Dados do Programa
Número da Proposta:
90/2018
Período de Vigência:
08/07/2019
a
17/12/2021
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
25
Data de Fim Previsto:
17/12/2021
Local de Execução do Projeto:
Maceió - AL
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
a) Objetivos e metas;
Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional a universidade e, nesta perspectiva, o PPGE se constitui um loci privilegiado para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, em um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, o Minter tem como objetivos e metas:
Objetivo Geral:
• Formar professores pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.
Objetivos Específicos:
• Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;
• Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;
• Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;
• Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;
• Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.
Metas:
Formar professores e pesquisadores com habilidades para:
• Atuar nas diferentes instituições do Sistema de Ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;
• Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;
• Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;
• Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;
• Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;
• Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;
• Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;
• Compreender a formação como um processo permanente.
b) Linhas de pesquisa a serem desenvolvidas:
• Educação, História e Política:
Fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da Educação. Política Educacional Brasileira na Educação Básica: História, concepções e bases de sustentação teórica; Planos de Educação; Gestão e Financiamento da Educação; Ensino Médio e Trabalho Docente; Formação de Professores; Educação Profissional; Alfabetização. Política Educacional Brasileira para a Educação Superior: Concepção de universidade; O Público e o Privado; Formação de Professores; Prática Docente. História da Educação: Concepções, métodos e práticas pedagógicas; Formação de Professores; Organização Escolar.
• Relações Culturais e Históricas da Educação:
Os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.
• Educação em Ciências:
Fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos das ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formações inicial e continuada de professores) e técnico-profissional em contextos formais, não formais e informais em Educação Matemática e Educação Ambiental.
c) Créditos do curso:
Para obtenção do grau de Mestre em Educação, o (a) aluno (a) deverá totalizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos assim distribuídos:
24 (vinte e quatro) créditos no Curso de Mestrado em Educação, assim distribuídos: 08 (oito) créditos em Disciplinas Obrigatórias, sendo 04 (quatro) créditos em Disciplina Obrigatória comum as Linhas de Pesquisa e 04 (quatro) créditos em Disciplina Obrigatória definida pela Linha de Pesquisa a qual o discente está vinculado, e 16 (dezesseis) créditos em Disciplinas Optativas.
II - 06 (seis) créditos na Elaboração e Defesa de Dissertação de Mestrado, apresentada, defendida e aprovada perante Banca Examinadora, composta por no mínimo três membros titulares sendo que um dos membros deverá ser externo ao PPGE, preferentemente atuando em curso recomendadas com nota Capes igual ou superior a 4, todos portadores (as) de título de Doutor em Educação ou em áreas afins obtidos em cursos recomendados;
d) Estrutura básica da programação, com especificação da forma e freqüência da presença de docentes do programa promotor junto à instituição receptora:
As aulas serão ministradas, de forma concentrada, nos meses de fevereiro e julho conforme cronograma de atividades.
e) Elenco, ementa e carga horária das disciplinas:
Disciplina Educação e Epistemologia
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA COMUM A TODAS AS LINHAS DE PESQUISA 4 créditos/60 horas
Ementa O projeto filosófico da modernidade: respostas e indagações. A pesquisa na Educação no contexto do debate epistemológico contemporâneo. Questões centrais do debate epistemológico: o pressuposto ontológico do conhecimento; a possibilidade do conhecimento; a relação sujeito objeto; a origem do conhecimento. Pesquisa na educação e quadros teóricos de referência.
Disciplina Educação Brasileira: História e Contextos
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA A LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E POLÍTICA 4 créditos/60 horas
Ementa O processo social e político que produziu o Estado moderno e a sociedade burguesa e capitalista. História da educação brasileira nos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais. As reformas da educação no Brasil a partir do final século XIX e o embate de projetos em disputa. Ideias e ações decisivas na configuração do campo da educação escolar no Brasil, a partir da instauração do Estado Novo até meados da década de 1990, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases e reformas subsequentes.
Disciplina Educação, Infância e Cultura
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA A LINHA DE PESQUISA: RELAÇÕES CULTURAIS E HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO 4 créditos/60 horas
Ementa As contribuições dos diferentes campos das ciências para compreensão dos conceitos de Cultura e de Infância e suas implicações teórico-metodológicas para a pesquisa e para os processos educativos. A perspectiva interseccional e a constituição dos sujeitos histórico-sociais a partir dos marcadores como classe, gênero, raça/etnia, geração entre outros. Experiência, formação e docência. A infância como Experiência. Relações entre Experiência e Narrativa na educação.
Disciplina Pesquisa na Educação em Ciências
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA A LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 4 créditos/60 horas
Ementa A pesquisa na Educação em Ciências. Princípios, métodos e tipos de pesquisa na Educação em Ciências. Referenciais teóricos-metodológicos que fundamentam as investigações desenvolvidas nos Grupos de Pesquisa da Linha. Processo da pesquisa científica: da estruturação de projetos à execução, elaboração de relatórios e publicações.
Disciplina OPTATIVA COMUM À TODAS AS LINHAS DE PESQUISA 4 créditos/60 horas
Ementa A definir
Disciplina Seminário de Dissertação 4 créditos/60 horas
Ementa Elaboração dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de dissertação. Contextualização dos projetos em relação à pesquisa em educação.
Disciplina OPTATIVA por LINHA DE PESQUISA 4 créditos/60 horas
Ementa A definir
Disciplina Tópicos Especiais em Educação
POR PROFESSOR ORIENTADOR 2 créditos/30 horas
Ementa Estudos especiais a partir da linha de pesquisa.
Disciplina Estudos Individualizados
POR PROFESSOR ORIENTADOR 2 créditos/30 horas
Ementa Estudos desenvolvidos pelos (as) alunos (as) sobre questões teórico-metodológicas relacionadas ao tema de dissertação.
f) Corpo Docente:
Linha de Pesquisa Educação, História e Política
• Clóvis Nicanor Kassick
Doutor em Educação (2002)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
Temas de orientação: teorias da educação. Organização e gestão de processos educativos. Pedagogia Libertária. Formação, profissionalização e identidade do professor da Educação Superior. Educação Profissional Técnica de Nivel Médio. A arquitetura organizacional da prática educativa em instituições de Ensino Superior.
E-mail: clovis.kassick@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3775860513233146
• Gilvan Luiz Machado Costa
Doutor em Educação (2004)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
Temas de orientação: Política Educacional. Trabalho docente e valorização dos Profissionais da Educação. Ensino médio no Brasil.
E-mail: gilvan.costa@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/9965215918013009
• Leonete Luzia Schmidt
Doutora em Educação (2006)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) - SP - Brasil
Temas de orientação: História da educação. História dos métodos e práticas da alfabetização. Políticas e práticas para os anos iniciais do ensino fundamental.
E-mail: leonete.schmidt@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4504234791214394
• Letícia Carneiro Aguiar
Doutora em Educação (2006)
Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - Brasil
Temas de orientação: Política Educacional: história, formação de professores e Educação Superior, Educação a Distância. Educação e Pesquisa: questões ontológicas e epistemológicas.
E-mail: leticia.aguiar@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8376390331977543
• Maria da Graça Nóbrega Bollmann
Doutora em Educação (1991)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) - RJ - Brasil
Temas de orientação: contexto histórico e elaboração de políticas públicas para a Educação, com ênfase na Educação Superior. Gestão, avaliação e autonomia universitária e as reformas da Educação Superior no Brasil e em Portugal (Processo de Bolonha). Eixos, princípios e políticas de educação no Brasil. Organismos internacionais e financiamento da Educação no Brasil e na América Latina. Política Educacional: Planos Nacionais de Educação no Brasil. Papel dos movimentos sociais da educação nas políticas públicas.
E-mail: graca.bollmann@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4694185412313663
Linha de Pesquisa Relações Culturais e Históricas da Educação
• Luciane Pandini Simiano
Doutora em Educação (2015)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - Brasil
Temas de orientação: Educação e Infância. Relações entre infância, experiência e narrativa na educação. A especificidade da educação de bebês em espaços coletivos. Docência na Educação Infantil. Formação de professores da Educação Infantil.
E-mail: luciane.simiano@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/7315533184664129
• Tânia Mara Cruz
Doutora em Educação (2004)
Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
Temas de orientação: educação formal e não formal e relações de gênero/étnico-raciais. Sexualidade e orientação sexual na escola. Construção de masculinidades e feminilidades em culturas infantis e juvenis. Ensino Superior, gênero e raça-etnia. Formação de professores e relações de gênero.
E-mail: tania.cruz@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5924581814331062
Linha de Pesquisa Educação em Ciências
• Fátima Elizabeti Marcomin
Doutora em Ecologia (2002)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Brasil
Temas de orientação: Educação ambiental. Percepção socioambiental. Abordagens teórico-metodológicas em Educação Ambiental. Epistemologia e Educação Ambiental. Formação de educadores ambientais.
E-mail: fatima.marcomin@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1185445232833748
• Yalin Brizola Yared
Doutora em Educação (2016)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Brasil
Temas de orientação: desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências e Biologia; ensino de Ciências e Biologia com ênfase nas temáticas: 'ser humano e saúde', 'sexualidade e educação sexual', 'tecnologia e sociedade'; formação inicial e continuada de professores/as que ensinam Ciências e Biologia; metodologias didático-pedagógicas inovadoras emancipatórias para o ensino de Ciências e Biologia.
E-mail: yalin.yared@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5474053934142793
• Josélia Euzébio da Rosa
Doutora em Educação (2012)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil
Temas de orientação: fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática. Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores. Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.
E-mail: joselia.rosa@unisul.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3190768682419772
g) Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
O processo seletivo será coordenado por Comissão de Processo Seletivo, constituída por docentes do Curso de Mestrado em Educação, designada em portaria da Coordenação do PPGE. O processo será realizado em três etapas diferenciadas, sendo todas eliminatórias.
1ª Etapa - Projeto de Pesquisa (eliminatória)
a) O processo de análise dos Projetos será realizado por comissões, sendo cada uma delas formada por, no mínimo, um docente de cada Linha de Pesquisa, designadas pela Coordenação do Curso de Mestrado em Educação;
b) Os Projetos de Pesquisa deverão ser elaborados considerando a linha de pesquisa e a temática na qual o candidato irá concorrer.
c) O Projeto de Pesquisa que não estiver adequado à área de Educação e a uma das temáticas implicará na RECUSA do Projeto e ELIMINAÇÃO do candidato, não sendo, portanto, passível de avaliação e atribuição de nota.
d) Os Projetos aceitos serão classificados com uma nota de avaliação de acordo com os seguintes critérios:
• Adequação da temática com a Linha de Pesquisa indicada;
• Problema de pesquisa delimitado e adequado aos objetivos;
• Justificativa teoricamente consistente e coerente com a problemática de pesquisa;
• Clareza na definição dos objetivos;
• Metodologia coerente com os objetivos da pesquisa;
• Argumentação consistente referenciada a autores da área;
• Fluência textual e correção gramatical.
Será atribuída nota de 0 a 10 ao Projeto e o candidato deverá ter nota igual ou superior a 6,0 (seis) para ser aprovado para a etapa seguinte;
2ª Etapa - Prova Escrita (eliminatória)
a) O processo de correção da Prova Escrita será realizado por comissões, sendo cada uma delas formada por, no mínimo, um docente de cada Linha de Pesquisa, designadas pela Coordenação do Curso de Mestrado em Educação;
b) A prova deverá ser escrita em língua portuguesa;
c) A prova versará sobre produção do conhecimento na área da Educação;
d) A prova escrita receberá uma nota de avaliação conforme os seguintes critérios: entendimento das questões, capacidade argumentativa em diálogo com autores da área da educação, coerência teórica e clareza na produção textual. Será atribuída nota de 0 a 10 para esta etapa e o candidato deverá ter nota igual ou superior a 6,0 (seis) na Prova Escrita para ser aprovado para a etapa seguinte;
3ª Etapa – Entrevista (eliminatória)
a) As Bancas de Entrevista serão formadas por no mínimo três docentes do PPGE;
b) A Entrevista terá como critérios: clareza e capacidade argumentativa do candidato para a exposição oral sobre seu projeto de pesquisa; articulação entre sua experiência profissional, produção intelectual e experiências de pesquisa; aderência da proposta de pesquisa a temática escolhida. Será atribuída nota de 0 a 10 e o candidato deverá ter na Entrevista nota igual ou superior a 6,0 (seis);
O critério de pontuação para a classificação final observará a média resultante do somatório das notas atribuídas a cada uma das etapas acima mencionadas. A pontuação final será assim constituída: Projeto de Pesquisa e Prova Escrita comporão o peso de 60% e a Entrevista comporá o peso de 40%. Para a aprovação final no processo seletivo o candidato deverá obter como média final a nota igual ou superior a 6,0 (seis).
Fórmula: NFC = ([NPP + NPE]/2 x 60) + (NE x 40), onde:
100
NFC = Nota Final Candidato
NPP = Nota do Projeto de Pesquisa
NPE = Nota da Prova Escrita
NE = Nota da Entrevista
Critérios de desempate.
São critérios de desempate, por ordem de prevalência:
a) Maior nota obtida na Prova Escrita;
b) Permanecendo o empate, será considerada a maior nota obtida na Entrevista.
h) programação dos alunos de iniciação científica, vinculados ao Projeto Minter;
i) ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação dos mestres;
10. ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
a) Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador e orientando:
Cada orientando terá 30 horas semestrais de orientação que serão divididas em orientações semanais via Skype e orientações presenciais (02 no segundo semestre de 2019, 02 no primeiro semestre de 2020, 02 no segundo semestre de 2020 e 01 no primeiro semestre de 2021).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
BIBLIOTECA
Espaço físico
A Biblioteca Barro Duro dispõe de (13) terminais para acesso a Internet, (06) cabines de estudo individual, (15) mesas com (05) cadeiras cada, (05) Salas de estudo em grupo com (01) mesa e (05) cadeiras, ar-condicionado e (01) quadro branco, (01) terminal para atendimento informatizado ao usuário com (02) computadores, (01) guarda-volumes, (01) mural para avisos, (01) terminal de espaço virtual, (01) sala para coordenação da biblioteca, (02) instalações sanitárias/ masculino e feminino, ambiente climatizado, livre acesso ao acervo, expositores de periódicos.
Esta biblioteca possui uma área total de 487,73m2 com instalações modernas que comportam simultaneamente 200 pessoas em consulta.
A Biblioteca Antares dispõe de (06) terminais para acesso a Internet, (06) cabines de estudo individual, (07) mesas com (04) cadeiras cada, ( 03) salas de estudo em grupo com (01) mesa e (05) cadeiras, ar condicionado e (01) quadro branco, (01) terminal para atendimento informatizado ao usuário com (01) computador, (01) mural para avisos, livre acesso ao acervo, expositores de periódicos, ambiente climatizado.
Esta biblioteca possui uma área total de 214,32m2 com instalações modernas que comportam simultaneamente 100 pessoas em consulta.
Acervo geral
O método de classificação adotada por esta Biblioteca é a classificação decimal universal (CDU) que é um sistema internacional de classificação de documentos, cuja base está no conceito de que o conhecimento humano pode ser dividido em 10 classes principais de conhecimento, e estas, por sua vez, podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal, e a tabela de classificação por autor (CUTTER), em consiste reunir documentos em grupos segundo os assuntos que abrange. A Catalogação é a descrição de dados relacionados aos recursos bibliográficos, que consiste na finalidade de representar um determinado item de um centro informacional, facilitando à procura, o processo da recuperação da informação, seja ele em qualquer suporte. Todos os documentos são catalogados através do: autor, título, subtítulo, edição, volume, local de editora, editora e ano. A biblioteca possui seu acervo informatizado através do sistema TOTVS, sendo composta por aproximadamente 15.000 documentos, divididos em (livros, TCC’S, CD’S e DVD’s).
Biblioteca Virtual
A Faculdade de Tecnologia de Alagoas- FAT, conta hoje com o acervo com mais de 2.000 (dois mil livros) digitais que pode substituir até 100% (cem por cento) da Bibliografia Complementar do ementário dos cursos de Graduação, através da Biblioteca Virtual Pearson.
Para ter o acesso aos títulos da Biblioteca Virtual, o Discente ou Docente, deverá se logar com o seu login e senha disponibilizada pelo Setor de Tecnologia da Informação.
LABORATÓRIOS
Espaços físicos, equipamentos e serviços
Laboratórios de Informática (Unidade Serraria)
A Unidade de Ensino da Serraria da FAT possui oito laboratórios de informática, com as seguintes características:
Laboratório (nº e/ou nome) Área (m2) m2 por estação m2 por aluno
01 53,12 2,66 1,31
02 39,08 1,95 0.96
03 39,50 1,98 0,98
04 67,16 3,36 1,66
05 31,75 1,59 0,78
06 31,75 1,59 0,78
07 72,97 3,65 1,81
08 31,29 1,66 1,77
Equipamentos, Materiais e Softwares dos Laboratórios de Informática.
RESUMO DOS LABORATÓRIOS DA UNIDADE DE ENSINO DA SERRARIA
Número do Laboratório Configuração Quant. existente
1 Processador Core I5, HD de 500GB, memória DDR3 freq.1333mhz de 4GB 21
2 Processador Pentium Dual Core, HD de 320 ou 500 GB, memória DDR3 freq. 1333mhz de 2GB ou 3GB 21
3 Processador Core I5, HD de 500GB, memória DDR3 freq.1333mhz de 4GB 16
4 Processador Pentium Dual Core, HD de 320 ou 500 GB, memória DDR3 freq. 1333mhz de 2GB ou 3GB 23
5 Processador Core I7, HD de 1T, memória DDR3 freq.1600mhz de 8GB 16
6 Processador Core I5, HD de 500GB, memória DDR3 freq.1333mhz de 4GB 22
7 Processador Core I5, HD de 500GB, memória DDR3 freq.1333mhz de 4GB 28
8 Processador Pentium Dual Core, HD de 320 ou 500 GB, memória DDR3 freq. 1333mhz de 2GB ou 3GB 11
Cronograma de Atividades:
JULHO Nº de Professores envolvidos
2ª SEMANA Educação e Epistemologia 01
3ª SEMANA Disciplina optativa comum a todas as Linhas de Pesquisa 01
4ª SEMANA Disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa 03
2020
FEVEREIRO
1ª SEMANA Educação e Epistemologia 01
2ª SEMANA Disciplina optativa comum a todas as Linhas de Pesquisa 01
3ª SEMANA Disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa 03
JULHO
2ª SEMANA Seminários de Dissertação por Linha de Pesquisa 03
3ª SEMANA Disciplina optativa por Linhas de Pesquisa 03
4ª SEMANA Tópicos Especiais em Educação por Professor Orientador
Estudos Individualizados 09
2021
FEVEREIRO
1ª SEMANA Seminários de Dissertação por Linha de Pesquisa 03
2ª SEMANA Disciplina optativa por Linhas de Pesquisa 03
4ª SEMANA Qualificações dos Projetos de Dissertações 09
MARÇO
1ª SEMANA Qualificações dos Projetos de Dissertações 09
JULHO
2ª SEMANA Defesa das Dissertações 09
3ª SEMANA
4ª SEMANA
Instituição Promotora
Coordenador:
GILVAN LUIZ MACHADO COSTA
Instituição de Ensino:
41008014 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)
Logradouro:
AV. JOSÉ ACÁCIO MOREIRA, 787
Município-UF:
Tubarão -
SC
Telefone(s):
(48) 3621 302 (48) 3621 326 (048) 35213000 (048) 35213001 (48) 36213000 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 32791061 (48) 36213369 (48) 36213000 (48) 36210000 (48) 32791003 (48) 36213369 (48) 36213036 (48) 36213369 (48) 36213363 (36) 213000 (48) 32791061 (48) 36213000 (48) 36213367 (48) 32291932 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 36213000 (48) 36213363 (48) 32791556 (48) 32791167 (48) 36213969 (48) 32791000
E-mail Institucional do Programa:
fabio.rauen@unisul.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÁRIO PONTES JUCÁ
Coordenador:
MARIO CESAR JUCA
Logradouro:
Avenida Presidente Roosevelt
Município-UF:
Maceió -
AL
Telefone(s):
(48) 3621 302 (48) 3621 326 (048) 35213000 (048) 35213001 (48) 36213000 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 32791061 (48) 36213369 (48) 36213000 (48) 36210000 (48) 32791003 (48) 36213369 (48) 36213036 (48) 36213369 (48) 36213363 (36) 213000 (48) 32791061 (48) 36213000 (48) 36213367 (48) 32291932 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 36213000 (48) 36213363 (48) 32791556 (48) 32791167 (48) 36213969 (48) 32791000
E-mail Institucional do Programa:
maceju@uol.com.br
Documentos