Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
Número da Proposta:
20/2023
Período de Vigência:
19/06/2023
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
31
Data de Fim Previsto:
31/08/2027
Local de Execução do Projeto:
São Carlos - SP
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO DE TRABALHO E PROJETO CURRICULAR E ACADÊMICO
Programa:
PROJETO DINTER PPGE_ UFSCAR – IFESP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Natureza do projeto: Doutorado Interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e IFESP
Dados do Coordenador (a):
Nome: Ediu Carlos Lopes Lemos
Cargo: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Endereço institucional: Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia, Nova Venécia-ES, 29830-000
Telefone: 27-3752-4337
e-mail: : ediu.lemos@ifes.edu.br
Dados do Coordenador (a) substituto (a):
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Órgão Administrador: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - FACTO
Órgão Executor:
IFES - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo
1. Descrição do programa
O curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar- PPGE-UFSCar tem como objetivo:
I - possibilitar ao doutorando condições de desenvolver trabalhos de investigação e de ensino, na área da Educação, que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área, qualificando-o para a docência no ensino superior e para a pesquisa;
II - desenvolver habilidades, atitudes e valores necessários a uma permanente análise e reflexão capazes de garantir um processo de tomada de decisão crítica, criativa e responsável, considerando situações de natureza profissional ou social, bem como um desempenho eficiente de papéis profissionais, seja como professor de ensino superior, como pesquisador educacional, ou como especialista;
III - propiciar condições para a realização de pesquisas que redundem em contínuo aprimoramento do padrão científico, técnico e didático da Educação.
Além disso, o curso de Doutorado tem como meta propiciar ao doutorando as condições para um trabalho de investigação que represente uma contribuição real, original e criativa, na área da Educação, e que demonstre sua qualificação para formar pessoal em nível de Mestrado e Doutorado.
2. Objeto
Realização de doutorado interinstitucional para formação de docentes e demais servidores do Instituto Federal do Espírito Santo promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar).
3. Objetivos e Justificativa.
1) Capacitação de docentes do quadro permanente da Instituição Receptora, voltada para o ensino e a pesquisa, contribuindo com a formação acadêmica e na captação de recursos para a pesquisa e extensão;
2) Consolidação e ampliação do Programa de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, contribuindo com o ingresso, permanência e qualificação científica dos jovens estudantes no Ensino Superior;
3) Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa da Instituição Receptora, cujo impacto é a produção e disseminação de conhecimentos;
4) Criação e consolidação de periódicos científicos na Instituição Receptora, com o propósito de promover a socialização de conhecimentos;
5) Estabelecimento de parcerias e intercâmbios entre pesquisadores de diferentes instituições e linhas de pesquisa, tendo em vista a ampliação da ciência, tecnologia e inovação em âmbito nacional;
6) Qualificação do corpo docente da Instituição Receptora em condições de atuar no papel de co-orientador ou colaborador na oferta de disciplinas junto à Instituição Promotora;
7) Co-participação no processo de desenvolvimento regional mediante atividades que visem a formação cidadã e a qualificação técnico-científica da comunidade de entorno.
8) A disseminação do conhecimento adquirido durante o tempo da capacitação poderá refletir nas atividades a serem desenvolvidas pelo professor após seu retorno, socializando os resultados por meio de apresentações de trabalhos e publicações em periódicos científicos, livros e eventos de natureza técnico-científica.
9) Em síntese, entende-se que a formação em nível de doutorado terá incremento na captação de recursos e fortalecerá o papel social que o Instituto Federal do Espírito Santo já vem desempenhando no cenário regional e estadual, além de criar condições para a estruturação de Programas de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar, nível de Mestrado.
4. Atividades
As principais atividades realizadas neste programa serão:
Etapa Ano/semestre
1) Realização do processo seletivo; primeiro contato com os respectivos orientadores. 2022/2 -2023/01
2) Início do curso 2023/1
3) Créditos a serem cumprido no PPGE-UFSCar 2023/1 a 2024/1
4) Participação do Seminários de Dissertações e teses para apresentação do projeto 2024/2
5) Realização de orientações, coleta de dados 2024/01 – 2025/02
6) Produção e apresentação de trabalhos em eventos científicos
7) Redação inicial da Tese 2025/2 a 2026/1
8) Exame de Qualificação 2026/1
9) Redação da versão final da Tese 2026/2 a 2026/2
10) Defesa da Tese 2026/2
5. Período de execução
O programa em questão terá duração de 04 (quatro) anos e três meses, com início em 01/12/2022. O presente Plano de Trabalho pode ser terminado a qualquer tempo, mediante comunicação por escrito do dirigente do órgão executor ou da diretoria da FACC, preservada a conclusão dos compromissos irrevogáveis já assumidos pelas partes.
6. Equipe Executora
A lista de participantes discriminada é inicial, podendo sofrer modificações ao longo da execução do programa, à exceção do Coordenador Prof. Ediu Carlos Lopes Lemos. As mudanças devem ser comunicadas por escrito a FACTO.
6.1 Participantes do órgão executor:
Instituto Federal de Educação do Espírito Santo:
Nome: Ediu Carlos Lopes Lemos
Cargo: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFES
Endereço institucional: Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia, Nova Venécia-ES, 29830-000
Telefone: 27-3752-4337
e-mail: ediu.lemos@ifes.edu.br
Coordenação Acadêmica do Projeto pela UFSCar:
1.1. Nome: Profa. Dra. Sandra aparecida Riscal
Cargo: Coordenadora PPGE - UFSCAr.
1.2. Endereço institucional: Via Washington Luiz, km 235, São Carlos, São Paulo
1.3. Telefone: (16) 3351-8365
1.4. e-mail: ppge.coord@ufscar.br, riscal@ufscar.br
6.2 Plano Acadêmico do Curso:
O PPGE, no seu curso de Doutorado compõe-se de uma Área de Concentração denominada Educação, constituída por sete Linhas de Pesquisa
Linha de pesquisa Descrição Adequação
Educação em Ciências e Matemática Ementa: A especificidade epistemológica das Ciências Naturais e Matemática confere características próprias aos processos de ensino e de aprendizagem aos diferentes níveis e âmbitos educacionais. Neste contexto a linha de Educação em Ciências e Matemática investiga a formação científica e matemática nas suas relações com as tecnologias, cultura e ambiente.
Objetivos da linha: Problematizar e produzir quadro teórico comprometido com a integração entre a educação científica e a educação matemática e a formação de professores.
Principais eixos temáticos:
Formação de professores de Ciências e Matemática;
Processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática;
Educação científica e matemática nas suas relações com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em con-textos formais e informais;
O currículo e a Ciência como cultura;
A História e a Filosofia da Ciência e da Matemática.
A linha está adequada às demandas da instituição receptora
Educação Escolar: Teorias e Práticas Ementa:1) Dedica-se à investigação de teorias e práticas de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional, desenvolvidas nos diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade. (objeto). 2) Focaliza as seguintes temáticas de investigação: a) conteúdos e metodologias de ensino; b) currículo ideal e currículo real; c) currículo oculto; d) processos de interação e de socialização; e) relação entre saberes e culturas na escola; f) avaliação e aprendizagem; g) gestão educacional; h) desenvolvimento cultural da criança. Tais temáticas são abordadas sob duas vertentes: i) crítico-comunicativa (teóricos da pedagogia crítica e das teorias da ação comunicativa e da dialogicidade) e ii) do materialismo histórico-dialético (teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da filosofia da linguagem/teoria da enunciação).
Objetivos:
- Analisar e elaborar teorias de ensino, de aprendizagem, de práticas e de gestão desenvolvidas em escolas de diferentes níveis e graus de ensino, incluindo-se a universidade;
- Produzir conhecimento acadêmico sobre práticas e teorias para processos escolares e de gestão, com vistas à efetivação de uma escola para todos.
Principais eixos temáticos:
Conteúdos e metodologias de ensino;
Currículo ideal, currículo real, currículo oculto;
Processos de interação e de socialização;
Relação entre saberes e culturas na escola;
Avaliação e aprendizagem;
Gestão educacional;
Desenvolvimento cultural da criança.
A linha está adequada às demandas da instituição receptora
Educação, Cultura e Subjetividade Objetivo: investigar as formas de constituição das subjetividades nas práticas sócio-culturais e suas manifestações nos processos educacionais.
Objeto de investigação: formas de constituição de subjetividades.
Principais eixos temáticos:
Relações de Poder e Cultura Organizacional;
Indústria Cultural e Educação;
Diferenças e Estudos Culturais;
Infância e Experiência;
Violência, Cultura e Educação. A linha está adequada às demandas da instituição receptora
Estado, Política e Formação Humana Ementa: Os objetos de investigação e de teorização envolvem: a compreensão da formação humana no capitalismo; a educação como esfera de socialização que se concretiza nas instituições escolar e universitária; a função e estrutura do Estado; as políticas públicas e a construção do pacto social e da sociabilidade humana; a identidade das instituições educacionais e suas contradições relativas às contribuições para o crescimento econômico e a consolidação do pacto social e da cultura e, de outro lado, para a crítica de seu tempo histórico e seus objetivos.
Objetivos:
Investigar os aspectos institucionais, organizacionais e culturais das práticas sociais;
Investigar os embates políticos, por meio do estudo do movimento das ideias pedagógicas, na elaboração e im-plantação das políticas públicas;
Resgatar a história das concepções educacionais que sustentam as políticas públicas;
Analisar e apreender historicamente como as ideias pe-dagógicas e educacionais que se constituem no âmbito escolar desvelando as múltiplas concepções que englo-bam a formação humana;
Analisar as relações entre as reformas do Estado e as educacionais;
Analisar o ordenamento jurídico que sustenta o campo educacional;
Discutir a participação e a luta dos movimentos sociais em prol da educação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento político e social;
Investigar, no âmbito das formas de manifestações cul-turais, os aspectos concernentes à formação humana, com o propósito de analisar criticamente as possibilida-des efetivas de emancipação social;
Analisar as relações entre o trabalho do professor e as identidades institucionais e profissionais;
Abordar as relações entre políticas públicas, gestão e organização do trabalho, sociabilidade/subjetividade e processos de saúde-doença;
Analisar as relações entre gestão, cultural organizacional e relações de poder.
Eixos Temáticos:
- Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais
- Cultura e Formação Humana
- Trabalho, Identidade e Educação
A linha está adequada às demandas da instituição receptora
Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Ementa: Investiga-se: a) processos presenciais e virtuais de formação básica e continuada; socialização e profissionalização de professores e outros agentes educacionais nas dimensões históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas para diferentes níveis, modalidades de ensino, áreas de conhecimento, contextos educacionais, fases da carreira docente; b) construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: TIC, políticas públicas, cultura da escola, entre outras; c) a influência/impacto de propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência considerando diferentes contextos/comunidades educativas; d) processos de construção de teorias pessoais, conhecimentos, valores, crenças, atribuição de significados, e de tomada de decisão de professores, considerando diferentes contextos e momentos que envolvem processos de ensino e aprendizagem.
Principais eixos temáticos:
Processos presenciais e virtuais de formação básica e continuada socialização e profissionalização de professo-res;
Construção da base de conhecimento para o ensino e estudo de variáveis intervenientes nesse processo: TIC, políticas públicas, cultura da escola, entre outras;
A influência/impacto de propostas/reformas/políticas educacionais sobre processos de aprendizagem e desen-volvimento profissional da docência;
Processos de construção da docência considerando di-ferentes contextos e momentos que envolvem processos de ensino e aprendizagem. A linha está adequada às demandas da instituição receptora
História, Filosofia e Sociologia da Educação Principais eixos temáticos:
História da Educação: da Antigüidade aos dias atuais;
História da Educação Brasileira: da pedagogia brasílica aos dias atuais;
Filosofia da Educação: da Paidéia homérica à concepção omnilateral de formação humana contemporânea;
As correntes filosóficas na Educação Brasileira: da Co-lônia aos nossos dias;
Aplicação das correntes clássicas da Sociologia da Edu-cação para a compreensão dos fenômenos relacionados à escolaridade da juventude;
O aporte teórico da Sociologia para a compreensão dos movimentos sociais ligados à educação;
Estudos das instituições escolares, das políticas educaci-onais e da relação entre educação e trabalho nas perspec-tivas históricas, filosóficas e sociológicas;
A linha está adequada às demandas da instituição receptora
Práticas Sociais e Processos Educativos Principais eixos temáticos:
- ações de movimentos sociais;
trabalhos comunitários e em comunidades;
- formação de educadores sociais;
- combate a preconceitos, racismos e discriminações;
- ações culturais e compromisso social, como por exem-plo, educação musical;
- condições de vida e fortalecimento de comunidades;
- construção do corpo feminino\masculino, sexualidade e trabalho;
- práticas de saúde;
- gênero e direitos sexuais e reprodutivos;
- processos educativos de crianças, de jovens e de adul-tos em espaços de lazer, de trabalho, de luta social;
- educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade. A linha está adequada às demandas da instituição receptora
6.3 Créditos do curso (distribuição por natureza de atividades, como por exemplo, disci-plinas, seminários, dissertação/tese):
A estrutura curricular do Doutorado será a mesma oferecida aos alunos regularmente matriculados no PPGE-UFSCar a qual está organizada em Disciplinas Obrigatórias (Estudos Básicos) e Disciplinas Optativas, Seminários Integrados de Dissertações e Teses, Atividades Programadas.
A integralização dos estudos necessários ao Doutorado é expressa em unidades de créditos, que correspondem a 15 horas de atividades programadas, compreendendo aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo e estudos individuais.
Para a integralização dos estudos de Doutorado, 200 (duzentos) créditos. A estrutura curricular do PPGE prevê um mínimo de 55 (cinqüenta e cinco) créditos em disciplinas, para a integralização dos créditos de Doutorado, sendo que 37 (trinta e sete) créditos em disciplinas obrigatórias e 18 (dezoito) créditos em disciplinas optativas.
Os alunos de doutorado deverão cursar três disciplinas optativas de 6 (seis) créditos. Uma disciplina deverá ser cursada na Linha de Pesquisa em que ingressou e outras duas definidas com o orientador entre as disciplinas optativas oferecidas pelo PPGE ou cursadas em outro programa, de acordo com o orientador e como o estabelecido em Regimento Interno do PPGE.
Resumo: Disciplinas: 55 créditos., Elaboração da Tese: 145 créditos, Total: 200 créditos.
6.4 Estrutura Curricular:
a) Elenco das disciplinas:
Nº Disciplina Carga horária Professor responsável IES
1 EDU 007 Epistemologia da Educação II (12 Créditos)
180 Sandra Riscal, Renata Maria. M. Nascente, Jose Carlos Rothen, Amarílio Ferreira Júnior.
2 EDU 012 Seminário de Tese em Educação (13 créditos)
195 Todos os Orientadores do doutorado inscritos no DINTER.
3 EDU 009 Estudos e Produções em Educação II (06 créditos) 90 Todos os orientadores do doutorado PPGE
4 EDU 010 Estudos e Produções em Educação III (06 créditos) 90 Todos os orientadores do doutorado PPGE
5 EDU 013 Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1 (6 créditos) 90 Todos os orientadores do doutorado PPGE
6 EDU 014 Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2 (6 créditos) 90 Todos os orientadores do doutorado PPGE
7 EDU 005 Pesquisa Em Educação em Ciências e em Educação Matemática (6 créditos) 90 Denise de Freitas, Carmen Lucia Passos, Alice Helena Pierson.
8 EDU 029 Educação, Cultura e Subjetividade Antonio A.S. Zuin, Luiz Roberto Gomes, Sandra Riscal, Nilson Diniz, Alan Pimenta, Flávio Caetano da Silva.
9 EDU 004 Estudos em Formação de Professores 90 Rosa Maria Moraes A. de Oliveira, Aline Maria R. Reali Medeiros
10 EDU 001 Paulo Freire e a educação no Brasil 90 Claudia Raimundo Reyes,, Roseli R. de Mello
11 EDU 028 Políticas Educacionais e Atores Sociais 90 Alessandra Arce, João dos Reis da Silva Jr., Luiz Bezerra Neto, Jose Carlos Rothen
12 EDU 020 Estudos em Práticas Sociais e Processos Educativos I 90 Aida Victoria Montrone, Luiz Gonçalves Jr., Maria Waldenez de Oliveira, Petronilha Beatriz G.e Silva
13 EDU 032 Fundamentos e Históricos, Filosóficos e sociológicos da Educação 90 Carlos R.Massao Hayashi , João Virgilio Tagliavini, Roseli E. Lopes, Maria Cristina P.I. Hayashi
6.5. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor (duração mínima 9 meses e máxima de 12 meses para curso Dinter).
O estágio será realizado a partir do primeiro semestre do segundo ano do projeto, de modo a: 1) Favorecer a inserção dos estudantes nos grupos de pesquisa dos orientadores; 2) Participar de reuniões de orientação para aprimoramento do projeto de pesquisa e 3) Elaborar e submeter trabalhos para apresentação no “Seminário de Tese do PPGE”. Estas atividades poderão ser virtuais
6.6 Programação dos alunos de iniciação científica, vinculados aos doutorandos Dinter:
A proposta prevê, para os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos doutorandos, a inclusão de alunos de Iniciação Científica, vinculados aos cursos de graduaçãoInstituto Federal de Educação do Espírito Santo, e também de Iniciação Científica Júnior. Esta ação visa contribuir com a formação de novos pesquisadores, e com o fortalecimento da pesquisa na Instituição Receptora.
6.7 Voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou dou-tores:
O programa de pós-graduação se esforçará para que ocorra a pluralidade no processo de seleção, de modo a garantir que os ingressantes possam desenvolver seus trabalhos em diferentes linhas de pesquisa.
6.7 Atividades de Orientação
As atividades de orientação poderão ser presenciais ou de forma virtual.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA – PPGE-UFSCar
Breve retrospectiva histórica: em 1997, o PPGE passou a ter espaço próprio de 170 m2 no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Assim, pela primeira vez em 21 anos, quando o Programa adquiriu instalações próprias e adequadas, os alunos passaram a conviver em um mesmo espaço, o que possibilitou um ambiente acadêmico mais apropriado a esse nível de formação. As condições físicas em que trabalhamos sempre foram prioridades das coordenações nas reivindicações junto à administração da UFSCar. Em 2006, o PPGE conseguiu ampliar o seu espaço físico e passou a contar com 10 salas, nove delas no prédio do CECH e uma no prédio de Aulas Teóricas 1. A estrutura está assim organizada
Sala 1 – Secretaria; Sala 2 - Coordenação (sala 2) que comporta reuniões de pequenos grupos; Sala 3 – Reuniões; Sala 4 – Laboratório de Informática e Estudos Sala Ana Maria Poppovic- equipada com 20 computadores conectados à rede mundial de computadores e com rede de internet sem fio wireless, permitindo acesso irrestrito a sites de Bases de Dados de Literatura Técnico-Científica (BDLTC) disponibilizadas à comunidade científica pelo Portal de Periódicos da CAPES, as quais podem ser utilizadas nos computadores ligados à Rede UFSCar dentro dos campi da UFSCar por todos os usuários ou por acesso proxy, somente para docentes e alunos de pós-graduação; Sala 5 – Documentos e Arquivo; Sala 6 – Sala Paulo Freire – utilizada para exames de qualificação e/ou defesa, equipada com computador conectado à internet, datashow e TV; Sala 7 – Biblioteca Interna do PPGE – Acervo de Teses e Dissertações impressas, obras publicadas pelos docentes do PPGE e recebidas de outros autores; Sala 8 – Sala de Apoio – abriga a REVEDUC – Revista Eletrônica de Educação do PPGE; Sala 9 – Sala Anísio Teixeira - utilizada para exames de qualificação e/ou defesa, equipada com computador conectado à internet, datashow, TV e Lousa digital, ampliando as possibilidade de uso em atividades letivas e reuniões online dos grupos de pesquisa e bancas através de videoconferências; Sala 10 – Localizada no prédio AT-1 da área Sul da UFSCar, é utilizada para pequenas reuniões e para aulas da pós-graduação.
A Universidade conta com um conjunto de 9 prédios no Campus de São Carlos destinado às atividades teóricas, no início de cada semestre é informado ao setor responsável o quantitativo de salas necessárias para as atividades didáticas do semestre.
Os docentes contam com gabinetes individuais de trabalho com a finalidade de estudos, preparação de aulas, orientações e atendimentos ao corpo discente.
O PPGE conta com um auditório de porte médio, com capacidade para 80 pessoas, denominado Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que tem oferecido importantes condições para debates, seminários, palestras, ou seja, as atividades rotineiras do PPGE.
Através de Programas Pró-Equipamentos o PPGE tem conseguido adquirir equipamentos (filmadoras, computadores portáteis, gravadores de voz) para uso dos estudantes em suas pesquisas de campo. Em 2012 participamos do Programa Pró-Equipamentos e fomos contemplados com um laboratório de informática atualizado, como informamos no item específico. Anualmente estes equipamentos são atualizados utilizando as políticas de manutenção e atualização de equipamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas.
Além dessa infraestrutura geral, cinco das Linhas de Pesquisa possuem seus laboratórios específicos, nos quais ocorrem reuniões do grupo, estudos, pesquisas e debates. São as seguintes, as salas de pesquisas:
NIECEM - Núcleo de Investigação em Educação em Ciências e Matemática. Abriga pesquisadores e pós-graduandos da Linha de Educação em Ciências e Matemática, conta com computador em rede wireless, data show, filmadora, gravadores de voz e acervo bibliográfico com cerca de 450 livros e periódicos, livros didáticos e guias curriculares da área de Educação em Ciências e Educação Matemática. Foi montado com recursos de projetos de pesquisa dos docentes da Linha.
NIASE - Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa. Abriga pesquisadores e pós-graduandos da Linha Educação Escolar: Teorias e Práticas. Com computador e impressoras conectados em rede, datashow, filmadoras e gravadores de voz, é um espaço ocupado diariamente pelos participantes da Linha.
SALA DE PESQUISA do Grupo Economia Política da Educação e Formação Humana - reúne os pesquisadores e pós-graduandos da Linha. Com equipamentos de informática e datashow é um espaço compartilhado em que ocorrem palestras, reuniões de orientação e espaço de estudo e de pesquisa dos estudantes.
PORTAL DOS PROFESSORES- ocupa 4 salas no Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Pesquisadores e pós-graduandos da Linha Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem se reúnem para debater e realizar pesquisas. Conta com 6 computadores conectados à rede internet e também wireless, impressoras laser, filmadoras, gravadores de voz e uma sala de videoconferência recentemente instalada. Nessa sala, ocorre a maioria das bancas de defesa de teses e dissertações do PPGE realizadas com a participação de membros através de videoconferência, permitidas no Regimento Interno do PPGE.
LENFI - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores, coordenado pela docente Adriana Mattar Maamari. No endereço http://www.ensinodefilosofia.ufscar.br/ encontra-se o Portal do Ensino de Filosofia da UFSCar, um espaço virtual que contém distintas atividades voltadas ao incentivo e ao desenvolvimento de um saber filosófico que se encontra, ora difuso na sociedade em geral, ora institucionalizado na escola ou na universidade. As atividades são propostas, sobretudo aos educadores que buscam dar continuidade a uma formação inicial, lançando-os na esteira da história da filosofia por meio de temas e problemas que lhe são típicos. Esse espaço dá acesso a cursos de curta ou longa duração na modalidade EAD; cafés-filosóficos virtuais; seminários; colóquios e eventos em geral, como meio de participação ou divulgação. É também um espaço concebido como sendo plural, onde se expressam diferentes matizes de formações e opiniões dos vários colaboradores, todos dedicados ao ensino da filosofia e à formação de professores, tornando a reflexão filosófica permanente, ativa e atual. Através do LENFI, com financiamento do MEC, Edital RENAFOR, desenvolve-se o curso Especialização em Ensino de Filosofia.
RECURSOS DE INFORMÁTICA
O PPGE conta com um laboratório de informática disponível para os alunos e ligado à rede de fibra óptica da UFSCar, garantindo-lhes o acesso à internet. A Universidade faz parte da rede Eduroam (education roaming), oferecendo assim acesso à internet wireless ao corpo discente, ao corpo docente e a funcionários, bem como aos visitantes oriundos de IES filiadas à rede.
Para mantermos esta infraestrutura tecnológica, mobilizamo-nos no sentido de atualizarmos periodicamente os microcomputadores com os recursos advindos dos convênios, como quando do PQI (Programa de Qualificação Interinstitucional/CAPES) realizados pelo PPGE, por meio dos projetos de pesquisa dos professores e concorrendo a editais como o Pró-Equipamentos. Dessa forma, temos garantido o acesso dos pós-graduandos ao uso de computadores no PPGE e à atualização dos equipamentos de informática para a Secretaria. Em março de 2010 recebemos 20 novos computadores, dos quais 8 foram instalados em nossa sala de informática; substituímos 3 computadores da Secretaria, os dois das salas de defesa e equipamos a sala de apoio com 2 computadores. Os demais foram disponibilizados às linhas de Pesquisa. Em 2011 adquirimos um datashow e um notebook para uso nas atividades do programa em locais sem equipamentos. Em 2012 o PPGE teve aprovado o Projeto Pró-Equipamentos/CAPES (2012/2013) e com tais recursos adquirimos 1 servidor com 32 GB, 20 computadores do tipo thin client, 20 monitores e uma lousa digital. Com isso, ampliamos a sala de informática, com a aquisição de novos mobiliários, instalando a partir disso os 20 computadores no Laboratório de Informática. A lousa digital foi instalada na sala de defesa Anísio Teixeira. Desse modo, estamos proporcionando melhoria das condições infraestruturais do maior Programa de Pós-Graduação da UFSCar. O PPGE conta ainda com equipamentos de uso coletivo que podem ser requisitados para empréstimo, para o desenvolvimento de pesquisas de campo e/ou atividades de ensino: 2 notebook, 2 aparelhos data show, 7 filmadoras, diversos gravadores de voz e outros materiais disponíveis aos alunos e professores do Programa. Destacamos que, como muitos estudantes possuem seus próprios notebooks, a instalação da rede Eduroam de livre acesso no campus favoreceu a permanência deles na UFSCar além dos períodos destinados às aulas.
Há que se destacar que no Laboratório: Portal dos Professores, coordenado por uma docente do PPGE, está instalada uma estação para webconferências. Nessa sala, ocorre a maioria das bancas de defesa de teses e dissertações do PPGE realizadas com a participação de membros através de videoconferência, permitidas no Regimento Interno do PPGE a partir de Ato da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Em síntese, no que tange a todos os itens sobre infraestrutura, o PPGE desfruta de uma das melhores condições físicas dentre os Programas de Pós-Graduação na área de Ciências Humanas da UFSCar, o que se deve à sua antiguidade e importância.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCar
Reiterando o que consta nos relatórios anteriores, o PPGE continuou a dispor, em 2013, de acervo bibliográfico adquirido e disponível em dois setores: Biblioteca Comunitária da UFSCar e Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM/Centro de Educação e Ciências Humanas) que compreende o Serviço de Documentação em Educação (SDE/Departamento de Educação) e o Arquivo de História Contemporânea.
Inaugurada em 1995, a Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) vem oferecendo, desde então, serviços significativos, contando com amplo espaço e condições de estudo com mais de 200 mil livros, mais de 4 mil periódicos impressos e mais de 22 mil periódicos eletrônicos em seu acervo, assim como com instalações adequadas e diversificadas para inúmeras atividades. Totalmente informatizada, permite acesso a bancos de dados e a informações. O acesso fácil a bibliografia diversificada e atualizada tornou a elaboração das dissertações e teses mais dinâmica e rica, o mesmo acontecendo com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa existentes. Ademais, a UFSCar conta com a biblioteca digital de dissertações e teses que proporcionou maior visibilidade às produções acadêmicas da universidade. Nessa perspectiva, tem empreendido uma política ativa no sentido de atender à recomendação da CAPES de tornar públicas na web as dissertações e teses, o que proporciona a difusão do conhecimento com eficiência e rapidez, além de transparência e visibilidade à produção do Programa.
No que diz respeito ao acervo, tem havido renovação dos periódicos referentes à Educação já mencionados em relatórios anteriores, já que a política institucional referente aos periódicos é a de investir nas coleções já iniciadas e repor exemplares, principalmente no que se refere à compra de números atrasados, objetivando completar as coleções. A UFSCar disponibiliza à comunidade interna acesso ao Portal de Periódicos da CAPES . Salientamos que tais periódicos são compatíveis com as linhas de pesquisa e com as necessidades do Programa. Contamos com a Seção de Acesso às Bases de Dados (SeABD/BCo) da Biblioteca Comunitária da UFSCar, que tem como objetivo principal capacitar o usuário no acesso à informação online e à informação não disponível na BCo, por meio dos serviços de Treinamento e Capacitação de Usuários (TCU), Comutação de Informação (SCI) e Serviço de Referência e Informação (SRI), o que tem sido extremamente útil aos nossos pós-graduandos.
UNIDADE DE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA (UEIM)
Em 1998, o Serviço de Documentação em Educação (SDE) e o Arquivo de História Contemporânea foram incorporados à Unidade de Informação e Memória (UEIM), com sede no edifício central do Centro de Educação e Ciências Humanas, otimizando acesso e utilização, tanto para os professores quanto para os pós-graduandos, constituindo-se em mais um espaço partilhado pela graduação e pelos diversos projetos de pós-graduação. No que se refere ao SDE, o seu acervo vem sendo ampliado não apenas no que diz respeito às teses e dissertações do PPGE e de outros Programas, como também aos exemplares de revistas e periódicos nacionais e principalmente os publicados pelas universidades, documentos oficiais de diferentes instituições, boletins de instituições de nível superior e dos governos dos diferentes estados da União, anais, documentos de encontros nacionais e/ou regionais, bem como todas as produções de alunos e professores, ano a ano, desde 1976. Esse acervo tem sido fundamental não apenas para o desenvolvimento das pesquisas, mas também para a atualização bibliográfica concernente às disciplinas. Desse modo, o SDE tem desempenhado importante papel de apoio ao ensino e à pesquisa desenvolvidos no PPGE. O Arquivo de História Contemporânea, também incorporado à UEIM, tem estado, igualmente, à disposição dos pós-graduandos e dos professores. Destacamos, dentre as inúmeras obras disponíveis, principalmente para os que desenvolvem pesquisas históricas (de Educação, de Ensino, de Práticas Pedagógicas etc), a coleção João Penteado, de obras significativas relacionadas à Educação, assim como a coleção de livros didáticos de ensino médio de todos os componentes curriculares. Além disso, temos contado com o valioso acervo da biblioteca Florestan Fernandes que reúne toda a obra particular desse nome singular da sociologia brasileira e que foi adquirida pela UFSCar logo após a sua morte. Consideramos esse acervo, que está reproduzido exatamente na forma como se encontrava em sua casa, uma preciosidade que enriquece a Biblioteca Comunitária e distingue a UFSCar.
Contamos ainda com bibliotecas particulares dos docentes, além de livros que fazem parte do: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros que possui acervos particulares de militantes do movimento negro e de docentes do PPGE, como a Coleção História Geral da África, traduzida para o Português que foi organizada por docente da UFSCar, Valter Silvério; do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Jesuítica no Brasil Colonial, dotado de obras e documentos raros sobre a educação brasileira do período. Além desses acervos, um dos docentes do Programa mantém uma vasta coleção de obras (mais de 600 livros), documentos e recortes de jornais (cerca de 2000) sobre a ditadura militar, os quais têm sido organizados e classificados com auxílio de bolsistas PIBIC. Esse acervo se constitui em fonte para pesquisas sobre a história da educação brasileira e sobre a própria ditadura militar. Todos os demais professores também disponibilizam seus acervos pessoais para as pesquisas dos pós-graduandos e dos grupos de pesquisas. Toda essa variedade e riqueza de acervos impressos disponíveis na UFSCar e no PPGE tem convivido, cada vez mais, com a prática dos alunos em utilizar consultas eletrônicas para suas pesquisas e essa forma de acesso conta com possibilidades crescentes. Nesse sentido, temos incentivado a consulta ao Portal de Periódicos da CAPES.
Cronograma de Atividades:
4. Atividades
As principais atividades realizadas neste programa serão:
Etapa Ano/semestre
1) Realização do processo seletivo; primeiro contato com os respectivos orientadores. 2022/2 -2023/01
2) Início do curso 2023/1
3) Créditos a serem cumprido no PPGE-UFSCar 2023/1 a 2024/1
4) Participação do Seminários de Dissertações e teses para apresentação do projeto 2024/2
5) Realização de orientações, coleta de dados 2024/01 – 2025/02
6) Produção e apresentação de trabalhos em eventos científicos
7) Redação inicial da Tese 2025/2 a 2026/1
8) Exame de Qualificação 2026/1
9) Redação da versão final da Tese 2026/2 a 2026/2
10) Defesa da Tese 2026/2
Instituição Promotora
Coordenador:
SANDRA APARECIDA RISCAL
Instituição de Ensino:
33001014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
Logradouro:
Rodovia Washington Luís KM 235 SP310
Município-UF:
São Carlos -
SP
Telefone(s):
(16) 33518101 (16) 33518111 (19) 35432600 (19) 35432602 (16) 33613176 (16) 33518109 (16) 33612081 (19) 35432586 (16) 33518111 (16) 33614846 (16) 33518109 (16) 33518239 (15) 32295913 (16) 33518295 (16) 33069799 (15) 32296000 (16) 33518487 (15) 32296000 (15) 32295952 (15) 32295913 (16) 33518464 (16) 33518254 (16) 33519787 (15) 32295952 (16) 33518030 (15) 32295943 (16) 33518338 (16) 33066648 (15) 32295931 (16) 33066799 (16) 33518366 (15) 32295943 (16) 33518368 (16) 33518368 (16) 33518415 (16) 33518415 (15) 32295929 (15) 32295929 (16) 33518487 (16) 33518673 (16) 33518328 (16) 33518369 (16) 33518239 (16) 33518448 (16) 33518233 (16) 33518261 (16) 33518269 (16) 33066550 (16) 33518377 (16) 335183777 (16) 33518286 (16) 33518305 (16) 33518603 (16) 33518382 (16) 33518356 (16) 33518448 (16) 33518111 (16) 33518417 (16) 33518218 (16) 33518118 (16) 33518111 (15) 32295990 (15) 32295991 (15) 32296000 (15) 32296000 (16) 33518290 (16) 33518154 (16) 33518350 (16) 33518414 (15) 33518377 (16) 33066464 (16) 33518266 (16) 33615404 (16) 33066464 (16) 33518286 (16) 33066464 (16) 33518338 (16) 33518382 (16) 33066648 (16) 33518464 (16) 335183777 (16) 33518218 (15) 32295929 (15) 32295990 (16) 33518305 (16) 33518254 (16) 33518415 (15) 32295991 (16) 33518290 (16) 33518350 (15) 32295931 (16) 33518487 (16) 33518368 (16) 33518415 (16) 33066559 (16) 33519192 (16) 33519612 (16) 33518414 (16) 33518201 (15) 32298860 (16) 33518209 (15) 32295943 (15) 32295990 (16) 33518789 (16) 33518111 (15) 32295913 (16) 33066550 (16) 33518269 (15) 32296000 (16) 33518239 (15) 32297441 (16) 33612081 (16) 33518290 (16) 33518350 (16) 33518233 (16) 33518446 (16) 33518111 (16) 33518603 (16) 33518357 (19) 35432582 (19) 35432582 (16) 33518338 (16) 33518269 (16) 33518295 (16) 33518360 (16) 33518218 (16) 33518371 (16) 33518292 (16) 33518292 (16) 33518261 (15) 32296000 (16) 33069799 (16) 33518239 (15) 32295990 (16) 33066550 (16) 33519787 (16) 33518368 (16) 33518030 (16) 33615404 (15) 32298860 (16) 33518356 (16) 33518328 (16) 33518371 (16) 33518239 (16) 33518366 (16) 33518372 (33) 518109 (16) 33518261 (16) 33518295 (15) 32295943 (16) 33518225 (16) 33518030 (16) 33518306 (16) 33518233 (16) 33518448 (16) 33518448 (15) 32296000 (16) 33518258 (16) 33518305 (15) 32296000 (16) 33518415 (16) 33518417 (33) 518903 (16) 33518356 (15) 32296000 (16) 33518414 (16) 33518109 (15) 32296000 (15) 33518377 (16) 33518266 (16) 33518328 (16) 33612081 (15) 32298856 (16) 33066886 (16) 33518369 (16) 33066799 (15) 32298856 (16) 33518154 (16) 33518673 (15) 32295929 (16) 33519787 (16) 33519612 (15) 32295937 (16) 33518475 (16) 3351820986 (16) 33518603 (15) 32298860 (16) 33519776 (15) 32295913 (16) 33518239 (15) 32295990 (16) 33518111 (16) 33518448 (15) 32295913 (16) 33066799 (16) 33518209 (16) 33518109 (19) 35432582 (16) 33518290 (16) 33612081 (16) 33518201 (16) 33516886 (16) 33518789 (16) 33518290 (16) 33518109 (16) 33518372 (16) 33066559 (16) 33518382 (15) 32298860 (16) 33519192 (15) 32298856 (15) 32297441 (15) 32298860 (15) 32298856 (16) 33066886 (15) 32298854 (15) 32298856 (15) 32297463 (16) 33518258 (16) 35091828 (15) 33518377 (16) 33518664 (16) 33518201 (16) 33518218 (16) 33518290 (16) 33519192 (19) 35432582 (16) 33518258 (16) 33518254 (15) 32295952 (16) 33518368 (16) 33066745 (16) 33518414 (16) 35091809 (16) 33518371 (16) 35091809 (15) 32296130 (16) 33518110 (15) 32297435 (16) 33518950 (16) 33066886 (19) 35437614 (16) 33069799 (15) 32297456 (15) 32297426 (19) 35437614 (15) 32297426
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@ufscar.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
Coordenador:
EDIU CARLOS LOPES LEMOS
Logradouro:
Av. Rio Branco, 50
Município-UF:
Vitória -
ES
Telefone(s):
(16) 33518101 (16) 33518111 (19) 35432600 (19) 35432602 (16) 33613176 (16) 33518109 (16) 33612081 (19) 35432586 (16) 33518111 (16) 33614846 (16) 33518109 (16) 33518239 (15) 32295913 (16) 33518295 (16) 33069799 (15) 32296000 (16) 33518487 (15) 32296000 (15) 32295952 (15) 32295913 (16) 33518464 (16) 33518254 (16) 33519787 (15) 32295952 (16) 33518030 (15) 32295943 (16) 33518338 (16) 33066648 (15) 32295931 (16) 33066799 (16) 33518366 (15) 32295943 (16) 33518368 (16) 33518368 (16) 33518415 (16) 33518415 (15) 32295929 (15) 32295929 (16) 33518487 (16) 33518673 (16) 33518328 (16) 33518369 (16) 33518239 (16) 33518448 (16) 33518233 (16) 33518261 (16) 33518269 (16) 33066550 (16) 33518377 (16) 335183777 (16) 33518286 (16) 33518305 (16) 33518603 (16) 33518382 (16) 33518356 (16) 33518448 (16) 33518111 (16) 33518417 (16) 33518218 (16) 33518118 (16) 33518111 (15) 32295990 (15) 32295991 (15) 32296000 (15) 32296000 (16) 33518290 (16) 33518154 (16) 33518350 (16) 33518414 (15) 33518377 (16) 33066464 (16) 33518266 (16) 33615404 (16) 33066464 (16) 33518286 (16) 33066464 (16) 33518338 (16) 33518382 (16) 33066648 (16) 33518464 (16) 335183777 (16) 33518218 (15) 32295929 (15) 32295990 (16) 33518305 (16) 33518254 (16) 33518415 (15) 32295991 (16) 33518290 (16) 33518350 (15) 32295931 (16) 33518487 (16) 33518368 (16) 33518415 (16) 33066559 (16) 33519192 (16) 33519612 (16) 33518414 (16) 33518201 (15) 32298860 (16) 33518209 (15) 32295943 (15) 32295990 (16) 33518789 (16) 33518111 (15) 32295913 (16) 33066550 (16) 33518269 (15) 32296000 (16) 33518239 (15) 32297441 (16) 33612081 (16) 33518290 (16) 33518350 (16) 33518233 (16) 33518446 (16) 33518111 (16) 33518603 (16) 33518357 (19) 35432582 (19) 35432582 (16) 33518338 (16) 33518269 (16) 33518295 (16) 33518360 (16) 33518218 (16) 33518371 (16) 33518292 (16) 33518292 (16) 33518261 (15) 32296000 (16) 33069799 (16) 33518239 (15) 32295990 (16) 33066550 (16) 33519787 (16) 33518368 (16) 33518030 (16) 33615404 (15) 32298860 (16) 33518356 (16) 33518328 (16) 33518371 (16) 33518239 (16) 33518366 (16) 33518372 (33) 518109 (16) 33518261 (16) 33518295 (15) 32295943 (16) 33518225 (16) 33518030 (16) 33518306 (16) 33518233 (16) 33518448 (16) 33518448 (15) 32296000 (16) 33518258 (16) 33518305 (15) 32296000 (16) 33518415 (16) 33518417 (33) 518903 (16) 33518356 (15) 32296000 (16) 33518414 (16) 33518109 (15) 32296000 (15) 33518377 (16) 33518266 (16) 33518328 (16) 33612081 (15) 32298856 (16) 33066886 (16) 33518369 (16) 33066799 (15) 32298856 (16) 33518154 (16) 33518673 (15) 32295929 (16) 33519787 (16) 33519612 (15) 32295937 (16) 33518475 (16) 3351820986 (16) 33518603 (15) 32298860 (16) 33519776 (15) 32295913 (16) 33518239 (15) 32295990 (16) 33518111 (16) 33518448 (15) 32295913 (16) 33066799 (16) 33518209 (16) 33518109 (19) 35432582 (16) 33518290 (16) 33612081 (16) 33518201 (16) 33516886 (16) 33518789 (16) 33518290 (16) 33518109 (16) 33518372 (16) 33066559 (16) 33518382 (15) 32298860 (16) 33519192 (15) 32298856 (15) 32297441 (15) 32298860 (15) 32298856 (16) 33066886 (15) 32298854 (15) 32298856 (15) 32297463 (16) 33518258 (16) 35091828 (15) 33518377 (16) 33518664 (16) 33518201 (16) 33518218 (16) 33518290 (16) 33519192 (19) 35432582 (16) 33518258 (16) 33518254 (15) 32295952 (16) 33518368 (16) 33066745 (16) 33518414 (16) 35091809 (16) 33518371 (16) 35091809 (15) 32296130 (16) 33518110 (15) 32297435 (16) 33518950 (16) 33066886 (19) 35437614 (16) 33069799 (15) 32297456 (15) 32297426 (19) 35437614 (15) 32297426
E-mail Institucional do Programa:
gabinete@ifes.edu.br
Documentos