Dados do Programa
Tipo do Programa:
Turma Fora de Sede - Mestrado
Número da Proposta:
38/2018
Período de Vigência:
17/08/2018
a
10/01/2022
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
31/08/2020
Local de Execução do Projeto:
Estrela - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
OBJETIVO: atender a demanda regional de formação de mestres profissionais nas áreas de gestão e produção cultural, gestão do conhecimento, memória institucional e empresarial e educação cultural e patrimonial.
META: formar 20 mestres profissionais em Estrela/RS e cidades limítrofes nas três linhas de pesquisa do PPG em Memória Social e Bens Culturais.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
a) Análise e aprovação dos documentos de inscrição;
b) Análise do Currículo Vitae, com peso 2/10;
c) Entrevista com o candidato, com peso 6/10.
O processo de avaliação dos itens b e c é realizada nesta ordem: dois examinadores avaliam o Currículo Lattes do candidato e atribuem uma nota a cada tipo de produção intelectual do candidato. Dessas notas é realizada uma média simples. Em seguida, é realizada uma entrevista onde o candidato fala sobre a sua trajetória pessoal e profissional e sobre um tema de pesquisa para o mestrado que possa responder a um problema de ordem profissional, seja para aprimoramento ou para mudança de carreira. Após, os entrevistadores realizam perguntas a fim de identificar o domínio que o candidato tem sobre esse problema profissional e o sobre o seu conhecimento sobre o Programa. A avaliação da entrevista é realizada mediante uma nota de 1 a 10 considerando a qualidade das respostas e a desenvoltura do candidato. A média de notas dos diferentes examinadores, em cada um dos itens avaliativos, é expressa em nota de zero a dez, com duas casas decimais. A média final é expressa em nota de zero a dez, com duas casas decimais. A nota final mínima para classificação é 6,0 (seis). Em caso de empate na média final, é o critério de desempate para efeito de classificação é a nota da entrevista. Ao final do processo, é divulgada uma lista de 20 aprovados em ordem alfabética e de 20 suplentes em ordem de classificação.Para a matrícula, são exigidos os seguintes documentos: a) Cópia simples da carteira de identidade ou do registro geral de estrangeiro; b) Cópia simples do último registro civil; c) Cópia simples do CPF; d) Uma foto recente, tamanho 3x4; e) Cópia autenticada do histórico do curso de graduação, ou documento que o substitua temporariamente, fornecido pela Instituição de Ensino Superior na qual o aluno se formou; f) Para candidatos brasileiros do sexo masculino, comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar. No caso de alunos estrangeiros, são exigidos os seguintes documentos: a) Carteira de identidade de estrangeiro (RNE) ou prova de permanência legal no Brasil e cópia integral do passaporte autenticado, onde conste o visto de permanência no Brasil; b) Cópia legível e autenticada do Histórico e Diploma de Graduação; se o diploma for emitido por Instituição Estrangeira deve ter sido consularizado no país de origem e vir acompanhado de tradução juramentada; se o diploma for emitido por países integrantes do Mercosul, é obrigatório somente o visto consular (Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005 da Presidência da República); Revalidação do diploma em território nacional (Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007).
O Regulamento do Curso prevê proficiência em uma língua estrangeira para curso de Mestrado dentre as opções de espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Esse é um pré-requisito para a solicitação da abertura do processo de defesa de qualificação, e não é requerida, portanto, no momento da seleção.
GRADE DE DISCIPLINAS
2018/2
MEMÓRIA SOCIAL (obrigatória, 3 créditos/45 horas-aula)
SEMINÁRIOS DE PESQUISA (obrigatória, 3 créditos/45 horas-aula)
ESPAÇOS DE CULTURA E DE MEMÓRIA (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
OFICINAS DE LINGUAGENS CULTURAIS E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
MEMÓRIA INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
SEMINARIO INDÚSTRIAS CRIATIVAS (eletiva, 1 crédito/15 horas-aula)
Total de créditos: 6 obrigatórios e 7 eletivos
2019/1
CULTURA (obrigatória, 3 créditos/45 horas-aula)
OFICINAS DE PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL (obrigatória, 3 créditos/45 horas-aula)
CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CULTURA NA ERA DIGITAL (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
OFICINAS DE MARKETING CULTURAL (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS (eletiva, 2 créditos/30 horas-aula)
Total de créditos: 6 obrigatórios e 6 eletivos
ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS E ORIENTAÇÃO DE PESQUISA
As disciplinas ocorrem em formato intensivo (encontros quinzenais de 9 horas/aula, somadas a leituras dirigidas realizadas à distância com orientação via Google Classroom/Hangouts). As aulas ocorrem nas sextas-feiras e sábados.
As orientações à distância ocorrem semanalmente sob agendamento. Cada aluno tem ao menos uma hora semanal de orientação para tratar de assuntos das disciplinas ou de sua pesquisa de mestrado. Ao final da oferta das disciplinas, prevista para o segundo ano do mestrado, as orientações seguirão ocorrendo semanalmente ou conforme demanda do aluno e/ou de seus orientadores (principal e co-orientado).
ORGANIZAÇÃO DAS BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA
As bancas de qualificação de projeto de mestrado e de defesa de trabalho final estão previstas para realização em Estrela/RS ou em Canoas/RS, conforme logística definida com vistas a garantir a viabilidade de interação do aluno com os orientadores e demais membros da banca. Como a Universidade La Salle conta com uma excelente infraestrutura de EAD, que facilita a realização de bancas em videoconferências com com professores doutores de instituições nacionais ou internacionais.
Prevê-se a realização das bancas de qualificação ao final do período de oferta de disciplinas, o que se dará ao final de 2019/1. As bancas de defesa de trabalho final devem ocorrer no prazo de 24 meses, pois essa é uma demanda do próprio grupo de alunos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A ideia de oferecer educação superior em Estrela iniciou em julho de 2006, quando a Prefeitura Municipal de Estrela manifestou interesse em realizar uma parceria com a Rede Lassalista, tendo em vista a cidade estar situada numa grande região que conta com poucas instituições de ensino superior. Obtido o credenciamento em 15 de outubro de 2009, a Faculdade La Salle - Estrela iniciou oficialmente suas atividades.
A Faculdade La Salle - Estrela oferece cursos presenciais de graduação (bacharelado e tecnológico) e de pós-graduação lato sensu. Nos seis anos de existência a Faculdade La Salle - Estrela teve autorizados e devidamente reconhecidos os seguintes cursos: Administração (bacharelado); Agronegócio; Gestão Ambiental; Gestão do Turismo; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Processos Gerenciais; Secretariado. Dois novos cursos receberam visita de autorização, tendo obtido conceito quatro: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística.
A Faculdade La Salle - Estrela disponibiliza à comunidade acadêmica infraestrutura adequada e suficiente ao bom desempenho institucional. Todas as salas dispõem do mobiliário adequado e suficiente, excelente iluminação e aeração, climatizadores, e outros aparelhos necessários para as respectivas funções. Todas as salas de aula, além disso, dispõem de data show e computador.
Prédio 1: recepção, telefonista, Biblioteca, Laboratório de Informática, sanitários para pessoas deficientes, acesso ao elevador; sala do Diretor Geral, sala da Diretora Acadêmica, sala da Diretora Administrativa, Secretaria Acadêmica, Protocolo, Setor Financeiro, sala de Coordenadores de Curso, sala do NDE/CPA, Setor de Comunicação e Marketing, sanitários masculino e feminino, cozinha; três salas de aulas, sala do Diretório Acadêmico, sala do Núcleo de Apoio ao Acadêmico, sala da Assessoria Pedagógica, sala da Assessoria e Relações com o Mercado; ambiente organizado para instalação do Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV) a ser criado e implantado em 2016.
Prédio 2: sanitários para pessoas deficientes, sanitários masculino e feminino, área de convivência/lazer, acesso ao elevador, lancheria, ginásio de esportes; auditório, sala dos docentes; dois Laboratórios de Informática, dez salas de aula.
A expansão do espaço físico ocorrerá gradativamente conforme necessidades e em consonância com as aprovações da Mantenedora.
A Biblioteca da Faculdade La Salle - Estrela, possui uma área de 88 m², localizada no andar térreo do prédio 1, totalmente climatizada, permitindo um conforto térmico para seus usuários e para a conservação do acervo bibliográfico. A Biblioteca conta com oito computadores ligados à Internet, à disposição dos alunos em espaços para estudo individual, bem como sala de estudo em grupo. O ambiente de leitura possui quatro mesas com cadeiras estofadas. A Biblioteca está informatizada através do Sistema Pergamum. Esse software funciona de forma integrada da aquisição ao empréstimo, inclusive com serviços disponíveis via internet. Os recursos disponíveis são: catalogação (utilizando o formato MARC21, o que permite o intercâmbio de informações entre acervos das bibliotecas em nível internacional); classificação; pesquisa ao catálogo online; empréstimo domiciliar com reservas e renovações via internet (disponibilizando serviço de e-mail que avisa ao usuário da data de vencimento do empréstimo ou liberação de reserva); banco de dados para intercâmbio com outras instituições, reserva de cabines para estudo e reservas de microcomputadores para pesquisa a internet.
A Biblioteca está interligada com a REDEBILA – Rede de Bibliotecas Lassalistas – de forma a disponibilizar para consulta dos alunos todo o acervo existente em todas as bibliotecas das unidades de Rede La Salle, tanto de nível superior como de educação básica, incluindo a Universidade La Salle.
A Faculdade La Salle - Estrela dispõe de três laboratórios de informática para aulas práticas e à disposição dos alunos, com 60 computadores no total. Na Biblioteca encontram-se disponíveis para uso dos alunos, em mesas de estudo individual, oito computadores. Toda a área do Campus dispõe de acesso à internet wireless, com senha disponibilizada aos alunos.
Cronograma de Atividades:
Divulgação do Edital de Seleção:15/7/2018
Final do período de inscrições: 24/7/2018
Processo seletivo: 25/7/2018 a 26/7/2018
Divulgação dos resultados: 27/7/2018
Período de interposição de recursos: de 27/7/2018 a 31/7/2018
Periodo de matrículas: 01/8/2018 a 08/8/2018
Início das aulas: 17/8/2018
Final do primeiro semestre: 08/12/2019
Início do segundo semestre: 15/3/2019
Final do segundo semestre: 20/7/2019
Período de bancas de qualificação: 26/7/2019 a 31/8/2019
Terceiro e quarto semestres de curso: não há previsão de aulas. Apenas orientações de trabalhos de pesquisa.
Período de bancas de defesa de dissertação: 04/7/2020 a 31/8/2020
Encerramento previsto do curso: 01/9/2020
Encerramento do curso: 30/3/2021
Instituição Promotora
Coordenador:
CLEUSA MARIA GOMES GRAEBIN
Instituição de Ensino:
42021014 UNIVERSIDADE LA SALLE (UNILASALLE)
Logradouro:
AV. VICTOR BARRETO, 2288
Município-UF:
Canoas -
RS
Telefone(s):
(51) 3476-8500 (51) 3472-3511 (51) 4768500 (51) 34768500 (51) 4723511 (51) 34723511 (51) 34768511 (51) 34768500 (51) 3476 8500 (51) 34723511 (51) 34768563 (51) 34768490 (51) 34723511 (51) 34768500 (51) 34768563 (51) 34768579 (51) 34768490 (34) 768511 (51) 34768563 (51) 34768490 (00) 000000 (51) 34768490 (51) 34768500 (51) 34768500 (51) 34768579 (51) 34768490 (51) 34723511 (51) 34768572
E-mail Institucional do Programa:
kayser@unilasalle.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
Coordenador:
ANDREA GERHARDT
Logradouro:
Av. Universitária, 1000-W
Município-UF:
Lucas do Rio Verde -
MT
Telefone(s):
(51) 3476-8500 (51) 3472-3511 (51) 4768500 (51) 34768500 (51) 4723511 (51) 34723511 (51) 34768511 (51) 34768500 (51) 3476 8500 (51) 34723511 (51) 34768563 (51) 34768490 (51) 34723511 (51) 34768500 (51) 34768563 (51) 34768579 (51) 34768490 (34) 768511 (51) 34768563 (51) 34768490 (00) 000000 (51) 34768490 (51) 34768500 (51) 34768500 (51) 34768579 (51) 34768490 (51) 34723511 (51) 34768572
E-mail Institucional do Programa:
reitoria.@unilasallelucas.edu.br
Documentos