Plano Acadêmico:
proposta de DINTER UERJ/UEA visa também produzir impacto de caráter educacional, social, cultural, tecnológico e científico na Região Amazônica,
com efeitos e repercussões que incidirão de forma a reduzir as desigualdades regionais de acesso ao conhecimento de qualidade, promovendo
sustentabilidade de suas ações, sobretudo, considerando suas especificidades como polo estratégico para ampliar a pós-graduação na UEA.
Formar doutor em Educação com ênfase na tríade pesquisa-extensão-ensino permitirá potencializar a produção de conhecimento sobre sistemas
universais da educação mais adequados ao contexto amazônico, de modo a priorizar os processos culturais da população e a criação de políticas
públicas educacionais, que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região, bem
como fomentar a criação e/ou expansão dos grupos de pesquisa em cinco dos principais campi da UEA (Tefé, Tabatinga, Parintins, Itacoatiara e
Manaus), o que contribuirá para diminuição da desigualdade regional. Além disso, nessas Unidades estão lotados em média 190 (cento e noventa)
mestres interessados na formação doutoral no campo da Educação.
Com o término do DINTER PROPED/UEA, está prevista a institucionalização de linhas e grupos de pesquisa fortes e consistentes, capazes de impactar,
a médio e longo prazo, na adoção de estratégias destinadas a acelerar o desenvolvimento e integração interinstitucional da UEA com outras IES do Brasil
e de outros continentes.
O exposto corresponde aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, que segundo seu regulamento “articula-se em torno de
linhas de pesquisa que evidenciam seu compromisso pedagógico e sócio-político”, com foco comum na produção e socialização de conhecimento no
campo educacional referenciados no interesse público e na crítica aos processos de exclusão.
Isto posto, parece-nos evidente que este programa se encontra em condições satisfatórias para responder ao compromisso desta demanda de formação
na modalidade DINTER junto à Universidade Estadual do Amazonas, na área da Educação. Ademais, essa proposta é fortalecida no âmbito de um amplo
convênio de cooperação técnico-cientifica e pedagógica entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade do Estado do
Amazonas (UEA), com repasse de recursos para formular, implementar e gerir projetos de modernização da estrutura técnico-administrativo-financeira da
UEA, capacitação do quadro de servidores da UEA e cooperação técnica, científica e pedagógica da UEA com a UERJ. Este convênio foi publicado no
Diário Oficial do Estado do Amazonas no dia 27 de janeiro de 2014, página 13.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A UEA possui 12 Programas de Pós-graduação credenciados pela CAPES, sendo 5 com nível de Doutorado e 6 com conceitos maior ou igual a 4. Estes Programas têm os
respectivos conceitos e áreas abaixo descritas. Esses Programas estão estruturados, com grupos de pesquisa e laboratórios equipados. Particularmente os Programas da área de
Ensino e das áreas de Letras e Linguística podem constituir possibilidades de interlocução interessantes para os doutorandos do Dinter UERJ/UEA, bem como podem se beneficiar
da interlocução com os pesquisadores do Proped/Uerj. Na Escola Superior de Tecnologia – EST funciona o Samsung Ocean Center, inaugurado em junho de 2004, que faz parte da
parceria entre UEA e a multinacional Samsung. No local são realizadas capacitações para a criação de soluções móveis, voltadas para universitários, desenvolvedores e aspirantes.
São oferecidos cursos livres e intensivos. Mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas por este projeto. Na EST também foi instalado o Núcleo de Robótica e Automação da EST
com a finalidade de promover atividades de extensão dos alunos de engenharia, além de a participação da UEA em campeonatos de Robóticas. No local são desenvolvidas três
linhas de pesquisa: Automação Industrial, Robótica Industrial e Tecnologia Assistiva. Outros laboratórios importantes se destacam, tais como: o Laboratório de Química e Grupo de
Pesquisa Aplicada à Tecnologia, que tem como foco desenvolver projetos provenientes da fauna e flora amazônica para o uso industrial em várias linhas de pesquisa como:
antibióticos, produção de biodiesel, entre outros. O Laboratório de Química dá o suporte técnico ao Grupo de Pesquisa onde cerca de 30 alunos realizam atividades de iniciação
científica e projetos de mestrado e doutorado; o Laboratório de Jogos e Entretenimento Digital (LUDUS), criado há quatro anos, desenvolve pesquisas na área de jogos eletrônicos e
aplicativos. De suas bancadas, já saíram diversos softwares e alunos para Mestrado e Doutorado. O local tem como foco empreendedorismo, gameficação, o estudo e criação de
jogos e aplicativos para dispositivos móveis. São mais de 17 jogos produzidos. Há também o Laboratório HUB Tecnologia e Inovação, composto por diversos Núcleos de
Desenvolvimento e Tecnologias aplicadas, nas diversas áreas do conhecimentos dos cursos desenvolvidos na EST/UEA. Na Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT há o
Laboratório de Turismo da UEA (Labotur), com objetivo de formar profissionais para planejamento, gestão e produção do conhecimento da atividade turística, além de aperfeiçoar o
profissional da área e dar suporte aos serviços turísticos do Amazonas. É fruto da parceria entre UEA, Manauscult e Amazonastur. Na Escola Superior de Ciências Sociais – ESO há
o Observatório do Polo Industrial de Manaus – PIM. Formado por alunos e professores de Economia, tem por objetivo produzir banco de dados sobre estudos e análises de cenários
macroeconômicos das empresas do PIM para servir como fonte de pesquisa. O projeto conta a parceria da Fiam e Fapeam. Vinculado a ESO, funciona o Núcleo de Práticas
Jurídicas - NPJ/UEA, onde é oferecido atendimento jurídico gratuito para a população de baixa renda, em casos que envolvem áreas como a previdenciária, civil e de família. Na
Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA está alocado o Laboratório de Habilidades, Simulação e Tecnologias de Cuidado em Saúde (LAHSIM), que será inaugurado no corrente
ano, onde os acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem terão aulas práticas de Raciocínio Clínico, simulações e atendimentos clínicos, além do Debriefing,
onde os alunos irão avaliar, orientados pelos professores, os procedimentos realizados e indicar falhas de seus atendimentos. Todos os treinamentos serão realizados por meio do
robô METIman. Ao todo, a UEA possui 4 robôs completos, além de partes do corpo humano. Além disso, as Escolas e os Centros Estudos Superiores possuem espaço físico
adequado para os grupos de pesquisa, com infraestrutura tecnológica e suporte bibliográfico. Na Escola Normal Superior, há espaço para estudos individualizados alunos de pós e
de graduação. Esta unidade acadêmica, assim como alguns Centros de Estudos Superiores, dispõe de laboratórios nas áreas de biologia e química, os quais dão suporte as
atividades de iniciação científica, graduação e pós-graduação.
Biblioteca:
Quanto ao Acervo Bibliográfico e Biblioteca, a UEA é estruturada em uma Biblioteca Central e vinte e duas bibliotecas setoriais localizadas nas Escolas, nos Centros e nos Núcleos
de Estudos Superiores. Com um total de 74.303 (setenta e quatro mil e trezentos e três) títulos e 251.420 (duzentos e cinquenta e um mil e quatrocentos e vinte) exemplares. Em
cada biblioteca existe um espaço físico destinado aos alunos para estudo e pesquisa. Ademais, a UEA dispõe de acesso a diversas Bibliotecas de Acervo Físico e Digital: Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações - http://tede.uea.edu.br/; Empréstimo de materiais bibliográficos - http://biblioteca.uea.edu.br/biblioteca/index.php; Repositório Institucional -
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/; Biblioteca Universitária Pearson - http://www.uea.edu.br/modulo/login/pearson.php; Biblioteca Médica UpToDate - http://www.uptodate.com/contents/search; Portal de Periódicos Capes - http://novo.periodicos.capes.gov.br/
A Universidade do Estado do Amazonas possui a Editora Universitária, como órgão suplementar, que tem a responsabilidade de conduzir a política de publicações institucionais,
exercer atividades de direção, produção e assessoramento editorial aos docentes e pesquisadores da UEA. A Editora representa a UEA junto à Agência Nacional do International
Standard Book Number – ISBN, assim como junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, nos quais obteve indexação de publicações seriadas.
Quanto às publicações, a Editora publicou, em 2015, 55 (cinquenta e cinco) títulos, dentre livros, anais, periódicos obras do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, nas mais
diferentes áreas.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Outros:
Na seara de sua finalidade institucional quanto a Interiorização da Educação no Estado do Amazonas, a UEA conta com o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (EPMT) e,
diferentemente do que se convencionou chamar de Educação a Distância, o EPMT faz uso de um modelo educacional interativo a partir de recursos da tecnologia da TV Digital,
como videoconferências, possibilitando que alunos assistam às aulas como se estivessem pessoalmente com o professor, rompendo o conceito de separação física entre eles,
aproximando-os pela integração virtual. Além disso, para garantir a qualidade do ensino oferecida aos seus alunos, a UEA trabalha nessa modalidade com o professor que ministra a
aula a partir dos estúdios em Manaus e, na outra ponta, com outro professor in loco, na sala de aula onde essa disciplina está sendo ministrada, independentemente do município de
destino. Desta forma, os alunos também poderão esclarecer suas dúvidas com o professor auxiliar que está pessoalmente na sua sala.
Além disso, a Universidade conta com o acervo tecnológico do Núcleo Técnico Científico de Telessaude, que está implantado em 48 municípios do Amazonas, beneficiando cerca de
200 equipes de saúde da família, com a perspectiva de integrar os outros 13 municípios do interior do Estado no ano corrente em, ainda, possui ambientes virtuais de aprendizagem
e plataforma de webconferência (IPTV).
A utilização dessas tecnologias de informação e comunicação é salutar no Estado do Amazonas, em que a distância e o clima são fatores críticos, proporcionando um intercâmbio de
informações válidas para a realização de educação permanente, assim como para fins de pesquisa e debate. Em 2015, a UEA contou com cinco Programas de ICT consolidados e
que receberam fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM),
distribuídos da seguinte maneira: Programa de Apoio à Iniciação Científica – PAIC (FAPEAM);Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da
Saúde - IC-SAÚDE (FAPEAM); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (CNPq); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento
Tecnológico e Inovação – PIBITI (CNPq); e Programa Institucional de Iniciação Científica - Ações Afirmativas - PIBIC-AF (CNPq). Na edição 2015-2016 dos Programas de Iniciação
Científica e Tecnológica, foram implementadas 674 bolsas de Iniciação Científica, sendo a FAPEAM a maior financiadora dos programas de iniciação científica da UEA, através do
financiamento de mais de 94% do total de bolsas implementadas. Desse montante, 498 estão distribuídas nas unidades da capital e 176 nas unidades do interior, através dos 5
programas de IC. A UEA possui 103 Grupos de Pesquisa certificados, assim especificados: 1 na área de Ciências Agrárias; 9 em Linguística, Letras e Artes; 8 Ciências Biológicas; 11
em Ciências Exatas e da Terra; 15 em Ciências Sociais Aplicadas; 14 em Engenharias; 21 em Ciências Humanas e 24 em Ciências da Saúde.
Cronograma de Atividades:
Cronograma (proposta passível de ser modificada no decorrer do processo)
2017.1
Realização de disciplinas obrigatórias das linhas de pesquisa de Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura e Cotidiano, Redes Educativas e Processos Culturais na instituição promotora
- Questões teórico-epistemológicas em pesquisa nos/dos/com os cotidianos
- Teoria de currículo
- Seminários de Pesquisa
- Estágio Docente
Realização de Seminário de Pesquisa e disciplinas eletivas das linhas de pesquisa de Educação Inclusiva e processos educacionais, Infância, Juventude e Educação e Instituições, Práticas Educativas e
História na instituição receptora
2017.2
Realização de disciplinas obrigatórias das linhas de pesquisa de Educação Inclusiva e processos educacionais, Infância, Juventude e Educação e Instituições, Práticas Educativas e História
- Estudos da Infância II
- Estudos avançados em história da educação II
- Fundamentos e crítica da Educação para as minorias sociais
- Seminários de Pesquisa
- Estágio Docente
Realização de Seminário de Pesquisa e disciplinas eletivas das linhas de pesquisa de Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura e Cotidiano, Redes Educativas e Processos Culturais na instituição
receptora
2018.1
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição promotora
2018.2
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição receptora e em atividades semi-presenciais
2019.1
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição receptora e em atividades semi-presenciais
Exame de Qualificação
2019.2
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição receptora e em atividades semi-presenciais
2020.1
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição receptora e em atividades semi-presenciais
2020.2
Realização de Seminários de Pesquisa de todas as linhas de pesquisa na instituição receptora e em atividades semi-presenciais
2021.1
Até fevereiro – defesa de tese