Plano Acadêmico:
A proposta DINTER visa formar Doutores em Educação, ampliando competências em ensino e pesquisa em Educação de docentes da UNITAU e UNESA. Busca ainda criar grupos de pesquisas vinculados às linhas de investigação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Doutorado, área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, da Universidade Estácio de Sá;
A proposta procura, portanto, a formação de quadros profissionais para a pesquisa, ensino e intervenção social na área de Educação na região específica do Vale do Paraíba/SP, bem como nas demais regiões de onde se originarão os alunos do Doutorado Interinstitucional.
Busca, também, a consolidação da parceria institucional entre UNESA e UNITAU, já existente em ações em Grupos de Trabalho da ANPEPP – e na participação de docentes das instituições em bancas de defesa de mestrado e de doutorado.
Os objetivos da proposta são:
1. Formar Doutores em Educação vinculados ao quadro de docentes da UNITAU e profissionais da região em áreas afins e Educação Básica.
2.Criar grupos de pesquisas vinculados às linhas de investigação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Doutorado, área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, da Universidade Estácio de Sá;
3.Ampliar competências em ensino e pesquisa em Educação dos atores envolvidos na proposta, docentes da UNITAU e do PPGE;
4.Desenvolver pesquisadores para produzir novos conhecimentos por meio de apoio a grupos e núcleos de estudo e investigação.
METAS
As principais metas a serem atingidas dentro do período do DINTER são:
1. Titular 25 (vinte e cinco) doutores em Educação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista.
2. Instalar três núcleos de pesquisas, cada um deles relacionado às linhas de pesquisa do Curso e aprofundar os conhecimentos por meio da pesquisa em Educação na região.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
A cultura contemporânea constitui o ângulo a partir do qual este curso de doutorado elegeu para instaurar sua reflexão sobre a educação brasileira. Isto significa que, nas temáticas abordadas nas linhas de pesquisa que compõem a área de concentração, buscamos enfrentar desafios postos à educação pela cultura contemporânea, com suas rupturas de paradigmas científicos, tecnológicos e éticos, seu poder de distribuição dos bens socioculturais, de criação de sistemas de interpretação do mundo e de ressignificação dos sentidos da educação e das instituições que lhe são destinadas. Em todas as linhas de pesquisa estamos exercitando uma análise crítica dos efeitos da globalização em nossa sociedade, transitando do global ao local e ao subjetivo, preocupados, sobretudo, com os conflitos diretamente ligados à dialética da inclusão/exclusão social, às significativas alterações na produção do conhecimento e ao novo papel das instituições educativas e escolares, assim como de seus profissionais.
A especificidade da proposta da área de concentração reside, portanto, na nitidez temática de suas linhas de pesquisa, na articulação destas linhas entre si e com a própria área de concentração. Essa nitidez dos contornos das linhas de pesquisa concretiza-se na articulação entre as pesquisas, docentes e discentes, a produção intelectual delas decorrente e a consistência entre estas e a grade curricular.
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores - PGFE
Analisa as políticas educacionais, as práticas de gestão educacional e os processos de formação de educadores engajados em espaços escolares, nos vários níveis e modalidades, e em espaços não escolares, a partir da realização de estudos alicerçados nos contextos global e local. As pesquisas usam como referência o tenso atravessamento entre a ação do Estado e a atuação dos sujeitos que, direta ou indiretamente, medeiam as políticas educacionais e os processos formativos.
Linha de Pesquisa: Representações Sociais e Práticas Educativas - RSPE
Aborda os processos de produção de sentidos de objetos de interesse da educação, suas relações com a cultura, suas implicações nas práticas dos agentes educativos e sua contribuição para a construção de identidades. As profundas mudanças que marcam a cultura contemporânea trazem consigo novos valores, sentidos sociais e modelos de comportamento que configuram outras formas de viver e de se relacionar, frente aos quais é necessário que nos posicionemos, construindo ou modificando nossas representações e identidades.
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - TICPE
Discute a emergência e disseminação das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea, analisando seus impactos em processos educacionais e avaliativos, sobretudo na educação a distância. As discussões dessa linha partem das tensões entre, de um lado, as mudanças tecnológicas e o fenômeno da globalização, que reconfiguram a cultura contemporânea e, de outro, o campo da educação.
ESTRUTURA CURRICULAR
Estruturado no regime de créditos acadêmicos (1 crédito equivalente a 15 horas/aula), o currículo do Doutorado em Educação compreende 48 créditos, dos quais 24 correspondem aos seminários e atividades da estrutura curricular e 24 ao Mestrado em Educação cursado anteriormente. Os alunos que cursaram mestrados em outras áreas do conhecimento cumprirão disciplinas do Mestrado em Educação por indicação da Coordenação e receberão os créditos correspondentes.
As disciplinas e atividades do Doutorado são:
* Comuns a todas as Linhas de Pesquisa
Questões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa em Educação (3 créditos)
Seminário de Tese (3 créditos)
Prática de Pesquisa I (1 crédito)
Prática de Pesquisa II (1 crédito)
Orientação de Tese I (1 crédito)
Orientação de Tese II (1 crédito)
Orientação de Tese III (1 crédito)
Orientação de Tese IV (1 crédito)
Orientação de Tese V (1 crédito)
Orientação de Tese VI (1 crédito)
Apresentação de artigos científicos (2 trabalhos – 2 créditos)
Apresentação de trabalhos em eventos (2 trabalhos – 1 crédito)
Atividade supervisionada de docência no ensino superior (1 crédito)
* Linha de Pesquisa RSPE
Representações Sociais: Teoria e Aplicações à Educação (3 créditos)
Prática de Pesquisa em RSPE (3 créditos)
* Linha de Pesquisa TICPE
Educação e Tecnologia I (3 créditos)
Prática de Pesquisa em TICPE (3 créditos)
* Linha de Pesquisa PGFE
Políticas Educacionais Contemporâneas (3 créditos)
Prática de Pesquisa em PGFE (3 créditos)
EMENTAS
Disciplina Comum: Questões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa em Educação
A disciplina discute questões epistemológicas e metodológicas nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico e a construção do conhecimento nas áreas de humanidades e ciências sociais. Apresenta o delineamento da pesquisa, discutindo a construção do problema da pesquisa, a interferência do pesquisador e a construção de hipóteses. Apresenta algumas estratégias metodológicas utilizadas na área de Educação, discutindo as questões de coleta, codificação e análise de dados qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida – e quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.
Representações Sociais: Teoria e Aplicações à Educação
Raízes históricas. Representações sociais na perspectiva da Psicologia Social: matriz conceitual. Principais abordagens teórico-metodológicas. Gênese, estrutura e transformação das representações. Relação entre representações e práticas sociais.
Educação e Tecnologia I
Questões para pensar criticamente as TIC na Educação: significados do termo “crítico”; ideologias – sentidos de “ideologia”; “evolução”, “progresso” e (pseudo-) revolução. Metáforas – da Educação, das TIC na Educação e da Tecnologia Educacional; discursos – “discurso da aprendizagem” “discurso da inclusão”; “discurso da aprendizagem continuada”; TIC nas políticas públicas educacionais.
Políticas Educacionais Contemporâneas
Estado, sociedade civil e educação. Política educacional numa perspectiva histórica. O mundo do trabalho e as suas repercussões no campo educacional. Constituição Federal/88 e pacto federativo. Reforma do Estado e da educação no Brasil a partir dos anos de 1990. Organismos internacionais, educação e políticas educacionais recentes. Gestão, avaliação e financiamento. Federalismo e Descentralização. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Planos e conferências educacionais.
Atividade Comum: Seminário de tese
A tese de Doutorado: coerência interna e vinculação com a linha de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos científicos. Apresentação, análise crítica e discussão dos projetos de tese dos doutorandos e sugestões quanto aos seus desdobramentos.
* LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES - PGFE
Epistemologia da Pesquisa em Políticas
As diversas abordagens de pesquisas em Políticas Educacionais. As lacunas e as possibilidades de avanço nos estudos sobre as Políticas Educacionais à luz de contribuições da Sociologia da Educação contemporânea. Basil Bernstein e as potencialidades de suas reflexões para as análises das dimensões macro, meso e micro das políticas educacionais. As contribuições de Pierre Bourdieu para o estudo das políticas educacionais.
Prática de Pesquisa em PGFE
Iniciação à prática da investigação nas Ciências Humanas e Sociais. Envolvimento dos pós-graduandos nas pesquisas de seus orientadores por meio da participação ativa em todas as etapas do processo de investigação: análise do projeto, discussão do quadro teórico-metodológico, construção de instrumentos, coleta e análise de dados e a elaboração do relatório; avaliação, pela equipe de pesquisa, dos projetos dos alunos e seleção dos métodos e técnicas com ele compatíveis.
* LINHA DE PESQUISA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - RSPE
Análise Psicossocial dos Processos Educativos
O conceito de grupo na psicologia e na sociologia. Teorias da Ação Social e o grupo social como agente/ator. Concepções de cultura e as relações entre identidade, cultura e grupo. Grupo e instituições na cultura contemporânea. A abordagem das representações sociais na análise psicossocial de processos educativos.
Prática de Pesquisa em RSPE
Iniciação à prática da investigação nas Ciências Humanas e Sociais. Envolvimento dos pós-graduandos nas pesquisas de seus orientadores por meio da participação ativa em todas as etapas do processo de investigação: análise do projeto, discussão do quadro teórico-metodológico, construção de instrumentos, coleta e análise de dados e a elaboração do relatório; avaliação, pela equipe de pesquisa, dos projetos dos alunos e seleção dos métodos e técnicas com ele compatíveis.
* LINHA DE PESQUISA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS – TICPE
Educação e Tecnologia II
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação à luz da teorização acerca da tecnologia: visões utópicas e distópicas da tecnologia e suas representações na Educação; cibercultura, mitos e concepções da tecnologia na Educação – visões prometeicas e fáusticas; abordagens críticas às relações entre a tecnologia e a Educação; multiplicidade, abertura e novos sentidos da tecnologia na Educação.
Prática de Pesquisa em TICPE
Iniciação à prática da investigação nas Ciências Humanas e Sociais. Envolvimento dos mestrandos e doutorandos nas pesquisas de seus orientadores por meio da participação ativa em todas as etapas do processo de investigação: análise do projeto, discussão do quadro teórico-metodológico, construção de instrumentos, coleta e análise de dados e a elaboração do relatório; avaliação, pela equipe de pesquisa, dos projetos dos alunos e seleção dos métodos e técnicas com ele compatíveis.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Universidade de Taubaté - UNITAU tem sua sede na cidade de Taubaté, na mesorregião do Vale do Paraíba Paulisa, estado de São Paulo. Essa região é caracterizada pela concentração industrial, abrigando empresas do setor automobilístico (GM, VW, FORD), aeroespacial (Embraer, Visiona) e petroquímico (Petrobras). É também um importante centro de desenvolvimento e promoção de tecnologia, possuindo sete incubadoras de empresas e dois polos tecnológicos, sendo um deles, o Polo Tecnológico de São José dos Campos, um dos cinco criados, no Estado, pelo governo de São Paulo. Estão instaladas na região universidades públicas (UNITAU, UNIFESP, UNESP, UAB) e privadas (UNIP, UNIVAP, Anhanguera, Anhembi Morumbi, FAAP), e várias faculdades isoladas.
A UNITAU está organizada em 20 Departamentos e três Institutos Básicos (Ciências Exatas, Biociências e Humanidades), caracterizando-se como uma das mais destacadas instituições geradoras de conhecimento científico e formadoras de profissionais qualificados da região há 45 anos.
Além da formação inicial, desde sua criação a UNITAU vem se dedicando à especialização de profissionais, visando, principalmente, a atender às crescentes necessidades regionais e nacionais e de seu pessoal docente e técnico. Oferece mais de 70 cursos de pós-graduação lato sensu (próprios e conveniados) e conta com nove cursos de mestrados e um de doutorado recomendados pela CAPES.
A Universidade está credenciada para ofertar cursos na modalidade de Ensino a Distância e possui 26 Polos de Ensino a Distância entre polos próprios, parcerias públicas e privadas.
Sua infraestrutura é composta por mais de 100 Laboratórios, como os de Informática, presentes em todas as Unidades de Ensino, e outros específicos de cada curso ou Departamento, a exemplo do Laboratório de Aeronaves, que atende o curso de Engenharia Aeronáutica e do Laboratório de Análise de Águas e Efluentes, ligado ao curso de Engenharia Civil. Também conta com 17 bibliotecas setoriais, com um acervo bibliográfico de mais de 270 mil exemplares, que pode ser acessado on-line pelo Sistema SophiA.
A UNITAU mantém clínicas nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Estética, assim como Escritório de Assistência Jurídica, que promovem mais de 20 mil atendimentos anuais à comunidade.
BIBLIOTECAS
A Universidade de Taubaté conta com o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) que é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais; o Centro de Pesquisa Bibliográfica (CPB), destinado às pesquisas em bases de dados, como Portal Capes e outros periódicos eletrônicos; o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB), destinado aos deficientes visuais e cadeirantes, equipado com impressora Braille, livros em Braille, softwares de navegação, lupas, gravadores digitais e serviços de impressão aumentada; o Centro de Estudos do Hospital Universitário e o Setor de Obras Raras, cadastrado no Planor, da Fundação Biblioteca Nacional.
O Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBi conta com um acervo de 197.431 exemplares de livros, sendo 89.616 títulos. Os periódicos nacionais são 1.520 títulos e os estrangeiros 318 títulos, somando 69.592 mil exemplares.
Os serviços eletrônicos aos usuários do SIBi permite consultas, renovações e reservas de materiais on-line e conta com número expressivo de visitas via web, com mais de 80.000 acessos anuais.
Pessoas com deficiência têm no Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB – um importante ponto de apoio para o ganho de autonomia nos estudos.
Para permitir acesso à produção discente estão disponibilizadas no acervo 2.361 dissertações e 684 teses, 3.108 monografias lato sensu e 11.869 trabalhos de conclusão de curso de graduação.
O Sistema Integrado de Bibliotecas conta com 15.561 usuários inscritos, aí incluídos alunos, professores, funcionários e membros da comunidade. Eles realizam, anualmente, o empréstimo de mais de 170.000 exemplares e mais 20.000 consultas ao acervo.
O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da UNITAU está localizado em Bibliotecas Setoriais, de acordo com a área de conhecimento conforme indicado.
BIBLIOTECAS SETORIAIS - SIBI UNITAU
Bibliotecas Setoriais Obras Periódicos
Títulos Exemplares Títulos Exemplares
Balbi 7.638 12.279 22 360
Arquitetura 5.210 8.963 193 4.492
Ciências Agrárias 4.089 8.093 132 5.573
Biociências 12.759 34.440 522 17.792
Ciências Jurídicas 5.599 16.831 48 4.587
Comunicação Social 7.369 17.124 123 12.688
Gestão e Negócios/Eng. Civil 9.072 17.636 93 3.618
Mecânica 6.898 14.413 129 2.668
Ubatuba 2.005 5.154 39 1.735
Informática 2.988 8.232 31 1.700
Odontologia 2.892 5.490 145 7.335
Letras 23.880 42.757 365 8.156
Pedagogia 2.320 4.180 48 1.762
CDPH 642 677 3 34
EAD 377 5.735 1 2
Obras Raras 738 794 0 0
TOTAL 94.476 202.798 1.894 72.502
A Universidade de Taubaté disponibiliza a Biblioteca Virtual Pearson, composta por acervo de e-books, em mais de 40 áreas do conhecimento, para consulta, por meio da plataforma virtual de Educação a Distância e dos equipamentos de informática das bibliotecas físicas localizadas nos departamentos da Instituição. O aluno acessa a biblioteca virtual por meio de login e senha disponibilizada pelo suporte de TIC da EAD.
LABORATÓRIOS
Nos Institutos Básicos e nos Departamentos funcionam laboratórios específicos para as diversas áreas e disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação. Esses laboratórios contam com técnicos, professores responsáveis e organização de horários para atendimento a acadêmicos de vários cursos correlatos. Os diretores das unidades de ensino, em seus planejamentos anuais, apontam necessidades de adequações, ampliações e de instalação de novos equipamentos, para que o acadêmico tenha o espaço e o instrumental necessários para seus estudos e pesquisas. Os laboratórios de apoio aos cursos estão distribuídos nas diversas Unidades de Ensino das três grandes Áreas de conhecimento: Biociências, Exatas e Humanas.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Os recursos tecnológicos são prioridades na Universidade e o Departamento de Informática mantém vários cursos e projetos de pesquisas na área.
Todos os 10 prédios onde se localizam os 20 Departamentos da Universidade contam com laboratório próprio de informática, constituindo um patrimônio de 490 microcomputadores, 20 impressoras, 47 periféricos, entre hubs e switches, e 240 projetores multimídias, utilizados também em sala de aula.
Ainda, visando à utilização de metodologias virtuais de ensino, foi desenvolvido um sistema EVA – Espaço Virtual de Aprendizagem, em que professores e alunos interagem, fomentando o dinamismo de estudos e pesquisas.
Além da área de Informática, vários outros recursos tecnológicos são colocados à disposição de alunos e professores, especialmente nas áreas de saúde, engenharias, ciências agrárias e comunicação.
A infraestrutura reservada ao DINTER é integrada dos seguintes ambientes: auditório; cinco salas de atendimento e orientação; duas salas de reunião; secretaria; sala para coordenação; nove salas de aula em que estão instalados projetor multimídia; lousa digital; laboratório de informática com link acima de 2 Mbps; e biblioteca. Os alunos e professores do DINTER terão acesso irrestrito a esses locais. Além dos softwares básicos como sistema operacional, suite Office e anti-virus, os alunos do DINTER também terão computadores com softwares específicos para uso no programa, como SPHINX (preparação, coleta e análise de dados de questionários e análise textual de perguntas abertas), STATISTICA (análise estatística de dados) e IRaMuTeQ (análise textual, análise de evocações e análise de similitude).
Quanto às atividades de pesquisa, destacam-se os projetos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, conforme descrito a seguir.
* Mestrado Profissional em Educação
Linha de Pesquisa: Inclusão e Diversidade Sociocultural
Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
Linha de Pesquisa: Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
As pesquisas nesta linha abordam questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. São discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos tem a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação Básica como fontes de estudo e reflexão.
* Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano
Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
Essa linha de pesquisa tem por objetivo investigar os ambientes (imediatos e distantes) e contextos da formação e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Privilegia o estudo das práticas sociais e da formação (formal ou informal) em diferentes contextos, analisando a criação de redes de relações sociais nas quais os indivíduos partilham significados. Discute as inter-relações, sinergias e conflitos entre diferentes microssistemas dos quais o indivíduo participa e pelos quais é influenciado. As pesquisas desta linha discutem as inter-relações entre contextos de formação e de trabalho, e suas influências no desenvolvimento humano. Inclui, ainda, os estudos sobre os processos de formação em ambientes escolares e não escolares específicos, tais como os grupos comunitários, a escola, o trabalho, as comunidades de prática etc. Finalmente, investigando os ambientes mais distantes, os trabalhos nesta linha se interessam pela análise e pela avaliação de políticas, implementadas pelo governo e outras instâncias de regulação, capazes de atender às demandas sociais de formação e suas implicações em uma sociedade em transformação. As pesquisas nesta linha apóiam-se em fontes documentais primárias, base estatísticas de dados oficiais, entrevista, histórias de vidas, questionários e pesquisa participativa.
Linha de pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
O objetivo desta linha é pesquisar as influências recíprocas entre formação, identidades e representações sociais do sujeito, e seu impacto no desenvolvimento humano. Os estudos desenvolvidos nesta linha apóiam-se na relação triangular entre o individual, o psicológico e o social, a fim de compreender o papel ativo do sujeito na construção de sua subjetividade ao longo do ciclo de desenvolvimento humano. As pesquisas nesta linha fundamentam-se no tripé formado pela teoria das representações sociais, pelas teorias da identidade e pela ecologia do desenvolvimento humano. O sujeito elabora suas representações de mundo, cuja relação com suas práticas sociais está no cerne do processo de formação. É a partir dessa base (representação-prática-formação) que se constrói a subjetividade humana, refletida nas várias identidades (pessoal, social, profissional...) do sujeito. A dinâmica dessas identidades e representações ao longo do tempo caracteriza o desenvolvimento humano. Esse quadro teórico permite estudar percursos pessoais, familiares e profissionais nas várias fases do ciclo vital do sujeito. Os estudos empíricos nesta linha são caracterizados por uma combinatória de técnicas (entrevistas aprofundadas, documentos escritos, questionários, grupos focais) associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
Projetos de extensão
Encontra-se em andamento projetos nas áreas de Saúde e Meio Ambiente; Educação, História e Cultura; Economia, Ciência e Tecnologia. Todos os projetos estão descritos no site http://www.unitau.br/pagina/projetos-de-extensao.