Dados do Programa
Número da Proposta:
191770/2014
Período de Vigência:
05/02/2015
a
05/04/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
9
Data de Fim Previsto:
31/12/2019
Local de Execução do Projeto:
Rio de Janeiro - RJ
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas :
Objetivo geral: Formar recursos humanos qualificados para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação em doenças parasitárias na UFRR e outros centros do entorno do território geográfico.
Objetivos específicos e metas:
1. Formar doutores capazes de conduzir investigações científicas inovadoras, orientar alunos em formação científica e assumir um papel de liderança na área da pesquisa em nível regional. Meta: formar 09 doutores com igual padrão de qualidade ao da Instituição promotora, ao longo da Cooperação interinstitucional.
2. Estabelecer as condições para a criação de um novo curso de Pós-graduação em Parasitologia na UFRR. Meta: Em até seis anos após o início desta cooperação interinstitucional, o grupo titulado nesta proposta deve estar apto a submeter a proposta para o Credenciamento do Curso de Doutorado em Parasitologia.
3. Disseminar a competência científica e tecnológica. Meta: Nuclear doutores no Campus universitário da UFRR na capital e em regiões do interior onde se desenvolverão as teses apresentadas sob essa proposta.
4. Estabelecer colaboração interinstitucional produtiva e duradoura entre a equipe de pesquisadores do Programa de Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz e a equipe de pesquisadores da UFRR. Meta: Disseminar a competência científica nacional em ciência e tecnologia através do intercâmbio entre docentes e discentes entre o Rio de Janeiro e Boa Vista.
5. Contribuir para a formação de recursos humanos, através da participação de bolsistas de iniciação científica nos projetos do DINTER. Meta: Identificar futuros discentes e estimular a participação no programa de pós-graduação da Instituição receptora.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Puderam se inscrever para o processo seletivo contemplado neste Edital, portadores de diploma de Mestrado em área biomédica. Docentes da IES Receptora que demonstrem atividade em Parasitologia, mesmo sem ter diploma em área biomédica, também puderam se inscrever. A aceitação do pedido de inscrição do candidato foi condicionada à apresentação de todos os documentos a seguir discriminados:
• Comprovação de vínculo empregatício com instituição de ensino superior, no caso de docente ou técnico;
• Cópia da carteira de identidade e CPF;
• Formulário de inscrição devidamente preenchido;
• Cópia do diploma de graduação em área biomédica ou Comprovação de atuação na área de Parasitologia;
• Cópia do histórico escolar do Mestrado;
• Cópia do diploma de Mestrado ou declaração que o diploma encontra-se em fase de expedição;
• Curriculum vitae LATTES-CNPq do docente da IES Receptora e de seu orientador na IES Promotora.
• Carta de aceitação do orientador para o Doutorado, informando o título do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.
• Resumo estruturado com pelo menos 500 palavras composto de: título, introdução, justificativa, objetivos, resultados esperados, cronograma de execução e referências bibliográficas, nos moldes exigidos pela instituição receptora. A seleção ocorreu por avaliação do curriculum vitae (CV Lattes) de discente e orientador de acordo com os critérios de pontuação pré-estabelecidos e análise preliminar do Projeto de tese pela comissão de seleção quanto à exequibilidade e adequação ao programa. Por fim, não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas aqui indicadas.
O candidato foi avaliado pela Comissão de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, composta por um banca de 3 membros, dos quais 8 foram aprovados.
Estrutura básica da programação:
Disciplinas ofertadas
- Análise de dados - 04/12/2017 a 08/12/2017
- Análise Geoespacial aplicado aos dados de saúde e ambiente - 18/07/2016 a 22/07/2016
- Interação Parasito-hospedeiro - 26/09/2016 a 07/10/2016
- Metodologia de Pesquisa - 11/07/2016 a 15/07/2016
- Procedimento de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa biomédica - 13/09/2016 a 15/09/2016
- Seminários Discente do Programa de Biologia Parasitária Dinter - 13/03/2018 a 14/03/2018
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O programa prevê que os alunos desenvolvam parte de suas teses no Instituto Oswaldo Cruz (Instituição Promotora), e na Universidade Federal de Roraima (Instituição Receptora), segundo cronograma descriminado a seguir: 1o ano: UFRR: 10 meses, compreendendo a realização das Disciplinas obrigatórias e eletivas e início da parte experimental. 2º e 3º anos: UFRR 8 meses para coleta de dados e demais etapas da parte experimental; 4 meses para cursar disciplinas eletivas na IES Promotora (em especial em disciplinas correlatas ao seu tema de tese e terá oportunidade de desenvolver interação científica com outros pesquisadores) e discussão parcial dos resultados com respectivos orientadores. 4º anos: UFRR 5 meses para terminar a parte experimental, tabulação dos dados e esboço da redação de tese; IOC: 7
meses sendo divididos em dois períodos para cada aluno (um período de 6 meses e outro de 1 mes) onde no primeiro período o aluno realizará a análise dos dados obtidos durante o doutoramento, fará a redação de sua tese de doutorado e a apresentará à Comissão de Pós-Graduação em Biologia Parasitária. O segundo período compreenderá preparação e treinamento para a defesa, seguida de tempo para correção das sugestões promovidas pela banca examinadora.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Essa proposta da abertura de um DINTER em Biologia Parasitária prevê treinamento e execução de projetos de pesquisa em profunda parceria entre o IOC (Promotora) e UFRR (Receptora), criando uma ponte de comunicação entre os professores orientadores e os alunos matriculados. Dessa forma, a produção científica e a parceria tecnológica serão otimizados, com benefícios diretos na qualidade científica das teses geradas pelo programa no prazo preconizado pelo cronograma de execução do projeto. Como forma de minimizar o risco de endogenia na formação de doutores, várias estratégias serão seguidas. Nesta proposta de Dinter oferecemos 09 vagas, das quais 8 foram preenchidas. Todas as teses vinculadas ao Dinter Fiocruz/IOC-UFRR tratam de temas de relevância para o Estado de Roraima, fato exemplificado pela coleta do material ser toda nesse estado. Vetores e hospedeiros foram coletados diretamente em áreas endêmicas de doenças infecto-parasitárias, soro humano de pacientes coletados na rede de assistência básica de Boa Vista e outros municípios. Desta maneira, as temáticas são, acima de tudo, de interesse para o Estado de Roraima. O IOC conta com 71 laboratórios de pesquisa, com servidores/pesquisadores formados nos mais diversos ambientes, em diferentes universidades mundo afora. Esse cenário gera um ambiente heterogêneo, rico em diversidade social e cultural, favorecendo o crescimento intelectual de cada um dos discentes envolvidos na proposta DINTER. Os docentes orientadores apoiarão e auxiliarão os discentes de Roraima a aplicar seus projetos de pesquisa para agências de fomento estadual e federal em busca de recursos para o desenvolvimento de suas pesquisas, assim como na obtenção de bolsas de estudo para alunos de Iniciação Científica. Assim, acreditamos que a colaboração científica, troca de experiências entre as IES Promotora e Receptora, e intercâmbio cultural e profissional não fiquem restritas ao Dinter, mas que seja bem-sucedida também no longo-prazo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Desde o inicio do DINTER entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Fundação Oswaldo Cruz, através do Programa de Biologia Parasitária, houve significativa melhora em como a UFRR enxerga a pesquisa. Se em 2014, quando a proposta começou a ser formada, a pesquisa na área biomédica se concentrava em poucos pesquisadores, com pouco espaço disponível e baixo estímulo e fomento da própria Universidade, a partir de 2018 a situação se modificou. Em 2019, por exemplo, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, , por meio da Diretoria de Pesquisa e em parceria com a Pró-reitoria de Planejamento, Diretoria de Tecnologia da Informação, Coordenação de Convênios e Coordenação de Patrimônio da UFRR está realizando um diagnóstico sobre as condições da infraestrutura de pesquisa disponíveis na UFRR.
Esta iniciativa de diagnóstico da infraestrutura tem sua importância fundada não só no fato de que as unidades de pesquisa da UFRR são atores estratégicos na formulação e execução de políticas que visem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na UFRR. Mas também no fato de que a sociedade (e o próprio governo) deve possuir mais conhecimento sobre a capacidade de pesquisa existente no Estado de Roraima, para dimensionar seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico local. O levantamento está sendo feito através de formulários que devem ser preenchidos pelos docentes da UFRR até o próximo dia 19 de março de 2019.
A história das Bibliotecas da Universidade Federal de Roraima reflete o crescimento que a Instituição vem passando no decorrer dos seus 25 anos. A Biblioteca Central (BC) foi instalada no início dos anos de 1990, logo após a criação da UFRR. No ano de 2001, é criada a sua primeira biblioteca setorial, a Biblioteca do Centro de Ciências Agrárias. Em 2003, a BC lança o seu site de pesquisa, sendo até a presente data,a única biblioteca de Roraima a ter um site próprio. No ano de 2004, a Biblioteca Central passa a se chamar de Profa. Maria Auxiliadora de Sousa Melo em homenagem a uma das idealizadoras do Instituto Insikiran. Um ano depois, passa pela primeira expansão física quando recebe um novo prédio. Com a demanda gerada pelos seus treinamentos de pesquisa em bibliotecas digitais e normas para apresentação de trabalhos da Instituição, a BC lança o livro Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR. A partir de 2008, com as verbas do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ocorre um novo ciclo de expansão:
ampliação do prédio da Biblioteca Central para 3.000 m² e aquisição de novo mobiliário;
ampliação da Biblioteca Setorial do CCA para uma área de 600 m² e aquisição de novo mobiliário;
reconhecimento da Biblioteca da Escola de Aplicação da UFRR enquanto biblioteca setorial;
criação do Setor de Multimeios e das Salas de Estudo em Grupos em 2012;
criação da Biblioteca Setorial do Campus Murupu no ano 2013;
ampliação do quadro de bibliotecários para o número de 13 com o fito de atuarem nos setores de Direção, Referência (atendimento ao usuário), Processamento Técnico, Desenvolvimento de Coleções, Setor de Periódicos, Biblioteca Digital, Setor de Multimeios; Bibliotecas Setorial do CCA e Campus Murupu;
aumento de 50% do quantitativo do acervo inclusive com a aquisição de e-books, em 2014.
Com a primeira versão do livro de Normas esgotada, a Biblioteca Central lança em 2012, o livro Manual de Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-científicos da UFRR. Em 2013, com a expansão do Setor de Mutimeios, cria o Projeto Cinema ao Meio-Dia.
PREENCHER. DA RECEPTORA (UFRR) E NÃO DA PROMOTORA (IOC)
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 1. Seleção de candidatos, projetos e respectivos orientadores (os docentes da proposta são aqueles que receberam alunos e/ou coordenarão disciplinas obrigatórias para a formação dos discentes): dez/2015;
Matrícula dos candidatos e início de atividades: dez/2015 Disciplinas, Bloco 1: jul a out/2016; Bloco 2: dez/2017 a mar/2018. Treinamento e execução do trab. de pesquisa na Inst. Prom.: dez/2015 a dez/2018.
Treinamento e execução do trab. de pesquisa na Inst. Rec.: dez/2015 a jul/2019.
Redação das teses de doutorado na IES Promotora, Bloco 1: ago a dez/2018; Bloco 2: jan/2019
Defesa das teses de doutorado: nov/2019.
Relatório CAPES: mar/2016, mar/2017, mar/2018 e mar/2019. Prestação de Contas Anual: mar/2016, mar/2017, mar/2018 e mar/2019. Relatório Técnico-Científico Anual: mar/2016, mar/2017, mar/2018 e mar/2019.
Publicação de artigos científicos: jan/2016 a nov/2019.
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO: 1o ano: PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO- Passagens (ida e volta) p/14 docentes da Inst. Prom. p/ministrar disciplinas e interação científica: R$ 2 000,00 (valor unit.) = R$ 28 000,00 (valor total) DIÁRIAS- 90 diárias p/14 docentes: R$ 320,00 (valor unit.) = R$ 28 800,00 (valor total) TOTAL 2015: R$ 56
800,00. 2o ano: PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/9 discentes visitarem seus orientadores na Inst. Prom. R$ 2 000,00 (valor unit.) = R$ 18 000,00 (valor total) DIÁRIAS - 25
diárias p/ cada discente: R$ 320,00 (valor unit.) = R$ 72 000,00 (valor total) TOTAL 2016: R$ 90 000,00 3o ano: PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/9 discentes visitarem seus
orientadores na Inst. Prom. R$ 2 000,00 (valor unit.) = R$ 18 000,00 (valor total) DIÁRIAS - 25 diárias p/ cada discente: R$ 320,00 (valor unit.) = R$ 72 000,00 (valor total) TOTAL 2016: R$ 90 000,00 4o ano:
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/9 discentes visitarem seus orientadores na Inst. Prom. para a redação e apresentação da tese R$ 2 000,00 (valor unit.) = R$ 18 000,00 (valor
total) DIÁRIAS - 35 diárias p/ cada discente: R$ 320,00 (valor unit.) = R$ 100 800,00 (valor total) TOTAL 2016: R$ 118 800,00 RESUMO DO CRONOGRAMA FINANCEIRO Período de Execução/Valor Solicitado (R$) 1º
ANO- 56 800,00; 2º ANO- 90 000,00; 3º ANO- 90 000,00; 4º ANO-118 800,00; TOTAL GERAL- R$ 355 600,00
Instituição Promotora
Coordenador:
RAFAEL MACIEL DE FREITAS
Instituição de Ensino:
31010016 FUNDACAO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) (FIOCRUZ)
Logradouro:
Avenida Brasil Pavilhão Artur Neiva
Município-UF:
Rio de Janeiro -
RJ
Telefone(s):
(21) 38851715 (21) 25907544 (21) 22702496 (21) 38851643 (21) 25984242 (21) 25621410 (21) 25982987 (21) 25621553 (21) 25909110 (21) 25982525 (21) 33485058 (85) 32651832 (21) 38659581 (21) 38829033 (21) 25621341 (21) 38851715 (21) 25982988 (21) 38851715 (21) 25621201 (21) 25621212 (21) 25621395 (21) 38827129 (21) 39389603 (21) 25982525 (21) 25982551 (21) 25982552 (21) 25982987 (21) 38659797 (21) 38659797 (21) 25541833 (21) 255418322 (69) 32196000 (21) 25909110 (21) 38659559 (21) 25982525 (21) 25621525 (21) 25621553 (21) 38653242 (85) 32651832 (21) 25984242 (21) 25541700 (21) 25541700 (81) 21012611 (21) 25541833 (21) 25541832 (21) 25621897 (21) 25621212 (21) 25982525 (21) 39389603 (21) 25621555 (21) 33485058 (21) 25541832 (69) 32196000 (21) 25982988 (21) 38827129 (21) 25541700 (21) 38659673 (21) 38659797 (21) 25982779 (21) 25982552 (21) 38659559 (21) 38655112 (21) 25621575 (21) 25621209 (21) 25621201 (21) 38655287 (31) 32957727 (21) 25984242 (21) 38653242 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25909110 (21) 25982969 (21) 25541833 (21) 38655252 (21) 38659732 (21) 25541833 (21) 25541700 (21) 3885160717 (25) 621298 (21) 38851607 (21) 25982941 (21) 25982525 (21) 38659559 (85) 32651832 (81) 21012611 (21) 38655252 (21) 38851715 (21) 38851715 (21) 25621341 (21) 25984242 (41) 33163233 (81) 21012500 (21) 25621341 (21) 25621275 (21) 25621443 (21) 25621395 (21) 33485050 (21) 38829095 (21) 38829033 (21) 38851659 (21) 25621525 (21) 25621897 (21) 38659581 (21) 25621553 (31) 32951492 (21) 25541700 (25) 982552 (21) 25982546 (21) 25982546 (38) 851715 (21) 38829455 (21) 38655112 (21) 25621490 (21) 38651659 (38) 659559 (21) 38655287 (21) 25621575 (69) 32196000 (21) 25909110 (31) 32957727 (21) 38851715 (21) 25541700 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25541833 (21) 38659673 (21) 38655112 (21) 25621209 (21) 38851659 (21) 25621575 (21) 38851607 (21) 25621555 (21) 25982969 (21) 31948452 (31) 32953115 (21) 25982941 (21) 38652121 (21) 31948476 (21) 33485062 (21) 38652121 (21) 25621201 (21) 25621443 (21) 3865-9673 (21) 38652287 (21) 38652288 (21) 38851077 (21) 38652286 (21) 39772471 (21) 25621555 (21) 25621897 (21) 38851659 (21) 25621341 (31) 33497905
E-mail Institucional do Programa:
cge.stricto@fiocruz.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Coordenador:
FABIANA NAKASHIMA
Logradouro:
Capitão Ene Garcez
Município-UF:
Boa Vista -
RR
Telefone(s):
(21) 38851715 (21) 25907544 (21) 22702496 (21) 38851643 (21) 25984242 (21) 25621410 (21) 25982987 (21) 25621553 (21) 25909110 (21) 25982525 (21) 33485058 (85) 32651832 (21) 38659581 (21) 38829033 (21) 25621341 (21) 38851715 (21) 25982988 (21) 38851715 (21) 25621201 (21) 25621212 (21) 25621395 (21) 38827129 (21) 39389603 (21) 25982525 (21) 25982551 (21) 25982552 (21) 25982987 (21) 38659797 (21) 38659797 (21) 25541833 (21) 255418322 (69) 32196000 (21) 25909110 (21) 38659559 (21) 25982525 (21) 25621525 (21) 25621553 (21) 38653242 (85) 32651832 (21) 25984242 (21) 25541700 (21) 25541700 (81) 21012611 (21) 25541833 (21) 25541832 (21) 25621897 (21) 25621212 (21) 25982525 (21) 39389603 (21) 25621555 (21) 33485058 (21) 25541832 (69) 32196000 (21) 25982988 (21) 38827129 (21) 25541700 (21) 38659673 (21) 38659797 (21) 25982779 (21) 25982552 (21) 38659559 (21) 38655112 (21) 25621575 (21) 25621209 (21) 25621201 (21) 38655287 (31) 32957727 (21) 25984242 (21) 38653242 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25909110 (21) 25982969 (21) 25541833 (21) 38655252 (21) 38659732 (21) 25541833 (21) 25541700 (21) 3885160717 (25) 621298 (21) 38851607 (21) 25982941 (21) 25982525 (21) 38659559 (85) 32651832 (81) 21012611 (21) 38655252 (21) 38851715 (21) 38851715 (21) 25621341 (21) 25984242 (41) 33163233 (81) 21012500 (21) 25621341 (21) 25621275 (21) 25621443 (21) 25621395 (21) 33485050 (21) 38829095 (21) 38829033 (21) 38851659 (21) 25621525 (21) 25621897 (21) 38659581 (21) 25621553 (31) 32951492 (21) 25541700 (25) 982552 (21) 25982546 (21) 25982546 (38) 851715 (21) 38829455 (21) 38655112 (21) 25621490 (21) 38651659 (38) 659559 (21) 38655287 (21) 25621575 (69) 32196000 (21) 25909110 (31) 32957727 (21) 38851715 (21) 25541700 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25541833 (21) 38659673 (21) 38655112 (21) 25621209 (21) 38851659 (21) 25621575 (21) 38851607 (21) 25621555 (21) 25982969 (21) 31948452 (31) 32953115 (21) 25982941 (21) 38652121 (21) 31948476 (21) 33485062 (21) 38652121 (21) 25621201 (21) 25621443 (21) 3865-9673 (21) 38652287 (21) 38652288 (21) 38851077 (21) 38652286 (21) 39772471 (21) 25621555 (21) 25621897 (21) 38851659 (21) 25621341 (31) 33497905
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