Plano Acadêmico:
1- Identificação das Instituições Participantes
1.1 Instituição promotora: Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Programa de Pós-graduação em Educação
Av. Presidente Vargas, 642, 22o. andar CEP:20071-001
Tel.: (21) 2206-9726
E-mail: mestrado.doutorado@estacio.br
Nome do Programa: EDUCAÇÃO (31018017010P0)
Área de avaliação: EDUCAÇÃO
Instituição de ensino promotora: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)
Coordenadora do Programa: ALZIRA BATALHA ALCÂNTARA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Conceito do Curso de Mestrado no Programa Promotor: 4
Ano de início do Programa: 2000
Número total de vagas previstas: 25
Data prevista para início do MINTER: agosto de 2021
A Universidade Estácio de Sá (UNESA) é uma instituição particular que desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, buscando desempenhar com responsabilidade seu papel social e serviços que presta à sociedade. Sua legitimidade está fundamentada na Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL,1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-9.394/1996) (BRASIL, 1996), no Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024) (BRASIL, 2014), e nas legislações e normas emanadas pelo Ministério da Educação. Considera que a liberdade acadêmica e a autonomia traduzem-se concretamente na possibilidade de apresentar soluções próprias para os desafios e dilemas da educação superior, o que passa, necessariamente, pela experimentação de novas opções de cursos e currículos e, consequentemente, implementação de alternativas didáticas e pedagógicas coerentes com essas opções.
1.1.1 Missão, valores e princípios
A Universidade Estácio de Sá tem como Missão, por meio da formação de recursos humanos qualificados, contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. Comprometimento ético e responsabilidade social são princípios que buscam proporcionar o acesso de diferentes segmentos da população a um ensino de qualidade, articulando pesquisa, extensão e formação continuada, como também proporcionando inclusão social na construção do conhecimento de uma sociedade mais justa e mais humana.
A importante Missão a que a Universidade se propõe articula três pilares: qualidade, inclusão social e sustentabilidade. Quando se olha para o que a Universidade já construiu a partir de sua Missão, a comunidade acadêmica reconhece a diferença que esta Instituição tem feito na vida de milhares de estudantes, professores e colaboradores nesse quase meio século de existência. No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente (2018/2022), a UNESA avalia que, para cumprir sua Missão, deve lidar com vários desafios. O primeiro é fazer com que a comunidade acadêmica de fato conheça e realize a sua práxis educacional de forma coerente com sua Missão. Esse desafio, que é constante, não é concretizado apenas fixando-se nos murais dos campi e polos o quadro da Missão Institucional, mas deve, de forma crescente, instituir-se organicamente como cultura e modo de ser da Universidade.
O PDI vigente, ao reiterar a Missão institucional disposta no PDI anterior (2013-2017), contribui para sedimentar seus princípios. Vale ressaltar que, diferentemente do que ocorreu no passado, a comunidade acadêmica, após intensas e extensas discussões organizadas pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), optou por não fazer reparos à Missão da Universidade, tendo em vista a sua atualidade e relevância.
A Missão institucional e os pilares que sustentam o PDI vigente (2018/2022) estão em sintonia com o Estatuto da UNESA que apresenta, em seu capítulo II, alguns princípios organizacionais que devem ser respeitados, tais como:
a) a preservação da liberdade de pensamento, de ensino, da pesquisa e da divulgação da cultura e da arte, com ênfase aos direitos fundamentais do homem;
b) o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
c) a garantia do padrão de qualidade e a valorização do profissional da educação;
d) a unidade de patrimônio e de administração;
e) a estrutura orgânica dos cursos, vinculados à administração superior;
f) a unidade das funções de ensino, pesquisa e extensão, vedada a duplicação de meios para fins idênticos ou equivalentes;
g) a racionalização da organização com plena utilização dos recursos materiais e humanos;
Atualmente, a Universidade Estácio de Sá atua nas seguintes áreas do conhecimento: Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Humanas e Sociais. Oferece cursos de Graduação presenciais (Bacharelados e Licenciaturas), Cursos Superiores de Tecnologia; Graduação à distância; Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
No âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, a UNESA conta com cinco Programas nos seguintes cursos: Administração e Desenvolvimento Empresarial (Mestrado Profissional); Direito (Mestrado e Doutorado acadêmicos); Educação (Mestrado e Doutorado acadêmicos); Odontologia (Mestrado e Doutorado acadêmicos) e Saúde da Família (Mestrado e Doutorado Profissionais); todos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Ao longo de sua história, a Universidade Estácio de Sá vem procurando criar condições humanas e materiais específicos, tais como: qualificação do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; melhoria do acervo bibliográfico, dos laboratórios e equipamentos; ampliação do espaço físico; expansão das atividades comunitárias; criação de estratégias para o atendimento à comunidade estudantil; e informatização dos processos de comunicação, informação e suporte ao ensino e à pesquisa.
A definição da política universitária e as diretrizes de administração geral e acadêmica, na forma do Estatuto e Regimento Geral da UNESA, são da alçada do Conselho Universitário (CONSUNI), órgão de instância máxima, referente à deliberação da Universidade. Há ainda o Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão – CONSEPE, órgão consultivo e deliberativo da Universidade com relação ao ensino, à pesquisa e à extensão. Vinculadas aos colegiados dessas instâncias situam-se as Coordenações de Cursos, que têm a função de planejar, acompanhar, controlar e avaliar as atividades de ensino de seus respectivos cursos.
Os Programas de Pós-graduação stricto sensu estão vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. A presente proposta, após apreciação favorável pela Vice-Reitoria, foi encaminhada para Capes por meio da Plataforma Sucupira.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) teve o seu reconhecimento renovado na Portaria MEC nº 609, de 14 de março de 2019, publicada no Diário Oficial da União - DOU nº 52, seção 1, p.63, de 18/03/2019 (NOTA 4).
Tem por objetivo produzir conhecimentos e oferecer condições que propiciem a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios postos à educação pelas profundas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea.
A este objetivo geral vinculam-se os seguintes objetivos específicos:
• Contribuir para o desenvolvimento de teorias que possibilitem uma visão inovadora e crítica da educação brasileira.
• Apreender os problemas educacionais em suas articulações com as questões socioculturais contemporâneas.
• Produzir estudos e pesquisas sobre problemas que atravessam as instituições escolares, bem como outras instâncias de transmissão de conhecimentos e valores.
• Esses objetivos evidenciam-se na Área de Concentração do Programa, nas atividades das linhas de pesquisa que a ela se articulam, bem como na grade curricular.
1.2 Instituição Receptora:
Identificação: Centro Universitário Estácio da Amazônia – Estácio Amazônia
Endereço: Rua Jornalista Humberto Silva, 308 - Bairro União,
Boa Vista - RR, 69313-792
E-mail de contato: Brena Lage Vasques Linhares
brena.linhares@estacio.br
Coordenador na Receptora: Prof. Dr. Wender Antonio da Silva
E-mail: – wender.silva@estacio.br
CPF: 85369470120
Fone: 95-991417661
Tipo do Projeto: Mestrado Interinstitucional (Minter)
Modalidade: ACADÊMICO
O Centro Universitário Estácio da Amazônia é mantido pela Sociedade Educacional Atual da Amazônia LTDA, CNPJ nº. 035.366.670001100, ambos situadas na Rua Jornalista Humberto Silva nº. 308, CEP 69.313-792, Bairro União, Boa Vista – RR, com Regime Jurídico: Pessoa Jurídica de Direito Privado – com fins lucrativos. O registro foi feito na Junta Comercial do Estado de Roraima sob o nº. 1320005933-7 no dia 30 de novembro de 1997. A Instituição de Ensino Superior (IES) está credenciada pela Portaria nº 668, de 1º de julho de 2015.
A Estácio Amazônia foi idealizada pelo espírito empreendedor de jovens amazônidas que entenderam ser a educação, a mola mestra do processo de desenvolvimento de uma sociedade, por isso investiram na construção de seus ideais, baseados no equilíbrio entre a vontade de fazer e a responsabilidade de como fazer. Com esta proposta, a instituição se engajou no processo de desenvolvimento que se verifica na Região Norte e ocupa com competência, as oportunidades criadas por uma sociedade que caminha a passos largos para ampliar sua participação no cenário nacional, na medida em que o fortalecimento dos investimentos privados e a modernização do Estado criam estímulos em diversas áreas da produção e do conhecimento.
Em agosto de 2002 foi concluída a primeira etapa da construção das instalações físicas da IES, edificada em uma área de 150.000 m², localizada no Bairro União. São mais de 12.000m² de área construída. A Estácio Amazônia foi edificada em um local aberto, com edificações horizontais, possuindo uma vasta mata ciliar, área de lazer, além de estacionamento próprio (Figura 1). Como meta, a Instituição definiu oferecer a Roraima, educação superior dentro dos mais modernos padrões de qualidade, primando pela valorização da área verde, com edificações que não comprometessem o aproveitamento da ventilação natural, segurança e comodidade a toda comunidade acadêmica.
Figura 1 - Vista aérea do campus da Estácio Amazônia
Em 2011, a Faculdade Atual da Amazônia foi incorporada pelo Grupo Estácio de Sá, sediada no Rio de Janeiro. A partir de então iniciou a implementação da proposta acadêmico-pedagógica e administrativa da Estácio de Sá, nas suas novas turmas. A comunidade externa e comunidade acadêmica passaram a viver um ambiente diferenciado, de acesso a tecnologias de ensino e um trabalho pedagógico voltado aos interesses das regiões onde a instituição atua, cumprindo a sua missão. A incorporação da Faculdade Atual da Amazônia pelo Grupo Estácio de Sá foi oficializada por meio da Portaria MEC nº 483, publicada no DOU, de 16 de dezembro de 2011, alterando a sua denominação para Estácio Amazônia – Faculdade Estácio da Amazônia.
E, por meio da Portaria MEC nº 668, publicada no DOU, de 01 de julho de 2015, a IES deu um salto acadêmico tornando-se Centro Universitário e alterando a sua denominação para Centro Universitário Estácio da Amazônia – Estácio Amazônia.
Hoje, a Estácio Amazônia ministra os cursos presenciais de bacharelado em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda, Serviço Social; além das licenciaturas: Pedagogia e Computação e Cursos Superiores de Tecnologia: Agronegócios, Gestão Ambiental, Design Gráfico e Redes de Computadores.
A Pós-Graduação está fortemente relacionada com a história da IES, tendo sido um curso Lato Sensu, o primeiro a ser ministrado por esta IES, resultado de um convênio com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RR). O curso oferecido foi um MBA em Formação de Consultores para Micro e Pequenas Empresas. A partir destes cursos a IES firmou-se no mercado com outros cursos na área de gestão. Em 2003 esta instituição firmou convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ofertando, além dos cursos em parceria com esta Fundação, especializações próprias por meio da Escola Atual de Extensão (EAE). Atualmente, a IES oferta cursos de pós-graduação nas áreas de educação, gestão, direito e saúde em parceria com a Universidade Estácio de Sá.
Missão
Educar para transformar: Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade, visando ao desenvolvimento do município de Boa Vista, do estado de Roraima e da Região Norte do Brasil. Buscamos excelência na formação profissional dos nossos alunos, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, de forma sustentável, privilegiando a inclusão social, em sua plenitude.
Valores
• Foco no aluno: o aluno é a nossa razão de ser.
• Gente e Meritocracia: valorizamos nossa gente através da meritocracia.
• Inovação: devemos criar e ousar sempre.
• Simplicidade: devemos ser simples para sermos ágeis e austeros.
• Resultado: perseguimos resultados extraordinários com paixão e método, agindo sempre como “donos”.
• Ética: não toleramos desvios de conduta.
• Excelência: perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.
• Hospitalidade: tratamos as pessoas como gostamos de ser tratados.
2 Identificação do Projeto
Nome do curso: Mestrado em Educação (Minter)
Área de concentração: Educação e Cultura Contemporânea
Número de alunos: 25 alunos
Perfil da demanda a ser atendida - Professores da educação básica e superior da região, corpo docente da própria IES, profissionais técnicos (gestores, coordenadores, supervisores, orientadores) da área de Educação e campos afins.
Previsão de início e término do curso:
Encaminhamento à CAPES: março de 2021
Início: agosto/2021
Prazo máximo para término: 2023
Duração máxima: 24 meses
2.1 Coordenação Acadêmica do Projeto
Profª Drª Rita de Cassia Pereira Lima
E-mail: rita.lima@estacio.br
Doutorado em Sciences de l´Education pela Université René Descartes – Paris V, revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Integra o corpo docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá desde 2008. Tem experiência na área da Educação, incluindo docência, pesquisa e orientações de mestrado e de doutorado, especificamente no que se refere às representações sociais sobre temáticas que afetam a escola, e a Educação de maneira mais ampla. Participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - (CIERS-Ed), da Fundação Carlos Chagas, e membro do “GT Representações Sociais”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
2.2 Coordenação Operacional:
Prof. Dr. Wender Antonio da Silva
E-mail: wender.silva@estacio.br
Fone: 95-991417661
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestrado em Ciências (ênfase em computação e processamento da informação) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialização em Docência Universitária e Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA); Pós-doutorado em andamento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com previsão de término em agosto de 2021.
Atuou como Professor Auxiliar nos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Psicologia, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, onde também atuou na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA). Foi professor bolsista da Universidade Federal de Roraima, onde atuou especificamente no Núcleo de Educação a Distância (NEaD). É professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima (UERR) atuando no curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional). Na Universidade Estadual de Roraima foi coordenador do curso de Ciência da Computação, do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e da coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UERR. É professor do Centro Universitário Estácio da Amazônia – ESTÁCIO DA AMAZÔNIA, onde coordenou o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e o Tecnólogo em Redes de Computadores. Na ESTÁCIO DA AMAZÔNIA atuou como Regulatório de unidade e na coordenação da Pós-Graduação (especializações). Atualmente é editor-chefe da Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
3. Justificativa, relevância e impacto do Projeto
Roraima é um dos Estados mais jovens do Brasil, só tendo alcançado esse status com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Anteriormente era um Território Federal. Possui uma estrutura de formação de renda (PIB), em que se observam fatores como: a cultura importadora de bens, a atividade produtiva local atrelada ao baixo nível de geração de renda e a população estimada pelo IBGE (2020) em 631.181 habitantes.
A crescente concentração da população na capital tem propiciado uma maior centralização dos serviços das instituições públicas e privadas. Mesmo assim, a oferta dos serviços na área social, de saúde e educação com a crescente demanda intensificada pela imigração, principalmente a partir de 2017, ainda está longe dos índices médios aceitos. Este fato é agravado pela falta de recursos humanos com formação qualificada e específica para atender estes setores. Nos municípios, embora a oferta de serviços seja menor, a demanda de necessidades é crescente, sobretudo naqueles localizados ao norte do Estado.
Encontram-se matriculados, nos diferentes cursos ofertados pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, acadêmicos que se deslocam dos mais diversos municípios do Estado. Desde os mais próximos, como Cantá, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema, até os mais distantes como Pacaraima, Normandia e Uiramutã.
Nesse cenário, estes componentes citados anteriormente justificam a inserção regional da Estácio Amazônia para que possa ampliar sua participação e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico regional. A IES trabalha para fortalecer e ampliar a formação dos alunos, por meio da oferta de qualidade de seus cursos e programas, visando atender à necessidade do setor produtivo, bem como, estimular o pensamento crítico e novas oportunidades de carreiras na área acadêmico-científico.
A proposta de MINTER entre o Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA (Promotora) e o Centro Universitário Estácio da Amazônia – Estácio Amazônia (Receptora) insere-se no trabalho dessas instituições para fortalecer e ampliar suas atividades de formação e de geração de conhecimento em educação. A UNESA avançará em suas atividades de nucleação e solidariedade, apoiando a constituição de um mestrado e contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica e para a qualificação acadêmica na região da instituição Receptora. O Centro Universitário Estácio da Amazônia / Estácio Amazônia consolidará sua atuação científica, acadêmica e proporcionará oportunidades de formação avançada na região.
O projeto tem potencial de impacto tanto para formação de recursos humanos, quanto para a geração e avanço do conhecimento na área de Educação. O Minter resultará, certamente, em trabalhos de pesquisa e uma maior inserção da Receptora nas redes científicas nacionais e internacionais, com a constituição de um Programa de nível de mestrado.
Disciplinas que serão oferecidas conforme estrutura curricular:
Educação e Cultura Contemporânea
Pesquisa em Educação;
Prática Pesquisa;
Seminário de dissertação;
Políticas Educacionais Contemporâneas (PGFE);
Educação e Tecnologia I (TICPE);
Representações Sociais: teoria e aplicações à educação (RSPE);
Eletivas das três linhas de pesquisa que serão selecionadas segundo às temáticas dos projetos aprovados;
Orientação de Dissertação.
Docentes do PPGE -UNESA:
Alzira Batalha Alcântara
Clarilza Prado de Sousa
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Inês Barbosa de Oliveira
Jaciara de Sá Carvalho
Laélia Carmelita Portela Moreira
Luis Claudio Dallier Saldanha
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Maria Inmaculada de Chao Cabanas
Rita de Cássia Pereira Lima
Stella Maria Peixoto Azevedo Pedrosa
Wânia Regina Coutinho Gonzalez
4 Plano acadêmico (objetivos, metas, área de concentração e linhas de pesquisa)
4.1 Objetivos
1. Formar Mestres em Educação dos profissionais da região que atuam no campo educacional (básica e superior) e áreas afins;
2.Criar grupos de pesquisas vinculados às linhas de investigação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado, área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, da Universidade Estácio de Sá;
3.Ampliar competências em ensino e pesquisa em Educação dos atores envolvidos na proposta;
4.Desenvolver pesquisadores para produzir novos conhecimentos por meio de apoio a grupos e núcleos de estudo e investigação.
4.2 Meta
1.Titular 25 (vinte e cinco) mestres em Educação no estado de Roraima.
2.Instalar três núcleos de pesquisas, cada um deles relacionado às linhas de pesquisa do Curso e aprofundar os conhecimentos por meio da pesquisa em Educação na região.
4.3 Área de concentração e Linhas de pesquisa
A cultura contemporânea constitui o ângulo a partir do qual este curso de mestrado elegeu para instaurar sua reflexão sobre a educação brasileira. Isto significa que, nas temáticas abordadas nas linhas de pesquisa que compõem a área de concentração, buscamos enfrentar desafios postos à educação pela cultura contemporânea, com suas rupturas de paradigmas científicos e ressignificação dos sentidos da educação e das instituições que lhe são destinadas. Nas três linhas de pesquisa, estamos exercitando uma análise crítica dos efeitos da globalização em nossa sociedade, transitando do global ao local e ao subjetivo, preocupados, sobretudo, com os conflitos diretamente ligados à dialética da inclusão/exclusão social, às significativas alterações na produção do conhecimento e ao novo papel das instituições educativas e escolares, assim como de seus profissionais.
A especificidade da proposta da área de concentração reside, portanto, na nitidez temática de suas linhas de pesquisa, na articulação destas linhas entre si e com a própria área de concentração. Essa nitidez dos contornos das linhas de pesquisa concretiza-se na articulação entre as pesquisas, docentes e discentes, a produção intelectual delas decorrente e a consistência entre estas e a grade curricular.
Linhas de pesquisa:
Políticas, Gestão e Formação de Educadores - PGFE
Analisa as políticas educacionais, as práticas de gestão educacional e os processos de formação de educadores engajados em espaços escolares, nos vários níveis e modalidades, e em espaços não escolares, a partir da realização de estudos alicerçados nos contextos global e local. As pesquisas usam como referência o tenso atravessamento entre a ação do Estado e a atuação dos sujeitos que, direta ou indiretamente, medeiam as políticas educacionais e os processos formativos.
Representações Sociais e Práticas Educativas - RSPE
Aborda os processos de produção de sentidos de objetos de interesse da educação, suas relações com a cultura, suas implicações nas práticas dos agentes educativos e sua contribuição para a construção de identidades. As profundas mudanças que marcam a cultura contemporânea trazem consigo novos valores, sentidos sociais e modelos de comportamento que configuram outras formas de viver e de se relacionar, frente aos quais é necessário que nos posicionemos, construindo ou modificando nossas representações e identidades.
Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - TICPE
Discute a emergência e disseminação das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea, analisando seus impactos em processos educacionais e avaliativos, sobretudo na educação a distância. As discussões dessa linha partem das tensões entre, de um lado, as mudanças tecnológicas e o fenômeno da globalização, que reconfiguram a cultura contemporânea e, de outro, o campo da educação.
ESTRUTURA CURRICULAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA - CURRÍCULO 2014 – VIGÊNCIA 01/01/2013 ATÉ OS DIAS ATUAIS
ESTRUTURA CURRICULAR
LINHAS DE PESQUISA DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
Disciplinas Obrigatórias Comuns Educação e Cultura Contemporânea 3 45 MEE0145
Pesquisa em Educação 3 45 MEE0002
Seminário de Dissertação 3 45 MEE0003
SUBTOTAL 9 135
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
Disciplinas e Atividades Obrig. da Linha de Pesquisa Representações Sociais: Teoria e Aplicações à Educação 3 45 MEE0022
Prática de Pesquisa em RSPE 3 45 MEE0139
Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa Análise Retórica de Representações Sociais 3 45 MEE0158
Representações Sociais: Discussões Teórico-Metodológicas 3 45 MEE0124
Representações Sociais: Grupos, Identidade e Cultura 3 45 MEE0157
Tópicos Especiais em RSPE 3 45 MEE0111
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
Disciplinas e Atividades Obrig. da Linha de Pesquisa Educação e Tecnologia I 3 45 MEE0146
Prática de Pesquisa em TICPE 3 45 MEE0143
Disciplinas Eletivas a Linha de Pesquisa Educação e Tecnologia: perspectiva histórico-filosófica 3 45 MEE0159
Docência e Tecnologia: concepções, técnicas e artefatos 3 45 MEE0154
Tópicos Especiais em TICPE 3 45 MEE0085
POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
Disciplinas e Atividades Obrig. da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais Contemporâneas 3 45 MEE0148
Prática de Pesquisa em PGFE 3 45 MEE0150
Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa Formação de Professor, Políticas, Contextos e Desenv. Profissional 3 45 MEE0142
Gestão Educacional 3 45 MEE0119
Políticas de currículo e avaliação no Brasil 3 45 MEE0163
Público e Privado na Educação Brasileira: Desafios Atuais 3 45 MEE0117
Tópicos Especiais em PGFE 3 45 MEE0152
ELETIVAS VINCULADAS ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
- Técnicas de Análise de Discurso 3 45 MEE0138
Tópicos Especiais em Educação 3 45 MEE0155
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DE ORIENTAÇÃO DISCIPLINAS CR CH CÓDIGOS
- Orientação de Dissertação 3 45 MEE0026
Integralização curricular:
Obs.: O currículo do curso está estruturado no regime de créditos acadêmicos (1 crédito equivale a 15 horas/aula), exigindo um total de 24 créditos (360 horas/aula) correspondentes a 7 disciplinas: três disciplinas obrigatórias comuns, uma disciplina, uma atividade obrigatória da linha de pesquisa e duas disciplinas eletivas, além da Orientação de Dissertação que corresponde a, no mínimo, 3 créditos.
Percurso ideal:
- Pesquisa em Educação, a disciplina obrigatória da linha de pesquisa e Prática de Pesquisa devem ser cursadas no 1º período letivo.
- Pesquisa em Educação é pré-requisito para Seminário de Dissertação.
6 Número e processo seletivo de alunos
Serão admitidos no mínimo 20 alunos, e no máximo 25, por meio de processo seletivo conduzido pelos docentes do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA.
O processo terá início com a inscrição do candidato que deverá apresentar cópia autêntica de diploma de graduação, emitido por curso reconhecido no país. Diploma de candidato obtido no exterior deverá estar revalidado nos termos da legislação em vigor. Cópia do histórico escolar da graduação; Currículo Lattes, um anteprojeto de pesquisa, vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa em até 06 (seis) páginas contendo: Introdução, Objetivos, Justificativa, Metodologia e Referências. A primeira página deverá conter as seguintes informações: nome do candidato, título do trabalho e da Linha de Pesquisa escolhida. Consulte os resumos dos projetos de pesquisa dos professores em: https://portal.estacio.br/cursos/mestrado-e- doutorado/educa%C3%A7%C3%A3o/produ%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica/
O processo de seleção compreende:
I. Análise do Currículo Lattes, anteprojeto de pesquisa
II. Entrevista
A entrevista permite verificar a adequação dos currículos ao que o candidato se propõe e se ele tem disponibilidade efetiva de realizar o curso.
O Calendário do MINTER é:
1. Lançamento do edital de seleção – junho de 2021;
2. Processo seletivo: Após análise da documentação exigida, os candidatos pré-selecionados receberão o convite por e-mail com data e horário da entrevista. A entrevista estará condicionada ao aceite do candidato.
3. Divulgação dos resultados – Por e-mail, 24h após a realização da entrevista.
4. Matrícula – Até 04 de agosto de 2021.
5. Início das aulas – 09 de agosto de 2021.
7 Orientação dos alunos
A orientação, em nosso Programa, inicia-se no momento da matrícula, quando o docente exerce a sua função de orientador acadêmico a qual se desenrola por todo o curso. As atividades de orientação seguem calendário próprio, semestral, ajustado com os orientandos.
8 Acompanhamento e Avaliação
A Universidade Estácio de Sá situa a avaliação institucional como uma prática permanente que contribui efetivamente para o cumprimento da sua missão, constituindo um instrumento essencial para atingir e manter a qualidade de suas atividades de ensino e pesquisa. Seguindo as normas do regulamento do PPGE, os alunos são avaliados em cada disciplina mediante a elaboração de trabalhos individuais que contribuam para o seu projeto de pesquisa e possam redundar em artigos ou textos a serem submetidos a congressos e revistas especializadas.