Dados do Programa
Número da Proposta:
94/2018
Período de Vigência:
07/01/2019
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
14
Data de Fim Previsto:
28/02/2023
Local de Execução do Projeto:
Várzea Grande - MT
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
6.1. Objetivos e Metas:
O curso de DOUTORADO Interinstitucional tem como meta a formação qualificada pós-graduada de recursos humanos da Instituição Receptora na área de Filosofia para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural, científico-tecnológico com ênfase na formação qualificada de doutores com vistas à criação novo programa de Pós-graduação stricto sensu atendendo à carência e à demanda da região CO e, mais especificamente, do Estado do Mato Grosso que conta com apenas UM Programa de Pós-Graduação em Filosofia - nota 3. Os objetivos do DINTER são: a. qualificar a formação do corpo docente da IES receptora, com a oferta de vagas preferenciais a esse público; b. oportunizar o atendimento de parte da demanda local reprimida, ou seja, mestres atuantes em Instituições de Ensino da região; c. contribuir para a criação, organização e qualificação de Núcleos de Pesquisas na área do Filosofia com vistas à implementação de linhas de pesquisa de um PPG em filosofia; d. propiciar oportunidades para o aprofundamento teórico-científico e aplicado na área de concentração do DINTER; e. capacitar egressos para a docência, mas especialmente para a pesquisa; f. qualificar doutores em suas pesquisas para atuar no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da FACCMT e região; g. desenvolver a prática de iniciação científica, com a formação de um grupo de professores pesquisadores do curso de filosofia da FACCMT.
6.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos
EDITAL
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE DOUTORADO
DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
PERÍODO LETIVO DE 2019/1
DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) – Faculdade Católica do Mato Grosso - FACCMT
Doutorado Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç.1, p.25)
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia estrito senso comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Doutorado.
Condições exigidas para inscrição:
• Disponibilidade de tempo para acompanhar o regime didático estabelecido no Convênio entre a UNISINOS e a FACC, incluindo a participação nas atividades acadêmicas presenciais que serão desenvolvidas na sede da UNISINOS em São Leopoldo/RS, arcando integralmente com os respectivos gastos e despesas.
• Entrega de toda a documentação exigida no item II “Documentação necessária para a inscrição no Doutorado” deste edital.
• Participar do convênio firmado entre a Unisinos e a Faculdade Católica do Mato Grosso - FACC. Caberá única e exclusivamente a FACC determinar e indicar os candidatos inscritos que preenchem ou não este requisito.
I – VAGAS
Doutorado: 14 (quatorze) vagas
II – INSCRIÇÕES
ONLINE -
Acesse o site www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/filosofia/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo e leia atentamente as instruções antes de iniciar sua inscrição e fazer o upload dos documentos, através do botão.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 70,00
Documentação necessária para a inscrição no Doutorado:
Documentos administrativos acadêmicos
• Diploma do curso de graduação registrado* (frente e verso);
• Histórico escolar do curso de graduação* (frente e verso);
• Diploma do curso de mestrado registrado* (frente e verso);
• Histórico escolar do curso de mestrado* (frente e verso);
• Cópia da Carteira de Identidade, CPF e Registro Civil (certidão de nascimento ou casamento);
• Cópia do passaporte (em caso de candidato estrangeiro);
• Registro Nacional de Estrangeiro – RNE (em caso de candidato estrangeiro);
• Visto de regularidade no País, fornecido pela Polícia Federal (em caso de candidato estrangeiro).
Documentos específicos:
• Currículo, modelo Lattes/CNPq (disponível em: http://lattes.cnpq.br/);
• Resumo da Dissertação de Mestrado com o link para acesso ao documento na íntegra;
• Anteprojeto de Pesquisa deve ter entre 10 (dez) a 20 (vinte) páginas, já incluídas as referências bibliográficas. Nele deve constar uma precisa delimitação do objeto de investigação e do(s) problema(s) que o candidato se propõe a resolver, além de uma discussão das referências teórico-conceituais pertinentes;
• Carta de Aceite do Orientador (anexo II deste documento ou disponível em: www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/filosofia/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo).
Observações:
• A inscrição só será homologada mediante a entrega da documentação exigida até a data limite de inscrição. Em caso de desistência ou não cumprimento dos requisitos de inscrição, não haverá devolução do valor da taxa de inscrição.
• Candidatos com previsão de conclusão de curso em 2018/2:
- Para realização da inscrição, os candidatos deverão entregar Comprovante de Provável Conclusão de Curso. Para homologação da inscrição, o documento deve conter a data de Colação de Grau com previsão de realização até 21/12/2018. Os Alunos concluintes (nível Graduação) da Unisinos estão dispensados da entrega do documento.
- Para a matrícula, os candidatos selecionados no processo seletivo deverão apresentar a comprovação da obtenção do título de graduação, conforme documentação exigida nesse edital.
• Em caso de diploma de Instituição estrangeira:
- Os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto o obtido em países do MERCOSUL e os versados em língua espanhola).
- O diploma e histórico escolar deverão ser apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, conforme Resolução CNJ no 228, de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (disponível em: http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/ciencias-sociais/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo, ou autenticados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário.
III - PROCESSO SELETIVO
SELEÇÃO - Período: 26 e 28/11/2018.
O processo seletivo para o Doutorado prevê:
ETAPA I – Prova escrita sobre pergunta formulada pela Comissão de Seleção acerca das competências e do projeto do candidato.
Data: 26/11/2018.
Horário: das 9h às 12h.
Local: Faculdade Católica de Mato Grosso - FACC
ETAPA II - Tradução e interpretação de texto filosófico em inglês. Será permitido o uso de dicionário.
Data: 26/11/2018.
Horário: das 14h às 17h.
Local: Faculdade Católica de Mato Grosso - FACC
Obs.: Esta prova não substitui a proficiência em língua inglesa que deverá ser comprovada até a quarta matrícula semestral.
ETAPA III - Análise do Anteprojeto de Pesquisa.
ETAPA IV - Análise do Currículo Lattes.
ETAPA V – A entrevista será agendada com cada candidato no dia da prova escrita.
Data: 27 e 28/11/2018
Local: Faculdade Católica de Mato Grosso - FACC.
Horário: manhã e tarde.
Comissão de seleção: Prof. Luiz Rohden (Presidente da Comissão); Prof. Castor Ruiz; Prof. Inácio Helfer.
Observação: A entrega do Anteprojeto de Pesquisa é indispensável para realização da prova. Os candidatos deverão entregar toda documentação, nos prazos definidos no item II deste edital.
IV - DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS
Os candidatos deverão consultar o site www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/filosofia/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo a partir do dia 01/12/2018.
6.3. Estrutura básica da programação:
6.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga Horária Docente(s) Responsável(eis) Local da oferta Período Previsto
Fenomenologia e Hermenêutica 60h/a Prof. Dr. Luiz Rohden FACC-MT Janeiro 2019
Teorias do Sujeito 60h/a Prof. Dr. Castor Ruiz FACC-MT Janeiro 2019
Discurso da Ciência 60h/a Prof. Dr. Sofia Stein UNISINOS Julho 2019
Filosofia e Sociedade 60h/a Prof. Dr. Alfredo Culleton UNISINOS Julho 2020
Seminário de Tese 60h/a Prof. Dr. Inácio Helfer FACC-MT Janeiro 2020
6.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Atividade Tópicos Especiais: cada aluno permanecerá por quatro meses, ao longo de toda a sua formação, na UNISINOS, para pesquisa e acompanhamento de atividades docentes do Programa. Nesse período, participará de eventos promovidos pelo Programa, dos Grupos de Pesquisa, atuará em práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas no Programa, em especial aquelas realizadas por seu orientador e aquelas destinadas à execução da proposta da Tese, com avaliação específica. Na disciplina de Tópicos Especiais, o aluno terá avaliado o seu desempenho na atividade, além do relatório a ser apresentado, cujo conteúdo deverá trazer informações suficientes que demonstrem o seu acompanhamento e participação das atividades, bem como análise crítica dos temas tratados na disciplina, com referencial bibliográfico específico, sendo a nota atribuída pelo professor orientador do mestrando. Essa atividade, portanto, tendo caráter formativo específico, voltado à construção do trabalho de dissertação, será desenvolvida no próprio contexto das pesquisas realizadas para tal fim, por isso, a responsabilidade de sua condução ficará a cargo do professor orientador do doutorando, com o intuito de aproveitar-se melhor o tempo, bem como reforçar o conhecimento específico. Com isso, ter-se-á, para além da atividade de orientação específica da tese, a condução de atividades de formação, ensino e pesquisa que contribuam com o desenvolvimento do aluno vinculado à sua atividade de pesquisa, não se confundindo com a orientação propriamente dita. Os períodos do estágio obrigatório junto à IES Promotora ocorrerão nos meses de janeiro e julho de cada ano, podendo ser ajustados outros meses em comum acordo entre as Coordenações das IES envolvidas no DINTER. Assim, além dos Tópicos Especiais significarem um espaço de flexibilização da arquitetura curricular do Dinter, voltado a fornecer maiores e melhores conhecimentos específicos ao aluno, configura-se prática valorizada na relação ensino-aprendizagem, posto que conforma uma maleabilidade ao currículo, sem desfocar a sua especificidade. Por esse mesmo motivo, a valoração – atribuição de nota – será feita pelo professor orientador do aluno, a partir do relatório de atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Os alunos da turma do DINTER UNISINOS/FACC poderão frequentar as disciplinas ofertadas pelo PPGFilosofia na UNISINOS.
6.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres
A FACCMT está assumindo o compromisso de realizar o DINTER, preferencialmente para os seus docentes, a fim de qualificá-los profissionalmente o que implicará positivamente na melhor formação acadêmica dos discentes de diferentes cursos que atendem disciplinas de Filosofia e áreas afins. Vários dos candidatos da FACCMT atuam como professores, porém, apenas alguns possuem o nível de especialização e mestrado em filosofia e por isso o propósito do DINTER focado especialmente neste grupo de professores. Alguns docentes da FACCMT atuam também em outras IES na região o que significa que o DINTER beneficiará não só a instituição promotora, mas também outras instituições da região. Ao abrir a possibilidade de também profissionais de outras IES se candidatarem às vagas oferecidas afasta os riscos de endogenia no processo seletivo, bem como aqueles relativos à limitação dos efeitos do DINTER unicamente aos interesses internos da Instituição Receptora. Os critérios de seleção, por sua vez, assegurarão o primado da qualidade acadêmica dos candidatos, bem como a pertinência e relevância, científica e social, dos seus interesses de investigação, considerando as Linhas de Pesquisa do Programa Promotor.
6.5. Sobre uso de tecnologia de Educação à Distância. Serão utilizados tecnologias digitais para orientação de alunos e oferta eventual de disciplina para candidatos interessados de acordo com orientação do professor orientador e do coordenador do projeto. Elas serão utilizadas para videoconferência como modo de participar das inúmeras atividades acadêmicas que o Programa oferece regularmente ao longo do ano como atividade complementar, atividade dos Grupos de Pesquisa ou convidados especiais. Também se prevê a utilização de ferramentas como a plataforma Moodle e Skype para eventuais encontros de orientação, a realização de bancas de qualificação do projeto de TESE e a própria banca de defesa da Tese.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Instituição possui 15 salas de aula, em funcionamento, com capacidade média para 40 alunos salas maiores e 15 alunos adaptado ao método PBL (todas climatizadas, bem iluminadas e com quadro branco) – Área total: 1.480,94 m². A Instituição está ampliando seu espaço físico com a construção de mais um bloco com dois pisos, contendo 12 salas de aula, sendo quatro salas no térreo e oito no primeiro piso (construção em andamento – área das novas salas = 760,83 m²).
A Faculdade Católica e Mato Grosso - FACC-MT possui atualmente um laboratório de informática com dez computadores disponível.
O acervo da Biblioteca FACC – MT oferece hoje, 17.049 títulos num total de 26.661 exemplares físicos e mais 8.321 de mil títulos em e-book disponíveis na BV - Biblioteca Virtual Pearson, dispõem de títulos livros em diversas áreas do conhecimento.
A Biblioteca oferece condições de acesso para portadores de necessidades especiais físicas e visuais, através da acessibilidade e de acordo com as exigências legais. Possui elevador na lateral da entrada.
Possui instalações elétricas planejadas para os equipamentos de informática; espaços e mobiliários adequados para estudos individuais e salas para leituras em grupo.
Abrangendo uma área de aproximadamente 244m², a Biblioteca passou a dispor de 2 (duas) salas de estudo em grupo, amplo salão de estudos, área do acervo, setor de processamento técnico, setor de referência, balcão de atendimento, terminais de pesquisas, guarda-volumes e acesso à rede wireless. Os acervos e serviços são destinados a dar suporte de informação para todas as atividades acadêmicas e administrativas da Instituição, aberta, também, à comunidade em geral. Dispõem de um acervo físico que oferece 17.049 títulos e 26.661 exemplares, conta também com duas bibliotecas eletrônicas a Biblioteca Digital Saraiva – BDS e a BV – Biblioteca virtual Pearson, considerando que são plataformas de bases de dados que mantém atualizado com as últimas edições dentro do mercado editorial. Acervo em diversas áreas do conhecimento.
Conta com acervo bibliográfico híbrido, ou seja, parte física e parte virtual, em diversas áreas do conhecimento, constituído por livros físicos, livros digitais, periódicos científicos, normas técnicas, Dissertações, teses, síntese teológica e multimeios.
Desde novembro de 2019, a Biblioteca FACC – MT implantou o Sistema Sophia, migração total gerenciada pela Plataforma Prima, concluindo este processo em janeiro de 2020, o catalogo online Sophia, dispõe de itens fiscos (livros), periódico científico online e livro Digital (Pearson). Dessa forma, os discentes, docentes e podem realizar consultar e realizar empréstimos, devoluções e renovações através do referido Sistema.
A Biblioteca física da Faculdade funciona das 7h às 12h e das 13h às 22h. Quanto a Biblioteca eletrônica/virtual – BV e BDS – Biblioteca Digital Saraiva fica disponível por 24 horas, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).
Os serviços oferecidos pela biblioteca são: empréstimo de chaves de guarda-volumes, orientação e auxilio a pesquisa, empréstimo domiciliar, reservas e renovações do acervo, levantamento bibliográfico, serviço de tratamento técnico do acervo, elaboração de normas internas e regulamento, fichas catalográficas, orientação as normas das NBRs, visita monitorada e instruções bibliográficas.
A Biblioteca disponibiliza a comunidade Geral: Pesquisa online do acervo, ou seja, base de dados referencial e Orientação e Auxilio as Pesquisas. A comunidade acadêmica (Alunos, professores, funcionários) conta com serviços de reserva e renovação de empréstimos online além de um serviço personalizado de DSI (Disseminação Seletiva da Informação) que informa via e-mail sobre novos títulos adquiridos pela biblioteca.
A Base de dados do acervo inclui livros físicos, e-books e periódicos científicos, permite consultar por qualquer palavra-chave, para isso dispõem de um setor para o serviço de processamento técnico dos materiais bibliográficos. O acervo é tratado tecnicamente pela profissional Bibliotecária responsável, de modo a facilitar o seu acesso e pô-lo à disposição principalmente ao serviço de recuperação da informação em banco de dados., onde são oferecidos os serviços empréstimo informatizado, reservas e renovações online.
São disponibilizados 10 computadores conectados à internet para uso dos acadêmicos. Além disso, os usuários podem se cadastrar para utilizar a rede de internet institucional, via wireless, por tempo pré-estabelecido podendo ser prorrogáveis ou utilizando vouchers para acesso temporário disponíveis com atendente da recepção.
A Instituição disponibiliza uma sala para o uso coletivo de todos os professores em horário noturno, uma sala com 04 divisórias para uso individual e/ou atendimento aos alunos, 04 salas individuais disponibilizadas em período integral para uso alternado dos professores em regime de 40h. Vale ressaltar que a Instituição está com uma construção em andamento com a previsão de término nos próximos meses e assim disponibilizará mais 07 gabinetes individuais para os professores em regime integral, totalizando assim 17 espaços específicos para professores. Além disso possui uma ampla biblioteca com espaços para estudos individuais e em grupo.
A coordenação de curso conta com sala individual de trabalho e atendimento, com mesa, cadeiras, armário, computador com acesso à internet, ao sistema de gestão acadêmica - Gennera - onde é possível verificar todos os dados inseridos pelos professores, se houve cumprimento dos prazos previstos em calendário, além dos conteúdos da ementa da disciplina. O coordenador pode ainda acompanhar o desempenho dos acadêmicos, um recurso fundamental para a tomada de decisões que venham impactar na melhoria do curso. Para atendimento às demandas administrativas o coordenador do curso conta com o apoio da secretaria acadêmica, assessores pedagógicos e ainda com o acompanhamento dos diretores da Instituição.
A sala disponível para os docentes é coletiva, iluminada e os professores dispõem de uma mesa ampla para reuniões com cadeiras, escaninhos individuais para a guarda de material, rede sem fio, bebedouro, serviço de copa e banheiros masculino e feminino. Existe também uma sala anexa para estudos e/ou orientação individual de alunos com 06 divisórias.
Cronograma de Atividades:
Atividades Período Local
Submissão do Projeto às instâncias da Universidade Outubro/2018 UNISINOS
Submissão do projeto à CAPES Outubro/2018 UNISINOS
Inscrições Out/Novembro 2018 UNISINOS
Processo Seletivo Novembro/2018 UNISINOS/FACC
Divulgação dos resultados Dezembro/2018 UNISINOS/FACC
Matrículas Dezembro/2018 FACC
Início das aulas Janeiro/2019 FACC
Definição dos orientadores Janeiro/2019 UNISINOS
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira Setembro/2020 UNISINOS
Realização do Exame de Qualificação Julho/2021 UNISINOS
Finalização da Tese e defesa prevista Fevereiro/2023 UNISINOS
Instituição Promotora
Instituição de Ensino:
42007011 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)
Logradouro:
AVENIDA UNISINOS, 950
Município-UF:
São Leopoldo -
RS
Telefone(s):
(51) 3591-1122 (51) 35908305 (51) 35908201 (51) 35908899 (51) 35908281 (51) 35908289 (51) 35908289 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908148 (51) 35908162 (51) 35908766 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908474 (51) 35908186 (51) 35908122 (51) 35904447 (51) 35908467 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35901122 (51) 35908447 (51) 35908131 (51) 35902105 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35901122 (51) 35908474 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908161 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35908486 (51) 35911122 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35908476 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908122 (51) 35908486 (51) 35908450 (51) 35911175 (51) 35908766 (35) 908174 (51) 35908781 (51) 35911122 (51) 35908131 (51) 35908161 (51) 35908447 (51) 35911122 (35) 908281 (51) 35911122 (51) 35908477 (51) 35908162 (51) 35911122 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908186 (35) 911122 (51) 35908411 (51) 35908148 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35908186 (35) 908752 (51) 35908215 (51) 35908122 (51) 35911274 (51) 35908161 (51) 35911122 (51) 35911274 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908162 (51) 35908476 (55) 513591122 (51) 35911122 (51) 3591-1122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35908485 (51) 35911122 (51) 35911175 (51) 35908162 (51) 35908186 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908117 (51) 35911112 (51) 35911122 (51) 35911122 (051) 35908287
E-mail Institucional do Programa:
proreitoracademico@unisinos.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE CATÓLICA DE MATO GROSSO
Coordenador:
EDSON SESTARI
Complemento:
(Cohab D Bosco)
Município-UF:
Várzea Grande -
MT
Telefone(s):
(51) 3591-1122 (51) 35908305 (51) 35908201 (51) 35908899 (51) 35908281 (51) 35908289 (51) 35908289 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908148 (51) 35908162 (51) 35908766 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908474 (51) 35908186 (51) 35908122 (51) 35904447 (51) 35908467 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35901122 (51) 35908447 (51) 35908131 (51) 35902105 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35901122 (51) 35908474 (51) 35911160 (51) 35911122 (51) 35908161 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35908486 (51) 35911122 (51) 35908450 (51) 35911122 (51) 35908476 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908122 (51) 35908486 (51) 35908450 (51) 35911175 (51) 35908766 (35) 908174 (51) 35908781 (51) 35911122 (51) 35908131 (51) 35908161 (51) 35908447 (51) 35911122 (35) 908281 (51) 35911122 (51) 35908477 (51) 35908162 (51) 35911122 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908186 (35) 911122 (51) 35908411 (51) 35908148 (51) 35908186 (51) 35911122 (51) 35908186 (51) 35908186 (35) 908752 (51) 35908215 (51) 35908122 (51) 35911274 (51) 35908161 (51) 35911122 (51) 35911274 (51) 35908174 (51) 35911122 (51) 35908162 (51) 35908476 (55) 513591122 (51) 35911122 (51) 3591-1122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35904447 (51) 35908485 (51) 35911122 (51) 35911175 (51) 35908162 (51) 35908186 (51) 35908467 (51) 35902105 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911100 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35911122 (51) 35908117 (51) 35911112 (51) 35911122 (51) 35911122 (051) 35908287
E-mail Institucional do Programa:
secretaria.geral@faccmp.edu.br
Documentos