Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Marília-SP, apresenta proposta para realização de Mestrado Interinstitucional – MINTER junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, campus de Tucuruí-PA.
Objetivamos, com a proposta, explicitar nossas ações para a realização deste mestrado, que promoverá, aos servidores do IFPA, a oportunidade de continuidade em seus estudos e de obtenção de titulação reconhecida, a realização de pesquisas, o envolvimento com a vida acadêmica junto a um Programa com larga experiência na formação de pesquisadores e docentes na área. À instituição promotora, PPGE/UNESP/Marília, o MINTER com o IFPA, campus de Tucuruí, possibilitará dar continuidade ao importante trabalho de inserção social do PPGE e sua contribuição com a nucleação, formando mestres e doutores em lugares distantes da região central do país.
Justificativa
O Instituto Federal do Pará teve seu início em 23 de setembro de 1909 como Escola de Aprendizes Artífices e, atualmente, tem sua atuação distribuída em 18 campi, com o desafio de contemplar a diversidade cultural desse extenso estado da federação, bem como atender o cidadão mais longíquo. O campus de Tucuruí, em específico, atende os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Tailândia e Tucuruí com a oferta de educação básica, técnica e tecnológica. A Missão do Campus Tucuruí do IFPA, segundo o Plano de Gestão 2015-2018, é: Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, de forma democrática, a todas as classes sociais, formando cidadãos e profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país, com o uso sustentável dos recursos naturais. Dessa forma, o campus objetiva ser referência em ensino, pesquisa e extensão na educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, para o desenvolvimento da região e do país. Com a Lei 11.892 de 29/12/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica, a finalidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia se consolidou na oferta de educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, enfatizando-se o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Essas novas atribuições implicaram ações substanciais, como a capacitação e a ampliação do quadro efetivo de servidores, a oferta de novas modalidades de ensino, o acréscimo no número de vagas ofertadas, fomento em pesquisa e extensão e ações de assistência ao educando.
Atualmente, o IFPA-Tucuruí é uma instituição de ensino superior, básica, técnica e tecnológica, de ensino público, laico, gratuito e de qualidade, em diversas modalidades, sendo: 07 (sete) cursos de formação inicial e continuada, 06 (seis) cursos técnicos integrados ao ensino médio, 04 (quatro) cursos técnicos no âmbito do PROEJA, 10 (dez) cursos técnicos subsequentes, 03 (três) cursos de ensino superior bacharelados (Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Saneamento Ambiental) e licenciaturas (Licenciatura em Ciências Biológicas) e 02 (dois) cursos de pós-graduação em nível lato sensu, além de uma proposta de mestrado profissional submetido a avaliação da CAPES. Portanto, a identidade do campus encontra-se em permanente elaboração dentro de um contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco com todos os segmentos que a compõem, levando-se em conta necessidades, crenças e valores.
Segundo um levantamento recente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPG), realizado junto aos funcionários do IFPA, mais de 90% dos servidores efetivos da instituição não possuem titulação stricto sensu e quase 45% destes priorizaram a necessidade de qualificação em programas de mestrado, principalmente aqueles que tenham como área de conhecimento a Educação.
Em Tucuruí, dos 136 funcionários efetivos, mais de 50% não possuem formação stricto sensu. Diante deste quadro, foi realizada, em meados de 2017, no campus, uma pesquisa interna em busca das áreas de conhecimento de pós-graduação stricto sensu mais demandadas entre os docentes e técnicos administrativos na intenção de subsidiar iniciativas da Direção de Pesquisa e Pós-graduação do campus (DPIPE). Foram obtidas 46 manifestações de diversos setores de lotação, nas quais os servidores se mostraram disponíveis a concorrer, em 2018, a uma vaga em programas de pós-graduação, sendo que a opção por um mestrado em Educação atingiu o maior número de interessados. Dispondo dessa demanda, o presente projeto MINTER busca favorecer a ampliação do quadro de mestres em Educação, uma vez que tal iniciativa contribuirá para o fortalecimento da pesquisa e da difusão de conhecimentos, inclusive de consolidação de especializações lato sensu em Educação no IFPA/Tucuruí. Dessa forma, seria ampliada uma nova linha de intercâmbio com uma das grandes universidades brasileiras, que sem dúvida é responsável pela qualificação nivelada de muitos profissionais.
O exposto até aqui nos permite justificar a necessidade de um curso stricto sensu, por meio deste projeto MINTER que, além de atender a demanda dos servidores, promoverá sua capacitação com consequentes possibilidades de melhoria do ensino ofertado pela instituição. Com a criação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio observou-se uma nova tendência, a busca pela qualidade do ensino preparatório para o ingresso na universidade. Isso criou um desvio no objetivo dos cursos técnicos, que era de formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Dessa forma, na atual conjectura, há poucos alunos que se formam com o intuito de ingressar no mercado; em sua maioria os alunos têm a intenção de receber ensino de qualidade para garantir a continuidade nos estudos. Portanto, uma pós-graduação stricto sensu, além de capacitar os servidores, abre possibilidades de oferecimento de outros cursos para atendimento destes alunos.
Tucuruí é um município estrategicamente localizado em uma área central e de fácil acesso terrestre e hidroviário com os demais campi do sudeste do Pará, o que permite o atendimento de municípios e cidadãos mais longíquos, contribuindo para o acesso e a democratização desse tipo de formação. A formação pleiteada também permitiria alavancar mais propostas na educação verticalizada que beneficiarão de maneira inestimável a comunidade do município de Tucuruí e o seu entorno. Todos os cursos ofertados incluem em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) determinantes curriculares que contemplam amplo conhecimento na área da Educação, porém, por tratar-se especialmente de uma instituição que oferta a modalidade de ensino profissional, além do ensino regular, há um heterogêneo quadro docente que agrega profissionais de disciplinas que compreendem do nível básico ao ensino profissional, cuja formação inicial não contempla aspectos pertinentes à docência. Dessa forma, um MINTER com a UNESP/Marília, cujas linhas de pesquisa abordam diferentes questões do ensino brasileiro, traria significativas contribuições para a formação e qualificação dos servidores. Nesse sentido, cabe destacar que todas as linhas do programa foram mencionadas como área de interesse na consulta realizada junto aos servidores.
A formação na educação, sobretudo no que se refere à realização de pesquisas, traria contribuições para o desenvolvimento local, tendo em vista a democratização do ensino no campus por meio de processos de inclusão social. O IFPA possui, desde agosto de 2010, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, com a finalidade primeira de promover ações de sensibilização, interação e valorização das PNEE junto à comunidade do campus Tucuruí, bem como orientar pedagógica e psicologicamente professores, discentes, técnicos e a comunidade nos assuntos relacionados ao atendimento de PNEE. Além disso, essa capacitação permitirá a ampliação de nossas ações como o oferecimento de cursos de extensão com temáticas voltadas para a área de inclusão social, com a meta de criação de uma especialização mediante a disponibilidade de mestres na linha de pesquisa.
Diante do exposto, é possível perceber que um mestrado em Educação traria impactos na formação dos docentes servidores, ampliando as condições de atuação no ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
Relevância
A relevância de proposta constitui-se na possibilidade de realização de uma das metas do programa institucional de qualificação do IFPA que visa incentivar a formação stricto sensu dos servidores. Com esta formação, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, contribuir, também, para que os servidores se mantenham academicamente ativos e competitivos. A ação docente exige uma formação capaz de contribuir para o aprofundamento do debate em torno da educação brasileira, alicerçado no desenvolvimento de estudos e investigações científicas que favoreçam a qualidade dessa formação e instituam novas relações de ensino-aprendizagem na formação dos docentes, especialmente, os egressos que se destinam às redes pública e particular de ensino, e aos que se dedicam à produção acadêmica, na área da Educação e às políticas educacionais. Portanto, há grande relevância na execução do presente projeto MINTER, pleiteado para os profissionais que atuam nas licenciaturas e em educação básica. A capacitação de servidores é propulsora da eficácia dos processos metodológicos de geração e repasse de conhecimentos diversos, principalmente, por elevar a autonomia intelectual, crítica e cidadã, permitindo ao indivíduo ter mais consciência, aprendizado e atuação mais reflexiva.
Há que se destacar, também, a existência de uma demanda significativa na região para a implantação de cursos de pós-graduação no nível de mestrado na área de Educação, bem como cursos de doutorado nas áreas de ciências humanas e sociais. Formar mestres, bem como doutores, nessas áreas, será fundamental para o desenvolvimento do IFPA, principalmente, será favorável no futuro à oferta de um programa próprio de pós-graduação stricto sensu. Esta perspectiva é muito importante para qualquer região do estado do Pará, uma vez que quase 70% dos municípios atendidos não possuem programas de mestrado na área.
Em observância a todo o histórico de origem e desenvolvimento do IFPA, nos quais incluem-se a implantação de novos campi, a abertura de novos cursos, inclusive de cursos de nível superior, é impreterível a necessidade de qualificação do corpo docente em virtude do impacto social e educativo que advirá desta formação. Em qualquer região do estado, o IFPA se perfaz de uma demanda de profissionais que atuem em diversos cursos e modalidades e que deverão compor grupos e ampliar a capacidade de pesquisa. Essa necessidade de capacitação se deve, principalmente, ao fato de o Estado do Pará apresentar dimensões geográficas e realidades sociais e políticas diferenciadas, principalmente, quando comparado a qualquer estado de outras regiões do Brasil. E uma vez que um dos objetivos de qualquer programa MINTER é viabilizar a formação de mestres em instituições no interior dos estados ou regiões com maior carência quantitativa de recursos humanos de alto nível, assegurado o padrão de qualidade requerido desse nível de curso, o IFPA contará com o apoio da UNESP/Marília para fortalecer suas metas. A esse respeito, cumpre destacar que a experiência da UNESP/Marília, como instituição proponente, é de significativa mudança da cultura da instituição receptora, que se volta para ações envolvendo pesquisas, criação de cursos de pós-graduação, entre outras. Um exemplo disso foi a criação de um mestrado profissional na última instituição atendida pela UNESP/Marília em formato MINTER.
Objetivo Geral:
Formar mestres do quadro permanente de docentes e de técnico-administrativos estáveis do IFPA, com foco para a formação de pesquisadores.
Objetivos Específicos:
a) desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, com vistas à qualificação de pesquisadores;
b) proporcionar aos mestres formados fundamentos teórico-metodológicos que forneçam-lhes suporte para pesquisar e atuar na área da educação;
c) fornecer suporte teórico-metodológico para aprofundar a integração entre a pós-graduação e a graduação, baseada na cultura da pesquisa, necessária à produção, desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico;
d) capacitar pesquisadores que participem de propostas com o intuito de ampliar e aperfeiçoar a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação na instituição receptora;
e) capacitar pesquisadores para propor e liderar grupos de pesquisas voltados à área de Educação, na instituição receptora;
f) formar 20 mestres OK em Educação que proporcionem a ampliação de pesquisas regionais voltadas a esta área e que intensifiquem o debate educacional na região, dando especial atenção às políticas públicas e às práticas pedagógicas, baseadas em evidências.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O campus de Tucuruí já vem investindo no uso de recursos tecnológicos na educação. As primeiras ações foram para implantação da Educação a Distância (EAD) na instituição, cuja estruturação inicial exigiu a separação de espaços para funcionamento do Núcleo de EAD, com bloco administrativo, laboratório de informática, auditório, além da disponibilização de equipamentos multimídia para o início das atividades. No intuito de dinamizar a EAD e oferecer um serviço com diferencial qualitativo, o Campus selecionou 04 (quatro) servidores para que os mesmos participassem de um curso de qualificação para atuar na Gestão da EAD. No final do ano de 2016, ocorreu a implantação da primeira turma em EAD, no curso de Técnico em Informática, na modalidade subsequente.
Para que todos os funcionários e setores anteriormente mencionados estejam conectados entre si e com as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus, a infraestrutura tecnológica é composta na base por uma rede local Ethernet de alta velocidade (1 Gbps), a qual converge para um canal de longa distância da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP (fibra óptica com largura de banda de 20 Mbps, mas em extensão para 100 Mbps até final de fevereiro de 2018) que se conecta diretamente à sede do IFPA (Belém-PA), onde se concentram os principais serviços do instituto, como saída para Internet, e-mail e sistemas de gestão.
Há também outros dois canais de comunicação para fins de redundância e balanceamento: Rede NavegaPará (4 Mbps, fibra óptica) e Oi (2 Mbps, satélite). Toda a área do campus é coberta por Wi-Fi, disponível para discentes, docentes e técnicos administrativos. Os servidores que compõem a central de processamento de dados somam 194 GB de memória RAM e 15 TB de disco. O Campus Tucuruí é provido de 8 laboratórios de informática, todos com computadores e equipamentos multimídia adequados para atividades de aprendizagem. Além disso, entre eles, há um laboratório específico para Educação a Distância e um laboratório móvel (carreta para viagem). Existe também um auditório com isolamento acústico e equipamentos próprios para realização de videoconferência com múltiplos participantes, contando inclusive com lousa interativa. Todas as salas de ensino possuem projetores de vídeo, mas há equipamentos mistos disponíveis (computador/projetor) para apresentação fora do campus. Há também disponibilidade de tablets para todos os docentes e 20 notebooks para fins de estudo in loco pelos discentes.
Embora as aulas sejam presenciais, ministradas na instituição receptora, disponibilizaremos e integraremos ao processo de ensino e aprendizagem os recursos tecnológicos à distância. A UNESP tem disponível um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido na plataforma Moodle (https://moodle.unesp.br), tem infraestrutura para uso da plataforma TELEDUC e conta com o apoio do IEP3 (Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas) que pode auxiliar o curso quanto às necessidades de implantação de atividades em EaD. Através das licenças do Google for Education e do Microsoft 365, para a Unesp, podemos utilizar as ferramentas disponíveis. Docentes e discentes do MINTER em Educação serão incentivados a utilizar esses recursos para divulgação de textos, interação por meio de fóruns, chats, ambientes colaborativos, envio de tarefas e indicação de leituras complementares (textos, artigos, programas, filmes). Dispomos ainda, no campus da instituição promotora, de três salas preparadas para vídeo conferências, nas quais os alunos podem interagir diretamente com o professor, de modo síncrono, para aulas complementares, dúvidas ou discussão de tópicos relativos à aula ou à orientação do trabalho de dissertação.
As entrevistas do processo seletivo e a aula inaugural do MINTER serão realizados por videoconferência e por Google Meet. Planejamos também que o primeiro contato dos docentes com os alunos, antes do início de cada disciplina, ocorra por videoconferência e pelo Google Classroom por meio do qual será realizada a comunicação dos docentes com os alunos e por onde serão socializados os materiais para as aulas e postadas as avaliações. Caso haja necessidade de atividades/aulas remotas, este também será o caminho usado. No primeiro contato com os alunos, os docentes discutirão o plano de ensino, as propostas de atividades e os textos, bem como a organização do curso. Após o término das disciplinas e a critério de cada docente poderá haver mais encontros virtuais para discussões.