Plano Acadêmico:
PROPOSTA DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL - MINTER
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) apresenta a presente proposta de Mestrado Interinstitucional (Minter), que terá como instituição de ensino e pesquisa receptora a ULBRA, Campus Palmas.
O Programa foi credenciado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2001. Tem, como área de concentração, Ensino de Ciências e Matemática e, como singularidade, a atenção aos elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir a carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de serem “formadores de opinião”, indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização. O programa tem por objetivo promover e realizar pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente dos níveis de ensino de Ciências e Matemática, consonante e alinhado com as necessidades contemporâneas.
As atuais linhas de pesquisa do PPGECIM são: “Educação em Ciências e Matemática para o desenvolvimento Sustentável”, composta pelos docentes Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald e Rossano André Dal-Farra; “Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática”, composta pelos docentes Arno Bayer, Carmen Teresa Kaiber, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarissa de Assis Olgin, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Marlise Geller e Rossano André Dal-Farra; “Formação de Professores em Ciências e Matemática“, composta pelos docentes Arno Bayer, Carmen Teresa Kaiber, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarissa de Assis Olgin, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo e Marlise Geller; “Educação Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática”, composta pelas docentes Claudia Lisete Oliveira Groenwald e Marlise Geller; “Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Matemática (TIC)” composta pelos docentes Agostinho Serrano de Andrade Neto, Carmen Teresa Kaiber, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarissa de Assis Olgin, Letícia Azambuja Lopes, Marlise Geller, Paulo Tadeu Campos Lopes e Renato Pires dos Santos.
Evidencia-se, desse modo, que o Programa dispõe de condições para garantir o nível de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e qualificação profissional requerido para oferta de Mestrado Interinstitucional (MINTER). A proposta apresentada direciona-se a uma região onde existem poucas oportunidades de realização de cursos de pós-graduação stricto sensu, e tem como objetivo principal viabilizar a formação de mestres para atuação em docência e/ou pesquisa, de modo a promover maior grau de qualificação dos profissionais do Ensino em Ciências e Matemática para a Educação Básica e Ensino Superior e a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.
Proposta de estruturação e funcionamento do MINTER
As disciplinas serão ministradas na sede da Instituição receptora, em regime intensivo, utilizando a mesma matriz curricular do mestrado (Anexo 1). Para o planejamento que segue, levaram-se em consideração os seguintes requisitos:
• As disciplinas são de 4 créditos, totalizando 76 horas e dois créditos, totalizando 38 horas.
• O aluno deverá cursar 7 disciplinas, sendo 3 obrigatórias, 2 optativas por área à qual o mestrando está vinculado e 2 disciplinas do bloco eletivo. Ainda, deve cursar Colóquios I e Seminários I de 2 créditos. O total de créditos do curso, de disciplinas, é de 28 créditos, totalizando 532 horas.
• Cada disciplina será ofertada de forma intensiva e as possibilidades em termos de calendário e de turnos para as aulas serão discutidas com a instituição receptora, em função do público. Como sugestão inicial, propõe-se que as disciplinas de 4 créditos sejam ministradas em 8 dias, com uma carga diária de 8h. As horas restantes (12 horas) serão cumpridas com atividades semipresenciais. E as disciplinas de 2 créditos podem ser desenvolvidas duas a duas (no mesmo período, 8 dias de 8 horas). Para melhor aproveitamento, indica-se a realização de 8 créditos por semestre. Sendo em dois anos, 2 períodos anuais, totalizando 4 períodos de aulas e aproveitando-se o período para orientação.
• As regras para titulação serão rigorosamente iguais às do mestrado oferecido na sede, devendo o mestrando obter: a) aprovação em 7 disciplinas com Grau Final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento); e aproveitamento em Colóquios de Pesquisa I e Seminários de Pesquisa I que serão oferecidas via plataforma Aula b) aprovação do projeto de dissertação avaliada por 2 professores do PPGECIM e postado no endereço: http://ppgecim.ulbra.br/trabalhos c) qualificação da pesquisa (dissertação) por uma banca examinadora recomendada pelo orientador e referendada pelo Conselho de Pós-Graduação para este fim e composta por três professores doutores, sendo dois professores do programa e um professor doutor de fora da instituição ULBRA; c) aprovação da dissertação pela banca examinadora especialmente designada pelo Conselho de Pós-Graduação para este fim e composta por três professores doutores (preferencialmente os mesmos da qualificação); d) comprovação de proficiência em uma língua estrangeira; e) um artigo completo publicado em revistas do Qualis Ensino ou em um congresso da área de Ensino.
• Cada aluno regularmente matriculado no Programa terá um professor orientador, dentre aqueles que integram o corpo docente, sendo as orientações realizadas virtualmente (com uso de Skype, e-mail, telefone e outros recursos disponíveis) e presencialmente.
• As qualificações poderão ser realizadas por meio digital (Skype ou semelhante), na sede da instituição receptora, porém a defesa final ocorrerá na ULBRA/Canoas.
• Os custos de deslocamento e diárias dos professores estarão a cargo da instituição receptora. Os alunos arcarão com seus custos de deslocamento para a realização da defesa final, na sede do Programa de Pós-Graduação no PPGECIM na ULBRA Canoas.
Sobre o processo seletivo para ingresso no curso:
• O processo seletivo contemplará os mesmos instrumentos de avaliação utilizados para seleção de mestrandos da sede.
• Serão admitidos apenas os candidatos que tenham se submetido a processo de seleção mediante prova de conhecimentos escrita, análise de curriculum vitæ, além de uma entrevista que inclua discussão sobre seus interesses de pesquisa, nos termos do Edital do processo seletivo. Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo seletivo e classificado dentro do número de vagas oferecidas.
• O primeiro processo seletivo para o MINTER será realizado quando a proposta estiver chancelada pela Pró-Reitoria Acadêmica, sendo as provas aplicadas na instituição receptora e as entrevistas realizadas presencialmente (também na instituição receptora) ou por meio digital.
Sobre o funcionamento do curso:
Será respeitada a grade curricular do PPGECIM que está em anexo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O CEULM de Manaus possui toda a infraestrutura para as aulas e orientação que serão ministradas em Manaus, na turma de MINTER, 2020/2021.
A infraestrutura está descrita a seguir:
Possui salas de aulas climatizadas na Campus, disponibilizados para os alunos da turma de MINTER, com suporte multimidia.
Salas climatizadas disponibilizadas para orientação da dissertação, com acesso a internet.
Auditórios para os encontros dos professores e estudantes para seminários e colóquios, com acesso a internet.
Biblioteca com livros disponibilizados para as aulas do PPGECIM e acesso a internet.
Quanto ao equipamento de uso individual dos professores (que estarão ministrando aulas na turma de MINTER) são equipamentos disponibilizados pelo Programa e equipamentos adquiridos por verba de pesquisa.