Dados do Programa
Número da Proposta:
191248/2014
Período de Vigência:
03/08/2015
a
31/10/2017
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
12
Data de Fim Previsto:
14/12/2017
Local de Execução do Projeto:
Paraná - RN
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
) Viabilizar a formação diferenciada de até 12 mestres, docentes da UDC (IES Receptora) com elevado padrão científico metodológico dentro de 24 meses, com início em janeiro de 2015 e conclusão prevista para
dezembro de 2016, com possível prorrogação de no máximo seis meses, incluindo-se a qualificação e/ou o depósito final desde que a soma das duas prorrogações não ultrapasse a 6 meses, sempre com aprovação
pelo Coordenador e orientador. 2) Explorar o potencial do Programa de Administração de Empresas (PPGA) da UPM, visando apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino e subsidiar a
nucleação, a criação e o fortalecimento de núcleos de pesquisa na UDC (IES Receptora). 3) Contribuir para o surgimento, no âmbito da UDC (IES Receptora), de novas vocações para pesquisa na graduação,
mediante o incentivo à iniciação científica. 4) Incorporar nas temáticas de pesquisa do corpo docente do PPGA/UPM conhecimentos e vivências culturais de realidades econômico-sociais diferenciadas, como os do
Estado do Paraná e, em particular, de Foz do Iguaçu, por meio do desenvolvimento de dissertações que reflitam as ricas peculiaridades regionais, importantes para o desenvolvimento local. O PPGA organiza seu
currículo por meio de linhas de pesquisa que têm como foco a gestão de empresas. Essas linhas de pesquisa integram disciplinas (graduação, Lato Sensu e Stricto Sensu), TCCs, dissertações, teses, núcleos de
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pesquisa, projetos de pesquisa, atividades de extensão e outras atividades afins. O PPGA/UPM possui três linhas: A linha de Gestão Humana e Social nas Organizações (GHS) estuda o desenvolvimento de
organizações com foco em questões sociais e humanas. Privilegia temas no campo da aprendizagem, desenvolvimento de competência, cultura organizacional, diversidade, mudança organizacional, gestão social,
valores individuais, organizacionais e culturais e dignidade organizacional. A linha de Recursos e Desenvolvimento Empresarial (RDE) foca em temas como dinâmica interorganizacional, estrutura da indústria,
fontes de vantagens competitivas, visão baseada em recursos, custos de transação, teoria evolucionária, redes colaborativas, estratégias de operação e logística, modelos de negócios e estratégias de inovação
para o desenvolvimento de mercados e temas relativos à gestão, criação e aplicação de conhecimentos organizacionais. A Linha de Finanças Estratégicas estuda como as empresas e os indivíduos (gestores,
acionistas e outros stakeholders) tomam decisões sobre captação e aplicação de recursos (financeiros e/ou não financeiros) tendo como parâmetro o conceito de criação de valor. A estrutura curricular do Mestrado
totaliza 42 créditos (360 horas), entre disciplinas (30 créditos) e dissertação (12 créditos). Constitui-se de quatro disciplinas obrigatórias (16 créditos), três optativas (12 créditos), Atividade Programada Obrigatória
(2 créditos) e Seminários de Pesquisa (obrigatória, sem contagem de créditos). O aluno de mestrado escolhe Métodos Qualitativos de Pesquisa em Administração ou Método Quantitativo de Pesquisa em
Administração, em entendimento com o futuro orientador. No caso da Linha de Finanças Estratégicas, a disciplina de Método Quantitativo de Pesquisa em Administração, poderá ser substituída pela disciplina de
Econometria Aplicada a Finanças I, desde que recomendado pelo futuro orientador. O aluno poderá obter equivalência de até oito créditos em disciplinas optativas de diferentes áreas ou cursos relacionados à
Administração, seja em PPG da UPM ou outra IES, desde que estes estejam relacionados ao seu tema de pesquisa. O PPGA da UPM mantém convênio de matrícula cruzada com a FGV-SP e FEA-USP. A partir do 3º
semestre e até o depósito da dissertação, os alunos são obrigados a participar de um seminário de pesquisa por semestre, organizados por núcleo de pesquisa, com participação do orientador e, em geral, mais
dois docentes do Programa. O aluno deve produzir um artigo, em evento ou periódico e comprovar a aprovação até a entrega de sua dissertação, para obter dois créditos a título de Atividade Programada
Obrigatória.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
O processo seletivo a ser adotado para os alunos do MINTER seguirá a mesma sistemática dos alunos do mestrado regular da UPM. A UPM só aceita alunos já detentores do título de graduação provenientes de
cursos reconhecidos pelo MEC. O número de vagas será de até 12 alunos. São os seguintes os documentos solicitados para inscrição: 1) Ficha de Inscrição preenchida on-line no site da UPM; 2) Comprovante do
pagamento da taxa de inscrição; 3) Curriculum lattes atualizado; 4) Cópia autenticada do diploma de graduação ou cópia autenticada de declaração de conclusão de curso de graduação; 5) Comprovante de
proficiência no idioma Inglês caso o tenha. Se não tiver o comprovante o candidato deverá ser submetido a uma prova específica aplicada pelo PPGA/UPM. A Inscrição deverá ser feita on-line de acordo com as
orientações no edital a ser divulgado no site da IES Promotora e no site da (UDC) IES Receptora). O processo de seleção será realizado na sede da UDC (IES Receptora) no 2° semestre de 2014 por meio de Edital
específico a ser publicado no site da IES Promotora e da UDC (IES Receptora), nos quais constarão os detalhes de cada uma das etapas que constituem o processo seletivo: 1a. Etapa Exame de proficiência em
Língua Estrangeira sob a responsabilidade do CLEM (Centro de Língua Estrangeira Mackenzie). A proficiência não é eliminatória. No entanto, de acordo com o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu, o aluno só
pode fazer o exame de qualificação se aprovado no exame de proficiência. 2a. Etapa Prova de conhecimento. Avalia-se a capacidade de análise e interpretação de conceitos de administração, na linha de pesquisa
escolhida pelo candidato. Esta etapa é eliminatória. 3a. etapa Análise do currículo, principalmente da produção científica na área de administração e na linha de pesquisa para o qual o candidato se inscreveu. 4a.
Etapa Entrevista individual: comissão de seleção avaliará os candidatos, levando em conta o aprendizado adquirido na graduação, interesses de pesquisa e currículo. O resultado final será fruto de uma avaliação
global do candidato, deliberado pela comissão de seleção, formada pelo Coordenador do Programa, pelo Coordenador do MINTER na Promotora e mais um professor do PPGA. Ao final do processo seletivo realiza-se
um evento inaugural com a finalidade de informar os alunos sobre a estrutura curricular do mestrado, prazos, núcleos de pesquisa, orientação, responsabilidades acadêmicas e cumprimento de metas de produção
científica. A divulgação dos candidatos selecionados será feita no site da IES Promotora e no site da IES Receptora dentro do prazo de 15 dias após o início do processo seletivo. As datas de inscrição, processo
seletivo e divulgação dos resultados serão divulgadas no edital de seleção.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
strutura básica da programação:
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga
Horária Docente(s) Responsável(eis) Local da oferta Data da Oferta Observação
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Valoração 48 LEONARDO FERNANDO CRUZ BASSO Na Instituição Receptora 07/08/2015
Ensino na Administração 48 SILVIO POPADIUK Na Instituição Receptora 30/01/2015
Econometria Aplicada a Finanças 48 EMERSON FERNANDES MARCAL Na Instituição Receptora 27/03/2015
Cultura Organizacional 48 DARCY MITIKO MORI HANASHIRO Na Instituição Receptora 15/05/2015
Aprendizagem Individual e nas Organizações 48 DIOGENES DE SOUZA BIDO Na Instituição Receptora 31/07/2015
Estratégias de Inovação e Desenvolvimento de Mercado 48 MOISES ARI ZILBER Na Instituição Receptora 15/05/2015
Finanças Comportamentais 48 DENIS FORTE Na Instituição Receptora 31/07/2015
Finanças Corporativas 48 WILSON TOSHIRO NAKAMURA Na Instituição Receptora 15/05/2015
Valores Humanos e Gestão 48 MARIA LUISA MENDES TEIXEIRA Na Instituição Receptora 07/08/2015
Métodos Quantitativos 48 DIOGENES DE SOUZA BIDO Na Instituição Receptora 27/03/2015
Ativos Estratégicos de Conhecimento 48 SILVIO POPADIUK Na Instituição Receptora 07/08/2015
Ambiente Competitivo e Capacidades Dinâmica das Organizações 48 WALTER BATAGLIA Na Instituição Receptora 31/07/2015
Fundamentos da Investigação Científica 48 GILBERTO PEREZ Na Instituição Receptora 06/02/2015
Estudos e Análise Organizacional 48 ROBERTO GIRO MOORI
REYNALDO CAVALHEIRO MARCONDES Na Instituição Receptora 20/03/2015
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
De acordo com o edital o estágio é facultativo para MINTER. Entretanto, tanto a IES Promotora como a IES Receptora consideram importante essa atividade. Assim, ambas realizarão esforços no sentido de
integração dos alunos. Dessa forma, como os alunos que deverão participar do MINTER serão professores da UDC (IES Receptora) e, portanto, com pouca disponibilidade para se ausentar da IES Receptora, há a
possibilidade de esses alunos realizarem estágios nas semanas que antecedem os períodos letivos tanto na IES Promotora como na IES Receptora. Os professores da organização promotora têm o seu período
de recesso anual até a penúltima semana de janeiro e as férias terminam na penúltima semana de julho. Por outro lado, as atividades em sala de aula não se iniciam antes de fevereiro e antes de agosto.
Mesmo na UDC (IES Receptora) os professores que estarão participando do curso de mestrado ainda deverão estar sem atividades docentes nesse período. Dessa forma, será oferecido estágio docente não
obrigatório ao aluno interessado, a partir da sua vinda para a Promotora na última semana de janeiro de 2016 e na última semana de julho de 2016. Assim, esses alunos poderão passar duas semanas em
contato com as atividades da Promotora que lhes permitirá estreitar relacionamentos com outros professores do Programa e da Universidade e demais alunos de mestrado e doutorado que estão
constantemente envolvidos com seus orientadores em atividades de seus projetos de pesquisa. Nesse período serão programados minicursos, workshops e palestras, focando aspectos teóricos e metodológicos
com professores e profissionais externos à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Em janeiro, na UPM sempre é realizada a semana de capacitação em docência, incluindo professores de outras IESs, e
esses alunos poderão participar dos workshops, aulas e palestras desse processo.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Lidar com a diversidade a fim de evitar essa homogeneização será o grande desafio dos parceiros. Como os alunos são mestrandos e provavelmente terão dificuldades para ausências prolongadas de suas
atividades de docência na UDC, torna-se difícil a oferta de estágios em outras instituições ou mesmo a realização de disciplinas mediante matrícula cruzada. Entretanto, as próprias características idiossincráticas
dos professores que ministrarão as disciplinas e orientarão os alunos e a variedade de temas envolvidos no conteúdo das disciplinas e dissertações se configuram como um estímulo à minimização da endogenia. A
própria participação presencial na Receptora ou mediante o acesso à utilização de tecnologias virtuais tende a auxiliar na minimização desse risco de endogenia, na medida em que o grupo de alunos poderá
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conviver com uma pluralidade de metodologias e conteúdos epistemológicos, ampliando seu leque de conhecimento teórico-científico. Além disso, os alunos participarão necessariamente, a partir de tecnologias
virtuais, dos projetos de pesquisa dos professores orientadores, os quais envolvem pesquisadores de outros estados e mesmo outros países, o que lhes permitirá uma interação bastante diversificada.
7.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Não
8. Orientação
8.1. Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
Os temas objeto de dissertação guardam estreito alinhamento com os temas dos núcleos de pesquisa do Stricto Sensu. Na medida do possível, estarão ajustados à realidade sócio, econômica e cultural da região
da Receptora. Haverá, por parte dos orientadores, um esforço de ajuste do tema às circunstâncias e demandas regionais. A seguir são apresentados alguns dos principais temas por linha de pesquisa. Na linha de
Gestão Humana e Social nas Organizações: Aprendizagem Individual, nos Grupos de Trabalho e nas Organizações; Desenvolvimento de Competências; Diversidade nas organizações; Cultura Organizacional;
Valores Individuais, organizacionais culturais e gestão; Mudança Organizacional; Dignidade Organizacional. Na linha de Recursos e Desenvolvimento Empresarial: Ambiente Competitivo e Capacidade
Organizacional; Decisão Estratégica; Gestão Estratégica de Recursos; Ativos de Conhecimento Organizacional; Desenvolvimento de Mercado e Inovação; Gestão de Logística e da Cadeia de Suprimentos; Inovação
em Serviços. Na linha de Finanças Estratégicas: Orçamento de capital; Estrutura de capital; Política de dividendos; Gestão do capital de giro; Problemas de agência e assimetria de informação; Avaliação e
precificação de ativos; Fusões e aquisições; Governança corporativa; Eficiência de mercado; Finanças comportamentais; Gestão de risco corporativo; Avaliação de intangíveis; Análise de investimento e opções
reais; Gestão baseada em valor; Mensuração de desempenho econômico. O aluno de mestrado escolhe o orientador no final do seu primeiro semestre, respeitando-se o máximo de orientandos por orientador
sugerido pela CAPES, segundo as vagas disponíveis dos docentes e seus respectivos temas. No segundo semestre ocorrerá uma orientação presencial dos alunos, na Receptora. Os orientadores irão na receptora e
permanecerão lá por até três dias. Os dois primeiros dias serão dedicados à orientação individual. No terceiro dia, todos os alunos apresentarão seus projetos em um seminário que deverá contar com a
participação de todos os orientadores que farão um papel de banca examinadora dos projetos. No terceiro semestre também ocorrerá uma orientação presencial dos alunos na Receptora, entre janeiro de 2016 e
junho de 2016, e novo seminário de apresentação e discussão crítica dos trabalhos em andamento, bem como durante o período de agosto a novembro de 2016. Durante todo o período de orientação além das
reuniões presenciais semestrais, ocorrerão reuniões de orientação quinzenais mediante a utilização de tecnologias virtuais. Após a formalização da escolha do orientador, os alunos, automaticamente passam a se
inserir nos núcleos de pesquisa e a atuarem, nos projetos de pesquisas dos orientadores. O prazo do mestrado é de 24 meses. O aluno deve ser aprovado no exame de qualificação, no mínimo, 6 meses antes do
prazo estabelecido para o depósito da dissertação. A banca examinadora do exame de qualificação do projeto de pesquisa da dissertação deverá ser formada por 3 (três) examinadores titulares, sendo o primeiro,
o orientador, o segundo, um professor de fora dos quadros da UPM e o terceiro, um professor da UPM e 2 (dois) suplentes, um interno e outro externo, todos com título de doutor. A banca examinadora de defesa
da dissertação deverá ser formada, preferencialmente, pelos mesmos componentes da banca de qualificação. Antes de depositar a sua dissertação para a defesa final o aluno terá que comprovar uma produção
intelectual aceita em veículo de divulgação classificado no sistema Qualis da CAPES, obtida durante o curso mestrado, a partir de conteúdo vinculado ao seu tema de dissertação ou das disciplinas realizadas. A
defesa da qualificação e a final ocorrerão na IES Promotora.
Cronograma de Atividades:
Infraestrutura
9.1. Laboratórios:
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Laboratórios da Receptora (UDC): Anfiteatro com capacidade para 435 lugares; Sala de Vídeo Conferência; Laboratórios de Informática; Núcleo de Práticas Profissionais (NPP). O núcleo de práticas profissionais
promove modos de integração entre a teoria e a prática agindo como um laboratório de aprendizagem das práticas de gestão. São atribuições do NPP: a) Supervisionar os estágios vinculados ao núcleo curriculares
e extracurriculares; b) Manter cadastro de acadêmicos, empresas conveniadas e arquivo de documentos e relatórios de estágio para consulta e suporte aos demais; c) Oportunizar e intermediar a relação empresa
X acadêmico; d) Prestar serviços à comunidade de Foz do Iguaçu e região de consultoria nas áreas inerentes a administração; e) Desenvolver pesquisas acadêmicas e científicas com a participação de professores
orientadores e acadêmicos, oportunizando a publicação em periódicos científicos, simpósios e congressos; e f) Promover cursos de extensão na área de negócios para a comunidade em geral; g) Fomentar
parcerias e convênios institucionais que fortaleçam a relação com o mercado e oportunizem a realização de treinamentos e workshops.
9.2. Biblioteca:
9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais
Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Promotora. A área física total das Bibliotecas da UPM é de 4.202 m2, sendo que a biblioteca setorial do Centro de
Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) conta com 632 m2. Essa unidade está totalmente informatizada com o sistema Pergamum. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie disponibiliza, na Internet,
acesso às teses e dissertações defendidas na Instituição a partir do ano de 2006, contando atualmente com 958 documentos, entre dissertações e teses. A UPM tem nos últimos anos investido prioritariamente
na ampliação do seu acervo físico e eletrônico. O acervo total da UPM de livros, teses e dissertações está em torno de 500.000 volumes, correspondendo a 209.847 títulos. Para ter ideia do crescimento em 2001
havia 100.767 títulos. Do acervo geral da UPM aproximadamente 72 mil títulos estão na biblioteca setorial do CCSA. A partir de 2008 a UPM obteve acesso ao Portal da CAPES, em vista do conceito 5 do PPGA. As
bases de dados franqueadas ao Mackenzie englobam um total de aproximadamente 15.475 títulos de periódicos com texto completo e 126 bases de dados com resumos de documentos de todas as áreas. Além
do portal da Capes, várias são as bases de dados compradas pela UPM sendo as principais da área de conhecimento de administração: EBSCO, PROQUEST, JStor e Elsevier. O acesso às bases é possível
remotamente, ou seja, os discentes e docentes podem consultá-las e resgatar artigos e outros tipos de material a partir de suas residências ou do trabalho. A biblioteca da Promotora ainda possui os seguintes
bancos de dados: Compustat, Macrodados, Economática e Thompson. Biblioteca da UDC - (IES Receptora). A Biblioteca do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas está instalada em dependência adequada,
com 264 m2. O horário de funcionamento é das 7h30 às 22h. Todos os computadores estão interligados em rede e com internet. O acervo da biblioteca é informatizado, permitindo a rápida e eficiente
localização de títulos e controle do acervo. Quiosques multimídia localizados dentro da biblioteca permitirão aos usuários a consulta direta às suas necessidades de pesquisa. Disponibiliza-se salas de estudos
individuais ou em grupos para que o aluno possa ter tranquilidade na execução de suas atividades. A seguir um relatório de livros disponibilizados por área de conhecimento: Ciências Agrárias - 30 Títulos (T) e
2175 Exemplares (E); Ciências Biológicas - 872 (T) e 3977 (E); Ciências da Saúde – 1049 (T) e 4679 (E); Ciências Exatas e da Terra - 1367 (T) e 7106 (E); Ciências Humanas - 6431 (T) e 23324 (E); Ciências
Sociais Aplicadas - 5468 (T) e 24443 (E); Engenharias - 591 (T) e 2384 (E); Língua, Linguística e Artes - 1801 (T) e 6506 (E); Outros - 160 (T) e 381 (E). Totaliza-se 18269 (T) e 74975 (E).
9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos:
9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
9.2.2.1.1. Acesso : Total
9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 483880
9.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Não
9.2.2.2.1. Acesso :
9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses :
9.2.3. Outros Recursos :
Instituição Receptora e Promotora são instituições privadas, com excelente infraestrutura disponível para vivência, ensino e pesquisa. Em ambas existem mais de uma dezena de auditórios, com capacidades
variadas, áreas de convivência, cantinas, restaurantes e serviços disponíveis. Especificamente com respeito à infraestrutura voltado ao ensino e à pesquisa, observa-se que ambas têm várias dezenas de
laboratórios e acesso à rede wireless na maior parte de suas instalações. O acesso do aluno a todos os serviços está disponível por meio de um documento de identificação, que os habilita a usar todos os
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serviços acessíveis aos alunos de pós-Graduação. Além disso, tanto a Universidade Presbiteriana Mackenzie como a UDC mantêm convênios com outras instituições do Brasil e do Exterior que permitem podem
permitir aos alunos fontes variadas de informações e contatos com outros pesquisadores. A IES Receptora deverá providenciar uma secretaria local para o atendimento dos alunos do MINTER.
Instituição Promotora
Coordenador:
SILVIO POPADIUK
Instituição de Ensino:
33024014 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (UPM)
Logradouro:
Rua da Consolação, 896
Complemento:
Prédio 45 - Térreo
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 3236 8391 (11) 21148000 (11) 32142990 (11) 3236 8391 (11) 21148600 (11) 21148755 (11) 21148202 (11) 21148143 (11) 32143102 (11) 21148586 (11) 21148707 (11) 21148600 (11) 21148961 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148707 (11) 21148961 (11) 21148961 (11) 21148882 (11) 21148000 (11) 21148667 (11) 21148202 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148268 (11) 21148000 (11) 21148000 (11) 21148268 (11) 21148882 (11) 21148712 (11) 21148712 (11) 21148710 (11) 21148143 (11) 21148694 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148710 (11) 21148793 (11) 21148597 (11) 21148757 (11) 21148711 (11) 21148202 (21) 148281 (11) 21148961 (11) 21148792 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148281 (11) 21148882 (11) 21148667 (11) 21148600 (11) 21148882 (11) 21148586 (11) 21148281 (11) 21148707 (11) 21148000 (11) 21148712 (11) 21148694 (11) 21148802 (11) 27667412 (11) 21148836 (11) 21148867 (11) 21148757 (11) 21148597 (11) 21148179 (11) 21148132 (11) 21147411 (11) 21148600 (11) 21148712 (11) 21148143 (11) 21148268 (11) 27667411 (11) 2766-7411 (11) 21148707 (11) 21148792 (11) 21148763 (11) 21148711 (11) 21148144 (11) 21148421 (11) 27667525 (11) 21148802
E-mail Institucional do Programa:
prpg@mackenzie.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITARIO DINAMICA DAS CATARATAS
Coordenador:
LUIS FERNANDO MOREIRA
Logradouro:
Rua Castelo Branco
Município-UF:
Foz do Iguaçu -
PR
Telefone(s):
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