Plano Acadêmico:
Justificativa
A proposta de realização de DINTER entre o Programa de Pós-graduação em Política Social da UnB (PPGPS/UnB) e o Programa de Pós-graduação em Política Social da UFMT (PPGPS/UFMT) foi amadurecido a partir de experiências exitosas de interlocução já construídas historicamente, entre as quais o MINTER realizado entre 1999-2001 que formou 12 Mestres, mas também as constantes participações de docentes em bancas de seleção, concurso público para docente, defesas de dissertações e teses e participação em eventos em ambas as universidades. Trata-se, portanto, de proposta que dá continuidade a intercâmbios existentes. O PPGPS/UnB possui todas as condições objetivas para realização do DINTER, pois é m Programa consolidado (conceito 6 na CAPES) que completou 25 anos em 2015, sendo um dos mais reconhecidos e importantes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento na área da política social no Brasil. Do ponto de vista de sua estrutura acadêmica, a área de concentração - Estado, Política Social e Cidadania – abrange temáticas que se coadunam com as pesquisas, área de concentração e linhas de pesquisa do PPGPS/UFMT. Na UnB, as quatro linhas de pesquisa - Política Social, Estado e Sociedade; Movimentos Sociais e Cidadania; Questão Social, Instituições e Serviços Sociais e Trabalho e Relações Sociais – possuem nítida correlação com as linhas de pesquisa do PPGPS/UFMT: Política Social, Estado, Direitos e Movimentos Sociais; e Trabalho, Questão Social e Serviço Social. Tal convergência é um dos pressupostos que justificam o interesse na realização do DINTER. A perspectiva teórico-crítica das políticas sociais que estrutura o PPGPS/UnB também justifica o interesse do PPGPS/UFMT na em buscar a titulação em nível de doutoramento junto ao PPGPS/UnB. A estrutura curricular abrangente, composta por disciplinas obrigatórias e optativas que se articulam à área de concentração e linhas de pesquisa, além das atividades organizadas pelos Grupos de Pesquisa são elementos atrativos que possibilitam uma formação ampla, crítica, diversificada e articulada em torno do debate teórico crítico das políticas sociais, e atende aos interesses e demandas de docentes e profissionais que participarão do processo seletivo para o DINTER. O elevado nível do corpo docente do PPGPS/UnB é outro elemento que justifica a realização do DINTER. Formado por 17 docentes permanentes (83,3% do total do corpo docente), todos concursados e com dedicação exclusiva à universidade, o corpo docente do PPGPS/UnB possui produtividade reconhecida nacional e internacionalmente e muitas de suas publicações são adotadas como referências no debate das políticas sociais e dos direitos em cursos de graduação e pós-
graduação na área de serviço social e áreas afins. A área de formação do corpo docente também atende às demandas da instituição receptora, pois entre os 17 docentes permanentes 14 (82,35%) são assistentes sociais e 03 possuem formação em outras áreas (02 em Ciências Econômicas e 01 em Ciências da Educação), o que assegura interdisciplinaridade e, ao mesmo tempo, atende aos requisitos da área. Outro dado significativo é a elevada qualificação do corpo docente permanente: 13 (76,4%) já fizeram ou estão fazendo pós-doutoramento; 07 (41,1%) recebem bolsa de produtividade do CNPq; todos (100%) coordenam ou participam de grupos de pesquisa; todos (100%) desenvolvem sistematicamente atividades de ensino, pesquisa e orientação; todos (100%) participam em redes locais, nacionais ou internacionais de pesquisa; todos (100%) ministram aulas na PG e na graduação; todos (100%) possuem dedicação exclusiva à UnB, o que assegura a vivência cotidiana da universidade e possibilita sua participação intensa em todas as atividades acadêmicas do programa, como ensino das disciplinas e cursos ou mini-cursos de extensão, organização e participação em seminários, conferências, bancas, participação em núcleos e/ou grupos de pesquisa, produção e publicação conjunta. A participação ativa de todos os docentes permanentes em grupos de pesquisa constitui importante elemento de articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os 17 docentes permanentes em 11 Grupos de Pesquisa, todos cadastrados na Plataforma de Grupos de Pesquisa no CNPq e com realização de pesquisas consolidadas, muitas já concluídas e várias em andamento. Por fim, cabe sinalizar que o PPGPS/UnB possui uma média de 04 alunos por docente permanente em 2016, o que indica a viabilidade de assumir novas orientações.
Relevância
O Departamento de Serviço Social da UFMT em 1999-2001 realizou MINTER com o PPGPS da UnB o que permitiu a capacitação da quase totalidade dos docentes contribuindo no aprimoramento do Curso de Serviço Social da UFMT. Essa experiência possibilitou, nas avaliações subsequentes, um melhor desempenho no Enade e se constituiu no embrião do que veio a materializar, anos mais tarde, no Programa de Pós-Graduação em Política Social, vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFMT. A partir de sua inauguração, em 2009, quando da entrada de sua primeira turma até o ano de 2015, foram 62 (sessenta e duas) dissertações concluídas sob a orientação das professoras de suas duas linhas de pesquisa. Todas as Dissertações tratando das políticas sociais em suas diferentes dimensões, compreendendo as forças políticas e sociais de seu processo constitutivo ou/e em sua vinculação ao trabalho
profissional. Sua natureza interdisciplinar, por se ocupar da Política Social em seu sentido ampliado, possibilita ao Curso acolher profissionais das ciências sociais e humanas. O PPGPS é o único Programa de Pós-Graduação público do Estado de Mato Grosso que se ocupa do Tema da Política Social. O DINTER nesse momento proposto reforçará o caminho inicialmente trilhado a partir do MINTER e se apresenta como possibilidade concreta de formar quadros qualificados para consolidação e continuidade do PPGPS impactando positivamente, do mesmo modo, no ensino de graduação. Espera-se ademais que tal acordo de cooperação possa contribuir para consolidação dos grupos de pesquisa da UFMT, a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB em que se espera seja capaz de expandir e promover novos intercâmbios nacionais e internacionais.
Impacto do Projeto
Além da formação de 10 doutores, o Dinter na UFMT impactará na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Política Social – PPGPS/ICHS/UFMT por meio do fortalecimento de seus grupos de pesquisas a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB. Permitirá igualmente, estabelecer parceria no desenvolvimento de pesquisas, análise e avaliações sobre Política Social na região Centro Oeste. Possibilitará ampliar a produção de conhecimento sobre a Política Social e realidade regional com publicações conjuntas entre os dois Programas. Espera-se que o DINTER contribua para criar as condições necessárias à futura abertura de doutorado no PPGPS/ICHS/UFMT.
PLANO ACADÊMICO DO PROJETO
Objetivos e Metas
O PPGPS/UnB possui natureza acadêmica e sua estrutura, diretrizes e finalidades se fundamentam no compromisso social com a pesquisa autônoma, com a produção crítica e com a ampla socialização do conhecimento produzido. Todas as atividades realizadas são gratuitas e tem por princípio não cobrar nenhum tipo de inscrição. Os recursos que o mantém são todos provenientes de fundos públicos das agências de fomento (CAPES, CNPq e FAP/DF) e do orçamento próprio do Departamento de Serviço Social que contribui com sua manutenção. Os recursos recebidos por meio de projetos de pesquisa são provenientes de convênios e editais públicos e o PPGPS não mercantiliza nenhum tipo de serviço acadêmico.
Os objetivos que nortearão o DINTER serão os mesmos que balizam o PPGPS/UnB, que tráz, sem Regimento Interno os seguintes objetivos:
Objetivo Geral:
Formar recursos humanos de alto nível, qualificados para o ensino superior, a pesquisa, o planejamento, a gestão e a análise de políticas públicas, em particular da política social.
Objetivos específicos:
a) Fomentar a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local.
b) Ampliar o número de profissionais de Serviço Social e de áreas afins nas atividades de gestão, formulação e análise de políticas sociais.
c) Estabelecer intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa na área de política social e afins, em âmbito internacional, nacional, regional e local.
d) Contribuir para o conhecimento e elaboração de propostas de política social, especialmente na região Centro-Oeste.
e) Consolidar estratégias de articulação entre a pós-graduação e a graduação, visando ampliação e melhoria da qualidade das produções científicas discentes
e docentes.
As metas para o DINTER estão indicadas a seguir:
1. Formar de 10 doutores/as no prazo de 48 meses;
2. Fortalecer o Programa de Pós-graduação em Política Social da UFMT, com ampliação de docentes doutores em curto espaço de tempo; 3.Contribuir para consolidar os grupos de pesquisa da UFMT, a partir de sua articulação com os Grupos de Pesquisa do PPGPS/UnB; 4.Fomentar a publicação de, no mínimo, 01 artigo pelos/as doutorandos/as da instituição receptora;
5. Fomentar a publicação de 01 livro durante o DINTER, com a produção dos/as doutorandos/as;
6. Estimular a participação dos/as doutorandas/as em eventos com apresentação de Congressos Científicos; 7.Assegurar a realização de estágio na UnB, com organização de atividades, além das disciplinas curriculares.
Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos
O processo de seleção para o DINTER seguirá os mesmos procedimentos utilizados para o Doutorado no PPGPS/UnB, e será objeto de edital específico, a ser publicado pela instituição promotora e publicizado pela instituição receptora. A seleção ocorrerá na instituição receptora com banca de 03 docentes do corpo permanente da instituição promotora (PPGPS/UnB). Poderão se candidatar ao processo seletivo docentes e profissionais de serviço social e áreas afins que possuam o título de mestre. O processo seletivo atenderá às seguintes etapas avaliativas, sendo que a cada uma das provas será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10) pontos.
1. Avaliação do Pré-Projeto: Esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete). A avaliação será feita pela Comissão de Seleção. A avaliação será realizada em duas etapas. Na primeira etapa será verificado o estrito cumprimento dos aspectos formais indicados no edital. Apenas os pré-
projetos que cumpram os requisitos especificados serão objeto da segunda etapa do processo avaliativo dos pré-projetos. Na segunda etapa de avaliação dos pré-projetos, os aspectos avaliados serão: atualidade e relevância do tema e da bibliografia para o Programa; contextualização do problema da pesquisa; delimitação clara do objeto, da justificativa, do(s) objetivo(s), e da metodologia; compatibilidade do conteúdo com a área de concentração e linhas de pesquisas do Programa; estrutura lógica do texto; coerência entre as partes da proposta; redação clara, objetiva e em português correto; viabilidade da pesquisa.
2. Prova Escrita: esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação7 (sete). A prova escrita versará sobre temas cuja bibliografia será divulgada no Edital e avaliará o conhecimento do candidato sobre a mesma, assim como sua capacidade de sustentação clara, objetiva e fundamentada dos argumentos apresentados.
3. Prova de Compreensão de Texto em Língua Estrangeira: esta etapa é classificatória. Os aspectos avaliados são: compreensão instrumental da língua inglesa e de um segundo idioma (francês ou espanhol) a ser indicado pelos candidatos no ato de inscrição.
4. Prova de Avaliação do Currículo: esta etapa é classificatória. Os aspectos avaliados do currículo são a produção científica do candidato nos últimos cinco anos e a experiência profissional comprovada. No Edital constará as tabelas para pontuação do Currículo, que serão utilizadas pela Comissão Examinadora para somatório dos pontos.
5. Prova Oral: esta etapa é eliminatória, sendo a nota mínima para aprovação 7 (sete). A prova oral consistirá de arguição do candidato pela Comissão de Seleção que avaliará sua capacidade de sustentação clara, objetiva e fundamentada dos argumentos apresentados quanto: (i) ao Pré-Projeto - capacidade de organizar e expor ideias; demonstração de conhecimento relacionado à temática e ao processamento do estudo; (ii) ao Currículo – domínio do conteúdo de
suas produções científicas e de suas experiências profissionais e acadêmicas; (iii) à Carta de Intenções - expectativas do candidato em relação ao Curso pretendido; compromissos e perspectivas em diferentes níveis (pessoal, profissional e institucional); (iv) ao histórico escolar - rendimento escolar.
Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
O estágio obrigatório na instituição promotora (PPGPS/UnB) será assegurado aos doutorandos/as no quarto semestre do Curso, quando estes já tiverem cursado 05 disciplinas obrigatórias e 03 optativas, sendo que todas serão ofertadas na instituição receptora. Durante o estágio de 01 semestre letivo, pretende-se que o/a doutorando/a realize as seguintes atividades:
1. Cursar duas disciplinas obrigatórias voltadas especificamente para elaboração do projeto de tese e exame de qualificação do projeto de tese (conforme cronograma);
2. Cursar uma disciplina optativa com temática relacionada ao seu projeto de tese; 3.Elaborar o projeto de tese sob orientação direta de seu orientador/a; 4.Qualificar o projeto de tese ao final do semestre;
5. Participar das atividades organizadas pelos Grupos de Pesquisa da instituição promotora;
6. Participar da vida acadêmica da Universidade, por meio de participação em disciplinas de outros cursos, eventos, e outras atividades de interesse, relacionadas ao seu objeto de pesquisa.
A estrutura curricular do DINTER será a mesma do doutorado do PPGPS/UnB. O acompanhamento e orientação ocorrerá durante todo o Curso e pode ser dividida em dois momentos, que não são estanques e se correlacionam:
1. Realização de Disciplinas Optativas e Obrigatórias com acompanhamento do/a Orientador/a:
Os/as doutorandos/as deverão cumprir 28 créditos em 07 disciplinas obrigatórias (todas as disciplinas possuem 04 créditos), sendo que, destas 02 correspondem à elaboração do projeto/exame de qualificação;
Também deverão cumprir 16 créditos em 04 disciplinas optativas, a serem selecionadas entre o leque de disciplinas existentes no currículo do PPGPS/UnB. A oferta de disciplinas optativas será definida em conjunto com a coordenadora da instituição receptora, com base nas temáticas dos projetos de tese selecionados.
A escolha das disciplinas optativas e a redação dos trabalhos requeridos em cada disciplina serão objeto de orientação docente, de modo que cada orientando/a possa otimizar os conhecimentos adquiridos e canalizá-los para a tese de doutorado.
2. Elaboração e Qualificação do Projeto de Tese
Além da orientação permanente durante as disciplinas, durante os quatro primeiros semestres ocorrerá orientação específica para elaboração do projeto de tese, com vistas à sua qualificação ao final do estágio que ocorrerá no quinto semestre. Para as orientações nos quatro primeiros semestres, quando doutorandos/as e orientadores/as terão poucas possibilidades de encontros presenciais, pretende-se contar com o uso da tecnologia da plataforma de ensino Moodle. Não se pretende ofertar disciplinas à distância, mas assegurar que a plataforma Moodle possa ser um espaço de acompanhamento das atividades dos/as doutorandos/as.
3. Elaboração e Defesa da Tese
Conforme indicado, o processo de orientação será permanente, mas a partir da qualificação do projeto de tese (quinto semestre), inicia-se especificamente a orientação e acompanhamento da pesquisa, da sistematização e organização dos dados, da análise e redação dos capítulos. Os/as doutorandos terão 3 semestres para se dedicar exclusivamente a este momento. O processo de orientação abrangerá:
1. Acompanhamento cotidiano pela plataforma de ensino Moodle, com trocas de diálogos, mensagens, indicação de bibliografia, leitura e correção de textos da tese;
2. Um encontro presencial ao final do sexto semestre, na instituição promotora, a ser assegurado pela instituição receptora.
Por fim, ao final do oitavo semestre as defesas ocorrerão na instituição promotora com bancas organizadas com cinco docentes, sendo três do PPGPS/UnB e dois externos ao Programa.
As disciplinas obrigatórias são:
SER-336009MS Metodologia da Pesquisa Social
SER-336033MS/DR Teorias da Política Social e da Cidadania
SER-336157MS/DR Questão Social, Instituições e Serviços Sociais
SER-336246DR Seminário de Tese 1 Política Social
SER-336262DR Seminário Avançado em Política Social
SER-336271DR Exame de Qualificação em Política Social
As optativas são:
SER-336017MS/DR Análise de Políticas Sociais
SER-336092MS/DR Política de Saúde e Seguridade Social
SER-336114MS/DR Política de Assistência Social e Seguridade Social
SER-336106MS/DR Política de Previdência e Seguridade Social
SER-336041MS/DR Política Social – Habitação
SER-336050MS/DR Política Social - Questão Agrária
SER-336068MS/DR Política Social - Criança e Adolescente
SER-336076MS/DR Política Social e Educação
SER-336084MS/DR Política Social – Trabalho
SER-336122MS/DR Planejamento e Avaliação de Serviços Sociais
SER-336131MS/DR Movimentos Sociais, Poder Político e Cidadania
SER-336165MS/DR Teoria e Metodologia do Serviço Social
SER-336149MS Seminário de Pesquisa e Dissertação
SER-336173MS/DR Tópicos Especiais em Política Social
SER-336203MS/DR Tópicos Especiais em Pesquisa
SER-336211MS/DR Tópicos Especiais em Serviço Social
SER-336238MS/DR Prática docente em Política Social (obrigatória para bolsistas da CAPES)
SER-336254DR Seminário de Tese 2 Política Social
SER-336289MS/DR Seminário de Pesquisa 1
SER-336297 MS/DR Seminário de Pesquisa 2
SER-336301 MS/DR Seminário de Pesquisa 3
SER-336319 MS/DR Seminário de Pesquisa 4
O maior detalhamento está no documento anexo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
Para uso discente o Programa conta com:
01 (um) laboratório com 37 (trinta e sete) computadores para os alunos de graduação dos cursos que compõem o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) que também está destinado aos alunos da pós-graduação stricto sensu;
- 01 (um) laboratório com 04 (quatro) computadores para alunos do Programa.
Além dos 02 laboratórios de informática, os três Grupos de Pesquisa, aos quais docentes e discentes estão vinculados, dispõem de computadores e impressora. A UFMT dispõe de rede de internet sem fio em todas as suas instalações.
A Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação da UFMT constitui em importante reforço às atividades de pesquisa não só por oferecer laboratórios, espaços para teleconferências, suportes e plataformas para atividades à distância como por oferecer uma base de dados sobre o ensino de graduação e pós-graduação da UFMT. Desenvolve sistemas
de informação atendendo às demandas de informatização da instituição, automatizando os processos e agilizando as atividades operacionais. - Desenvolve ações de apoio ao uso das Tecnologias da Comunicação e da Informação no contexto de programas de educação à distância institucionais e estratégias de ensino aprendizagem no contexto da educação presencial.
Biblioteca
A Biblioteca Central da UFMT está constituída por livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, obras raras e obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc). A pesquisa ao acervo é livre à comunidade acadêmica e ao público em geral. Todo o acervo encontra-se informatizado com o Sistema Microisis/IBICT, sendo a pesquisa bibliográfica realizada em terminais de computadores.
O acervo bibliográfico atual é de 167 mil exemplares sendo que destes, 16 mil são coleções de obras raras destinadas à consulta abrangendo as diferentes áreas do conhecimento. A Coleção de Periódicos é de 403 títulos correntes e 1542 títulos retroativos e 54 títulos de revistas Internacionais, sendo que destes 34 são renovações e 20 são novas assinaturas, destinadas aos cursos de pós-graduação.
O acervo está organizado de acordo com a CDU (Sistema de Classificação Decimal Universal), dividido por classes ou áreas de conhecimento. O Serviço Social e áreas afins (Economia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Direito) contam com um acervo de 15.520 (quinze mil, quinhentos e vinte) exemplares entre livros e periódicos.
Para o Serviço Social estão disponíveis 3.304 (três mil, trezentos e quatro) exemplares, sendo que destes 266 (duzentos e sessenta e seis) são periódicos: Revista Serviço Social e Sociedade (Cortez), Revista Ser Social (UnB), Revista Temporalis (ABEPSS), Revista de Políticas Públicas e Políticas Públicas em Debate (UFMA), além de acesso às principais revistas eletrônicas: Ágora (UFES) e Textos e Contextos (PUC/RS).
O Instituto de Ciências Humanas e Sociais ao qual o PPGPS está vinculado possui uma Biblioteca Setorial que disponibiliza para consulta 8.530 (oito mil, quinhentos e trinta) títulos entre Monografias de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado de Cursos e/ou Programas de Pós-Graduação de Serviço Social, História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia, além de acervo sobre Serviço Social e Política Social.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Outros
O Programa conta com sala de 70 m2 abriga a Secretaria, a Coordenação e uma Sala de Reunião do PPGPS-Mestrado espaço onde ocorrem as reuniões de Colegiado de Curso e outras de menor porte como de Comissões e Grupos de Trabalho. Reuniões ampliadas se realizam na Sala de aula destinada ao Mestrado em Política Social, que contém 30 carteiras e equipamentos de áudio visual (telão, CPU e data-show). Atividades de maior porte, como Seminários, Encontros, Aulas abertas, Defesas Públicas ocorrem nos Auditórios do ICHS, previamente agendados.
Cronograma de Atividades:
O DINTER será iniciado no segundo semestre de 2017, conforme calendário acadêmico da UnB. Conforme Regimento do PPGP o Curso de Doutorado deve ser concluído em até 48 meses, ou seja, será iniciado em agosto de 2017 e as defesas devem ocorrer até julho de 2021, conforme abaixo:
2017 - Primeiro Semestre (agosto a novembro) Março - Publicação do Edital de Seleção Junho - Seleção Pública
Agosto a Novembro – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Metodologia da Pesquisa Social (OBR) – uma semana em agosto (30 h/a) e uma semana em setembro (30 h/a)
Teorias da Política Social e da Cidadania (OBR) – uma semana em outubro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a)
Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em setembro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a)
2018 – Segundo Semestre (março a junho)
Março a Junho – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Análise de Políticas Sociais (OBR) – uma semana em março (30 h/a) e uma semana em maio (30 h/a)
Questão Social, Instituições e Serviços Sociais (OBR) – uma semana em abril (30 h/a) e uma semana em junho (30 h/a)
Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em abril (30 h/a) e uma semana em junho (30 h/a)
2018 – Terceiro Semestre (agosto a novembro)
Agosto a Novembro – 01 Disciplina Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Receptora, concentradas em dois momentos: Seminário Avançado em Política Social (OBR) – uma semana em agosto (30 h/a) e uma semana em setembro (30 h/a)
Uma Disciplina Optativa a ser definida a partir dos projetos e temas de interesses dos discentes – uma semana em outubro (30 h/a) e uma semana em novembro (30 h/a)
2019 – Quarto Semestre (março a julho) – Estágio na Instituição Promotora
Março a Julho – 02 Disciplinas Obrigatórias e 01 Disciplina Optativa a serem ofertadas na Instituição Promotora regularmente, conforme abaixo:
Seminário de Tese (OBR) – disciplina a ser cursada diretamente com o orientador, em turmas específicas compostas pelo orientador e seus orientandos/as Exame de Qualificação – (OBR) – disciplina de orientação, destinada à elaboração e exame de qualificação do Projeto de Tese ao final do semestre
Uma disciplina optativa a ser cursadas regularmente no PPGPS, a ser escolhida entre as disciplinas ofertadas no semestre
O objetivo desse semestre na Instituição Promotora é finalizar as disciplinas optativas, elaborar o projeto de tese com orientação presencial e realização do exame de qualificação do projeto de tese
2019 – Quinto Semestre (agosto a novembro)
Realização da pesquisa, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle
2020 – Sexto Semestre (março a junho)
Conclusão da pesquisa e início da elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle
2020 – Sétimo Semestre (agosto a novembro)
Elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle
2021 – Oitavo Semestre (março a julho)
Elaboração da tese, com acompanhamento do/a orientador pela plataforma Moodle
Defesa da tese na Instituição Promotora – até início de julho, conforme calendário acadêmico da UnB