Plano Acadêmico:
DINTER – PLANO ACADÊMICO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multireferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
OBJETIVO GERAL
Promover a qualificação acadêmica, científica e profissional de docentes do quadro efetivo da UESB mediante o estreitamento dos laços de solidariedade institucional entre a UNEB e a UESB para a formação de novos doutores em Educação com vistas ao fortalecimento da Pós-Graduação em Educação (PPGEd) na UESB, a ampliação das políticas de interiorização da Educação Superior no âmbito da pós-graduação stricto sensu e o aprofundamento da inserção social e do alcance de formação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB no Sudoeste Baiano, bem como possibilitar um quadro de formadores mais qualificados para atender as demandas da educação básica Estado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Qualificar quadros docentes da UESB em nível de Doutorado em Educação para atuação nos cursos graduação e pós-graduação oferecidos pela UESB, nos três campi;
• Ampliar quadros de doutores em Educação da UESB, com experiência em pesquisa na área e com elevada produção científica, tendo em vista a possibilidade de futuro credenciamento e efetiva atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB;
• Fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB , tendo em vista qualificar os quadros atuais dos docentes do PPGEd com a possibilidade da experiência de co-orientação de teses de doutorado.
LINHAS DE PESQUISA
Linha de pesquisa (LPq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela.
Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Estuda questões teórico-metodológicas historicamente situadas com foco na práxis pedagógica e na formação do educador na contemporaneidade. Discute aspectos epistemológicos sobre formação de professores em seus diferentes níveis e modalidades de ensino e se referencia nos objetos de estudo sobre memória, cotidiano, histórias de vida, afeto, representações sociais, estudo do lazer e as práticas culturais de leitura no contexto da formação docente. Analisa a formação do professor-pesquisador, questionador de sua práxis, autor que ressignifica seu saber e conhecimento, posto que expressa seu lugar e posição de professor-sujeito na compreensão e transformação do seu campo de atuação, em articulação com a construção de uma nova epistemologia da formação na contemporaneidade.
Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Estudo dos processos educativos e dos fenômenos implicados na relação educação-gestão-desenvolvimento, com ênfase nas problemáticas contemporâneas vivenciadas pelas diferentes comunidades e regiões. Analisa as características socioeconômicas, político-culturais e educacionais da realidade local/regional dos municípios sede da UNEB e seus entornos, buscando explicar as determinações do processo educativo na formulação e a avaliação de políticas públicas.
Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Geração, difusão e aplicação de conhecimentos sobre as possibilidades de relação entre Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, estes últimos considerados como princípios criativos e transformativos, reconhecendo no primado material e simbólico constituinte da condição humana a gênese das expressões tecnológicas, bem como dos potencias de mudanças qualitativas que representam para os processos educacionais e curriculares. Neste sentido, as TIC, segundo seu caráter proposicional e hipertextual, reinscrevem um modo de ser e pensar fundados na diferenças, na singularidade, na colaborações, na complexidade, no dinamismo, os quais são metáforas poderosas para geração de diferentes expressões educacionais e curriculares, numa abordagem crítica, não paradigmática, articuladas na relação complexa de diferentes e necessários registros: político-econômico; sócio-cultural-histórico e, sobretudo, subjetivo
CURRÍCULO
1° Semestre - Estudos Avançados de Educação e Contemporaneidade (75h/a); Seminário de Formação Teórico-Metodológica I (75h/a)
2° Semestre - Seminário de Formação Teórico Metodológica II (75h/a); Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a)
3° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a); Qualificação
4° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a); Estudo Individual Orientado (30h/a); Seminário Educação e Contemporaneidade (30h/a); Produção de Artigo para publicação (30h/a); Disciplina Optativa (45h/a)
5° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a); Estágio ou Intercâmbio (30h/a)
6° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a);
7° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a);
8° Semestre - Pesquisa Orientada (30h/a); Fórum de Pesquisa em Educação (30h/a); Tese (600h)
METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO DOS SEMESTRES LETIVOS
• As atividades serão oferecidas em 08 semestres, sendo concentradas nos 03 primeiros semestres aulas das disciplinas obrigatórias de 15h ou 25h semanais intensivas em períodos quinzenais, de quinta a sábado.
• As atividades de ensino - pesquisa, discussão, visitas técnicas, entre outras - serão distribuídas da seguinte forma: a) no período matutino as atividades acontecerão em sala de aula com aprofundamento teórico/metodológico acerca das temáticas do programa e, no período vespertino as atividades deverão envolver a comunidade universitária através de: aulas magnas com a graduação, roda de conversa, mini cursos, visitas nas escolas, oficinas entre outras atividades que envolvam pesquisa, ensino de pós-graduação.
• Teremos como atividade de imersão e difusão da pesquisa para qualificação junto ao grupo de trabalho e a comunidade acadêmica, a atividade da escola doutoral a ser realizada em Salvador – Campus I da Uneb, durante o 2° ou 3° semestre do curso.
PERSPECTIVAS DE RESULTADOS
A oferta de um Dinter em Educação tendo a UNEB como instituição promotora e a UESB como instituição receptora representa uma grande oportunidade de contribuição para a interiorização da formação em nível de Doutorado em Educação na Bahia.
De modo mais amplo, a formação em nível de Doutorado em Educação visa qualificar o quadro docente para os cursos de graduação dos três campi, notadamente, no fortalecimento dos cursos de licenciatura. De modo mais específico, a ampliação da quantidade de professores da UESB com titulação de Doutorado em Educação qualificará os quadros internos para o crescimento do Programa de Pós-Graduação em Educação, com vista à oferta futura de um curso próprio de Doutorado em Educação. Este último objetivo se configura como a razão central por que o PPGEd/UESB toma para si essa demanda institucional de formação pós-graduada em Doutorado em Educação.
Dada a proximidade entre algumas das linhas de pesquisa do PPGEduC/UNEB e algumas linhas do PPGEd/UESB, pode-se vislumbrar possíveis atuações por parte de docentes do PPGEd/UESB como coorientadores, respeitadas, evidentemente, as regras e as condições definidas pelo PPGEduC/UNEB para coorientação.
Por fim, a oferta do Dinter em Educação fortaleceria enormemente a UESB e a região Sudoeste da Bahia como um todo na medida em que os novos doutores atuarão diretamente nos cursos de formação de professores da UESB, além de eventual atuação direta na Educação Básica. Contudo, sua contribuição direta e principal recai sobre o PPGEd/UESB através de inserção de alunos regulares do PPGEd/UESB nas disciplinas optativas do Dinter, das experiências de coorientação em nível de Doutorado de seus docentes, produção científica (artigos e livros) em parceria com docentes da instituição ofertante, condução de projetos de pesquisa em colaboração interinstitucional e formação de novos doutores que se tornarão aptos a futuro credenciamento docente no PPGEd/UESB. Tudo isso se assenta nos propósitos da UESB de preparação para a oferta futura de curso de Doutorado próprio na Área de Educação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A UESB dispõe de vários laboratórios para as diferentes áreas do conhecimento, distribuídos em seus três campi. Sendo que alguns destes, vinculados aos projetos de pesquisa dos professores do PPGEd, constituem lócus de atuação de discentes e docentes para realização de suas pesquisas, no âmbito dos 15 grupos de pesquisa, vinculados ao programa, credenciados no CNPq.
As ações de ensino, pesquisa e extensão da UESB são realizadas com o suporte da infra-estrutura oferecida pelos diferentes laboratórios da instituição. Hoje a universidade conta com um módulo específico de laboratórios em seu campus de Vitória da Conquista. De acordo com o PDI/2012-2017, nos três campi a Instituição possui 185 laboratórios que atendem aos cursos de graduação das diversas áreas, bem como à pós-graduação. A maior concentração de laboratórios se encontra na área de Ciências Agrárias (54), com maior número em Vitória da Conquista (32). As demais áreas contempladas com laboratórios são: Ciências Exatas (52); Ciências Biológicas (39); Engenharia (7); Ciências da Saúde (12); Ciências Sociais Aplicadas (2); Ciências Humanas (15); Letras (4). Quanto à finalidade, existem 72 Laboratórios de ensino, 59 Laboratórios de Pesquisa e 54 de Pesquisa e Ensino.
Em Vitória da Conquista, encontram-se 84 laboratórios, sendo, 35 são de ensino, 30 de pesquisa e 19 de ensino e pesquisa.
A definição das políticas gerais de atuação nos laboratórios está a cargo da Assessoria Técnica para Laboratórios (campus de Vitória da Conquista) e às Coordenações Locais (campi de Jequié e Itapetinga). Cabe a estes setores o encaminhamento de solicitações à Gerência Administrativa para a aquisição de itens necessários ao bom funcionamento dos laboratórios.
No campus de Vitória da Conquista, encontram-se os seguintes laboratórios:
Laboratório de Línguas: Com área de 70m2, é equipado com 06 microcomputadores e destina-se às atividades de ensino e pesquisa em línguas estrangeiras.
Laboratório de transcrição de dados: Conta com a seguinte infra-estrutura: 10 gabinetes com isolamento acústico; 10 computadores; 05 televisores de 29 polegadas; 5 aparelhos de DVD; 10 gravadores analógicos; 10 gravadores digitais; 10 transcribers; 5 microfones de lapela e 05 impressoras jato de tinta.
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LAPEH: sala equipada com micro-computadores e acesso à internet.
Laboratório Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia: sala equipada com micro-computadores e acesso à internet.
No Campus de Jequié
Laboratório de Memória: Formado por duas salas, é equipado com 2 (dois) microcomputadores, impressora, projetor multimídia, microfones e máquina fotográfica, destinado a estudos dirigidos, debates e palestras.
Sala do Projeto Estação da Leitura: é destinado a diversas atividades do projeto homônimo (reuniões, grupos de estudo, orientações).
Laboratório de Matemática: é equipado com 20 (vinte) microcomputadores, mini-biblioteca temática e destina-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No Campus de Itapetinga
Laboratório de Ludopedagogia: atende a discentes das escolas municipais em atividades psicopedagógicas. É equipado com mobiliário infantil, microcomputador, impressora e brinquedos pedagógicos.
Laboratório do Projeto de Educação de Jovens e Adultos: destina-se à orientação nas temáticas da alfabetização, políticas públicas e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Recursos de Informática
Para acesso à internet e realização de estudos e pesquisas, docentes e discentes do Programa utilizam o laboratório geral de informática (comum a todos os discentes da UESB), o laboratório da Unidade de Informática - Uinfor (restrito a docentes e orientandos) e, ainda, o laboratório do Curso de Comunicação Social, vinculado ao DFCH. A UESB, nos três campi, conta com internet sem fio livre em todos os espaços de cada um dos campi, disponível para professores, estudantes, técnicos e visitantes. Dentro da Biblioteca Setorial do PPGEd, há computadores com acesso a internet disponível para uso dos discentes e docentes do Programa.
Biblioteca
Todos os discentes tem acesso à Biblioteca Central, localizada no campus de Vitória da Conquista, bem como as bibliotecas setoriais dos demais campi, acesso direto à internet e ao portal de periódicos da Capes. A UESB disponibiliza 420 computadores para uso dos discentes nas bibliotecas e laboratórios.
Além disso, o Programa conta com a Biblioteca Setorial do PPGEd, fruto de recurso externo capitado pelo Programa. Vale ressaltar as doações de livros à Biblioteca Setorial do PPGEd , destacando o acervo completo de uma docente aposentada da área de ensino do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL, da UESB.
Há ainda a ampliação do acervo da biblioteca setorial do programa, para o ano de 2020, a partir da captação de recursos, via convênio entre o PPGEd e setores públicos da região.
Nas áreas afins, Letras, Filosofia, Psicologia, Sociologia e Antropologia, existem: a) livros 1.996 títulos e 6.250 exemplares; b) periódicos 70 títulos e 12 exemplares; c) Teses, dissertações e monografias 88 títulos e 108 exemplares; d) DVD 1 título e 1 exemplar.
No campus de Itapetinga, há o total de 2.902 títulos e 9.091 exemplares de livros, periódicos, teses, dissertações, monografias e DVD em Educação e áreas afins. Especificamente na área de Educação há 1.855 títulos e 6.004 exemplares, sendo: a) livros - 1.490 títulos e 4.955 exemplares; b) periódicos 92 títulos e 756 exemplares; c) Teses, dissertações e monografias 247 títulos e 249 exemplares; d) DVD 26 títulos e 44 exemplares.
Nas áreas afins, Letras, Filosofia, Psicologia, Sociologia e Antropologia, existem: a) livros 975 títulos e 2.813 exemplares; b) periódicos 36 títulos e 227 exemplares; c) Teses, dissertações e monografias 15 títulos e 16 exemplares; d) DVD 21 títulos e 31 exemplares.
O acervo tem sido ampliado, gradativamente, em função das demandas dos discentes e docentes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.
Desde 2002, a biblioteca está integrada ao Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) e possui acesso ao portal de periódicos da Capes. Além disso, o espaço da Biblioteca Central campus de Vitória da Conquista também abriga o Núcleo de Inclusão da Biblioteca, destinado ao atendimento dos discentes com necessidades especiais, para serviços como transcrição de textos e livros em braille, orientação acadêmica, cursos de extensão em Libras para os discentes de graduação interessados na temática.
Ainda há a editora da instituição, Edições UESB, que mantem o portal de periódicos e portal de anais de eventos, possibilitando acesso livre e gratuito a seus acervos.
Outras Informações
Com relação a aprovação dos projetos institucionais de pesquisa:
As deliberações e aprovações relativas à pesquisa são tomadas com o auxílio da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, assessorada pelos membros do Comitê de Pesquisa (regulamentada pela Resolução CONSEPE 41/2009) e membros do Comitê Interno de Iniciação Cientifica (CIIC), regulamentado pela Resolução do CONSEPE no 33/2006 que fixa normas para o Programa de Iniciação Científica na UESB (PIC/UESB).
Com relação à Revista Práxis Educacional
Trata-se de um Periódico Científico trimestral do programa, avaliada em 2013, com Qualis B3 e em 2017, passou a B1 e na avaliação de meio termo, realizada em 2019, obteve o Qualis A 2.
Com relação à infraestrutura do programa:
Quando de seu início, o programa dispunha de uma infraestrutura própria, constituída de 06 salas destinadas à orientação e 02 salas de aula.
A partir do credenciamento de novos professores e ampliação das vagas de mestrado, em 2018, o programa passou a contar com maior infraestrutura com relação a espaço físico destinado à orientação e realização de aulas, passando a disponibilizar 10 salas destinadas à orientação e 04 salas de aula; e também conta com as salas dos grupos de pesquisa e laboratórios, nos três campi, que são utilizadas para orientação de estudantes e reuniões de grupos.
Há ainda gabinete da coordenação, sala de secretaria, sala de reunião, sala da Revista Práxis Educacional e Biblioteca Setorial.
Com relação à infraestrutura institucional
No que diz respeito à infraestrutura física geral, segundo o PDI, a UESB conta com 96.811,31 m2 de área construída, assim distribuída: em Vitória da Conquista, 43.693,08 m2; em Jequié, 29.138,73 m2 e em Itapetinga, 21.968,50 m2. Esses dados incluem as áreas de comodato e aluguel nos três campi (2.011m2).
A UESB dispõe de verbas anuais destinadas à reparação das instalações físicas, buscando proporcionar melhores condições para o funcionamento da universidade.
Entre as obras em andamento, no campus de Vitória da Conquista, encontra-se a construção do Módulo de Pós-Graduação da Universidade, que abrigará todos os Programas de Pós-Graduação do campus.
O Orçamento UESB destina recurso específico para equipamento das unidades universitárias, com o objetivo de proporcionar as condições necessárias ao melhor desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão, equipando e reequipando as unidades universitárias.
A Edições UESB, responsável pela publicação de livros, periódicos técnico-científicos e anais de eventos, dispõe de Comitê Conselho Editoriais. Ressalta-se o lançamento de editais públicos anuais destinados à publicação de livros, aos quais docentes do PPGEd tem sido contemplados à publicação de seus livros e coletâneas.
Com relação a infraestrutura institucional, encontram-se ainda alguns recursos que poderão ser utilizados pelo PPGED, dentre eles:
Museu Regional de Vitória da Conquista: Funciona na casa Henriqueta Prates e tem como objetivos a aquisição, divulgação, conservação, comunicação e exposição de documentos da história e cultura da região do Planalto da Conquista. Está localizado no Centro de Vitória da Conquista, conta com uma área construída de 245m2 e 16 salas. O espaço é utilizado para atividades como lançamento de livros, exposições do acervo, realização de cursos e oficinas, visitas guiadas, exibição de vídeos e pesquisa documental. O Museu abriga o acervo dos principais jornais conquistenses desde a década de 1920.
Teatro Glauber Rocha: Espaço com 112m2 destinado às atividades da administração da Universidade, bem como da comunidade acadêmica e às solicitações da comunidade externa (encontros, seminários, espetáculos musicais, teatrais e de dança). Tem um auditório com 300 poltronas, ar condicionado, sistema de sonorização e iluminação ambiente, cabine técnica (9m2), palco, dois camarins (20m2 cada), foyer (220m2). O Programa utiliza também, quando necessário, os demais auditórios existentes nos três campi.
Centro de Processamento de Dados: Equipado com 18 microcomputadores com acesso à internet, dispõe do programa net-meeting (vídeo-conferência).
Diretoria Técnica Operacional de Recursos Audiovisuais (Ditora): Compreende uma área de 160m2 e possui salas com equipamentos audiovisuais e estúdio para gravação de documentários e entrevistas.
Produtora Universitária de Vídeo da Uesb (ProVídeo): Compreende uma área de 300m2 e possui 07 salas destinadas às atividades administrativas, produção jornalística e videográfica, copiagem e minutagem de arquivos, ilha de edição, cujos equipamentos permitem a produção de vídeos-documentários, vinhetas, matérias educativas e jornalísticas, cobertura de eventos.
TV Educativa: É um canal concedido pelo Ministério das Comunicações, com capacidade de transmissão de sinais para a Região Sudoeste. É um importante veículo para divulgação dos conhecimentos produzidos pela UESB.
Rádio UESB FM 97,5: compõe o Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativa (Surte)