Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
Número da Proposta:
43/2020
Período de Vigência:
01/12/2020
a
01/12/2020
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
25
Data de Fim Previsto:
30/11/2022
Local de Execução do Projeto:
São Luís - MA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DETALHADO DO CURSO:
Objetivos e metas;
Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional a universidade e, nesta perspectiva, o PPGA se constitui um locus privilegiado para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletirsobre as problemáticas do Brasil, em um contexto mundial em constante transformação.
O Curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Administração, destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Administração, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar como profissionais no mercado ou em diferentes níveis, do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta fora dos centros consolidados
de ensino e pesquisa, o Minter tem como objetivos e metas:
Objetivo Geral:
Formar profissionais para o mercado e professores pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na área da Administração, em atividades de relevância teórica e social.
Objetivos Específicos:
Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Administração, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pósgraduação nacionais e internacionais;
Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas administrativas;
Contribuir para a qualificação dos processos de gestão no espaço organizacional;
Possibilitar a reflexão teórica sobre a administração nas organizações regionais, nacionais e internacionais;
Metas:
Formar profissionais para o mercado e professores pesquisadores com habilidades para:
Atuar nas diferentes instituições do Sistema de Ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;
Investigar e analisar a realidade organizacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;
Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre processos administrativos;
Compreender a realidade organizacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;
Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social;
Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;
Contribuir com os projetos organizacionais e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a democrática;
Compreender a formação como um processo permanente.
Área de Concentração e linhas de pesquisa a serem desenvolvidas:
Área de Concentração
O Mestrado em Administração tem como área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações, que expressa a vocação e a história do programa de mestrado e indica a área do conhecimento, os contornos de especialidade da produção
de conhecimento e da formação dos alunos.
Essa área de concentração foca, sob as perspectivas do desempenho organizacional e da inovação, o estudo da administração como processo analítico, sistêmico e evolutivo, a partir de teorias organizacionais consagradas e de métodos/técnicas de gestão contemporâneos. Envolve a avaliação de desempenho de organizações e a dinâmica das
inovações em suas manifestações na tecnologia, organizações, marketing, sustentabilidade e área social.
Adotando uma visão interdisciplinar e crítica, o PPGA da Unisul define sua área de concentração sem filiação a um modelo particular de interpretação da organização inovadora ou métricas de desempenho. Há o entendimento de que estes objetos de pesquisa demandam uma atividade complexa, diversificada, em que vários componentes interagem, criando um amplo espaço de questões a serem investigadas, mas dentro de linhas definidas.
Linhas de Pesquisa
No stricto sensu, as linhas de pesquisa expressam a especificidade da produção de conhecimento do programa/curso dentro da sua área de concentração. São sustentadas pelo corpo de docentes e pesquisadores permanentes do Programa.
O Mestrado em Administração oferece duas principais linhas de pesquisa:
Desempenho Organizacional
Esta linha investiga o desempenho organizacional pela aplicação e aperfeiçoamento de métricas e mensurações de avaliação, normatizadas ou não, compulsórias ou voluntárias, que fenomenizam variações nas trajetórias das organizações.
Contempla a análise e avaliação, a episteme e as diversificadas metodologias aplicadas aos contextos organizacionais, que evidenciam resultados fundamentados em processos avaliativos envolvendo temáticas tais como: tomada de decisão,
competitividade, desempenho operacional e financeiro, incluído ativos tangíveis e intangíveis, como informações e o conhecimento explícito ou tácito da organização.
Inovação e Sociedade
Compreende esta linha as investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade.
Esta perspectiva interdisciplinar permite a dialogicidade e interatividade em dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e seus desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social. Estes são temas abordados pelos
projetos docentes de pesquisa e pela grade disciplinar, todos com efetiva participação de docentes do PPGA/Unisul.
a) Créditos do curso:
Para a obtenção do título de Mestre em Administração Acadêmico, o aluno deverá cumprir 36 (trinta e seis) créditos, correspondente a 540 (quinhentos e quarenta) horas assim distribuídos:
I – Metodologia Científica – 6 (seis) créditos.
II – Técnicas de Pesquisa – 3 (três) créditos
III – Área de Concentração – 3 (seis) créditos.
IV – Capacitação em Linhas de Pesquisa - 3 (três) créditos.
V – Eletivas – 9 (nove) créditos.
VI – Total de 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas de 15 horas cada crédito, equivalendo a 360 (trezentas e sessenta) horas.
VII – Dissertação de Mestrado – 12 (doze) créditos, equivalentes a 180 (cento e oitenta) horas.
VIII – Atividades acadêmicas complementares – publicação de um artigo científico com o Orientador em periódico científico/capítulo de livro, assistir a pelo menos três defesas de dissertações ou teses, participação em pelo menos 1
evento científico e outras atividades de extensão aprovadas pelo Colegiado do Curso.
IX – Créditos totais obrigatórios iguais a 36 (trinta e seis), correspondentes a 540
(quinhentas e quarenta) horas, sendo ainda necessário:
a) Aprovação, em defesa pública, da qualificação do projeto de dissertação.
b) Aprovação, em defesa pública, da dissertação de Mestrado.
c) Desempenho qualitativo médio obtido nas disciplinas não inferior ao conceito B.
d) Comprovação de proficiência em língua inglesa antes da defesa da dissertação.
e) Quitação de todas as obrigações acadêmicas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Fescemp é localizada em São Luís/MA. Conta com biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca e escritório júnior.
A biblioteca possui um acervo de 4.954 livros, 151 periódicos, assinatura de jornais, coleções multimeios e DVDs nas áreas de educação e administração.
Está equipada com um armário guarda-volumes, carrinho de livros, salas de estudo, mesa para portador de deficiência, escaninhos para estudos individuais, computadores e impressora para conversão de texto em áudio.
BIBLIOTECA
Espaço físico
A Biblioteca Barro Duro dispõe de (13) terminais para acesso a Internet, (06) cabines de estudo individual, (15) mesas com (05) cadeiras cada, (05) Salas de estudo em grupo com (01) mesa e (05) cadeiras, ar-condicionado e (01) quadro branco, (01) terminal para atendimento informatizado ao usuário com (02) computadores, (01) guarda-volumes, (01) mural para avisos, (01) terminal de espaço virtual, (01) sala para coordenação da biblioteca, (02) instalações sanitárias/ masculino e feminino, ambiente climatizado, livre acesso ao acervo, expositores de periódicos. Esta biblioteca possui uma área total de 487,73m2 com instalações modernas que comportam simultaneamente 200 pessoas em consulta.
A Biblioteca Antares dispõe de (06) terminais para acesso a Internet, (06) cabines de estudo individual, (07) mesas com (04) cadeiras cada, ( 03) salas de estudo em grupo com (01) mesa e (05) cadeiras, ar condicionado e (01) quadro branco, (01) terminal para atendimento informatizado ao usuário com (01) computador, (01) mural para avisos, livre acesso ao acervo, expositores de periódicos, ambiente climatizado. Esta biblioteca possui uma área total de 214,32m2 com instalações modernas que comportam simultaneamente 100 pessoas em consulta.
Acervo geral
O método de classificação adotada por esta Biblioteca é a classificação decimal universal (CDU)que é um sistema internacional de classificação de documentos, cuja base está no conceito de que o conhecimento humano pode ser dividido em 10 classes principais de conhecimento, e estas, por sua vez, podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal, e a tabela de classificação por autor (CUTTER), em consiste reunir documentos em grupos segundo os assuntos que abrange. A Catalogação é a descrição de dados relacionados aos recursos bibliográficos, que consiste na finalidade
de representar um determinado item de um centro informacional, facilitando à procura, o processo da recuperação da informação, seja ele em qualquer suporte. Todos os documentos são catalogados através do: autor, título, subtítulo, edição, volume, local de editora, editora e ano. A biblioteca possui seu acervo informatizado através do
sistema TOTVS, sendo composta por aproximadamente 15.000 documentos, divididos em (livros, TCC’S, CD’S e DVD’s).
Biblioteca Virtual
A FESCEMP, conta hoje com o acervo com mais de 2.000 (dois mil livros) digitais que pode substituir até 100% (cem por cento) da Bibliografia Complementar do ementário dos cursos de Graduação, através da Biblioteca Virtual Pearson.
Para ter o acesso aos títulos da Biblioteca Virtual, o Discente ou Docente, deverá se logar com o seu login e senha disponibilizada pelo Setor de Tecnologia da Informação.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - HORÁRIOS PARA OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS DO MINTER 2021
01 a 06 de março (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Tópicos Especiais em Avaliação de Desempenho, Tópicos Especiais em Inovação e Sociedade.
05 a 10 de abril (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Tópicos Especiais em Avaliação de Desempenho, Tópicos Especiais em Inovação e Sociedade.
03 a 08 de maio (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Tópicos Especiais em Avaliação de Desempenho, Tópicos Especiais em Inovação e Sociedade.
07 a 12 de junho (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Fronteira do Conhecimento em Teoria da Organizações, Métodos Quantitativos I, Pesquisa Qualitativa em Administração.
05 a 10 de julho (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Fronteira do Conhecimento em Teoria da Organizações, Métodos Quantitativos I, Pesquisa Qualitativa em Administração.
02 a 07 de agosto aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Fronteira do Conhecimento em Teoria da Organizações, Métodos Quantitativos I, Pesquisa Qualitativa em Administração.
13 a 18 de setembro (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Estruturação Multicritério de Contextos Organizacionais (para alunos de Desempenho Organizacional, Inovação Social (para alunos de Inovação e Sociedade), Seminário de Projeto de Dissertação – Desp. Org. (Qualificação do Projeto de Dissertação - entre o 12º. e 15º. mês).
04 a 09 de outubro (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Estruturação Multicritério de Contextos Organizacionais (para alunos de Desempenho Organizacional, Inovação Social (para alunos de Inovação e Sociedade), Seminário de Projeto de Dissertação – Desp. Org. (Qualificação do Projeto de Dissertação - entre o 12º. e 15º. mês).
08 a 13 de novembro (aulas vespertino e noturno de segunda a sexta-feira e sábado matutino). Disciplinas: Estruturação Multicritério de Contextos Organizacionais (para alunos de Desempenho Organizacional, Inovação Social (para alunos de Inovação e Sociedade), Seminário de Projeto de Dissertação – Desp. Org. (Qualificação do Projeto de Dissertação - entre o 12º. e 15º. mês).
Instituição Promotora
Coordenador:
JACIR LEONIR CASAGRANDE
Instituição de Ensino:
41008014 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)
Logradouro:
AV. JOSÉ ACÁCIO MOREIRA, 787
Município-UF:
Tubarão -
SC
Telefone(s):
(48) 3621 302 (48) 3621 326 (048) 35213000 (048) 35213001 (48) 36213000 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 32791061 (48) 36213369 (48) 36213000 (48) 36210000 (48) 32791003 (48) 36213369 (48) 36213036 (48) 36213369 (48) 36213363 (36) 213000 (48) 32791061 (48) 36213000 (48) 36213367 (48) 32291932 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 36213000 (48) 36213363 (48) 32791556 (48) 32791167 (48) 36213969 (48) 32791000
E-mail Institucional do Programa:
fabio.rauen@unisul.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO
Coordenador:
GECYLENE PAVAO ALMEIDA DE CASTRO
Logradouro:
Rua dos Remédios, 323
Município-UF:
São Luís -
MA
Telefone(s):
(48) 3621 302 (48) 3621 326 (048) 35213000 (048) 35213001 (48) 36213000 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 32791061 (48) 36213369 (48) 36213000 (48) 36210000 (48) 32791003 (48) 36213369 (48) 36213036 (48) 36213369 (48) 36213363 (36) 213000 (48) 32791061 (48) 36213000 (48) 36213367 (48) 32291932 (48) 36213000 (48) 36213036 (48) 36213000 (48) 36213363 (48) 32791556 (48) 32791167 (48) 36213969 (48) 32791000
E-mail Institucional do Programa:
Documentos