Plano Acadêmico:
A oferta do presente curso, no formato Doutorado Interinstitucional/DINTER, tendo como instituição promotora a
Universidade Federal da Paraíba, através de seu Programa de Pós-Graduação em Administração, com conceito 5, e
como instituição receptora a Universidade Federal do Piauí, visa aperfeiçoar a qualificação pós-graduada de docentes,
especialmente os do Curso de Administração, do qual apenas uma pequena parte, em torno de 10% (dez por cento)
tem formação doutoral. A proposta se justifica na medida em que pretende formar pesquisadores em Administração,
considerada como uma das áreas estratégicas do campo do saber e, especificamente, no Estado do Piauí, cuja IES
Federal, a UFPI, é uma das únicas do Nordeste a, ainda, não ter pós-graduação stricto sensu na Ciência da
Administração. O Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o mais antigo do estado, criado
em 06 de setembro de 1975, na cidade de Parnaíba, onde funciona hoje o Campus Ministro Reis Veloso e em 1976 foi
criado o curso de Administração em Teresina, no Campus Ministro Petrônio Portela. No âmbito da UFPI, a
Coordenação do Curso de Administração é responsável pelas condições de oferta do Curso de Administração, sendo
vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O Curso de Administração da UFPI tem se destacado
nas avaliações do Ministério da Educação realizadas pelo INEP, obtendo, nos últimos anos, sempre o conceito bom e,
recentemente, na avaliação do MEC, o curso foi classificado como o melhor curso de Administração no Estado do
Piauí. Além do Curso de Administração da UFPI (ofertado em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano), estão instalados,
atualmente, no Piauí, trinta e dois cursos de Administração, formando mais de dois mil bacharéis em Administração
por ano. Os cursos de Administração instalados no Piauí atendem a uma demanda não apenas do estado, como
também de estudantes vindos do Leste do Maranhão e do Oeste do Ceará. A despeito da enorme demanda,
entretanto, ainda não foi instalado nenhum programa de pós-graduação stricto sensu no Estado, resultando no
reduzido número de profissionais com a titulação de Mestre e/ou Doutor em Administração.
Atualmente, quase todos os estados do Nordeste contam com um Programa de Pós-Graduação em Administração,
excetuando poucos, como o Estado do Piauí. São poucos os doutores em Administração vinculados a instituições de
ensino superior do Piauí.
Assim, para a melhor qualificação dos docentes das instituições de ensino superior do Piauí, do Leste do Maranhão e
do Oeste do Ceará, faz-se necessária a urgente instalação de um programa de pós-graduação em Administração no
estado, preferencialmente em Teresina, por razões estratégicas e geográficas, e preferencialmente na UFPI,
instituição com as melhores condições acadêmicas para a realização deste objetivo. Para a instalação de um
programa permanente de pós-graduação em Administração na UFPI, faz-se necessária a qualificação complementar
do corpo docente disponível com a formação de doutoramento em Administração, além dos que já iniciaram o
doutoramento. Existem na UFPI, conforme levantamento prévio, o mínimo de 18 professores com a titulação de
Mestre, interessados e aptos para a qualificação em nível de doutoramento, abrangendo os campi onde ocorre o
Curso de Administração: CCHL/Teresina, Campus de Parnaíba, de Floriano e de Picos.
O estado do Piauí conta com população de mais de três milhões de habitantes, divididos em duzentos e vinte e cinco
municípios. Teresina, a capital, onde está sediado o Curso de Administração da UFPI, conta com a população de mais
de 800 mil habitantes, integrando uma região metropolitana com quase 1,2 milhões de habitantes composta por
municípios do Piauí e do Maranhão. A Universidade Federal do Piauí foi criada em 1968 (e instalada em 1971).
Atualmente, oferta mais de cem cursos de graduação, com mais de vinte mil alunos matriculados; conta também com
quarenta e dois programas de pós-graduação, destes, dez ofertam vagas em nível de doutorado, totalizando mais de
mil e duzentos mestrandos e doutorandos matriculados. Conta ainda, com mais de mil e quinhentos docentes efetivos.
A graduação em Administração da UFPI/CCHL forma 100 bacharéis ao ano e destes, pelo menos, 20% têm pretensão
de obter formação pós-graduada stricto sensu. Diante do quadro, evidencia-se que a UFPI, ao formar doutores em
Administração, viabiliza, em futuro breve, a criação de uma pós-graduação stricto sensu em Administração.
Cronograma de Atividades:
ETAPAS DESCRIÇÃO DAS METAS E ETAPAS DATA INICIAL DATA FINAL
Meta 1 Executar Processo Seletivo
1.1 Realizar divulgação do processo de seletivo - Outubro/2017 Outubro/2017
1.2 Viabilizar de inscrições de candidatos - Novembro/2017 Novembro/2017
1.3 Aplicar as provas de conhecimentos específicos - Novembro/2017 Novembro/2017
1.4 Conduzir a apresentação e arguição do projeto de pesquisa - Novembro/2017 Novembro/2017
1.5 Proceder divulgação do resultado final do processo seletivo - Dezembro/2017 Dezembro/2017
Meta 2 Realizar atividades de pesquisa
2.1 Submeter projetos de pesquisa à Coordenação do PPGA - Dezembro/2017 Fevereiro/2018
2.2 Entregar relatório parcial do projeto de pesquisa (Impactos do projeto para avanço do estado da arte na área do conhecimento; Contribuição do projeto para inovação de produtos, processos ou políticas públicas; Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento; Contribuição do projeto para formação de recursos humanos especializados para a academia, educação básica e superior, indústria, setor de serviços e setor público; Produções científicas, técnicas, artísticas ou culturais resultantes do projeto) ver período detalhado nas metas 2.2.1 e 2.2.2
2.2.1 Projetos com previsão até 24 meses - Fevereiro/2019 Fevereiro/2019
2.2.2 Projetos com previsão até 48 meses - Fevereiro /2020 Fevereiro /2020
2.3 Entregar relatório final do projeto de pesquisa (Impactos do projeto para avanço do estado da arte na área do conhecimento; Contribuição do projeto para inovação de produtos, processos ou políticas públicas; Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento; Contribuição do projeto para formação de recursos humanos especializados para a academia, educação básica e superior, indústria, setor de serviços e setor público; Produções científicas, técnicas, artísticas ou culturais resultantes do projeto) ver período detalhado nas metas
2.3.1 e 2.3.2
2.3.1 Projetos com previsão até 24 meses - Fevereiro /2020 Fevereiro /2020
2.3.4 Projetos com previsão até 48 meses - Novembro/2021 Novembro/2021
Meta 3 Coordenar e executar as atividades do curso (coordenação, vice-coordenação e secretaria) Dezembro/2017 Novembro/2021
3.1 Gerenciar as atividades acadêmicas do curso - Dezembro/2017 Novembro/2021
3.2 Conduzir as atividades administrativas do curso - Dezembro/2017 Novembro/2021
3.3 Secretariar as atividades do curso - Dezembro/2017 Novembro/2021
Meta 4 Realizar a formação do discentes do curso
4.1 Ministrar as disciplinas obrigatórias - Dezembro/2017 Julho/2018
4.2 Ministrar as disciplinas eletivas - Agosto/2018 Julho/2019
4.3 Conduzir atividade do Estágio de Docência na Promotora - Agosto/2019 Dezembro/2019
4.4 Viabilizar a qualificação dos projetos de tese - Dezembro/2019 Dezembro/2019
4.5 Viabilizar as defesas de tese - Agosto/2021 Novembro/2021
Meta 5 Executar reuniões de acompanhamento (Coordenação Promotora)
5.1 Realizar reuniões periódicas entre a Coordenação do curso e discentes na IES Receptora (1 vez por semestre) - Dezembro/2017 Novembro/2021
M
eta 6 Executar reuniões de acompanhamento (Coordenação Receptora)
6.1 Realizar reuniões periódicas entre a Coordenação da Receptora e a Coordenação do curso na IES Promotora
(1 vez por semestre) - Setembro/2017 Novembro/2021