Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Como já informado, o PPGEd está vinculado institucionalmente ao Centro de Educação. A instalação desta unidade acadêmica, em 2013, em prédio próprio possibilitou a ampliação da estrutura física do PPGEd. O prédio administrativo conta, atualmente, com 2.877,52 m², comportando, entre outros espaços, 36 salas para os professores e grupos de pesquisa. Assim, todos os professores possuem espaço tanto para as orientações dos discentes, quanto para a realização de reuniões. Para tanto, algumas salas de professores, uma por linha, são grandes o suficiente para comportar mesas de reunião. Caso necessário, os professores podem, ainda, reservar juntos aos departamentos, uma das duas salas de reuniões existentes, com capacidade para 20 pessoas.
O prédio central comporta, ainda, 28 salas administrativas, Laboratório de Tecnologia Educacional para o trabalho com pessoas com deficiência, além de uma copa, almoxarifado, banheiros e saguão de acesso. Também possui um auditório com capacidade para 105 pessoas, duas salas de multimeios com capacidade para 50 pessoas cada, que possuem lousa interativa e projetor multimídia em cada uma. O auditório e as salas de multimeio são utilizados pelo PPGEd para as defesas dos pós-graduandos, além de outros espaços. Esses espaços são de multiuso, bastando, apenas, reserva antecipada.
O prédio do setor de aulas, dispõe de 2.880,66 m² de área construída, disposto em um prédio de quatro pavimentos, que comporta: 12 salas de aula, para os cursos de graduação e pós-graduação do CE; 05 salas para os Laboratórios de Ensino e Aprendizagem (Matemática, Artes, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais); um auditório com capacidade para 65 pessoas; uma biblioteca setorial com acervo da área da Educação; um laboratório de informática com 30 computadores; sala dos professores e supervisão; além de espaço para o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED/ Paulo Freire). Todos os ambientes são climatizados e equipados com computador e projetor multimídia). Todo esse espaço proporciona excelentes condições para a realização do trabalho educativo no Centro de Educação, de forma geral e, em particular, para o funcionamento da pós-graduação.
Além desses prédios, o PPGEd recebeu em abril/2016, parte de um pavimento do prédio NEPSA II (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas), com 660,04 m² de área construída. Esse prédio é compartilhado com os cursos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no pavimento destinado ao PPGEd estão instalados o Laboratório de Políticas Públicas Educacionais (LAPPE), salas para videoconferência, dois auditórios com capacidade para 50 pessoas, 02 salas de estudo para professores e pós-graduandos, 01 sala de reunião de grupos de pesquisa, 01 sala para a comissão editorial do Programa, 01 sala para a Revista Educação em Questão, copa/cozinha e banheiros. Essa estrutura incrementou a melhoria nas condições de trabalho dos docentes e discentes, com inegável apoio institucional que a Reitoria, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o Centro de Educação oferecem ao PPGEd.
Todos os três prédios mencionados são vizinhos, descartando a necessidade de grande deslocamento entre seus beneficiários. Essa infraestrutura possibilita o funcionamento do PPGEd de forma a garantir a qualidade dos serviços oferecidos. A instalação do Centro de Educação em seu novo prédio contribuiu não só para assegurar um espaço próprio de produção de conhecimentos nos diversos campos de investigação para o PPGEd, mas, para articular docentes, servidores e pós-graduandos por área de conhecimento no âmbito da UFRN. Esses aspectos apontam para a possibilidade de fortalecimento da articulação com outros programas de pós-graduação da instituição e das demais Instituições Públicas de Ensino Superior no estado, na região e no país, permitindo a consolidação e a expansão dos grupos de pesquisa de pós-graduação através da cooperação científica e da pesquisa em rede.
Seguem algumas informações específicas sobre a infraestrutura disponível para o funcionamento do PPGEd e uso do seu público docente, discente e administrativo:
a) salas de aula
O PPGEd desenvolve as suas atividades de ensino nos três espaços do Centro de Educação, já mencionados: setor de aulas, prédio central e NEPSA II.
No Setor de Aulas, conta com doze salas de aula, utilizadas pelo curso de graduação em Pedagogia, que oferece turmas apenas nos turnos da tarde e da noite, e pós-graduação do CE. O uso das salas é planejado semestralmente, considerando a quantidade de turmas abertas em cada semestre.
No prédio central, o Centro de Educação também dispõe de 02 salas de multimeios, utilizadas para aulas, quando necessário. Mas, que costuma ser destinada a bancas de defesas e qualificações, a seminários dos grupos de pesquisa, a eventos e atividades de formação continuadas vinculadas a projetos de extensão dos docentes.
Da mesma forma que as salas de multimeios do prédio central, os 02 mini auditórios (com capacidade para 50 pessoas) localizados no NEPSA II, eventualmente, são utilizados como salas de aula. Embora, destine-se, predominantemente, a bancas de defesas, a eventos e atividades de formação continuadas vinculadas a projetos de extensão dos docentes. Há, ainda, as 02 salas destinadas à Revista Educação em Questão e à Comissão Editorial do PPGEd.
Todas as salas de aula dispõem de computadores, ligados à internet, Wi-Fi, equipamento de projeção multimídia e som. Além disso, o PPGEd e a administração central do CE adquiriram equipamentos de vídeo, som e imagem para equipar as salas de multimeios e os mini auditórios de modo a permitir a realização de eventos com a participação remota de palestrantes convidados e ouvintes, ampliando as possibilidades de integração com outros grupos de pesquisa no país e no exterior.
b) laboratórios
A inclusão de Laboratórios na infraestrutura do PPGEd está articulada à implantação dos Laboratórios do Centro de Educação (CE|UFRN/REUNI). Foram criados com financiamento aprovado no âmbito do Edital dos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE) e do Programa Prodocência, com recursos do MEC.
Os pesquisadores do PPGEd se organizam em Grupos de Pesquisa, aprovados pela PROPESQ/UFRN e certificados pela instituição no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa, do CNPq. As ações financiadas e desenvolvidas no âmbito desses grupos, colaboram para a manutenção do acervo dos laboratórios. Além disso, a manutenção desses espaços conta com apoio do PPGEd e do Centro de Educação.
Assim como as salas de aula, todos os laboratórios dispõem de computadores ligados à internet, equipamento de projeção multimídias e som.
O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), do CE|UFRN, contribui para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, estabelecendo uma forte relação entre a Universidade e os sistemas de ensino promovendo a integração entre os diferentes cursos de formação docente, a articulação entre os programas institucionais para o ensino básico, o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, e a produção e experimentação de materiais didático-pedagógicos voltados à formação inicial e continuada de professores.
O LIFE se caracteriza como um complexo de laboratórios, composto por unidades laboratoriais situadas em áreas diversas da formação de professores: ensino de matemática, ensino de ciências naturais, ensino de ciências humanas, ensino de línguas, ensino de artes, políticas da educação, memória da educação, inclusão e tecnologias da informação e da comunicação. Em 2020, seu uso foi restringido pela suspensão das aulas e pela retomada em formato remoto, mas o CE mantém a meta de consolidar o papel articulador do LIFE e expandir seu alcance no que tange à formação inicial e continuada de professores.
Do LIFE fazem parte:
I. O Laboratório de Ensino-Aprendizagem (LEA) é subdividido em 5 laboratórios. Todos com infraestrutura e dependências próprias, que permitem receber 35 alunos. Fazem parte do LEA:
I.a) LEA de Matemática,
I.b) LEA de Ciências Naturais,
I.c) LEA de Ciências Humanas
I.d) LEA de Linguagem
I.e) LEA de Artes
Os LEA têm como perspectivas compreender as diversas dimensões dos processos de ensino e de aprendizagem em suas especificidades nas diferentes áreas de conhecimento; contribuir para a qualificação de futuros professores, oferecendo situações formativas que possibilitem ampliação do referencial teórico, ressignificação e crítica das práticas vigentes para tratar de temas emergentes e de questões que se colocam no plano da Inter e da transdisciplinar.
II. O Laboratório de Políticas Educacionais (LAPE) tem como perspectivas desenvolver atividades de pesquisa e extensão interagindo com o ensino acerca das políticas públicas de educação básica e superior. Suas atividades principais deverão estar associadas à análise, balanço, monitoramento e avaliação de políticas educacionais que fortaleçam a constituição de um espaço público como esfera de sua realização. Nesse sentido o LAPE, tem como objetivo desenvolver programas de pesquisas multidisciplinares, envolvendo pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, bem como seminários, cursos de formação de professores e de gestores escolares, além de estabelecer convênios de assessoria, monitoramento e formação no campo das políticas públicas com instituições governamentais, entidade da sociedade civil e movimentos sociais
III. O Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) tem como perspectivas desenvolver estudos e práticas acerca das tecnologias em cenários educacionais formais e não formais, em três vertentes principais: pesquisa e disponibilização de objetos de aprendizagem; desenvolvimento de materiais didáticos multimodais; e formação de profissionais da educação para o uso de recursos multimídia na prática educativa.
IV. O Laboratório de Tecnologia Assistiva do Centro de Educação (LATECE) tem como objetivo implantar um polo de pesquisa, formação e disseminação de conhecimento em Tecnologia Assistiva (TA). O LATECE é equipado com recursos de TA utilizados por educandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O laboratório desenvolve pesquisas, atividades de ensino e extensão, envolvendo alunos de graduação, pós-graduação, assim como professores da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte.
V. O Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED) congrega pesquisadores e docentes, estudantes de pós-graduação e graduação, além de profissionais de diferentes experiências acadêmicas no campo da história e da memória da educação brasileira. Suas atividades estão vinculadas às investigações no campo da história e da memória da educação no Brasil, com ênfase em estudos sobre o Rio Grande do Norte. As atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão priorizam temáticas relativas às práticas educativas em espaços escolares e não escolares.
VI. O Laboratório de Práticas Pedagógicas na Educação das Infâncias (LAPPEI), com sede no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da UFRN (NEI/CAp), tem como principal objetivo desenvolver práticas inovadoras voltadas à educação das infâncias (Educação Infantil até o 5º ano do Ensino fundamental). É composto por 5 laboratórios, a saber:
VI.a) Laboratório de Ciências,
VI.b) Laboratório de Música e Movimento,
VI.c) Laboratório de Artes Visuais e Teatro,
VI.d) Laboratório de Mídias e Tecnologia
VI.e) Laboratório de Inclusão.
O LAPPEI congrega os professores e crianças do Núcleo de Educação da Infância, bolsistas, alunos dos cursos de Graduação (licenciatura e bacharelado) e Pós-graduação que desenvolvem atividades acadêmicas na instituição, constituindo-se como locus para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão.
c) amplo acesso à Internet
Como um Programa que compõe as dependências do campus central da UFRN, o PPGEd está incluso em todas as políticas de melhoria da qualidade do ensino previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Dentre as estratégias previstas neste documento e que teve um avanço significativo em sua implementação ao longo dos últimos 10 anos está a ampliação de espaços físicos de estudo e a garantia de acessibilidade à internet.
Atualmente, o campus central da UFRN conta com acesso à internet Wi-Fi em toda sua dimensão e rede de computadores cabeada, em todas as suas dependências. Assim, o acesso à internet se dá em todas as salas de aulas, salas de professores, sala de estudos dos alunos, laboratórios, biblioteca e espaços de circulação comum.
O Centro de Educação conta com 03 servidores (01 no setor de aulas e 02 no prédio central) e 02 bolsistas de apoio técnico, ligados ao Setor de Informática, que oferecem suporte técnico, aos equipamentos e acesso à internet.
Além do acesso à internet nas dependências do campus, nos últimos anos a instituição se destacou no oferecimento de novas tecnologias da internet para execução de seus serviços acadêmicos e administrativos, a exemplo dos Sistema Integrado de Gestão – SIG, acervo bibliográfico digital, sistema de e-mails e páginas web. Além disso, a instituição tem investido em mecanismos de controle e acesso, que possibilitam maior segurança e monitoramento da informação e do acesso dos usuários da UFRN às redes.
Em 2020, em decorrência da necessidade de ensino remoto, a UFRN aprimorou ferramentas dos Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Ao primeiro, foram acrescidas ferramentas pedagógicas que possibilitaram maior e melhor comunicação entre estudantes e professores, bem como entre esses e a coordenação do curso.
No segundo, por sua vez, foi aperfeiçoado o sistema de protocolo e análise de processos acadêmicos administrativos e de assinatura eletrônica de servidores, alunos e participantes externos, garantindo a autenticidade dos documentos e a segurança de dados. Para a pós-graduação, além da facilitação das atividades administrativas, que passaram a ser desenvolvidas em regime domiciliar desde 27 de março de 2020, e do registro qualificados dessas atividades, as alterações permitiram a oficialização das bancas de defesas e qualificações, realizadas com todos os participantes (avaliadores e pós-graduandos/as) a distância.
Buscando dirimir os impactos das atividades remotas decorrentes do afastamento social, foi lançado o Edital nº 01/2020 – PROAE/PPG/UFFRN, que consiste em uma iniciativa das Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PROAE e Pró-Reitoria de Pós-Graduação/PPG da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que visa oferecer auxílio de Inclusão Digital para estudantes de mestrado e doutorado. Esse auxílio consiste em uma ajuda financeira para a aquisição de pacotes de dados para acesso à internet, oferecido a alunos regulares, não bolsistas e em situação de vulnerabilidade social, identificado como prioritário para o atendimento da assistência estudantil no cadastro único da instituição.
d) espaço multiusuários
Além dos laboratórios e bibliotecas, o PPGEd conta com os seguintes espaços multiusuários:
- 01 sala com 40 computadores, para aulas e uso dos alunos, equipamentos multimídia de som e imagem, com 01 servidor que administra o uso pelos alunos e presta assistência no uso dos equipamentos;
- 02 salas de estudos, com computadores e com espaço para que os alunos levem seus computadores pessoais (NEPSA II);
- 03 salas de reuniões específicas para grupos de pesquisa (01 no NEPSA II e 02 no prédio central);
- 04 auditórios, sendo: 02 mini auditórios (50 lugares) no NEPSA II, 01 auditório (105 lugares) no prédio central do CE, 01 auditório (65 lugares) no setor de aulas;
- 02 salas de multimeios (50 lugares), no prédio central do CE;
Como já mencionado, os auditórios e salas de multimeios disponibilizam computadores, ligados à internet, wi-fi, equipamento de projeção multimídias e som. Além disso, o PPGEd e a administração central do CE adquiriram equipamentos de vídeo, som e imagem para equipar as salas de multimeios e os mini auditórios de modo a permitir a realização de eventos com a participação remota de palestrantes convidados e ouvintes, ampliando as possibilidades de integração com outros grupos de pesquisa no país e no exterior.
e) biblioteca com acervo compatível com as necessidades do Programa
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) é o órgão central executivo do Sistema de Bibliotecas da UFRN (SISBI), responsável pela coordenação, padronização e assistência técnica às 22 bibliotecas setoriais que o compõem, sendo que cinco delas encontram-se nos campi do interior. Nessa direção, atua como suporte informacional ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para a produção científica da Instituição.
Na BCZM, destacam-se as atividades técnicas de produção de materiais informacionais, desenvolvidas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca (LA), em formato acessível (Ampliado, Braille e Áudio), contribuindo para desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com baixa visão, cegueira, dislexia, entre outras dificuldades, garantindo a permanência desses alunos e a conclusão dos respectivos cursos.
A BCZM permite, por meio de sua página – www.bczm.ufrn.br
–, acesso aos acervos digitais de todas as unidades do Sistema de Bibliotecas da UFRN. Entre outros títulos, esses acervos englobam 3.780 livros digitais e 12.185 Teses e Dissertações. Além disso, as unidades do SISBI oferecem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, Hemerotecas Digitais e Fotografias.
Em dezembro de 2018, o SISBI dispunha de um total de 435.966 volumes, dos quais 275.119 são livros e 134.248 são periódicos. O acervo digital, vinculado ao “dot.lib” com dezenas de livros digitais, incluindo as editoras Atheneu e Springer; Portal de Periódicos CAPES; ProQuest Ebook Central foi disponibilizado pela UFRN para fornecer livros eletrônicos autorizados sobre uma variedade de assuntos, das principais editoras do mundo e em diferentes idiomas; além de um sistema de consulta pública ao acervo físico e digital; SILVER PLATER, ERIC, FSTA (Food Science & Tecnology Abstracts); LISA (Library & Information Sciences Abstracts), Life Sciences Collection, Sociological Abstracts (Sociolife), Wilson full text+ abstracts = Humanities.
A BCZM oferece, frequentemente, cursos a distância, com o objetivo de capacitar seus usuários para a utilização dos diferentes sistemas de busca aos quais é vinculada. O acesso às bibliotecas das universidades brasileiras e do exterior tem possibilitado a aquisição rápida das informações atualizadas que estão na rede mundial de comunicação.
A BCZM conta com serviços de Informação Digital, por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFRN, do Repositório Institucional da UFRN, do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, do Repositório de informação Acessível da UFRN e da Biblioteca Digital de Monografias da UFRN. O PPGEd integra o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, desde 2005, e as teses e dissertações são disponibilizadas na íntegra.
O acesso às bibliotecas das universidades brasileiras e do exterior tem possibilitado a aquisição rápida das informações atualizadas que estão na rede mundial de comunicação.
Além de todo o acervo disponibilizado pela biblioteca central BCZM, o PPGEd conta, atualmente, com a Biblioteca Setorial Centro de Educação, com bibliotecária responsável pela orientação das normas técnicas dos textos científicos de dissertações e teses. O acervo inclui títulos de Educação, permanecendo atualizado, inclusive com o acervo impresso de todas as teses e dissertações defendidas, para consulta. Acrescente-se que essa Biblioteca Setorial possui espaço reservado para estudos, com computadores ligados à internet.
A estruturação da Biblioteca Setorial do Centro de Educação, iniciou em 2018, sendo aberta para a comunidade acadêmica, em 2019. O acervo da biblioteca conta com 1.415 (mil, quatrocentos e quinze) obras e 40 (quarenta) trabalhos provenientes da Biblioteca Digital de Monografias (BDM) disponíveis para empréstimo/consultas. Assim, em seu primeiro ano de existência, a Biblioteca Setorial contou com um total de 1.171 (mil, cento e setenta e uma) visitas, foram realizados 273 (duzentos e setenta e três) empréstimos domiciliares e 5 (cinco) entre bibliotecas.
Entre os serviços oferecidos constam visitas programadas, orientações para normalização de trabalhos além de ter sido oferecido a primeira versão do curso de extensão “Teoria e Aplicação das Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos”, com objetivo de capacitar usuários para acesso e uso da informação referentes à normalização bibliográfica, o que colabora, sobremaneira para a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na pós-graduação.
Sendo assim, os alunos do PPGEd dispõem de amplas bibliotecas com acervo da área Educação. Além disso, podem dispor do acervo de todo o sistema de bibliotecas da UFRN, considerando que os diversos cursos de licenciatura existentes dispõem de obras na área da educação e do ensino. Ademais, por meio do Portal de Periódicos CAPES e das, já mencionadas, bases de dados conveniadas à UFRN, é conferido acesso livre aos conteúdos de revistas e livros internacionais.
f) espaço próprio para a administração do programa (coordenação e secretaria)
No prédio central do Centro de Educação, também se encontra a administração do PPGEd, com espaço próprio constituído de:
- sala da Secretaria Geral, para atendimento ao público (com 03 servidores técnico administrativo);
- sala da Coordenação, composta de sala para o Secretário do programa, da sala das coordenadora e vice coordenadora;
- sala de reuniões do Colegiado.
Essa estrutura proporciona excelentes condições ao alcance dos objetivos do programa, possibilitando tanto o atendimento ao público quanto o trabalho da coordenação. Possui sala para a realização das reuniões mensais do Colegiado das Linhas e representação estudantil, equipada com equipamento de videoconferência e webconferência, de uso exclusivo do PPGEd, confere especial conforto e sistematicidade às atividades realizadas. Duas vezes por ano se realiza a plenária ampliada com a convocação de todos os docentes do programa, para tanto utiliza-se um dos auditórios do Centro de Educação, que se constituem em um dos espaços multiuso disponíveis.
g) espaço próprio para grupos ou Linhas de Pesquisa
Além dos laboratórios, salas de multimeios e mini auditórios, os Grupos e Linhas de Pesquisas contam com os seguintes espaços de reuniões:
- 03 salas de reuniões (01 no NEPSA II e 02 no prédio central);
- as salas dos professores. Algumas salas de professores, uma por linha, são grandes o suficiente para comportar mesas de reunião.
Caso necessário, os professores podem, ainda, reservar juntos aos departamentos, uma das duas salas de reuniões existentes, com capacidade para 20 pessoas.
- Todos esses espaços têm acesso à internet e equipamentos multimídia. Alguns professores têm em suas salas de trabalhos, equipamentos multimídias específicos dos seus grupos de pesquisa.
h) espaço próprio para os docentes e/ou para orientação dos discentes
No prédio central do CE são disponibilizadas 36 salas para os professores e grupos de pesquisa. Assim, todos os professores possuem espaço tanto para as orientações dos discentes, quanto para a realização de pequenas reuniões.
Todas as salas de trabalho dos professores possuem computadores individuais, com acesso à internet cabeada. Mesas centrais de trabalho, pequenas mesas de reuniões que variam de 04 a 08 lugares.