciplinas utilizam diversas estratégias que favorecem o processo ensino-aprendizagem, sempre incentivando o aluno a ser protagonista, como visitas aos campos de atuação da enfermagem, desenvolvimento de artigos com temas relacionados à dissertação ou tese, diário de campo, atividades de dispersão com trabalho coletivo entre os alunos da pós-graduação e os profissionais dos serviços de saúde.
O Programa tem incentivado aos Docentes das disciplinas se reinventarem a cada semestre acolhendo ideias novas, utilizando dinâmicas de grupo para que os alunos interajam mais com o Docente e entre eles mesmos. É estimulada a revisão de Bibliografias atualizadas em outros idiomas e dos métodos de avaliação da aprendizagem dos alunos por meios inovadores como é o exemplo da disciplina Saúde e Sociedade que usa o portfólio como método de avaliação. A cada semestre também os alunos planejam e executam o Circulo Paulo Freire que é um evento organizado entre mestrando e doutorandos, desenvolvido no encerramento da disciplina Fundamentos didáticos pedagógicos para a formação do professor pesquisador.
ENSINO A DISTANCIA
O programa utiliza ferramentas de ensino à distância, tais como teleconferências e videoconferências. Estes recursos são utilizados para reuniões entre pesquisadores do Programa e de outras instituições nacionais e internacionais, orientações de teses, quando o orientador do Programa se encontra afastado ou existe a co-orientação de professores externos. A videoconferência também é muito utilizada para Bancas de Qualificação de projetos e Defesas de Teses com membros externos (nacionais e internacionais). Além disso, os professores que participam de rede de cooperação internacional realizam encontros periódicos online com os Docentes envolvidos de Universidades Internacionais.
O PPGEnf possui um equipamento de videoconferência de última geração que possibilitou firmamos intercâmbios/parcerias nacionais e internacionais, por meio da qual transmitimos em 2019, excelentes videoconferência, palestras, aula aberta, workshop, oficina de docentes/pesquisadores de outras IES para alunos e professores do nosso programa e de Docentes do PPGEnf para outras IES, destacam-se 05 (Cinco) Videoconferências Internacionais e 05 (Cinco) Nacionais.
CONFERÊNCIAS PROFERIDAS POR PESQUISADORES INTERNACIONAIS
-Em 06 de Agosto de 2019, realizou-se uma videoconferência promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter internacional com a convidada Profª Dra. Margareth Zancehtta - Associada da Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, no Canadá. Contou-se com a presença da renomada docente no Programa, que apresentou o tema “O modelo de Promoção de Saúde do Canadá e Relatos de Experiências sobre Produção e Publicação de Artigos em Periódicos Internacionais”. Além disto, a Coordenação do Programa promoveu uma reunião de 3 horas com os DP, DC e DV e a convidada para realizar intercambio de experiências Canadá – Brasil na área de captação de recursos para a pesquisa e das formas de como estabelecer intercâmbios internacionais.
-Em 12 de Setembro de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter internacional com a convidada Drª Maria Alberta Garcia Jiménez (Profesora Investigadora de la Universidad Autonoma Metropolitana, UAM, México), com o tema: “Evolução do Ensino de Enfermagem no México e seu Cenário Prospectivo”
-Em 29 de Setembro de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter internacional com a convidada Drª Erika Mayela Caballero Muñoz (Professora e Representante do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para América Latina - Chile), com o tema: “Cuidado centrado na pessoa: na perspectiva das diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros”
-Em 24 de Outubro de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter internacional com a convidada Dra Suzanne Hetzel Campbell (Professora e Investigadora da University of British Columbia, Vancouver/Canadá), com o tema: “Normas de Pratica Recomendada INACSL: Simulaciio e Design da Simulação” .
-Em 31 de Outubro de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter internacional com a convidada Prof. Dr. José Ramón Martinez (Professor Titular do Departamento de Enfermagem Comunitária, Medicina Preventiva e Saúde Pública e História da Ciência da Universidade de Alicante - Espanha), com o tema: " A Atenção Primária em Saúde Comunitária na Espanha: Novos Cenários e Novas Necessidades de Saúde " .
CONFERÊNCIAS PROFERIDAS POR PESQUISADORES NACIONAIS
-Em 02 de Abril de 2019, foi realizada uma videoconferência promovida pelo PPGEnf numa parceria interinstitucional sendo conferencista a Profª Drª Maria Angélica de Almeida Peres - Professora de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da EEAN/UFRJ. A renomada docente apresentou o tema “Mobilidade na Pós-Graduação em Enfermagem, Participação em Eventos Nacionais e Internacionais, Estágios de curta duração em Programas de Pós-Graduação, Doutorado Sanduíche e Oficina de Produção de Artigos Científicos”.
-Em 13 de maio de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter nacional, na qual foi convidada a Profª Drª Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora titular da Fundação Osvaldo Cruz -FIOCRUZ. A referida conferencista discorreu sobre o tema: “"O desafio do conhecimento - Pesquisa qualitativa em Saúde: Organização e Análise de Dados Qualitativos ”.
-Em 28 de Maio de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria interinstitucional onde foi convidada como conferencista Profª Drª Ruth Natália Teresa Turrini da Escola de Enfermagem da USP de São Paulo (EEUSP).O evento teve com tema: "Tradução e adaptação de instrumentos de medida” cujo objetivo foi discutir os instrumentos de medida na perspectiva das adaptações e tradução.
Em 04 de Junho de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria interinstitucional com a participação da Profª Drª Tatiane Gomes Guedes da Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. com apresentou como tema: “Construção e adaptação de instrumentos de medida” objetivando discutir estratégias para construção e adaptação dos instrumentos de medida.
Em 10 de Outubro de 2019, realizou-se uma videoconferencia promovida pelo PPGEnf numa parceria de caráter nacional com a convidada Profª Drª Gláucia Valente Valadares (Professora Associada do Curso de Enfermagem da UFRJ, Campus Prof. Aloísio Teixeira - Macaé – Rio de Janeiro) com o tema: tema " A aplicação da Grounded Theory em pesquisas em saúde"
Outro ponto positivo viabilizado por meio da videoconferência em 2019 no PPGEnf refere-se a realização de Bancas de Qualificação e/ou de Defesa do Doutorado com a participação de professores/pesquisadores renomados dos melhores programas de Pós-graduação do Brasil e do exterior.
As Bancas Examinadoras do PPGEnf contaram com: 4 examinadores da Universidade de São Paulo (Kelly Graziani Giacchero Vedana, Paula Cristina Nogueira, Simone de Godoy, Sandra Cristina Pillon); 1 examinador do Centro Universitário UNINOVAFAPI (Adélia Dalva da Silva Oliveira); 1 examinador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Allyne Fortes Vitor); 1 examinador da Universidade Federal do Ceará (Janaina Fonseca Victor Coutinho); 1 examinador da Universidade Federal de Alfenas (Fabio de Souza Terra); 1 examinador da Universidade Federal de Pernambuco (Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais); 1 examinador da Universidade de Brasília (Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá); 1 examinador da Universidade Federal do Rio Grande (Jamila Geri Tomaschewski Barlem); 1 examinador da Universidade Regional do Cariri (Antônio Germane Alves Pinto); 1 examinador da Universidade Federal de Goiás (Sheila Araújo Teles) e 1 examinador da Universidad Europea de Valencia (Juan José Tirado Darder); 1 examinador da Universidade de São Paulo (Ana Paula Morais Fernandes); 2 examinadores da Universidade Federal de Pernambuco (Cleide Maria Pontes, Tatiane Gomes Guedes) e 1 examinador da Universidade Federal do Ceará (Janaina Fonseca Victor Coutinho).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA DISPONIVEL NO PPGENF DA UFPI PARA O DINTER/UFPI/UESPI
Infraestrutura
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPI é instalado em um PRÉDIO PRÓPRIO inaugurado no final de 2014 e exclusivo para o ensino de Pós-Graduação. Dispomos de toda infraestrutura didática, pedagógica, de informática, e videoconferência. O PPGEnf/CCS/UFPI foi o primeiro Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI a ter curso de Doutorado e a conquistar esta infraestrutura moderna e adequada para o seu pleno funcionamento. O prédio do PPGEnf com 02 pavimentos tem as seguintes dependências no piso superior: quatro (04) salas de aula, 04 salas de orientação individual, 01 laboratório de informática com capacidade para 25 computadores, 01 sala de reunião, 01 biblioteca setorial e 05 banheiros, 02 femininos e 02 masculinos, além de 01 adaptado para acesso a cadeirante. E no térreo: 01 Auditório com capacidade para 40 lugares, Laboratório para Pesquisa Experimental na área de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Uma (01) Sala para Coordenação e outra para Sub-Coordenação, ambas com banheiro privativo; uma sala de recepção e estar, uma sala para secretaria administrativa e acadêmica com espaço para arquivo e guarda de material, uma sala de reuniões de professores, uma sala da editora da Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI); um amplo almoxarifado e uma copa/cozinha. Vale resaltar que todos estes espaços físicos forma adequadamente mobiliados e equipados com infraestrutura de informática, com provedor próprio e rede sem fio (Wi-Fi).
Laboratórios
Laboratório 1- Laboratório de Pesquisa Experimental- LABPEX possui os seguintes materiais permanentes: 04 computadores, 01 centrífuga sorológica de bancada, 01 cabine de fluxo laminar, 06 micropipetas monocanal, 02 micropipetas monocanal, 01 balança de precisão analítica, 03 estufas de secagem e esterilização, 03 freezer vertical, 02 refrigeradores, 01 balança de precisão, 02 microscópios binocular, 02 microscópio digital USB 2.0, 01 banho-maria com agitação, 01 container para lixo hospitalar (volume 1000 litros), 01 suporte para coletor, 02 banhos ultrassônico, 01 seladora de papel, 01 escada de seis degraus, 01 frigobar, 01 deionizador de água 50L, Destilador de água, 01 leitor de ELISA, 01 espectrofotômetro, 01 destilador de água, 06 armários fixos, 01 armário móvel, 09 cadeiras ergonômicas anatômicas caixa, 10 cadeiras de ergonômica, 06 ar condicionados split. E ainda os seguintes materiais de consumo: meios de cultura, luvas soluções químicas, corantes, luvas descartáveis, algodão hidrófilo, vidrarias, caixas plásticas multifuncional, agulhas descartáveis, seringas descartáveis, alças drigalsk, marcaras TNT tripla, touca descartável de TNT, termômetro para estufa em mercúrio, envelopes selantes, caixas de aço inoxidável, pinça clínica odontológica, coletores de material perfuro cortantes, fitas de autoclave, papel toalha, pipetador PI-PUM 3 vias, swabs, placas de petri, bisturis, laminas de microscopia, lamínula, cepas de S. aureus, gazes, espátulas de aço, cabos de kolle, alccol etílico, tripés, ponteiras e cronômetro.
2. Laboratório de Informática – Atualmente contamos com 10 (dez) computadores de mesa de última geração e 4 (quatro) notebooks, instalados em bancadas apropriadas interligados a internet. A estrutura física deste laboratório tem capacidade para instalação de mais 20 (vinte) computadores.
3. Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde (SIMENFS) - instalado no Bloco 12 do Departamento de Enfermagem, que atende tanto à Graduação como à Pós-Graduação em Enfermagem. O SIMENFS é um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de simulação de práticas clinicas da Região Nordeste, permitindo treinamentos de média e avançada complexidade. Em sua estrutura física o laboratório de simulação conta com: uma enfermaria e uma sala de simulação avançada, uma sala de controle, uma sala de simulador avançado, uma sala de avaliação e desempenho, um laboratório de habilidades múltiplas e uma sala de estoque. A partir de setembro de 2015 o SIMENFS foi reformado e ampliado com recursos do FINEP conforme a infraestrutura da Escola de Enfermagem Wayne State University, College of Nursing na cidade de Detroit, EUA. Destaca-se que essa ampliação ocorreu no espaço da enfermaria simulada e área cedida pelo Departamento de Enfermagem e complementa a infraestrutura existente também baseada em padrão internacional semelhante à Ann Arbor, Michigan, EUA. Ressalta-se que os equipamentos que compõem o SIMENFS envolvem o ser humano em todas as etapas do ciclo vital: recém-nascido, criança, adulto e idoso, bem como equipamentos modernos de investigação diagnóstica simulada, equipamentos e acessórios modernos como cama para parto humanizado, cama motorizada, incubadoras e equipamentos avançados de imagem e áudio, dentre outros. A utilização de laboratórios permite simular diversas situações clínicas vivenciadas por profissionais de saúde em sua práxis permitindo uma infinidade de pesquisas suscitadas pelas ações de equipes de saúde junto ao ser humano. Nesse sentido, professoras do Departamento de Enfermagem que realizaram doutorado na EERP/USP, por meio do DINTER USP-EERP/UFPB/UFPI encontram-se empenhadas em pesquisa envolvendo simulação de práticas clínicas na formação de Enfermeiros em cenários de simulação a fim de consolidar evidências clínicas e competências no cuidado a pacientes em risco e com úlceras por pressão, A aquisição e implantação desse laboratório tem despertado o empreendimento de pós-doutorado, mesmo, que sanduíches, em consagradas instituições norte americanas na área de simulação, a fim de desenvolver instrumentos de avaliação de desempenho para o ensino de simulação que sejam capazes de medir conhecimentos semiológicos e semiotécnicos indispensáveis à atuação de profissionais de saúde. O empenho do corpo docente do Departamento de Enfermagem, em especial do programa de Pós-Graduação resultou no estímulo a elaboração de projetos financiados que constem equipamentos de simulação de variada complexidade a fim de relacionar pesquisa, ensino e extensão, dos quais um programa PROEX/2011 e um projeto PROEXT/2010 respectivamente foram aprovados com êxito. Foi aprovado outro projeto por meio do edital CT-INFRA-PROINFRA – 02/2010 DO MCT/FINEP. Tendo em vista o avanço da simulação clínica no mundo a implantação efetiva do laboratório SIMENFS representa a inovação tecnológica de conhecimentos científicos que perpassam a formação e envolvem as linhas de pesquisas atualmente praticadas no DEPENF/MESTRADO/DOUTORADO, favorecendo sobremaneira a qualificação de profissionais para atuar em pesquisas por simulação e constituir seguramente uma linha de pesquisa a ser implantada nos Programas de Pós-Graduação em Saúde. Ressalta-se que todas as práticas de ensino no SIMENFS geram a construção de um cenário de simulação que exige conhecimentos de sequencias didáticas que vão gerar as cenariotecas a serem publicadas para o avanço da disseminação do conhecimento na área de simulação avançada. Para as experiências pilotos de simulação avançada, todos os estudantes assinam termo de confidencialidade e cessão de imagens para fins de pesquisa, ensino e extensão. Todas as simulações são gravadas o que pode gerar inúmeras pesquisas envolvendo imagens e análise do exercício de competências pelas ações dos estudantes em formação. Nesse sentido, o laboratório SIMENFS representa importante contribuição para pesquisas científicas, provocando os profissionais a se engajarem na tecnologia em saúde pela consolidação dos grupos de pesquisa e principalmente formando novos grupos fomentando pesquisas em graduação e pós- graduação lato e stricto sensu, principalmente por se constituir no que há de mais avançado no ensino tecnológico de Enfermagem no Brasil e no mundo.
Recursos de Informática
O PPGEnf/CCS/UFPI dispõe em sua estrutura física computadores instalados em toda área administrativa com suítes da rede de Internet nos dois pavimentos, bem como, wi-fi institucional interligado ao provedor da UFPI, o que permite a todos discentes e docentes o acesso a internet 24 horas. O site da UFPI e link do PPGEnf/CCS/UFPI apresenta-se dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) que permite a comunição on line de todas as atividades do programa. No Laboratório de Informática, 10 (dez) computadores estão instalados em bancadas apropriadas interligados a rede de internet.
Biblioteca
A Biblioteca Central da UFPI foi instalada em Janeiro de 1973, resultado da fusão dos acervos existentes nas bibliotecas das escolas isoladas de Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Administração, quando da implantação da Fundação Universidade Federal do Piauí, instituída nos termos da Lei nº. 5.528, de 12/11/1968. Em agosto de 1995 foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco (BCCB), órgão subordinado a Reitoria e que atualmente coordena 09 (nove) Bibliotecas Setoriais do Sistema de Bibliotecas da UFPI - SIBi/UFPI, instituído pela Resolução do Conselho Universitário nº. 26/93. Tem a função de atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí. Situada a poucos metros do Departamento de Enfermagem, o que contribui para consulta dos alunos da graduação e pós-graduação da enfermagem. O acervo da Biblioteca Comunitária vem sendo ampliado constantemente com aquisição de títulos e assinaturas de novos periódicos nas áreas de interesse dos nossos usuários. O acervo das bibliotecas compreende as áreas de conhecimento Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, totalizando: 82.868 títulos e 249.936 exemplares de livros, sendo 43.209 títulos 126.592 exemplares na Biblioteca Comunitária. PRODUTOS & SERVIÇOS: CINEBIB - Promove a exibição de filmes com livre acesso a toda comunidade. Treinamento de usuários: O Sistema de Bibliotecas da UFPI promove treinamentos para usuários, com o objetivo de capacitá-los na utilização dos recursos informacionais disponíveis para a comunidade acadêmica como: Treinamento de uso do Portal de Periódicos da CAPES, Curso de Atualização em Normalização Bibliográfica, palestras sobre utilização dos serviços oferecidos pelo SIBi/UFPI e outros. Empréstimo domiciliar A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco está estruturada com um sistema de autoatendimento, ou seja, o próprio usuário faz a consulta, o empréstimo e a renovação da publicação desejada através dos terminais localizados em pontos estratégicos na Biblioteca. COMUT: Através deste serviço, a Biblioteca obtém cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações, monografias, anais / proceedings / conferências, relatórios, publicações oficiais e capítulos de livros, não localizados nas Bibliotecas da UFPI e no Portal de Periódicos da Capes. INTERNET: é oferecida aos usuários uma conexão de INTERNET (WI-FI) profissional e está a disposição o Espaço Digital Santander Universidades, equipado com 16 (dezesseis) computadores com telas de LCD ultra slim, proporcionando aos usuários mais conforto e agilidade em suas pesquisas. Portal Saúde Baseada em Evidências: O Portal Evidências foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponibilizando aos profissionais da saúde e acadêmicos de 14 cursos (Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social) de graduação e pós-graduação. O Portal é gratuito, rápido e de fácil acesso a conteúdos e evidências científicas revisadas e referenciadas. Repositório Institucional (RI): É um sistema de informação que tem como objetivo armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo diversos setores da UFPI, utilizando-se para tanto de um software específico como forma de acesso livre às informações produzidas. É constituído de base de dados eletrônica de texto completo de produção científica de seu corpo docente, discente, técnico-administrativo e de outros documentos de interesse da Instituição, reservadas as disposições da Lei nº 93610, de 19.09.98, sobre direitos autorais. Programa PALTEX (OPAS/OMS): Todo o material oferecido (livros e instrumentos básicos) para os cursos da área de saúde são repassados a um preço mais acessível ao aluno, estimulando-o a adquirir tais materiais necessários à sua formação universitária. Laboratório para Deficientes Visuais: Devidamente equipada com objetivo de facilitar a integração com as necessidades especiais. Portal de Periódicos da CAPES: Oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 30 mil títulos de revistas internacionais e nacionais, e 130 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado. Serviços Informatizados: São disponibilizados para os usuários a pesquisa on-line aos nossos catálogos de autor, título e assunto do material bibliográfico, proporcionando assim serviços de empréstimo domiciliar, renovação e reserva do material bibliográfico. Salas de estudos e laser - 03. Salões de Estudos com 770 lugares, assim distribuídos: 316 Cabines individuais; 150 Cabines para NOTEBOOKS; 47 Mesas com 04 lugares; 61 Mesas com 02 lugares; 01 Sala de Projeção com 80 Lugares; 01 Sala de Xadrez com 05 Mesas; 10 Salas de Grupo, cada sala com 08 lugares; 01 Laboratório para Deficientes Visuais; 01 Arquivo Deslizante para Material Acadêmico e Multimídia; 01 Espaço Digital Santander com 16 computadores para pesquisa; ESPAÇO FÍSICO DA BCCB Acervo: 1.296,82 m² para Leitura e Consulta: 1.671,80 m² para Serviço ao Público: 137,19 m² para Serviço Técnico: 266,10 m² para Outros Fins: 1.022,10 m² e Área Total: 4.194,81 m².
Outras Informações
A infraestrutura para o desenvolvimento das atividades da Pós-Graduação continuou recebendo equipamentos de informática, inclusive um aparelho com Televisão e cabine de áudio e vídeo de última geração, o que possibilitou a realização em 2019 de 10 (Dez) excelentes videoconferência, 05 (Cinco) Internacionais e 05 (Cinco) Nacionais), palestras, aula aberta, workshop, oficina de docentes/pesquisadores de outras IES para alunos e professores do nosso programa e de Docentes do PPGEnf para outras IES, estabelecidas no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o PPGEnf/CCS/UFPI e outras IES nacionais e internacionais.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO DINTER UFPI/UESPI
O DINTER tem como objetivos viabilizar a formação de Doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa; explorar o potencial dos programas de pós-graduação já consolidados; contribuir para o fortalecimento das instituições atendidas; desenvolver projetos de pesquisa com linhas de pesquisa que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento das instituições com o desenvolvimento da região; contribuir para que a IES receptora, criem e fortaleçam os cursos de mestrados, aprovados pela Capes com conceito 3 e contribuir para fortalecer as vocações para pesquisa, incentivando a participação de bolsistas de iniciação científica no projeto dos doutorandos e estabelecer o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção científica entre as IES promotora e receptora.
Em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, enquanto instituição promotora, propõe à Universidade Estadual do Piauí - UESPI a implementação do DINTER, como uma das contribuições de iniciativa de solidariedade ao Estado do Piauí. O DINTER se justifica, considerando que: a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está comprometida com a implantação do DINTER; há relevância locorregional do curso; a UFPI dispõe da infraestrutura com instalações físicas, laboratórios, biblioteca, recursos de informática essenciais para o adequado funcionamento do DINTER; o número de 15 DP no PPGEnf, todos com tempo integral na instituição, é suficiente para dar sustentação às atividades do curso, considerado o número de 08 (oito) vagas; a experiência de orientação e articulação dos DP nas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão; os DP são pesquisadores com maturidade científica, demonstrada pela sua produção nos últimos 05 (cinco) anos, e com nível de integração que permite o adequado desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de ensino e orientação previstas. A Instituição receptora, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), possui o Curso de Graduação em Enfermagem desde 1998 e já formou mais de 1.000 Enfermeiros. Possui um quadro de 46 docentes, necessitando de qualificação profissional em nível de Doutorado.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO DINTER
No DINTER, as disciplinas são distribuídas nos 06 (seis) Semestres Regulares que constituem o Curso, com produtos específicos para cada etapa.
No 1º Semestre são cursadas 02 disciplinas obrigatórias:
1- Política de saúde e aspectos organizacionais do SUS- 60h (04 créditos)
2- Bases epistemológicas e filosóficas das ciências em saúde e enfermagem- 60h (04 créditos)
PRODUTO DO 1º SEMESTRE: Apresentação pelos alunos do problema a ser investigado, relacionado a uma das Linhas de Pesquisa do Doutorado e ao aprofundamento do conhecimento científico de temas relacionados à Enfermagem e às políticas públicas e do método de pesquisa para dar embasamento teórico aos projetos dos alunos.
No 2º Semestre é cursada 01 disciplina obrigatória:
1-Fundamentos didático-pedagógico para a formação do professor-pesquisador)- 45h (3 créditos)
PRODUTO DO 2º SEMESTRE: é um Manuscrito de aprofundamento teórico-conceitual dos temas propostos nos projetos dos alunos, integrando-os aos conhecimentos das disciplinas oferecidas.
No 3º Semestre são cursadas 01 disciplina obrigatória e 01 optativa a escolha dos alunos:
1.Oficina de produção do conhecimento em saúde e enfermagem (Obrigatória)-- 45h (3 créditos)
2.Disciplina optativa a escolha dos alunos
PRODUTO DO 3º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas. Nesse semestre serão realizadas as Qualificações dos Projetos, vinculados às Linhas de Pesquisa correspondentes. Ainda nesse semestre os projetos de pesquisa serão submetidos ao Comitê de Ética da UFPI.
No 4º Semestre – Disciplinas optativas a escolha dos alunos
PRODUTO DO 4º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas. Aprovação do Projeto de Pesquisa no Comitê de Ética da UFPI e início da coleta de dados da Tese.
No 5º Semestre - Disciplinas optativas a escolha dos alunos
PRODUTO DO 5º SEMESTRE: aprofundamento teórico-conceitual e metodológico do tema proposto no projeto do aluno, integrando-o aos conhecimentos das disciplinas oferecidas e análise de dados da Tese.
No 6º Semestre – alunos são acompanhados pelos professores para defesa de Tese
PRODUTO DO 6º SEMESTRE: apresentação do Relatório Final da Tese, juntamente com um segundo Artigo aceito ou publicado em um periódico indexado em bases de dados, Qualis A até B1 para Enfermagem, como contribuição para a Enfermagem e realizar a Defesa Pública.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DISCENTE DO DINTER
A avaliação da Aprendizagem dos Discentes do Doutorado do PPGEnf, envolve processos formativos, somativos e de autoavaliação e se dá por meio das Disciplinas cursadas e avaliação dos produtos ou elementos de acompanhamento/avaliação resultantes de cada semestre do Doutorado. Estes resultados são importantes para nortear as ações de ensino na pós-graduação, como: educar para a solidariedade por intermédio de estratégias de inclusão e valorização da vida. Nesse sentido, as estratégias de avaliação são desenvolvidas por meio da utilização de metodologias ativas no contexto da educação e da formação de recursos humanos em saúde no ensino aprendizagem, com a utilização de novos recursos e ferramentas, como métodos dinâmicos e instrumentos auxiliares de ensino-aprendizagem para a construção de novos saberes, como: debates, estudos dirigidos, exposição dialogada, exposição de vídeos, mapa mental, painéis, portfólio, resenhas de textos, roda de conversa, seminários, trabalhos e dinâmicas em grupo, visitas técnicas, prática de discussão e análise de artigos, livros, Dissertações e Teses nacionais e internacionais, dentre outros. O registro das Avaliações é feito no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA da UFPI, por meio do Diário Eletrônico com a anotação da frequência, das notas (de 0 a 10), conforme Plano de Ensino e Cronograma das atividades. No entanto, embora a avaliação dos alunos da pós-graduação ocorra ao longo das disciplinas ofertadas e do acompanhamento dos produtos de cada semestre dos Cursos, se realiza também a condução dos Egressos da Pós-graduação para avaliar suas nucleações/inserções e desempenhos em instituições regionais, nacionais e internacionais com o objetivo de implantar novas ações para a estruturação e qualificação do Programa.
Instituição Promotora
Coordenador:
GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Instituição de Ensino:
21001014 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (FUFPI)
Logradouro:
CAMP.UNIVERSITÁRIO MIN. PETR. PORTELLA, S/N
Município-UF:
Teresina -
PI
Telefone(s):
(86) 32155554 (86) 32155561 (86) 32155565 (86) 32155560 (86) 32155555 (86) 32371812 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32155753 (86) 32372253 (86) 32371517 (86) 32173331 (86) 999626150 (86) 32155856 (86) 33235846 (86) 32372253 (89) 35222716 (86) 32155821 (86) 32372062 (86) 32371517 (86) 32372230 (86) 32371517 (86) 32151160 (86) 32155558 (86) 32155535 (86) 32155747 (86) 32155820 (86) 32155820 (86) 32155535 (86) 32371517 (86) 32372253 (86) 32155973 (86) 32371517 (86) 32155821 (86) 32154647 (86) 32155555 (86) 32151160 (86) 32173331 (86) 32371277 (86) 32155723 (89) 35622535 (86) 32155504 (86) 32155558 (86) 32372230 (86) 32155885 (89) 35222716 (86) 32155747 (86) 33235846 (86) 32155942 (86) 32371609 (32) 155561 (89) 35622468 (86) 32372062 (86) 32372152 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32372062 (86) 32371134 (86) 32155872 (86) 32155753 (86) 32155566 (86) 32151170 (86) 32155856 (86) 32371584 (86) 32155967 (86) 3215553521 (86) 32371424 (86) 33235846 (89) 35621929 (86) 3215753 (86) 32155753 (86) 32155511 (86) 32372253 (86) 32215710 (86) 32155820 (86) 32155973 (86) 32155856 (86) 32371692 (86) 32155743 (89) 35622535 (86) 32155697 (89) 35621016 (86) 32155808 (86) 32371584 (86) 32371277 (86) 32155511 (86) 32155535 (89) 35622535 (86) 32371584 (86) 32155743 (86) 32371609 (86) 32155973 (86) 32155885 (86) 32154647 (89) 35622535 (86) 32371692 (86) 3215-5535 (86) 3237-1134 (86) 32371410 (86) 32155525 (86) 32155753 (86) 33235418 (86) 33235418 (86) 32372169 (86) 32155566 (86) 32155504 (86) 32371609 (86) 32371465 (86) 32155942 (86) 32341219 (86) 32371057 (82) 32141144 (86) 33235416 (98) 33019246 (89) 35222716 (86) 32155862 (86) 32155778 (86) 32371778 (86) 32155512 (86) 32155511 (86) 999862002 (86) 32155512
E-mail Institucional do Programa:
reitor.ufpi@ufpi.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FUNDACAO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI FUESPI
Coordenador:
SANDRA MARINA GONCALVES BEZERRA
Logradouro:
RUA JOÃO CABRAL, 2231
Município-UF:
Teresina -
PI
Telefone(s):
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