Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
Número da Proposta:
46/2021
Período de Vigência:
01/07/2021
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
21
Data de Fim Previsto:
31/07/2023
Local de Execução do Projeto:
Porto Alegre - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO MINTER EM ARTES VISUAIS UFRGS-UFAM
1 – PLANO ACADÊMICO DO PROJETO
1.1 – Objetivo específico
Formação de até 15 mestres em Artes Visuais, nas habilitações em História, Teoria e Crítica e em Poéticas Visuais em um período de 24 meses consecutivos (até o segundo semestre de 2021), obedecendo o Regimento do PPGAV e as normas da UFRGS, UFAM e CAPES, garantindo o mesmo padrão de qualidade do Mestrado em Artes Visuais do PPGAV/UFRGS.
1.2 – Objetivos gerais
1 – O objetivo primeiro do curso de Mestrado em Artes Visuais, modalidade Mestrado Interinstitucional – Minter, é bidirecional: contribuir na qualificação dos recursos humanos da UFAM e região ao mesmo tempo que aproximando o PPGAV/UFRGS da reflexão artística na Região Amazônica.
2 – Proporcionar o conhecimento profundo e especializado em História, Teoria e Crítica da Arte ou em Poéticas Visuais, através da qualificação de pessoal para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Artes.
3 – Propiciar o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa nas instituições envolvidas, o exercício de parcerias acadêmicas nacionais e o aprimoramento da infraestrutura para a pesquisa na área de Artes Visuais.
4 – Melhorar a qualidade dos cursos de Graduação ofertados na região, além de contribuir para a futura constituição de um Curso de Pós-Graduação.
5 – Facilitar o estabelecimento de parcerias na área de Artes entre a UFRGS e a UFAM.
2 – SELEÇÃO
Serão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado, a ser ofertado na modalidade Mestrado Interinstitucional – Minter, em convênio acordado entre a UFRGS e a UFAM. A seleção será anunciada em Edital do PPGAV/UFRGS e terá sua primeira etapa, Seleção Prévia, realizada pela FAARTES/UFAM, que indicará os candidatos aptos à Segunda Etapa ao PPGAV/UFRGS, para prosseguimento do processo seletivo.
A segunda fase da seleção será a Avaliação de Currículos e Projetos, a documentão integrada por currículos, projetos de pesquisa e dossiês ou portfólios dos candidatos, feita pelos professores do PPGAV das mesmas áreas de concentração escolhidas pelos candidatos.
As inscrições serão recebidas na Secretaria do PPGAV/UFRGS, em seu endereço em Porto Alegre, com a documentação entregue presencialmente, pelo Correio (em postagem registrada) ou por courrier.
O Minter entre PPGAV/UFRGS e a UFAM é destinado prioritariamente a professores do quadro efetivo da UFAM, mas não exclusivamente. Serão oferecidas até 15 vagas, podendo uma parcela ser ocupada por pesquisadores oriundos da comunidade externa local, ao critério exclusivo da FAARTES/UFAM. Os candidatos devem ser graduados na área de artes visuais (bacharelado ou licenciatura), história da arte ou áreas afins.
2.1 – Etapas
A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes etapas, todas eliminatórias:
1. Seleção Prévia pela UFAM, em Manaus;
2. Avaliação de Currículos e Projetos, em Porto Alegre, com exame de Currículo, Carta de motivação, Projeto de Pesquisa e Dossiê de produção escrita ou Portfólio de produção artística, em Porto Alegre;
3. Arguição oral sobre o projeto apresentado, em Porto Alegre, por videoconferência.
2.2 – Primeira Etapa: Seleção pela FAARTES/UFAM
Para inscrição e seletivo os candidatos devem seguir os procedimentos exarados pela FAARTES/UFAM para posterior encaminhamento para o PPGAV/UFRGS.
2.3 – Documentos para o Processo Seletivo ao PPGAV/UFRGS
Para inscrição no processo seletivo os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:
a) formulário de inscrição devidamente preenchido;
b) cópias dos diplomas de conclusão de Graduação e Mestrado;
c) cópias do Histórico Escolar dos Cursos de Graduação e de Mestrado;
d) cópias do RG, CPF e Título de Eleitor e comprovante de endereço;
e) comprovante de cumprimento das obrigações militares e eleitorais.
f) curriculum vitae (impresso e na Plataforma Lattes) e cópia dos comprovantes;
g) carta de motivação (uma página com até 3.000 caracteres incluindo espaços);
h) projeto de pesquisa (livremente adaptado da ABNT NBR 15287 – Projeto de Pesquisa);
i) portfólio referente à produção artística visual ou dossiê de produção escrita.
No caso de candidato estrangeiro, devem ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica.
As especificações quanto a projeto, portfólio e dossiê serão detalhadas em Edital de Processo Seletivo específico.
2.4 – Segunda Etapa: Avaliação de Currículos e Projetos
Etapa eliminatória, realizada após encaminhamento pela UFAM, com atenção aos critérios de Seleção do PPGAV.
Critérios de avaliação para projeto de pesquisa e portfólio ou dossiê:
– adequação da pesquisa à área de concentração e à linha de pesquisa;
– relevância e consistência da pesquisa proposta;
– relevância e consistência da produção artística e/ou teórica do candidato;
– experiência anterior em atividades de pesquisa e/ou ensino e/ou atividades vinculadas à área de artes visuais;
– adequação do projeto ao tempo de realização do curso (24 meses para o Mestrado; 48 meses para o Doutorado).
2.5 – Terceira Etapa: Arguição
Etapa eliminatória, realizada após aprovação na Segunda Etapa), atendidos os critérios de Seleção do PPGAV.
Critérios de avaliação para a arguição por videoconferência:
– pertinência, consistência e relevância das bases conceituais e das referências do projeto de pesquisa;
– clareza, coerência e objetividade nas respostas;
– condições do candidato para cumprir as normas estabelecidas pelo Regimento do PPGAV/UFRGS e outras normas da pós-graduação brasileira.
3 – ELENCO E DETALHAMENTO DE DISCIPLINAS
3.1 – Disciplinas Obrigatórias (para Mestrado)
Tronco comum (para áreas de concentração em HTC e PV)
Leituras da Obra de Arte I (4 créditos)
Metodologia da Pesquisa (4 créditos)
Exclusiva para área de concentração em HTC
Seminário de Análise e Produção de Textos em Arte (4 créditos)
Exclusiva para área de concentração em PV
Seminário de Articulação Teórico-Prática (4 créditos)
3.2 – Disciplinas Eletivas (para Mestrado)
Ações Públicas: Arte e Contexto (4 créditos)
Exposição e Curadoria de Arte Contemporânea (4 créditos)
Correntes contemporâneas da história da arte e da estética (4 créditos)
Documentos de Trabalho (3 créditos)
Historiografia da Arte (4 créditos)
Interfaces: produção e reflexão (4 créditos)
Laboratório de Pesquisa em Processos Reprodutivos (2 créditos)
Leituras da Obra Arte II (4 créditos)
Relações sistêmicas da arte (4 créditos)
Seminário de Arte e Fotografia (4 créditos)
Seminário de Crítica de Arte (4 créditos)
Seminário de Iconografia e Iconologia (4 créditos)
Territorialidade na Arte Contemporânea (2 créditos)
3.3 – Tópicos Especiais (para Mestrado)
Tópico Especial I (1 crédito)
Tópico Especial II (2 créditos)
Tópico Especial III (3 créditos)
Tópico Especial IV (4 créditos)
3.4 – Disciplinas sem previsão de oferecimento
Arte e Filosofia (4 créditos)
Arte e Psicanálise (2 créditos)
Arte e Sistema (4 créditos)
Espaços e Formas de Apresentação e Concepção da Arte (2 créditos)
Laboratório de Criação de Textos (4 créditos)
Modernidade nas Artes Visuais (4 créditos)
Processos Híbridos na Arte Contemporânea (2 créditos)
Textos de Artistas e a Palavra na Arte Contemporânea (4 créditos)
3.5 – Fluxo de trabalho e aulas
A regulação de aulas, atividades, avaliações, atribuições de conceitos e outros quesitos é o previsto pelas normas da UFRGS (especialmente pela Câmara de Pós-Graduação) e do PPGAV. Todas as disciplinas são dialógicas e serão oferecidas em aulas presenciais em Manaus. Para algumas será possível o uso de videoconferência, sala de aula virtual, Moodle etc., conforme estabelecido por cada professor.
Cada professor estabelecerá seu cronograma e proposta didática, com aulas compactadas diariamente por uma a quatro semanas, ou seja, de no mínimo 05 (cinco) a 20 (vinte) dias úteis (podendo haver, em casos excepcionais, ocupações maiores de tempo, ouvidas as instituições), em manhãs e/ou tardes e/ou noites, a critério de cada professor ou disciplina.
Os professores estão comprometidos em achar meios para ampliar o uso de ambientes virtuais.
As Disciplinas Eletivas com não previsão de oferecimento para os próximos dois anos aguardam novos titulares ou atualizações de súmula ou de título ou substituições na lista de ofertas. O plano de disciplinas está em processo de adaptações a novas necessidades das linhas de pesquisa.
Os Tópicos Especiais contemplam especialidades das pesquisas dos professores do PPGAV e estudos dirigidos ou de ocasião. Todos são eletivos. Poderá ser oferecido Tópico Especial concebido para atender as necessidades específicas do Minter ou a articulação Norte-Sul entre pesquisas.
O Exame de Qualificação ao Mestrado deve ser realizado até o 12º mês do curso (prorrogáveis apenas nos casos previstos em Regimento), sendo exigido o cumprimento de 12 créditos. A banca será formada por dois professores do PPGAV/UFRGS (com a possibilidade de mais um convidado pela UFAM).
A Defesa de Dissertação de Mestrado deve ser realizada até o 24º mês de curso (prorrogáveis apenas nos casos previstos em Regimento), sendo exigido o cumprimento de 24 créditos. A banca será formada por dois professores do PPGAV e um externo ao Programa, podendo ser professor da UFAM (com a possibilidade de mais um convidado).
Existe a possibilidade de atribuição de até 3 créditos pela produção artística, publicações acadêmicas e de até 3 créditos para estágio de docência. Há, também, a possibilidade de validação para o Doutorado de até 16 créditos cursados em Mestrado até 10 anos retroativos (conforme Art. 50 do regimento do PPGAV). É exigida a comprovação de proficiência em língua(s) estrangeira(s) no primeiro ano do curso.
3.6 – Súmulas das disciplinas obrigatórias
Leituras da Obra de Arte I. Disciplina obrigatória para todos os alunos (HTC e PV). A disciplina introduz várias possibilidades de abordagens da arte; discute as relações entre os aspectos teóricos das leituras da arte e a própria criação; levanta problemas diante dos diversos tipos de leituras existentes e leva a formular modos próprios de leituras da arte. Desenvolve os estudos em especial a partir das profundas transformações culturais vividas na história recente, em meio a revisões temporais e espaciais que a arte manifesta hoje, em especial em relação a assuntos da memória. Ministrada por Mônica Zielinsky ou Eduardo Veras.
Metodologia da Pesquisa. Disciplina obrigatória para todos os alunos (HTC e PV). Definição e especificidades da pesquisa acadêmica em artes (em investigações históricas, em reflexões teóricas ou em experimentações poéticas), considerando a fundamentação instrumental das atividades a partir da metodologia de trabalho e aspectos conceituais. Ministrada por Paulo Silveira.
Seminário de Análise e Produção de Textos em Arte. Disciplina obrigatória para todos os alunos de HTC. No modelo de seminário, a disciplina objetiva a análise de textos significativos nas áreas de História, Teoria e Crítica de arte, promovendo debates sobre aspectos relevantes das leituras realizadas. Simultaneamente, serão elaborados textos sobre obras, artistas, momentos históricos, movimentos e tendências da arte, bem como sobre conceitos e teorias. Tais textos serão confrontados aos dos autores analisados. Ministrada por Paula Ramos, Eduardo Veras, Mônica Zielinsky ou Ana Maria Albani de Carvalho.
Seminário de Articulação Teórico-Prático. Disciplina obrigatória para todos os alunos de PV. A disciplina constitui-se em laboratório de estudos e de trabalho tendo como foco o aprofundamento das questões artísticas implícitas nos projetos de pesquisa. Trabalha bases teóricas visando consolidar a construção de método de articulação entre prática artística e reflexão teórica. Ministrada por Sandra Rey ou Marilice Corona.
3.7 – Súmulas das disciplinas eletivas
Ações Públicas: Arte e Contexto. Trata de ações públicas propostas por artistas a partir dos anos 60 e 70 do século XX, buscando levantar as relações entre práticas artísticas e a temporalidade, imaterialidade bem como outros formatos e contextos de ação e de apresentação da arte. Partiremos de um retrospecto histórico continuado por estudos de caso de artistas e obras que envolvam ações em espaços públicos, problematizando as questões decorrentes destas práticas e seus posicionamentos no campo da arte. Ministrada por Maria Ivone dos Santos.
Arte e Filosofia. Não oferecida no momento.
Arte e Psicanálise. Não oferecida no momento.
Arte e Sistema. Não oferecida no momento.
Exposição e Curadoria de Arte Contemporânea. Estudo da exposição no âmbito das artes visuais enquanto fenômeno cultural complexo, considerada em sua dimensão política e estética. A abordagem enfatiza as relações entre a obra de arte, os espaços expositivos e o trabalho da curadoria, analisando as redes de relações entre os diversos agentes (artistas, curadores, designers, museógrafos, entre outros), as instituições e o mercado, a partir dos regimes de visibilidade operantes na atual configuração do campo artístico. Ministrada por Ana Maria Albani de Carvalho.
Documentos de Trabalho. Estudo dos elementos materiais e imateriais que assumem parte significante no processo de formalização de uma produção em arte e da constituição dos modos de operar do artista. O estudo dos Documentos de trabalho como parte do processo de trabalho que se situa no limiar da concepção da obra propriamente dita, como anotações, fotografias pessoais, objetos ou imagens apropriadas que povoam ou circundam o espaço e o imaginário do artista, e que são passíveis de auxiliar na proposição de conceitos operatórios na leitura de uma produção em artes visuais. Ministrada por Flávio Gonçalves.
Espaços e Formas de Apresentação e Concepção da Arte. Não oferecida no momento.
Historiografia da Arte. Aborda aspectos da produção historiográfica de arte de forma abrangente ou específica a um determinado período de sua história, proporcionando uma visão aprofundada das principais questões em debate. Ministrada por Jose Augusto Costa Avancini.
Laboratório de Criação de Textos. Não oferecida no momento.
Laboratório de Pesquisa em Processos Reprodutivos. Estudo sobre processos reprodutivos na contemporaneidade e sua experimentação dentro de cada proposta artística pessoal. Abordagem das especificidades dos procedimentos tradicionais, incorporação de recursos decorrentes de novas tecnologias e estudo sobre as mudanças conceituais resultante destas interações. Investigação sobre os processos indiretos e passíveis de reprodução. Ministrada por Maristela Salvatori.
Leituras da Obra Arte II. Essa disciplina, voltada prioritariamente aos alunos de doutorado, prevê o aprofundamento de leituras de obras e sua associação com conceitos e metodologias de análise. Serão abordados os processos poiéticos de elaboração e a poética das obras, vinculando-os aos cruzamentos históricos, sociais e filosóficos que constituem a arte contemporânea. Ministrada por Icléia Cattani.
Modernidade nas Artes Visuais. Não oferecida no momento.
Processos Híbridos na Arte Contemporânea. Não oferecida no momento.
Seminário de Arte e Fotografia. Estudo de tópicos da história e teoria da fotografia, desde o seu surgimento, em pleno advento da modernidade, até a contemporaneidade, considerando o seu impacto nas histórias da cultura e das artes visuais. Ministrada por Alexandre Ricardo dos Santos.
Seminário de Crítica de Arte. Não oferecida no momento.
Seminário de Iconografia e Iconologia. Tem como roteiro: estudo conceitual: ícone, iconografia, iconologia, signo, símbolo e alegoria; estudos históricos: tradições formativas e roteiros interpretativos; e palestras, apresentações e seminários. Ministrada por Francisco Marshall.
Territorialidade na Arte Contemporânea. Desenvolvimento de reflexões acerca de questões relativas às territorialidades na arte contemporânea, através da abordagem de propostas artísticas, com ênfase na produção de web arte. O tema será abordado em dois níveis; no primeiro, se encontra o aprofundamento de problemáticas e paradigmas conceituais, de diferentes áreas, que se aproximem das reflexões artísticas em suas manifestações contemporâneas. No segundo nível está a análise das formas como estas questões conceituais se realizam na produção dos artistas, investigando como se estabelecem seus repertórios formais e suas estratégias de atuação. Serão abordadas obras que evidenciam ligações com determinados territórios e formas de demarcação de diferenças frente aos processos homogeneizadores da cultura globalizada. Ministrada por Maria Amélia Bilhões Garcia.
Textos de Artistas e a Palavra na Arte Contemporânea. Não oferecida no momento.
Relações sistêmicas da arte. Discute a lógica de produção, circulação, legitimação e consumo da arte contemporânea para além das suas estruturas hegemônicas de funcionamento, buscando estabelecer conexões intrínsecas ao próprio sistema da arte. Aborda, para tanto, da formação do artista à institucionalização, os agenciamentos e meios de difusão da produção artística a partir de outras áreas do conhecimento que não as específicas das artes visuais, buscando ampliar o entendimento sobre as novas relações de poder face a um campo artístico cada vez mais heterônomo e em constante transformação. Ministrada por Maria Amélia Bulhões Garcia.
Correntes contemporâneas da história da arte e da estética. Realiza uma abordagem em perspectiva historiográfica das mais importantes correntes da História da Arte e da Estética, pensadas como fundamentais no entendimento das concepções da arte contemporânea. A partir deste panorama são enfocados os debates que atualmente se desenvolvem na área, com ênfase nos principais autores e nas teorias que problematizam as disciplinas. Ministrada por Daniela Kern.
Interfaces: produção e reflexão. Seminário que tem como finalidade o aprofundamento do estudo das relações entre a produção pessoal dos doutorandos, as noções intrínsecas a essa produção e o contexto mais amplo da arte contemporânea com o objetivo da realização de uma tese em Poéticas Visuais. Será feito um percurso no campo da arte, na sua concepção mais ampla, que possibilite compreender e verificar a emergência e a abordagem de conceitos operacionais próprios às produções artísticas num processo de pesquisa. Ministrada por Helio Fervenza.
3.8 – Tópicos Especiais (eletivos)
Os Tópicos Especiais serão estabelecidos oportunamente, a partir da oferta dos 13 professores confirmados para deslocamento e orientação. Podem ocupar 15, 30, 45 ou 60 horas-aula. Possuem temas especializados, geralmente contando com a participação de alunos de HTC e de PV simultaneamente, mestrandos e doutorandos. Os Tópicos Especiais oferecidos para o Minter serão frequentados apenas por mestrandos, mas como ouvintes poderão participar, também, alunos regularmente em outros cursos de pós-graduação.
Tópico Especial I. Temas específicos desenvolvidos em 15 horas-aula com professores do PPGAV, convidados ou visitantes. Alguns temas apresentados (entre 2012 e 2018):
- A imagem e o múltiplo: percursos e práticas diversas;
- Arte e produção de sentidos;
- Entrevistas com artistas;
- Espaço e movimento: do espaço de posições ao espaço de relações;
- Laboratório de audiovisual;
- O homem, o animal: máquinas de linguagem e memória;
- O punctum como método;
- Picasso poeta, primitivismo e pós-colonialismo;
- Pintura, camadas, múltiplos e repetições;
- Possibilidades do corpo na arte contemporânea;
-O espaço da prática.
Tópico Especial II. Temas específicos desenvolvidos em 30 horas-aula com professores do PPGAV, convidados ou visitantes. Alguns temas apresentados (entre 2012 e 2018):
- A fotografia como instrumento estético e filosófico;
- A fotografia e suas reverberações com outras linguagens;
- A imagem no campo da ficção;
- Arte contemporânea: tecnologia e mídias digitais;
- Arte y ciudad. Estrategias de imagem y tácticas artisticas em la (de) construcción del espacio público;
- Conceitos, materiais, poiéticas na arte contemporânea;
- Curadoria e projeto de exposição em artes visuais;
- Espaço e movimento: objeto coreográfico como operador interdisciplinar entre arte/arquitetura;
- Espaços e formas de apresentação e concepção da arte;
- Estúdio audiovisual: entre fotogramas e videoarte;
- Laboratório prático-textual: convergências e diálogos;
- Laboratório prático-textual: convergências e diálogos;
- O audiovisual como material na arte atual;
- O objeto coreográfico e suas relações entre corpo, cena e cidade;
- O público, o privado e o íntimo na arte contemporânea;
- Posicionamentos e deslocamentos enquanto prática tridimensional;
- Processos artísticos, questões ambientais e societais;
- Seminário de Pesquisa Aby Warburg;
- Seminário de processos artísticos e suas conexões.
Tópico Especial III. Temas específicos desenvolvidos em 45 horas-aula com professores do PPGAV, convidados ou visitantes. Alguns temas apresentados (entre 2012 e 2018):
- A estética de Homero a Plotino: narrativa, visualidade e verdade;
- A Fotografia entre simulacro e mimese;
- A ilha de Morus revisitada: utopia, arte e psicanálise;
- Ações públicas: arte e contexto;
- Agulhas para desativar bombas: utopias artísticas e políticas da imagem;
- As lágrimas de Eros: utopia, arte e psicanálise;
- As utopias sociais e artísticas: percursos no princípio da esperança de Ernst Bloch;
- Entrevistas com artistas: usos, especificidades, métodos;
- Estética e discurso da publicação em artes;
- Fotografia sem prefixo: usos artísticos da imagem técnica entre a prata e o pixel;
- Globalização, arte contemporânea e velhas tecnologias;
- História e teoria da arte como experiência;
- Lições da escuridão: curta história do vazio e da ausência da arte;
- Pesquisa, institucionalidades e articulações estético-políticas;
- Pintura contemporânea: poiéticas e poéticas;
- Posicionamentos e deslocamentos enquanto prática tridimensional;
- Seminário: a fotografia e suas reverberações com outras linguagens;
- Utopia, arte e psicanálise.
Tópico Especial IV. Temas específicos desenvolvidos em 60 horas-aula com professores do PPGAV, convidados ou visitantes. Alguns temas apresentados (entre 2012 e 2018):
- Arte e escrita: o livro como protagonista do projeto artístico;
- Arte e política: a crítica institucional como ferramenta analítica e metodológica;
- Arte, imagem e política: modos de ver, narrar e exibir;
- Estética, ciência e tecnologia na arte dos novos meios;
- Mulheres na arte moderna e contemporânea: história, teoria e crítica;
- Neurostética: a fisiologia da experiência na arte;
- Práticas tridimensionais: conceitos e meios;
- Processos participativos em arte: a conversa infinita;
- Teorias da arte moderna e contemporânea.
3.9 – Cronograma mínimo de deslocamentos
Está previsto o deslocamento de Porto Alegre a Manaus de 20 professores da UFRGS para ministrar disciplinas. Os outros professores do Programa, mesmo sem possibilidade de trânsito, estarão à disposição na sede.
DISCIPLINAS E PREVISÃO DE TRÂNSITO EM 2019/2, 2020/1, 2020/2 E 2021/1
- Obrigatórias do tronco comum: 2 professores em 2019/2
- Obrigatória HTC: 1 prof. em 2021/1
- Obrigatória PV: 1 prof. em 2021/1
- Eletivas e tópicos especiais: 1 prof. em 2019/2; 2 profs. em 2020/1; 3 profs. em 2020/2; 3 profs. em 2021/1
Total de professores em deslocamento por semestre:
2019/2: 3 profs.
2020/1: 4 profs.
2020/2: 3 profs.
2021/1: 3 profs.
Os alunos poderão cursar disciplinas eletivas ofertadas pelo PPGAV na sede em Porto Alegre ou frequentar outras atividades promovidas pelo Programa durante seu estágio opcional ou em missões de estudo.
As defesas exigirão um número maior de missões, concentradas entre o final de 2021/1 e o início de 2021/2, ou a vinda de docentes a Porto Alegre, em fluxo a ser determinado oportunamente.
3.9.1 – Exemplo de desenvolvimento de atividade
Oferecemos, aqui, um exemplo de desenvolvimento de atividade. A disciplina Metodologia de Pesquisa a será ministrada pelo coordenador acadêmico do projeto de Minter, o mesmo responsável por ela no PPGAV/UFRGS. Ela é disciplina obrigatória do primeiro semestre e ministrada para alunos de HTC e PV simultaneamente (a totalidade dos alunos inscritos). Suas 60 horas-aula são adequadas para atividades presenciais durante um mês. Entretanto, poderiam ser ministradas 12 aulas presenciais, consecutivas, pela manhã e à tarde (ou à tarde e à noite), totalizando 48 horas-aula (75% do total). As restantes 12 horas-aula (25% do total) seriam realizadas a distância, através da recepção e comentários dos trabalhos finais e aconselhamento, como o uso de da Sala de Aula Virtual e do Moodle da UFRGS, correio eletrônico e, em situações pontuais, videoconferência. O responsável pela disciplina se compromete a executar esse plano de aulas, reduzindo despesas para a UFAM.
3.10 – Planejamento do estágio opcional dos alunos junto ao Programa Promotor
O planejamento de Estágio Opcional, se houver, será decidido caso a caso pelas instituições. Os discentes poderão se deslocar para estágio na UFRGS após a frequência nas disciplinas obrigatórias.
3. 3 – Orientação
O contato entre orientadores e seus orientandos será contínuo, com acompanhamento do envolvimento em pesquisa, cumprimento de créditos e elaboração da dissertação. O pouco envolvimento presencial será compensado por comunicação contínua através de meios virtuais, como a videoconferência e o correio eletrônico. Será feito todo o possível para estimular a ida de professores até a instituição receptora e a eventual vinda de alunos à instituição promotora.
Sobre a regulação da atividade de orientação, segue-se o previsto no Regimento do PPGAV (e outras normas).
Art. 26 – Todo aluno de Mestrado ou Doutorado terá um orientador, escolhido entre os docentes do Programa.
§1º – O orientador escolhido deve manifestar prévia e formalmente a sua concordância.
§2º – De acordo com a natureza do trabalho, pode ser designado um coorientador para o mesmo aluno.
Art. 27 – Compete ao orientador orientar o pós-graduando na organização e execução de seu plano de estudo e pesquisa.
Art. 28 – As orientações serão distribuídas em reunião do Conselho de Pós-Graduação, após o processo seletivo, ouvidas as indicações dos candidatos selecionados e a disponibilidade de professores. O projeto do candidato deve estar em consonância com a linha de pesquisa na qual atuam os professores indicados.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
1. – INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
1.1 – Estrutura de apoio da instituição receptora
A Faculdade de Artes, FAARTES, da Universidade Federal do Amazonas está instalada no Bloco de Artes, Setor Norte da UFAM. Suas instalações estão distribuídas em 02 (dois) pavimentos compostos de: 01 (uma) sala da Direção; 01 (uma) sala da Secretaria Administrativa; 01 (uma) Sala de Reuniões; 02 (duas) Salas de Estudos e Pesquisas; salas de professores com box individualizados para atendimento a alunos; salas de aulas e Laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão, todos em espaço físico com infraestrutura de internet wifi, ambientes climatizados, armários e mesas de trabalho.
Quanto as atividades de Extensão, a FAARTES atua em projetos e em programas, dos quais destacamos o Programa de Extensão Galeria de Artes da UFAM.
A Galeria de Arte da FAARTES tem como objetivos: 1) proporcionar a apreciação da obra em si, a experimentação e a educação do olhar; 2) ser um espaço de exposição e circulação para estudantes de artes visuais, artistas locais, nacionais e internacionais; 3) promover, através de suas exposições e atividades, uma incursão e uma reflexão sobre as narrativas da história da arte e sobre cultura amazônica, brasileira e internacional; 4) fomentar o diálogo sobre arte, cultura e todo o sistema que as legitimam; 5) proporcionar a vivência da arte como extensão da vida e; 6) permitir a formação dos alunos de artes visuais no âmbito da curadoria, da mediação, teoria e crítica de arte, do mercado da arte, da expografia, montagem de exposições, produção cultural, conservação e restauro, através das atividades vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, ações inerentes ao ambiente universitário. A essa maneira pretende que artistas de renome e em ascensão da cidade de Manaus, da região norte, de outros estados e de países latino-americanos circulem pelo espaço que também deve ser ocupado por professores-artistas e alunos do curso de Artes Visuais da UFAM. Esse diálogo, ao transpor limites geográficos, reflete um objetivo maior: permitir que nos reconheçamos e nossa arte em alteridade, ou seja, que nos reconheçamos a partir da interação com o outro, a partir das relações de contraste, de distinção e diferença que nos constitui como indivíduos e que legitimam nossa existência em grupo. E sobre esse “reconhecer-se a partir do outro e de suas representações simbólicas” (indivíduos, artistas, obras, cultura, histórias...) esperamos que as ações voltadas à pesquisa, à extensão e à mediação nesse espaço estejam também sedimentadas, a fim de proporcionar uma formação plena para os graduandos em Artes Visuais.
1.2 – Laboratórios
Dentre os laboratórios da FAARTES, destacamos os laboratórios específicos na área das Artes Visuais:
1. Laboratório/Centro de Memória e Documentação da Cultura na Amazônia, CEDOMCA. Instalado em um belo espaço no 2º andar no Centro de Convivência da UFAM, setor norte do Campus, e ocupando uma área total de aproximadamente 414 m² – onde o contato com a natureza se potencializa pelas amplas aberturas (portas e janelas) todas em vidro.
2. Laboratório de Cerâmica, LABCER: Possui área útil de 72 m2 climatizada. Formo elétrico isolado para queima de peças cerâmicas; bancadas em madeira maciça, torno elétrico para moldagem de peças; armários de aço, pia metálica, ferramentas diversas: estecos, morsa, prensa entre outras; deposito de argila. Mesa de professor, quadro branco.
3. Laboratório de Linguagem Visual, LABVISUAL O laboratório tem a área útil de 48 m2 climatizada, bancadas com 15 computadores desktop e mais duas bancadas para laptop, com projetor multimídia, tela de projeção, sistema de som e mesas digitalizadora, impressora e scanner, mesas de animação tradicional, Sistema wi-fi exclusivo para o laboratório. Software para edição, produção e finalização de imagens estáticas e dinâmicas, câmeras filmadoras HD e câmeras fotográficas digitais.
4. Laboratório de Serigrafia, LABGRAF: Ambiente climatizado com 24 m2 climatizado. Com quadro branco, pia metálica, mesa para serigrafia, mesa gravadora de serigrafia com compartimento para secagem, mesa em madeira; bancos de madeira, armários metálicos, armários de madeira.
5. Laboratório de Pintura, LABPINT: Ambiente climatizado com 72m2, com quadro branco, mesa de professor com cadeira, armários de aço, mapoteca, cavaletes em madeira, mesa em madeira maciça, cadeiras para os estudantes, pia metálica.
6. Laboratório de Práticas Pedagógicas em Artes Visuais, LABPPAV: Ambiente climatizado com 24 m2. Com quadro branco e armários. Espaço destinado as reuniões do Estágio Supervisionado, PIBID/Artes Visuais e Residência Pedagógica em Artes Visuais.
7. Laboratório de Escultura, LABESC. Ambiente climatizado, com área útil de 72 m2.
1. 3 – Outros laboratórios
A FAARTES possui, ainda: Laboratório de Práticas Interpretativas e Performances Musicais, LABPIN; Laboratório e Estúdio de Gravação e Mixagem, LABMIX, utilizado para desenvolver projetos de pesquisa científica na área de paisagens sonoras, remasterização, recuperação de áudio, bem como gravação de áudio (equipado com uma Ilha de Edição, contendo um microcomputador, mesa de som, caixas de som, autofalantes, microfones, teclados eletrônicos, acesso à Internet, ambiente com tratamento acústico e climatizado, armários metálicos e impressoras); Laboratório de Musicologia/Educação Musical, LABEM; Laboratório de educação musical e oficinas pedagógicas, ambiente climatizado com 48m2, equipado com espelhos, armários de metal e de madeira, mesa de professor, estantes de partitura, quadro branco, sistema de som portátil, projetor multimídia, dois conjuntos de instrumental Orff (xilofone baixo, contralto, soprano, clavas, pandeiro com pele, maracas, caixa chinesa, tamborim, bongós, metalofones baixo, contralto e soprano, triângulos, pratos, guizeira e timbale); e Laboratório de Linguagem Sonora, LABSON, com área útil de 48 m2 climatizada, bancadas com 15 computadores desktop e mais duas bancadas para laptop, com projetor multimídia, tela de projeção, sistema de som e mesas digitalizadora, impressora e scanner, sistema wi-fi exclusivo para o laboratório, software para edição, produção e finalização de áudio. Há ainda, 04 quatro salas de estudos coletivos de instrumentos musicais, equipadas com violões, pianos eletrônicos clave nova e conjunto de flautas doces (soprano, contralto, tenor e baixo).
1.4 – Salas da Pós-Graduação
Sala de coordenação do PPG. Ambiente climatizado com 12m2, mesa para coordenador, desktop e impressora, armário de madeira e arquivo de metal.
Sala de professores. Ambiente climatizado com 48m2, divididos em nichos para trabalho e atendimento ao aluno, com mesa, armários de madeira e impressora.
Salas de aula. O programa contará com duas salas exclusivas para as aulas teóricas e também com os laboratórios já descritos para aulas práticas.
1.5 – Sistema de Bibliotecas da UFAM
Bibliografia disponível na biblioteca. Toda a bibliografia básica essencial e básica descrita por disciplina proposta no Programa encontra-se disponível no Sistema de Bibliotecas da UFAM. Cabe ainda dizer que a UFAM se encontra conectada aos Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias aos bancos de dados TESEO, Rediris e os Periódicos Capes.
Números de computadores por Biblioteca Setorial (para usuários):
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 06 computadores
Biblioteca Setorial do Setor Sul – 07
Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 01
Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem – 05
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias – 05
Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 16
Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 04
Bibliotecas ligadas à rede mundial de computadores – SIM
Quantidade de Bases de Dados – 5 Bases no geral. 2 Bases (ABNT e TEDE) e 1 Portal (CAPES) atende a área de humanas.
Quantidade de títulos de periódicos impressos:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 940
Biblioteca Setorial do Setor Sul – 673
Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 18
Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias –194
Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 626
Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 340
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 6
Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 13
Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 07
Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 150
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 11
Quantidade de títulos de livros:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 33.680
Biblioteca Setorial do Setor Sul – 13.459
Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 3.267
Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias –10.728
Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 4.390
Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 6.605
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 2.163
Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 3.014
Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 5.824
Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 2.069
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 2.318
Quantidade de títulos de outros materiais:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 3.302
Biblioteca Setorial do Setor Sul – 2.374
Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 747
Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias – 743
Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 1.504
Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 354
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 69
Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 46
Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 56
Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 87
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 112
1.6 – Indicadores da Estrutura Física da Biblioteca do Setor Norte
Infraestrutura e Quantitativos
Área de Exposição: 0 m2
Área de Leitura Livre: 28,62 m²
Área do Acervo: 384 m²
Área do Usuário: 204,20 m²
Área Múltiplo Uso: 113,88 m²
Área total construída: 405,01 m²
Cabine de Estudo em Grupo: 0
Cabine de Estudo Individual: 90
Cadeira para servidores: 08
Cadeira para usuários: 137
Estantes: 264
Mesa para 4 pessoas: 08
Mesa para 6 pessoas: 03
Mesa para servidores: 04
Postos de Atendimento: 03
Postos de Leitura: 0
Sala de Treinamento: 0
Quantidade geral de alunos cadastrados em 2015: 8.084.
2 – INFRAESTRUTURA DE APOIO DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Embora as atividades sejam quase integralmente realizadas na UFAM, o PPGAV oferece suas instalações e equipamentos, sobretudo para eventuais (e desejadas) vistas e trabalhos de campo de mestrandos. Destacam-se: salas de aula, ateliês e laboratórios do Instituto de Artes da UFRGS no prédio principal, no prédio Anexo e nas salas avulsas do Campus Central. O IA dispõe igualmente de biblioteca setorial (inserida no Sistema de Bibliotecas), arquivo histórico, acervo artístico, galeria. Além disso, os professores pesquisadores coordenam ou participam de projetos ou grupos com meios próprios de acesso a fontes e logística alternativa, destacando-se o acesso a museus, centros culturais, galerias e espaços semelhantes da cidade, todos com convênios ativos com o PPGAV.
2.1 – Acesso remoto à UFRGS
Todo aluno matriculado no PPGAV possui acesso remoto ao Sistema de Bibliotecas da UFRGS, ao Moodle, à Sala de Aula Virtual e a outras facilidades, que se somarão às da UFAM. Todos os espaços do Instituto de Arte estão conectados em rede cabeada à internet e aptos para conferências virtuais e atividades em linha.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE IMPLANTAÇÃO
1 – Etapa Preliminar
Recebimento de proposição (originalmente para Dinter): janeiro de 2018.
Preparação e Aprovação do acordo PPGAV/UFRGS – FAARTES/UFAM: 2018/1.
Preparação e adaptação para Minter: 2018/2.
Apresentação do projeto Minter para UFRGS, UFAM e Capes: dezembro de 2018 a janeiro de 2019.
Seleção prévia dos candidatos pela UFAM: março a maio de 2019.
Processo Seletivo 2019 Minter PPGAV-FAARTES: maio a junho de 2019.
Matrícula dos candidatos: julho de 2019.
Ingresso no curso: 1º de agosto (ou 1º de setembro) de 2019.
O mês exato de início das aulas será fixado a partir de definições de trânsito.
2 – Implantação do Curso
Início das Aulas: agosto (ou setembro) de 2019.
As disciplinas serão oferecidas individualmente, em forma intensiva ou semi-intensiva, conforme exemplo do item 7.1.1, em períodos de 5 a 45 dias, dependendo da disciplina. Idealmente uma disciplina de 60 horas-aula, com 4 créditos, poderia ser ministrada em 20 a 45 dias. No exemplo mencionado, extremo, a proposição é de 12 aulas concentradas em 6 dias, sendo 2 aulas por dia, mais as tarefas a distância.
Meses letivos: agosto de 2019 a julho de 2021 (ou setembro de 2019 a agosto de 2021).
Exames de qualificação: julho ou agosto de 2020 (12º mês do curso).
Estágio obrigatório: não existe obrigatoriedade de estágio em um Minter. Para o curso será disponibilizada oportunidade para estágio para aqueles que o quiserem, realizado na UFRGS, com duração máxima de 6 meses. Ordenamento e preferências serão estabelecidas pela UFAM, levando em conta os compromissos dos mestrandos professores.
Defesa de dissertação: agosto a outubro de 2021.
Término do Minter: outubro de 2021.
O aluno do curso de Mestrado só poderá submeter-se à Defesa de Dissertação após ter concluído o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos, com desempenho satisfatório. Os créditos exigidos serão obtidos de acordo com a estrutura curricular deste projeto.
A dissertação de Mestrado será examinada por uma Banca composta por 3 (três) especialistas de reconhecida competência, aprovados pelo PPGAV/UFRGS, bem como pela Coordenação Operacional deste Minter. Dentre estes especialistas, pelo menos dois devem ser membros do Corpo Docente da Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Será conferido o Grau de Mestre em Artes Visuais na área de concentração específica ao aluno que lograr aprovação de sua dissertação de mestrado, após cumpridas as exigências regulamentares.
O resultado do exame será expresso por uma das seguintes condições: aprovado ou reprovado. A menção final do candidato será a atribuída pela maioria dos examinadores.
Eventuais prorrogações no prazo de defesa, sempre justificada pelo orientador e atendendo o Regimento do PPGAV/UFRGS, serão decididas pelo Conselho de Pós-Graduação, Compós.
Instituição Promotora
Coordenador:
PAULO ANTONIO DE MENEZES PEREIRA DA SILVEIRA
Instituição de Ensino:
42001013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
Município-UF:
Porto Alegre -
RS
Telefone(s):
(51) 35991373 (51) 33083004 (51) 35991891 (51) 33083396 (51) 33083884 (51) 33083602 (51) 33083974 (51) 33086129 (51) 33087305 (51) 33083884 (51) 33083092 (51) 33167000 (51) 33083973 (51) 33087305 (51) 33083255 (51) 33085540 (51) 33086670 (51) 33088060 (51) 33086063 (51) 33086961 (51) 33084050 (51) 33085539 (51) 33086221 (51) 33083656 (51) 33087291 (51) 33086195 (51) 33085619 (51) 33083416 (51) 33084314 (51) 33085509 (51) 33087623 (51) 33087286 (51) 33085602 (51) 33086332 (51) 33086040 (51) 33083145 (51) 33087696 (51) 33086431 (51) 33086212 (51) 33085600 (51) 33086699 (51) 33086169 (51) 33086340 (51) 33083963 (51) 33083428 (51) 33086122 (51) 33086435 (51) 33083485 (51) 33086230 (55) 32209695 (51) 33085010 (51) 33087198 (51) 33085243 (51) 33089800 (51) 33087306 (51) 33085604 (51) 33083599 (51) 33086221 (51) 33085414 (51) 33084131 (51) 33086048 (51) 33084370 (51) 33081974 (51) 33086586 (51) 33598000 (51) 33083293 (51) 33085149 (51) 33085405 (51) 33089860 (51) 33085628 (51) 33083788 (51) 33085232 (51) 33005500 (51) 33005500 (51) 93078902 (51) 33087309 (51) 33082925 (51) 33086122 (51) 33085613 (51) 330803788 (51) 33086670 (51) 33086644 (51) 33087696 (51) 33083037 (51) 93783037 (51) 33085620 (51) 33083440 (51) 33087116 (51) 33082106 (51) 33083460 (51) 33083991 (51) 33086905 (51) 33086625 (51) 33083103 (51) 33084054 (51) 33085144 (51) 33087048 (51) 33083183 (51) 33085149 (51) 33085405 (51) 33083561 (51) 33086435 (51) 33084054 (51) 33083602 (51) 33087116 (51) 33085010 (51) 33083416 (51) 33086213 (51) 33082117 (51) 33087305 (51) 33085437 (51) 33083788 (51) 33086225 (51) 33086636 (51) 33083314 (51) 33087762 (51) 33081974 (51) 33086230 (51) 33083460 (51) 33084304 (51) 33086961 (51) 33088060 (55) 32209695 (51) 33083121 (51) 33085602 (51) 33598000 (51) 33087626 (51) 93078902 (51) 33086586 (51) 33086195 (51) 33089994 (51) 33086063 (51) 33082925 (51) 33085232 (51) 33086718 (51) 33084370 (51) 33087050 (51) 33086431 (51) 33087306 (51) 33089934 (51) 33083293 (51) 33086635 (51) 33086212 (51) 33085509 (51) 33087696 (51) 33083991 (51) 33086340 (51) 33085540 (51) 33085243 (51) 33085606 (51) 33085144 (51) 33167000 (51) 33083145 (51) 33087477 (51) 33086213 (51) 33085619 (51) 33089826 (51) 33085811 (51) 33086635 (51) 33084007 (51) 33084050 (51) 33083485 (51) 33084332 (51) 33083092 (33) 083602 (51) 33085538 (51) 33087309 (51) 33086699 (51) 33163484 (51) 33086586 (51) 33083963 (51) 330803788 (51) 33085332 (51) 33086644 (51) 3163336 (51) 33083315 (51) 33086195 (51) 33086213 (51) 33083486 (51) 33089472 (51) 33089475 (51) 33086431 (51) 33086431 (51) 33086212 (51) 33085599 (51) 33085620 (51) 33087303 (51) 33083909 (51) 33083491 (51) 33083963 (51) 33086616 (51) 33085605 (51) 33083129 (51) 33086670 (51) 33086625 (51) 33083103 (51) 33083255 (51) 33083884 (51) 33084387 (51) 33083656 (51) 33085604 (33) 085941 (51) 33087198 (51) 33085616 (51) 33083599 (51) 33086638 (51) 33085829 (51) 33085243 (51) 33085600 (51) 33165615 (51) 33085624 (51) 33085602 (51) 33085624 (51) 33005500 (51) 33087291 (51) 33083983 (51) 33086122 (51) 33086161 (51) 33083183 (51) 33083285 (51) 33086905 (51) 33085116 (51) 33082106 (51) 33083999 (51) 33086638 (51) 33083485 (51) 33083281 (51) 33083438 (51) 33083306 (51) 33084380 (51) 33084314 (51) 33086000 (51) 33087696 (51) 33166074 (51) 33087623 (51) 33086435 (51) 33086040 (51) 33085620 (51) 33083092 (51) 33086074 (51) 33087286 (51) 33087437 (51) 33086722 (51) 33086332 (51) 33087686 (51) 33086230 (51) 33087198 (51) 33085524 (51) 33086347 (51) 33086852 (51) 33086684 (51) 33083440 (51) 3163281 (51) 33086639 (51) 33089860 (51) 33083428 (51) 33083986 (51) 33083536 (51) 33083453 (51) 33085604 (51) 33085613 (51) 33083485 (51) 33087048 (51) 33084314 (51) 33085539 (51) 33085628 (51) 33086722 (51) 33084131 (51) 33083458 (51) 33086670 (51) 33086644 (51) 33083270 (51) 33085601 (51) 33086221 (51) 33086635 (51) 33086048 (51) 33085607 (51) 33085605 (51) 33083788 (51) 33086156 (51) 33084386 (51) 33085023 (51) 33083145 (51) 33085246 (33) 085149 (51) 33086258 (51) 33086258 (51) 33087301 (51) 33083458 (51) 33167000 (51) 33083999 (51) 33083884 (51) 33084387 (51) 33087626 (51) 33087303 (51) 33086638 (51) 33085605 (51) 33083285 (51) 33085606 (51) 33086718 (51) 33086636 (51) 33084007 (51) 33083983 (51) 33083453 (51) 33083121 (51) 33083183 (51) 33085605 (51) 33082117 (51) 33085524 (51) 33086722 (51) 33089934 (51) 33083314 (51) 33085437 (51) 33085624 (51) 33086225 (51) 33083602 (51) 33085811 (51) 33089826 (51) 33083561 (51) 33084304 (51) 33087762 (51) 33089994 (51) 33087303 (51) 33087286 (51) 33087050 (55) 33084051 (51) 33083987 (51) 33083306 (51) 33083491 (51) 33089475 (51) 33087000 (51) 33084326 (51) 33085437 (51) 33083561 (51) 33085123 (51) 33085509 (51) 33084084 (51) 33089860 (51) 33083986 (51) 33083094 (51) 33082163 (51) 33086212 (51) 33083471 (51) 33085066 (51) 33083175 (51) 33083281 (51) 33085200 (51) 33085116 (51) 33083966 (51) 33083145 (51) 33085081 (51) 33085830 (51) 33086941 (51) 33086000 (51) 33086230 (51) 33088220 (51) 33088218 (51) 33088220 (51) 33089826 (51) 33083103 (51) 33086636 (51) 33083983 (51) 33083991 (51) 33088220 (51) 33086905 (51) 33088217 (51) 33088219 (51) 33085607 (51) 33083130 (51) 81516201 (51) 33086122 (51) 33088218 (51) 33083468 (51) 33082309 (51) 33082979 (51) 33082855 (51) 33086000 (51) 33083788 (51) 33083489 (51) 33083681 (51) 33083002 (51) 33082333 (51) 33085226
E-mail Institucional do Programa:
reitor@ufrgs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Coordenador:
ROSEMARA STAUB DE BARROS
Logradouro:
Avenida Rodrigo Otávio
Município-UF:
Manaus -
AM
Telefone(s):
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