Plano Acadêmico:
7.1. Objetivos e Metas
No contexto de um programa de doutoramento em Biofotônica aplicada às ciências da saúde, o principal objetivo do DINTER é: a formação de pessoal qualificado, técnica e cientificamente, para atividades de ensino e pesquisa especialmente na área de aplicação da Biofotônica em saúde. Mais do que isso, busca formar profissionais com vivência de estudos de temas complexos, capazes de perceber as diversas dimensões da pesquisa na área de Biofotônica e com competências e habilidades para a condução de pesquisas na área experimental e clínica, assim como, para atuação em serviços de saúde públicos e privados de maneira competente, socialmente responsável, criativa e autônoma. Objetivos adicionais deste programa podem ser listados como: - Estabelecer redes de especialistas envolvendo docentes, alunos dos Programas e egressos que continuem a aprofundar a expandir a pesquisa em temas de interesse prioritário aos contextos específicos. - Estabelecer os instrumentos de ligação necessários para dar suporte aos egressos continuarem em suas instituições, a construção de equipes de pesquisa que reforcem a rede de pesquisadores associados, aumentando a produção científica de impacto no país. - Promover intercâmbio acadêmico com as instituições parceiras deste DINTER, aumentando as experiências mútuas e abrindo novas oportunidades para pesquisa e produção intelectual conjuntas. - Criar e aprimoraras pesquisas na área de Biofotônica com vistas a realidade do Uruguai. Contribuir para a criação e fortalecimento na Universidade Católica do Uruguai de linhas de pesquisas que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da saúde na região. - Contribuir para o surgimento na Universidade Católica do Uruguai de novas vocações para pesquisa, mediante o incentivo à participação de bolsistas de iniciação científica no projeto e promover o estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de Pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência internacional em ciência e tecnologia. - Estudar, avaliar e desenvolver, materiais, técnicas e tecnologias utilizadas nas diferentes especialidades que envolvem a Biofotônica, visando à sua melhor apropriação ao ensino, à pesquisa e a atividades profissionais afins. Os objetivos propostos espelham a busca do Programa na consolidação de suas linhas de pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos a elas vinculados, do estabelecimento de intercâmbio científico com outras Instituições e Programas (nacionais e internacionais), e da disseminação do conhecimento produzido por meio de uma ampla discussão e divulgação em eventos científicos e publicações em veículos de forte impacto na área.
7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Os critérios de seleção dos alunos do DINTER da Universidade Católica do Uruguai irão obedecer aos parâmetros e processos de seleção de candidatos, utilizados pela Universidade Nove de Julho. Em síntese os candidatos passarão por dois estágios de avaliação: uma fase Classificatória e uma fase de Avaliação de Competências. (a) Fase Classificatória que compreende Análise de Curriculum - Plataforma Lattes; 2 cartas de recomendação; 1 carta de apresentação pessoal. (b) Fase de Avaliação de Competências que envolve: Prova Dissertativa (Os candidatos, selecionados na fase anterior deverão realizar uma avaliação sobre tema Biofotônica. Não será possível consulta); Arguição de Seleção (A arguição tem a finalidade de identificar competências importantes para o curso. Será realizada por uma banca composta por professores do Programa Promotor. Bons candidatos que não forem aprovados para sua primeira opção de orientador poderão ser eventualmente indicados para outro orientador/linha de pesquisa); Documentos Comprobatórios (Antes da arguição, o candidato deve apresentar uma cópia impressa dos artigos científicos que constam no currículo Lattes (se houver), Cópia simples do Diploma (Graduação); Cópia simples do Histórico (Mestrado); Cópia simples do Diploma (Mestrado), cópia simples título de especialista.
Documentos necessários para matrícula: - Cópia (frente e verso) do Diploma e histórico escolar do curso de graduação que deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com tradução registrada; Cópia AUTENTICADA (frente e verso) do Certificado de Conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) se houver; Cópia AUTENTICADA do passaporte; 2 fotos 3x4 recentes e coloridas; Cópia digital da Dissertação de Mestrado (para candidatos aos cursos de Doutorado); Cópia simples do Comprovante de residência; Currículo Lattes atualizado; Cópia autenticada (frente e verso) do Histórico e do Diploma de Mestrado (se possuir).
7.3. Estrutura básica da programação
7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
A estrutura da presente proposta obedece à mesma lógica do programa de Doutorado oferecido na instituição promotora. Isto é, compõe-se de um conjunto de disciplinas teóricas, totalizando 30 créditos, na relação 1 crédito para 15 horas-atividades acadêmicas, perfazendo um total de 450 horas. Os créditos referentes à atividade de pesquisa que se refletem nas teses e correspondem a 1350 (um mil e trezentos e cinquenta) horas/aula, ou seja, 90 créditos. Sob o ponto de vista da sua operacionalização, apresenta um total de 6 (cinco) disciplinas obrigatórias e 9 (nove) disciplinas optativas. As disciplinas optativas refletem os eixos das linhas de pesquisa, os recentes avanços na área e os diferentes projetos de pesquisa. Além disso, possibilitam ao aluno direcionar sua formação, de acordo com sua área de pesquisa. Para a fundamentação teórico-metodológica, são ofertadas ao aluno as seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica, com 4 créditos (60 horas-aula) - obrigatória; Bioestatística, com 4 créditos (60 horas-aula) - obrigatória; Princípios da Biofotônica, com 5 créditos (75 horas-aula) - obrigatória; Redação da Produção Científica, com 4 créditos (60 horas-aula) – optativa, Módulo Internacional, com 4 créditos (60 horas – aula) – obrigatória, Bioética aplicada e ética em Pesquisa, com 4 créditos (60 horas-aula) – optativa. Para a formação didático-pedagógica, estão disponíveis as seguintes disciplinas: Didática no Ensino Superior, com 4 créditos (60 horas-aula) - obrigatória; Prática do Ensino-Docente – PED, com 4 créditos (60 horas-aula) - obrigatória; Tópicos avançados em Biofotônica, com 4 créditos (60 horas-aula) - optativa. Isso significa que o curso disponibiliza ao aluno 25 créditos disciplinares para a sua formação como pesquisador, e 12 créditos disciplinares, para a sua formação como docente. O restante das disciplinas, listadas a seguir, volta-se, de fato, para a consolidação dos conteúdos mais específicos relativos à linha de pesquisa na qual o aluno desenvolverá sua dissertação ou tese. São elas: Modelos experimentais em Biofotônica, com 4 créditos (60 horas-aula) - optativa; Doenças inflamatórias e reparo tecidual, com 4 créditos (60 horas-aula) - optativa; Normas técnicas e biossegurança, com 2 créditos (30 horas-aula) - optativa; Aplicações clínicas da fototerapia, com 4 créditos (60 horas-aula) - optativa; Terapia Fotodinâmica, com 4 créditos (60 horas-aula) – optativa; Gestão da inovação em Biofotônica, com 4 créditos (60 horas –aula) – optativa. Do total de disciplinas disponíveis no programa de Pós-graduação em Biofotônica aplicada às ciências da saúde, 1 será oferecida na instituição promotora e 1 no exterior (módulo internacional). O restante será oferecido na Universidade Católica do Uruguai. As disciplinas eletivas a serem tomadas pelos alunos do DINTER serão escolhidas em comum acordo com os seus respectivos orientadores, por ocasião do estabelecimento do Plano de Estudos Acadêmico (PEA) e do Cronograma.
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
O estágio obrigatório dos alunos do DINTER será cumprido na instituição promotora, UNINOVE, com vistas a que os mesmos se integrem às atividades das linhas de pesquisa do PPGB. Nesta oportunidade, os doutorandos poderão intercambiar experiências com outros estudantes, docentes e pesquisadores e captar subsídios sobre a organização e funcionamento da Pesquisa na UNINOVE. A programação deverá englobar: a) Disciplina obrigatória “Princípios de Biofotônica” b) Práticas de Pesquisa: o estágio obrigatório nesta fase do curso prevê a participação dos alunos do DINTER nas reuniões científicas e seminários de pesquisa promovidos regularmente pelo PPGB e pela UNINOVE c) Qualificação (Aprovação Projeto de Tese); d) Encontros de orientação presencial com vistas ao preparo do relatório final da tese, de artigos científicos deste derivados e ao preparo da defesa; e) Defesa do projeto de tese - a sessão de defesa pública do projeto de tese; f) Disciplina obrigatória “Módulo internacional” onde os doutorando acompanharão as atividades do PPGB em instituições europeias ou americanas.
7.3.3. Apresentação das condições de desenvolver o projeto sem comprometer o programa regular
O corpo de orientadores é composto por 15 docentes permanentes (DP), todos título de doutor em áreas compatíveis às linhas de pesquisa do programa. O índice de titulação (IT) do PPG promotor no quadriênio 2013/2016 foi de 6,69 sendo que todos DP tiveram orientações concluídas no quadriênio e orientaram de 3 a 8 discentes. O tempo de titulação médio foi de 21,87 meses para o mestrado e 35,66 meses para o doutorado. A variância foi baixa, sendo de no mínimo 18 e máximo de 24 meses para o mestrado e mínimo de 28 meses e máximo de 45 meses para o doutorado. Todos os professores são contratados em regime de 40h semanais, o que torna possível sua total dedicação às ações do PPG.
7.3.4. Demonstração que garantirá o mesmo nível de qualidade exigido no programa
Este projeto contemplará a mesma estrutura pedagógica utilizada na instituição promotora que garantiu no último quadriênio a eficiência na formação e a qualidade das teses e dissertações que resultaram na elevada e qualificada produção bibliográfica obtida pelos discentes autores no último quadriênio. Dos artigos produzidos pelos discentes, 73% foram publicados nos estratos A1- B1.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
Os riscos de endogenia naturalmente originados ou decorrentes deste projeto DINTER serão minimizados por meio de várias medidas. Primeiro, a estrutura do Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde, como explicitado no início deste projeto, está assentada sobre duas linhas de pesquisa. Essas linhas apresentam orientações distintas, em natureza, assim, apesar de originarem-se de uma mesma base, permitem diversidade de orientações e distinção nas especializações profissionais finais dos alunos, culminadas com seus trabalhos de tese. Além disso, o PPGB tem como política estimular os seus estudantes ao intercâmbio com outras instituições e centros de pesquisa de modo que o doutorando possa usufruir de outras ambiências e atmosferas acadêmicas, vivenciando experiências de compartilhamento de espaços e culturas que qualificam ainda mais a sua formação, inclusive na disciplina módulo internacional. Além disso, o DINTER UNINOVE/UCU está direcionado não somente para os docentes da Instituição Receptora, mas, também a profissionais de saúde locais e haverá estimulo para que outros docentes que não estão engajados nesta proposta DINTER, busquem outros Programas de Pós-Graduação para que possam diversificar a titulação, agregando experiências diferenciadas. Ainda para minimizar riscos de endogenia o PPGB oferta a oportunidade de estágios doutorais, do tipo sanduiche, em instituições estrangeiras. O Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde possui convênio com algumas instituições estrangeiras e o aluno do DINTER será estimulado a procurar, juntamente com seu orientador uma instituição estrangeira de seu próprio interesse. O PPGB também incentiva o curso de créditos em Programas de igual conceito ou superior, na dependência das disponibilidades e interesses de pesquisa de cada estudante. Desta forma, acredita-se que o problema de endogenia seja realmente minimizado. Será realizado rigoroso processo seletivo, nos padrões atualmente realizados no Programa de Pós-Graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde, como descrito nesta proposta.
7.5. Uso da tecnologia de Educação à Distância (EAD): sim
UNINOVE dispõe de uma grande estrutura de informática e uma rede interna que integra seus cinco campi na cidade de São Paulo, com aproximadamente 36.024 computadores, distribuídos entre seus Laboratórios de Informática, Administração e Academia. A UNINOVE também é provedora de conteúdo e de acesso disponibilizado em rede interna (rede wi-fi ilimitada para todos alunos, docentes e colaboradores em todos os campi) e externa para conexão com o sistema de bibliotecas, bem como demais serviços acadêmicos para todos os seus 150.000 alunos. Em maio de 2016, a UNINOVE firmou uma parceria com a Google, pelo projeto Google for Education, que visa compartilhar tecnologias e ferramentas para a atividade docente, ampliação da relação entre alunos, professores e tecnologia, além de garantir espaço em nuvem para armazenamento de conteúdo digital para toda comunidade acadêmica da UNINOVE. Em todas as áreas e dependências dos campi da universidade é disponibilizado acesso WI-FI de última geração (tecnologia AC) com throughout máximo de 1300 Mbps (802.11ac – 5Ghz) e 450 Mbps (802.11n – 2.4Ghz), possibilitando aos discentes, docentes e colaboradores conectarem seus equipamentos pessoais à Internet com total segurança contra vírus e sites impróprios.
O ensino remoto será usado neste DINTER da seguinte maneira:
- Oferta de curso de inglês on-line - Channel 9 UNINOVE: Para proporcionar cada vez mais instrumentos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, a UNINOVE possui o Channel 9, um curso de inglês on-line, oferecido a distância por meio da plataforma AVA UNINOVE (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para todos os estudantes da instituição. A iniciativa inovadora, com conteúdo produzido pelos docentes da instituição, é composta por cinco módulos: o Basic 01, Basic 02, Pre-Intermediate, Intermediate e High-Intermediate, cada um composto por 20 aulas. A avaliação de cada módulo é realizada ao final de cada fase, por meio de provas escrita e oral e de avaliação de desempenho do aluno, como participação em chats, fóruns e atividades sugeridas pelos professores. Os alunos do DINTER terão, de forma complementar, o acesso a esta ferramenta para aperfeiçoar o idioma inglês e, assim, melhorar o seu desempenho no programa. https://www.uninove.br/tag/channel-9/.
- Oferta de disciplinas previstas para o segundo semestre de 2020: As disciplinas de Prática de ensino-docente (PED), Metodologia e Metodologia da Pesquisa Científica serão ofertadas no ambiente a distância por meio da plataforma AVA UNINOVE (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que foi desenvolvida pela equipe de criação da área de Tecnologia de Informação da UNINOVE de modo a concentrar o controle e monitoramento das tarefas pertinentes às metodologias ativas de aprendizagem, assim como mensagens e orientações aos grupos de alunos para auxiliar a sequência de atividades escolhida pelo professor. O professor tem uma ferramenta específica para gerenciar seu planejamento e fazer a gestão de sua aula em ambiente virtual conectado e acessível, de forma que possa aplicar também as metodologias ativas de aprendizagem.
No ano de 2018, o Departamento de Tecnologia da Informação, em conjunto com o corpo docente, coordenadores e secretários de todos os PPG da UNINOVE, desenvolveu também um sistema totalmente informatizado de gestão acadêmica da pós-graduação stricto sensu. Com este recurso, os discentes podem fazer o upload de documentos (certificados, artigos publicados, certificado de proficiência, etc), verificar seu aproveitamento nas disciplinas e acompanhar o deferimento (ou o indeferimento) das atividades obrigatórias para sua promoção semestral e formação. O docente orientador, por sua vez, tem por obrigação alimentar os dados de acompanhamento de orientação (relato das reuniões presenciais) e deferir (ou não) o cumprimento das atividades obrigatórias (semestrais e de formação) por parte do discente no máximo a cada 15 dias. Deste modo, a coordenação pode acompanhar a situação de cada discente, ler os relatos das reuniões presenciais (orientador-discente) e deferir (ou não) a promoção semestral e a formação. O atraso no lançamento e/ou no deferimento das atividades obrigatórias para promoção semestral bloqueia automaticamente a matrícula do discente para o próximo turno assim como a sua formação. A experiência no uso desta ferramenta tem sido muito rica, o acompanhamento do desenvolvimento das atividades ficou mais fácil, mais ágil e totalmente transparente.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
Laboratórios de Química e Microbiologia: Eles possuem equipamentos de ponta que permitem os testes necessários para a rotulagem nutricional completa; realizar as análises físico-químicas mais frequentes na indústria de alimentos; e infraestrutura para o desenvolvimento de alimentos funcionais.
Laboratório de Psicofisiologia e Neuropsicologia: que investiga e ensina a interação entre processos cognitivos e afetivos, através de respostas comportamentais e psicofisiológicas.
Laboratório de Microscopia: Possui equipamentos para observação anatômica do Sistema Nervoso.
Laboratório de Treinamento pré-clínico: localizado no nível 3 do prédio da Faculdade de Odontologia, equipado com 16 unidades de simulação.
Laboratório de prótese: também localizado no nível 3, possui duas áreas independentes. Possibilita realização de testes de diferentes tipos de materiais. O Laboratório protético conta com os seguintes equipamentos: 1 aparador de gesso (Renfert®, Alemanha); 1 centrífuga; 1 forno de eliminação de cera; 1 máquina de jateamento de areia (Renfert®, Alemanha); 1 plastificadora; Lupas (Renfert®, Alemanha); Sala de fotopolimerização (Renfert®, Alemanha); Forno de cerâmica (Ivoclar®, Liechtenstein); Forno de injeção (Ivoclar®, Liechtenstein); Scanner de laboratório (3shape®, EUA); Fresadora (Wieland®, Holanda) e Forno de sinterização (Ivoclar®, Liechtenstein)
Possui também os laboratórios de: Micromanipulação, Máquinas, Análise de Materiais, Eletrônica e Som.
Clínicas de ensino
O atual edifício sede da Faculdade de Odontologia possui 3 clínicas principais de 15 unidades dentárias cada. Cada clínica é independente, possui farmácia própria, área de ensino com mesa, área para processamento de instrumentos e lavagem de mãos e sala de espera. Além disso, no nível 1, existe uma clínica de apoio com 4 unidades odontológicas e uma clínica com uso específico para cirurgia, com banheiro, trocador, 2 unidades odontológicas em ambientes separados e uma unidade odontológica anexada para recuperação. Também existe no porão, que é comunicado através de um sistema de elevadores de carga, a área de processamento e esterilização de estoque de instrumentos e suprimentos, área de manutenção e roupas para estudantes e funcionários. A faculdade conta com técnicos responsáveis pela manutenção geral e pelo bom funcionamento dos equipamentos e equipamentos odontológicos.
Cada clínica principal possui:
15 unidades odontológicas (2 delas unidades Kavo e 1 Gnatus). Separadas por paredes de 1,2 m de altura, que oferecem privacidade aos pacientes e permitem que professores e alunos tenham contato visual quando estão em pé
Cabine com chumbo com aparelho de raios X (2 de 3 clínicas)
Farmácia com janela de distribuição
Bancada com pia dupla. Área limpa para a higiene das mãos com dispensador de papel. Área suja para depósito de instrumentos utilizados, receptáculo de resíduos comuns e contaminados. Área de ensino com mesa, computador e televisão para demonstrações.
2 computadores para uso dos alunos
Ponto de acesso para captura de rede SMILE e impressora
Clínica de apoio nível 1
4 unidades odontológicas (Kavo®). Um deles totalmente independente
Farmácia
Bancada com pia dupla. Área limpa para a higiene das mãos com dispensador de papel. Área suja para depósito de instrumentos usados, receptáculo de resíduos comuns e contaminados
Clínica de cirurgia
2 unidades odontológicas em salas independentes com negatoscópio
Farmácia com comunicação para os dois lados
Rx
1 unidade para preparação e / ou recuperação
Banheiro
Trocador
Pia para higiene das mãos com sensor sem fio
Sistema de imagem e áudio em circuito fechado com possibilidades de transmissão direta para a sala de aula nível 2.
Clínica de atendimento de emergência
4 unidades e um bloco cirúrgico com 3 equipes de odontologia, 3 equipamentos de raio-x, televisão de circuito fechado conectada às clínicas de atendimento integral e à sala de aula.
Sala de processamento e esterilização de instrumentos:
Mesa grande com 2 pias e cubas; Ultra-som; Autoclave 52 lt (Cristófoli®, Brasil); Autoclave 17 lt (Gnatus®, Brasil); e Forno de calor seco Pupinel 70 lt (Memmert®, Alemanha).
Todas as clínicas possuem ar condicionado central da Hitachi com controles por área, Ar comprimido com 3 compressores centrais localizados no nível 5 e Sucção centralizada de fluidos: Cattani® Pump, Itália, localizada no nível 0 (ou subsolo).
Software para gerenciamento de faculdades odontológicas SMILE (Cibermundo, México): em maio de 2015, a UCU digitalizou todo seu histórico médico e processos básicos de assistência ao paciente usando a ferramenta de software SMILE®. A escolha do software foi resultado de um processo de seleção e análise de diferentes opções que incluíram visitas a outras instituições. O software SMILE®, da Cibermundo, com sede em Guadalajara, México, atualmente atende a gestão de mais de 25 escolas de odontologia na América Latina.
Biblioteca
A missão do Sistema de Bibliotecas da UCU é responder satisfatoriamente às demandas de informação da comunidade universitária, desenvolver competências para acesso e uso da informação nos membros da comunidade e manter espaços físicos e virtuais que ofereçam a melhores condições para aprender.
Em relação ao ensino, o Sistema de Bibliotecas contribui para criar as melhores condições de aprendizagem, aumentando a qualidade, estimulando a excelência e promovendo práticas inovadoras na formação dos alunos. Em relação à pesquisa e estudos avançados, favorece a produção e a comunicação do conhecimento. Em relação à gestão institucional, desenvolve a gestão da informação e trabalha num processo de melhoria contínua com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão.
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Católica do Uruguai inclui as seguintes unidades em atividades coordenadas:
• a Biblioteca Principal “P. Manuel Gutiérrez Semprún, S.J. ” (Sede central);
• duas bibliotecas da sede: Punta del Este e Salto;
• uma biblioteca associada: Companhia de Jesus - Manresa
Os recursos de informação das várias bibliotecas estão organizados da seguinte maneira:
Coleção Geral: Material bibliográfico que inclui bibliografias básicas, bibliografias complementares e treinamento geral. Esta coleção é organizada em prateleiras abertas.
Coleção de referência: Material que abrange diferentes campos do conhecimento, destinado a fornecer informações rápidas e precisas em obras como dicionários, índices, enciclopédias, etc. Esta coleção é organizada em prateleiras abertas.
Coleta de jornais: Composta de periódicos nacionais e estrangeiros, recebidos por assinatura, troca e doação. Esta coleção é organizada em prateleiras abertas.
Memórias e teses: Composta por teses de graduação, pós-graduação e mestrado dos diferentes cursos e programas ministrados pela Universidade.
A Biblioteca Principal “P. Manuel Gutiérrez Semprún, SJ ”inclui: Coleção de Recursos Audiovisuais: Composta por filmes, CDs, DVDs e vídeos. Coleção Especial: Composta por livros antigos e valiosos. Para acessar este material, você deve entrar em contato com a equipe da Biblioteca.
Recursos de Informática
Existe uma rede Wi-Fi gratuita em todas as unidades da Universidade.
Equipamentos fixos e portáteis na universidade: 206 fixos e 357 portáteis. Todos com Procesador Intel (R) Core(TM) i3, Memória de 4GB, Sistema Microsoft Windows 10 r, Capacidade de armazenamento de 500GB e Unidade de DVD.
Por outro lado, os programas que são usados globalmente na Universidade são os seguintes: 7zip - Adobe Acrobat Reader – Java - K-lite_Codec_Pack - Libre Office -Google Chrome - Mozzila Firefox – VLC - Trend Micro - Connected Components WorkBench - Crouzet Millenium 3 - Dynamic C 9.62 - JDK y Netbeans 8.1 - Notepad ++ - Pgadmin3 – Postgresql – Xilinx – Vmware - Virtual Box – Arduino - Python - Miniconda2 - Adobe Phone Gap - LTSpice – Git - Node JS – Brackets - DeepFreeze Enterprise – Scilab - Microsoft Office - 2016 Plus (Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneNote, Access, Publisher) -Nvdaccess - .Net Framework - Python 2.7 PIL-1.1.7 - Mendeley Desktop – Pspp - Java Runtime Enviroment – Genexus - Contawin Contable - IBM SPSS - SQL Server 2014 With tools EN – Eviacam – NvdaAccess – Dictate - Bluestacks – Prelingua – Cuentame – Vocaliza - Vocaliza2 - Active Presenter - Sketch-UP – JoyTokey – Glassbrick - Aumentaty Author - Aumentaty Viewer - Creator Beta – Atyro – SPR – Planview - Monitor Evolution – Telereport - Firebird - Algoritam (web) -Eviews - Adobe Photoshop Extended CS6.