Dados do Programa
Número da Proposta:
201725/2014
Período de Vigência:
02/02/2015
a
28/04/2017
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
28/04/2017
Local de Execução do Projeto:
Curitiba - PR
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Na proposta de realização do MINTER define-se que, por meio de edital público, os candidatos ao Curso de Mestrado em Educação serão selecionados de acordo com critérios previstos no Regulamento da entidade promotora.
1 Objetivos e Metas do PPGE
O Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu, tem como Área de Concentração: Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores.
1.1 Objetivos Gerais
•Formar professores pesquisadores sintonizados com os problemas educacionais do país desenvolvendo estudos e pesquisas no campo da educação e contribuir para a produção e socialização do conhecimento sobre a história, as políticas públicas, a teoria e a prática na formação docente.
•Viabilizar a formação de mestres do quadro permanente de docentes das Instituições Educacionais de nível superior fora dos grandes centros de ensino e pesquisa, assegurando o padrão de qualidade requerido para os cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela CAPES.
•Preparar docentes qualificados no campo educacional, da pesquisa promovendo o desenvolvimento de estudos que aprofundem os conhecimentos sobre a história, as políticas, a teoria e a prática da educação no Brasil e o modo como as mesmas se concretizam nos níveis regional e local.
1.2 Objetivos Específicos
•Produzir e socializar conhecimentos na docência, na história e nas políticas educacionais.
•Desenvolver estudos e pesquisas educacionais que permitam uma compreensão crítica da realidade educacional brasileira, possibilitando que os educadores participem dos processos de transformação da sociedade.
•Preparar docentes-pesquisadores capazes de realizar a investigação histórica e filosófica da educação brasileira visando entendê-la no tempo e no espaço sem perder de vista suas especificidades.
•Investigar a teoria e a prática pedagógica do professor para atuação em todos os níveis de ensino da Educação propondo metodologias e processos avaliativos que venham atender aos paradigmas inovadores na Educação.
•Construir processos metodológicos que propiciem a utilização, a análise e a avaliação das contribuições das tecnologias da informação e comunicação nas modalidades presenciais e à distância.
•Apoiar a formação continuada de docentes para os diferentes níveis de ensino;
•Subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa;
•Fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação;
•Propiciar a formação de docentes de alto nível para atuar nas instituições localizadas fora dos grandes centros de ensino e pesquisa.
•Possibilitar a criação e fortalecimento, nas instituições atendidas, de linhas de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região.
•Estimular o surgimento, no âmbito das Instituições Receptoras e/ou Associadas, de novas vocações para pesquisa mediante a promoção de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciados de desenvolvimento.
1.3 Metas
•Formar novos Mestres, fora da sede, no período de 24 (vinte e quatro) meses em atuação articulada com o PPGE/PUCPR.
•Formar profissionais de alto nível para atuarem na docência, na pesquisa e atividades afins, garantindo avanços qualitativos na área educacional da região de abrangência da Universidade Católica de Santa Catarina.
•Formar educadores capazes de produzirem e divulgarem conhecimentos que contribuam para o aprimoramento do padrão científico e pedagógico em contextos educacionais.
•Contribuir com organizações educativas e sistemas de ensino promovendo investigações na área de “Pensamento educacional brasileiro e formação de professores”.
•Construir uma instância de reflexão coletiva sobre o processo educativo brasileiro em suas dimensões histórica, política, cultural e social.
2 Área de Concentração, Linhas e Grupos e Projetos de Pesquisa e serem desenvolvidos
2.1 Área de Concentração
A área de concentração “Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores”, compreende as teorias e as práticas na formação de professores como expressões de tendências historicamente construídas, presentes no pensamento educacional brasileiro e nas políticas educacionais. O PPGE organiza–se segundo o princípio norteador de que as políticas educacionais são historicamente construídas e se traduzem nas teorias e práticas da educação e na formação de professores. Este princípio norteador é explicitado na Área de Concentração inserido nas Linhas de Pesquisa que articulam os Grupos e Projetos de Pesquisa orientando as Disciplinas e os Seminários e favorecendo as Atividades Programadas, garantindo deste modo a organicidade deste Programa.
F.2.2 Linhas de Pesquisa
O PPGE oferece duas Linhas de Pesquisa do PPGE:
História e Políticas da Educação
A linha de pesquisa História e Políticas da Educação investiga o pensamento educacional brasileiro na sua relação com a história da educação e com as políticas educacionais. Compreende a formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais. Estuda o processo histórico dessas políticas e sua manifestação nas concepções, saberes e práticas educacionais.
Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores
A linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores tem por finalidade problematizar, refletir e analisar a prática pedagógica, o ensino, a aprendizagem, as tecnologias educacionais e saberes docentes na formação inicial e continuada dos professores.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Acervo da Biblioteca
A Biblioteca do CENTRO UNIVERSITÁRIO - CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL conta com: 39.556 títulos; 76.683 exemplares e 1.354 periódicos. Possui, ainda, assinatura de jornais locais, estaduais e nacionais. O acervo está totalmente informatizado, assim como os serviços de empréstimo e consulta. Utiliza o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum, baseado na arquitetura cliente/servidor com interface gráfica, utilizando banco de dados relacional Oracle.
Espaço Físico
A Biblioteca tem espaço físico de 1.000 m², divididos em dois pisos, dos quais 282 m2 para o acervo, 101,40 m2 para leitura, 12,20 m2 para sala de estudo/vídeo, 100,90 m2 para os periódicos, 17,20 m2 para BibLab e 81 m2 para o setor administrativo.
o espaço denominado BibLab disponibiliza computadores para pesquisa e o acesso às informações disponíveis em bases de dados referenciais e textuais, armazenadas em CD-ROM e na Internet.
Informatização
Biblioteca totalmente informatizada, utilizando-se do sistema PERGAMUM, abrangendo os principais procedimentos da Biblioteca, que são:
- catalogação de livros, periódicos e multimeios;
- reserva, empréstimo, devolução e solicitação de malote;
- pesquisa e recuperação do acervo;
- emissão de relatórios de apoio;
- controle de acesso aos ambientes internos;
Atualização do Acervo
A aquisição de toda e qualquer obra, bibliográfica e/ou multimeio, está condicionada à Política de Desenvolvimento do Acervo descrita no Regulamento do Sistema de Bibliotecas, a Política prevê que a expansão é feita de acordo com as necessidades e solicitações de cada curso, através de indicações dos coordenadores de curso, de professores, sugestões dos usuários e da equipe da biblioteca, em observância ao Plano de Investimento para o período de vigência do PDI.
Serviços oferecidos
A biblioteca presta os seguintes serviços: Livre acesso ao acervo; Consulta local; Consulta on-line; Cópia de documentos existentes na coleção; Comutação bibliográfica através de COMUT e Ariel; Levantamentos bibliográficos na base de dados da biblioteca; Visitas orientadas à Biblioteca; Elaboração de fichas catalográficas; Orientação individual quanto ao uso da Biblioteca; Orientação quanto à normalização de trabalhos acadêmicos; Empréstimo local; Empréstimo domiciliar; Empréstimo interbibliotecário; Renovação e reservas on-line.
Serviços disponíveis na Internet
Há também o Portal da Biblioteca Virtual, o qual reúne links para acesso ao texto completo de enciclopédias, dicionários, bancos de teses e dissertações, e periódicos com qualidade reconhecida pela CAPES.
Atualização do Acervo
A aquisição de toda e qualquer obra, bibliográfica e/ou multimeio, está condicionada à Política de Desenvolvimento do Acervo descrita no Regulamento do Sistema de Bibliotecas, a Política prevê que a expansão é feita de acordo com as necessidades e solicitações de cada curso, através de indicações dos coordenadores de curso, de professores, sugestões dos usuários e da equipe da biblioteca, em observância ao Plano de Investimento para o período de vigência do PDI.
Cronograma de Atividades:
1. Fevereiro 2015 - Início do Curso
2. Fevereiro 2015 a Dezembro 2015- Oferta de Disciplinas
3. Janeiro 2016 a Dezembro 2016 - Orientação e Elaboração da Dissertação
4. Novembro 2016 - Qualificação da Dissertação
5. Fevereiro e Março 2017 - Defesa da Dissertação
Instituição Promotora
Coordenador:
MARIA ELISABETH BLANCK MIGUEL
Instituição de Ensino:
40003019 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUC/PR)
Logradouro:
Rua Imaculada Conceição, 1155
Município-UF:
Curitiba -
PR
Telefone(s):
(41) 32994300 (41) 32991223 (41) 32711171 (41) 32712112 (41) 32711435 (41) 32712299 (41) 32711726 (41) 32712579 (41) 32994314 (41) 32712645 (41) 32711657 (41) 32712285 (41) 32711428 (41) 32712285 (41) 32711359 (41) 32711637 (41) 32711370 (41) 32712645 (41) 32711476 (41) 32711370 (41) 32994314 (41) 32711428 (41) 32712579 (41) 32711657 (41) 32711859 (41) 32711638 (41) 32711405 (41) 32711515 (41) 32712579 (41) 32712626 (41) 32711362 (41) 32711515 (41) 32711428 (41) 32711385 (41) 32711405 (41) 32711630 (41) 32711359 (32) 711428 (41) 32994314 (32) 711859 (41) 32712623 (41) 32711655 (41) 32712285 (41) 32711669 (41) 32711638 (41) 32712299 (41) 32711657 (32) 712299 (41) 32711637 (41) 32994314 (41) 32711657 (41) 32711428 (41) 32712299 (41) 32711190 (41) 32711385 (41) 32711859 (41) 32711476 (41) 32712615 (41) 31272033 (41) 32711373 (41) 32712626 (41) 32712232
E-mail Institucional do Programa:
ppgts@pucpr.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO - CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL
Coordenador:
ROBERT CARLISLE BURNETT
Logradouro:
Rua dos Imigrantes, 500
Município-UF:
Jaraguá do Sul -
SC
Telefone(s):
(41) 32994300 (41) 32991223 (41) 32711171 (41) 32712112 (41) 32711435 (41) 32712299 (41) 32711726 (41) 32712579 (41) 32994314 (41) 32712645 (41) 32711657 (41) 32712285 (41) 32711428 (41) 32712285 (41) 32711359 (41) 32711637 (41) 32711370 (41) 32712645 (41) 32711476 (41) 32711370 (41) 32994314 (41) 32711428 (41) 32712579 (41) 32711657 (41) 32711859 (41) 32711638 (41) 32711405 (41) 32711515 (41) 32712579 (41) 32712626 (41) 32711362 (41) 32711515 (41) 32711428 (41) 32711385 (41) 32711405 (41) 32711630 (41) 32711359 (32) 711428 (41) 32994314 (32) 711859 (41) 32712623 (41) 32711655 (41) 32712285 (41) 32711669 (41) 32711638 (41) 32712299 (41) 32711657 (32) 712299 (41) 32711637 (41) 32994314 (41) 32711657 (41) 32711428 (41) 32712299 (41) 32711190 (41) 32711385 (41) 32711859 (41) 32711476 (41) 32712615 (41) 31272033 (41) 32711373 (41) 32712626 (41) 32712232
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@catolicasc.org.br
Documentos