Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado Internacional
Número da Proposta:
5/2021
Período de Vigência:
01/04/2021
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
12
Data de Fim Previsto:
19/12/2025
Local de Execução do Projeto:
Quelimane - MZ10
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos:
- Qualificar parte do corpo docente dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia da Universidade de Licungo, contribuindo para a formação de recursos humanos para o aprimoramento do ensino em seus diferentes níveis;
- Fortalecer, a partir deste Convênio, as relações interinstitucionais entre a UEL, como promotora, e a UNILICUNGO, como receptora;
- Contribuir para a consolidação dos Grupos de Pesquisa (e suas respectivas pesquisas), qualificando a formação docente e efetivando a iniciação científica; contribuir para a formação de pesquisadores da UNICULUNGO que venham a construir um programa de pós-graduação na instituição receptora;
- Consolidar a internacionalização dos cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática, Física, Química e Biologia promovida pela UNILICUNGO;
- Aprofundar as pesquisas e reflexões a respeito da Educação Científica e Matemática da cidade de Quelimane – Moçambique e regiões próximas com vistas a subsidiar os debates nessa área;
- Fortalecer o campus da UNILICUNGO, com vista à ampliação das atividades desenvolvidas em parceria, no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão em relação aos conhecimentos da área de Educação Científica e Matemática.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
A seleção dos alunos será realizada segundos critérios já praticados, regularmente, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL, a saber:
Inscrições: abril/2021 - com entrega dos seguintes documentos: 1) Requerimento indicando Curso de Doutorado, opção de prova de proficiência; 2) Cópia do diploma ou certificado de conclusão de Graduação e respectivo histórico escolar; 3) Cópia do diploma de mestrado 4) Curriculum vitae Plataforma Lattes, devidamente documentado; 5) Cópia do passaporte 6) Pré-projeto de Pesquisa.
O pré-projeto de pesquisa do candidato deve ter no máximo 20 páginas, espaço duplo, letra Times New Roman 12 e estar organizado da seguinte forma: 1) Resumo (máximo 20 linhas); 2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; 3) Objetivos; 4) Material e métodos (ou procedimentos metodológicos); 5) Plano de
trabalho e cronograma de sua execução; 6) Referências Bibliográficas.
A seleção consiste em duas etapas eliminatórias:
1ª ETAPA (abril/2021) realizada de forma remota (google sala de aula) em função da situação de Pandemia
- Prova discursiva a respeito de tema relacionado à Área de Concentração do Programa (eliminatória);
2ª ETAPA (abril ou maio/2021)
- Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa, Análise do Currículo e arguição a respeito do projeto de pesquisa e do currículo; em função da situação de pandemia esta etapa também será remota (googlemeet).
- As provas serão corrigidas pela Comissão de Seleção, mantendo-se o anonimato dos candidatos.
- Qualquer sinal de identificação nas provas escritas exclui o candidato.
- Para passar para a 2ª etapa o candidato deve obter nota superior a sete (7,0) na primeira etapa.
- Para ser aprovado na 2ª etapa o candidato deve obter média (aritmética) das notas obtidas nos itens avaliados nesta etapa igual ou superior a sete (7,0).
A prova de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) será aplicada aos candidatos que forem aprovados nas duas etapas da seleção.
Matrícula: junho ou julho/2021 - os candidatos aprovados farão a matrícula para o primeiro semestre letivo e as disciplinas ocorrerão na IES receptora. Enquanto houver a situação de pandemia, as aulas ocorrerão de maneira remota.
A Instituição receptora se compromete em liberar dias de trabalho para que os discentes aprovados na seleção cursem as disciplinas e façam as atividades de pesquisa bem como a liberação de doze (12) meses para o doutorado sanduíche na Instituição Promotora.
Estrutura básica da programação:
Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina Carga horária Docente responsável Local de oferta
Estrutura e Dinâmica do Conhecimento Científico 60h IRINEA DE LOURDES BATISTA IES Receptora
Presencial ou remota
Saberes docentes, relação com o saber e a formação de professores em Ciências e Matemática 60h SERGIO DE MELLO ARRUDA IES Receptora
Presencial ou remota
O professor de ciências e os modelos de formação 60h ÁLVARO LORENCINI JUNIOR IES Receptora Presencial ou remota
Seminários de Pesquisa 60h REGINA LUZIA CARIO DE BURIASCO IES Receptora
Presencial ou remota
Contribuições das análises qualitativas para a pesquisa em ensino de ciências e matemática 60h MARINEZ MENEGHELLO PASSOS IES Receptora
Presencial ou remota
Estudos Culturais das Ciências e da Educação 60h MOISES ALVES DE OLIVEIRA IES Receptora
Presencial ou remota
Educação Matemática e construção do conhecimento 60h MARCIA CRISTINA COSTA TRINDADE CYRINO IES Receptora
Presencial ou remota
Abordagens Históricas e Filosóficas na Educação Científica e Matemática 60h IRINEA DE LOURDES BATISTA IES Receptora
Presencial ou remota
Didática e epistemologia das ciências 60h MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE ANDRADE IES Receptora
Presencial ou remota
Estudos Culturais das Ciências e da Educação 60h MOISES ALVES DE OLIVEIRA IES Receptora
Presencial ou remota
A investigação em Ensino de Ciências e Educação Matemática 60h MARINEZ MENEGHELLO PASSOS
IES Receptora
Presencial ou remota
Modelagem Matemática e suas perspectivas na Educação Matemática 60h LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA IES Receptora
Presencial ou remota
Tópicos em Educação Matemática 60h REGINA LUZIA CARIO DE BURIASCO IES Receptora
Presencial ou remota
ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA 60h FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI IES Receptora
Presencial ou remota
ELEMENTOS DE ÁLGEBRA E EDUCAÇÃO ALGÉBRICA 60h ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI
IES Receptora
Presencial ou remota
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 60h ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI
IES Receptora
Presencial ou remota
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA 60h ANDRÉIA DE FREITAS ZÔMPERO IES Receptora
Presencial ou remota
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS 60h PAULO SÉRGIO DE CAMARGO FILHO IES Receptora
Presencial ou remota
OBS: enquanto houver a situação de Pandemia as disciplinas ocorrerão de forma remota. Após a regularização da situação da saúde mundial, as disciplinas ocorrerão na IES receptora de forma presencial. A Instituição Receptora financiará o deslocamento, alojamento e diárias dos docentes da UEL, como indica documento firmado entre as IES apresentado na Carta sobre as formas de captação de custeio, enviada em anexo.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
A Comissão Coordenadora (CC) do Programa de Pós-Graduação da UEL entende que o Doutorado Interinstitucional apenas difere do doutorado acadêmico tradicional quanto ao modus operandi: disciplinas oferecidas na UNILICUNGO (instituição receptora) e o período obrigatório de "doutorado sanduíche" na instituição promotora (UEL). Nestas condições, entende a CC, o PCI deve seguir, no que couber, as mesmas diretrizes regimentais definidas para o doutorado que se desenvolve na UEL. No que diz respeito à especificidade do PCI, os créditos em disciplinas e atividades especiais, em número de 48, deverão ser alcançados por meio de disciplinas optativas, dentre as que serão disponibilizadas aos alunos e que serão oferecidas na UNILICUNGO (presencial ou remota). A oferta de um número maior de disciplinas para o cumprimento de créditos visa propiciar alternativas que atendam aos alunos que forem selecionados. Outras disciplinas poderão ser oferecidas aos alunos do PCI, como tópicos especiais, de acordo com o andamento do curso, inclusive aproveitando a presença de docentes externos ao Programa, do país ou do exterior. Os créditos em atividades especiais serão obtidos de acordo com Deliberação da Câmara de Pós-Graduação Nº 36/2018 da UEL. Essa deliberação prevê o cumprimento de créditos com a publicação de artigos em periódicos, participação nos grupos de estudos e pesquisa, participação em encontros, seminários, congressos ou reunião similar, apresentando trabalhos, entre outras ações. A Coordenação do Programa exigirá relatório pormenorizado dessas participações, com anuência do orientador. Conforme acordo entre a instituição promotora e receptora, a permanência dos doutorandos de doze (12) meses na UEL tem como objetivo permitir aos alunos a vivência da realidade acadêmica do programa promotor. A Instituição Receptora assumiu compromisso de liberação e apoio financeiro de seus docentes para permanência na UEL. A Comissão Coordenadora entende que a melhor forma de possibilitar esta vivência será promover, sempre que possível, a integração dos alunos do PCI com os outros alunos do Programa em atividades conjuntas. Desta forma, deverá a Coordenação, junto com orientadores e alunos, planejar os períodos de permanência dos mestrandos na Promotora de modo que pelo menos alguns deles sejam concomitantes com as atividades estabelecidas para o mestrado e doutorado dos alunos do PECEM. Deverá a Coordenação exigir relatórios individuais de modo que se possa aferir o real aproveitamento e desempenho pessoal de cada aluno nesses estágios. O exame de qualificação deverá ser realizado após o cumprimento de créditos em disciplinas e atividades especiais. O aluno deverá seguir as Normas para o Exame de Qualificação aprovadas pela Comissão Coordenadora do PECEM. Para a entrega da versão final para a defesa da dissertação o prazo será de 48 meses, acrescidos de mais dois meses para realização da defesa.
Uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD):
A UEL dispõe de sala equipada para videoconferência, mediante prévio agendamento. Dispõe também de rede/internet de alta velocidade que permite interação entre professores e alunos com o uso de softwares variados (e-mail, Google meet, Skype, web-conferência). A estrutura disponível na UEL e no Programa de Pós-Graduação possibilita aos docentes do Programa que, progressivamente, se familiarizem com o uso de novas tecnologias educacionais, as quais serão utilizadas para atividades de orientação dos alunos, bem como avaliação de trabalhos de conclusão de disciplinas, realização de seminários, com participação presencial ou à distância, bem como para outras atividades que sejam necessárias, como, por exemplo, exames de qualificação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
A universidade Licungo possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa nos Câmpus da sua Sede, em Quelimane e da Extensão, na Beira, nomeadamente: Na Sede: Laboratório Didático de Física; Laboratório de Biologia e Química, Laborátório de Informática e Laboratório de Geodata, com acesso à internet. Na Extensão: Laboratório Didático de Física; Laboratório Didático de Matemática; Laboratório de Informática, com acesso à internet; Laboratórios Didático de Biologia; Laboratório de Geologia (Microscopia); Laboratórios Didático de Química; Laboratório de Geografia Física: Solos e Sistemas de informação Geográfica.
Biblioteca:
Presentemente a Universidade Licungo conta com duas Bibliotecas (uma no campus da Ponta-Gêa, Beira e outra na Reitoria, em Quelimane); um centro de Documentação designado por Rosa Parks - CEDECA-Extensão da Beira; cinco Centros de Recursos, sendo dois localizados na Extensão da Beira: Centro de Recursos do Curso de Francês e Centro de Recursos do Instituto Camões).
No que diz respeito à capacidade de atendimento, a Biblioteca da Extensão oferece 180 leitores, isto é, lugares para leitura individual, enquanto a Biblioteca da Reitoria tem a capacidade de atendimento de 120 leitores. Quanto à diversificação dos espaços, a Biblioteca da Extensão da Beira oferece três diferentes espaços: um primeiro espaço denominado wifi (para 20 estudantes munidos de seus respectivos computadores pessoais), o segundo espaço para Aprendizagem Autodirigida de línguas (para 12 aprendizes de linguas estrangeiras: francês e inglês e de linguas nacionais: cisena e cindau) e o terceiro, e último espaço reservado a pessoas com deficiência visual (capacidade para atender 3 utentes).
Quanto aos centros de recursos, os dois localizados na Beira disponibilizam recursos para formação de professores de linguas portuguesa e francesa. E no total oferecem 100 lugares para leitura presencial: sendo 40 (utentes) no Centro de Recursos de francês e 60 lugares no Centro de Recursos do Instituto Camões. Os Centros de recursos de Gurué e Mocuba oferecem recursos especificos para cursos que ocorrem na modalidade de Educação Aberta e à Distância. E eles atendem um pouco mais de 120 usuários. Contando com vinte lugares disponiveis no Centro de Documentação Rosa Parks, as bibliotecas da Universidade têm a capacidade para atender 615 utentes. Nas duas bibliotecas, os utentes têm a sua disposição 4 computadores destinados ao uso do catálogo eletrônico. Três outros computadores estão disponíveis no espaço reservado as pessoas com deficiência visual.
Nestas bibliotecas estão armazenados mais de 20663 títulos (15954 na Beira e 4709 nas Bibliotecas da Reitoria) e 36062 exemplares (26252 exemplares na Beira e 9810 exemplares na Reitoria). Estes documentos cobrem várias e diferentes áreas do conhecimento, tais como: Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Sociolinguística, Informática, Saúde, Recursos Humanos, Didática, Pedagogia, Psicologia, Arte, Metodologia de investigação, Zoologia, Agricultura, Literaturas (inglesa, portuguesa, francesa), linguística, educação física, ciências sociais, engenharias e outras.
Para além das obras que cobrem as áreas do conhecimento acima, a instituição conta igualmente com um repositório que dá aos utentes a possibilidade de aceder a publicações de docentes e estudantes em textos electrónicos completos.
Em 2021 em função a situação de isolamento causa pela pandemia as atividades da do PCI ocorreram de forma remota.
Cronograma de Atividades:
Atividades realizadas em 2021
1º Semestre:
a) inscrição de candidatos: inscreveram-se no edital para o doutorado 15 (quinze) docentes da instituição.
b) realização do processo seletivo: os candidatos inscritos na seleção passaram pela prova escrita, análise de currículo e entrevista, como previsto do regimento do PECEM. Foram aprovados dez candidatos:
Amândio Bacião Mutumula – orientado pelo Professor Alvaro Lorencini Júnior
Cristina Fernanda Chamussora da Costa – orientada pela Professora Regina Luzia Corio de Buriasco
Emílio Sobrinho Gomes Alfandega – orientado pelo Professor Sergio de Mello Arruda
Fernando João – orientado pela Professora Marinez Meneghello Passos
Gisela Francisco Mapatse – orientada pela Professora Irinéa de Lourdes Batista
Luis Morais Macaripe - orientado pelo Professor Moisés Alves de Oliveira
Nito Artur Mirione – orientado pela Professora Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Rosalino Subtil Chicote – orientado pela Professora Marinez Meneghello Passos
Stélia Mariana Alfredo Capathia Nahia – orientada pela Professora Fabiele Cristiane Dias Broietti
Tomás Anibal Massicame – orientado pelo Professor Carlos Eduardo Laburu
c) matrícula dos candidatos aprovados
2º Semestre:
a) disciplinas
b) início das orientações
Atividades previstas para os anos subsequentes
2022
1º Semestre: a) disciplinas, b) revisão de subprojetos que foram apresentados pelos candidatos; c) formalização do projeto e do plano de curso de cada aluno, em conjunto com o orientador, com participação nos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL;
2º Semestre: a) disciplinas; b) cumprimento de créditos em outras atividades especiais;
2023
1º Semestre: a) permanência de doutorandos na UEL, de acordo com plano de curso; b) desenvolvimento das pesquisas de cada doutorando, de acordo com projeto de pesquisa; c) participação de doutorando nos grupos de pesquisa na UEL; d) cumprimento de créditos em outras disciplinas e atividades especiais;
2º Semestre: a) permanência de doutorandos na UEL, de acordo com plano de curso; b) desenvolvimento das pesquisas de cada doutorando, de acordo com projeto de pesquisa; c) cumprimento de créditos em outras atividades especiais; d) elaboração do texto para o exame de qualificação;
2024
1º Semestre: a) permanência de doutorandos na UEL, de acordo com plano de curso; b) desenvolvimento das pesquisas de cada doutorando, de acordo com projeto de pesquisa; c) cumprimento de créditos em outras atividades especiais; d) elaboração do texto para o exame de qualificação;
2º Semestre: a) permanência de doutorandos na UEL, de acordo com plano de curso; b) desenvolvimento das pesquisas de cada doutorando, de acordo com projeto de pesquisa; c) visita de orientadores nas áreas de pesquisa dos orientandos; d) realização de exames de qualificação dos doutorandos;
2025
1º Semestre: a) permanência de doutorandos na UEL, de acordo com plano de curso; b) desenvolvimento das pesquisas de cada doutorando, de acordo com projeto de pesquisa; c) redação da tese de doutoramento;
2º. semestre: a) redação das teses de doutoramento; b) defesas das teses de doutorado.
Instituição Promotora
Coordenador:
MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE ANDRADE
Instituição de Ensino:
40002012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)
Logradouro:
RODOVIA CELSO GARCIA - CID PR 445 - KM 380
Município-UF:
Londrina -
PR
Telefone(s):
(43) 33714311 (43) 33283343 (43) 33714000 (43) 33284320 (41) 32817334 (41) 32817300 (43) 33284440 (43) 33714435 (43) 33714709 (43) 33719848 (43) 33714417 (44) 33714727 (43) 33714624 (43) 433371237 (43) 33714000 (43) 33714068 (43) 33714711 (43) 33284320 (43) 33715953 (43) 33714227 (43) 33714693 (43) 33712378 (43) 33714697 (43) 33714226 (43) 33714624 (43) 33714811 (43) 33717000 (43) 33714408 (43) 33714879 (43) 33714624 (43) 33714624 (43) 33714521 (43) 33714727 (43) 33714267 (43) 33714559 (43) 33714811 (43) 33714418 (43) 33714821 (43) 33284440 (43) 33714266 (43) 33284320 (43) 33715953 (43) 33714063 (43) 33714266 (43) 33714418 (43) 33714821 (43) 33714780 (43) 33714879 (43) 433371237 (44) 33714727 (43) 33717000 (43) 33714191 (43) 33715626 (43) 33714503 (43) 33714811 (43) 33714521 (43) 33714348 (43) 33714054 (43) 33714811 (43) 33714267 (43) 33714000 (43) 33714559 (43) 33714417 (43) 33714727 (43) 33714879 (43) 33714693 (43) 33714408 (33) 714000 (43) 33715953 (43) 33714697 (43) 3371224923 (43) 33714226 (43) 33714227 (43) 33714727 (43) 33714624 (43) 33714624 (43) 33714789 (43) 33714697 (43) 33714080 (43) 33712378 (43) 33714456 (43) 33712378 (43) 33714709 (43) 33714624 (43) 33714693 (43) 33714171 (43) 33714270 (43) 33714191 (43) 33714709 (43) 33714246 (43) 33714711 (43) 33714264 (43) 33714255 (43) 33715914 (43) 33714000 (43) 33714667 (43) 33714071 (43) 33714727 (43) 33284440 (43) 33714678 (43) 33714068 (43) 33714226 (43) 33712359 (43) 33714245 (43) 33712378 (43) 3714192 (43) 33714192 (43) 33714744 (33) 714387 (43) 33714366 (43) 33714348 (43) 33714503 (43) 33714191 (43) 33714503 (43) 33714727 (43) 33715626 (43) 33714063 (43) 33714266 (43) 33714226 (43) 33714266 (43) 33714054 (43) 33714226 (43) 33714780 (43) 33714678 (43) 988389999 (43) 33712346 (43) 33714000 (43) 33714307 (43) 33712452 (43) 33714711 (43) 33714000 (43) 33714264 (43) 33714398 (43) 33714624 (43) 33714697 (43) 33714639 (43) 33714684 (43) 33714665 (43) 33712359 (43) 33712332 (43) 33714054 (43) 3371-4711 (43) 33284440 (43) 33714120 (43) 33715575 (43) 33714505
E-mail Institucional do Programa:
falecomreitora@uel.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE LICUNGO
Coordenador:
GERALDO VERNIJO DEIXA
Logradouro:
Av. Julius Nyerere, Campus Murrópuè- Quelimane & Beira, 1234
Município-UF:
Quelimane -
MZ10
Telefone(s):
(43) 33714311 (43) 33283343 (43) 33714000 (43) 33284320 (41) 32817334 (41) 32817300 (43) 33284440 (43) 33714435 (43) 33714709 (43) 33719848 (43) 33714417 (44) 33714727 (43) 33714624 (43) 433371237 (43) 33714000 (43) 33714068 (43) 33714711 (43) 33284320 (43) 33715953 (43) 33714227 (43) 33714693 (43) 33712378 (43) 33714697 (43) 33714226 (43) 33714624 (43) 33714811 (43) 33717000 (43) 33714408 (43) 33714879 (43) 33714624 (43) 33714624 (43) 33714521 (43) 33714727 (43) 33714267 (43) 33714559 (43) 33714811 (43) 33714418 (43) 33714821 (43) 33284440 (43) 33714266 (43) 33284320 (43) 33715953 (43) 33714063 (43) 33714266 (43) 33714418 (43) 33714821 (43) 33714780 (43) 33714879 (43) 433371237 (44) 33714727 (43) 33717000 (43) 33714191 (43) 33715626 (43) 33714503 (43) 33714811 (43) 33714521 (43) 33714348 (43) 33714054 (43) 33714811 (43) 33714267 (43) 33714000 (43) 33714559 (43) 33714417 (43) 33714727 (43) 33714879 (43) 33714693 (43) 33714408 (33) 714000 (43) 33715953 (43) 33714697 (43) 3371224923 (43) 33714226 (43) 33714227 (43) 33714727 (43) 33714624 (43) 33714624 (43) 33714789 (43) 33714697 (43) 33714080 (43) 33712378 (43) 33714456 (43) 33712378 (43) 33714709 (43) 33714624 (43) 33714693 (43) 33714171 (43) 33714270 (43) 33714191 (43) 33714709 (43) 33714246 (43) 33714711 (43) 33714264 (43) 33714255 (43) 33715914 (43) 33714000 (43) 33714667 (43) 33714071 (43) 33714727 (43) 33284440 (43) 33714678 (43) 33714068 (43) 33714226 (43) 33712359 (43) 33714245 (43) 33712378 (43) 3714192 (43) 33714192 (43) 33714744 (33) 714387 (43) 33714366 (43) 33714348 (43) 33714503 (43) 33714191 (43) 33714503 (43) 33714727 (43) 33715626 (43) 33714063 (43) 33714266 (43) 33714226 (43) 33714266 (43) 33714054 (43) 33714226 (43) 33714780 (43) 33714678 (43) 988389999 (43) 33712346 (43) 33714000 (43) 33714307 (43) 33712452 (43) 33714711 (43) 33714000 (43) 33714264 (43) 33714398 (43) 33714624 (43) 33714697 (43) 33714639 (43) 33714684 (43) 33714665 (43) 33712359 (43) 33712332 (43) 33714054 (43) 3371-4711 (43) 33284440 (43) 33714120 (43) 33715575 (43) 33714505
E-mail Institucional do Programa:
unilicungo@gmail.com