Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas:
Objetivo Principal:
Formar recursos humanos qualificados, de elevado nível, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente, para atuação na Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – PB (FCM).
Objetivos Secundários:
O Programa de Mestrado Interinstitucional IMIP/FCM em Saúde Materno Infantil do IMIP tem por objetivos:
1.Contribuir com a redução das desigualdades regionais estabelecidas no território brasileiro, no que se refere à construção do conhecimento científico.
2.Fortalecer o vínculo/parceria entre duas IES com programas de graduação e pós-graduação na área de saúdena região Nordeste, promovendo a construção de conhecimentos científicos que atendam a peculiaridades regionais.
3.Apoiar a formação e/ou o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa em Saúde Materno Infantil.
4.Contribuir para o surgimento, no âmbito da instituição receptora, de novas vocações para a pesquisa, mediante o incentivo à participação de alunos de graduação como bolsistas de iniciação científica, nos projetos articulados com as linhas de pesquisa.
5.Estimular a cooperação entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento.
6.Propiciar o aumento da competência da formação de recursos humanos na instituição receptora e de linhas de pesquisa que respondam às necessidades na área de Saúde Materno Infantil do Estado da Paraíba, ampliando o comprometimento institucional com o desenvolvimento regional.
7.Contribuir para o fortalecimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da estruturação de uma assistência médica de qualidade com bases científicas, voltadas a necessidades reais, respondendo a uma demanda histórica da população brasileira.
8.Formar 10 (dez) mestres, professores efetivos dos cursos da área de saúde daFCM/FACISA/CESED, para o fortalecimento da pesquisa e dos programas de pós-graduação, contribuindo no processo de consolidação da ciência da saúde.
Para a formação dos discentes, seguiremos o plano acadêmico descrito abaixo:
No processo seletivo, o candidato deverá identificar um dos orientadores credenciados pelo Programa de Saúde Materno Infantil do IMIP e entrar em contato para possível orientação, no qual será discutida a pergunta de pesquisa que subsidiará o desenvolvimento do projeto. Uma vez estabelecido o vínculo com o orientador e recebido o aceite do mesmo, o candidato poderá submeter para seleção um pré-projeto que deverá ser elaborado junto ao potencial Orientador dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa.
Uma vez aprovado no processo seletivo, o mestrando trabalhará junto ao seu orientador durante todo o processo de construção e desenvolvimento do projeto. O orientador irá auxiliar o Mestrando nas seguintes etapas:
a)Elaboração do projeto;
b)Submissão do projeto ao Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos (quando se aplicar);
c)Coleta de dados;
d)Análise dos dados;
e)Redação da dissertação;
f)Divulgação do estudo através de artigos científicos e apresentações em congressos Nacionais e Internacionais; Haverá uma reunião mensal através da telemedicina, com a presença de todo o corpo discente e docente das duas Instituições, que servirá para o acompanhamento das metas a serem atingidas pelo curso, incluindo o andamento das dissertações de Mestrado.
Os docentes vinculados a Instituição receptora, poderão ser credenciados pela promotora para atuarem como Co-orientadores dos alunos do curso.
Os mestrandos deverão cursar as seguintes disciplinas:
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
• ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA – 03 CRÉDITOS
• INTRODUÇÃO A EPIDEMIOLOGIA DOS PRINCIPAIS AGRAVOS DA SAÚDE MATERNO INFANTIL – 04 CRÉDITOS
• METODOLOGIA CIENTÍFICA – 03 CRÉDITOS
• AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE – 03 CRÉDITOS
• DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR – 04 CRÉDITOS
• EPIDEMIOLOGIA GERAL – 04 CRÉDITOS
DISPICIPLINAS OPTATIVAS / ELETIVAS
Os estudantes deverão cursar 04 créditos optativos que poderão ser direcionados pelos orientadores e cursada em outras intuições de ensino, de acordo com o tema de pesquisa de seu projeto, além disso, o programa irá oferecer as disciplinas abaixo relacionadas:
• PESQUISA EM BASES DE DADOS E GESTÃO BIBLIOGRÁFICA – 02 CRÉDITOS
• ÉTICA EM PESQUISA/BIOÉTICA – 01 CRÉDITO
• BIOESTATÍSTICA BÁSICA – 02 CRÉDITOS
Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório ocorrerá apenas após o cumprimento de 2/3 das disciplinas obrigatórias, cada aluno deverá cumprir de 2 a 4 meses de estágio, sendo 2 meses de estágio contínuo integrado as atividades próprias da Pós-graduação stricto sensu do IMIP, com inserção na linha de pesquisa de seu orientador e nesse período manterão contato com os orientadores para o desenvolvimento do desenho do projeto e delinear a coleta de dados. Durante o programa, os alunos terão que desenvolver, no mínimo, 2 (dois) créditos de disciplinas na Instituição promotora (IMIP) relacionados a análise e redação da dissertação. O período total de estágio na Instituição promotora (IMIP) terá a duração máxima de 4 (quatro) meses.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
A FCM-CG possui 13 laboratórios disponíveis para a área de Saúde que possuem caráter interdisciplinar além de um Hospital Simulado. Estão vinculados aos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina. Têm por objetivo geral proporcionar ao aluno a complementação da teoria, com a aquisição do conhecimento prático do corpo humano. Todos os laboratórios estarão disponíveis para atender as necessidades de aprendizado dos alunos do MINTER proposto, além disso, servirá de suporte para o desenvolvimento de pesquisas, fornecendo material para avaliação e atendimento quando se aplicar e também suporte prático para o desenvolvimento das disciplinas oferecidas pela Instituição promotora. São eles: laboratório de Genética; Laboratório de Eletrotermofototerapia; Laboratório de Histologia e Embriologia; Laboratório de Patologia; Laboratório de Habilidades em Saúde; Biotério; Laboratório de Parasitologia; Laboratório de Terapia Manual; Laboratório de Microbiologia e Imunologia; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de Multidisciplinar, Laboratório de Informática; Hospital Simulado. Destacamos abaixo, os laboratórios que poderão contribuir diretamente com o desenvolvimento de pesquisas e disciplinas ligadas ao MINTER proposto: LABORATÓRIO DE HABILIDADES O laboratório de habilidades permite a interação entre o ensino da formação acadêmica e a pesquisa, propiciando um espaço onde é possível agregar projetos de pesquisa e extensão, dando subsídios para a prática do atendimento e avaliação em saúde. O laboratório apresenta uma infraestrutura moderna e com equipamentos de ponta. BLOCO CIRÚRGICO / BIOTÉRIO O laboratório é capaz de fornecer ao usuário condições de realizar procedimentos e experimentos científicos dando suporte ao desenvolvimento de pesquisas experimentais. É coordenado por uma médica veterinária que tem auxiliado o desenvolvimento de pesquisas institucionais e até de outras instituições parceiras como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). LABORATÓRIO DE RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS Este laboratório dispõe de mobiliário específico que permite aos alunos vivenciarem condutas de reabilitação e prevenção de distúrbios cinéticofuncionais a partir das técnicas de terapia manual. LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA O Laboratório de Fisiologia fornece um ambiente didático-prático para o estudo da fisiologia do corpo humano. Equipado com modelos e aparelhos, tem por objetivo favorecer o aprendizado dos alunos pertencentes aos diversos cursos da área da Saúde, através de práticas que visam a caracterizar os princípios fisiológicos dos diferentes sistemas do corpo humano, além de reconhecer possíveis problemas decorrentes de alterações funcionais do organismo. LABORATÓRIO DE GENÉTICA O laboratório de Genética é gerenciado pelo NUGEM – Núcleo de Genética Médica da FCM-CG. Possui modernos equipamentos e dá subsídio ao desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Possui 30 computadores conectados à Internet, além de acesso à Internet via wireless, e em rede de fibra ótica, e equipados com programas de edição de texto, planilhas eletrônicas e pacotes estatísticos para análise de dados das pesquisas (Stata; Epi-info). O laboratório conta com equipamento de projeção de multimídia que permite ao facilitador projetar as instruções da tela do computador nas aulas de informática aplicada. Todos os computadores estão atualizados, com sistema operacional atual, configuração moderna e encontra-se em pleno funcionamento.
A instituição promotora também possui uma série de laboratórios que ficarão disponíveis para o desenvolvimento das pesquisas dos alunos do MINTER, caso necessitem de análises e/ou coletas não disponíveis na unidade receptora e também para o desenvolvimento dos estágios obrigatórios. Dentre os laboratórios presentes no IMIP, destacamos: Laboratório de Análises Clínicas; Laboratório de Biologia Molecular e lmunofenotipagem; Laboratório de Imagenologia; Laboratório da Saúde da Criança; Laboratório da Saúde da Mulher; Laboratório sobre Violência; Laboratório sobre Avaliação de Serviços de Saúde; Laboratório de oncologia; Laboratório de pesquisa translacional; Laboratório de estudo da microcirculação.
Biblioteca:
A FCM-CG conta com uma biblioteca exclusiva para a área de saúde, atendendo aos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição. Conta com uma infraestrutura diferenciada, oferecendo ao usuário ambiente climatizado, estações de estudo individualizadas e coletivas e microcomputadores, todos com acesso à internet. É dirigida por um Bibliotecário e funciona como suporte pedagógico à FCM-CG, tem como finalidades principais, o incentivo à leitura, o estímulo à pesquisa bibliográfica e científica e a orientação de estudos e consultas. Os serviços da Biblioteca são franqueados aos professores, alunos, demais funcionários da Faculdade e instituições conveniadas e estarão totalmente disponíveis aos Mestrandos do MINTER em Saúde Materno Infantil. Além disso, a Instituição está disposta a realizar a aquisição de qualquer obra que seja necessária para a formação dos novos Mestres, conforme solicitação da Instituição promotora. O acervo da biblioteca da FCM-CG é constantemente atualizado e formado atualmente por cerca de 1000 exemplares de livros na área de ciências da saúde, artigos, dissertações, monografias, normas, teses, periódicos, DVD’s, mapas e CD-Roms, que auxiliam no aprendizado do aluno, dentre estes, um moderno acervo de livros na área de Saúde Materno Infantil. Além disso, a biblioteca possui uma base de dados online, dando acesso aos usuários a importantes periódicos nacionais e internacionais da área de saúde, dentre eles estão: - Revista Toxicodependências; Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia; Revista Arquivos de Medicina; Revista Clinics; Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde; Revista Fisioterapia em Movimento; Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação; Jornal de Pediatria; Revista Motriz; Revista Bioética; Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva – RBCI; Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – RBCCV; Revista Brasileira de Epidemiologia; Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; Revista Brasileira de Oftalmologia; Revista Brasileira de Terapia Intensiva; Revista Latino-Americana de Enfermagem; Revista da Associação Médica Brasileira; Revista de Nutrição; Revista de Saúde Pública; Revista Trends Psychiatry Psychother; Revista Brasileira de Educação Médica; Revista lSexualidad, Salud y Sociedad; Food Science and Technology; Revista DorPesquisa, clínica e terapêutica; ABCD – Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva; Acta Paulista de Enfermagem (APE); Audiology - Communication Research (ACR); Texto & Contexto Enfermagem; Revista Trends Psychiatry Psychother. Os alunos do MINTER poderão contar também com o uso da biblioteca situada na Instituição promotora. Trata-se de uma biblioteca especializada com a missão de oferecer suporte e serviços informacionais aos estudantes dos cursos vinculados ao IMIP (graduação e pós-graduação), bem como a todos os profissionais que integram todos os setores da instituição. Com o catálogo automático Pergamum é possível recuperar as mais de 4.000 publicações disponíveis no acervo. Dispõe também de milhares de títulos de periódicos online no Portal Periódicos Capes e informações nas mais diversas áreas da saúde baseada em evidências na base de dados UpToDate. O acervo bibliográfico contém cerca de 4.100 publicações, entre livros, periódicos, literatura cinzenta e materiais especiais (CDs-ROM e VHS), concentrados nas áreas pediatria e ginecologia e obstetrícia. Além disso, o IMIP tem acesso a mais de 5.000 (cinco mil) publicações no Portal Periódicos Capes e à base de dados UpToDate.
A FCM-CG possui uma infraestrutura marcada pela modernidade e conforto. São salas de aulas amplas e climatizadas, laboratórios de última geração, biblioteca, biotério, bloco cirúrgico; teatro, cinema didático, amplo estacionamento próprio, campo de futebol, lagoa, acessos para portadores de necessidades especiais; além do Escritório Modelo, Empresa Júnior, Clínica Escola e outros espaços para os mais diversos setores acadêmicos e administrativos. Vem se destacando a cada ano no cenário da Educação Superior, firmada pela excelência do ensino e pela infraestrutura adequada aos mais modernos padrões de qualidade em tecnologia da prática pedagógica. Vem interagindo com os avanços Acadêmico- Científicos e Tecnológicos, de forma a permitir a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho, com ética e competência profissional. Outro aspecto a destacar na infraestrutura, são os laboratórios específicos a cada área, com tecnologia de ponta, para as aulas práticas. Destaca-se também na área de saúde a Clínica Escola, estruturada conforme as exigências para o ensino de saúde, e um Hospital Simulado com duas UTIs – as quais estão entre as melhores e mais modernas do Brasil. A instituição possui um teatro com capacidade para um público de 700 pessoas e uma emissora de televisão educativa – TV Itararé, afiliada da TV Cultura. A Mantenedora na sua política de expansão vem criando novos cursos e investindo em projetos de saúde a exemplo da construção do hospital-escola, voltado não só para as práticas dos alunos dos cursos de saúde, mas atender a comunidade da região. A FCM-CG oferece aos seus egressos cursos de Pós-Graduação lato sensu em suas áreas específicas. No intuito de oferecer aos seus alunos e docentes experiência com outras culturas, mantém parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, a exemplo do programa Ciências Sem Fronteiras e o Programa de Bolsas Ibero-Americanas. Além disso, a Faculdade incentiva à pesquisa através da concessão de auxílio para a execução de projetos científicos, concessão de bolsas especiais, núcleos de pesquisa, formação de pessoal pós-graduado, promoção de eventos, programa de monitoria, divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, extensão e outros meios a seu alcance. Possui também um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e um Comitê de Ética em Pesquisa com Animais.
CLÍNICA ESCOLA A Clínica Escola da FCM-CG auxilia nas atividades dos alunos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia. Está inserida no sistema de regulação do município de Campina Grande. As ofertas dos procedimentos são marcadas pelas Unidades de Saúde e pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s). A Clínica Escola da FCM é credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece desde a assistência básica em suas diversas área de atuação até a realização de pequenas cirurgias.
HOSPITAL SIMULADO A FCM-CG dispõe hoje de um Hospital simulado com equipamentos de última geração. Os equipamentos adquiridos pela FCM são pioneiros no Nordeste e no Brasil. Além de instituições de ensino superior de São Paulo, somente a FCM-CG dispõe de uma UTI Simulada, composta por quatro simuladores que têm semelhança com a resposta humana. Desenvolvendo funções vitais do ser humano, os bonecos adquiridos pela FCM-CG são simuladores de pacientes (SimMan 3G), capazes de medir a qualidade da ressuscitação cardiopulmonar, fornecendo retorno em tempo real no índice de compressão, profundidade, liberação e tempo sem intervenção, bem como gerando pulsos palpáveis, formas de onda de pressão sanguínea e artefatos de ECG. Além disso, os aparelhos produzem graus de ataques e convulsões, que vão desde efeitos minoritários até convulsões completas através do modo de instrutor.
OUTROS CONVÊNIOS A FCM-CG mantém convênio com várias instituições de assistência a saúde que constitui um campo de prática e pesquisa para os docentes e discentes da Faculdade. Vários docentes das disciplinas clínicas e de saúde coletiva desenvolvem, com alunos de graduação e da residência médica, atividades em diversos hospitais – Hospital do Trauma; Hospital Pedro I; ISEA, Hospital da Visão, assim como na Clinica Escola da FCM/FACISA/CESED e em algumas unidades de atenção básica a saúde (PSF). Essas unidades hospitalares e de atenção básica a saúde estarão disponíveis para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa para os alunos do MINTER.