Plano Acadêmico:
OBJETIVOS E METAS
O objetivo específico desta proposta é a formação em nível de Mestrado de uma turma de docentes da UDC e da comunidade, com sede física na Rua Castelo Branco, 349 - Centro - CEP: 85852-010 - Foz do Iguaçu - Paraná – Brasil. A proposta de Minter seguirá a mesma formatação de formação do curso de mestrado na instituição promotora com o oferecimento de disciplinas, orientação, qualificação e defesa de Dissertação, conforme cronograma.
A preocupação central do Programa é gerar estudos e pesquisas voltadas a estimular e a consolidar uma perspectiva de raciocínio crítico do Direito, à luz dos impactos provocados pelas mudanças, retorno e transformações de paradigmas da sociedade contemporânea na ampla esfera de problemas, perplexidades e interesses públicos e privados que fazem divisa ou até mesmo se confundem com as dimensões mais aglutinadoras, interdependentes e, por esta razão, mais atualizadas de Direito Político e Econômico.
Particularmente, o Programa adota como objetivos específicos as atitudes científicas destinadas a uma pesquisa vertical e aprofundada que sustente as discussões promovidas na área de concentração e nas linhas de pesquisa, bem como o auxilio na formação e fortalecimento de uma comunidade científico-jurídica reflexiva, principalmente atuando de forma solidária aos demais programas de Pós-graduação em Direito no país.
No período de 24(vinte e quatro) meses em atuação articulada com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentam-se as seguintes Metas:
- Promover a formação qualificada em alto nível de profissionais da área jurídica atuar em pesquisa e ensino, consultorias acadêmicas promovendo e contribuindo para a consolidação da comunidade acadêmico-científica no Estado do Paraná, área de abrangência educacional da UDC.
-Formar educadores capazes de produzir e divulgar conhecimentos a fim de contribuir para o aprimoramento do padrão científico e pedagógico em contextos educacionais.
- Contribuir com organizações educativas e sistemas de ensino promovendo investigações na área do Direito e Cidadania, com forte perfil público e que saiba congregar as questões do direito privado.
-Construir uma instância de reflexão coletiva sobre o Direito em suas dimensões histórica, política, cultural, social e econômica.
-Investir na contínua melhoria da qualidade do ensino por meio da qualificação de corpo docente e técnico administrativo, do aperfeiçoamento tecnológico a serviço dos processos institucionais.
-Consolidar a UDC como polo de difusão do conhecimento mantendo liderança e referência no cenário educacional.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS:
O processo de seleção ao Mestrado Interinstitucional, em caráter temporário, turma especial fora de sede, será realizado integralmente na Instituição Receptora, por uma Comissão designada pelo Colegiado do Programa Promotor, supervisionada pela coordenadora acadêmica do projeto, e reger-se-á por um edital específico para esse fim, seguindo as normas e diretrizes nacionais, e os Regulamentos da UPM e da UDC.
Para a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá apresentar a documentação relacionada no edital específico para a seleção. Os candidatos selecionados serão homologados pelo Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição Promotora.
Na seleção dos alunos do Mestrado MINTER pelo programa promotor serão adotados os critérios apresentados em edital próprio, anunciados a seguir.
As vagas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade acadêmico/trabalhista de cada docentes
As 17 (dezessete) vagas serão distribuídas de maneira que cada professor permanente do programa não exceda o máximo de orientandos previsto pela CAPES. Como estão previstos 12 professores para a Atividade de Orientação, este limite será respeitado.
O processo seletivo será composto por pelo menos as seguintes etapas:
1.ª Fase: Inscrição no Processo Seletivo: Entrega de pré-projeto de pesquisa do candidato Bacharel em Direito, Cópia de Curriculum Lattes, Ficha de Inscrição com dados pessoais, e comprovante de Proficiência do candidato que pretender a dispensa da prova de proficiência em língua estrangeira nos termos do Regulamento da Pós-graduação Stricto Sensu Mackenzie.
2.ª Fase: Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, com caráter classificatório.
3ª Fase: Exame de Conhecimentos Específicos, com caráter classificatório
4.ª Fase: Análise curricular e Entrevista na Unidade Receptora
AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES:
Essa é uma preocupação a ser levada em consideração, na medida em que após um período de imersão de quase um ano o processo de assimilação cultural e intelectual parece ser inevitável. Lidar com a diversidade a fim de evitar essa homogeneização será o grande desafio dos parceiros. Um exercício constante de reflexão e flexibilidade por parte dos docentes da Instituição Promotora será necessário para promover uma adequação dos conceitos teóricos e dos temas (sem perder o foco), considerando as idiossincrasias regionais relevantes para o desenvolvimento local, bem como a interlocução necessária e obrigatória com as grandes temáticas nacionais.
A inclusão dos alunos do MINTER nas atividades de extensão promovidas pelo PPGDPE configura como um excelente fórum de discussão com alunos e professores de diferentes instituições de ensino, particularmente nas pesquisas em Pós-graduação realizadas no Estado de São Paulo. Sempre podemos contar com professores convidados e ou palestrantes externos à UPM o que proporciona a oportunidade de o aluno do MINTER manter contato direto com esses professores e desenvolver sua rede sócio-acadêmica, ampliando a solidariedade acadêmica. Outra condição que favorece a construção e o enriquecimento dessa tessitura social acontece por meio de participação em bancas dos colegas doutorandos e mestrandos da sede Promotora no período de Estágio, vez que terão contato com professores de outras instituições, bem como do acompanhamento das atividades educacionais dos professores do Programa no âmbito da Graduação como Estágio Docente.
Realizando estas atividades, o discente do MINTER ampliará sua interação e inserção acadêmica científica, evitando-se, assim, o processo de endogenia.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
Será utilizado o sistema de videoconferência para o cumprimento dos 2 créditos referentes à disciplina de Bioética integrada à APO. Os alunos da Instituição Receptora poderão participar da disciplina concomitantemente aos alunos da instituição promotora. Tal tecnologia vem sendo utilizada regularmente para a realização de defesas de teses e dissertações quando estas envolvem outras instituições nacionais e estrangeiras. De outro lado a instituição receptora também possui salas de videoconferência e um estúdio completo de gravação para vídeo-aulas que permitirá o uso dessa tecnologia.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios específicos do Curso de Direito:
- Anfiteatro com capacidade para 435 lugares;
- Sala de Vídeo Conferência;
- Laboratórios de Informática;
- Núcleo de Prática Jurídica (Sede UDC);
- Núcleo de Prática Jurídica (Sede UDC Medianeira);
- Núcleo de Prática Jurídica (Fórum de Foz do Iguaçu);
- Biblioteca.
Outros Recursos
Instituição Receptora e Promotora são instituições privadas, com excelente infra-estrutura disponível para vivência, ensino e pesquisa. Em ambas existem mais de uma dezena de auditórios, com capacidades variadas, áreas de convivência, cantinas, restaurantes e serviços disponíveis. Especificamente com respeito à infraestrutura voltado ao ensino e à pesquisa, observa-se que ambas tem várias dezenas de laboratórios e acesso à rede wireless na maior parte de suas instalações.
O acesso do aluno a todos os serviços está disponível por meio de um documento de identificação, que os habilita a usar todos os serviços acessíveis aos alunos de Pós-Graduação.
Cronograma de Atividades:
1º semestre
1º bim letivo
Foz do Iguaçu/SP
1ª disciplina obrigatória
1º Estágio fundamental - Orientação Inicial e participação em grupos de pesquisa
___________
1º semestre
2º bim letivo
Foz do Iguaçu
2ª disciplina obrigatória
3ª disciplina obrigatória
___________
2º semestre
Foz do Iguaçu
4ª disciplina
Estado e Economia
5ª disciplina
6º disciplina
___________
3º semestre
Foz do Iguaçu
Estágio -meses
São Paulo
- Elaboração Projeto de dissertação.
Orientação à distância e
orientações
- Seminário de pesquisa
4º semestre
Foz do Iguaçu
Redação final da dissertação e Depósito da tese até o 23º mês
Defesa a partir do 24º mês (em SP)